Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Inscrições para o pré-vestibular gratuito Universidade para Todos são prorrogadas e seguem até 2 de abril

0

 

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou as inscrições para o Curso Preparatório do Programa Universidade para Todos (UPT) edição 2025. Os interessados podem se habilitar a uma vaga, até o dia 2 de abril, no site upt.educacao.ba.gov.br. Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18  milhões no programa que vai ofertar 20.110 vagas distribuídas em 218 nos 27 territórios de identidade. Além do aumento de vagas, outra novidade é a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se junta às demais instituições de Ensino Superior parceiras em 2024 (UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFRB, UFSB e UFOB).

A prorrogação do prazo de inscrição foi publicada nesta sexta-feira (dia 28), no Diário Oficial do Estado. Pode participar do programa o estudante da rede pública da Bahia que estiver regularmente matriculado, em 2025, no 3º ano do Ensino Médio regular e suas modalidades correspondente; no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes na rede estadual ou egressos do Ensino Médio estadual e/ou municipal do Estado da Bahia.

Para concorrer a uma vaga no UPT, no ato da inscrição, o candidato deverá selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas de seu interesse. O interessado concorrerá ao total de vagas ofertadas de acordo com suas opções de escolha. A seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de forma aleatória e equitativa, por meio do sistema informatizado da Secretaria da Educação (SEC). De caráter classificatório, o sorteio ocorrerá no dia 4 de abril de 2025, às 9h, na sala 136, 1º andar da SEC, sob a coordenação do UPT. As aulas serão iniciadas no próximo dia 22 de abril.

As ações pedagógicas do UPT se dão por meio de aulas de segunda a sexta feira, abordando os componentes curriculares – Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) –, que são ofertados e desenvolvidos pelas universidades públicas parceiras. Este ano, a oferta das aulas, terá três modalidades de oferta para escolha do candidato: presencial (consiste em aulas ministradas presencialmente pelos professores/monitores, de segunda a sexta-feira); não presencial (aulas realizadas de forma síncrona em tempo real, obedecendo os mesmos horários e carga horária da oferta presencial, em que monitores e alunos do UPT se conectam por meio de plataformas de videoconferência como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Youtube e afins) e/ou modalidade de oferta híbrida.

Aos finais de semana, a maratona do conhecimento continua com a oferta de atividades complementares, de acordo com a modalidade de oferta escolhida pelo candidato Entre as opções, aulões, com conteúdo cobrados nos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior (ENEM/exame vestibular); simulados, para que os alunos possam vivenciar como acontece o processo do ENEM, testar seus limites e possibilidades e estabelecer metas e redimensionar os estudos; orientação profissional; giro das profissões e oficinas, sempre buscando estratégias diversificadas que possibilitam a interdisciplinaridade com as áreas do conhecimento, com participação dos monitores e interação dos estudantes.

Ascom/SEC

Multiplicadores: Estudantes se integram ao Programa “Juazeiro Limpa” e vão às ruas conscientizar a comunidade

1

 

A sexta-feira (28) foi de muito trabalho e conscientização para os estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro. Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Luana da Silva Nascimento e da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI realizaram ações de mobilização da comunidade, chamando atenção para a importância de preservar o meio ambiente e manter a cidade limpa.

Ao longo da semana os estudantes realizaram uma série de atividades, abordando temas como a reutilização do lixo, sustentabilidade e reaproveitamento de alimentos. As ações fazem parte do projeto “Essa Escola é Uma Escola Limpa”, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc), e integram o programa intersetorial “Juazeiro Limpa”.

Na Emei Luana da Silva Nascimento, os estudantes da Educação Infantil realizaram uma caminhada ecológica no entorno da escola, distribuíram panfletos e compartilharam com a comunidade o que aprenderam na sala de aula. “Ao longo da semana nós buscamos sensibilizar os alunos, suas famílias e a comunidade para a importância da preservação do meio ambiente. Acreditamos que, ao tocar as crianças para a consciência ambiental, ampliamos as nossas ações para a comunidade”, pontuou a gestora da Emei, Priscila Ramos Pimentel.

