Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Escola Maria de Lourdes Duarte inicia comemorações do Dia da Educação com lançamento de projeto de incentivo à leitura

0

A Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte, em Juazeiro, reuniu os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nesta sexta-feira (25), para o lançamento do projeto de literatura “Café com Poesia”. O evento, que integra as comemorações do Dia da Educação, celebrado em 28 de abril, aconteceu no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O projeto, que será desenvolvido ao longo do ano letivo, visa aproximar os estudantes da literatura, por meio de atividades e do incentivo à leitura na rotina escolar. “O nosso objetivo é despertar o gosto e o interesse dos alunos pela leitura desde cedo, como instrumento de aprendizagem. A proposta é trabalhada numa perspectiva lúdica, prazerosa e interdisciplinar, estimulando a escrita, a oralidade e a ampliação do vocabulário”, explicou a gestora da unidade escolar, Leide Patrícia de Santana Costa.

Durante o lançamento, os estudantes declamaram poemas de Vinicius de Moraes e Cecília Meireles, dançaram e cantaram celebrando a importância da literatura. “Eu fiz uma apresentação sobre a leitura e foi muito legal. Ler é muito importante porque a gente pode fazer muitas coisas e viajar para muitos mundos lendo”, frisou o estudante do 5º ano, Enzo Vitor Araújo Gomes.

Ascom Seduc/PMJ

IPJ anuncia novo endereço e, devido à mudança, suspende atendimentos presenciais nos dias 28 e 29 de abril

0

 

O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) passará a atender em novo endereço a partir da próxima quarta-feira feira (30). Em razão da mudança, o atendimento ao público será suspenso nos dias 28 e 29 de abril (segunda e terça -feira). A nova sede funcionará no 4º andar do Centro Médico Empresarial Dr. Renato Cerqueira, localizado na Rua Minas Gerais, nº 46, bairro Santo Antônio.

A mudança de endereço se dá pela necessidade de oferecer ao público instalações mais modernas, confortáveis e com melhor localização, facilitando o acesso dos beneficiários. O novo espaço conta com melhor acessibilidade, incluindo elevadores, além de salas amplas que possibilitarão a ampliação dos serviços prestados pelo Instituto.

A nova sede trará consigo algumas novidades para aprimorar os serviços prestados à população, garantindo maior eficiência e abrangência no atendimento aos assegurados. Entre essas novidades está o atendimento fisioterapêutico, ginástica laboral, apoio psicológico, sessões de pilates, assistência social, orientação em educação financeira, além de oficinas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos aposentados e pensionistas.

Esse novo endereço será utilizado de forma provisória. Isso porque a Prefeitura de Juazeiro realizou, recentemente, a doação do terreno onde será construída a sede própria do IPJ. A expectativa é de que as obras tenham início ainda este ano, marcando mais um avanço na modernização e estruturação do órgão.

Ascom PMJ

Prefeito de Juazeiro e comitiva baiana participam de reuniões em Brasília e reforçam pleito por ações emergenciais contra a seca

0

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, integrou a comitiva de prefeitos baianos que esteve em Brasília nesta quarta e quinta-feira (23 e 24) para reuniões voltadas ao enfrentamento da seca, que atinge o estado da Bahia. O principal encontro ocorreu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e teve como foco o reforço de ações emergenciais para garantir segurança hídrica, assistência humanitária e apoio à agropecuária local.

“A seca traz impactos diretos à vida da população e à produção rural. Nossa prioridade é garantir água e comida para quem mais precisa, além de proteger os produtores rurais, que passam por muitas dificuldades nos períodos de estiagem. Estamos todos juntos, prefeitos, governo estadual, e agora com apoio do Governo Federal, para garantir que os benefícios cheguem com agilidade às populações mais afetadas”, afirmou o prefeito Andrei.

Entre as medidas tratadas estão a intensificação da Operação Carro-Pipa, a ampliação da distribuição de cestas básicas e milho para alimentação animal, além da celeridade no reconhecimento da situação de emergência nos municípios afetados. Também foi discutida a necessidade da elaboração de planos de trabalho específicos para cada território, de acordo com as demandas locais.

“Estamos discutindo os desafios da estiagem, que este ano se apresenta de forma especialmente severa no Nordeste, atingindo fortemente a Bahia. O Governo Federal está adotando uma série de medidas com vários ministérios envolvidos, focando nas questões emergenciais como o acesso à água e a segurança alimentar”, destacou o ministro Waldez Góes durante a reunião.

Na quinta-feira (24), uma nova rodada de discussões aconteceu com representantes do Exército Brasileiro e da Defesa Civil Nacional. Na ocasião, foram apresentados os planos de trabalho elaborados pelas prefeituras para embasar as ações emergenciais.

