Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Deputado Zó apresenta Moção de Aplausos aos 40 anos do Departamento de Ciências Humanas da UNEB, em Juazeiro

0

 

 

O deputado estadual Zó do Sertão apresentou à mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira, 24, uma Moção de Aplausos pelo aniversário de 40 anos de funcionamento do Departamento de Ciências Humanas(DCH3), do campus 3 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

A Instituição de Ensino Superior tem contribuído com o desenvolvimento da Educação, Cultura e outras áreas do Território Sertão do São Francisco. Em 1985, foi autorizado funcionamento da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Juazeiro, onde passou a ofertar o Curso de Pedagogia, que formou diversos profissionais da educação em toda a Região Norte. EM 2002, já Departamento de Ciências Humanas, o DCH3 passou a oferecer o curso de Jornalismo, também contribuindo no desenvolvimento da Comunicação do Vale do São Francisco, com profissionais e estudos na área.

Neste período de 40 anos, a o DCH3 também realizou parcerias com os municípios na formação de professores e cursos de extensão e pós-graduação, como especializações diversas e mestrado, através do Programa de Pós-graduação em Cultura, Educação Territórios Semiáridos(PPGESA).

“Em nome da sua diretora, professora Andréa Cristiana Santos, parabenizo e saúdo pelas quatro décadas de contribuição ao desenvolvimento de Juazeiro e toda a região. O DCH também é um espaço de fomento à cultura e formação de profissionais para a cidade, a região, o estado, o país e o mundo. Deixo o meu mandato à disposição para que contribuir com este belíssimo trabalho que vem sendo realizado. Vida longa ao DCH3 e à UNEB”, declarou o deputado Zó do Sertão.

Ascom

“É a cara da gente”: Prefeito de Petrolina lança programação do São João 2025; confira

2

 

Na noite de ontem (24), a Prefeitura de Petrolina, Sertão de Pernambuco, anunciou as atrações do tradicional São João que será realizado entre os dias 13 e 23 de junho.

O lançamento, que aconteceu na orla da cidade, contou com a participação do cantor João Gomes, Iguinho e Lulinha, Desejo de Menina e outros artistas nordestinos.

O início dos festejos será no dia 24 de abril com programação nos bairros e comunidades rurais. No Pátio de Eventos Ana das Carrancas acontecerão os grandes shows. O ciclo junino será encerrado com a tradicional Missa do Vaqueiro, no dia 29 de junho.

Programação

Exporajada acontece de 25 a 27 de abril e a Vaquejada de Petrolina, entre os dias 27 de maio e 1º de junho.

O “Pra Sempre São João”, substituindo o “São João dos Bairros” será realizado nos dias 16 e 17 de maio, na Avenida dos Tropeiros.

Entre os dias 6 e 8 de junto haverá concursos de quadrilhas, a tradicional Jecana do Capim e a Corrida dos Namorados.

No Pátio Ana das Carrancas a festa acontecerá entre os dias 13 e 23 de junho.

Confira a programação: 

13 de Junho • Sexta-feira

  • Leonardo Bell Marques
  • Pablo Iguinho & Lulinha
  • Marcynho Sensação
  • Taty Girl

14 de Junho • Sábado

  • Simone Mendes
  • À Vontade (Zezo | Luan Estilizado | Raí Saia Rodada)
  • Seu Desejo
  • Tayrone
  • Manu
  • Batidão
  • Elisson Castro

15 de Junho • Domingo

  • O Grande Encontro (Alceu Valença | Elba Ramalho | Geraldo Azevedo)
  • Eduardo Costa
  • Desejo de Menina
  • Fabinho Testado
  • Guilherme Dantas
  • Fabiana Santiago

18 de Junho • Quarta-feira

  • Zezé de Camargo e Luciano
  • Matheus e Kauan
  • Leo Santana
  • Tarcísio do Acordeon
  • Dorgival Dantas
  • Nuzio Medeiros

19 de Junho • Quinta-feira

  • Wesley Safadão
  • Henry Freitas
  • Natanzinho Lima
  • Murilo Huff
  • Eric Land
  • Heitor Costa

20 de Junho • Sexta-feira

  • Nattan
  • Menos é Mais
  • Léo Foguete
  • Felipe Amorim
  • Zé Vaqueiro
  • Ana Costa

