Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Mutirão de Combate às Arboviroses chega ao João Paulo II neste final de semana

0



As ações contra o Aedes Aegypti seguem com rotina de cuidados para eliminar os focos do mosquito. No próximo fim de semana, sábado (31) de maio e domingo (1°) de junho, a partir das 8h, as equipes de combate às endemias realizarão um mutirão no bairro João Paulo II para sensibilizar os moradores sobre o cuidado diário com as residências.

Além dos mutirões, o trabalho rotineiro de visita aos imóveis continua a ser feito. As equipes de pontos estratégicos também atuam diariamente com ações de bloqueio e borrifação em diversas áreas da cidade, onde foram identificados números maiores de notificações e altos índices de infestação.

A Sesau reforça que os cidadãos podem fazer denúncias e colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito por meio do serviço “Dengue Zap”, disponível no número (74) 9 8106-8912. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, permitindo que moradores da cidade enviem informações sobre possíveis focos do mosquito de maneira rápida e prática.

Ao relatar situações suspeitas, a população contribui para que os Agentes de Combate às Endemias/ACEs realizem vistorias e eliminem focos, ajudando a proteger a saúde e o bem-estar de todos.

Ascom PMJ/Sesau

“Prefeito, os passageiros da Joafra têm pressa por uma solução”, cobrou uma usuária, após ficar horas no terminal de Juazeiro esperando por um coletivo

0

 

Mais uma vez, usuários da Joafra, empresa de Transporte Público de Juazeiro, ficaram na mão nesta sexta-feira (30), após dois veículos apresentarem problemas mecânicos, segundo relatou uma moradora do Itaberaba ao PNB.

Passageiros do circular Itaberaba/Residenciais Juazeiro 1, 2, e 3 esperaram horas no terminal da cidade por um veículo para retornarem para suas casas.

Revoltados, eles protestaram: “Estamos aqui no terminal de ônibus, desde às 11h55. Este foi o último ônibus que passou, pois disseram que dois veículos quebraram e nós estamos aqui até agora, mais de duas da tarde esperando. Tem um ônibus aqui parado, mas disseram que só vai sair duas e tanta. Estou indignada. O prefeito Andrei tem que resolver essa situação urgente. Estamos aqui nesse sol quente, com fome. Saí de casa sem tomar café e não sei quando conseguirei chegar. O pessoal aqui revoltado. Prefeito, os passageiros da Joafra têm pressa por uma solução”, cobrou uma usuária.

“Isso é porque é pago, imagina se fosse de graça, hein? Até parece que a Joafra está fazendo um favor. Mas nós pagamos e a gente só usa porque precisa. Já passou de todos os limites esta empresa. O pior é que a prefeitura o que a Joafra faz com os usuários e fica assistindo de braços cruzados”, reclamou um usuário.

Estamos encaminhando a situação para a AMTT.

Redação PNB 

 

Cinema na Praça: projeto da Seculte leva ao João Paulo II exibição gratuita de filmeque fala sobre a violência na sala de aula

0

A estrutura do Cinema na Praça conta com telão, projetor, sistema de som, microfones e cadeiras para o público, que terá a oportunidade de assistir nesta sexta-feira (30), às 20h, o filme Dilacerada. A obra traz um tema importante não só para a nossa região, mas para todo o país: a violência que professores convivem dentro das salas de aula.

O diretor do filme, Hertz Félix, falou sobre o projeto. “O Cinema na Praça, especialmente com filmes que abordam temas sociais, é muito mais do que um evento de lazer. É uma iniciativa estratégica que promove o diálogo, a conscientização, o acesso à cultura e o fortalecimento dos laços comunitários.”

Desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), o Cinema na Praça será realizado ao longo de todo o ano, priorizando filmes de cineastas locais e percorrendo diferentes bairros da sede e também do interior. As comunidades de Pinhões, Lomanto Júnior, Itamotinga, Tabuleiro, Itaberaba, Santo Antônio, Abóbora, Piranga, Maniçoba, Alto da Aliança, Junco, Dom José Rodrigues e Massaroca serão visitadas ao longo de todo o ano.

