Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

45ª edição dos Jogos Escolares: Abertura em grande estilo na Orla de Juazeiro; competições começam segunda (28)

0

A noite desta sexta-feira (25) foi de festa para os estudantes que irão participar da 45ª edição dos Jogos Escolares de Juazeiro. Com a presença de milhares de pessoas e representações de quase cem escolas, a abertura do evento, realizada na Orla II, foi marcada pela alegria dos estudantes e por momentos emocionantes.

Música, dança, capoeira, brincadeiras, encontros e reencontros. Assim como nas olimpíadas, a abertura dos Jogos foi um momento de confraternização entre os participantes. “A abertura oficial dos Jogos já mostrou que teremos um grande evento. Organizamos essa celebração para que os estudantes pudessem festejar o momento. Saímos do Estádio Adauto Moraes, onde o evento costumava acontecer, e trouxemos a abertura para a Orla, para que a comunidade pudesse participar e as pessoas abraçaram a novidade”, pontuou o diretor de Esportes da Seduc, Wagner Rocha.

A festa contou com apresentações de fanfarras, com o tradicional desfile das delegações de escolas públicas e privadas da sede e do interior do município, com a presença de vereadores, secretários municipais, do deputado estadual Zó e do prefeito Andrei Gonçalves, que declarou a abertura dos Jogos Escolares 2025, antes do acendimento da Pira, no Mirante da Orla II.

Responsável pelo juramento do atleta, a carateca Maria Taciane de Assis Santos, estudante do 9º, no Colégio Dínamo, já é veterana nos Jogos Escolares de Juazeiro. No início de abril a atleta representou o Brasil nos Jogos Mundiais Escolares 2025, a ISF Gymnasiade, na Sérvia. “Participar da Gymnasiade foi um momento muito especial para mim. Um momento em que eu pude ver que o meu esforço e a minha dedicação valeram a pena. Tudo isso começa aqui na abertura dos Jogos Escolares e eu espero que venham muitas conquistas pela frente”, destacando a importância da competição na sua trajetória.

A secretária de Educação, Maéve Melo, ressaltou a satisfação de ver a alegria dos estudantes reunidos e o compromisso da gestão municipal em proporcionar mais esporte, cultura e lazer para crianças, adolescentes e jovens. “Quero agradecer a todos os professores, estudantes, gestores e coordenadores escolares, por estarem conosco nesse momento, que é histórico. E quero aproveitar esse momento para dizer que, em breve, nós vamos lançar um programa que é de recuperação das nossas quadras, que estavam abandonadas, e fortalecer o esporte escolar em nosso município”.

Competições

As competições dos Jogos Escolares de Juazeiro 2025, começam no dia 28 de abril, com o futsal Infantil, e segue até 23 de maio, com 14 modalidades: atletismo, badminton, judô, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol de dupla, voleibol 4×4, xadrez, baleô, basquete, futebol Society, futsal, handebol e voleibol. Crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, disputarão as provas nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, masculino e feminino.

Os Jogos contam com a parceria do Núcleo Territorial de Educação do Sertão do São Francisco (NTE-10), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Ascom/Seduc/PMJ

Fé, adoração e louvor marcam abertura do Festival de Gratidão Adora Sobradinho em celebração aos 36 anos da cidade

0

 

A noite desta sexta-feira (25) foi marcada por uma forte manifestação de fé e emoção na abertura oficial do Festival de Gratidão Adora Sobradinho, evento que integra as comemorações pelos 36 anos de aniversário da cidade. A celebração aconteceu no Paço Municipal e reuniu uma multidão de fiéis em um verdadeiro culto público de adoração e louvor a Deus.

Com uma megaestrutura de som, palco e iluminação, o público foi acolhido para uma noite inesquecível, que teve início com a participação das igrejas evangélicas locais, a preleção do Pastor Emilson Reis e a apresentação da cantora Silvani Silva, aquecendo os corações dos presentes com palavras de fé e músicas inspiradoras.

O ponto alto da noite foi a aguardada participação do cantor Gerson Rufino, um dos maiores nomes da música gospel nacional, que emocionou o público com sucessos como “Eu Só Quero Adorar” e “Tá nas Mãos de Deus”.

A noite também contou com caravanas de diversas localidades, como a da cidade vizinha de Juazeiro, representada por dona Carmem Lúcia, que expressou sua alegria de participar do evento.

“Foi tudo maravilhoso! Vim com minha igreja só para adorar e agradecer. A presença de Deus foi sentida aqui. O que vivemos aqui hoje foi mais que um evento, foi um encontro com Deus. Cada música, cada oração, cada lágrima derramada foi uma expressão da fé de um povo que acredita, que resiste e que louva. Foi uma noite de cura, de alegria e de paz. Parabéns a Sobradinho por esse momento tão bonito,” declarou a visitante.

