Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Sempre Aos Domingos: “Sem pai nem mãe”, por Sibelle Fonseca

0

 

Cala fundo em mim, às vésperas dos 58 anos, a expressão “sem pai nem mãe”. Chega a dar medo e me faz voltar ao pesadelo que eu tinha, quando menina, de estar correndo nua pela rua, sem manto e anágua. Perder pai e mãe é abandono. Desproteção para a menor chuva que caia. É não ter nenhum vagalume no escuro e nem o menor abrigo numa tempestade. Para onde correr? A quem recorrer? Corre-se nu a partir da partida deles.

A orfandade é uma desintegração da gente mesmo.

Meu pai desencarnou há 14 anos. Minha mãe tem pouco tempo. Fiquei “sem pai, nem mãe”, e assim me recoloco no mundo – Agora é comigo. Virei uma adulta de verdade aos quase 58 anos. Somente com eles eu me sentia ainda uma menina, aquela adolescente insurgente.

Talvez, pegada na emoção, penso que ser “sem pai nem mãe” também seja recrudescer, tornar-se mais intensa na vida que tá correndo e mais convicta da finitude de tudo.

Quando perdi meu pai, a presença de minha mãe foi como um lenitivo. Eu, ainda que incompleta, tinha meu cordão umbilical no mundo. Meu útero, aquele canal comigo mesma, uma prova da placenta. Meu umbigo estava ainda aqui.

Ficar órfã de mãe, considerando a que eu tive, é pisar em falso, mas também seguir a varinha que ela traçou no chão para os meus passos.

Chegando aos 58 anos, dois para pisar na terceira idade, a penúltima do ciclo de vida neste plano terrestre, ponho-me a pensar na minha existência e nos ensinamentos da minha Mãe.

Aprendi com ela que, em algumas situações da vida, devemos tirar tudo por menos. Faço isso, mas somente naquelas que estão fora do meu controle.

Ontem, pensando em minha mãe, perguntei a menina que fui se ela orgulhava-se da mulher que me tornei. A resposta me veio em forma de uma oração de mim mesma. Creio que intuída por minha mãe que sabia que sou feita de letras, palavras, sons e sentimentos.

“Ai de mim, meu Deus”!

“Ai de mim se eu não soubesse escrever. Ai de mim se eu não tivesse gritado. Ai de mim se eu não tivesse cantado e escutado. Ai de mim se eu não tivesse amado. Ai de mim!
Ai de mim se eu não tivesse me despedaçado inteira e ligeirinho me refizesse. Se ninguém tivesse me ferido, me iludido ou me roubado. Ai de mim, se eu não tivesse feito a primeira eucaristia, rezado um sem fim de padres nossos e me debelado nas fogueiras. Ai de mim se eu não tivesse suportado, aturado, resistido. Se não tivesse me descabelado, subido nas mesas, metido dedo na cara e ter beijado rostos e bocas, ai de mim ! Se eu não tivesse posto a mesa, a comida na panela, a cara pra bater, o coração pra pulsar, se não tivesse deitado nas camas que desejei e nem segurado as bandeiras que escolhi, ai de mim! Se não tivesse sonhado, acordado de pesadelos, batido o pé, levantado o dedo, dado o pulo da gata e enfrentado os leões, ai de mim. E se eu não bradasse, não desatasse os nós da garganta, desfeitos laços e amarrado eternos afetos. Ai de mim se o medo que senti tantas vezes me paralisasse e a insegurança me sucumbido ou amargurado. Se perdesse a fé, a cabeça, os trilhos, os desejos, o tesão pela vida, se não perdesse a vergonha, os pudores, a cartilha, o manual, o que seria de mim?

Portanto, me digo: Bem aventurada sou eu! Longe de ser santa ou de querer ser exemplo, eu sou o que sou e sempre desejei ser. Digo a menina que fui- sobrevivemos querendo mais da vida. Sem revoltas, culpas ou arrependimentos. Tirando por menos o que der, enfrentando o que vier, e tirando a vida por mais.