O encontro, que contou também com a presença da deputada federal, Lídice da Mata e o presidente da UPB, Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, ficou definido a criação de um comitê interinstitucional de enfrentamento à seca e o compromisso do MIDR em liderar uma estratégia integrada de resposta à crise, com o apoio técnico da Defesa Civil Nacional.

Ascom/PMJ

Missa em sufrágio pela alma do Papa Francisco acontecerá neste sábado (26), na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro

0

 

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja se prepara para os próximos ritos relacionados ao Pontífice.

A Diocese de Juazeiro vai realizar uma missa diocesana em sufrágio pela alma do Santo Padre, neste sábado (26), às 17h, na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas. A missa será presidida pelo bispo Dom Valdemir Vicente Andrade Santos, com participação dos padres da diocese de Juazeiro.

A celebração será transmitida pelo YouTube da Diocese.

Redação PNB, com informações Pascom

“Antes e depois do Papa Francisco”, por Leonnardo Araújo

0

 

Nos próximos dias, quando o calor da saudade apenas mornar nossos corações e, pelas regras da natureza, a vida seguir seu fluxo, haverá o ritual do Conclave, com seus mistérios, pompas e a magia que envolve o ato!

Escrevi há 12 anos, em 25/02/2013, um texto com este mesmo título: “Habemus Papam”, refletindo sobre o ato corajoso, humano e sábio do Papa Bento XVI, em renunciar ao Papado. Ali, naquele texto, refletia sobre tal atitude e falava da expectativa sobre seu sucessor. Algo dizia que aquela renúncia não seria em vão. E foi assim, que, antecipando o anúncio do novo papa, já havia no ar prenúncio de mudanças na igreja.

Não errei na previsão: a fumaça branca, enfim, anunciava a chegada de um Francisco. Assim como no texto escrito sobre minhas expectativas, apareceu sorrindo, com cara de 70 anos e coragem, dinamismo de vinte e poucos. Ainda assim, Francisco superou todas as minhas expectativas; surpreendeu o mundo! Melhor dizendo: mudou o mundo!

Hoje, a Igreja Católica se divide em dois tempos: antes e depois do Papa Francisco!

Humano, sensato, pacificador, diplomático, empático, humilde e sincero, Papa Francisco cativou e conquistou o respeito e a admiração de todo o planeta Terra. Não pelo seu cargo, mas por suas ações!

Crístico!

Ele partiu na Páscoa, e, até em sua morte, deixa uma mensagem…

Agora, ansiosamente, aguardamos o tão esperado: Habemus Papam! Quem sucederá Francisco? Volto a refletir… Já que a vida segue seu fluxo, não há no mundo, na Igreja ou no cristianismo espaço para que não sigamos seus passos!

Quem sabe, no Habemus Papam, venha o Francisco II ou João (apóstolo do amor). Pois no novo tempo só haverá espaço para o AMOR.

Leonnardo Araújo, curaçaense, psicanalista clínico e institucional

 

 

Prefeitura de Sento Sé realiza Feira da Caatinga 2025 com foco em cultura, sustentabilidade e saberes do sertão; evento acontece nos dias 29 e 30 de abril

0

 

Nos dias 29 e 30 de abril, Sento Sé será palco da Feira da Caatinga 2025, um evento que celebra a riqueza do bioma, os saberes tradicionais e a força cultural do povo sertanejo. Com programação diversificada, a iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), contará com apresentações culturais, exposições, culinária regional, artesanato, palestras e ações educativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

A abertura oficial acontece na segunda-feira (29), às 19h, na Praça Central, com shows e manifestações culturais. No dia 30, a feira segue das 8h às 17h, com exposição de produtos da agricultura familiar e da Caatinga. Paralelamente, a Câmara de Vereadores sediará palestras com especialistas de instituições como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), a Brigada Força e Resgate e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O evento reforça o compromisso da gestão com a preservação do nosso bioma, o fortalecimento da identidade regional e a geração de oportunidades por meio do empreendedorismo sustentável”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleriston Ferreira, que aproveitou para reforçar o convite à população. “Convidamos toda a população a participar dessa grande celebração que une cultura, meio ambiente e desenvolvimento para transformar o presente e projetar um futuro mais justo e sustentável para o sertão”.

Ascom PMSSE

Afinal, qual o “local apropriado”?: Mais uma vez, vizinhos rejeitam Centro Pop em rua central de Juazeiro

0

 

No último dia 9 de abril, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Juazeiro (Centro POP) passou a funcionar na Rua Elizabete Safira, 172, no bairro Maria Gorete.

Quinze dias após a entrega do equipamento, moradores da rua, relatando transtornos  causados pelos usuários do serviço, se manifestaram contra a presença do Centro Pop Dom José Rodrigues de Souza no local.

