Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Reitor da Univasf se manifesta sobre reunião que discutiu atual crise orçamentária enfrentada pelas Instituições Federais de Ensino (IFEs)

0

 

Na última terça-feira(27), reitoras e reitores das universidades e institutos federais estiveram no Palácio do Planalto para uma reunião com representantes do Governo Federal. O encontro teve como objetivo discutir, entre outros temas estratégicos, a atual crise orçamentária enfrentada pelas Instituições Federais de Ensino (IFEs).

O presidente Lula, infelizmente, por questões de saúde, não pôde comparecer. A reunião foi coordenada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e contou com a presença dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Durante o encontro, o governo anunciou que o valor retido pelo contingenciamento determinado pelo Decreto nº 12.448, de 30 de abril de 2025, referente ao período de janeiro a maio, será liberado ainda nesta semana. Essa medida proporcionará um alívio financeiro nas próximas semanas, permitindo a manutenção dos pagamentos de contratos, bolsas e auxílios estudantis.

Outra medida anunciada foi a substituição da lógica de liberação mensal de 1/18 avos, prevista no referido decreto, por uma nova sistemática de liberação mensal em 1/12 avos. Trata-se de um importante alívio orçamentário para as IFEs. No entanto, no caso da Univasf, continuamos defendendo a liberação integral do orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, a fim de dar continuidade ao nosso plano de contingência, atualmente em execução, e resolver, a médio prazo, o endividamento da Universidade.

Além disso, foi anunciada a recomposição de R$ 400 milhões para universidades e institutos, confirmando o compromisso assumido anteriormente pelo ministro Camilo Santana durante o pleno da Andifes, em fevereiro deste ano. Essa medida representa mais um esforço do MEC para assegurar o financiamento adequado das IFEs.

No entanto, como demonstrado pelo próprio ministro da Educação em sua apresentação, as instituições ainda enfrentam um déficit orçamentário histórico em comparação com os níveis de 2014. Por isso, é urgente avançar em uma suplementação ainda maior no orçamento discricionário das IFEs em 2025.

A fala do ministro Haddad também foi significativa ao sinalizar apoio à criação de uma legislação específica que garanta financiamento adequado e previsível para as IFEs, reforçando a autonomia financeira dessas instituições. Destacamos ainda como extremamente positiva a indicação da ministra Luciana Santos de que seu ministério está conduzindo estudos para apoiar o custeio e a manutenção das pesquisas desenvolvidas pelas IFEs.

Conforme salientado pelo ministro Márcio Macedo, esperamos a continuidade de um diálogo aberto e franco entre as IFEs e o Governo Federal, para superarmos a crise atual e avançarmos em outras pautas fundamentais para o país. Nesse sentido, o apoio do Congresso Nacional a projetos de lei que fortaleçam a autonomia universitária e o funcionamento das IFEs é essencial para a construção de políticas públicas que realmente transformem a vida das pessoas.

No período da tarde, participamos de uma reunião na Andifes com reitoras e reitores de universidades federais de todo o país. Avaliamos os resultados do encontro da manhã e traçamos estratégias para fortalecer ainda mais essa ampla e essencial rede de instituições, fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

Telio Nobre Leite-Reitor da Univasf

Estudantes da rede estadual de Juazeiro são destaques no Prêmio Criativos: escola + natureza

0

Com iniciativas que integram ciência, meio ambiente e protagonismo estudantil, a rede estadual de ensino da Bahia foi destaque no Prêmio Criativos: escola + natureza, promovido pelo Instituto Alana. A Escola Estadual de Maniçoba e o Clube de Ciências do Colégio Estadual do Campo Olavo Ferreira Neto, no distrito irrigado de Maniçoba, em Juazeiro, conquistaram duas menções honrosas.

Sob a orientação da professora Francilma Pinheiro, 16 estudantes participaram do desenvolvimento de projetos que se destacaram pela criatividade e pelo impacto ambiental. “Eco Nature: uma solução sustentável e empreendedora para a redução dos impactos ambientais” e “Coleta consciente: pequenas ações, grandes mudanças” receberam menções honrosas no prêmio, que tem abrangência nacional.