Aprendendo a viver as bem-aventuranças no dia a dia. Tentando a bondade, a busca pela  justiça e pela liberdade de todos os seres, a disposição para atrair peles e as dores do mundo, e, invicta, repelindo, sem medo, tudo aquilo que não pode ser de Deus.

Pegando na mão da menina que fui e da mãe que vive em mim, encontro a sabedoria de nós mesmas, do nosso propósito, dos nossos quereres e poderes.

Sinto muita saudade da minha mãe e também da menina que fui.

Bem aventuradas somos!

Sibelle Fonseca é radialista, militante do jornalismo, pedagoga, feminista, humanista, mãe de 4 filhos, humana de Diana, cantora nas horas mais prazerosas, defensora dos direitos humanos e animais, uma amante da vida e das gentes.

“Aparofobia”? questionam moradores sobre rejeição de vizinhos a instalação do Centro Pop em rua central de Juazeiro

0

 

Quinze dias após a entrega do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Juazeiro (Centro POP), que desde o último dia 9 de abril, passou a funcionar na Rua Elizabete Safira, 172, no bairro Maria Gorete, moradores vizinhos ao equipamento apontaram transtornos causados pelos usuários do serviço. Eles rejeitam a  presença do Centro Pop Dom José Rodrigues de Souza no local, alegando que passaram a conviver com problemas de segurança, sujeira e desordem pública.

Alguns pedem que a gestão municipal busque “um local adequado” para instalar o centro, comportamento que se repete todas as vezes que o serviço muda de endereço. Foi assim quando funcionou no bairro Country Clube e na Visconde do Rio Branco, centro da cidade.

No entanto, este não é um sentimento de todos os vizinhos. Alguns relatam que não veem problema e atribuem a rejeição a aporofobia, ou seja, a aversão, rejeição ou medo que se manifesta em relação a pessoas pobres”.  

“Que triste acompanharmos mais um caso de aporofobia. Moro na Rua Elizabeth Safira, próximo ao Centro Pop, e manifesto-me completamente favorável ao serviço público de acolhimento, pois em nada atrapalha ou prejudica a rua. O que prejudica a rua, a cidade, o mundo, é a desumanidade, a banalidade da vida, a falta de caridade, o preconceito, a aporafobia. Quem rejeita o acolhimento aos mais necessitados devia repensar sua humanidade e suposto cristianismo”, comentou uma moradora.

“Moro na Elizabeth Safira e confesso que fiquei muito feliz em ver o Centro POP aqui na rua. Afinal, como fotógrafo, desenvolvo um projeto fotodocumental há mais de 2 anos com pessoas em situação de rua. Posso afirmar que em qualquer lugar que seja instalado haverá pessoas reclamando. Confesso que isso diz muito sobre quem reclama. Pessoas que se dizem de bem, que em datas marcadas pela caridade, como o Natal, postam nas redes sociais as “ajudas” dadas por eles. Mas que, no frigir dos ovos, sei que se pudessem invisibilizaria ainda mais as pessoas em situação de rua. Meus amigos da rua já afirmaram que o novo centro está oferecendo até almoço, coisa que não acontecia anteriormente, pois era servido só o café da manhã. O Centro POP tem que ficar porque é direito assegurado por lei federal”, declarou o fotógrafo Heitor Rodrigues.

Após a reação dos moradores, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) esclareceu que “o Centro Pop é um equipamento de assistência social voltado à garantia de direitos da população em situação de rua, prestando acolhimento diurno, apoio psicossocial e encaminhamentos para os serviços de saúde, habitação, cidadania e reinserção social” e garantiu que vai “adotar as medidas necessárias para minimizar os transtornos relatados”.

