Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Prefeitura anuncia reforma de quadra do João Paulo II; espaço ganhará pista de skate, academia e mais

0



Pista de skate, quadra de areia, Academia da Saúde e mais. A quadra poliesportiva do bairro João Paulo II, em Juazeiro, passará por uma requalificação que trará uma nova cara ao esporte da cidade. Como primeiro passo para essa transformação, a prefeitura assinou, nesta segunda-feira (31), a ordem de serviço autorizando o início das obras.

O projeto abrangerá a recuperação da cobertura, dos banheiros, das traves e da iluminação da quadra. Mas o serviço vai além. No entorno do espaço, serão realizadas intervenções que visam à urbanização da área. Além disso, nos arredores da quadra serão instaladas a pista de skate, a quadra de areia e os equipamentos para a prática de atividades físicas, como a chamada Academia da Saúde.

Outras ações previstas no projeto incluem a pavimentação com piso intertravado, a construção de passeios em concreto, o recondicionamento da iluminação e o plantio de árvores. Também serão instalados bancos para oferecer mais conforto aos frequentadores.

Para a criançada, que costuma jogar bola na quadra, a novidade gera grande expectativa. Com as vestes de treino, Diogo Almeida conta as dificuldades que eles enfrentavam até então:

“Algumas vezes, a gente tem que trazer vassoura de casa pra limpar a quadra, porque tem gente que joga até vidro aqui. Essa mudança vai ser boa demais”, diz.

Já Luís Felipe Santos conta que faltavam traves adequadas para um gol de qualidade e iluminação, para que pudessem jogar à noite. “Fico feliz, vou estar aqui todo dia”, comemorou.

Com esse novo projeto, a promessa é de um verdadeiro show de bola para a comunidade, explica o assessor especial de esportes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), Bruno Lopes.

“Quando essa obra estiver concluída, a comunidade vai ganhar um novo equipamento para a prática esportiva diversificada. Nesse aspecto, a prefeitura, por meio da Seculte, atuará ativamente, pois nosso papel é levar esporte, saúde e bem-estar para a população. Recuperar uma estrutura tão importante em um bairro tão populoso como o João Paulo II é motivo de muita alegria”, destacou Lopes.

Ascom PMJ

Inscrições para o Universidade para Todos terminam nesta quarta-feira (2)

0

Os interessados em ingressar no Ensino Superior têm a última chance para garantir uma vaga no curso preparatório do Programa Universidade para Todos (UPT), oferecido gratuitamente pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com universidades públicas da Bahia (UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFBA UFRB, UFSB e UFOB). As inscrições se encerram nesta quarta-feira (2) e devem ser feitas pelo site upt.educacao.ba.gov.br. Este ano, o programa oferece 20.110 vagas distribuídas em 218 municípios e 358 polos de funcionamento. Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18  milhões no programa.

Podem participar estudantes regularmente matriculados em 2025 no 3º ano do Ensino Médio regular ou suas modalidades correspondentes, bem como alunos do 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na rede estadual. Também são elegíveis os egressos do Ensino Médio das redes estadual e municipais da Bahia. No momento da inscrição, o candidato deve selecionar o município, o turno e a modalidade de aula de sua preferência.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de um sorteio eletrônico, que ocorre no dia 4 de abril, às 9h, na sede da SEC. As aulas começam no dia 22 de abril e serão oferecidas em três modalidades: presencial, com aulas de segunda a sexta-feira; não presencial, com transmissões ao vivo por plataformas como Zoom e Google Meet; e híbrida, combinando as duas opções anteriores.

Os participantes contarão com uma preparação completa para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. A programação inclui aulas de todas as disciplinas do currículo básico, além de aulões especiais, simulados, orientação profissional e oficinas interdisciplinares. O objetivo é ampliar as chances de aprovação dos estudantes, proporcionando uma formação sólida e diversificada.

Cronograma 2025:

Último dia de inscrição: 2 de abril (quarta-feira)

Sorteio eletrônico: 4 de abril

Homologação da classificação: 5 a 11 de abril

Matrícula automática: 14 de abril

Prazo de recurso: 16 e 17 de abril

Início das aulas: 22 de abril

Ascom/SEC

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Como as escolas podem fazer para que o ambiente fique mais acolhedor para estudantes com TEA?

