Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Usuária da UBS de Lagoa do Salitre, em Juazeiro, cobra à SESAU melhorias no atendimento e na estrutura da unidade: “Cheguei 3 da manhã e só fui atendida às 16 horas”; SESAU responde

0

 

Uma usuária da Unidade Básica de Saúde Ambrosina Leite, na comunidade de Lagoa do Salitre, distrito do Junco, em Juazeiro, em contato com o PNB, cobrou melhorias no atendimento e na estruturação da UBS. Ela relatou a demora para conseguir atendimento médico, afirmando que teve que chegar de madrugada na unidade só conseguindo passar por um médico no final da tarde.

“Como usuária do serviço de saúde, estou indignada. Cheguei na unidade às 3 horas da manhã, desta segunda-feira, dia 26 e só consegui sair por volta das 16 horas. Deixei  criança pequena em casa, meus afazeres, esperando por atendimento. O médico está chegando tarde na unidade, o que é desumano para nós pacientes e para os funcionários.
Outra coisa que me deixa frustrada também é que na UBS não tem um bebedouro para os pacientes beber água e nem um ventilador. Até as cadeiras são contadas no dedo, na unidade só tem 9 cadeiras, onde diariamente são atendidas em torno de 25 pessoas.
Gostaria de saber quais medidas serão tomadas para normalizar a situação e garantir que os pacientes sejam atendidos de acordo a constituição federal”, cobrou a usuária.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde e o órgão informou “que já está ciente da situação envolvendo a Unidade Básica de Saúde/UBS mencionada e que após apuração dos fatos, com responsabilidade e transparência, esclarece que o médico citado cumpre regularmente sua carga horária, prestando atendimento integral e de qualidade à comunidade dentro do posto de saúde. Reforçamos que a população deve buscar atendimento durante o horário regular de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, respeitando os agendamentos prévios e a prioridade clínica nos casos de demanda espontânea. Destacamos que a UBS não possui regime de funcionamento 24 horas”.

Redação PNB 

Professores usam série gravada no interior de PE, em sala de aula, e fazem sucesso

0

Um “Guia de Uso Pedagógico” elaborado pela Fundação Roberto Marinho está disponível gratuitamente para educadores que queiram ideias novas para usar a série e falar sobre o Semiárido Brasileiro em suas aulas.

A série documental Natureza Forte — exibida às sextas-feiras, às 22h, no Canal Futura e com todos os episódios abertos no Globoplay — ganhou vida extra nos colégios graças a um guia pedagógico produzido pela Fundação Roberto Marinho. O material, já adotado por redes públicas e particulares, mostra passo a passo como aproveitar a segunda temporada para discutir o Semiárido em disciplinas como Ciências, Geografia, Filosofia e Língua Portuguesa.

O documento traz planos de aula completos: no episódio “Umbu é uma festa”, estudantes descobrem frutas nativas, pesquisam em bibliotecas universitárias e terminam semeando mudas em praças ou vasos da escola.

Em “Pescadoras”, turmas de 7.º ano calculam a diversidade de peixes nas bacias hidrográficas, produzem gráficos e refletem sobre o papel da mulher na pesca artesanal.

Já em “Sustentabilidade Jovem”, alunos do 6.º ano filmam áreas naturais da própria cidade e publicam curtas-metragens para incentivar o cuidado com o ambiente local. Em cada caso, o guia indica objetivos alinhados à BNCC, recursos necessários, atividades práticas, formas de avaliação e bibliografia de apoio, facilitando a aplicação imediata em sala de aula.

Cada plano de aula indica recursos (episódio, sala de vídeo, celular, datashow), estratégias de mediação e bibliografia de apoio, facilitando a adoção imediata pelos professores.

Acesso fácil e gratuito

Todos os episódios estão disponíveis sem custo na Globoplay, bastando criar uma conta gratuita na plataforma. Isso garante que escolas de qualquer região possam adotar o conteúdo mesmo sem antena parabólica ou TV por assinatura. O guia completo pode ser baixado no site do Canal Futura; escolas conveniadas também recebem versões impressas.

