Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Última chance para negociar seus débitos com vantagens: Parcelaê encerra em 31 de março e não será prorrogado

0



Quem está em dívida com tributos municipais tem a última oportunidade de negociar seus débitos com descontos de até 100% em multas e juros. O programa Parcelaê vai até 31 de março e não será prorrogado. Essa é a chance de regularizar suas pendências e contribuir para o futuro de Juazeiro. A Prefeitura está oferecendo condições especiais para os contribuintes que possuem débitos em atraso com o ISS (Imposto Sobre Serviços), TFF (Taxa de Fiscalização de Funcionamento) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Os interessados podem obter 100% de desconto nos juros e multas para pagamentos referentes ao IPTU e TFF com vencimento até dezembro de 2023, e ao ISS com vencimento até agosto de 2024. Regularizar a situação fiscal evita complicações futuras, como inscrição em dívida ativa e restrições para obtenção de certidões negativas.

Manter os tributos em dia é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Os recursos arrecadados serão revertidos em melhorias para a população, como a pavimentação de ruas na sede e no interior, proporcionando mais infraestrutura e qualidade de vida para os juazeirenses.

Atendimento

Os interessados em aproveitar os benefícios do Parcelaê podem comparecer ao Serviço de Atendimento Municipal (SAM), localizado na Rua Pedro Borges Viana, nº 32, Centro de Juazeiro, no prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também é possível solicitar a regularização online, acessando o site https://juazeiro.1doc.com.br/atendimento

Ascom PMJ

Atletas juazeirenses irão representar a cidade de Juazeiro e a Bahia em Campeonato Brasileiro de Judô

0

 

Quatro atletas do Clube Judô Juazeiro estão de malas prontas para disputar o Campeonato Brasileiro de Judô (Região III). O evento será realizado pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e acontecerá na Cidade de Simões Filho BA.

O quarteto é formado por 2 alunos da rede pública de ensino, e um da rede particular, além de uma universitária, todos os atletas são de alto rendimento do Clube Judô Juazeiro e conquistaram as vagas no início do mês em uma Seletiva Estadual realizada pela Febaju (Federação Baiana de Judô).

A classificação dos atletas para o Campeonato se deu com muito esforço de dedicação dos atletas, buscar essa vaga foi muito complicado, três delas são estreantes nessa competição a exemplo do Arthur Miranda, Ryan Gabriel e Jhonn Kennedi, todos os 3 Sub 15 e a Sensei Kids Alana Moura atleta já experiente que está de volta aos tatames.

Alguns atletas ainda estão correndo atrás de colaboradores para amenizar o alto custo da viagem que já é agora dia 27 a 30 de Março, pois não tem sido fácil se manter competindo por conta do alto custo dos deslocamento, além de enfrentar grandes adversários a falta de patrocínio é um grande obstáculo a ser vencido primeiro.

Quem quiser e puder ajudar pode enviar qualquer valor para o PIX do Clube Judô Juazeiro (contatojudojuazeiro@gmail.com) ,o mesmo está disponível em nossas redes sociais (@judojuazeiro).

Ascom

Após cobranças, Hospital Regional de Juazeiro dá uma previsão sobre pagamento do piso da enfermagem referente ao mês de fevereiro

0

 

O Hospital Regional de Juazeiro, na região Norte da Bahia, se manifestou sobre o pagamento do piso salarial aos profissionais de enfermagem que no último dia 19 de março cobraram da instituição uma previsão de quando pagaria do direito da categoria referente ao mês de fevereiro.

Em nota enviada ao PNB, o HRJ informou que “o pagamento referente ao piso da enfermagem é feito conforme o recurso é disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado. Dessa forma, a instituição informa que o pagamento do piso da enfermagem referente ao mês de fevereiro está previsto para o dia 26 de março”.

Cobrança

Profissionais de enfermagem que atuam no Hospital Regional do município de Juazeiro, Norte da Bahia, continuam cobrando o pagamento do piso salarial que está em atraso. A categoria afirma que a direção da empresa Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), responsável pela instituição hospitalar, não tem dado nenhuma previsão e a categoria está sem receber o pagamento referente ao mês de fevereiro.

Os atrasos são constantes e, todos os meses, os trabalhadores recorrem a este veículo para denunciar a empresa pelos atrasos e ainda por descontos que eles desconhecem o motivo.