O Prefeito Cleivynho Sampaio, acompanhado do vice-prefeito Jarques Canturil e da primeira-dama Adriana Sampaio, destacou a importância da realização do festival, ressaltando o valor da espiritualidade, da união e da gratidão neste momento especial para a cidade.

“Nesta celebração dos 36 anos de nossa amada e querida Sobradinho, o meu coração se enche de gratidão a Deus, e me emociona em ver todo esse povo reunido em oração, em louvor, com fé e esperança no futuro. Agradeço a todas as igrejas, aos nossos parceiros, ao vice-prefeito Canturil, aos vereadores, e a todas as equipes das secretarias que trabalharam de forma integrada para a realização deste evento. Quero também agradecer à minha esposa Adriana, a minha mãe Cleusa Sampaio e a cada sobradinhense e visitante que fizeram parte dessa história. Nosso compromisso é continuar cuidando com amor de cada canto da cidade,” agradeceu o prefeito.

No domingo (27) as celebrações continuam com a seguinte programação:

16h- Louvorzão e Tenda Jovem
17h- Adoração ao Santíssimo Sacramento : Padre Ibis Cassius.
18h- Santa Missa
20h- Show do Cantor Tony Alisson.

Ascom/PMS

Homem cai de um viaduto da obra da Travessia Urbana de Juazeiro; área estava interditada e sinalizada, informa DNIT

0

 

Um homem foi resgatado neste sábado (26), após cair de uma das pontes da obra da Travessia Urbana de Juazeiro. Trabalhadores da empresa CLC – Construtora Luiz Costa, que executa a construção, ajudaram no resgate e a vítima foi levada a um hospital pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Segundo nota enviada à imprensa pelo DNIT- Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o homem teria acessado de forma irregular uma área interditada da obra, que está sinalizada informando o risco de acidentes.

Populares informaram que ele vinha andando pela estrutura e caiu na lagoa que passa abaixo do viaduto. O acidente ocorreu entre o bairro Alto do Cruzeiro e João XXIII. Ele sofreu ferimentos e ainda não se sabe o seu estado de saúde.

Confira nota do DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que, na manhã deste sábado (26), um cidadão acessou de forma irregular uma área interditada da obra da Travessia Urbana de Juazeiro e caiu de uma laje.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente. Funcionários da empresa responsável pela execução da obra prestaram os primeiros socorros até a chegada da equipe médica. A vítima foi encaminhada ao hospital para receber atendimento.

O DNIT reforça que áreas em obras são devidamente sinalizadas e interditadas para garantir a segurança de trabalhadores e da população em geral, e orienta que as restrições de acesso sejam respeitadas.

Redação PNB

Mais de 50 líderes marcaram presença no funeral do Papa Francisco

0

 

O sepultamento do Papa Francisco aconteceu nas primeiras horas deste sábado (26), horário de Brasília (10h no horário local). A despedida ocorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde pelo menos 130 delegações estrangeiras, incluindo 50 chefes de Estado e 10 monarcas, confirmaram presença.

Francisco é o primeiro pontífice em cerca de 100 anos a ser enterrado fora do Vaticano. Além da forte comoção entre líderes internacionais, o funeral reuniu mais de 250 mil pessoas no local. A cerimônia durou 2 horas e 10 minutos.

A preparação para o enterro começou às 9h00 (4h no horário de Brasília). A missa das Exéquias, como é chamada, teve início às 10h e foi conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. O evento marca o primeiro de nove dias de luto e orações no Vaticano.

Logo após, ocorreu a Última Commendatio e a Valedictio — a despedida que marca o fim das exéquias. Em seguida, o caixão foi velado no interior da Basílica de São Pedro e, de lá, seguiu para o local do sepultamento.

Os chefes de Estado receberam um lugar especial na primeira fila; entre eles estavam os presidentes da Argentina — terra natal do papa — e da Itália. Em seguida, a realeza e os demais presidentes estavam dispostos em ordem alfabética, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chefe do Executivo brasileiro.

Além de Lula, estavam na fila os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; da França, Emmanuel Macron; e dos EUA, Donald Trump. Durante o cerimonial, Trump e Macron trocaram um aperto de mãos.