“Contudo, diante das queixas recebidas quanto ao impacto direto na rotina e na segurança da vizinhança, a Secretaria de Assistência Social irá realizar, nos próximos dias, uma visita técnica ao local para avaliar as condições de funcionamento do equipamento, identificar eventuais falhas operacionais e adotar as medidas necessárias para minimizar os transtornos relatados, especialmente quanto à limpeza urbana, descarte de resíduos e permanência de usuários nas calçadas. Quanto à insegurança no bairro, a Sedes esclarece que o Centro POP possui segurança local durante o dia e o apoio da Guarda Civil Municipal já foi solicitado para complementar a segurança da unidade durante a noite, trazendo mais proteção não só para o local, mas também aos moradores da comunidade. A Sedes reitera seu compromisso com a escuta ativa da população e informa que está aberta ao diálogo com representantes da comunidade local para, juntos, encontrarem soluções equilibradas que garantam tanto o atendimento digno à população vulnerável quanto a tranquilidade e o bem-estar dos moradores da região”.

Redação PNB

Policias Civil e Militar prendem em flagrante suspeitos de participarem do brutal assassinato do adolescente de 16 anos no bairro Nova Esperança, Juazeiro; crime ocorreu na sexta-feira (25)

0

 

 

Em menos de 24 horas, as Policias Civil e Militar prenderam em flagrante suspeitos de participarem do brutal assassinato do adolescente Everton de Lima Araújo, de apenas 16 anos, que ocorreu na sexta-feira (25), no bairro Nova Esperança, em Juazeiro, Norte da Bahia.

A vítima foi encurralada por homens que estavam que três veículos, sendo dois carros e uma moto. Após ser violentamente espancado, o adolescente foi executado a tiros no local.

A prisão ocorreu na tarde de sábado (26), em uma operação conjunta da Polícia Militar da Bahia, através do CPR-N, Rondesp Norte, Grupamento de Motociclistas Carcará, 74ª CIPM, 76ª CIPM e CIPE-CAATINGA.

“Inicialmente, foram presos dois homens, no bairro Praia do Rodeadouro, em Juazeiro; em ato contínuo a essa primeira prisão, os policiais militares da Rondesp Norte, junto com o efetivo da Polícia Civil do Plantão DH/Silc , com o apoio do NI da 17ª COORPIN deslocaram até a cidade de Petrolina em continuidade das diligências, no intuito de capturar outros envolvidos no crime. Na cidade vizinha foi localizado um terceiro homem, B.G.L, suspeito de ter efetuado os disparos na ocasião do homicídio, e com ele foi apreendido um revólver cal. 38, mesmo calibre utilizado na investida criminosa”, informou a PC.

Segundo a PC, ao ser interrogado, o acusado de iniciais B.G.L confessou ter sido o autor dos disparos que mataram a vítima, alegando que ter sido vítima de furto praticado pelo adolescente.

Todos os envolvidos, e a arma do crime, foram apresentados na 1ª DT/Delegacia de Polícia Civil.

Crime

Um crime brutal foi registrado na tarde dessa sexta-feira (25), no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia. O caso aconteceu na Avenida Brasil, bairro Nova Esperança.

O adolescente Everton de Lima Araújo, de apenas 16 anos, foi brutalmente espancado e atingido com pauladas por cerca de 6 homens. Posteriormente, um dos agressores disparou um tiro contra o adolescente que morreu no local.

O linchamento ocorreu em plena luz do dia e a violência do grupo foi registrada pelas câmeras. Os autores do crime estavam em dois veículos e em uma moto e fugiram logo após o crime.

Ao Portal Preto no Branco, a Polícia Civil informou que a vítima respondia por ato infracional análogo aos crimes de furto, roubo e latrocínio tentado.

Redação PNB

Passados 4 meses da gestão Andrei Gonçalves, as críticas ao SAAE de Juazeiro não cessam: “Jogaram o nome da autarquia na lama”

1

 

A nova gestão do SAAE-Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro, ao longo destes quatro meses, não conseguiu dar respostas à população juazeirense no que tange ao saneamento e oferta regular de água, o que tem gerado desgaste para a gestão Andrei Gonçalves. Os usuários do serviço continuam reclamando dos mesmos problemas sofridos no governo passado. Esgotos obstruídos pela cidade, falta de água em algumas comunidades e demora para realização dos serviços de ligação de água e esgoto, são queixas constantes dos consumidores que criticam a morosidade do órgão para atender as solicitações.

