Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Inscrições para o Concurso Rainha da Festa do Interior de Casa Nova 2025 encerram nesta quarta-feira (28)

0

Estão abertas as inscrições para o Concurso Rainha da Festa do Interior de Casa Nova 2025. O concurso é realizado pela Prefeitura Municipal e as inscrições estão abertas até o dia 28 de maio, pelo WhatsApp: (74) 99988-0174. O objetivo do concurso é valorizar a força, beleza e representatividade da mulher do interior, promovendo a cultura local e fortalecendo os vínculos com as raízes das comunidades rurais.

Para participar, é necessário ter entre 16 e 26 anos, ser moradora ou ter família em algum distrito do município, apresentar autorização dos pais no caso de menores de idade e ter disponibilidade para os ensaios. A seletiva será realizada no dia 31 de maio, às 18h, na Escola Odete Viana, em Casa Nova. Entre as regras do concurso, está definido que maquiagem e cabelo serão feitos apenas pelos profissionais da equipe organizadora, seguindo um padrão para todas (exceto cabelos crespos e cacheados). Moradores dos distritos não poderão integrar a comissão julgadora, e os jurados serão secretos e imparciais, divididos em duas mesas de três avaliadores cada.

As candidatas participarão de três apresentações: moda praia e traje cultural (definidos pela equipe), além do traje de gala, que será de escolha livre, com apoio financeiro da organização. As participantes concorrerão aos títulos de 1º, 2º e 3º lugar, além da faixa de Miss Simpatia. Cada uma poderá contar com um auxiliar no dia do evento.

Ascom PMCN

Funcionários do Dom Malan, em Petrolina, denunciam superlotação do Pronto Socorro Infantil, sobrecarga da equipe e condições precárias de trabalho

2

 

Em contato com o PNB, nesta terça-feira (27), um grupo de funcionários denunciou a superlotação do Pronto Socorro Infantil do Hospital Dom Malan, em Petrolina, o que, segundo eles, vem resultando na sobrecarga das equipes médicas, de enfermagem e fisioterapia. O grupo denuncia ainda suposta negligência no atendimento aos pacientes, assédio moral contra a equipe de enfermagem pela coordenação e “descaso da direção e das coordenações com o quantitativo de atendimentos de pacientes permitido por lei”.

Confira: 

Com a superlotação do Hospital Dom Malan, em momento algum a diretoria ou administração do hospital aumentou o quadro de funcionários e continua sendo o mesmo número de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas para o triplo de pacientes que vêm sendo atendidos, sobrecarregando desumanamente esses funcionários.

São inúmeros pacientes, a maioria grave, intubados ou precisando de algum tipo de suporte respiratório. Os trabalhadores estão urrando por socorro pois estão trabalhando de forma escrava, sem ter direito ao descanso noturno, a alimentação, pois a coordenação de nutrição não libera a janta para os trabalhadores do PSI e também sem direito a realizar as necessidades fisiológicas, porque não dá tempo de parar para nada.

Os pacientes entram em intercorrência a todo momento. Os colaboradores estão trabalhando cansados e sem os recursos adequados como ventilador mecânico e espaço físico para acomodar os pacientes, que chega um momento na madrugada em que os pacientes intercorrem, além da equipe não conseguir dar mais a assistência adequada, está chegando ao ponto de termos que escolher qual paciente mais grave para dar o suporte de vida com o respirador.

O caos no Hospital Dom Malan está instalado. Sem contar que os remanejamentos que vem acontecendo não é para aumentar a equipe como a assessoria de comunicação informa, muito pelo contrário. Devido a esse caos e os assédios morais muitos colaboradores estão pedindo demissão e por isso está havendo remanejamento, e continua a sobrecarga.

Porque até o momento, a direção do hospital não se manifestou para aumentar o quadro de trabalhadores no PSI? Vale ainda ressaltar que, diante dessa superlotação e sobrecarga a coordenação de enfermagem do PSI tem amedrontado a equipe com atitudes de assédio moral, gritando os colaboradores e obrigando-os a sair de suas casas fora do horário de trabalho para dá hora extra. Há relatos de que ela liga para o colaborador, não pergunta se ele pode vir trabalhar e fala de forma incisiva que ele tem que ir dá o plantão. Quanto a fisioterapia a coordenação tem mantido apenas 01 fisioterapeuta para mais de 20 pacientes em um plantão. O CREFITO, Conselho de Fisioterapia, já foi acionado, mas até o momento não chegou ao hospital.

