Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Deputado Zó participa de solenidade de entrega de instrumentos à Filarmônica de Barro Vermelho, Curaçá

0

 

 

O deputado estadual Zó do Sertão participou neste sábado, 22, na comunidade de Barro Vermelho, distrito de Curaçá, da entrega de 52 instrumentos musicais, mesa e caixas de som para a Orquestra Filarmônica 15 de Março, patrimônio cultural daquele município. A ação é fruto de emenda parlamentar, em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado(Secult). A solenidade contou com a presença do prefeito Murilo Bomfim, da vice-prefeita e secretária de Educação, Paizinha, secretários municipais e vereadores.

A Filarmônica Centenária é uma referência para a música e a cultura de toda a região. Após uma provocação da comunidade, e do prefeito Murilo, o deputado destinou R$ 100 mil em emenda parlamentar a Secult para a compra de instrumentos musicais, que servirão para a formação e apresentação d 15 de Março.

O prefeito agradece ao deputado pela sensibilidade. “Só temos a agradecer ao deputado Zó pela contribuição que tem dado a Curaçá, seja na educação, na saúde, infraestrutura e também na cultura. Esta parceria entre o governador Jerônimo, o deputado Zó e junto com o presidente Lula vai desenvolver Curaçá em todas as áreas e só quem ganha é a população”, declarou Murilo Bomfim.

Após os agradecimentos da Comunidade, o deputado, também reiterou a parceria com o município e toda a região e exaltou a importância de Barro Vermelho para a cultura da região e da Bahia. “Houve a solicitação da comunidade e nós procuramos atender ao pedido. Quero agradecer ao secretário Bruno Monteiro por entender a necessidade de oferecer políticas públicas de Cultura aos municípios e ao Governador Jerônimo por bem conduzir o nosso estado. Barro Vermelho é um berço cultural, terra fértil, de artistas, educadores, promotores de cultura. E Cultura é uma área que estou diretamente ligado. Temos feito ações para vários municípios e vamos continuar com esse objetivo, de colocar o nosso mandato à disposição da população”, assegurou Zó do Sertão.

Ascom

São João de Petrolina 2025: Prefeitura faz os últimos ajustes para a festa de lançamento que acontece nesta segunda-feira (24), na orla da cidade

0

 

Em um evento que acontece nesta segunda-feira (24), a partir das 18h30, na orla, a Prefeitura de Petrolina vai lançar a programação do do Ciclo Junino na cidade e a programação do São João do Vale, no pátio Ana das Carrancas.

Na festa de lançamento, o público conhecerá os artistas e eventos que farão parte dos festejos juninos na cidade.

A festa de lançamento é aberta ao público, mas é necessário fazer a reserva dos ingressos através do site https://ingresso.tech/lancamentosaojoaodepetrolina2025, que estão sendo liberados por lotes, devido a alta procura. A quantidade de ingressos é limitada para preservar a segurança das pessoas que estarão presentes na festa. Também vai ser possível acompanhar ao vivo através do YouTube da Prefeitura de Petrolina.

O público poderá conferir as participações de artistas renomados da música nacional e regional, como João Gomes, ⁠Marcynho Sensação, Iguinho e Lulinha, Desejo de Menina, Vitor Fernandes, Heitor Costa, Tarcisio do Acordeon, Fabinho Testado, Elisson Castro, Guilherme Ferri, Arthurzinho, Keu Dantas e Anny Barbi.

“O evento promete ser um grande aquecimento para o início de uma das festas mais esperadas do ano na região. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, garante que este será mais um ano de sucesso, onde o povo de Petrolina e os turistas terão a oportunidade de vivenciar o verdadeiro espírito junino”, informou a PMP.

Redação PNB, com informações Ascom/PMP

Juazeiro Limpa: Prefeitura intensifica fiscalização para combater a invasão de áreas públicas

0

 



Espaços como praças, escolas e unidades de saúde são essenciais para o bem-estar da população e o desenvolvimento das comunidades. No entanto, a ocupação irregular de áreas públicas tem dificultado a implantação dessas estruturas em Juazeiro. Para evitar esse problema e como parte do “Programa Juazeiro Limpa”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH), está reforçando a fiscalização e promovendo a conscientização sobre a importância de preservar esses espaços para o uso coletivo.

De acordo com o superintendente operacional da SOPH, Daniel Lucas Santos de Souza Rabelo, a preservação dessas áreas é fundamental para a comunidade.