“Essa conquista mostra o impacto da pesquisa na escola e valoriza o esforço dos nossos estudantes”, afirmou a professora e orientadora dos dois projetos. Os trabalhos fortaleceram o engajamento dos jovens com a preservação do meio ambiente e a inovação”, disse a educadora.

Para a estudante Letícia Pereira da Silva, participar do Clube de Ciências mudou completamente sua vivência na escola. A troca com colegas e professores ampliou seu olhar sobre a ciência e o mundo. Mesmo sem alcançar o prêmio principal, ela comemorou a menção honrosa como um marco importante. “Descobri um potencial em mim que eu nem sabia que existia”, contou. Ela ressaltou, ainda, que a experiência no clube se tornou uma das decisões mais significativas de sua trajetória no Ensino Médio.

 

Além das conquistas em Juazeiro, a rede estadual da Bahia teve outros destaques no Prêmio Criativos com projetos reconhecidos nos biomas Caatinga e Mata Atlântica. Estudantes de Salvador, Sítio do Quinto e Mutuípe são finalistas e concorrem a R$ 12 mil e uma viagem para participar da COP30, em Belém (PA), em novembro, ampliando a presença baiana na premiação. O anúncio dos projetos vencedores será feito no dia 5 de junho, quando se comemora o Dia do Meio Ambiente.

Ascom/SEC

“Me sinto preparada para esse desafio”, declara nova Inspetora-Chefe da Guarda Civil de Juazeiro

0

“Sei do desafio que é estar à frente de uma instituição desse tamanho e grandeza que é a Guarda Civil Municipal de Juazeiro, e pelo simples fato ser mulher esse desafio aumenta. Mas me sinto preparada para esse desafio, acredito na força do serviço público e na importância da GCMJ como agente direto de transformação social”, ressaltou Hermínia Dias, nova Inspetora-Chefe da GCMJ, durante a sabatina que ocorreu a Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro.

A sessão ocorreu na última terça-feira (27), quando os vereadores presentes aprovaram, por unanimidade, o nome da inspetora para assumir a Guarda Civil Municipal.

“A Inspetora GCM Hermínia mostrou aos vereadores, através dessa Sabatina, que está apta a assumir o cargo de Inspetora-Chefe da instituição tão importante que é a Guarda Civil Municipal de Juazeiro. Agradecer e parabenizar o Prefeito pela indicação e tenho certeza que ela irá nos ajudar a reestruturar a GCMJ, fortalecendo e estando cada vez mais próximo da comunidade”, pontuou o Secretário de Segurança Cidadã Adegivaldo Mota.

Nomeação

No início do mês, através de um vídeo apresentado à tropa da GCMJ no auditório do Centro de Saúde III, o Prefeito Andrei Gonçalves anunciou a Insp. GCM Hermínia Dias como Nova comandante da instituição.

“É uma decisão construída e anunciamos o nome da nova Inspetora-Chefe da Guarda Civil Municipal, a qual temos um carinho muito grande e estamos com a responsabilidade de reconstruir nossa Guarda. A Hermínia está com essa missão de nos ajudar nisso”, disse Andrei Gonçalves através do vídeo.

A Inspetora-Chefe Hermínia Dias ingressou na instituição no ano de 2002. É graduada em Pedagogia pela UPE, Pós Graduada em Sociologia pela UFBA e Psicologia Jurídica pela FACAPE.

Nesses 23 anos de Guarda Civil foi coordenadora do curso de formação de GCMs de Juazeiro e do município de Sento-Sé; coordenou, também, o Núcleo de Projetos e Ações Educacionais da GCM de Juazeiro. Atualmente era responsável pelo setor administrativo da instituição.

Redação PNB, com informações Ascom PMJ/SSC

São João da Gente começa hoje e promete agitar o Bairro Lomanto Júnior, em Juazeiro ; confira programação

0

Com a chegada do São João da Gente, nesta quinta-feira (29), o clima junino já tomou conta do bairro Lomanto Júnior. Serão dois dias de festa e a estrutura já está completamente finalizada, pronta para oferecer conforto e  segurança para que os moradores do bairro e das comunidades vizinhas possam fazer apenas uma coisa: celebrar, com muito forró, a cultura do juazeirense.