21 de Junho • Sábado

  • Gusttavo Lima
  • Xand Avião
  • Alok
  • João Gomes
  • Jonas Esticado
  • Arthurzinho

22 de Junho • Domingo

  • Luan Santana
  • Bruno & Marrone
  • Mari Fernandez
  • Calcinha Preta
  • Ávine Vinny
  • Bruno & Denner

23 de Junho • Segunda-feira

  • Jorge & Mateus
  • Zé Neto & Cristiano
  • Lauana Prado
  • Claudia Leitte
  • Vitor Fernandes
  • Pedro Cavalcanti

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças na cúpula da Segurança Pública; Cel Paulo Coutinho deixa o comando geral da PM

0

 

O Governador Jerônimo Rodrigues anunciou mudanças no comando das Forças de Segurança, nesta segunda-feira (24), em coletiva de imprensa, na sede do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em Salvador.  A renovação consolida um novo ciclo de liderança comprometido com a valorização do mérito, a experiência operacional e a qualificação técnica. As nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOEBA), desta terça-feira (25).

“Agradeço aos nossos antecessores por esses dois anos de companhia e atuação efetiva na segurança pública. É natural que mudanças aconteçam para oxigenar o trabalho. Os novos dirigentes chegam com respaldo técnico, experiência acumulada e credibilidade interna, prontos para impulsionar políticas de segurança mais modernas, articuladas e eficazes para a sociedade baiana”, declarou o governador.

Na Polícia Militar, o coronel Antônio Carlos Silva Magalhães assume o posto de comandante-geral, sucedendo o coronel Paulo Coutinho. Com uma trajetória que se iniciou como soldado da corporação, o novo comandante é reconhecido por sua sólida formação multidisciplinar, experiência no campo das ações táticas e passagens relevantes pela Secretaria da Segurança Pública, incluindo a área de Inteligência. Magalhães conta com amplo respeito entre praças e oficiais, sendo visto como um líder acessível, ético e estrategista. O novo subcomandante-geral é o coronel Antônio do Nascimento Lopes, oficial com vasta experiência administrativa e operacional, conhecido por sua integridade e competência técnica.

Na Polícia Civil, o delegado André Augusto de Mendonça Viana foi nomeado delegado-geral, sucedendo a delegada Heloísa Brito. Com mais de duas décadas na corporação, Viana é cursado em Operações Especiais e atuou em diversas áreas investigativas, com destaque para sua liderança à frente da então Coordenadoria de Operações Especiais (COE), atual Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), uma das unidades táticas mais respeitadas do país. Ele terá como delegada-geral adjunta, a experiente Márcia Pereira dos Santos, ex-diretora do DRACO, referência nacional no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado, com destacada atuação em redes estratégicas como a ENCCLA e a Rede Recupera.

No Corpo de Bombeiros, a liderança passa agora para o coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes, que sucede o coronel Adson Marchesini no comando da corporação. Com formação sólida, vasta experiência operacional e atuação destacada na capital e na Região Metropolitana de Salvador, o novo comandante reúne atributos técnicos e sensibilidade institucional para conduzir o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), diante dos desafios contemporâneos da proteção civil e do socorro público. Sua trajetória inclui missões internacionais, atuação como gestor logístico e instrutor em diversas áreas de formação de bombeiros.

No Departamento de Polícia Técnica, o perito criminal Osvaldo Silva assume como diretor-geral, no lugar da perita Ana Cecília Bandeira. Mestre em administração pública e especialista em segurança pública, direito e ciências criminais, Osvaldo tem longa experiência como perito oficial, gestor e professor. Atuou no planejamento de grandes eventos como os Jogos Olímpicos Rio 2016 e ocupou cargos estratégicos na Secretaria da Segurança Pública. Sua liderança promete modernizar a gestão pericial, fortalecer a inteligência forense e valorizar os profissionais da área técnico-científica.

“Os esforços continuarão para que possamos intensificar o enfrentamento e a diminuição dos índices criminais no nosso estado. Confiamos a nossa missão a esses novos dirigentes, que tenho certeza, se dedicarão ao máximo para proteger e servir o cidadão baiano”, destacou Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública.

Fonte: Ascom/SSP

Tentativa de golpe: STF começa a julgar nesta terça (25) o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares do núcleo principal

0

 

Começa nesta terça-feira (25), na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a análise das denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete de seus aliados, acusados de participação na tentativa de golpe, que culminou nos atos do 8 de Janeiro.