Dirigida por Fernando Pereira, Geisla Fernandes e Wllyssys Wolfgang, a produção percorre mais de três mil quilômetros do interior pernambucano para mostrar agricultores, artistas e empreendedores que reinventam a convivência com a Caatinga — único bioma exclusivamente brasileiro. “Quando o professor leva essas histórias para a escola, o sertão deixa de ser visto como sinônimo de escassez e passa a ser referência de invenção e de cidadania”, destaca Wolfgang.

Para a diretora Geisla Fernandes, o guia valoriza vozes que raramente chegam ao material didático: “Quando o professor projeta essas histórias, o aluno se vê na tela e entende que o Sertão é sinônimo de criatividade, não de falta. Isso muda a autoestima da turma e combate estereótipos desde cedo.”

O também diretor Fernando Pereira ressalta o acesso gratuito: “Basta uma conta simples na Globoplay para assistir aos episódios. Democrático assim, o conteúdo dialoga com qualquer escola pública ou particular, mesmo sem TV por assinatura.”

Produção e Incentivo Cultural

Realizada pela Abajur Soluções, em coprodução com a WW Filmes, a segunda temporada de “Natureza Forte” conta com o incentivo do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA/ANCINE, por meio do 14º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura/FUNDARPE 2020/2021, garantindo que essas narrativas cheguem a um público ainda maior.

Não perca esta jornada pelo Semiárido brasileiro! Acompanhe “Natureza Forte” às sextas, 22h, no Canal Futura, ou assista gratuitamente a todos os episódios no Globoplay.

Link para baixar o Guia de Uso Pedagógico:

https://futura.frm.org.br/conteudo/midias-educativas/material-pedagogico/guia-de-uso-pedagogico-natureza-forte

Bia Braga | Comunicação 

“Violência em Petrolina”, por Carlinhos Amorim

0

 

Apesar de uma ligeira queda de 3% nas taxas de homicídio em Petrolina no primeiro trimestre de 2025, os números ainda são alarmantes. Foram 50 mortes violentas em apenas três meses, isso da uma média superior a 16 por mês. Não há como comemorar quando se trata de vidas humanas. A redução, embora positiva, não disfarça a gravidade do problema.

O dado mais preocupante é que aproximadamente 80% desses homicídios estão ligados ao tráfico de drogas. Isso revela um padrão claro e perigoso: o avanço das facções e a guerra por territórios e dívidas, que vêm transformando a cidade em palco de violência urbana. Fica evidente que o combate ao tráfico precisa ser mais intenso e articulado entre as forças de segurança e os órgãos sociais.

A taxa de elucidação dos crimes, de 65%, é um ponto a ser destacado, mas ainda insuficiente diante da dimensão da crise. Resolver os casos é fundamental, mas evitar que eles ocorram deveria ser o objetivo central. Nesse sentido, a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras, em parceria com a prefeitura e a Guarda Municipal, é uma medida acertada — ainda que tardia.

Com a chegada do São João, há promessa de reforço policial, criação de uma delegacia temporária no evento e aumento do efetivo em áreas periféricas da cidade.

Embora louváveis, essas ações são sazonais e pontuais. A segurança pública de Petrolina precisa de soluções estruturais e permanentes.

É urgente investir em delegacias especializadas, como as voltadas a crimes cibernéticos, roubos, furtos e fraudes. O crime se modernizou, e a estrutura policial precisa acompanhar essa evolução. Além disso, políticas públicas de prevenção, com foco em educação, cultura e inclusão social, devem caminhar lado a lado com o policiamento ostensivo.

A população de Petrolina não pode se acostumar com a violência como se fosse algo inevitável. Cada vida perdida é uma derrota coletiva. Reduzir os homicídios deve ser uma prioridade contínua, e não apenas como mais uma estatística.

Por Carlinhos Amorim

Cata Treco está em ação e recolhe grande quantidade de objetos das residências; veja como solicitar o serviço

0

 

“Foram super educados, nota 10!” — a frase de Olívia Silva Magalhães, moradora do bairro Dom Thomaz, resume o sentimento de diversos moradores de Juazeiro que foram atendidos pelo programa Cata Treco, da Prefeitura Municipal. A iniciativa faz parte do Programa Juazeiro Limpa e tem se destacado não apenas pela eficiência na coleta de objetos fora de uso, mas também pelo acolhimento e respeito com que trata os cidadãos.