“Estamos cansados deste massacre. Todos os meses precisamos nos expor para recebermos nosso retroativo do piso salarial. Cobramos explicações sobre esses atrasos, sobre os descontos e o motivo pelo qual não disponibilizam nossos contracheques e a  empresa Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) nunca dá uma resposta concreta e nem regulariza essa situação. Têm meses que, no Portal da Transparência, consta que o repasse foi realizado e a empresa não nos paga, faz questão de nos maltratar.”, denunciou uma profissional que preferiu não se identificar.

Também em contato com o PNB, outra profissional relatou que a coordenação da empresa está tentando silenciar a categoria para que os profissionais não exponham os transtornos que passam com os recorrentes atrasos.

“Sou funcionária do HRJ há mais de 10 anos e hoje me vejo sem valorização profissional.
A coordenação de Enfermagem neste mês de março realizou uma reunião e nós, funcionários, ficamos ansiosos para saber a pauta. Até acreditamos que seria para regularizar os nossos pagamentos. Mas, Acreditem, o motivo era justamente pedindo para não denunciar a organização e nem envolver o nome do HRJ em blogs em relação ao piso de enfermagem. Porém, não nos deram uma data fixa de nos pagarem. O mês de fevereiro não foi pago, não temos previsão. Querem nos calar para que não cobremos um direito que é nosso. A desculpa é que a SESAB não repassou e quer dizer que só não repassa para o Regional? Queremos nosso direito. Esse dinheiro é nosso! Já não bastam os descontos abusivos que nem contracheque nos liberam para sabermos e ainda atrasa? Tem gente que só tem um vínculo e R$ 1.800,00 por mês para sobreviver e passa necessidade.

 

Redação PNB 

Deputado Roberto Carlos propõe responsabilização para tutores de cães que ataquem animais de produção

0

 

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) está analisando um novo Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado estadual Roberto Carlos (PV), que visa responsabilizar os tutores de cães que invadam propriedades rurais e causem danos a animais de produção no estado. A iniciativa surge em resposta a um problema recorrente enfrentado por produtores e pecuaristas, especialmente na região do sisal, onde ataques a caprinos e ovinos têm gerado prejuízos econômicos e impactos ambientais significativos.

De acordo com o texto do projeto, tutores de cães que invadam propriedades e prejudiquem a fauna local responderão civil e criminalmente pelos danos causados, independentemente de dolo ou culpa. “É inadmissível que os produtores continuem sofrendo com esse problema sem qualquer tipo de ressarcimento. O nosso objetivo é garantir a posse responsável dos animais e proteger a economia rural da Bahia”, declarou Roberto Carlos.

O PL estabelece penalidades rigorosas, incluindo multas que variam de R$ 1.500,00 por animal ferido a R$ 8.000,00 em caso de reincidência. Além disso, prevê a possibilidade de retirada da guarda do cão caso o tutor seja negligente. “Os cães atacam não apenas por fome, mas também por instinto, causando mortes e mutilações. Isso afeta diretamente os pequenos produtores, que dependem desses animais para sua subsistência”, reforçou o deputado.

O projeto também destina os valores arrecadados com multas para programas de controle populacional de cães errantes, castração e conscientização sobre posse responsável. Caso o cão envolvido no ataque não tenha tutor identificado, a responsabilidade pelo recolhimento e destinação do animal ficará a cargo da prefeitura municipal onde ocorreu o incidente.

A proposta aguarda tramitação e votação na ALBA. Para Roberto Carlos, a aprovação desse projeto representa um avanço na legislação estadual, garantindo mais segurança para os produtores e promovendo uma convivência harmoniosa entre os animais e a população. “Contamos com o apoio dos nossos colegas parlamentares para aprovar essa medida tão necessária”, finalizou o deputado.

Ascom

Sebrae em Juazeiro sedia encontro para apresentar o programa Desenrola Rural

0

O Sebrae em Juazeiro recebeu na quarta-feira (19) agricultores e representantes de associações e sindicatos rurais da região Norte da Bahia, para apresentar o Desenrola Rural. O programa do Governo Federal foi criado para facilitar a renegociação de débitos do setor em atraso para com os agentes financeiros.

A iniciativa está em vigor desde o dia 24 de fevereiro de 2025 e oferece descontos e condições especiais para quem está no campo possa regularizar a situação financeira e continuar investindo em sua produção.

O analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, coordenou o encontro e a apresentação do programa foi feita por uma equipe do Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), agência Juazeiro, formada pelo gerente geral Hugo Santiago, pelos agentes de desenvolvimento Jorge Murilo e Sheila Cristina, pelo gerente de relacionamento Pronaf-BA, e pela agente de crédito Gabriel Farias, agente de crédito.

