Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Jovem foi assassinada a tiros na noite desta segunda-feira (26), no Lomanto Júnior, em Juazeiro

0

 

Uma jovem foi vitima de homicídio na noite desta segunda-feira (26) no bairro Lomanto Júnior, em Juazeiro, Norte da Bahia.

De acordo com informações que chegaram ao PNB, a vítima, de prenome Carol, foi assassinada a tiros e morreu no local do crime.

Estamos apurando mais informações.

Redação PNB

HU-Univasf é o primeiro hospital do sertão pernambucano a integrar rede nacional de sustentabilidade na saúde

0
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) acaba de se tornar o primeiro hospital do sertão de Pernambuco a aderir ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) – organização não governamental que atua na promoção da sustentabilidade ambiental no setor de saúde, defendendo políticas públicas e práticas institucionais alinhadas à saúde ambiental.
A adesão ao PHS marca um avanço estratégico, conectando o HU-Univasf a um movimento nacional e internacional comprometido com a transformação do setor de saúde. O Hospital da Ebserh em Petrolina é reconhecido como unidade de referência para seis microrregionais de saúde, que abrangem população dos estados de Pernambuco e Bahia.
“Essa adesão é uma conquista importante para o HU-Univasf e para a saúde pública da região. Reforçamos nosso papel institucional, contribuindo para a redução dos impactos ambientais das operações, promovendo a saúde pública e reforçando nossa responsabilidade social”, destaca Sileide Neves, chefe da Divisão de Administração e Finanças do HU-Univasf.
Desafios assumidos: Compras sustentáveis e gestão de resíduos
Como membro do PHS, o HU-Univasf participará de dois desafios principais:
  • Compras Sustentáveis: com foco na inclusão de critérios ambientais nos processos de aquisição e incentivo a fornecedores com certificações ecológicas;
  • Resíduos de Serviços de Saúde (RSS): aprimorar o gerenciamento, com foco na redução da geração, ampliação da reciclagem e diminuição dos resíduos perigosos, por meio de práticas mais seguras e eficientes de segregação.
Boas práticas já em andamento
Mesmo antes de aderir ao projeto, o HU-Univasf já desenvolvia diversas ações sustentáveis. Entre elas, a distribuição de canecas reutilizáveis aos colaboradores, visando a redução de descartáveis; a ampliação de pontos de coleta seletiva; e o projeto “Saúde em Nossas Mãos”, voltado à prevenção de infecções hospitalares.
Para 2025, estão previstas ações como:
  • Capacitações internas em compras sustentáveis;
  • Monitoramento mensal das taxas de reaproveitamento;
  • Ampliação das campanhas educativas com foco em toda a comunidade hospitalar;
  • Ampliação de reciclagem com empresas certificadas, instalação de coletores apropriados e capacitação contínua para as equipes.

Câmara de Juazeiro sedia audiência pública para discutir o Plano Municipal de Segurança Alimentar e fortalecer o Programa Juazeiro Sem Fome

0

A Câmara Municipal de Juazeiro realiza, nesta quinta-feira (29), às 15h30, uma audiência pública com foco na segurança alimentar e nutricional no município. A iniciativa é da Coordenação Geral de Combate à Fome e Segurança Alimentar, e tem como objetivo ampliar o debate público em torno do tema e fortalecer as ações do já lançado Programa Juazeiro Sem Fome.

Com o tema “Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Juazeiro: Diagnóstico e Caminhos para o Programa Juazeiro Sem Fome”, a audiência pretende ouvir relatos da população sobre a realidade da fome no município, além de reunir propostas de enfrentamento construídas de forma participativa com a sociedade civil, movimentos sociais, entidades assistenciais, nutricionistas, gestores públicos e outros atores envolvidos.

O evento visa criar um espaço legítimo de escuta e diálogo, reconhecendo que a insegurança alimentar atinge um número crescente de famílias em Juazeiro. A coordenadora geral de Combate à Fome e Segurança Alimentar do município, Lorena Pesqueira, destaca a importância da articulação intersetorial.

“A fome é um desafio urgente e complexo, e essa audiência é um passo importante para ouvir a população e aprimorar as ações do Programa Juazeiro Sem Fome com base nas demandas reais da cidade”, afirma.

Lançado pela Prefeitura de Juazeiro, o Programa Juazeiro Sem Fome já vem implementando estratégias para combater a insegurança alimentar. A audiência pública surge como uma oportunidade de fortalecer essas ações por meio da escuta ativa e da construção coletiva de soluções.