Neste sábado (26), um morador do Novo Encontro fez contato com nossa equipe para relatar que ruas dão bairros estão tomadas por água de esgoto.

“Nós estamos passando por situação muito crítica aqui na rua 3 e outras mais. Mexeram na rede de esgoto, dizendo que estava entupida, mas não estava nada vazando, e depois que mexeram foi que a rua ficou toda entupida. É esgoto voltando dos bueiros, a rua está cheia de água de esgoto que retorna para os ralos dos banheiros das casas. Não só da minha, mas dos vizinhos que estão reclamando. Já avisamos ao SAAE, mas não atendem e quando atendem falam que estão com a demanda cheia. Eu quero saber que demanda é essa que não podem atender nem uma urgência? A situação é de calamidade mesmo. A pessoa não poder usar o seu banheiro porque transborda esgoto pelos ralos? Uma seboseira”, criticou o morador.

Uma moradora da Avenida Novo Juazeiro, no mesmo bairro, também protestou: “As ruas estão completamente tomadas pelo esgoto”.

“Moro na 1ª rua do bairro e desde a última chuva, dias 11/12 de abril, que a água do esgoto está retornando para dentro de minha casa. Mantive contato no final de semana, e fui informada que não existia atendimento, somente em dias úteis. Com isso, no dia 14, solicitei novamente atendimento e fui informada que deveria esperar até 15 dias para ser atendida. Até o presente momento, nada do SAAE aparecer para desentupir o esgoto da rua que está retornando para dentro de casa. Vivemos com o receio de sermos contaminados”, relatou Jessica, moradora do Monte castelo, rua Vitória.

“Acabaram com o SAAE, uma autarquia que era forte. Nos últimos anos jogaram o nome da autarquia na lama. Nunca se viu tantas reclamações e problemas sofridos pelos moradores da sede e do interior”, pontuou outro morador.

Queixa diária

Diariamente, nossa redação recebe reclamações e criticas de moradores que cobram pressa à autarquia na resolução das demandas.

Sempre que procurado pelo PNB, o SAAE alega que encontrou as Estações Elevatórias de Esgoto (ETE) completamente sem funcionar na cidade e que já recuperou a maior parte.

“Das 51 ETEs existentes no município, a maioria estava há meses sem manutenção preventiva e corretiva, contribuindo para o extravasamento de esgotos em vários bairros”.

A autarquia informou ainda que as equipes continuam trabalhando diariamente, inclusive ampliou o horário de funcionamento para atendimentos, e atua em plantões nos finais de semana para zerar a demanda retraída de esgotos entupidos.

 “O cenário que encontramos era assustador, com Estações Elevatórias sucateadas, sem portas, painéis elétricos e bombas queimadas e estruturas físicas prestes a desabar, mas com a força tarefa que montamos, inclusive com a contratação de uma empresa especializada, estamos conseguindo reverter essa realidade e, em breve, teremos uma cidade limpa e sem esgotos sujando as ruas”, destacou a diretora-presidenta do SAAE, Fabiana de Possídio Egashira Guimarães.

Redação PNB 

Gestão municipal de Sento Sé investe na formação continuada de professores com mais uma capacitação do LEEI

0

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta (24) e sexta-feira (25), na Igreja Evangélica Congregacional, a 3ª Formação de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O encontro reuniu professores dos 1º e 2º períodos da Educação Infantil da rede municipal, com o objetivo de refletir sobre os avanços e desafios do letramento a partir da brincadeira e do papel do professor na sala de aula.

“Acreditamos que o fortalecimento da Educação Infantil passa pela valorização e formação dos nossos profissionais. O LEEI tem nos permitido qualificar práticas pedagógicas, respeitando o tempo da criança, promovendo o letramento desde os primeiros anos e garantindo que a educação do município avance com base na realidade das nossas escolas”, reforçou o secretário de Educação, Jeorge Ribeiro.