Confira  a lista completa 

  • Albânia – Presidente Bajram Bega
  • Alemanha – Presidente Frank-Walter Steinmeier e Chanceler Olaf Scholz.
  • Angola – Presidente João Lourenço.
  • Argentina – Presidente Javier Milei.
  • Áustria – Presidente Alexander Van der Bellen, Chanceler Christian Stocker.
  • Bangladesh – Conselheiro-chefe (líder interino) Muhammad Yunus.
  • Bélgica – Rei Philippe e Rainha Mathilde, Primeiro-Ministro Bart De Wever.
  • Brasil – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Primeira-Dama Janja Lula da Silva.
  • Bulgária – Primeiro Ministro Rossen Jeliazkov
  • Chipre – Presidente Nikos Christodoulides.
  • Croácia – Presidente Zoran Milanovic.
  • Equador – Presidente Daniel Noboa.
  • Espanha – Rei Felipe e Rainha Letizia.

Meia Maratona Tiradentes: confira alterações no trânsito em Juazeiro; evento acontece domingo (27)

0

Está tudo pronto para a tradicional Meia Maratona Tiradentes, realizada pela Prefeitura de Juazeiro (BA). A prova, que chega à sua 39ª edição, acontece neste domingo (27) e reunirá cerca de 600 atletas de todo o Brasil, que irão percorrer as ruas e bairros da cidade.

A competição contará com dois percursos: 5 e 21 quilômetros.

Percurso – 5 km
Largada às 6h, na Orla II (Vaporzinho), passando pela Orla I, Adolfo Viana, Rua Fernandes da Cunha, Flaviano Guimarães, com retorno pelo mesmo trajeto e chegada no Vaporzinho.

Percurso – 21 km
Largada às 5h30, na Agrovale, seguindo pela BR-235 em direção ao Mercado do Produtor; BA-210 sentido bairro Tabuleiro; Rua da Barragem (Tabuleiro); Avenida Paulo Rios Campelo (bairro São Geraldo); Avenida Edgard Chastinet (UNEB); Avenida Flaviano Guimarães, e, a partir daí, segue o mesmo percurso da prova de 5 km, com chegada no Vaporzinho.

Para garantir a segurança de atletas e espectadores, além da fluidez do trânsito durante a corrida, a Autarquia Municipal de Trânsito, Transporte (AMTT) orienta condutores e ciclistas a evitarem circular pelos trechos que estarão temporariamente interditados.

“Realizamos reuniões e traçamos estratégias para garantir a segurança de todos os envolvidos nesse grande evento, que já faz parte da história de Juazeiro. Nós, da AMTT, junto com a Polícia Militar da Bahia, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal, estaremos organizando e monitorando o trânsito em todo o percurso. Contamos com a colaboração dos condutores para que tenhamos uma corrida segura para todos”, destacou Mitonho Vargas, diretor-presidente da AMTT.

Ascom PMJ

Em Brasília, Andrei e comitiva de prefeitos baianos defendem aprovação da PEC66 do Refis previdenciário, em audiência com o presidente da Câmara de Deputados

0

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, integrou nesta quinta-feira (24), a comitiva de prefeitos baianos que esteve em Brasília para uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A reunião teve como pauta central a crise enfrentada pelos municípios brasileiros, em especial os nordestinos, em razão dos recentes bloqueios nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e das restrições para firmar convênios federais, causadas por dívidas previdenciárias.

A audiência contou com a presença da deputada federal Lídice da Mata, líder da bancada baiana na Câmara, e do líder do PSD, deputado Antônio Brito, onde os prefeitos cobraram celeridade na tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que institui um novo Refis previdenciário e representa uma alternativa para reequilibrar as contas públicas das prefeituras.

Segundo o prefeito Andrei, a PEC é um passo fundamental para a saúde financeira dos municípios baianos. “O presidente Hugo Motta nos reafirmou que a PEC 66 é prioridade na pauta da Câmara. Já foi definido o relator e o presidente da Comissão Especial, que será instalada nos próximos dias. A Câmara se comprometeu em dar celeridade para que a aprovação ocorra o mais breve possível. Agradecemos a ele pela atenção e compreensão diante da urgência dessa pauta”, ressaltou.

Ainda na capital federal, a comitiva de prefeitos baianos participou de reuniões com os senadores Otto Alencar, Ângelo Coronel e Jaques Wagner. Os gestores solicitaram apoio à promulgação da PEC 66 e discutiram alternativas para enfrentar os efeitos da seca que atinge dezenas de municípios na Bahia.

Ascom/PMJ

Rede estadual recebe educadores ingressantes com formação imersiva

0

Educadores recém-ingressos na rede estadual de ensino participam de uma formação imersiva promovida pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que foi iniciada na quinta (24) e prossegue nesta sexta-feira (25). Já atuando em sala de aula, esses profissionais agora têm a oportunidade de se aprofundar nas ações estruturantes do governo estadual para transformar a educação. Investimentos em infraestrutura, programas de permanência escolar e valorização do magistério são alguns dos temas que integram a programação.