Já na Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram de oficinas de construção de brinquedos, customização de roupas, instrumentos musicais e confecção de bijuterias, promovidas na unidade escolar, e de uma Blitz Educativa na Avenida Adolfo Viana. Na rua, os alunos distribuíram panfletos, lixeiras, adesivaram os veículos e chamaram a atenção dos condutores para a campanha.

“Há lugares que a gente passa que são cheios de lixo e a gente nem tem como passar. Esse projeto vai ajudar a deixar as ruas e os rios mais limpos e fazer os alunos terem mais consciência. A nossa escola, por exemplo, já está ficando mais limpa”, disse a estudante Emilly Vitória, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Paulo VI.

Ascom Seduc/PMJ

Circuito Agro leva ao município de Sento-Sé capacitações para produtores da caprinovinocultura

0

Cento e vinte e cinco produtores da caprinovinocultura do município de Sento-Sé, no Norte baiano, participaram nos dias 20 e 21 do de abril das oficinas de capacitação, com o tema “Manejo Alimentar e Cuidados Sanitários na Caprinovinocultura”, que integram o programa Circuito Agro do Sebrae.

O evento realizado pelo Sebrae, unidade regional de Juazeiro (BA), tinha o objetivo de capacitar produtores rurais das comunidades de Piçarrão, Fatura, Limoeiro da Batateira e Tanque com intuito de aprimorar seus conhecimentos e melhorar a produtividade do seu rebanho com técnicas essenciais para a alimentação e a saúde dos animais.

As oficinas foram ministradas pelo zootecnista Bruno Azevedo de Araujo, especialista em produção de leite e com 15 anos de experiência em assistência técnica e extensão rural, e tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Sento-Sé, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, do Sindicato dos Produtores Rurais de Sento-Sé – FAEB/SENAR e da União de Associações de Sento-Sé.

Produtores rurais e representantes das associações do segmento participaram ativamente das oficinas, buscando a necessária capacitação para o desenvolvimento dos seus negócios.

Entre eles, o presidente da Associação dos Pequenos Pecuaristas da Comunidade do Limoeiro da Batateira, Osmário Batista da Gama, agradeceu a realização do encontro. “Em nome da nossa comunidade, quero parabenizar o Sebrae pela iniciativa de promover este encontro que nos trouxe tantos ensinamentos e conceitos que irão ajudar a desenvolver e prosperar a produção dos nossos animais. Foi o primeiro evento desse nível e espero que outros venham acontecer o mais breve possível”, comemorou.

A advogada Amanda Luiza Pesqueira Celestino, fiscal da Cooperativa Agropecuária de Sento-Sé, aprovou a realização das oficinas e o tema abordado. “O encontro promovido pelo Sebrae foi de extrema importância para a classe produtiva de caprinos e ovinos em nossa região. O instrutor explicou de forma clara e objetiva os cuidados que devemos ter com a alimentação, a importância da água, a medicação apropriada, o combate aos vermes, entre outros, que devem ser aplicados no dia a dia do trabalho com os animais”, ressaltou.

A presidente da União de Associações do Município de Sento-Sé, Ana Paula Pesqueira, considera que os conceitos apresentados nas oficinas são de extrema importância para os criadores de caprinos e ovinos. “Para mim o tema do curso veio ao encontro das necessidades do setor, pois possibilita identificar as principais oportunidades de comercialização para gerar vendas para os criadores. Tenho certeza de que, a partir de hoje, todos iremos trabalhar de forma diferente, seguindo as dicas para qualificar os rebanhos”, afirmou.

O produtor Rosaldo Almeida, fiscal da Cooperativa Agropecuária de Sento-Sé, aposta que “o aprendizado adquirido na oficina de capacitação realizada pelo Sebrae vai engrandecer o trabalho dos criadores. As informações recebidas são de uma utilidade extrema e irão beneficiar a todos e a todas”, disse.

O secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura de Sento Sé, Eron Schneider, reconheceu a importância do evento. “A capacitação em caprinovinocultura foi um momento fundamental para o desenvolvimento da agricultura em nossa região. A oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos com especialistas e produtores rurais foi incrível”, celebrou.

Schneider ainda coloca que os aprendizados obtidos nas oficinas já podem ser colocados em prática. “Acredito que o legado que fica dessa capacitação é a possibilidade de replicar os conhecimentos adquiridos em nossas comunidades rurais, melhorando a vida dos produtores e suas famílias. Além disso, a qualificação também fortaleceu as parcerias entre os produtores, a Prefeitura e outras instituições, o que é fundamental para o desenvolvimento sustentável da nossa região” disse.

O analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral, coordenador do evento, celebrou a participação dos produtores, o que, na sua visão, valoriza os resultados alcançados. “Nós do Sebrae ficamos muito felizes com mais uma capacitação exitosa que, além de levar conhecimento de gestão, agrega também conhecimento técnico para o homem e a mulher do campo. Nós entendemos a importância da caprinovinocultura e o tema traz conceitos que favorecem o correto manejo nos cuidados sanitários para a alimentação dos animais. Cabe aos criadores seguir as orientações apresentadas nas oficinas”, finalizou.

Por onde anda a estátua de Daniel Alves retirada da orla de Juazeiro? O PNB encontrou o paradeiro do monumento pago com o dinheiro público

1

 

A absolvição do jogador Daniel Alves pelo Tribunal de Justiça da Catalunha, divulgada nesta sexta-feira (28), após a condenação de quatro anos e seis meses de prisão por agressão sexual, provocou a curiosidade sobre o destino da estátua em homenagem ao atleta.

A escultura, que custou aos cofres públicos o valor de 150 mil reais, foi retirada da orla da cidade, após uma recomendação do Ministério Público da Bahia acatada pela antiga gestão municipal, no dia 29 de abril de 2024. O órgão se baseou na Lei Nº 6.454/1977, que normatiza sobre o uso de recursos públicos para aquisição e instalação de monumentos de pessoas vivas. Ou seja, a lei proíbe a utilização de verbas públicas para a construção de monumentos a pessoas que ainda estão vivas.

Alguns moradores questionaram a reinstalação do monumento do espaço publico.

Procurada pelo PNB, a Prefeitura de Juazeiro informou que seguirá cumprindo a determinação do MPBA e a estátua não voltará a ser exposta.

E aí surgiu a indagação: onde está o monumento pago com o dinheiro público? O que foi feito da obra de arte que vem gerando polêmica?

O Portal Preto No Branco foi atrás e, provocando a atual gestão, chegamos ao paradeiro da estátua. Ela estava em um galpão de uma empresa particular que prestava serviço à gestão Suzana Ramos.

A Prefeitura de Juazeiro informou ao PNB que “após realizar buscas, sem sucesso, nos depósitos e almoxarifados do município, conseguiu identificar a localização da estátua do jogador Daniel Alves. A gestão municipal foi informada no fim da tarde de hoje, 28, que ela está armazenada no galpão de uma empresa que prestava serviços à antiga gestão, desde o dia da remoção determinada pelo Ministério Público. Amanhã uma equipe de servidores do município irá ao local fazer a remoção e levar ao almoxarifado central da prefeitura.

Uma fonte do PNB nos cedeu uma foto do local onde a escultura, inaugurada no governo do ex-prefeito Paulo Bomfim (PT) em dezembro de 2020, permaneceu desde que foi removida da orla de Juazeiro.

Embora fora do lugar onde deveria ter sido preservada, por ser um patrimônio público e portanto, sujeita, obrigatoriamente, de ser tombada, ela permanece intacta.