As equipes do PSI estão ficando doentes fisicamente e psicologicamente, devido a falta de providências da direção do hospital. Por isso vimos por meio deste canal pedir socorro, pois muitos trabalhadores estão suportando tudo isso porque precisam do emprego. Pedimos socorro, pois essa é a realidade nua e crua das equipes de SAÚDE do PSI do Hospital Dom Malan.

Encaminhamos as reclamações para o HDM.

Redação PNB

Crianças e recém nascidos graves internados em hospitais da região com infecções respiratórias aguardam vagas em UTIs e mães suplicam: “Por misericórdia”

0

 

Mães com crianças internadas em hospitais pediátricos da região com complicações de síndromes respiratórias, e que necessitam de regulação, suplicam por vagas em UTIs Neonatal.

De acordo com informações repassadas ao Portal Preto no Branco nesta terça-feira (27) pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (Cril), com o aumento expressivo de casos de infecções respiratórias entre o público infantil, todas as unidades de referência da Macrorregião da Rede PeBa estão superlotadas no momento.

Em contato com o PNB, nesta terça-feira (27) a mãe da pequena Maria Heloisa Barboza França, que está internada na UPED, em Juazeiro, há uma semana, pediu misericórdia para filha diagnosticada com bronquiolite.

“Me ajudem! Minha filha está precisando de uma vaga na UTI Neonatal com urgência. Ela está na UPED precisando de uma regulação desde a quarta-feira passada e hoje, após oito dias, não conseguiu ser transferida. No sábado ela deu uma parada cardíaca e quando foi no domingo de manhã ela deu outra. No domingo entubaram e hoje pela manhã ela deu outra parada. Tenham misericórdia de minha filha, me ajudem pra que apareça alguma vaga. Ela só tem um mês e 14 dias e nasceu de oito meses. Estou desesperada e já não aguento mais ver minha filha tão pequena sofrendo”, relatou a mãe da bebê.

“Sou mãe de Luna Eloá que se encontra internada na UPED. Ela já deu várias paradas respiratórias e ainda não encontraram uma UTI para idade dela, que só tem 22 dias de nascida. Não aguento mais ver minha filha naquela situação. Ela está muito cansada, os aparelhos estão parando. Queria muito uma ajuda por uma UTI Neonatal”, apelou a mãe.

Ainda conforme as informações da Central de Regulação Interestadual de Leitos (Cril), no momento, existe uma fila de crianças e recém nascidos graves aguardando vagas, como é o caso do menino Eric Leonardo Galvão da Silva, 4 meses, que está internado na Unidade Pediátrica do município de Juazeiro-BA, aguardando uma vaga em um leitor de UTI.

O órgão esclareceu ainda que as infecções respiratórias, a exemplo dos resfriados, gripes, bronquiolite e pneumonia, são muito comuns na infância, especialmente nos meses mais frios.

“Embora muitas dessas doenças sejam leves, é importante saber identificar os sinais de alerta que indicam a necessidade de atendimento médico”, destacou a CRIL.

Quando procurar as Unidades Básicas de Saúde?

Procure o posto de saúde se a criança apresentar:
• Febre alta persistente (acima de 38,5°C) por mais de dois dias;
• Dificuldade para respirar: respiração rápida, esforço para respirar (costelas marcando), chiado ou barulho no peito;
• Prostração: criança muito cansada, sonolenta ou sem energia;
• Rejeição alimentar: se a criança não está conseguindo mamar, se recusa a comer ou beber;
• Tosse intensa e contínua, principalmente se acompanhada de vômito ou se atrapalha o sono;
• Lábios ou extremidades roxas, sinal de baixa oxigenação;
• Piora dos sintomas após uma aparente melhora.

Outras situações importantes para procurar atendimento:
• Se o bebê tem menos de 2 meses e apresenta qualquer sintoma respiratório;
• Se a criança tem doenças crônicas (como asma, cardiopatias, entre outras);
• Se os cuidadores estão em dúvida ou inseguros com o quadro clínico da criança.

O que fazer antes de ir ao posto:

• Mantenha a criança bem hidratada;
• Vista-a com roupas confortáveis e adequadas à temperatura;
• Anote os sintomas, horários e medicamentos (se for o caso), para informar ao profissional de saúde.

Nova estratégia para desafogar a rede

No município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, que íntegra a rede PEBA, diante do período de sazonalidade das síndromes respiratórias e do aumento considerável no número de crianças com problemas respiratórios, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau adotou uma nova estratégia para garantir maior agilidade e qualidade no atendimento médico pediátrico na rede pública de saúde.