Com o tema “O brincar, o letramento e o papel do professor na Educação Infantil”, a formação foi conduzida por Lindiane Ribeiro, coordenadora da Educação Infantil no município e formadora do LEEI. “Foi um momento de grande relevância, de partilha e reflexão sobre práticas que precisam ser desconstruídas e reconstruídas para atender às crianças de hoje”, destacou.

A professora Jackeline Feitosa Alves, coordenadora pedagógica da Escola Sala Avançada Jorge José de Castro, em Riacho dos Paes, também avaliou positivamente a formação. “Foi um momento gratificante, que nos ajuda a alinhar teoria e prática, conforme o DCRM nas escolas de Sento Sé.”

Ascom PMSSE

Sento Sé participa de reunião com foco no avanço do acesso à água e saneamento básico

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura, participou nesta quinta-feira (24) de uma reunião na sede do Sebrae Juazeiro, para discutir soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas rurais.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS), em parceria com o consórcio SanRural, e teve como objetivo desenvolver modelos de gestão e tecnologias adaptadas às diferentes realidades do interior baiano.

O secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura, Eron Schneider, participou do encontro e destacou a importância da iniciativa. “Essa ação é fundamental para garantir mais qualidade de vida, saúde e dignidade para as nossas comunidades rurais. A gestão municipal de Sento Sé está comprometida em buscar soluções sustentáveis para o nosso povo e melhorar cada vez mais o acesso a serviços básicos essenciais para a população do campo”, afirmou.

Ascom PMSSE

Juazeiro se prepara para a 39ª Meia Maratona Tiradentes: relembre mudanças no trânsito, transporte e novidades

0



Nas últimas semanas, quem circulou pelas principais vias de Juazeiro já viu corredores se preparando para a tradicional Meia Maratona Tiradentes, que acontece neste domingo (27). A prova, que acaba de ser certificada pela Federação Bahiana de Atletismo –  confirmando que segue as normas exigidas pela instituição –, já mobiliza a cidade. O movimento envolve ajustes no trânsito, reforço na estrutura e novidades para o público. Veja o que muda e como se preparar para o evento.

Transporte para os atletas

Quem vai encarar os 21 km contará com transporte até a largada, na Agrovale. Ônibus sairão às 4h da manhã das proximidades dos Correios, ao lado da Villa Bossa Nova. O guarda-volumes estará disponível na Academia da Saúde.

Mudanças no trânsito e detalhes dos percursos

A competição contará com dois percursos: 5 e 21 quilômetros. Confira:

Percurso – 5 km
Largada às 6h, na Orla II (Vaporzinho), passando pela Orla I, Adolfo Viana, Rua Fernandes da Cunha, Flaviano Guimarães, com retorno pelo mesmo trajeto e chegada no Vaporzinho.

Percurso – 21 km

Largada às 5h30, na Agrovale, seguindo pela BR-235 em direção ao Mercado do Produtor; BA-210 sentido bairro Tabuleiro; Rua da Barragem (Tabuleiro); Avenida Paulo Rios Campelo (bairro São Geraldo); Avenida Edgard Chastinet (UNEB); Avenida Flaviano Guimarães, e, a partir daí, segue o mesmo percurso da prova de 5 km, com chegada no Vaporzinho.

Expectativas e novidades da prova

As inscrições se encerraram um mês antes do previsto, refletindo o sucesso da prova, que vai reunir mais de 600 atletas de todo o Brasil. Entre os competidores, estão veteranos como Wilton Ribeiro Dias, o Seu Tita, que já participou de sete edições da prova, e Antônio Soares, o Tonico Runner, que chega à sua 10ª participação.

“Tive três meses de preparação e espero fazer uma boa prova”, afirmou Tita. Já Tonico, de 54 anos, ressaltou a expectativa de que esta edição seja ainda melhor do que as anteriores. “Esperamos bons pontos de hidratação, assistência adequada para abastecer na hora certa e um bom pós-prova, que é importantíssimo”, destacou.