“As áreas destinadas ao poder público têm um papel essencial na estruturação da cidade e na oferta de serviços para a comunidade. A ocupação irregular compromete esse planejamento e pode trazer prejuízos para todos”, explicou.

O secretário da SOPH, Giovanne Silva, reforça a importância da conscientização da população sobre o tema. “Nosso objetivo é garantir que essas áreas permaneçam disponíveis para projetos que beneficiem a coletividade e que a cidade fique limpa e com um ambiente agradável para todos. Estamos trabalhando para orientar a população e reforçar a fiscalização, de forma a evitar ocupações irregulares e assegurar que o município possa desenvolver espaços de lazer e serviços públicos para todos”, destacou.

Crime previsto em lei

A invasão de área pública é regulamentada pela Lei Federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que trata do parcelamento do solo urbano. Além disso, a Lei Federal nº 4.947, no artigo 20, estabelece que invadir terras da União, dos Estados e dos Municípios, com intenção de ocupação, é crime, sujeito a detenção de 6 meses a 3 anos.

A Lei Complementar Municipal nº 018/2016, no artigo 469, prevê ainda a desocupação e demolição de construções erguidas irregularmente nessas áreas. A legislação busca assegurar que o planejamento urbano seja seguido para benefício da população.

A Prefeitura solicita o apoio dos cidadãos na preservação desses espaços e na denúncia de ocupações irregulares.

Ouvidoria

Para registrar denúncias ou obter mais informações, o cidadão pode acessar o site oficial da Prefeitura de Juazeiro (www.juazeiro.ba.gov.br), onde encontrará a Ouvidoria na página principal, ou enviar um e-mail para ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br.

Além disso, o telefone (74) 9 8846-0016 está disponível para atendimento, e as redes sociais da Prefeitura também direcionam o público para esse serviço.

O atendimento presencial ocorre no Paço Municipal, localizado na Praça Barão do Rio Branco, nº 01, Centro, Juazeiro-BA, das 9h às 13h.

Ascom

Juazeiro Limpa: “Estamos Trabalhando incansavelmente, inclusive aos domingos. Contamos com a colaboração dos moradores”, conclama secretário  

2

 



A Prefeitura de Juazeiro continua intensificando os serviços diários de limpeza do espaço urbano, através do Programa Juazeiro Limpa.

Neste domingo (23), as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) atuaram na entrada do João Paulo II e no entorno do Distrito Industrial, realizando serviços de capina, varrição e limpeza geral, garantindo um ambiente mais agradável para os moradores e trabalhadores da região.

“Diariamente, o programa Juazeiro Limpa avança em diferentes pontos da cidade com serviços de capina, varrição, poda de árvores, pintura de meio-fio, além do uso de máquinas para desobstrução de canais, caçambas e retroescavadeiras. O serviço de tapa-buracos, tanto em vias asfaltadas quanto em paralelepípedos, também segue sendo realizado para melhorar a mobilidade urbana”, informou a gestão municipal.

O secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, destacou o compromisso de limpeza e a importância dessa atuação contínua.

“Nosso compromisso é manter Juazeiro limpa, como a cidade merece. Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente, inclusive aos domingos, para garantir que os serviços cheguem a todos os bairros. Contamos também com a colaboração dos moradores para manter esse cuidado com nossa cidade.”

Mais uma vez, o gestor da pasta pediu a colaboração da comunidade.

“Pedimos que as pessoas descartem os resíduos corretamente e respeitando os horários de coleta. O Programa Juazeiro Limpa segue firme, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar para todos”, concluiu o gestor.

Redação PNB, com informações Ascom/SESP

Oito meses após o prazo dado pelo MPBA para que o município de Juazeiro implantasse ações de proteção animal nenhuma ação foi adotada: “Os poderes públicos são omissos”

4

 

Em julho do ano passado, a Prefeitura de Juazeiro firmou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, que deu um prazo de 180 dias para que o município implantasse um programa permanente de controle populacional de animais com esterilização de cães e gatos e desenvolvesse outras ações referentes a causa animal.

Oito meses após o prazo dado pelo Promotor de Justiça Alexandre Lamas nenhuma ação foi adotada.

“Há uma ineficiência da atuação pública municipal no sentido de proteção à população de cães e gatos em situação de risco (“animais de rua/abandonados”), os quais encontram-se à mercê de todas as formas de violência, desabrigados, feridos, com sujeição de risco de doenças à própria população”, observou o representante do MPBA na época em que o TAC foi firmado.