Redação PNB

Bahia garante participação de todos os municípios no Programa Saúde na Escola

0

A Bahia atingiu 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), com a participação de todos os 417 municípios antes do fim do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde (MS). O resultado alcançado pela 3ª vez consecutiva, garante que todas as cidades integrem esse importante Programa de promoção da saúde a partir da comunidade escolar. As prefeituras que desejarem, podem realizar ajustes no cadastro até esta quinta-feira (27).

Para Fábio Barbosa, diretor de Execução das Políticas Para a Educação Básica da SEC, a adesão integral da Bahia ao Programa é um avanço significativo para a promoção da saúde no ambiente escolar. “A adesão total ao PSE na Bahia é fruto da parceria entre SEC, Secretaria de Saúde , União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia. Agora, os municípios devem planejar as 14 ações para o ciclo 2025/2026, garantindo a integração entre educação e saúde. O programa fortalece a formação dos estudantes da rede pública, promovendo um ambiente escolar mais saudável e seguro”, destacou.

Criado pelo Decreto n° 6.286, de 5 de dezembro de 2007, o PSE é uma ação conjunta entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de assegurar o cuidado integral à saúde dos estudantes, atendendo aspectos físicos, emocionais e sociais, além de contribuir para o pleno desenvolvimento escolar.

Ações do programa

São 14 ações a serem realizadas dentro das escolas, dentre elas, cinco são prioritárias: saúde mental; saúde sexual e reprodutiva; alimentação saudável e prevenção da obesidade; verificação da situação vacinal e promoção da cultura de paz e direitos humanos.
Com o Programa Saúde na Escola (PSE), as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) serão articuladas com ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.

Ascom

Gestores e secretários escolares de encontro promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro

0

 

A Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) encerrou, nesta sexta-feira (28), mais um ciclo de encontros com os gestores e secretários escolares da rede municipal de ensino. As reuniões, iniciadas na última quarta-feira (26), fazem parte da rotina da Secretaria para alinhar e fortalecer o trabalho da gestão escolar.

De acordo com a superintendente de Rede da Seduc, Miranery Amorim, esse ciclo de encontros teve como objetivo refletir sobre os processos educacionais na perspectiva da gestão democrática. “É importante alinhar os encaminhamentos dos processos junto com os gestores e conhecer os desafios que eles enfrentam no dia a dia, para que possamos unir forças e melhorar a vida e a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes”.

Para Jeferson Bartolomeu Gomes, gestor da Escola Municipal Pedro Raimundo Rodrigues Rêgo, o encontro também possibilita o estreitamento dos vínculos com a Seduc e a troca de experiências. “É um momento em que a gente encontra todos os gestores escolares, esclarecemos nossas dúvidas, recebemos informações para atender melhor os nossos alunos e compartilhamos práticas exitosas para fortalecer a rede e oferecer um ensino de qualidade para todas as crianças”, frisou.

Ascom Seduc/PMJ

Governo do Estado nomeia 842 educadores convocados através de concurso público

1

O Governo do Estado publicou, na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28), a relação dos 842 educadores aptos a serem nomeados, após aprovação e convocação no concurso público regido pelo Edital Saeb n° 03/2022. Este total refere-se as portarias de convocação , atrelados às 4ª, 5ª e última convocação para entrega de documentação para fins de nomeação. A iniciativa tem como foco a valorização do magistério para garantir uma educação pública de qualidade.

A publicação destaca que são 387 professores e 151 coordenadores pedagógicos, que correspondem à 4ª convocação e mais 222 professores e 82 coordenadores pedagógicos, da 5ª convocação . Após a nomeação, a ser realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, os educadores terão o prazo de até 30 dias – contados da data da publicação do ato de nomeação no órgão oficial – para tomar posse.

Os candidatos nomeados para as escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação Salvador e Região Metropolitana (NTE 26) deverão comparecer à sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, situada na Av. Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 117. Já os candidatos aprovados para o interior do Estado deverão se dirigir para as sedes dos NTEs. É necessário apresentar documentação pessoal com foto.