“O projeto de cinema na praça demonstra o papel ativo da Secretaria Municipal de Cultura na promoção de ações que vão além do entretenimento. Ele evidencia o compromisso da secretaria em utilizar a cultura como uma ferramenta de transformação social, gerando valor para a comunidade e consolidando sua imagem como órgão relevante e atuante”, explica Hertz Félix, que também é coordenador de Cultura da Seculte.

Cinema na Praça

Filme: Dilacerada

Local: Praça da Igreja, João Paulo II

Entrada: gratuita

Horário: às 20h

Ascom

Prefeito Andrei participa da abertura do ABS Roadshow 2025 e destaca protagonismo de Juazeiro na energia solar

0

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou, nesta quinta-feira (29), da abertura do ABS Roadshow 2025, maior evento de energia solar da Bahia, promovido pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS). Realizado no Rapport Hotel, o encontro reuniu empresários, especialistas e investidores do setor solar de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer e expandir a cadeia produtiva da energia solar na região.

Durante o evento, o prefeito destacou a transformação econômica que Juazeiro vem vivenciando, impulsionada por investimentos em energia limpa e renovável. “A cidade está passando por uma transformação econômica significativa, impulsionada pela adoção da energia solar. Este movimento está colocando o município no mapa como um exemplo de inovação em sustentabilidade”, afirmou Andrei.

Reconhecida nacional e internacionalmente por sua produção e exportação de frutas como uvas e mangas, Juazeiro agora também se destaca por incorporar a energia solar em diferentes etapas da produção agrícola — da irrigação à refrigeração. Isso tem permitido que os produtos da região conquistem selos de sustentabilidade, agregando valor e aumentando a competitividade no mercado internacional.

Além do agronegócio, a energia solar vem se tornando cada vez mais presente em residências, comércios e pequenas propriedades rurais, graças ao trabalho de empresas locais que oferecem soluções acessíveis. Esse avanço está contribuindo para reduzir a dependência da rede elétrica convencional, gerar economia doméstica e criar novos empregos no setor de energia limpa.

“Juazeiro está se reposicionando economicamente ao unir vocação agrícola, inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade. A energia solar é peça-chave nesse novo momento da cidade”, ressaltou o prefeito.

 

O ABS Roadshow 2025 proporcionou ao público uma imersão nas principais inovações do setor, com palestras técnicas, networking e oportunidades de negócio. O evento reuniu os maiores nomes da energia solar nacional, consolidando Juazeiro como um dos polos mais promissores do segmento no Nordeste.

Para João Lacerda, diretor regional da ABS, a presença do prefeito Andrei Gonçalves representa o engajamento do poder público com o avanço do setor. “Queremos agradecer a participação do prefeito e dizer que a ABS está à disposição do município para avançar ainda mais em energia solar. Juazeiro se destaca no cenário nacional e mundial, aqui existe um potencial gigantesco. O evento foi muito positivo, ideal para quem deseja alavancar negócios, trocar conhecimento e conhecer as tendências do mercado”, concluiu.

 

Ascom/PMJ

“É brincadeira um negócio desse”?: Carroceiros seguem descartando entulhos e restos de poda nas ruas de Juazeiro; veja flagrantes

0

 

Recorrentemente, o PNB denuncia o descarte de entulhos, lixo doméstico, roupas e móveis velhos, restos de podas de árvores, em vias públicas de Juazeiro.

Moradores e carroceiros aproveitam terrenos baldios, esquinas, para o descarte irregular, uma situação que provoca diversos transtornos para toda comunidade.

Nesta quinta-feira (12), recebemos de moradores mais flagrantes de descarte irregular.

Após mais uma limpeza em um ponto do bairro Cajueiro, um carroceiro foi flagrado jogando entulhos no local.

“A prefeitura limpou tudo e não durou nem um dia. Já jogaram entulho no mesmo local. Se não houver uma penalização séria, esse problema nunca terá fim”, disse a moradora.

Na Rua Zero, alto do Cruzeiro, mais um registro. Dois carroceiros, em plena luz do dia, descartam restos de material de construção.