Entre os dias 8 e 26 de maio, foram registradas 193 solicitações de atendimento, das quais 135 já foram concluídas, resultando no recolhimento de 190 itens. Entre os objetos retirados das residências estão televisores, impressoras e até vasos sanitários.

Os itens mais recolhidos nesse período foram 44 camas, 40 sofás e 26 armários. Também foram coletados geladeiras, colchões, pneus, racks, fogões, caixas d’água, entre outros — contribuindo para evitar o descarte irregular em vias públicas e terrenos baldios.

Moradores das mais diversas regiões da cidade elogiaram o serviço. “Só tenho a agradecer. Espero também que a população venha cooperar com o trabalho da prefeitura e que Deus abençoe a todos”, disse Maria de Fátima, do bairro Centenário.

Rodrigo Luís Campêlo, do Centro, destacou o profissionalismo da equipe. “Agradeço à equipe enviada pelo Cata Treco, pois foi muito prestativa, atenciosa e ágil. Parabéns!”.

Já Antônia Lima, também do bairro Dom Thomaz, afirmou. “Venho aqui agradecer pelo trabalho de toda equipe do Cata Treco. Estão de parabéns! Trabalhadores abençoados, super educados. Que Deus abençoe todos”.

A coordenadora do programa, Nadja Carvalho, ressaltou o impacto positivo da ação. “O carinho da população é resultado direto do compromisso da equipe. Cada elogio recebido mostra que estamos no caminho certo. Nosso foco é oferecer um serviço público eficiente, que está chegando aos mais diversos bairros da cidade, com acolhimento e educação. A cidade só tem a ganhar quando trabalhamos em conjunto com a população”, afirmou.

O secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, também reforçou a importância do serviço. “O Cata Treco é mais do que uma ação de limpeza: é uma política pública que cuida da saúde da cidade, evita focos de doenças e melhora a qualidade de vida de todos. Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais essa rede de cuidado com Juazeiro”, disse.

Como solicitar o Cata Treco

O serviço é gratuito e pode ser agendado pelo WhatsApp (74) 97400-1194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento é realizado em até 10 dias úteis.

Ascom PMJ/SESP

“Levaram tudo de valor da minha casa”: Moradores denunciam insegurança causada por imóvel abandonado no Santo Antônio, Juazeiro; local pertence a uma igreja evangélica, relatam

0

 

Moradores da Rua Nova Amazonas, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro, procuraram o PNB, para denunciar o abandono de um imóvel, situação que vem gerando transtornos e riscos para a vizinhança. Eles contam que a casa, onde já funcionou uma escola, é de  propriedade de uma igreja evangélica e pedem providências ao pastor responsável pelo imóvel.

De acordo com os relatos, usuários de drogas estão utilizando o imóvel como local para guardar produtos de furtos e fazer uso de substâncias. Nesta segunda-feira (26), uma casa vizinha a antiga escola foi invadida e vários objetos de valor foram furtados.

“Tem uma escola abandonada no fundo do SAF, que virou ponto de droga. Toda hora entram delinquentes para usar droga, pra deixar lá coisas roubadas. Virou um lugar de drogas e roubos. Hoje uma casa da rua foi alvo de um furto. Pularam pra casa vizinha, reviraram tudo e levaram dinheiro, relógios e objetos. Esse local que está abandonado é do Pastor Antônio. Já falamos, incansavelmente, suplicamos para ele tomar um solução, mas ele não resolve. Esta uma situação insustentável. Até quando esse pastor vai deixar isso acontecer? Ele está sendo conivente com isso. Ligamos para a polícia, mas eles disseram que não podem fazer nada”, relatou uma moradora.

A dona da casa invadida confirmou o furto e pediu providências ao dono do imóvel para o problema que dura há anos.