Para atender aos atletas, haverá pontos de hidratação a cada 2,5 km e uma zona especial de resfriamento e reposição de açúcar no quilômetro 12. O evento também contará com estrutura médica reforçada, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), Petromed, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil.

Programação pós-prova

Após a linha de chegada, também tem novidade: os corredores serão recebidos com uma série de serviços, incluindo buffet, fisioterapia, massagens, praça de alimentação, atividades dos patrocinadores e apresentações musicais, celebrando a superação dos atletas.

Com quase 40 anos de história, não à toa, Tonico Runner revelou que abriu mão de participar de um triatlo para marcar presença na Tiradentes. “Escolhi a Meia Maratona porque é a corrida mais tradicional do Vale do São Francisco”, disse.

Apoio e organização

A 39ª Meia Maratona Tiradentes tem apoio master da Agrovale, além do patrocínio de instituições como Larco e EMS Arena.

Ascom PMJ/Seculte

Morre, aos 84 anos, o ex-prefeito de Remanso, Renato Rosal

0

 

Morreu no final da tarde deste sábado (26), aos 84 anos, o ex-prefeito de Remanso, Renato Afonso Ribeiro Rosal.

Forte liderança política da região, ele era pai de Renata Rosal, ex-vice-gestora do município, e também avó do Vereador Pedro Rosal.

“Remanso está de luto. A maior comoção já vista na cidade”, declarou o remansense Marcílio Braga, parceiro do PNB.

O político deixa a esposa, Matilde Rosal, filhos, filhas e netos.

O velório e últimas homenagens ao ex-gestor será a partir 21:00 horas de hoje, no PAF Hora, saída para Juazeiro.

O cortejo seguirá amanhã (27) para igreja da cidade às 9 horas, passando na Câmara de Vereadores, de onde seguirá para o sepultamento.

O PNB se solidariza com a família e amigos de Renato Rosal.

Redação PNB

Deputado Zó do Sertão participa de vistoria técnica para implantação de sinal da TV ALBA em Juazeiro

0

 

O deputado estadual Zó do Sertão participou nesta sexta-feira, 25, de uma vistoria realizada por técnicos de empresa terceirizada do Ministério das Comunicações, junto com representante da TV Assembleia Legislativa da Bahia(TV ALBA), em parceria com a Câmara Municipal de Juazeiro, que tem como objetivo a implantação de sinal de TV Pública em Juazeiro. O presidente da Câmara, vereador Mitu do Sindicato acompanhou a ação.

Conhecedor do projeto de democratização da comunicação do Governo Federal e da disponibilidade de sinal aberto para implantação da TV ALBA, o deputado articulou a vinda dos técnicos para Juazeiro e após a visita técnica elaborar o projeto que vai determinar o funcionamento do canal de televisão no município, com reprodução de conteúdos, transmissão de sessão da Assembleia Legislativa e da Câmara de Juazeiro, além de produção de conteúdo local e regional.

“Junto com o vereador Mitu, procuramos a TV ALBA e viabilizamos esta visita dos técnicos para que o projeto fique pronto o quanto antes. Assim, eles poderão fazer as devidas adequações para colocação de antenas e outros equipamentos necessários para que a TV ALBA comece a ser transmitida e também produzir conteúdo, em parceria com a Câmara e outras instituições de Juazeiro. Vamos ganhar mais um veículo de comunicação pública, além da população ter mais acesso às ações dos agentes políticos, com a devida transparência que pregamos”, declarou o deputado Zó.

O parlamentar ainda ressaltou a possibilidade de produção de conteúdo, mostrando a região para todo o país. “O governo do presidente Lula busca integrar o país, e democratizar a comunicação é uma ação muito importante para este objetivo. Vamos dar todo o apoio necessário para que a TV ALBA comece a funcionar o quanto antes”, garante o deputado Zó.

De acordo com os técnicos, a previsão é que até o fim do ano o canal de televisão vai ser implantado.

Ascom