Serviço:

Audiência Pública – Segurança Alimentar e Nutricional em Juazeiro
Data: 29 de maio de 2025
Horário: 15h30
Local: Câmara Municipal de Juazeiro
Ascom PMJ

“A prefeitura limpa e o povo suja”: Leitores do PNB registram flagrantes de descarte irregular de lixo no centro e no Mercado do Produtor de Juazeiro

1

 

Lançado em março pela Prefeitura de Juazeiro, o programa “Juazeiro Limpa” tem como objetivo transformar a cidade em um lugar mais agradável e saudável para todos. No entanto, passados quase dois meses, a população ainda não compreendeu totalmente a proposta e continua sujando os espaços públicos.

Nesta segunda-feira (26) o PNB recebeu registros de descarte irregular em via pública. Na esquina do antigo Tiro de Guerra, centro da cidade, um carroceiro foi flagrado despejando restos de poda de árvore na rua.

“A prefeitura limpa e o povo suja. Assim fica difícil! A equipe de limpeza está vindo toda semana limpar essa esquina, mas as pessoas não colaboram”, observou um morador.

Já no Mercado do Produtor, alguém de dentro de um caminhão atira lixo também em local inadequado.

“Caixas de papelão foram jogadas em plena luz do dia. Sou testemunha que este local foi limpo recentemente por equipes da SESP. Essa parte do Ceasa há anos não passava por uma limpeza. Quando limpa, vem um ‘cidadão’ deste e joga lixo, sem o menor respeito pela cidade. Essas atitudes não apenas prejudicam o meio ambiente, mas também comprometem a qualidade de vida em nossa cidade”, protestou um morador.

O “Juazeiro Limpa” é um esforço conjunto que depende da colaboração de cada cidadão. Ao descartar o lixo corretamente, separar os materiais recicláveis e denunciar irregularidades, você estará contribuindo para um Juazeiro mais limpo, bonito e saudável.

Redação PNB

Operação Risco Zero: Defesa Civil de Juazeiro inicia vistorias em imóveis com indícios de comprometimento estrutural

0



A Defesa Civil de Juazeiro começou a Operação Risco Zero, uma ação preventiva que vai percorrer diversos bairros da cidade realizando vistorias técnicas em imóveis com indícios de comprometimento estrutural. A ação é permanente mas será intensificada nos próximos 30 dias e tem como foco principal identificar situações de risco e prevenir acidentes em residências, prédios e edificações antigas.

A iniciativa busca envolver a população no monitoramento e no cuidado com a segurança das edificações e será conduzida por engenheiros e técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Obras Estruturantes. “É um trabalho preventivo que pode salvar vidas. Nosso objetivo é chegar antes que o problema aconteça”, destaca Ítalo Ferreira, coordenador da Defesa Civil de Juazeiro.

Como identificar sinais de risco

Os moradores devem ficar atentos a sinais como rachaduras nas paredes, fissuras no teto, estalos frequentes e pisos afundando. Caso qualquer um desses sinais seja percebido, a recomendação é solicitar uma vistoria gratuita por meio do WhatsApp (74) 9981-1279, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Após a solicitação, a equipe técnica realiza uma visita ao imóvel e emite um parecer com orientações específicas para cada caso. O documento é entregue diretamente ao solicitante e pode servir como base para reparos ou medidas de interdição, se necessário. A Defesa Civil orienta que os moradores compartilhem as informações da campanha com vizinhos, grupos de bairro e síndicos, contribuindo para uma cidade mais segura para todos.

Ascom/PMJ

Travessia Urbana de Juazeiro: DNIT informa que rampa nas imediações do supermercado GBarbosa permanecerá liberada até a próxima sexta-feira (30) e explica interdição de hoje

9

Após condutores reclamarem da interdição repentina da rampa que fica nas imediações do supermercado GBarbosa, no centro de Juazeiro, o que pegou de surpresa condutores e também a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se manifestou em nota à imprensa.

Nesta segunda-feira (26) vários motoristas procuram o PNB reclamando da interdição sem aviso prévio.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a intervenção na segunda descida da Banca, no sentido Juazeiro–Petrolina, ocorreu para a implantação de estaca, como parte das obras da Travessia Urbana de Juazeiro.

O órgão esclareceu ainda que a rampa permanecerá liberada para o tráfego de veículos até a próxima sexta-feira (30). Após esta data, a estrutura será demolida para o andamento das obras. No entanto, o departamento ressaltou que a banca não será demolida e o tráfego seguirá normalmente pela BR-407. Os condutores poderão utilizar a rampa seguinte, localizada nas proximidades do clube da AABB, para acessar a via, segundo o DNIT.

Reclamação

“Interditaram a rampa e não avisaram com antecedência. Além disso, não há agentes de trânsito no local. Nós, condutores, estamos sendo pegos de surpresa e isso acaba causando transtornos no trânsito. Quem estiver vindo para Juazeiro, já sabe: precisa descer na primeira rampa, senão fica preso”, alerta um motorista que entrou em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar a situação.

