Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Representantes da Educação de Juazeiro participam do XXI Fórum da Undime, em Salvador

0

Representando Juazeiro, a secretária de Educação, Maéve Melo, e a gestora de Políticas Públicas, Mary Adriana Evangelista dos Santos, participaram, de 26 a 28 de março, do XXI Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime/BA). O evento, realizado em Salvador, reuniu 1.200 participantes de 350 municípios baianos para discutir o tema “Tecendo saberes e fazeres na garantia de uma educação pública com equidade”.

A programação incluiu espaço de expositores, compartilhamento de experiências exitosas dos municípios, oficinas, palestras e as mesas de conversação com pesquisadores e convidados de diferentes instituições e atendimentos individualizados por técnicos do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Secretaria de Educação do Estado e outros colaboradores da Undime/BA.

“Representar Juazeiro nesse encontro foi extremamente importante para dialogar e trocar experiências com outros municípios e instituições, com o objetivo de buscar projetos e iniciativas que nos ajudem a fortalecer a nossa rede municipal de ensino e a fazer da educação de Juazeiro a melhor da Bahia”, pontuou a secretária Maéve Melo.

Ascom Seduc/PMJ

Pé-de-Meia: 1ª parcela de 2025 é paga a partir desta segunda-feira (31)

0

 

Os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, beneficiários do programa Pé-de-Meia 2025 recebem, a partir desta segunda-feira (31), a parcela do Incentivo Matrícula no valor de R$ 200. A parcela única anual será paga de forma escalonada até 7 de abril, conforme o mês de nascimento do estudante.O Incentivo Matrícula é destinado a todos os estudantes do ensino médio público que efetivaram sua matrícula para o ano letivo de 2025. A Caixa Econômica Federal confirma que neste mês, serão disponibilizadas cerca de 3,9 milhões de parcelas, sendo 1,3 milhão para novos estudantes, ou seja, que ingressaram no primeiro ano do ensino médio público em 2025.

O estudante pode consultar o aplicativo Jornada do Estudante do MEC para saber se tem o direito a receber os benefícios.

Em fevereiro, o MEC repassou os recursos da parcela do Incentivo Conclusão dos três anos do ensino médio relativos ao Pé-de-Meia de 2024.

Confira o calendário de pagamento da primeira parcela da edição de 2025 do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200:

  •     Nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 31 de março;
  •     Nascidos em março e abril recebem em 1º de abril;
  •     Nascidos em maio e junho recebem em 2 de abril;
  •     Nascidos em julho e agosto recebem em 3 de abril;
  •     Nascidos em setembro e outubro recebem em 4 de abril;
  •     Nascidos em novembro e dezembro recebem em 7 de abril;

A chamada Poupança do Ensino Médio tem quatro tipos de incentivos:

  • incentivo-matrícula: por matrícula registrada no início do ano letivo, valor pago uma vez por ano, no valor de R$ 200;
  • incentivo-frequência: por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas. Para o ensino regular, são nove parcelas durante o ano de R$ 200.
  • incentivo-conclusão: por conclusão e com aprovação em cada um dos três anos letivos do ensino médio e participação em avaliações educacionais, no valor total de R$ 3 mil. O saque depende da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio;
  • incentivo-Enem: por participação comprovada nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último ano do ensino médio. Os R$ 200 são pagos em parcela única ao estudante matriculado no terceiro ano e ficam disponíveis para saque.

O incentivo-matrícula corresponde à primeira parcela do ano. As parcelas do incentivo-frequência, que somam R$ 1,8 mil por ano, são pagas ao longo do ano letivo, a partir da comprovação da frequência mensal do estudante.

O pagamento do incentivo-conclusão na modalidade poupança depende da conclusão de cada ano do ensino médio e poderá ser sacado somente após a aprovação no terceiro ano. A última parcela, a do incentivo-Enem, será concedida se o estudante comparecer aos dois dias de provas do Enem, no ano em que estiver cursando o terceiro ano do ensino médio.