Como parte da preparação para o evento, a Prefeitura de Juazeiro montou uma estrutura completa. O espaço de festa segue o padrão definido e conta com um palco de 8×8 metros, camarins, gerador de energia, banheiros químicos, além de cinco elevados de segurança — sendo três da Polícia Militar e dois da Guarda Municipal. Tudo isso para oferecer a melhor experiência para a população.

Para assegurar uma melhor mobilidade e segurança durante o evento, haverá mudanças temporárias no trânsito. As vias, Travessa Santa Terezinha, Praça João Macário, Rua São Jorge e Rua Agostinho Muniz serão interditadas durante o período da festa. O evento terá também a presença de agentes de trânsito e fiscais, garantindo a ordem e também tranquilidade para quem for curtir os festejos.

As barracas dos ambulantes cadastrados pela Secretaria de Ordem Pública e Habitação também já estão posicionadas no local, cobertas por toldos, garantindo organização para que esses trabalhadores possam fazer suas vendas, gerando renda para o próprio bairro. Também haverá um ponto de coleta do Programa Juazeiro Sem Fome, na entrada da festa, para receber as doações de alimentos, tirar dúvidas e orientar a população.

Para o Superintendente de Cultura de Juazeiro, João Leopoldo, festas como essa fazem parte da história do bairro. “As expectativas são as melhores possíveis, afinal,  esse é um bairro que já tem tradição de São João, tradição de barracas e festejos. A expectativa é de muita gente participando, não só do Lomanto Júnior, mas também de bairros como Novo Encontro, Alto da Maravilha, Alto do Cruzeiro, e outros”, afirmou.

Promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), o São João da Gente é uma iniciativa que fortalece a cultura local e leva alegria às comunidades, promovendo um São João acessível, descentralizado e feito para o povo de Juazeiro.

Confira toda a programação do São João da Gente no Lomanto Júnior:

29 de Maio
19h – Trio Rai do Acordeon
19:20h – Rennan Mendes
21h – Silas França;
22:30h -Taty Vaqueira;

30 de Maio
-19h Manuzinho do Acordeon e Banda Forró Mais Eu
-20:30h Nilton Freitas
-22:30h Tarcísio Black

Ascom PMJ

APLB Sindicato em Juazeiro consegue avanço nas pautas levadas à reunião com a Secretaria Municipal de Educação

0

 

Foi realizada nesta quinta-feira (29) às 9h uma reunião entre a direção da APLB Sindicato em Juazeiro e equipe da Secretaria de Educação no gabinete da secretária Maéve Melo. Em pauta assuntos que foram colocados em assembleia pelos trabalhadores em educação como prioridades da categoria e estavam à espera de resposta da gestão municipal. Entre os assuntos tratados na reunião estavam a licença pecúnia, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI).

De acordo com o diretor da APLB Sindicato, Gilmar Nery, a reunião serviu para discutir uma agenda com pautas de reivindicação dos trabalhadores em educação. Ele explica que foi tratado sobre a conversão da licença em pecúnia, assim como a VPNI – a quem está em cargo e volta para regência. Além disso, foram discutidos assuntos referentes à implantação do reajuste de 2022 aos aposentados que, na época teve perdido a regência, não sendo implantado de forma correta, o reajuste no contracheque dos aposentados que têm paridade.

Gilmar Nery disse ainda que a reunião teve a participação de uma representante do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ), que levou a demanda já com a promessa de correção imediata. A entidade também levou para a mesa de discussão questões relacionadas às gratificações do AEE, da regularização da merenda escolar, entre outros assuntos que precisavam ser colocados em discussão.

O diretor da APLB Sindicato destacou que todos saíram da reunião com a pauta praticamente resolvida. Segundo Gilmar, algumas coisas deverão ser ainda fruto de análise e estudo da Seduc. “Esperamos que, após isso, eles possam nos dar uma resposta porque com esse estudo, deverão mexer na lei e para isso, leva-se um tempo até o parecer jurídico. Mas é importante dizer que as reivindicações foram acolhidas pela secretária e nós deveremos em um curto espaço de tempo, darmos essa devolutiva à categoria”, afirma.