A sessão terá início a partir das 9h30 e será transmitida através dos canais da TV Justiça.

O Ministro Alexandre de Moraes será o relator do caso.

A Primeira Turma do STF definirá se Bolsonaro e outros militares denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) se tornarão réus por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, fato que ocorreu após a vitória do Presidente Lula em 2022.

Também serão analisadas as denúncias contra os ex-ministros Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos e o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, também deputado federal pelo PL-RJ e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Os denunciados são acusados pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do estado democrático de direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Redação PNB

 

Cerimônia de Posse da UPB e FECBAHIA ocorre sexta-feira (28)

0

Sexta-feira, 28 de março, será o dia de celebrar o municipalismo baiano. É que nesta data, às 9h, vai ocorrer o ato de aclamação e posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB), em cerimônia conjunta com a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA), que também estará empossando novos membros da diretoria para Biênio 2025-2026. O evento, que ocorre no Auditório da UPB, contará com a presença dos prefeitos e prefeitas da Bahia, do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de senadores, parlamentares e demais autoridades.

Na oportunidade o atual presidente da UPB, Quinho Tigre, transmitira o cargo ao prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso. Também serão empossados outros 16 gestores, sendo seis da diretoria executiva e 10 membros do conselho fiscal, entre titulares e suplentes. A diretoria executiva é formada por: Beto Pinto (MDB), vice-presidente institucional e prefeito de Medeiros Neto; Kitty Guimarães (Avante), vice-presidente administrativa e prefeita de Taperoá; Danillo Sales (PCdoB), 1º secretário e prefeito de Várzea da Roça; Vitor do Posto (MDB), 2º secretário e prefeito de Santanópolis; Arnaldo Oliveira (PSB), 1º tesoureiro e prefeito de Caém; e Regis Aragão (PP), 2º tesoureiro e prefeito de Ituberá.

Também no evento o prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, assume a presidência da FECBAHIA, que substituirá o atual presidente da federação, Thiancle Araújo.

Sobre Wilson Paes Cardoso

Wilson Paes Cardoso é o prefeito reeleito e está em seu quarto mandato no município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Wilson Cardoso tem 73 anos, é também empresário e pecuarista, foi presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) entre os anos de 2020 a 2022. Durante seu mandato à frente da federação, ele liderou importantes avanços, incluindo a aprovação da Lei 14.488/2022, que instituiu o Programa Consórcios Públicos Municipais da Bahia. Em 2023, Wilson foi eleito vice-presidente administrativo da União dos Municípios da Bahia (UPB), compondo a diretoria executiva da instituição. Desde o mês de outubro, Cardoso vem recebendo o apoio significativo de prefeitos a sua candidatura para presidência da UPB, tendo outros oito candidatos declinando da disputa para apoiá-lo. Com o registro de chapa única União de Verdade, ele será eleito por aclamação para assumir a presidência da entidade no biênio 2025/2026.

Sobre a UPB

União dos Municípios da Bahia – UPB, uma associação civil, sem fins lucrativos, com caráter federativo, sem vínculo partidário, fundada em 13 de agosto de 1964, é incumbida estatutariamente da representação e defesa dos interesses dos municípios baianos. Norteada pelo princípio de que a união ainda é o melhor meio de enfrentar os desafios, vencer dificuldades comuns e fortalecer uma causa, a entidade constituiu-se em um espaço de diálogo e produção de estratégias para apoiar as prefeituras na superação dos obstáculos enfrentados pelos gestores municipais.

 A UPB, no cenário nacional, posiciona-se entre as maiores e mais abrangentes associações municipalistas estaduais. Mantém contato direto e permanente com os municípios, por intermédio de ampla e eficiente rede de comunicação para divulgação de informações de interesse das gestões municipais. Especializada no apoio técnico aos gestores nas diversas áreas da gestão pública, figura como principal fonte de orientação para os prefeitos baianos e suas equipes. Sua localização estratégica, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a torna destino certo dos gestores que visitam a capital.