Aumento 

O aumento da população de cães e gatos nas ruas de Juazeiro, Norte da Bahia, aumenta também a preocupação de moradores que reclamam frequentemente da quantidade de animais errantes pela cidade e a indignação com a ausência de ações dos poderes públicos.

Abandonados, eles vivem entregues à própria sorte e contam apenas com os defensores da causa animal, que tentam suprir a falta de políticas públicas voltadas aos animais.

Nos últimos dias, o PNB tem noticiado casos de ataques de cães de rua às pessoas e a outros animais. Moradores do centro e bairros estão assustados e cobram providência a gestão municipal.

Casos

A professora Maria Gildaci, moradora da Rua Moisés Ramos, no Loteamento Morada do Rio, em Juazeiro, está vivendo essa dor: a dor do luto.

Na terça-feira (11), a professora Maria Gildaci, moradora da Rua Moisés Ramos, no Loteamento Morada do Rio, perdeu Pepe, seu filho de 4 patas com quem conviveu por 10 anos. Pepe, um pinscher, foi atacado, na porta de casa, por cães de rua. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e acabou morrendo. Uma moradora do mesmo loteamento também foi atacada e ficou ferida.

Neste sábado (22), o leitor do Portal Preto no Branco, Jair Lopes, entrou em contato com nossa redação para chamar a atenção para as dezenas de cachorros que se aglomeram no Terminal Rodoviário. Segundo o leitor os cães estão atacando quem passa pelo local.

“Muitos cachorros ficam soltos na rodoviária de Juazeiro. Os mesmos avançam nas pessoas e em motos e bicicletas podendo ocasionar acidentes. Preciso de forma diária deixar minha esposa na rodoviária pela manhã e buscar início da noite e todos os dias a dois anos e a mesma coisa com esses animais”, declarou o leitor.

Em janeiro deste ano, 3 usuários procuraram a UBS do Novo Encontro em busca da vacina antirrábica, após serem mordidas por cães de rua. Um dos casos ocorreu no bairro Santo Antônio. No Residencial Brisa da Serra, segundo uma moradora que nos procurou, os cães errantes estavam infestados de carrapatos.

“São mais de 10 cachorros cheios de carrapatos, tem uns que estão até com morotó. Os cachorros mordem as pessoas que passam, rasgam lixos”, queixou-se a moradora.

“Os poderes públicos são omissos com a causa animal. Fizeram um TAC que nunca foi cumprindo e fica por isto mesmo”, protestou um leitor do PNB.

TAC/MPBA

Em julho do ano passado, a Prefeitura de Juazeiro firmou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, para em um prazo de 180 dias implantar um programa permanente de controle populacional de animais com esterilização de cães e gatos, de acordo com o disposto na Lei Federal n.º 13.426/2017 e nas resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

O TAC, de autoria do Promotor de Justiça Alexandre Lamas da Costa, estabeleceu também um prazo de 180 dias para que o município concluísse “as reformas do canil/gatil público para atender os animais da comarca e dotar de equipamentos, insumos, medicamentos, estrutura, veículos e pessoal necessários para a prestação dos serviços de fiscalização. Além disso, implementar o serviço de esterilização de cães e gatos abandonados e errantes em via pública, em número semanal a ser apurado através de estudo de situação, além de mutirões se necessário”.

Segundo o Promotor de Justiça, as medidas deverão ser implementadas “sem prejuízo de, no mínimo uma vez por semana, ter o mesmo serviço à disposição gratuitamente da população comprovadamente carente (famílias que dispõem do Cadastro Único) e das entidades filantrópicas de proteção animal situadas no Município e previamente cadastradas junto à Secretaria de Meio Ambiente”.

O TAC estabelece ainda outras medidas, como “o fornecimento de ração aos animais acolhidos ou capturados e realização de procedimentos de apreensão dos animais, com adoção das providências sanitárias pertinentes a todo e qualquer animal que estiver acometido de zoonose e que ponha em risco a saúde pública. Também devem ser apreendidos todos animais que estiverem submetidos a maus tratos ou mantidos em condições insalubres de alojamento”.

O Promotor de Justiça registrou ainda que o Município deverá instalar e disponibilizar à população sistema ininterrupto de denúncias de maus tratos contra animais.

“Há uma ineficiência da atuação pública municipal no sentido de proteção à população de cães e gatos em situação de risco (“animais de rua/abandonados”), os quais encontram-se à mercê de todas as formas de violência, desabrigados, feridos, com sujeição de risco de doenças à própria população”, observou Alexandre Lamas.