O evento foi construído com o apoio da Fetag-BA, que esteve representada pelo assessor sindical Iran Wilker, e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juazeiro, representado pelo Diretor Agnaldo Meira. Outras entidades também marcaram presença na reunião: a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), representada pelo presidente George Falcão, o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro pelo presidente Josival Santos Barbosa, e Priscila Sá, representando a Prefeitura Municipal, por meio da Agência de Desenvolvimento Rural de Juazeiro.

O gerente do BNB em Juazeiro, Hugo Santiago, agradeceu ao Sebrae pela disposição em buscar alternativas para o desenvolvimento da economia no Vale do São Francisco. “A parceria com o Sebrae é um impulso muito grande para fortalecer cada vez mais a economia em nossa região, e a presença significativa dos produtores do setor, reforçada pelos representantes sindicais, reflete o interesse coletivo para buscar soluções, adquirir conhecimentos e seguir trabalhando em busca de alcançar os objetivos”, afirmou.

“Como diz o nome, o programa veio para ‘desenrolar’ possíveis entraves que existam nas operações de inadimplência. Por isso, ao invés de ficar esperando, o BNB se antecipou e está indo nas entidades e visitando comunidades. A nossa agência está de portas abertas para atender a todos que precisam de apoio ou mesmo uma informação que atenda às necessidades dos produtores e das produtoras para liquidar possíveis débitos e aprovar novos créditos”, acrescentou Santiago.

Regina Lúcia, diretora do Polo Sindical do Vale do São Francisco, ressaltou a importância do programa para o setor e destacou que ele é fruto de pauta do movimento Grito da Terra iniciado pelos produtores rurais, que chamava a atenção para as demandas da agricultura familiar. “Agradecemos ao Sebrae e BNB pela iniciativa, pois acreditamos que ele facilita o acesso a políticas públicas que vão melhorar a qualidade de vida da mulher e do homem do campo”, disse.

Anselmo Vital, engenheiro agrônomo e produtor rural no município de Curaçá (BA), considerou a reunião como produtiva. Para ele, o programa Desenrola Rural é muito importante para o setor, que sofre em função dos efeitos climáticos da seca e da oscilação dos preços dos produtos agrícolas. “Tudo isso tem influenciado muito na condição de pagamento dos investimentos e dos custeios que os agricultores têm feito, o que dificultam o acesso ao crédito. O programa oferece facilidades na renegociação e garante uma ficha limpa para o produtor que estava inadimplente, deixando-o apto para acessar um novo crédito”.

Agnaldo Meira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Juazeiro, complementa que o programa Desenrola Rural representa uma conquista do movimento Grito da Terra. “Ele possibilita negociações de dívidas de até 80% de desconto. Isso fortalece a agricultura familiar que, além de quitar débitos existentes, possibilita a chegada de novos créditos para que o agricultor continue trabalhando para fortalecer a segurança alimentar na região e no país”, destacou.

O analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral, ressaltou a importância dos parceiros na mobilização do evento. “Estamos muito felizes em poder sediar um encontro como esse, focado no homem e na mulher do campo, perpassando desde a palestra realizada sobre gestão financeira, bem como a excelente explanação do BNB, a fim de que os agricultores regularizem as suas pendências, acessando novo crédito”, concluiu Amaral

Desenvolvimento Turístico: Casa Nova é destaque na primeira edição do Bahia Week Show 2025

0

 

 

A Prefeitura de Casa Nova marcou presença na primeira edição do Bahia Week Show 2025, evento realizado entre os dias 17 e 21 de março, em São Paulo, reunindo hoteleiros, representantes estaduais, prefeituras e parceiros do setor turístico de todo o Brasil e do exterior. O encontro foi promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA), com apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).

O prefeito Anisio Viana celebrou a participação e sucesso da cidade no evento. “Casa Nova tem um imenso potencial turístico, e vê-lo sendo reconhecido em um evento dessa magnitude nos enche de orgulho. Vamos seguir investindo e trabalhando para que o turismo seja mais uma força motriz do nosso desenvolvimento”, destacou.

Destaque

Casa Nova representou a zona turística do Vale do São Francisco e teve papel de destaque no evento, que contou com a participação de 48 operadoras de turismo, entre nacionais e internacionais, além de capacitações voltadas para todas as 13 zonas turísticas do estado.