No bairro Country Clube, em uma rua que passou por limpeza recente, a situação se repete e um morador protesta: “A prefeitura limpa e vem os carroceiros e sujam. É brincadeira um negócio desse”?

Após diversos apelos da população, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), realizaram o credenciamento obrigatório de carroças e veículos de tração animal que circulam na sede do município. A ação prevê o registro e emplacamento das carroças, além de consulta veterinária e vacinação dos animais, com o objetivo de oferecer assistência aos carroceiros e melhores condições de trabalho.

Com o emplacamento, será possível também ampliar a fiscalização de casos de descarte irregular de lixo e entulho, maus-tratos aos animais e descumprimento de regras de trânsito, comportamentos frequentemente denunciado por populares.

A ação também prevê a entrega de Equipamentos de Proteção Individual — chapéu com protetor de pescoço, colete e garrafinha —, e a aplicação de faixas luminosas nos veículos. Com a regularização, os profissionais terão acesso a benefícios como cestas básicas, por meio do programa Juazeiro Sem Fome, e cursos de capacitação profissional oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

Concluída essa etapa, os carroceiros começarão a ser contatados para participar de cursos e oficinas voltados à geração de renda, além de outras ações de assistência social. Já aqueles que ainda não estiverem credenciados poderão ser notificados e convocados a comparecer à SEMA para regularizar a situação.

Redação PNB 

 

Bahia: Governador Jerônimo Rodrigues regulamenta programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola”

0

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), oficializou, nesta quinta-feira (29), a regulamentação dos programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola”, que vão permitir que a população de baixa renda tenha acesso à Carteira Nacional de Habilitação no estado.

As inscrições nos programas serão realizadas exclusivamente por meio do Portal de Serviços do Governo do Estado, no site institucional, entre 16 e 30 de junho. O edital será publicado no dia 4 de junho.

O “CNH na Escola” e o “CNH da Gente” atenderão: estudantes do ensino médio, da educação profissional e tecnológica da rede pública estadual;
população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

As iniciativas oferecem acesso gratuito à primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados. Para participar, os interessados devem atender a critérios como: ter mais de 18 anos; saber ler e escrever; morar na Bahia.

Os estudantes menores de 17 anos podem iniciar a formação teórica, preparando-se para a obtenção da CNH no futuro.

De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA), Rodrigo Pimentel, serão 12 mil vagas disponíveis. Confira abaixo o detalhamento:

Duas mil para estudantes do ensino médio da rede pública estadual;
Cinco mil destinadas a estudantes da SEC (18+), inscritos no programa Bolsa Presença;
Mil vagas para o programa Bahia pela Paz, destinado a jovens e 50 vagas para atendimento as famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus;
Além de 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.
O programa “CNH da Gente” é uma iniciativa de inclusão social que oferece o curso de formação de condutor, para as categorias “A” ou “B”, gratuitamente a candidatos de baixa renda em todo o estado.

Já o “CNH na Escola” visa dar acesso à formação técnico-téorica aos estudantes do ensino médio, técnico e profissional da rede pública estadual.

Secom

Beneficiários do INSS podem contestar descontos indevidos nos Correios; medida vale a partir desta sexta-feira (30)

0

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão, a partir esta sexta-feira (30), consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.

A iniciativa amplia a rede de atendimento presencial aos beneficiários, especialmente em localidades sem unidades próprias do instituto.A medida fortalece o papel dos Correios no enfrentamento às fraudes que lesaram milhares de idosos.

Com mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todos os estados, os Correios oferecem estrutura pública essencial para viabilizar o esforço coletivo de proteção aos aposentados, garantindo atendimento humanizado, seguro e gratuito.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz disse que a parceria faz parte do esforço concentrado do governo para atender aposentados e pensionistas lesados pela fraude dos descontos.

A parceria prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.

Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.

A lista completa das unidades habilitadas está disponível no site dos Correios.