A direção da APLB Sindicato espera que a resposta venha no sentido de que haverá a conversão da pecúnia no valor ‘cheio’ e não o inicial da carreira. “Antes a licença prêmio transformada estava sendo paga com inicial da carreira. A partir da mudança da lei, deverá já ser paga com salário sem tirar nenhuma gratificação. Por isso podemos dizer que foi um grande avanço para todos nós que fazemos parte da educação. Então, viva a APLB e viva a luta dos trabalhadores em educação”, finalizou Gilmar Nery.

Ascom/APLB

“Viagens no Tempo”: Estudantes de escolas municipais de Juazeiro visitam o Museu Regional do São Francisco

0

Desde o dia 21 de maio, cerca de 800 estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro visitaram o Museu Regional do São Francisco. A iniciativa é uma ação do projeto “Viagens no Tempo”, da Pipa Produções, e visa apresentar as crianças não apenas ao Museu, mas à história de Juazeiro.

Ao chegar ao Museu, a primeira parada das crianças é no jardim, onde assistem duas contações de histórias, abordando a trajetória da heroína da Independência da Bahia, Maria Quitéria, e as lendas do rio São Francisco. Em seguida, as crianças iniciam a visita guiada pelo museu.

De acordo com a produtora executiva do projeto, Gisele Ramos, o “Viagens no Tempo” possibilita que as crianças conheçam a história de Juazeiro a partir desse patrimônio cultural que é o Museu Regional. “Nessa viagem os estudantes conhecem desde as lendas das navegações até como eram as casas, os móveis, as roupas. Assim, o projeto contribui para o processo de fortalecimento da identidade dessas crianças”, relatou.

Todo esse aprendizado é potencializado pela escola na rotina pedagógica dos estudantes. “Antes da visita, as escolas trabalharam antecipadamente com as crianças, abordando a importância da navegação e do rio São Francisco para a nossa região e para o nosso povo, além de aspectos históricos do nosso município. Assim, quando chegam ao museu, as crianças já trazem uma série de indagações que fortalecem o aprendizado”, contou a gerente de Educação no Campo da Secretaria de Educação de Juazeiro, Ana Paula Granja.

Ao visitar o museu pela primeira vez, a estudante da Escola Municipal Anália Barbosa de Souza, Maria Alice Souza dos Santos, se sentiu em um sonho. “Visitar o museu foi uma sensação maravilhosa. Eu me senti em um sonho. Foi muito bom. Eu aprendi muitas coisas sobre a cidade e sobre o rio”, contou.

Ascom/PMJ

Grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre (RS), realizará atividades culturais gratuitas em Petrolina

0

 

Entre os dias 17 e 20 de Junho, o circuito teatral Arena Feminista, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre – RS) passará por Petrolina, com os espetáculos “M.E.D.E.I.A” e “Manifesto de Uma Mulher de Teatro”. O grupo também irá realizar a oficina “Contadoras de Histórias: Jogos para criação de táticas e narrativas feministas de libertação”, que está com inscrições abertas neste link: https://docs.google.com/forms/d/1SillpuHzNPfWKnzyBbCDbg7PtS6q24ke_6nm6kTdL1E/edit.

A oficina irá enfatizar narrativas pessoais, mitos e a técnica de contação de histórias, propondo a investigação dos elos entre narrativas femininas, necessidades artísticas e jogos teatrais de improvisação na construção de um corpo engajado politicamente nas artes e consequentemente na vida de cada mulher. A atividade será realizada no dia 19 de Junho, das 19h às 22h, na Casa Cores. A entrada é gratuita.

Quem irá ministrar é Márcia Limma: atriz, cantora, performer, diretora e produtora teatral. Márcia é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2020) e foi uma das fundadoras do grupo Vilavox, onde atuou por 20 anos. Atualmente, é professora residente na Escola de Teatro da UFBA.