Desde o último dia 15, está estabelecido que após a triagem e classificação de risco realizada na Unidade Pediátrica/UPED, os atendimentos passaram a ser organizados da seguinte forma:

• Crianças classificadas como casos menos urgentes serão direcionadas para atendimento médico no Hospital São Lucas/ HSL. Caso seja necessário a realização de exames ou observação, essas crianças retornarão à UPED, onde será dado continuidade ao cuidado.

• Crianças classificadas como casos mais urgentes e graves, permanecerão sendo atendidas prioritariamente na UPED, com todo o suporte necessário.

“A medida foi viabilizada através do convênio entre a Sesau e o Hospital São Lucas, que conta com as condições adequadas e colaboração estratégica para melhor distribuir a demanda, reduzir o tempo de espera e garantir um atendimento mais eficiente e humanizado às crianças”, destacou a SESAU.

Vacinação

Desde o último dia 20, a vacina contra a influenza está disponível para toda a população acima de seis meses de idade em Juazeiro.

“A vacina contra a influenza, vacina contra a gripe, passa a ser disponibilizada para toda a população, não apenas para aqueles grupos específicos. Vacinar é importante, pois a vacina salva vidas. Se você se vacinar pode ter um pequeno resfriado, não se vacinando você pode parar em hospital, UTI e até morrer. É preciso vacinar, não só a você, mas toda a sua família. A nossa cobertura vacinal ainda está muito baixa e precisamos continuar vacinando. Todos os postos de saúde já disponibilizam a vacina para todas a faixas etárias, por determinação do nosso Ministro da Saúde e da nossa Secretária Roberta. Portanto, você que faz parte da região Norte não deixe de se vacinar. Não faltará vacina nos postos de saúde da nossa região”, garantiu o Coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, Dr. Pedro Alcântara.

A campanha, que começou com grupos prioritários e agora inclui toda a população, tem como objetivo proteger contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Também é possível receber outras vacinas no mesmo dia. Lembrando que a vacina contra a influenza deve ser atualizada anualmente.

Redação PNB/ Foto ilustrativa

PM prende três suspeitos de assassinarem jovem na Lagoa de Calu, em Juazeiro

0

 

Na noite do último sábado (24), durante diligências das guarnições da 76ª CIPM, em ação conjunta com o PETO, em apoio à apuração de um homicídio ocorrido no Parque Lagoa de Calú, bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro, interceptaram um veículo suspeito no João XXIII, o que resultou na prisão de três acusados pelo crime.

Segundo a PM, durante abordagem ao automóvel, um Peugeot de cor preta, foram encontrados uma pistola calibre 9mm com numeração suprimida, dois carregadores, 19 munições intactas e vestimentas semelhantes às descritas por testemunhas do crime. Os três ocupantes do veículo foram identificados e detidos.

Ainda de acordo com a PM, um dos suspeitos indicou ainda a existência de mais um carregador e drogas em sua residência, o que foi confirmado em diligência posterior, com autorização da responsável pelo imóvel.

Entre os materiais apreendidos estavam também duas trouxas de maconha, celulares, vestimentas e acessórios, informou a corporação.

Os acusados tinham histórico de passagem pela polícia, afirmou a PM que os conduziu à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.

Redação PNB, com informações Ascom/76ª CIPM

“Giro do Zé Gotinha”: Confira novo cronograma de vacinação contra a Influenza em Juazeiro

0

 

A Secretaria Municipal de Saúde/Sesau informa o novo cronograma da vacinação itinerante contra a Influenza, realizada por meio da ação “Giro do Zé Gotinha”, personagem símbolo nacional das campanhas de vacinação. A iniciativa visa ampliar o acesso à imunização da população e reforçar a importância da prevenção contra o vírus da gripe, além de reforçar a importância de manter o cartão de vacinação sempre atualizado.

As aplicações acontecerão de terça-feira (27) a sábado (31), com a equipe da Sesau visitando grupos prioritários da cidade.

Confira a programação:

Quarta-feira (28); Secretaria de Educação/ Seduc e Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/ AMTT, às 8h;

Sexta-feira (30) – IPJ, às 8h, Prefeitura Municipal (Em frente ao Banco do Brasil), às 10h, e Companhia Serviço de água e Saneamento Ambiental/ SAAE (Unidade do bairro Jardim Flórida), às 13h;

Sábado (31) – Farmácia Central, localizada ao lado do Camelódromo, na Praça Padre Pedro Pereira Primo, sem número, no Centro de Juazeiro, 8h às 12h.