Aos alunos da EJA, o bônus é pago em quatro parcelas de R$ 225, por semestre cursado. O valor total semestral é de R$ 900.

Depósitos

Todos os incentivos do Pé-de-Meia são pagos pelo Ministério da Educação em conta aberta automaticamente pela Caixa em nome dos estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio matriculados em 2025.

O agendamento dos pagamentos e os futuros depósitos também poderão ser consultados no aplicativo Jornada do Estudante, que pode ser baixado em smartphones e tablets e o login é feito com o próprio Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante na conta no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. A conta pode ser de nível de segurança bronze.

Calendário

Portaria nº 143/2025 do MEC estabelece o calendário de pagamento do programa Pé-de-Meia em 2025.

Os depósitos são feitos de acordo com matrícula, frequência dos estudantes nas aulas e participação no Enem. Os pagamentos seguem um cronograma que varia conforme o mês de nascimento do estudante.

Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro confirma realização dos Jogos Escolares para o período entre 25 de abril e 23 de maio

0

A Prefeitura de Juazeiro anunciou, nesta terça-feira (25), em um Congresso Técnico, o período de inscrições e o cronograma de realização dos Jogos Escolares Municipais 2025. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) e reuniu profissionais de Educação Física de escolas públicas e privadas.

O Congresso Técnico foi o momento de apresentar os Jogos Escolares para a comunidade. “Nós reunimos os profissionais de Educação Física com o objetivo de apresentar as informações sobre o calendário e o regulamento dos Jogos Escolares. Essa será a 45ª edição dos Jogos Escolares e queremos convidar todas as escolas a participar desse evento tão importante para fomentar a prática esportiva e estimular a integração entre os estudantes de diversas escolas”, explicou o diretor de Esportes da Seduc, Wagner Rocha.

As inscrições para os Jogos Escolares começam nesta quinta-feira (26) e seguem até 10 de abril, através do endereço eletrônico: jogosescolares.juazeiro.ba.gov.br

. A abertura oficial do evento será no dia 25 de abril e as competições irão acontecer de 28 de abril a 23 de maio. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com idades entre 9 e 17 anos.

Os alunos competem em 14 modalidades esportivas, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, masculino e feminino, abrangendo competições coletivas e individuais. Os Jogos Escolares Municipais de Juazeiro antecedem os Jogos Escolares Estadual e Nacional.

Ascom/PMJ

Juazeiro Limpa: revitalização da sinalização se estende para os bairros da cidade

0

Prosseguindo com as ações do Programa Juazeiro Limpa, a  Prefeitura de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte e Mobilidade Urbana (AMTT), iniciou a revitalização da sinalização das avenidas São João e Giuseppe Mucine, no bairro Piranga. “Estamos com duas frente de serviço, uma no centro e essa aqui no bairro Piranga. Essa revitalização da sinalização também contribui com nossa campanha Trânsito Seguro AMTT 2025, uma cidade bem sinalizada reflete na redução no número de acidentes de trânsito”, ressaltou Mitonho Vargas, diretor-presidente da Autarquia.

As faixas de pedestre e a sinalização horizontal foram reacendidas, os semáforos alinhados e reajustados e as placas de regulamentação revitalizadas. Mas de nada adianta se os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres não obedecerem às leis de trânsito.

Essa iniciativa beneficiou o comércio local, como relata a comerciante conhecida no bairro como dona Maria do Queijo, “há quatro anos que peço pra colocar uma faixa de pedestre aqui e não colocaram. A gente agradece por ser atendida agora”.

Ascom

Wilson Cardoso toma posse como presidente da UPB

0

Cerimônia histórica marca o fortalecimento do municipalismo baiano. Nesta sexta-feira (28), ocorreu o ato de aclamação e posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2025/2026, em cerimônia conjunta com a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA). O novo presidente da UPB é o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, e da FECBAHIA é Sivaldo Rios, prefeito de Capim Grosso. O evento ocorreu na sede da UPB e contou com a presença de prefeitos e prefeitas da Bahia, do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de senadores, parlamentares e demais autoridades.