Serviço

Cerimônia de Posse UPB e FECBAHIA

Data: 28.03

Horário: 9h

Local: Auditório da UPB

Ascom

Deputado Roberto Carlos acompanha avanços na infraestrutura de Serra da Canabrava e reforça compromisso com o desenvolvimento de Uauá

0

 

 

Após a importante conquista da ligação asfáltica entre Serra da Canabrava e Caldeirão, além da pavimentação e iluminação em LED no distrito onde nasceu, o deputado estadual Roberto Carlos (PV) segue acompanhando de perto os impactos dessas melhorias para a população de Uauá.

“Foi uma emoção imensa poder entregar essa obra tão aguardada para a minha terra natal. Ver de perto como essas melhorias estão transformando a vida das pessoas reafirma o nosso compromisso em continuar trabalhando pelo desenvolvimento da nossa região”, destacou o parlamentar.

Roberto Carlos também reforçou sua parceria com o prefeito Marcos Lobo e o vice-prefeito Moisés Ribeiro, além do apoio do governador Jerônimo Rodrigues. “Nada disso seria possível sem o trabalho conjunto do nosso grupo político, que tem atuado com dedicação para transformar a Bahia em um lugar melhor para todos”, afirmou.

Com as obras concluídas, o deputado já planeja novas ações para fortalecer a infraestrutura e a qualidade de vida no município. “Seguimos firmes, atentos às demandas da nossa gente e buscando sempre mais avanços para Uauá e toda a Bahia”, concluiu.

Após a importante conquista da ligação asfáltica entre Serra da Canabrava e Caldeirão, além da pavimentação e iluminação em LED no distrito onde nasceu, o deputado estadual Roberto Carlos (PV) segue acompanhando de perto os impactos dessas melhorias para a população de Uauá.

“Foi uma emoção imensa poder entregar essa obra tão aguardada para a minha terra natal. Ver de perto como essas melhorias estão transformando a vida das pessoas reafirma o nosso compromisso em continuar trabalhando pelo desenvolvimento da nossa região”, destacou o parlamentar.

Roberto Carlos também reforçou sua parceria com o prefeito Marcos Lobo e o vice-prefeito Moisés Ribeiro, além do apoio do governador Jerônimo Rodrigues. “Nada disso seria possível sem o trabalho conjunto do nosso grupo político, que tem atuado com dedicação para transformar a Bahia em um lugar melhor para todos”, afirmou.

Com as obras concluídas, o deputado já planeja novas ações para fortalecer a infraestrutura e a qualidade de vida no município. “Seguimos firmes, atentos às demandas da nossa gente e buscando sempre mais avanços para Uauá e toda a Bahia”, concluiu.

Ascom

Prefeitura de Casa Nova otimiza rede de frios e intensifica vacinação com o Carro da Vacina e Zé Gotinha, nesta semana

0

 

A cidade de Casa Nova receberá, nesta semana, o Carro da Vacina e a presença do Zé Gotinha, para reforçar as ações de vacinação nos distritos e na sede.

O cronograma será o seguinte:

Segunda-feira – Ouricuri e Lagoa do Alegre

Terça-feira – Santana, Mosquito e Riacho do Sobrado

Quarta-feira – Tiririca, Luiz Viana e Poço da Pedra

Quinta-feira – Pau a Pique e Bem Bom

Sexta-feira – Sede, nos postos do centro da cidade

Atualização da Carteira de vacinação

Durante a ação a equipe de imunização vai estar atualizando a caderneta   de vacina para o público em geral, com a oferta das seguintes vacinas: Para o público adulto, dT e ⁠Hepatite B; para gestantes dTpa; para crianças de 0 a 6 anos, Febre amarela, ⁠BCG, ⁠Hepatite B, ⁠Hepatite A, ⁠VIP, ⁠Pneumo 10, ⁠Rotavírus, ⁠Pentavalente, ⁠Meningite C e ACWY, ⁠Tríplice Viral, Varicela e ⁠Covid e para adolescentes de 11 a 14 anos, HPV e ⁠ACWY.

Reestruturação da Rede de Frios

Além da ação itinerante, para otimizar as ações de imunização no município, a Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reestruturando a rede de frios com equipamentos adequados. Segundo Adriele Costa, diretora de Vigilância em Saúde, “cada equipamento custa cerca de R$ 10 mil e vai melhorar significativamente o armazenamento de imunizantes”, explicou.