A vacina é uma das principais formas de proteção contra os quadros graves de Influenza. A Secretaria reforça que, para receber a dose, é necessário apresentar um documento com foto, cartão SUS e, se possível, a caderneta de vacinação.

Ascom PMJ/ Sesau

Prefeitura de Juazeiro inicia seleção para distribuição de milho a pequenos produtores atingidos pela estiagem

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Rural/ADR, dará início à seleção e atendimento de pequenos produtores rurais que sofreram os impactos da estiagem no município. A iniciativa prevê a distribuição de 5.018,15 sacas de milho em grão, destinadas exclusivamente à alimentação de rebanhos de caprinos, ovinos e vacas leiteiras.

Somente serão selecionados produtores que participaram do pré-cadastro emergencial 2025, iniciado em 1º de maio e com encerramento nesta terça-feira (27). Também é necessário ter o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo, ou regularizado até a mesma data, além de comprovar a criação de animais, apresentar Declaração de Rebanho válida e se enquadrar como pequeno produtor rural.

A seleção feita pela agência dará prioridade a produtores que estejam ativos no CAF; que tenham residência em área afetada pelo Decreto Municipal nº 0199/2025; tenham menor porte de rebanho; vinculação a comunidades tradicionais, como assentamentos, quilombos ou terras indígenas; e menor área total de produção, em caso de empate.

A Lista Final de Beneficiários será divulgada na sexta-feira (30). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato.adr@juazeiro.ba.gov.br, pelo WhatsApp (74) 9 9957-1180, ou presencialmente, na sede da ADR, localizada na Rua Antônio Cursino, centro de Juazeiro.

Ascom/PMJ

Petrolina realiza sua Primeira Audiência Pública sobre Pessoas com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Síndromes Raras; proposição é do vereador Gilmar Santos

0

 

A cidade de Petrolina dará um passo importante rumo à inclusão social com a realização da sua Primeira Audiência Pública sobre Pessoas com Deficiência, Transtorno de Espectro Autista (Tea) e Síndromes Raras, marcada para o dia 4 de junho, quarta-feira, as 15h, no Auditório da Codevasf. A iniciativa é fruto de um requerimento apresentado pelo vereador Professor Gilmar (PT) e aprovado por unanimidade, com 21 votos favoráveis.

A audiência tem como objetivo discutir e cobrar ações concretas da gestão municipal voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndromes raras, altas habilidades/superdotação e Pessoas com Deficiência (PCDs). O evento deverá contar com a presença da Secretária de Educação Rosane Costa, do Secretário Municipal de Saúde, João Luiz Nogueira, e da Secretária de Assistência Social, Doriane Secchi, além de autoridades e representantes de órgãos como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), movimentos sociais, entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e demais setores da sociedade civil.

A proposta do vereador surge como resposta ao cenário de negligência enfrentado por esses grupos em Petrolina. Um relatório recente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco apontou que o município está entre os piores do estado no atendimento a pessoas com TEA, sendo classificado como “muito baixo” na prestação de serviços de saúde voltados para esse público.

“Em Petrolina não há efetividade nas ações da gestão municipal para acolher as pessoas com TEA, síndromes raras e PCDs. No setor da saúde, a falta de especialistas é gritante, e as mães dessas crianças, quando buscam apoio profissional, encontram portas fechadas. Na educação, o despreparo dos profissionais prejudica ainda mais o desenvolvimento dessas crianças. Isso precisa mudar urgentemente”, destacou o Professor Gilmar.

O parlamentar também é autor da Lei Nº 3.693/2024, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Informação sobre Síndromes e Doenças Raras, prevista para ocorrer anualmente no mês de fevereiro. Apesar da legislação já estar em vigor, a primeira edição da Semana não foi realizada este ano. Em reunião com o secretário municipal de Saúde, Gilmar cobrou a execução da lei e foi informado que a programação será adiada para março do próximo ano.

“A aprovação da Audiência Pública e o andamento das nossas iniciativas representam um passo importante para a construção de uma cidade mais inclusiva e justa para as pessoas com TEA, síndromes raras e PCDs. Agora, com sua realização, a gestão municipal será pressionada a apresentar um planejamento mais robusto e políticas públicas concretas que garantam a qualidade de vida dessa população. Seguiremos em cobrança constante e não vamos parar até garantir os direitos de todos e todas. Nosso mandato segue firme na luta por justiça social e igualdade de oportunidades para quem mais precisa”, afirmou o vereador.