Além da falta de comunicação, os condutores também reclamam do horário escolhido para a intervenção, considerado de grande fluxo na cidade. “A cidade já está um caos por conta das obras da Travessia Urbana, e ainda interditam essa rampa em horário de grande movimentação? Não poderiam fazer esse serviço em outro horário? A mobilidade urbana em Juazeiro é um problema antigo, e ninguém toma providência. Até quando vai ser assim?”, desabafa.”, acrescentou outro condutor.

Em nota, a AMTT afirmou que “também foi pega de surpresa, não tínhamos ciência dessa interdição. O diretor – Presidente da AMTT, Mitonho Vargas, solicitou a reabertura da rampa. Ele está em contato com o DNIT e a empresa CLC para alinhar qual melhor estratégia para as próximas etapas da obra da travessia urbana de Juazeiro”.

Redação PNB

Teatro Dona Amélia recebe Kuey & Godóia na última apresentação do show Óbvio

0

O show “Óbvio – Kuey & Godóia” está de volta para a sua última apresentação neste sábado (31), às 20h, no Teatro Dona Amélia, em Petrolina (PE). No espetáculo, Coelhão Assis e Odomaria Macedo trazem consigo um pouco da história cultural do Vale do São Francisco nas canções de Coelhão e do grupo Êxodus, um movimento artístico-cultural que reuniu grandes artistas juazeirenses na década de 70.

No palco, entre canções costuradas com influências da bossa nova, da tropicália e dos Novos Baianos, o artista plástico, ator e compositor Coelhão Assis vai dividir os vocais e muitas histórias com a professora e antropóloga Odomaria Macedo. “O ‘Óbvio’ representa um momento de reencontro da gente com a arte, com a vida, com a pulsação da vida nesse cotidiano que a gente tem na região hoje. É uma viagem temporal, vindo dos anos 70 para 2025”, conta Odomaria.

A apresentação deste sábado marca a despedida desse show que foi uma prévia de um projeto maior que será apresentado por Coelhão e Odomaria em breve. “A ideia do show surgiu de outra pesquisa que temos, ainda em desenvolvimento, sobre o repertório do grupo Êxodus de Artes, um coletivo do qual participamos. O grupo tem um repertório extenso, que já estamos preparando para apresentar ao público”, revela Coelhão.

O show conta com a direção musical de Moésio Belfort, direção artística de Thom Galiano e o apoio do Sesc Petrolina e do coletivo cultural Indivíduo Coletivo. A banda é formada por Odomaria e Coelhão nos vocais, Carlos Hiury no teclado, Moésio Belfort na guitarra, Leo Andrade no baixo e Eduardo Vieira na bateria.

Serviço:

O quê: show “Óbvio – Kuey & Godóia” – Coelhão Assis e Odomaria Macedo

Onde: Teatro Dona Amélia | Sesc Petrolina

Quando: Sábado (31), às 20h

Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)

Informações e reservas: (74) 98825-5249 / (74) 98815-8656 (whatsapp)

Ascom

Prestação de Contas: em Audiência Pública Prefeitura de Sento Sé apresenta contas do 1º Quadrimestre de 2025

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Controladoria Interna, realizou na manhã desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública de Prestação de Contas referente ao 1º quadrimestre de 2025, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O momento de transparência e diálogo com a população, com a apresentação dos dados financeiros, orçamentários e fiscais da gestão municipal foi conduzida pelo contador Leandro Maia, que detalhou as receitas, despesas, investimentos e cumprimento das metas fiscais no período de janeiro a abril.

A controladora interna do município, Roberta Torres, destacou a importância do encontro como instrumento de transparência. “É fundamental que a população acompanhe de perto como os recursos públicos estão sendo aplicados. Essa audiência é um espaço de transparência e prestação de contas, onde mostramos com clareza os dados da gestão, promovendo a confiança e a participação cidadã.”

A audiência contou com a participação de representantes de secretarias, servidores públicos e população em geral.

Ascom PMSSE

140 anos de Senhor do Bonfim: Prefeitura inaugura Escola de Sanfoneiros nesta segunda-feira (26), Dia nacional do Sanfoneiro 

0

  

A Prefeitura de Senhor do Bonfim inaugura, nesta segunda-feira (26), data em que se celebra o Dia Nacional do Sanfoneiro, às 19h, na Praça Austricliano de Carvalho (ao lado da igreja), a Escola de Sanfoneiros, um espaço dedicado ao ensino e valorização da sanfona, símbolo maior da cultura nordestina e do São João.  

A iniciativa é fruto das secretarias municipais de Educação e Esportes e de Cultura, e integra a programação especial dos 140 anos de Senhor do Bonfim e dos 30 dias de forró do São João Minha Paixão 2025. 

“Investir na cultura é preservar nossas raízes e formar novas gerações conscientes da riqueza que é ser bonfinense. A Escola de Sanfoneiros é um marco nesse caminho”, afirmou o prefeito Laércio Júnior.  

Ascom PMSB