Estamos pedindo respostas à Prefeitura de Juazeiro

Redação PNB

Policiais da Rondesp-Norte apreendem armas e munições em local suspeito de ser ponto de trafico de drogas no Jardim Novo Encontro, em Juazeiro

0

 

 

Durante rondas realizadas na noite do último sábado (22), no bairro Jardim Novo Encontro, em Juazeiro, policiais da Rondesp Norte e 76ª CIPM suspeitaram de um homem que passava de bicicleta e aparentava ter feito uso de substância psicoativa.

Durante a abordagem, o suspeito confessou o uso e indicou o local onde teria adquirido a droga.

Na residência informada, os PMs encontraram 1 espingarda caseira, munições intactas (calibres 32, 38 e 40), 1 arma de choque Taser, 9 celulares, 1 balança de precisão, 2 facas, 01 invólucro de substância análoga à cocaína e R$50,00 em espécie.

O homem e o material apreendido foram apresentados à Delegacia de Polícia.

Redação PNB

Univasf publica edital de licitação para construção do bloco acadêmico do Campus Salgueiro

0

O processo licitatório para a contratação de empresa especializada para execução da obra do bloco acadêmico do Campus Salgueiro (PE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi iniciado ontem (20), com a publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU).

A licitação, realizada na modalidade concorrência, visa à construção de um prédio com área de aproximadamente 7.290 metros quadrados. A obra será financiada com recursos previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O bloco acadêmico do Campus Salgueiro abrigará 8 salas de aula, 10 laboratórios, 2 salas dos colegiados com 36 gabinetes, 4 baterias de banheiro e 20 salas de apoio. Além desse prédio com licitação aberta, o projeto do Campus Salgueiro também prevê outro bloco, onde funcionarão a biblioteca, o refeitório, o auditório, áreas de apoio e convivência. O campus também contará com um castelo d’água, um mirante para contemplação, um anfiteatro aberto, uma quadra poliesportiva coberta e praças, além de uma pista de caminhada.

O reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, ressaltou que, após o sucesso na avaliação de reconhecimento dos cursos do Campus Salgueiro, na qual Engenharia de Produção recebeu a nota máxima, o Conceito 5, e Ciência da Computação o Conceito 4, a construção desta obra consolida a presença da Univasf no município e na região. “Este marco histórico não apenas fortalece a universidade, mas também abre caminho para a futura oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação. Desde sua chegada a Salgueiro em 2019, a Univasf, seis anos depois, entrega uma estrutura significativa com a construção do principal edifício do campus, beneficiando toda a comunidade acadêmica e local”, afirmou.

 

Ascom/Univasf

Bahia avança na gestão hídrica com inovação e participação social

0

 

No Dia Mundial da Água, celebrado no último sábado (22), a Bahia apresenta avanços e conquistas em políticas públicas que colocam o estado no centro das discussões sobre o futuro da gestão sustentável e participativa dos recursos hídricos.

No último ano, o Governo da Bahia fortaleceu os instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, evidenciando o protagonismo social dos comitês e a articulação entre todos os entes que compõem o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram adotas iniciativas estratégicas para proteger os mananciais, fortalecer os comitês de bacia e ampliar o monitoramento dos rios e do clima. Além disso, novas tecnologias e parcerias vêm sendo incorporadas para garantir que a gestão hídrica seja cada vez mais eficiente, a exemplo da construção do Sistema Integrado para Gestão dos Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneos no Oeste da Bahia, que vai fortalecer o monitoramento nas bacias hidrográficas vinculadas ao Aquífero Urucuia, com ampliação e modernização da rede hidrológica, entre outros benefícios.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, ressaltou a importância de medidas concretas para assegurar o acesso à água, recurso natural indispensável à vida, à promoção social e ao desenvolvimento. “Na Bahia, temos avançado com políticas públicas que garantem o uso sustentável desse recurso essencial, fortalecendo os comitês de bacia e aprimorando o monitoramento dos nossos mananciais. Entre as metas estabelecidas, os planos de bacia ganham notoriedade por estabelecer ações prioritárias para a gestão, considerando situações de secas, poluição, vazão dos rios, saneamento, entre outros”.