Presente na abertura do segundo dia de atividades, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou que a formação é uma forma de integrar os educadores a um projeto coletivo de transformação social. “A escola pública da Bahia está sendo reconstruída com novas unidades, laboratórios, quadras, refeitórios e espaços de aprendizagem, mas também com a valorização de quem faz a educação acontecer: vocês, professores”.

Durante a formação, os participantes vivenciam experiências práticas e reflexivas em oficinas, painéis e atividades interativas sobre currículo, metodologias ativas, cultura maker, inteligência artificial, educação inclusiva e avaliação. “Esse é um momento essencial para apresentar as diretrizes pedagógicas e os pilares da política pública educacional da Bahia”, afirmou a diretora de Formação do IAT, Camila Amorim, acrescentando  que “mais do que uma formação, é uma convocação para fazer parte de um projeto comprometido com a aprendizagem dos estudantes”.

A professora Lana Carolina Sena Pena, que leciona Química na Escola Quilombola CEPEP Litoral Sul, em Maraú, vê na iniciativa um gesto de fortalecimento da prática docente. “Atuamos em realidades muito diversas e conhecer mais de perto as ações da Secretaria nos prepara melhor para os desafios”. Ela relatou a dura rotina dos estudantes da região, que enfrentam longos trajetos até a escola, e ressaltou o papel transformador da educação nas comunidades quilombolas.

“Já vi jovens sem perspectiva reencontrarem o sonho através da escola. Uma ex-aluna se inspirou em mim e, hoje, cursa Química na UESC. Essa formação nos ajuda a entender que ensinar vai muito além da sala de aula: é sobre tocar vidas”, afirma. Para Lana, momentos como este são fundamentais para alinhar os educadores à missão coletiva de garantir uma escola pública cada vez mais justa, inclusiva e potente.

Ascom/SEC

Transforma Petrolina: Solidariedade no ritmo do desenvolvimento

0

 

O município de Petrolina tem se destacado no cenário nacional por sua força econômica, inovação e ritmo acelerado de desenvolvimento. A cidade tem apresentado indicadores  positivos de crescimento em várias frentes e agora se propõe a fazer ainda mais através da cultura da solidariedade, para que o compromisso social caminhe lado a lado com o desenvolvimento.

Nesse contexto, o programa de voluntariado busca se consolidar como um agente de conexão entre o desenvolvimento e a participação ativa dos petrolinenses nos projetos e ações do Transforma Petrolina, fortalecendo iniciativas que colocam a solidariedade no centro do avanço do município.

Para isso, o programa tem suas metas de atuação alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, e se une a  uma mobilização global com a missão de engajar pessoas, promover ações e catalisar transformações locais e contextualizadas com as reais necessidades das famílias.

O público interessado em fazer parte dessa Rede do Bem pode entrar em contato através do canal do voluntário (87) 9 9633-0902 ou pelo instagram do programa @transformapetrolina. “Estamos unidos em um só propósito para fortalecermos cada vez mais a solidariedade e o voluntariado no município”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Ascom

Prefeitura de Sento Sé realiza 2º Encontro Formativo do Programa Alfa EJA Municipal  

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira (24) o 2º Encontro Formativo do Alfa EJA Municipal, programa que tem como objetivo a superação gradativa do analfabetismo entre jovens, adultos e idosos no município. O evento aconteceu na Igreja Cristã Evangélica e contou com a participação dos alfabetizadores do programa.

A formação abordou os Marcos Legais do Programa, com base na Portaria de 2 de abril de 2024, além de uma leitura sobre a alfabetização de jovens e adultos fundamentada nas concepções de Paulo Freire.

A coordenadora municipal do Alfa EJA, Ana Valéria Barbosa, conduziu o encontro e destacou a importância do momento. “Foi um encontro muito produtivo e interativo, onde tivemos a oportunidade de trocar experiências e fortalecer o trabalho dos nossos alfabetizadores,” afirmou.

O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, também ressaltou a relevância da iniciativa. “O Alfa EJA representa a transformação na vida de muitos jovens, adultos e idosos do campo, garantindo mais inclusão e cidadania para o nosso povo,” disse.

O programa

Atualmente, conta com 34 monitores, estudantes de Pedagogia que recebem bolsa-incentivo, atendendo mais de 500 alunos matriculados nas comunidades rurais. A metodologia inclui atendimento domiciliar semanal e atividades quinzenais nas escolas núcleos, promovendo um ensino mais próximo e humanizado.

Ascom