A audiência pública será aberta ao público e espera-se ampla participação da sociedade, especialmente das famílias e indivíduos diretamente afetados por essas pautas. A data marca um momento histórico para a cidade, que pela primeira vez abre espaço oficial para o debate direto sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Ascom

Juazeiro será única cidade da Bahia a receber o Circuito de Corridas Caixa pelo Nordeste; evento acontece em outubro

0

 

Em um anúncio feito na última quinta-feira (22), no estande da Caixa Econômica Federal na Marcha dos Prefeitos, em Brasília, o prefeito Andrei Gonçalves, confirmou que o município será a única cidade da Bahia a sediar o Circuito de Corridas Caixa pelo Nordeste. A competição acontecerá no dia 5 de outubro, com largada na Orla Nova da cidade.

“No dia 5 de outubro, nossa cidade vai virar pista de corrida, esporte, saúde e alegria. Um evento incrível, uma realização da Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura, que vai movimentar Juazeiro e mostrar toda a nossa energia. Prepare seu tênis, convide os amigos e venha participar desse momento especial. Bora cuidar da saúde e correr juntos pelas ruas da nossa cidade”, convidou o prefeito.

O evento contará com percursos de 5km e 10km, voltados para atletas profissionais e amadores. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.caixacorridaspelonordeste.com.br. O valor da inscrição para o público geral é de R$ 89,90, com meia para atletas PCD e maiores de 60 anos, que pagam R$ 44,95.

Todos os participantes receberão um kit com camisa, chip de cronometragem, número de peito, medalha, sacola e seguro atleta. A entrega dos kits será feita em local a ser divulgado em breve, mediante apresentação do comprovante de inscrição e documento com foto.

O Circuito de Corridas Caixa pelo Nordeste será realizado também no Crato (CE), Mossoró (RN), Arapiraca (AL), Campina Grande (PB), Patos (PB), Caruaru (PE) e Picos (PI), de junho até dezembro.

Além de incentivar o esporte e o bem-estar da população, o Circuito promete movimentar a economia local, com a presença de atletas e visitantes de várias cidades da região.

Premiação:

Os cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina de cada distância (5km e 10km) receberão troféus. Já os 50 primeiros na classificação geral (25 homens e 25 mulheres) ganharão uma medalha especial. Também haverá premiação para os cinco primeiros colocados da categoria deficientes físicos cadeirantes (5km).

Mais informações sobre a prova estão disponíveis no site do evento e no Instagram oficial: @caixacorridaspelonordeste.

Ascom/PMJ

Casa dos Conselhos avança em parceria com UNEB para fortalecer participação social em Juazeiro

0

A Casa dos Conselhos Municipais de Juazeiro/CDC realizou uma reunião estratégica com o vice-diretor do Departamento de Ciências Humanas/DCH-III da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, professor Josemar Pinzoh. O encontro teve como objetivo alinhar ações conjuntas entre a universidade e a CDC para fortalecer a participação popular e o controle social no município. Entre os principais temas discutidos, estiveram o Programa de Formação Continuada para Conselheiros de Políticas Públicas, um seminário sobre Participação Popular e Social, a construção de um termo de parceria para estágios de estudantes da UNEB na Casa dos Conselhos e uma pesquisa voltada à atuação da sociedade civil em Juazeiro.

O coordenador geral da CDC, Antonio Marcos, destacou a importância da aproximação entre academia e comunidade. “Essa reunião foi extremamente produtiva. A UNEB é uma parceira fundamental para pensarmos políticas públicas mais inclusivas e qualificadas. Com esse diálogo, conseguimos avançar em propostas concretas que envolvem a formação dos conselheiros, a produção de conhecimento sobre a sociedade civil de Juazeiro e a participação de estudantes no cotidiano da Casa dos Conselhos”, ressaltou Marcos.

A proposta do seminário sobre Participação Popular será construída em conjunto com docentes e discentes da universidade. Já o Programa de Formação Continuada, que está em fase de estruturação, contará com a expertise da UNEB em áreas como gestão pública, direitos humanos e políticas sociais. A reunião também abriu caminho para a formalização de estágios supervisionados, permitindo que graduandos contribuam diretamente com a dinâmica dos conselhos e, ao mesmo tempo, vivenciem experiências práticas de gestão democrática e cidadania.

Ascom/PMJ