Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Morre Jussara Oliveira, ex-diretora do Sebrae, Juazeiro

1

 

Morreu nesta quarta-feira (28), em Recife, Pernambuco, a Engenheira Agrônoma e ex-diretora do Sebrae, em Juazeiro, Jussara de Souza Oliveira.

Jussara estava internada em um hospital da capital pernambucana, após complicações respiratórias, devido a um quadro grave da influenza.

Jussara de Souza Oliveira graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1982) e possuía especialização em Agricultura Tropical pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) era Mestra em Ciências da Saúde e Biológicas (2015).

Atuou em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento no Semiárido Brasileiro e na formação de agentes de desenvolvimento, agricultores familiares, empreendedores, micro e pequenas empresas.

Jussara Oliveira deixa marido, dois filhos e os irmãos Moema, Moacir filho e Jacira.

O PNB expressa sua solidariedade aos familiares e amigos da juazeirense neste momento de extrema dor.

Redação PNB 

Inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2025 seguem até 6 de junho

0

Começaram nesta segunda-feira (26), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. O cadastro deve ser feito no site enem.inep.gov.br/participante, até às 23h59 (horário de Brasília) de 6 de junho. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.

O ENEM é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior no Brasil. Universidades públicas e privadas usam a nota como critério de seleção. Além disso, o exame é requisito para programas governamentais de acesso ao ensino, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Este ano, os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio estão automaticamente pré-inscritos. Eles precisam apenas acessar a Página do Participante para confirmar os dados e escolher a língua estrangeira da prova. Já os estudantes das 1ª e 2ª séries e os candidatos que já concluíram o Ensino Médio precisam preencher a inscrição.

O exame também volta a oferecer a certificação de conclusão do Ensino Médio para candidatos maiores de 18 anos, dependendo da nota obtida. Esta função estava suspensa desde 2017, quando foi transferida para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

O ENEM é composto por quatro provas objetivas e uma redação. As provas cobrem as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Para mais informações, confira o edital através do link https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-52-de-23-de-maio-de-2025-631610576.

Secom

Diante do aumento de casos, Secretaria de Saúde convida imprensa para apresentar o cenário epidemiológico das síndromes gripais, em Juazeiro

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro convidou os profissionais da imprensa para uma coletiva, nesta quinta-feira (29), com o objetivo de apresentar o cenário epidemiológico das síndromes gripais e conscientizar a população quanto aos cuidados, diante do aumento dos casos envolvendo crianças no município.

“Além do secretário de Saúde, Helder Coutinho, estarão presentes um médico, a superintendente de Vigilância em Saúde, Bruna Mattos, e a secretária de Educação, Maeve Melo, que irão trazer informações sobre o quadro atual e as ações estratégicas para conter a propagação dos vírus e proteger a população, principalmente as nossas crianças”, convidou a Sesau.

O evento acontecerá às 07, no miniauditório, Complexo Multieventos da Univasf.

Redação PNB 

Artista plástico, morador do Centenário, é apontado como autor de destruição de árvores da Praça Américo Tanuri, em Juazeiro: “Como se não bastasse a bagunça que faz, agora destrói árvores”

0

 

Indignados, moradores do bairro Centenário, em Juazeiro, entraram em contato com nossa redação para protestar contra a atitude de um outro morador que foi flagrado destruindo as árvores da Praça Américo Tanuri. A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira (28) e foi registrada em imagens enviadas ao PNB.

Os moradores suspeitam que o crime ambiental tenha sido praticado pelo artista plástico Ledo Ivo. Nas imagens, o autor da destruição aparece com um facão decepando cerca de 6 árvores que foram plantadas por pessoas da comunidade.

“Estamos revoltados com o absurdo que aconteceu agora a tarde. As árvores que plantamos há tempos e já estavam bem crescidas foram destruídas e, pelas imagens a pessoa aparenta ser do artista que joga suas obras na praça. Imaginamos ser um desequilíbrio mental, comportamental ou revolta por saber que nós, moradores, não compactuamos com as ações dele e pelas inúmeras denúncias que já fizemos. A que ponto chegamos, ver nossas árvores destruídas por uma pessoa que se mostra desequilibrada. Mais uma vez, uma pergunta que não se cala: onde andam os órgãos públicos de Juazeiro que não tomam providências em relação a esta pessoa que não respeita a coletividade e faz do espaço público, o seu quintal? E agora, qual será a providências cabível”? desabafou um morador.

“Isso é crime ambiental. Nós plantamos as árvores no intuito de dá um ar de praça a este espaço abandonado, há anos, pelo poder público. Elas eram regadas por moradores. Como se não bastasse a bagunça que este artista faz na praça, agora destrói as árvores. Acreditamos que o ato de tamanha estupidez seja em retaliação aos protestos constantes que fazemos contra as peças que ele espalha desordenadamente na praça, o que chama de obra de arte. Mas, na verdade, são peças inacabadas, sucatas e outros trambolhos que ele joga no espaço público”, protestou outra moradora indignada.

Encaminhamos a denúncia para a Secretaria de Meio Ambiente e de Ordenamento Público e Habitação.