0

Garantir um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vai muito além do cumprimento das leis e direitos garantidos. Esse é um desafio que exige a adoção de medidas e estratégias específicas e um olhar atento às necessidades desses alunos. A criação de um ambiente acessível e estruturado, a capacitação contínua dos profissionais e a sensibilização da comunidade escolar são medidas fundamentais para promover uma educação de qualidade e acessível a todos. Nesse sentido, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, reforça a importância do debate sobre a inclusão e o respeito às singularidades das pessoas autistas.

Além dos direitos legais, a escola pode adotar diversas iniciativas para tornar o ambiente ainda mais acolhedor para esses estudantes. “A capacitação contínua da equipe escolar é essencial para que professores e funcionários compreendam as particularidades do autismo e saibam como oferecer suporte adequado. Criar um ambiente acessível e estruturado também faz a diferença, utilizando recursos como rotinas visuais, espaços tranquilos e previsibilidade nas atividades para reduzir a ansiedade do aluno. Promover a empatia e a inclusão por meio de projetos pedagógicos, palestras e atividades interativas também ajuda toda a comunidade escolar a compreender e respeitar as diferenças”, sugere a psicóloga educacional da Rede SESI de Educação, Beatriz Farias. Outro ponto colocado pela profissional é sobre a importância de manter um diálogo próximo com a família do aluno, garantindo uma parceria eficaz para alinhar estratégias que favoreçam o desenvolvimento da criança ou adolescente.

Além da instituição, Beatriz pontua que os próprios alunos também têm um papel fundamental nessa inclusão. Antes de tudo, eles podem ser acolhedores e receptivos, evitando julgamentos e incentivando a participação dos colegas nas atividades. “Além disso, respeitar o tempo e as necessidades do aluno autista é essencial, compreendendo que algumas interações podem acontecer de maneira diferente. Atitudes simples, como auxiliar na mediação social e facilitar conversas, podem ajudar a integrar melhor esse estudante no grupo. Combater o bullying e incentivar um ambiente de respeito também são formas poderosas de contribuir para que a inclusão aconteça de maneira genuína”.

Para que a inclusão, tanto por parte da escola quanto dos estudantes, aconteça da melhor forma, a psicóloga educacional destaca a importância de entender o que é o TEA, para desconstruir estereótipos e evitar generalizações equivocadas, que podem dificultar ainda mais a inclusão. “Primeiramente, não existe um padrão único. Cada pessoa no espectro tem suas próprias características, desafios e habilidades. Além disso, dificuldades na comunicação e interação social não significam que a pessoa autista não queira se relacionar, mas, sim, que ela pode precisar de diferentes formas de mediação para isso”, explica Beatriz, complementando que pequenas adaptações e atitudes empáticas podem fazer uma grande diferença na vida de uma pessoa autista, tornando os espaços mais acessíveis e respeitosos para todos.

CLAS

Prefeitura de Sobradinho realiza entrega de leite para famílias beneficiadas pelo Programa do Leite

0

 

Nos dias 26 e 27 de março, a Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), realizou mais uma etapa da entrega do leite para os beneficiários do Programa do Leite. A distribuição aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), garantindo o acesso das famílias ao benefício.

O programa atende crianças de 6 meses a 3 anos e idosos, disponibilizando dois quilos de leite por beneficiário cadastrado, o equivalente a 10 pacotes de 200 gramas. Além das famílias da sede, cerca de 90 famílias da zona rural, distribuídas em 26 localidades, também foram contempladas. No total, mais de 700 famílias recebem o benefício regularmente.

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Raimundo Nonato de Oliveira, ressaltou o impacto positivo do programa na vida dos beneficiados.

“O leite é um alimento essencial para o fortalecimento da imunidade, o crescimento saudável das crianças e a manutenção da saúde dos idosos. Essa ação reforça o compromisso da gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio com o bem-estar da população, promovendo segurança alimentar e qualidade de vida. Agradecemos o empenho dos servidores e da equipe do SEADS, que trabalham com dedicação para que esse benefício chegue às famílias que mais precisam”, destacou o secretário.