“Eu moro ao lado de uma escola abandonada que é de propriedade do Pastor Antônio, dono da primeira igreja batista PIB. “Hoje, segunda, 26, minha casa foi assaltada e levaram tudo de valor da minha casa, graças a essa escola que está abandonada. Os criminosos invadiram pela escola. Ele deixou a escola abandonada, os bandidos tomaram conta e os moradores que estão sofrendo as consequências. Essa propriedade já está abandonada há uns 04 anos ou mais e virou um ponto de drogas. Criminosos entram na propriedade, fazem o que querem, chegam com coisas roubadas. Nós avisamos inúmeras vezes, mandamos inúmeras mensagens pra o dono e nada foi feito.

Além da sensação de insegurança, a moradora relatou que outros transtornos provocados pelo abandono do imóvel

“O imóvel vive sujo, cheio de mato. Recentemente, a prefeitura veio limpar, apesar de ser responsabilidade do dono. O telhado está todo destelhado e é por aí que os criminosos entram e fazem o que querem. Os moradores estão pagando pelo descuidado do proprietário. Ele poderia já ter montado um negócio, ou vendido, feito qualquer coisa, mas nada é feito e os transtornos são enormes. O dono, o pastor Antônio, da PIB disse que vai fazer, fazer, fazer e nunca faz nada. Simplesmente abandonou, largou as traças aqui. O mato toma de conta, fica na escuridão e está um perigo, porque já invadiram essa escola, tem gente morando lá dentro, tem usuários de droga e, inclusive, eles andam com facas na cintura, assustando os moradores. A gente já avisou inúmeras vezes que tinha gente usando droga lá dentro, que lá eles fazem as necessidades dele, deixando a rua empesteada de mau cheiro. A gente vê direto eles entrando com som, bicicleta roubada e tudo mais, avisamos para o dono tomar uma providência, mas a situação continua. Queremos uma intervenção do poder público”, concluiu a moradora.

Estamos encaminhando a situação para a SOP-Secretaria de Ordenamento Público.

Redação PNB

 

Prefeito de Juazeiro entrega nova ambulância para Tratamento Fora de Domicílio e reforça compromisso com a saúde

0

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, acompanhado do deputado estadual, Roberto Carlos, entregou nesta segunda-feira (26), em frente ao Paço Municipal, mais uma ambulância para fortalecer a rede de saúde do município. O novo veículo será destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes que fazem Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com foco especial nos deslocamentos para a capital, Salvador.

Durante o ato, o prefeito Andrei destacou os avanços da saúde nos primeiros cinco meses de gestão. “Já entregamos quatro ambulâncias este ano — duas para o SAMU, uma para a Maternidade e agora essa, que vai atender aos pacientes do TFD, além de requalificar quatro ambulâncias que estavam abandonadas na garagem da secretaria. Também reformamos e climatizamos duas alas da Maternidade e realizamos melhorias importantes na UPA. Sabemos da responsabilidade que é cuidar das pessoas, e vamos seguir trabalhando com dedicação e compromisso com uma saúde pública de qualidade, mais humanizada e acessível para todos os juazeirenses. Agradecemos ao deputado Roberto Carlos e ao governador Jerônimo Rodrigues por todo apoio e investimentos na saúde de Juazeiro”, ressaltou.

O deputado estadual Roberto Carlos, autor da emenda que garantiu a nova ambulância, também celebrou a entrega. “O prefeito Andrei e o secretário Helder têm feito a diferença na saúde pública. Como parlamentar filho de Juazeiro, tenho a obrigação de buscar recursos e mecanismos para melhorar o atendimento. A saúde é prioridade da gestão, e é por isso que seguimos juntos, entregando resultados concretos à população”, disse.

O secretário de Saúde, Helder Coutinho, reforçou o impacto positivo das ações realizadas pela gestão do prefeito Andrei. “De janeiro a maio, a Saúde de Juazeiro já recebeu mais de R$ 2 milhões em equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos e neonatais. Requalificamos a Sala Vermelha da UPA, duas alas da Maternidade e promovemos ações importantes como o Mutirão de Cirurgia Geral e a Feira da Saúde da Mulher, que somou mais de 2 mil atendimentos. Essa nova ambulância reforça ainda mais nossa rede de assistência”, comemorou.