 “Vamos trabalhar com o único objetivo que é o municipalismo forte. Vamos realizar os sonhos dos prefeitos, prefeitas e todos aqueles que acreditaram que nós podemos representá-los com honradez, trabalho e determinação. Eu não tenho dúvidas que avançaremos porque nós temos no governo da Bahia e federal amigos de todos os partidos que vamos precisar bater na porta. Só com união é que vamos, juntos, avançar nas pautas municipalistas”, resumiu o novo presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso.

Quinho Tigre, que transmitiu o cargo ao prefeito de Andaraí, agradeceu a todos que contribuíram com a sua caminhada. “Minha gratidão eterna a cada um de vocês que me deu a chance de estar aqui dentro desta casa. Vocês definitivamente me deram uma oportunidade ímpar de poder demonstrar primeiro a Bahia e depois ao Brasil a força da UPB.

“A Bahia hoje é a sede do municipalismo brasileiro, porque são duas agendas importantes”, disse o governador Jerônimo Rodrigues, que se comprometeu com Wilson Cardoso e Sivaldo Rios em desenvolver um banco de projetos junto com as instituições.  “Nós estaremos de mãos dadas em nome dos prefeitos e prefeitas da Bahia”, completou.

De acordo com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, a administração municipal é responsável pela capilaridade que o governo federal precisa para desempenhar uma boa gestão. ”Não é possível melhorar a educação ou a saúde no país se o prefeito ou prefeita não estiverem engajados”, explicou.

O senador Jaques Wagner, que está em viagem com o presidente Lula ao Vietnã, foi representado por sua esposa, Fátima Mendonça, natural de Andaraí. Ela reforçou que “Wilson é sinônimo de luta municipalista”. Mesmo longe, Wagner enviou uma mensagem especial. “Desejo muita sorte e trabalho para você, Wilson, e Sivaldo também, que estão tomando posse hoje. Eu tenho certeza que vocês vão fazer um belo trabalho”, disse. Na sequência, o presidente Lula também saudou o novo presidente da UPB. “Pode contar com o governo federal, levar demandas porque lá na presidência você vai ter um amigo dos prefeitos. Boa sorte que Deus te ajude”.

“Wilson fez uma construção importante para que houvesse o entendimento e por unanimidade se fizesse hoje uma eleição com todos os prefeitos e prefeitas reunidos. Pela primeira vez, são 417 prefeitos unidos pela causa municipalista e eu estou no senado federal para auxiliá-los”, resumiu o senador, Otto Alencar. Mesma linha seguida pelo senador Ângelo Coronel.

A coordenadora da bancada da Bahia na Câmara, a deputada Lídice da Mata, reforçou que “a relação da bancada federal com os prefeitos do estado tem sido de solidariedade total em todas as questões que dizem respeito a fortalecer os municípios”. O Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, desejou tudo de melhor para os empossados e se colocou à disposição “para que a gente possa caminhar na solução dos problemas”.

Antes de transmitir o cargo, o presidente em exercício da FECBAHIAThiancle Araújo, agradeceu a todos que contribuíram para sua gestão. Araújo também falou sobre o novo desafio de ser superintendente da UPB, neste novo biênio. “Será um prazer estar ajudando o municipalismo. Quero agradecer a Wilson pelo convite e dizer a todos os prefeitos e prefeitas que estarei aqui à disposição entregando a experiência de minha vida”, concluiu.