O último concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos nos 27 Núcleos Territoriais de Educação, situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. Foram ofertadas 2.113 vagas, sendo 1.806 para professores, 289 para o cargo de coordenador pedagógico e 18 para coordenador pedagógico indígena. Dos 4.923 habilitados no concurso, todos já foram convocados. Com a nova nomeação, já foram chamados 4.297 profissionais da Educação.

Ascom

Internado há um mês no Hospital Regional de Juazeiro, paciente com tumor no cérebro aguarda por regulação para realizar cirurgia de urgência: “Não dá para esperar mais”

0

 

Familiares de Ivaldo Diogo da Silva, internado há um mês no Hospital Regional de Juazeiro, Norte da Bahia, procuraram o PNB para relatar o drama que estão sofrendo à espera por uma cirurgia de urgência no paciente diagnosticado com um tumor na cabeça.

Apesar da gravidade da doença e do quadro em que o paciente se encontra, até o momento não previsão para a transferência de Ivaldo Diogo para outra unidade hospitalar que realize o procedimento.

“Meu irmão está há um mês no Regional em Juazeiro esperando por uma regulação para fazer uma cirurgia de um tumor na cabeça. A cada dia o quadro dele piora, ele está tendo  convulsões, não abre mais os olhos e nem anda. Precisamos de ajuda para sensibilizar os  órgãos responsáveis pela regulação. Não dá para esperar mais”, apelou Ivonilton Diogo da Silva, irmão do paciente.

Encaminhamos a situação para o HRJ e a instituição informou que “o referido paciente segue internado no complexo hospitalar, recebendo a devida assistência. Sobre a regulação, a instituição esclarece que o paciente já está em tela de regulação e aguarda uma unidade que disponibilize vaga para a realização da neurocirurgia”.

Repassamos a demanda também para a Central Interestadual de Regulação de Leitos.

Redação PNB

Prefeitura de Juazeiro afirma que seguirá cumprindo determinação do MPBA que recomendou retirada da estátua do jogador juazeirense Daniel Alves da orla da cidade.

4

 

A Prefeitura de Juazeiro informou que seguirá cumprindo a determinação do Ministério Público do Estado da Bahia que recomendou a retirada da estátua do jogador juazeirense Daniel Alves da orla da cidade.

Após decisão do Tribunal de Justiça da Catalunha, divulgada nesta sexta-feira (28), que  anulou a condenação de quatro anos e seis meses de prisão do jogador por agressão sexual, o destino da estátua em homenagem ao atleta voltou a ser questionado.

Confira manifestação da PMJ:

A Prefeitura de Juazeiro apurou que a gestão anterior fez a retirada da estátua do jogador Daniel Alves, da orla da cidade, após uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, com base na Lei Orgânica do Município, na Constituição Estadual da Bahia e Lei federal 6454/1997. O processo do MPBA apontou que não é permitido homenagear pessoa viva com bem adquirido com recursos públicos. Neste caso, a gestão municipal seguirá cumprindo a determinação do Ministério Público do Estado da Bahia.

Retirada

Há um ano, o monumento, que custou aos cofres públicos o valor de 150 mil reais, foi retirado do espaço público após uma recomendação do Ministério Público da Bahia acatado pela antiga gestão municipal.

A recomendação do MPBA nada teve a ver com a condenação do jogador por estupro, mas foi baseada na Lei Nº 6.454/1977, que normatiza sobre o uso de recursos públicos para aquisição e instalação de monumentos de pessoas vivas. Ou seja, a lei proíbe a utilização de verbas públicas para a construção de monumentos a pessoas que ainda estão vivas. 

A escultura foi inaugurada no governo do ex-prefeito Paulo Bomfim (PT) em dezembro de 2020.

Portanto, não há motivo para polêmica e nem cobranças pela reinstalação da escultura no local onde esteve exposta antes, contrariando a legislação.

A Lei Nº 6.454/1977 está viva e é clara ao especificar que homenagem com recursos públicos somente aos mortos. Aos notáveis mortos.

Redação PNB