Agência Brasil

Congresso CRIAR: Do chão do Sertão para transformar a educação brasileira

0

 

“Um espaço onde as filosofias das escolas de Reggio Emilia (Itália) encontraram o chão do Nordeste – fértil, criativo e repleto de beleza”. Foi assim que uma das idealizadoras, Dani Mello, definiu a primeira edição do Congresso Criar, realizado entre os dias 23 e 25 de maio, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Durante três dias, cerca de 250 educadores de diferentes estados brasileiros participaram do evento em solo sertanejo. “Foi um evento onde teoria e experiência prática se entrelaçaram, criando caminhos possíveis para a construção de uma educação mais estética, ética e sensível às realidades do nosso país”, destacou Mello.

Diversas caravanas chegaram ao evento movidos pelo desejo de aprofundar reflexões sobre as linguagens das crianças e pela urgência de transformar o chão da escola brasileira em território de invenção, escuta e pertencimento.

“O congresso trouxe grandes possibilidades de imersão em relação à infância, em relação ao tempo da criança. Então, isso, como educadora, me faz ter uma visão sensível, uma escuta sensível”, declarou uma das participantes, Ana Paula.

O congresso mobilizou educadores, artistas, comerciantes e também os gestores das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) nas mesas, vivências e rodas de conversa, mostrando que é possível construir uma escola que pulsa no compasso da infância e do território.

“A gente veio para essa imersão do Congresso Criar. É um ambiente extremamente rico em aprendizagens e experiências. A nossa escola já trabalha tudo isso que a gente pode reconhecer aqui no congresso. Nós trabalhamos com essa abordagem de Reggio Emilia, e aqui a gente pôde ter a certeza que estamos no caminho certo”, frisou outra participante, a professora de Natal (RN), Clara Beatriz.

Além das palestras com profissionais de renome e momentos de apreciação estética, um dos destaques do evento foi a experiência “Ateliê Territórios”, realizada no Ateliê da Caatinga do Grupo Quintal, onde gestores convidados puderam viver na prática o que significa uma escola como espaço de investigação, estética e conexão com a natureza.

Com o sucesso do CRIAR, as organizadoras Amanda Moura e Dani Melo resolveram expandir a experiência, e já definiram o local e data do CRIAR 2026, que será em Fortaleza, dos dias 22 a 25 de maio.

Até o próximo ano, é possível fazer parte da Comunidade CRIAR e participar das imersões de formação de atelieristas e estudos teórico-práticos através do site www.congressocriar.com.br.

Ascom

Abertas as inscrições para cursos técnicos gratuitos ofertados pela SEC

0

Começou nesta quinta-feira (29) o período de inscrição para os 41 cursos técnicos gratuitos de nível médio 2025.2, ofertados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em 238 escolas de 171 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Ao todo serão disponibilizadas 18.550 vagas. Os interessados em aproveitar a oportunidade de fazer uma formação profissional de qualidade em instituições da rede pública estadual podem se inscrever até o dia 17 de junho, no Portal da Educação (http://www.educacao.ba.gov.br).

A seleção é realizada por meio de sorteio eletrônico, que ocorrerá no dia 18 de junho, quando também haverá a divulgação do resultado. As vagas serão destinadas, prioritariamente, aos estudantes que finalizaram o Ensino Médio na rede pública ou em escolas privadas como bolsistas integrais. A matrícula dos contemplados será nos dias 14 e 15 de julho, na unidade escolar para a qual o candidato foi selecionado. Para garantir a vaga, é necessário apresentar documentos como histórico escolar, RG, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou sobre a iniciativa da Secretaria da Educação do Estado. “Esta nova oferta se soma às demais ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo da Bahia visando fortalecer a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual. São diferentes cursos voltados para a formação profissional dos estudantes e egressos da rede estadual de ensino”.

Os cursos ofertados são das áreas de Administração, Serviços Jurídicos, Finanças, Recursos Humanos, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Manutenção e Suporte em Informática, Logística, Desenvolvimento de Sistemas e Enfermagem, entre outras.

Caso ocorra desistência ou não comparecimento dos candidatos contemplados no sorteio de vagas, a SEC redistribuirá as vagas residuais entre os cadastros reservas, no período de 16 a 18 de julho. O início das aulas será no dia 23 de julho. Dúvidas sobre o processo de inscrição e matrícula devem ser encaminhadas para o e-mail sorteioeletronico.suprot@enova.educacao.ba.gov.br.

Secom