Novo presidente da FECBAHIA, presidente do Consórcio Bacia do Jacuípe e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios. “É uma alegria enorme estar aqui hoje como presidente de consenso. Houve na realidade diversas candidaturas querendo trabalhar pela Bahia e consórcios públicos  O entendimento político, de convencimento, a gratidão e o carinho dos prefeitos que pleiteavam disputar a federação foi importante”

Nova diretoria da UPB

Além do presidente Wilson Cardoso, a diretoria executiva é formada por: Beto Pinto (MDB), vice-presidente institucional e prefeito de Medeiros Neto; Kitty Guimarães (Avante), vice-presidente administrativa e prefeita de Taperoá; Danillo Sales (PCdoB), 1º secretário e prefeito de Várzea da Roça; Vitor do Posto (MDB), 2º secretário e prefeito de Santanópolis; Arnaldo Oliveira (PSB), 1º tesoureiro e prefeito de Caém; e Regis Aragão (PP), 2º tesoureiro e prefeito de Ituberá.

Já os conselheiros titulares são os prefeitos de Anguera, Mauro Selmo Oliveira Vieira; Cocos, Clewton Domingues de Souza; Jussara, Taciano Mendes da Silva; Uaua, Marcos Henrique Lobo Rosa; e Araci, Maria Betivania Lima da Silva. Os cinco conselheiros suplentes são gestores de: Alcobaça, Givaldo Muniz; Itatim, Daiane Silva dos Anjos; Aporá, Carine Dantas de Menezes; Sobradinho, Regis Cleivys Sampaio Bento; e Wanderley, Camargo Antônio Pinto Crisóstomo.

Diretores regionais e operacionais

O primeiro ato de Wilson Cardoso como presidente da UPB foi realizar a assembleia para alteração do estatuto da entidade, o que permitiu a criação de diretorias regionais e operacionais para atuar no diálogo e articulação a favor dos municípios em áreas específicas da gestão pública.

“Nós fizemos uma reforma estatutária onde, sem dúvida nenhuma, ficou a melhor reforma das associações Brasil. Pensamos em tudo, trocamos ideias, discutimos com prefeitos e prefeitas, depois enviamos no email de todos, demos sete dias para eles se manifestarem para aí a gente poder aprovar aqui essa reforma. Com isso vocês me deram a oportunidade de ter uma diretoria robusta de prefeitas e prefeitos comprometidos”, explicou o presidente da UPB, Wilson Cardoso.

Os novos diretores da UPB são:

Diretoria Regional

Diretor Regional Norte, Prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Muniz de Azevedo Junior;

Diretor Regional Leste, Prefeito de Entre Rios, Manoelito Argolo dos Santos Junior;

Diretor Regional Oeste, Prefeito de Santa Maria da Vitória, Antônio Elson Marques da Silva;

Diretor Regional Sul, Prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias;

Diretoria Operacional:

Diretora das Mulheres Municipalistas, Prefeita de Ibicaraí, Monalisa Gonçalves tavares;

Diretor de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdades Racial, Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus;

Diretor de Municípios de Pequeno Porte (até de 22 mil habitantes), Prefeito de Ipecaetá, Elcydes Piaggio de Oliveira Júnior;

Diretor de Municípios de Porte Médio (de 22.001 a 100.000 habitantes), Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro;

Diretor de Municípios de Grande Porte ( a partir de 100.001 habitantes), Prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano;

Diretor de Projetos, Prefeito de Inhambupe, Hugo Cavalcanti Reis Simões;

Diretor de Comunicação, Prefeito de Alagoinhas, Gustavo Augusto De Souza Carmo;

Diretora de Serviços, Prefeita de Mucugê, Ana Olimpia Hora Medrado;

Diretor de Relações Institucionais e Governo, Prefeito de Itabuna, Augusto Narciso Castro;

Diretor Parlamentar, Prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana;

Diretor das Entidades Municipalistas, Prefeito de Riachão do Jacuípe, José Carlos de Matos Soares;

Diretora da Saúde, Prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina batista silva morais sampaio;

Diretor de Segurança Pública, Prefeito de Paramirim, João Ricardo Brasil Matos;

Diretor da Juventude, Prefeito de Saubara, Felipe Suzart da Silva;

Diretor de Educação, Prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo Bispo da Conceição Dos Anjos;

Diretor de Meio Ambiente, Prefeito de Cairu, Hildécio Antônio Meireles Filho

Ascom

Projeto Arte e Vida no Velho Chico é lançado no CIEB – Rui Barbosa com a presença do prefeito Andrei e deputado Zó

0

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e o deputado estadual Zó participaram, nesta sexta-feira (28), do lançamento do Projeto Arte e Vida no Velho Chico, realizado no Teatro CIEB – Rui Barbosa.