Intervenção do Ministério Público 

Em novembro do ano passado, o Ministério Público da Bahia deu um prazo de 20 dias para que o artista plástico Ledo Ivo se manifestasse e prestasse informações sobre a existência de alvará para exploração de atividades na Praça Américo Tanuri. Há tempos, mesmo sendo alvo de reclamação de moradores do bairro, o artista utiliza o espaço público para expor suas esculturas, a maioria inacabada.

O órgão recomendou, em caso de não autorização do órgão público responsável pelo ordenamento urbano, à época a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano- Semaurb, que Ledo Ivo removesse as obras do local. Era o que dizia a notificação assinada pelo Promotor de Justiça Alexandre Lamas da Costa.

Antes da intervenção do MPBA, a Semaurb já havia notificado o artista para que ele retirasse as obras da praça e de outros pontos da cidade, mas o expositor não cumpria.

Passados 5 meses da recomendação do órgão, as obras continuam no espaço e os moradores voltaram a procurar o PNB para questionar o cumprimento da medida recomendada pelo MPBA.

“Queria entender o que significa uma ‘recomendação’ do MPBA. Funciona apenas como um conselho de pai que o filho cumpre se quiser? Como é isso? O artista apresentou algum  alvará que lhe autoriza a jogar suas esculturas de qualquer jeito no espaço público? A prefeitura deu o direito a ele de espalhar suas obras na praça, mesmo sob protesto dos moradores? Se não tem autorização, por qual motivo elas não foram retiradas do espaço público? Além de ser um desrespeito com os moradores, é também com o órgão fiscalizador, o MPBA. Queremos saber em que deu isso?” questionou uma moradora.

Alvo de reclamações

Ledo Ivo utiliza diversos espaços públicos da cidade para colocar suas obras. Somente na Praça Américo Tanuri, entrada do bairro Centenário, são cerca de 15 esculturas espalhadas de forma desorganizada.

O PNB já recebeu várias reclamações de moradores do bairro referentes ao uso do equipamento público como espaço para depósito das obras do artista, que também é morador do bairro. São peças aleatórias, inacabadas e algumas estruturas enferrujadas.

“Além de faltarem os serviços de manutenção da praça, o espaço vem sendo tomado por peças inacabadas de um artista que mora próximo à praça, e de forma totalmente desorganizada e feia”, reclamou uma moradora.

“É revoltante como tudo pode em Juazeiro. A praça pública Américo Tanuri, no bairro Centenário, virou um depósito particular de obras de um artista. Mesmo com denúncias, abaixo assinado enviado aos órgãos competentes nada acontece. Só aumenta o descarrego por parte do artista que se acha dono do espaço. Nós, moradores, não temos direito a nada, só a aguentar o descaso da falta de ação da prefeitura. É revoltante! A requalificação da praça que é bom não acontece. Estou revoltadíssima, porque sou moradora daqui desde quando o bairro foi entregue e a gente tá num abandono total”, relatou.

“Venho fazer uma denuncia sobre o descaso e abandono em que se encontra a Praça Américo Tanuri, conhecida como Praça do Centenário. Desde o ano passado, um artista da cidade está colocando suas artes espalhadas por esta praça, são 16 no total. Até aí, se fosse de forma organizada e não aleatória, seria até interessante, mas, o mesmo constrói suas artes e espalha elas por todo o espaço e, como se não bastasse, ainda deixa algumas obras inacabadas. Existem uma que virou um depósito de água parada, quando chove os moradores estão tirando a água para que não vire também caso de saúde pública, como um lugar de foco do mosquito da dengue”, relatou outro morador.

Redação PNB

1ª ExpoCaatinga de Juazeiro promete exaltar a biodiversidade do semiárido e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente  

0

 

Na próxima segunda-feira (02), Juazeiro sediará a 1ª edição da ExpoCaatinga: Belezas do Boqueirão da Onça e da Ararinha-Azul. Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, a exposição acontecerá na Praça Cordeiro de Miranda (São Tiago Maior), no Centro da cidade, das 9h às 16h, com entrada gratuita e aberta ao público.

A iniciativa visa destacar a importância do Parque Nacional do Boqueirão da Onça e do Refúgio da Vida Silvestre da Ararinha-Azul, unidades de conservação fundamentais para a preservação da biodiversidade da Caatinga, com territórios que abrigam espécies emblemáticas da fauna brasileira, como a própria ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), símbolo da conservação ambiental na região.

A chefe do Núcleo de Gestão Integrada das Unidades de Conservação do ICMBio, Cláudia Bueno de Campos, reforça o papel da iniciativa no fortalecimento das ações de educação ambiental. “A primeira ExpoCaatinga tem uma grande importância para a região por proporcionar o conhecimento da biodiversidade existente nas unidades de conservação do Boqueirão da Onça e da Ararinha- Azul. É a primeira oportunidade que temos, com essa parceria com a prefeitura, de expor e divulgar a existência delas, proporcionando à população acesso a informações sobre essa biodiversidade”, disse.

Exposições fotográficas, materiais educativos, atividades culturais e ações de educação ambiental integram a programação, que tem o objetivo de mostrar a importância das ações de preservação desenvolvidas nessas áreas, sensibilizar e incentivar a prática do ecoturismo na região e promover uma experiência sensorial educativa.