Ascom/PMS

Novos professores e coordenadores pedagógicos tomam posse e fortalecem rede estadual de ensino

0

A rede estadual de ensino da Bahia celebra um momento significativo com posse dos 842 novos educadores, iniciada nesta segunda-feira (31). Os profissionais, aprovados no Concurso Público regido pelo Edital Saeb n° 03/2022, foram nomeados na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (28) e devem se apresentar e assumir oficialmente suas funções em até 30 dias. Esse reforço no quadro docente reafirma o compromisso do Estado com a valorização da categoria e a oferta de uma educação pública de excelência.

A nomeação contemplou 609 professores e 233 coordenadores pedagógicos, distribuídos entre a quarta e quinta convocação do certame e representa não apenas a concretização de um sonho para muitos, mas também um importante avanço na qualificação do ensino ofertado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Para a coordenadora pedagógica Andréa Souza, que também é mestranda em Tecnologia Educacional na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e acaba de tomar posse na SEC, a expectativa é contribuir para o quadro da Educação da Bahia. “Quero colocar, na prática, todo o conhecimento adquirido nesse processo de aprendizado. A Educação na Bahia passa por um processo de transformação. Estou entrando cheia de entusiasmo para fazer parte desta história”, comemora.

Os nomeados destinados às unidades escolares do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26) devem comparecer à sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para a posse. Já aqueles que atuarão no interior devem se dirigir às respectivas sedes dos NTE para os quais foram nomeados, munidos de documentação pessoal com foto.

Ana Santos, que também tomou posse hoje, revela sua felicidade em estar concretizando um sonho. “Sou apaixonada pela Educação e seu poder de transformar vidas. Quero ajudar muitos jovens. A Educação na Bahia vem avançando e acho que, lá na frente, vamos colher os frutos dos investimentos que estão sendo aplicados agora”, avalia.

O concurso, que recebeu mais de 103 mil inscritos, já convocou todos os 4.923 habilitados. Com esta nova etapa de nomeações, 4.297 educadores ingressaram na rede estadual, garantindo o contínuo fortalecimento do ensino público na Bahia. A chegada dos novos profissionais representa mais do que uma conquista individual: é um avanço coletivo em prol da educação de qualidade para milhares de estudantes baianos.

Ascom/SEC

Cidades do Sertão do São Francisco receberão espetáculo de dança para crianças; apresentações começaram hoje (1)

0

As aventuras navegantes do espetáculo “Debaixo D’Água” do Coletivo Trippé chegarão a mais cidades da região. Inicia nesta terça-feira (01/04) a circulação da obra pelo Sertão do São Francisco. Serão quatro apresentações em Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio e Dormentes.

A primeira parada será em Afrânio, na Escola Municipal Aureliano Francisco Neto No dia seguinte, quarta-feira (02), o espetáculo chega à Lagoa Grande, no Centro de Treinamento de Aprendizagem.  Já na quinta-feira (03), será a vez de Santa Maria da Boa Vista, na Escola Municipal Prefeito Barrinho. A circulação se encerra em Dormentes, na próxima segunda-feira (07/04), na Creche Albuino Bezerra Soares. Todas as sessões começam 10h e são gratuitas.

“Estamos empolgados para dançar nosso espetáculo nessas cidades. Será a primeira vez do coletivo nessas terras, que também são ribeirinhas como a nossa. Esperamos que as crianças possam viajar com a gente na ludicidade sobre o cuidado com o meio ambiente”, diz o bailarino Wagner Damasceno.

O projeto também dá continuidade a plataforma de mediação cultural “Primeiros Passos”, mantida pelo Coletivo Trippé desde 2017. Serão agendados os públicos de escolas públicas, que poderão além de assistir o espetáculo, participar de um bate-papo com o elenco e de atividades lúdicas, além de receber material educativo.

A temporada também conta com recursos de acessibilidade com intérprete de Libras, locais adequados para pessoas com baixa mobilidade e tour tátil pelos elementos cênicos.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

TRIPPÉ – O Coletivo Trippé atua desde 2011 na cena do Sertão do São Francisco, realizando diversas atividades entre a linguagem da Dança e seu encontro com outras linguagens. Suas obras já circularam por várias regiões do Brasil e foram premiadas em festivais e editais. Outras novidades serão divulgadas em breve nas redes sociais: Facebook.com/coletivotrippe e Instagram.com/trippecoletivo.

Serviço:

Espetáculo ‘Debaixo D’Água’

Quando: 01 a 07/04/2025.