A iniciativa é fruto de uma emenda parlamentar do deputado, vinculada à Secretaria de Educação da Bahia, e tem como objetivo promover atividades culturais e conscientizar os jovens sobre a preservação do Rio São Francisco.

O projeto será desenvolvido entre os dias 14 e 16 de maio, com a realização de diversas oficinas voltadas às linguagens, incluindo canto, artes plásticas, teatro e literatura. A culminância do evento ocorrerá no Centro de Cultura João Gilberto, conectando a comunidade escolar a artistas-oficineiros e à sociedade juazeirense.

Durante o lançamento, o prefeito destacou a importância da iniciativa. “É um projeto maravilhoso, que vai desenvolver várias ações ligadas à cultura, além de conscientizar as crianças e jovens a cuidar do nosso Rio São Francisco, que é o grande vetor de desenvolvimento do Vale do São Francisco”, ressaltou Andrei.

A programação do evento contou com apresentação de uma peça teatral, de autoria da ex-aluna Elen Gomes. “Sons de um Riacho, retrata o cotidiano de uma comunidade ribeirinha e discute a desvalorização do Rio São Francisco, bem como as medidas necessárias para sua preservação. A peça busca sensibilizar e educar sobre a importância do rio para a nossa região”, explicou Elen.

Animada com a iniciativa, a estudante Maria Clara garantiu sua participação no projeto. “Eu adorei a ideia e já estou ansiosa para participar das oficinas”, afirmou.
O deputado Zó contou com a parceria da professora Lucimone Bruna, diretora do Rui Barbosa, que de prontidão abraçou a ideia. Quero agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária Rowenna Brito por acreditarem na arte, na cultura e na questão ambiental como ferramentas de educação. Nossa ideia é expandir essa iniciativa para outras escolas de Juazeiro e toda a região”, concluiu o parlamentar.

 

Ascom/PMJ 

Ex-presidente da ABL Marcos Vilaça morre aos 85 anos, no Recife

0

 

O escritor, advogado e jornalista Marcos Vilaça morreu na manhã deste sábado (29), no Recife, aos 85 anos. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, conforme divulgou a Academia Brasileira de Letras (ABL). O pernambucano ocupava a cadeira 26 da instituição que ele presidiu por quatro anos.Nascido em Nazaré da Mata, na zona da mata de Pernambuco, Marcos Vilaça estava internado na Clínica Florença, no Bairro das Graças, em Recife. O corpo dele será cremado na cidade, e as cinzas jogadas na Praia da Boa Viagem, também na capital pernambucana, mesmo destino dado as da esposa dele, Maria do Carmo. Esse era um desejo do casal.

Marcos Vilaça ingressou na ABL em 11 de abril de 1985, sucedendo Mauro Mota. Presidiu a instituição nos biênios 2006-2007 e 2010-2011. Também foi membro da Academia Pernambucana de Letras.

Vilaça teve a vida permeada por produção intelectual e vivência na administração pública de Pernambuco e do país. Ocupou cargos em conselhos de órgãos, no Conselho Federal de Cultura e presidiu fundações, como a Funarte e a Pró-memória.

Trajetória intelectual e política

Em 1988 passou a ser ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), indicado pelo então presidente da República José Sarney. Aliás, foi o mesmo Sarney quem o tinha recebido na ABL três anos antes. No TCU ficou por mais de 20 anos, tendo ocupado também a presidência do órgão de controle das contas públicas.