O ato contou com a presença do vice-prefeito, Tiano Félix, vereadores, secretários de governo, o presidente do Conselho de Saúde, Robson Pereira, lideranças comunitárias e o público em geral.

Ascom/PMJ

Com apoio do Sebrae, ACIAJ encerra etapa do programa Desenvolvendo Empresas em Juazeiro

0

Foi concluída nesta sexta-feira (23), em Juazeiro, norte da Bahia, a segunda etapa do projeto Desenvolvendo Empresas, criado pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), em parceria com o Sebrae e apoio do governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

O programa nasceu com o propósito de oferecer capacitações a micro e pequenos empresários da região Norte, visando aprimorar práticas gerenciais administrativas, financeiras e marketing, que, entre outros benefícios, ajudam a reduzir o número de empresas que encerram as atividades precocemente.

Totalmente gratuito, atenderá ao longo do ano 12 turmas de empreendedores, donos de micro e pequenos negócios estabelecidos na região do Vale do São Francisco.

O circuito de palestras foi dividido em três módulos com temáticas diferentes, apresentadas pelos consultores Fred Williams Ferreira Braga, Cristiane de Jesus Costa e Carlos Batista Andrade.

Confira:

– Módulo 1: Finanças Empresariais

-Módulo 2: Oficina Como Fazer Estudo de Mercado

– Módulo 3: Modelagem de Negócios com Canvas

A empresária Claudia Araújo, proprietária da WG Motos, participou de todas as oficinas e aplaudiu a iniciativa da ACIAJ realizada em parceria com o Sebrae. “Foi uma semana super proveitosa, com bons palestrantes, repleta de ensinamentos para os mais novos e os mais experientes empresários que aqui se fizeram presentes. Foi também uma excelente oportunidade para praticar o networking, que eu espero levar para o dia a dia no nosso trabalho”.

A futura empresária Lusimone Nunes Santos, em fase de finalização documental para abrir a sua sonhada loja de roupas, que se chamará Analu Modas, veio em busca de conhecimento para aplicar no seu empreendimento. E, nas suas palavras, ela explica que “participar das oficinas ao longo da semana, com temas tão diversos e atuais, foi muito importante para aprender e trocar experiências com outras empresárias do mesmo setor. Sou muito grata pela oportunidade e espero tirar proveito dos ensinamentos recebidos”.

Ao final do encontro, o presidente da ACIAJ, George Falcão, celebrou. “Finalizamos hoje mais uma importante etapa do Programa ACIAJ Desenvolvendo Empresas. Essa segunda fase de cursos reafirma o nosso compromisso com o fortalecimento dos micro e pequenos negócios em Juazeiro. Temos a satisfação de ver mais uma turma concluindo essa jornada de capacitação, aprimorando conhecimentos fundamentais para o crescimento sustentável de suas empresas”. Segundo Falcão, as boas notícias continuam:

“O programa segue com novos módulos e será estendido até o mês de novembro. Seguimos juntos, promovendo conhecimento, inovação e desenvolvimento para o empresariado local”, promete o presidente.

Analista técnico do Sebrae e coordenador do evento, Robson Reis comentou os bons resultados da parceria com a ACIAJ. “As oficinas promovidas em parceria com a ACIAJ geraram um impacto muito positivo nos micro e pequenos empresários de Juazeiro. Ao longo dos três módulos, percebemos o engajamento dos participantes e a sede por conhecimento aplicado à realidade deles. O mais importante é que saíram daqui não apenas com informação, mas com ferramentas práticas para melhorar a gestão, repensar estratégias e fortalecer seus negócios. Para o Sebrae, é gratificante ver o resultado direto que ações como essa provocam no desenvolvimento local”, finaliza Reis.