O gestor pontuou ainda que até 2030, estão previstos 24 milhões de investimentos, finalizando os 14 planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos dos Corpos D’água, que serão entregues aos Comitês e à população baiana. Para 2025, estão previstas a conclusão e disponibilização dos produtos finais de dois Planos de Bacias, os do Rio Paraguaçu e do Recôncavo Norte e Inhambupe, bem como estão em andamento os cronogramas para contratação dos planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas dos rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (PIJ), do Leste, do Entorno do Lago de Sobradinho e do Frades, Buranhém e Santo Antônio (FRABS).

Outro marco da Gestão Ambiental da Bahia foi a retomada, após 10 anos de inatividade, do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERHBA), um instrumento que vai possibilitar a aplicação de recursos para impulsionar a melhoria de planos, programas e projetos socioambientais focados na proteção e conservação dos recursos hídricos, a exemplo da educação ambiental, restauração de matas ciliares, saneamento, entre outros.

A diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins explica que “as políticas que estamos implementando, em parceria com diversos setores da sociedade, demonstram nosso empenho em garantir a segurança hídrica para as presentes e futuras gerações. Esses objetivos só serão alcançados com políticas públicas mais efetivas e bem direcionadas, com ampla participação da sociedade civil, usuários e das universidades, contribuindo para garantir os usos múltiplos e a disponibilidade dos recursos hídricos a curto, médio e longo prazo”.

A Sema, por meio do Inema, atua junto aos 14 comitês baianos como secretaria executiva, dando o suporte para exercerem suas atividades administrativas, assim como no auxílio técnico e orientação em relação à elaboração e execução dos planos de bacias, bem como parcerias na promoção de atividades e projetos que visem a conservação dos corpos hídricos e ecossistemas associados.

Neste contexto, a Bahia sediou, em 2024, o III Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (Ecoba) e o III Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Alagoas, Bahia e Sergipe (Albase), um espaço que reforçou uma governança participativa e descentralizada, incentivando soluções conjuntas e integradas com a participação de representantes de colegiados ambientais, da sociedade civil, especialistas, gestores públicos, povos originários e comunidades tradicionais.

Outras iniciativas em destaque são ações de preservação, monitoramento e educação ambiental que estão sendo realizadas na sub-bacia do Rio Utinga, para garantir o uso equilibrado deste importante afluente da Bacia do Paraguaçu. Também foi entregue, em 2024, o Plano das Condições Hídricas e Sócio Ambientais para a Recuperação da Microbacia do Alto Rio Paraguaçu, com propostas de soluções técnicas, institucionais e legais para os principais problemas identificados na região.

A Bahia no Pacto Nacional pela Gestão das Águas – Progestão

O estado está entre os que melhor aplicaram os recursos do Progestão, aprimorando os instrumentos de gerenciamento (monitoramento, fiscalização, outorga, cadastro de usuários, enquadramento e planos de bacia).

“Nos dados apresentados e avaliados em 2024, a Bahia alcançou uma nota de 98,7% no cumprimento das suas metas, recebendo R$ 1,38 milhão, correspondente à primeira parcela dos R$ 7 milhões previstos até o final deste 3º ciclo do projeto. É uma parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) que estimula o fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, mediante o alcance de metas fixadas pelo estado e aprovadas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh)”, explicou o diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Inema (DIRAM), Antonio Martins.

Rede de monitoramento e análise da qualidade

Dentre os principais investimentos estão os destinados ao Programa Monitora, uma rede de coleta e análise da qualidade das águas dos rios e lagoas, nos seus trechos mais importantes. Sá neste Programa houve uma evolução significativa no último ano, já são mais de 600 pontos de análise da qualidade distribuídos em todas as regiões, somados, ao todo, a estrutura de monitoramento gerenciada pelo Inema também conta com uma rede monitoramneto quantitativo composta de 133 estações pluviométricas (chuvas), 219 estações fluviométricas (rios, lagoas), 100 hidrogeológicas (águas subterrâneas) e 57 meteorológicas.

Também foram aprimorados os produtos elaborados na Sala de Situação, uma estrutura específica onde são monitorados eventos climáticos críticos e elaborados, diariamente, boletins meteorológicos, previsões do tempo, focos de calor e de situação das secas.

“O monitoramento meteorológico permite o entendimento do comportamento do regime das chuvas, de grande relevância para o ciclo hidrológico, ter melhor panorama em respeito às regiões mais críticas do estado em relação às situações de seca e enchentes. A água é um dos recursos mais valiosos do planeta e garantir sua disponibilidade exige planejamento, investimento e cooperação”, ressaltou o diretor da DIRAM.

Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH

É um instrumento de planejamento de médio a longo prazo, definindo os mecanismos institucionais necessários à gestão integrada, sustentável e participativa, dos recursos hídricos no âmbito estadual.

Em 2024, a Sema lançou o processo de licitação para contratação de empresa para elaboração do novo Plano (2025 – 2040). Serão atualizados e incorporados mais estudos, com a integração das águas superficiais e subterrâneas, atualização do balanço hídrico do estado, estudos socioeconômicos, ações mitigadoras visando a mediação de conflitos e de mudanças climáticas, dentre outros.

“O Plano em vigência foi elaborado em 2005, com outra perspectiva de gestão, por isso a necessidade de uma ampla revisão, que contemple as mudanças climáticas, socioambientais e de legislação ocorridas nos últimos anos. A construção deste novo documento, que em breve entrará na fase de licitação, trará uma abordagem com foco na participação social, o que não ocorreu em sua primeira edição”, explicou a especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema, Larissa Cayres.

Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas

Em fase de elaboração, o programa já conta com mapeamentos estratégicos dos níveis de degradação socioambiental da Bahia e áreas prioritárias para revitalização de bacias. Reunirá um conjunto de projetos de revitalização da cobertura florestal, ampliação da disponibilidade hídrica, proteção de nascentes e margens dos rios (APPs), bem como beneficiar comunidades rurais, com saneamento e apoio na produção e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade.

Fiscalização do uso de recursos hídricos

Em 2024, as ações da fiscalização específicas para recursos hídricos incluíram 21 atendimentos a denúncias, cinco operações planejadas para apurar captações e barramentos irregulares.

O diretor de Fiscalização Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, ressaltou o empenho dos servidores e os investimentos em novas tecnologias. “Hoje, contamos com tecnologias de sensoriamento remoto e georreferenciado, a exemplo do Programa Monitora e o GeoBahia. Essas ferramentas são aprimoradas continuamente para agregar novos procedimentos na fiscalização em campo, dando o suporte necessário para que os técnicos realizem a verificação imediata do cumprimento das condições e termos previstos nas outorgas”.

 

Ascom/Sema

Escolas da rede municipal festejam o Dia Mundial da Água

0

A água é um recurso natural fundamental para a sobrevivência dos seres vivos no planeta terra. Mas ela é um recurso esgotável. Por isso, em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março como o “Dia Mundial da Água”, para lembrar à população mundial sobre a necessidade de preservá-la.

Em Juazeiro, para marcar a data, as escolas da rede municipal de ensino anteciparam as comemorações e realizaram uma série de atividades, nesta sexta-feira (21), com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a sua importância. As escolas realizaram desde atividades lúdicas com as crianças da Educação Infantil até visitas de campo a unidades de tratamento da água.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal 15 de Julho, visitaram a Estação de Bombeamento de Água da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), do polo irrigado de Maniçoba. “Nós agradecemos ao Distrito de Irrigação (DIM) pela oportunidade e parceria, e por compartilhar conhecimento com os nossos jovens. Conhecer o que é nosso também zelar pelo nosso lugar. Cuidar da água, cuidar do rio, é, também, uma forma de cuidar um pouco de cada um de nós”, frisou a gestora da unidade escolar, Jamielle Dantas.

Na Escola Municipal Professora Atanilha Luz Araújo, em Massaroca, a data foi marcada por uma visita à Estação de Tratamento do SAAE no Distrito. Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, guiados pela professora Raquel Silva e pela equipe do SAAE, aprenderam sobre a importância da água e sobre o trajeto que ela faz até chegar às torneiras das casas. Os alunos também distribuíram panfletos sobre o uso consciente da água.

A Escola Municipal Santo Antônio, no Projeto Curaçá (NH3), em Itamotinga, incluiu a temática nas atividades pedagógicas. “Com os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o nosso foco foi a leitura, a escrita e a interpretação de textos. Já com as turmas do 1º ao 2º ano, o foco foi a alfabetização, utilizando a temática da água, a partir do uso de metodologias diversificadas”, contou a vice-gestora da Escola, Laura Belfort.

Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), o tema também foi trabalhado de forma lúdica. Para a faixa etária de 2 a 5 anos, os professores de escolas como a EMEI Maria de Lourdes do Vale Almeida, no NH3, e a EMEI Mariá Viana Tanuri, no Santo Antonio, estimularam os alunos a reconhecerem a importância da água para a vida e a necessidade de preservá-la.

Ascom Seduc/PMJ