Nas décadas de 60 e 70 fez parte do governo de Pernambuco. Foi integrante da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido situacionista durante a ditadura militar. Fez parte também Partido Democrático Social (PDS), legenda criada por quadros da Arena. Foi ainda membro fundador do hoje extinto Partido da Frente Liberal (PFL).

Marcos Vilaça era formado em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também cursou o mestrado.

Obras

Em 1958, Vilaça publicou Conceito de Verdade, que se tratava do discurso que pronunciou no Salão Nobre do Colégio Nóbrega em dezembro de 1957, na condição de orador da turma de concluintes do curso clássico. Ainda naquele ano, publicou A Escola e Limoeiro. Em 1960 lançou as crônicas de viagem Americanas.

Em 1961, Marcos Vilaça publicou um dos seus trabalhos literários de maior sucesso: Em torno da Sociologia do Caminhão, que recebeu o prêmio Joaquim Nabuco da Academia Pernambucana de Letras.

Velório de colega

A morte de Vilaça acontece no dia em que será velada na ABL, no Rio de Janeiro, a escritora Heloisa Teixeira, acadêmica que morreu na sexta-feira (28), também aos 85 anos. Por muito tempo, Heloisa usou o sobrenome Buarque de Hollanda.

Agência Brasil 

Secretaria de Educação de Juazeiro lamenta o falecimento da estudante Ingridy Vitória Gomes da Silva

0

A Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) manifesta profundo pesar pelo falecimento da estudante Ingridy Vitória Gomes da Silva, de apenas 13 anos, aluna da Escola Municipal São Francisco de Assis.

Neste momento de imensa dor, a Seduc presta solidariedade aos familiares, amigos e a toda a comunidade escolar. Ingridy será lembrada com carinho por sua dedicação aos estudos, pelo seu convívio fraterno com colegas e professores e pela alegria que irradiava por onde passava.

Ascom Seduc/PMJ

Juazeiro se prepara para a 33ª edição do Campeonato Distrital de Futebol; evento acontece a partir do dia 1º de junho

0

A cidade de Juazeiro deu o pontapé inicial para a realização da 33ª edição do Campeonato Distrital de Futebol, uma das competições mais aguardadas do interior do município. Nesta quinta-feira (27), foi realizada a primeira reunião para organizar a competição, que contou com representantes distritais e membros da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte). O evento acontece a partir do dia 1º de junho.

Organizado pelo poder público municipal, o torneio envolve os nove distritos de Juazeiro. No encontro desta quinta –  que aconteceu na sede da Seculte – estiveram os representantes dos distritos de Carnaíba, Junco, Itamotinga, Juremal, Maniçoba, Massaroca, Pinhões, Salitre e Abóbora.

Durante a reunião, foram discutidos pontos importantes sobre a estrutura e a dinâmica do campeonato, além da apresentação dos representantes das equipes.

Este ano, a abertura oficial do evento será em Carnaíba, distrito que foi o campeão da última edição. Ao longo do torneio, os jogos serão realizados nos diversos distritos, aproximando ainda mais os torcedores da competição.

A programação prevê a realização de quatro jogos por etapa, sendo dois pela manhã e dois no período da tarde, proporcionando um dia repleto de emoção e confraternização esportiva.

Com um público estimado entre quatro e cinco mil pessoas por rodada, o Campeonato Distrital reforça sua posição como o maior evento esportivo do interior de Juazeiro.

“Essa competição acontece entre os 9 distritos do município de Juazeiro e tem uma grande importância: é o maior evento esportivo do interior do município, reunindo um público de milhares de pessoas para acompanhar”, explica Gilberto Pacheco, superintendente de esportes da Seculte.

O secretário da pasta, Targino Gondim, destacou, ainda, que a reunião foi um momento para conhecer os responsáveis pela administração dos jogos em cada distrito, alinhando o planejamento do evento: “sabemos que este é um momento do povo; um momento de união do interior da cidade em torno do futebol.  E hoje pudemos observar como melhorar essa competição que é tão aguardada e vivida pela população”.

Ascom PMJ