Para o secretário de Meio Ambiente de Juazeiro, Cláudio Fernandes, o evento é uma oportunidade de aproximar a população das riquezas naturais da região. “Essas unidades de conservação representam um grande patrimônio ambiental, social e econômico para o nosso município. Nossa missão é fazer com que o maior número de pessoas conheça, valorize e se comprometa com a proteção das espécies da Caatinga”, explicou.

A 1ª ExpoCaatinga reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização do meio ambiente e a conservação do semiárido brasileiro, promovendo conhecimento, cultura e sustentabilidade para toda a população.

Ascom/PMJ

Juazeiro realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+ nesta quinta-feira (29)

0

 

A 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+ acontece nesta quinta-feira (29), das 8h às 18h, no campus do IFBA Juazeiro. O encontro vai reunir representantes da sociedade civil, instituições públicas e movimentos sociais para discutir caminhos e propostas que garantam mais direitos, respeito e inclusão à população LGBTQIAPN+ do município. A conferência é organizada pelo Conselho Municipal LGBT e conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES e da Casa dos Conselhos.

Com foco na cidadania, na equidade e no respeito à diversidade, a conferência é um espaço importante para a construção coletiva de políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+. A ideia é ampliar o diálogo entre a população e o poder público, ouvindo demandas reais e pensando soluções efetivas para promover mais dignidade e segurança para todas as pessoas.

A programação contará com mesas temáticas e grupos de trabalho, onde serão debatidos eixos estratégicos que vão desde o combate à discriminação até o fortalecimento de serviços públicos. As propostas construídas durante o evento serão levadas para a etapa estadual da conferência. Também serão escolhidas as pessoas delegadas que representarão Juazeiro nesse próximo momento.

A conferência é aberta ao público e reflete o engajamento da cidade com o respeito às diferenças e com a construção de um futuro mais justo para todes. Ao final, quem participar receberá certificado, como reconhecimento pelo envolvimento e pela contribuição nesse espaço tão necessário de escuta e construção coletiva.

Ascom/PMJ

Prefeitura de Casa Nova alerta contribuintes sobre e-mails falsos em nome do setor de Tributos  

0

 

 

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Gestão, Planejamento e Fazenda, emitiu um alerta importante para as empresas e contribuintes do município sobre a circulação de e-mails falsos que estão se passando por comunicados oficiais do setor de Tributos.

Para garantir a segurança das informações e evitar golpes, a gestão municipal reforça que os únicos canais oficiais de comunicação do setor são os e-mails: tributos@casanova.ba.gov.br e fiscalizacaotributos@casanova.ba.gov.br e o WhatsApp: (74) 98113-9768.

O secretário de Gestão, Planejamento e Fazenda, Gilson Castro, alerta. “Qualquer comunicação fora desses canais deve ser considerada suspeita. Não compartilhem dados ou informações sensíveis sem confirmar a origem.”

Ascom/PMCN

Prefeitura de Sobradinho lamenta morte de Seu Chico Periquito, que dá nome ao famoso Balneário da cidade

0

 

A Prefeitura de Sobradinho lamenta a morte de Seu Francisco Nelson da Silva, mais conhecido como Chico Periquito, ocorrida nesta terça-feira (27).

Uma referência de Sobradinho, Seu Francisco contribuiu fortemente para o surgimento da cidade, onde fez amigos e se tornou uma pessoa querida e reconhecida pela sua contribuição ao desenvolvimento econômico e turístico do município.

Ele dá nome ao Balneário Chico Periquito, frequentado ponto turístico de Sobradinho.

“Seu Francisco era uma pessoa querida em toda Sobradinho. Sempre presente na nossa cidade, contribuiu com a fundação da Terra da Barragem e se tornou uma referência na nossa cidade. Lamentamos a morte de Seu Francisco e nos solidarizamos com seus  familiares e amigos. Agradecemos por sua valiosa contribuição e pelo carinho que sempre manifestou ao nosso município, onde deixa um grande legado”, declarou o Prefeito Cleivynho Sampaio.

Ascom/PMS

Idosa espera por atendimento do lado de fora do Hospital Regional de Juazeiro e filho pergunta: “Atendimento humanizado”?

0

 

Em contato com nossa redação, o filho da idosa Adaltina Maria Gomes dos Santos, 73 anos, que deu entrada no Hospital Regional de Juazeiro, na manhã de hoje (28), reclamou do atendimento da unidade.

Ele contou que a mãe é acamada e chegou por volta das 11 horas na unidade, onde permanece, até este momento, em uma maca na área externa do hospital. O filho questionou a forma de acolhimento aos pacientes no HRJ.

“Chegamos com minha mãe, que é acamada, para fazer uma avaliação com o neurologista por volta das 11 da manhã. A paciente está deitada numa maca, do lado de fora, sem nenhuma assistência. Será que é isso que eles entendem por atendimento humanizado? Está é a forma de acolhimento aos pacientes”? questionou o filho.

Estamos encaminhando o caso para o HRJ.

Redação PNB