Espetáculos

Os dois espetáculos serão apresentados nos dias 17 e 20 de Junho, às 20h, no Teatro Dona Amélia, Sesc de Petrolina. As encenações colocam a mulher como figura central, pois se debruçam sobre as discussões de gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes. Nos dois dias, também haverá um bate-papo sobre o processo criativo das peças teatrais. A entrada será 1kg de alimento não perecível.

Palestra/Debate

No dia 18 de Junho, o grupo fará um encontro com grupos locais para discutir as questões de gênero no teatro brasileiro contemporâneo. O evento será na Casa Cores, às 19h, com entrada gratuita.

O projeto Arena Feminista, que também passa pelas cidades de Arcoverde (PE) e Crato (CE), apresenta o teatro investigativo do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, fundado na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral da atriz/ator, visando contribuir com a democratização da cultura e o livre acesso aos bens culturais.

A iniciativa prevê a adoção de medidas de acessibilidade comunicacional (apresentação e debate com intérprete de Libras para deficientes auditivos). Siga o grupo nas redes sociais: https://www.instagram.com/oinoisaquitraveiz/.

 

Bia Braga/Comunicação 

Bahia é o 3º Estado com maior número de estudantes da rede pública aprovados no ENEM

0

A Bahia faz parte do top três dos estados brasileiros com maior número de estudantes da rede pública estadual aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. No levantamento realizado no início do ano pelo Ministério da Educação (MEC), a Bahia figurou em terceiro lugar no total geral de estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025, a partir das notas do exame, ficando atrás apenas dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O ENEM 2025, cujas inscrições seguem abertas até o dia 6 de junho, é a principal forma de acesso à Educação Superior no Brasil e, de acordo com o assessor especial da Secretaria Estadual da Educação, Manoel Calazans, a meta este ano é superar ainda mais esses números. Ele ressalta que este resultado é fruto do trabalho realizado por toda comunidade escolar, que incentiva os estudantes a se inscreverem e participarem da prova.

“Na rede estadual, a gente trabalha o tempo todo incentivando o aluno para que ele faça a inscrição. A SEC tem um planejamento voltado para a preparação dos estudantes, com a intensificação das revisões dos conteúdos e aulões de redações. As escolas fazem uma verdadeira maratona para conseguir que o estudante entre na universidade pública”, afirmou.

Por meio do plano de ação “Tô com você no ENEM”, a SEC investe, em cada edição do exame, no processo de preparação do estudante, desde o incentivo à inscrição, até a realização da prova, inclusive com a oferta do transporte nos dias do exame.

Sobre a inscrição

No processo de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telefone fixo e/ou celular válido. Além disso, deve indicar a unidade da federação e o município onde deseja realizar as provas e, também, selecionar a língua (Inglês ou Espanhol) de preferência para a de Língua Estrangeira. O participante também deverá criar cadastro e senha de acesso (que deverá ser anotada em um lugar seguro) para a Página do Participante, por meio do login único, no endereço sso.acesso.gov.br.

Secom

CAF Itinerante: Prefeitura de Sento Sé inova e leva serviço de cadastro até a tribo indígena Atikum

0

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura realizou nesta terça-feira (27) uma importante ação itinerante para a inclusão produtiva da comunidade indígena Atikum, localizada na zona rural do município. A equipe técnica realizou o cadastro do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), garantindo aos agricultores indígenas o acesso a políticas públicas como o Pronaf, PAA e PNAE.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura, Eron Schneider, está é mais uma ação que demonstra o compromisso da gestão com a inclusão e o respeito às comunidades tradicionais. “Levar o serviço de cadastramento no CAF até a tribo Atikum é mais do que facilitar o acesso a benefícios. É reconhecer o valor da agricultura indígena e garantir dignidade, autonomia e desenvolvimento para essa comunidade.”

A cacique da tribo, Maria de Fátima, acompanhou toda a ação e agradeceu a presença da equipe da Prefeitura. “É muito importante sermos lembrados e incluídos. Com esse cadastro, nossos agricultores poderão acessar programas que fortalecem nossa produção e garantem mais autonomia para a nossa aldeia.”

Ascom PMSSE