‘Operação Galardão’ é deflagrada, nesta terça-feira (27), contra grupo empresarial apontado por sonegar R$ 65 mi em impostos

0

A Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia deflagrou na manhã de hoje, dia 27, a ‘Operação Galardão’, que investiga grupo empresarial do setor supermercadista que teria sonegado ao Estado da Bahia cerca de R$ 65 milhões em impostos (ICMS). Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, nas cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul do Estado. A Justiça determinou o bloqueio dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, a fim de garantir a recuperação dos valores sonegados. Mais informações da operação serão prestadas durante coletiva de imprensa virtual a partir das 10h30.

Foi cumprida ainda ordem judicial de colocação de tornozeleiras eletrônicas em dois empresários, principais investigados da Operação. Conforme as apurações da Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), do Ministério Público e da Polícia Civil, na Bahia, as empresas do grupo praticaram fraudes tributárias por meio da omissão de registro de operações de vendas de mercadorias efetivadas sem emissão de nota fiscal, utilização indevida de créditos fiscais e prestação de informações falsas à administração tributária com o objetivo de reduzir ICMS.

O esquema criminoso envolvia abandono de empresas com vultosos débitos tributários que eram sucedidas por outras, constituídas em nome de familiares e laranjas. Investigações recentes da Força-Tarefa do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) em Itabuna apontaram que os dois empresários teriam liquidado, nos últimos meses, uma das empresas sonegadoras e aberto uma nova no mesmo endereço em nome de familiar, com semelhante nome fantasia, mas com razão social diversa, em evidente sucessão empresarial fraudulenta, deixando débito de mais de R$ 65 milhões com o Estado da Bahia.

A operação contou na Bahia com a participação de seis promotores de Justiça, 11 delegados de Polícia, 33 policiais do Draco, oito servidores do Fisco Estadual, seis servidores do MPBA, e quatro policiais da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).

Força-Tarefa

A Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal é composta pelo Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf) do MPBA, Inspetoria Fazendária de Inteligência e Pesquisa (Infip) da Sefaz e pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), da Polícia Civil da Bahia

Ascom/Sefaz-Ba/MPBA

Prefeitura de Sobradinho adere ao pacto nacional para superação do analfabetismo e fortalece a EJA com lançamento do Programa Brasil Alfabetizado

0

 

Na noite da última sexta-feira (23), durante solenidade no espaço da quadra do Colégio Municipal 24 de fevereiro, a Prefeitura de Sobradinho realizou o lançamento do Programa Brasil Alfabetizado no município. Na ocasião também foi oficializada a adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, o Pacto EJA.

O evento contou com as presenças da Secretária de Educação Ducilene Kestering e do Vereador Olivar, além dos representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserb), da APLB Sobradinho e de estudantes, professores e gestores educacionais do município.

“Esse é um momento muito significativo em respeito à cidadania do povo de Sobradinho, parabenizo a todos os vencedores que concluíram a alfabetização. Garantir o direito ao acesso à educação para aqueles que desejam, inclusive os jovens, adultos e idosos que não concluíram a sua escolarização e que talvez estejam fora da escola há muitos anos é uma causa abraçada pela gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio e do vice-prefeito Jarques Canturil que, em apoio a pacto, autorizaram a liberação mais cedo do horário de trabalho para os funcionários não alfabetizados da SIESP, para que eles possam assistir as aulas com nossos educadores sociais. Muito mais que os ensinar a descortinar o mundo da leitura e da escrita, nossa missão é dar a eles autonomia e autoridade através da leitura do mundo. É emponderá-los e ajudá-los a reconstruir suas histórias através da alfabetização”, disse Ducilene Kestering.

Programa Brasil Alfabetizado

Segundo o Ministério da Educação, o Programa Brasil Alfabetizado representa uma política pública estratégica voltada para a elevação da escolaridade da população e para ampliação das matrículas na Educação de Jovens e Adultos.

Em Sobradinho, o programa oferece suporte efetivo ao processo de alfabetização, através do trabalho de 12 educadores sociais, que atuarão tanto na sede, quanto nas comunidades rurais de Correnteza, Sangradouro e Algodões. O objetivo é alfabetizar nos próximos 12 meses as mais de 50 pessoas já matriculadas no curso de alfabetização.

Ainda na ocasião do lançamento, também foram entregues os diplomas de conclusão de alfabetização dos formandos da turma de 2024.

Ascom/PMS