Produtos como as vinícolas, fazendas de exportação de manga, gastronomia típica e as praias de água doce despertaram o interesse imediato das empresas. “Casa Nova foi vista como uma rota de turismo de experiência, voltada para o turista que busca vivências únicas, como provar nossos vinhos, conhecer nossas riquezas naturais e mergulhar na nossa cultura”, afirmou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sílvia Rocha, que representou o município no evento.

 

Ascom/PMCN

Sobradinho: UBS Maria Ribeiro promove Saúde Itinerante e leva atendimento à Comunidade de Correnteza

0

A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Atenção básica segue ampliando o acesso da população a serviços essenciais. No último sábado (22), a comunidade de Correnteza foi contemplada com atendimento médico, odontológico, vacinação, exame preventivo, testes rápidos e outras ações de promoção à saúde.

O objetivo da ação é garantir assistência básica de qualidade e reduzir a demanda reprimida dos pacientes que moram na zona rural.

A Secretária de Saúde, Josefa Moreira, destacou a relevância do atendimento extra muro da UBS, vindo para mais próximo dos pacientes, reforçando o compromisso da gestão com uma saúde acessível e de qualidade.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas por quem mora na zona rural e do quanto é essencial levar os serviços de saúde até essas comunidades. É um compromisso com a dignidade da nossa população. Agradeço ao Prefeito Cleivynho Sampaio pelo total apoio a essa ação e a iniciativa de toda a equipe da Unidade Básica Maria Ribeiro que não mediu esforços para oferecer um atendimento humanizado à comunidade de Correnteza. Seguimos firmes, levando mais saúde, cuidado e qualidade de vida para nossa gente. A gestão municipal segue trabalhando para fortalecer a Atenção Básica e ampliar cada vez mais as ações voltadas ao bem-estar da população. Estamos firmes e nos preparando para fazer muito mais. Vem coisa boa por ai, para todas as comunidades do interior do nosso município”, anunciou a gestora.

Ascom/PMS

Sento Sé avança em parceria com o Sebrae para fortalecer o desenvolvimento econômico local

0

 

 

Nesta segunda-feira (24), representantes da Prefeitura de Sento Sé estiveram reunidos com representantes do Sebrae. A reunião que aconteceu na sede da prefeitura teve como pauta a apresentação do Programa Agente Territorial SEBRAE BA (ATS BA), voltado ao fortalecimento da economia local por meio da integração entre gestão pública, empreendedores e atores estratégicos.

Participaram do encontro os secretários Enos André (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Adriano Almeida (Administração), além dos técnicos Janeilma Balbino e Sandro Almeida. Representando o Sebrae participou a Maria Auxiliadora Costa Gomes, que conduziu a apresentação do projeto.

Pauta

Além da apresentação do programa integrou a pauta  da reunião temas como: atualização do Comitê Estratégico, a construção de um plano de ação para 2025, o fortalecimento da Sala do Empreendedor e a aplicação do Formulário IDEM – Índice de Desenvolvimento Econômico Municipal.

Ascom PMSSE

Dias Toffoli antecipa voto e STF tem maioria para condenar Zambelli

0

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) (foto) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.Mesmo com o pedido de vista do ministro Nunes Marques, que suspendeu o julgamento virtual nessa segunda-feira (25), o ministro Dias Toffoli antecipou seu voto, seguindo o entendimento do relator, ministro Gilmar Mendes, para quem a reação armada diante de ofensas não encontra amparo no Estado Democrático de Direito.

Com isso, o placar registrado até agora pelo Supremo é de seis votos a zero para condenar a parlamentar a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto. Os ministros que votaram pela condenação também se manifestaram pela perda do mandato em função da condenação criminal.

Votaram os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli– todos acompanhando o voto do relator. Outros cinco ministros ainda precisam votar.

Defesa

Em nota enviada à Agência Brasil, o advogado Daniel Bialski, representante da deputada, declarou que a defesa não conseguiu fazer sustentação oral no julgamento e que o pedido “sequer foi analisado pelo relator.” Para Bialski, houve cerceamento de defesa.

“Essa seria a melhor oportunidade de evidenciar que as premissas colocadas no voto proferido estão equivocadas. Esse direito do advogado não pode ser substituído por vídeo enviado — cuja certeza de visualização pelos julgadores inexiste. Mas, apesar desse cerceamento da defesa, foram ainda enviados e despachados memoriais com os ministros para motivá-los a ter vistas e examinar minuciosamente os autos”, afirmou o advogado.

Agência Brasil