Uma situação que se repete sempre que o serviço muda de endereço. O Centro Pop, criado pelo governo federal, já passou pelo bairro Country Clube, pela Visconde do Rio Branco, no centro da cidade, e em todas as vezes, vizinhos rejeitam a instalação do serviço na rua em que me moram, alegando problemas de segurança, sujeira e desordem pública.

Surge aí um desafio para a gestão municipal: Qual o “local adequado” para instalar um equipamento que oferece alimentação, higiene, além de acompanhamento e encaminhamento para a rede socioassistencial aos que vivem em extrema miséria?

São pessoas sem perspectiva de vida, sem rumo, sem lar, famintos, totalmente vulneráveis, dependentes químicos, situação do público que passa todos os dias pelo Centro Pop em busca de algum acolhimento.

Pessoas invisíveis aos poderes públicos e também indesejáveis à sociedade. Vistos como intrusos sempre vão incomodar por onde quer que passem. A tendência da sociedade é querer higienizar a cidade, talvez, para não ver a miséria tão de perto.

Nos endereços por onde o Centro Pop de Juazeiro já passou, os moradores que se queixam dos incômodos também fazem questão de afirmar que apoiam a assistência social à população em situação de rua, mas desde que este público não seja seu vizinho. Desde que o centro não funcione em ruas residenciais, pacatas, tranquilas.

A pressão contra a gestão municipal da vez para que o Centro Pop funcione em um “local adequado” em nome da segurança e do bem-estar da comunidade é a reivindicação dos incomodados.

A pergunta que cabe é: Qual seria o “local apropriado” para instalar o equipamento público?

De certo que o órgão responsável pelo serviço de assistência social voltado à garantia de direitos da população em situação de rua deva disciplinar a rotina do centro e adotar medidas que minimizem os transtornos causados a vizinhança.

Desta forma, talvez, resolva-se o conflito sem prejuízo aos necessitados e assistidos pela necessária política pública; sem prejuízos para os vizinhos que precisam de tranquilidade e  bem-estar em suas moradias.

Afinal, a cidade deve ser de todas as pessoas e em todas as situações.

Redação PNB

Programa Juazeiro Sem Fome entrega kits de alimentos arrecadados na Corrida Tiradentinhos para idosos do bairro Argemiro

0

Na última terça-feira (23), a Prefeitura de Juazeiro, por meio do programa Juazeiro Sem Fome, realizou a entrega de 35 kits de alimentos para idosos em situação de vulnerabilidade social no bairro Argemiro. A ação aconteceu na sede do Projeto Sopão da Esperança, uma iniciativa comunitária que já atua no bairro oferecendo refeições solidárias à população.

A doação dos alimentos é resultado da arrecadação promovida durante a última edição da Corrida Tiradentinhos, evento esportivo de caráter social, realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte). Ao todo, a competição arrecadou 300 quilos de alimentos não perecíveis. Os idosos contemplados foram previamente cadastrados por meio do número do CPF, garantindo organização e transparência na distribuição dos kits.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com o combate à fome e à insegurança alimentar, especialmente entre os públicos mais vulneráveis, como idosos e pessoas em situação de risco social.
“O Juazeiro Sem Fome é mais do que um programa de distribuição de alimentos, é um símbolo de solidariedade e cuidado com quem mais precisa. Parcerias como essa mostram que, com união e empatia, podemos transformar realidades”, destacou Lorena Pesqueira, coordenadora do Programa Juazeiro Sem Fome.
Ascom PMJ

Ex-presidente Collor é preso após decisão de Moraes

0
Brasília - O senador Fernando Collor de Mello participa da sessão do Senado destinada a analisar e votar projetos orçamentários. Entre os projetos o PLN 5/15, que ajusta a meta fiscal (Valter Campanato/Agência Brasil)

 

O ex-presidente Fernando Collor foi preso, na manhã desta sexta-feira (25), em Maceió, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para cumprir pena de reclusão em regime fechado. A defesa de Collor disse que ele estava a caminho de Brasília para se apresentar. Ele está custodiado na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana.

Collor foi condenado no ano de 2023 a oito anos e dez meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa do ex-presidente tentou rever a pena com o argumento de que a punição não correspondia ao voto médio do plenário que pediu a redução da pena para quatro anos, mas Moraes negou os recursos.

A condenação é parte da operação Lava Jato, com acusações de ter recebido R$ 20 milhões em propinas entre 2010 e 2014 para viabilizar, por meio de indicações políticas, um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Collor foi denunciado pela PGR em 2015. O operador de Collor, Pedro Paulo Berghamasci Ramos, também teve recurso rejeitado por Moraes. Pedro foi condenado em 2023 a uma pena total de quatro anos e um mês de prisão, além de 30 dias-multa.

BNews