Local: Afrânio, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Dormentes.

Horário: 10h.

Classificação Livre.

Acesso gratuito.

Virabólica

Meia Maratona Tiradentes: Com alta procura, inscrições esgotam um mês antes do prazo; competição traz inovações para 2025

0

 

A 39ª edição da Meia Maratona Tiradentes, tradicional prova de Juazeiro (BA), alcançou um grande marco este ano: as inscrições esgotaram com quase um mês de antecedência. Com isso, o total de 600 atletas têm a presença confirmada na competição, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

A corrida acontece no dia 27 de abril, com vagas em diversas categorias e duas modalidades: 5 km e 21 km. De acordo com Bruno Lopes, assessor especial de esportes da Seculte, o sucesso reforça o empenho em promover ainda mais o prestígio da corrida, considerada um dos eventos esportivos mais importantes da região.

Este ano, a prova será marcada por diversas inovações, com foco no conforto e desempenho dos atletas. “Estamos fazendo de tudo para resgatar esse prestígio. Teremos hidratação ao longo de todo o percurso, novidades no resfriamento dos corredores – essencial para enfrentar o calor de Juazeiro – e um novo traçado, que será divulgado em breve”, destacou.

Além das melhorias durante a prova, o pós-evento também promete surpresas. “O atleta que se inscreveu vai fazer parte de um verdadeiro show. Estamos preparando uma corrida pensada nos mínimos detalhes, inclusive com um espetáculo para finalizar a Meia Maratona Tiradentes com chave de ouro”, acrescentou Lopes.

Os atletas inscritos receberão um kit atleta, que inclui camiseta, número de identificação do corredor e chip eletrônico. A entrega dos kits será feita nos dias 26 e 27 de abril, no Vaporzinho, das 15h às 19h.

A Meio Maratona já se consagra como um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo local. Com a grande adesão de participantes, a expectativa é de que a Meia Maratona reforce seu papel de símbolo esportivo e cultural da cidade.

Ascom PMJ

Mais uma chance: SAAE prorroga prazo para regularização de débitos com vantagens especiais

0



Os usuários com contas em atraso junto ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro têm mais tempo para renegociar suas dívidas com condições especiais. O prazo do REFIS ÁGUA – Programa de Estímulo à Regularização Cadastral e de Débitos foi estendido até 15 de maio de 2025. O programa permite parcelar os débitos em até 60 vezes, com descontos de até 100% nos juros e multas, além de oferecer 30% de abatimento para pagamento em parcela única.

Para aderir ao programa, os interessados devem se dirigir ao Setor Comercial do SAAE, localizado em frente à Praça do Jacaré, no Centro, levando documentos pessoais e do imóvel. O REFIS ÁGUA integra o Programa Municipal PARCELAÊ, que busca regularizar débitos vencidos até dezembro de 2024. A prorrogação foi oficializada na edição do Diário Oficial do SAAE de 31 de março de 2025.

A diretora-presidente do SAAE, Fabiana Egashira, destacou que a ampliação do prazo foi motivada pela boa adesão à primeira fase do programa. “Muitas pessoas já aproveitaram as vantagens do REFIS ÁGUA, mas percebemos a necessidade de dar mais tempo para quem ainda não conseguiu regularizar sua situação”, explicou.

Para facilitar o acesso ao PARCELAÊ, especialmente para moradores da zona rural, o SAAE mobilizará equipes dos setores comercial e social para atender diretamente as comunidades, garantindo que mais pessoas possam aproveitar os benefícios da renegociação.

Ascom PMJ

AMTT informa liberação da nova rampa de acesso à Ponte Presidente Dutra, em Juazeiro

0

 

O Diretor da AMTT-Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Mitonho Vargas, informou ao PNB, na manhã desta terça-feira (01), que após uma reunião com a empresa responsável pelas obras da Travessia Urbana de Juazeiro, a nova rampa de acesso da Ponte Presidente Dutra para Juazeiro foi liberada.

Representantes do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e a Polícia Rodoviária Federal e Defesa Civil participaram da reunião.

As obras de infraestrutura da Travessia Urbana seguem em andamento e a liberação deve  melhorar o tráfego entre as cidades de Juazeiro e Petrolina.

Redação