Ascom/PMCN

Prefeitura de Senhor do Bonfim inaugura Odontomóvel e reforça compromisso com a saúde bucal da população

0

 

“Nunca imaginei ver um consultório móvel desse porte aqui na nossa comunidade. É um sonho! A gente precisava muito de um atendimento assim, de qualidade, sem precisar sair daqui. Agradeço à Prefeitura por lembrar da gente”, declarou emocionada a moradora do povoado de Cruzeiro, Jozete Araujo, durante a inauguração do Odontomóvel, realizada pela Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na comunidade de Cruzeiro, neste sábado (22).

Durante a sua fala no evento o Prefeito Laércio Júnior destacou o empenho da gestão municipal em melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. “O Odontomóvel é um símbolo do nosso compromisso em levar saúde onde as pessoas estão, superando barreiras geográficas e promovendo ações preventivas em todas as comunidades”.

O Odontomóvel

Com um investimento de R$ 340 mil, o Odontomóvel conta com uma estrutura moderna e equipada com consultório odontológico completo. Serão oferecidos serviços como limpeza, extração, prótese e restauração (obturação), todos realizados por profissionais qualificados.

A Secretária Municipal de Saúde, Renata Mercês, reforçou a importância da iniciativa. “O ponto de partida foi aqui no Cruzeiro, mas nosso compromisso é levar esse serviço a todas as comunidades de Senhor do Bonfim, principalmente aquelas mais distantes dos postos fixos. Saúde bucal é essencial, e todos merecem esse cuidado”, pontuou.

Atendimentos e serviços

Além do atendimento em saúde bucal, o evento levou também outros serviços à população, como: Testes rápidos para ISTs, vacinação, aferição de pressão arterial e orientações com a equipe de endemias e saúde do trabalhador.

Também participaram da ação o secretário municipal de Administração, Leandro Feitosa, a coordenadora de Saúde Bucal, Luciana Nascimento, e a comunidade.

Ascom/PMSB

Encerramento da primeira formação do Programa Atualiza AMTT contou com a participação do prefeito de Juazeiro

0

 

Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou do encerramento da primeira formação do Programa Atualiza AMTT, voltado para a capacitação dos Agentes e Fiscais de Trânsito e Transporte e da Guarda Civil Municipal. A iniciativa, promovida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT), teve uma carga horária de 40 horas e marcou o início de uma série de treinamentos que visam modernizar a gestão viária da cidade.

Durante o encerramento, o prefeito entregou os certificados aos servidores e ressaltou a importância da capacitação contínua para a melhoria dos serviços prestados à população. “A segurança e a organização do trânsito são desafios constantes, e investir na qualificação dos nossos agentes é essencial para que possamos construir uma cidade mais segura e eficiente. Esse é apenas o começo de um trabalho que trará grandes benefícios para Juazeiro”, declarou.

O programa tem como principal objetivo capacitar os servidores da AMTT, adotando novas tecnologias e práticas operacionais para tornar Juazeiro um modelo em gestão de trânsito e transporte. A formação reforça o compromisso da administração municipal em investir no aprimoramento contínuo dos agentes que atuam diretamente na mobilidade urbana, promovendo um trânsito mais seguro para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Para a fiscal de trânsito e transporte, Maria do Carmo, a formação foi uma experiência enriquecedora. “Acredito que para um servidor público essa capacitação valoriza ainda mais nossa categoria. Trabalhamos com legislação, e essa atualização nos permite colocar em prática o que está acontecendo no país. Foi gratificante e só acrescentou ao nosso trabalho do dia a dia. Parabenizo ao prefeito e toda sua equipe pela iniciativa”, afirmou.

Segundo Paulo Lima, gestor de políticas públicas do município, um diagnóstico prévio revelou a necessidade de investir na gestão do conhecimento dos servidores. “Não tem como prestarmos um serviço de qualidade sem investirmos em formação, e esse foi apenas o primeiro treinamento de muitos que virão. Nós convidamos a Polícia Rodoviária Federal, que possui uma universidade corporativa, e eles trouxeram o ensino de trânsito e transporte para que pudéssemos atualizar nossos servidores com as práticas mais recentes das fiscalizações. Quero agradecer ao colega da PRF, Moacir Gomes pela parceria e por ter realizado uma excelente formação”, finalizou.

Também participaram do encerramento da formação o diretor da AMTT, Mitonho Vargas e o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota.

Ascom/PMJ