Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Campanha “Natal Premiado” movimenta comércio de Sobradinho e premia mais de 60 pessoas

0

 

A noite deste sábado (26) foi de festa na Praça Daniela Caetano, em Sobradinho-BA, com a realização do sorteio da campanha “Brilho de Natal Premiado”, promovida pela Secretaria de Administração e Fazenda (SEFAZ), através da Sala do Empreendedor e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Criada com o objetivo de aquecer as vendas de final de ano e estimular a população a valorizar o comércio da cidade, a campanha foi um sucesso absoluto. Durante o evento, que atraiu grande público, foram sorteados diversos prêmios entre eles uma moto Shineray JET-50, uma geladeira Brastemp, uma máquina de lavar Consul de 12 kg, uma TV Samsung de 50 polegadas, um celular Redmo note 14, um fogão, uma bicicleta e diversos prêmios doados por comerciantes que aderiram a campanha.

A campanha não apenas distribuiu prêmios, mas também reforçou a importância do fortalecimento da economia local, incentivando a comunidade a consumir no comércio de Sobradinho, gerando renda e emprego para o próprio município.

Um dos sorteados da noite foi Roberto Menezes dos Santos, morador do Loteamento José Balbino de Souza, que falou da alegria de ser contemplado com o a moto.

“Hoje só tenho a agradecer de coração! Essa moto chegou na hora certa, vai me ajudar muito no trabalho e na minha luta do dia a dia. Que Deus abençoe a todos que fizeram essa campanha acontecer. Estou muito feliz e grato! Valeu, Sobradinho”, declarou.

A campanha também reafirma o compromisso da Prefeitura em apoiar ações que incentivem o empreendedorismo e a movimentação econômica do município, beneficiando diretamente comerciantes e consumidores.

“A campanha Natal Premiado Sobradinho foi um grande sucesso. Distribuímos inúmeros e valiosos prêmios para dezenas de pessoas que, ao longo dos últimos meses, escolheram fortalecer os lojistas e o comércio da nossa cidade. Entendemos o quanto essa parceria entre gestão municipal, CDL e a comunidade é importante. Quero agradecer o apoio do Prefeito Cleivynho Sampaio que a cada ano fortalece esta iniciativa. Já estamos planejando ampliar essas ações em 2026, fazendo cada campanha ainda melhor que a anterior. Agradeço aos lojistas pela confiança e, principalmente, aos consumidores que entenderam que comprar no comércio local é investir no crescimento e no desenvolvimento de Sobradinho,” declarou o Secretário de Administração e Fazenda Luiz Nery.

Ascom/PMS

COMPIR realiza Pré-Conferência sobre Cultura e Gênero nesta terça-feira (29), em Juazeiro

0

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) realiza, nesta terça-feira (29), a partir das 9h, uma Pré-Conferência com foco em Cultura e Gênero. O encontro acontece na sala de multiuso do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), e visa ouvir a sociedade civil sobre demandas e propostas que possam fortalecer políticas públicas de promoção da igualdade racial.

A programação contará com uma mesa de debates formada por lideranças e representantes de movimentos sociais: Dona Ovídia Sena, líder do Grupo Cultural Samba de Véio da comunidade quilombola do Rodeadouro; o músico e artista de arte urbana Euri Mania; Eduardo Príncipe de Lira Rocha, ativista transmasculino e estudante de Direito na UNEB; e o professor Fábio Ronaldo da Silva, presidente do Conselho Municipal LGBTT+. A mediação ficará por conta de Iuana Louise Santos, coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

A iniciativa é organizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) e tem como objetivo construir um panorama das realidades relacionadas à cultura e gênero, além de propor ações que possam ser incorporadas às políticas municipais.

Durante a Pré-Conferência também serão eleitos os delegados que participarão da 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, agendada para os dias 27 e 28 de maio. Este ano, o tema da conferência será “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

Serviço
O quê: Pré-Conferência sobre Cultura e Gênero
Quando: 29 de abril (terça-feira), às 9h
Onde: Sala de Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro (BA)

“O Prefeito Vai à Escola”: Cleivynho visita escolas de Sobradinho e entrega fardamento para estudantes

0

 

Durante a manhã do sábado (26), o Prefeito Cleivynho Sampaio visitou três instituições municipais de educação para dar continuidade a entrega do fardamento completo para 100% dos estudantes, somando aproximadamente 4 mil e 400 uniformes distribuídos gratuitamente para as crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal de ensino.

Na ocasião, o gestor visitou o Centro Educacional de Sobradinho, e as Escolas Maria Ribeiro e Gestão Compartilhada.

As visitas dão continuidade ao projeto “O Prefeito Vai à Escola”, uma iniciativa que prevê a visita pessoal do gestor e da Secretária de Educação, acompanhados das equipes administrativa e pedagógica, às unidades de ensino do município, para dialogar com toda a comunidade escolar sobradinhense.

“Agradeço a Deus por mais essa oportunidade de estar visitando as escolas municipais e de dialogar com os professores, pais e alunos. Agradeço ainda a nossa Secretária de Educação, Ducilene Kestering que, através de muito trabalho, vem fazendo da educação de Sobradinho um destaque no estado. Sempre me emociono com todo o acolhimento que recebo durante as visitas. Por isso, faço questão de retribuir, e nessa ocasião, para realizar as entregas dos fardamentos e dar mais boas notícias para os estudantes e suas famílias, pois nosso objetivo é sempre honrar o povo que nos escolheu e entregar o nosso melhor”, disse o prefeito Cleivynho Sampaio.

Durante as visitas, o gestor foi acolhido pelas comunidades escolares e homenageado pelos estudantes. Ele ainda ouviu atentamente as crianças e adolescentes que em conjunto agradeceram pelos investimentos da gestão na educação municipal.

“Nossa escola se enche de alegria com a presença de vocês, prefeito e secretária. Quem estuda sonha, e quem é apoiado cresce, e os kits escolares chegaram como um presente que nos diz, vocês importam. Receber o fardamento é mais do que ganhar uma roupa, é sentir que fazemos parte de algo importante. É vestir a responsabilidade e o orgulho de ser aluno dessa escola”, declamaram em coro os alunos da gestão compartilhada.

“O fardamento chega para potencializar a autoestima e o senso de pertencimento à escola no coração de cada um dos nossos estudantes. Através desse presente do Prefeito Cleivynho, bem como com os kits e das demais ações educacionais, esperamos tornar nossas escolas espaços de acolhimento onde todos sintam-se iguais e com direitos iguais de acesso à educação”, finalizou Ducilene.

O gestor também participou da abertura das ações do Projeto Caatinga, “Empreendendo na Caatinga: Soluções Criativas e Sustentáveis”.

Participaram da visita, o vice-prefeito Jacques Canturil, a primeira-dama, Adriana Menezes, o Secretário de Planejamento, Alexandre Deles, além dos vereadores e dos pais dos alunos que compareceram ao evento para retirar os fardamentos.

Ascom/PMS

SAAE faz deslocamento de rede para melhorar abastecimento de água na comunidade de Juá

0

Melhorar o abastecimento de água em todas as comunidades do interior do município é a meta da direção do Serviço de Água e Saneamento Ambiental -SAAE que vem trabalhando na melhoria de todos os sistemas. Na manhã do sábado (26) a equipe de Divisão do Interior concluiu o deslocamento de mais de 100 metros de tubulação para aumentar a pressão na rede e o abastecimento para a comunidade de Juá, Distrito de Pinhões.

De acordo com a gestora do interior, Elayne Borges, esse é um trabalho que visa combater ligações clandestinas no percurso da rede melhorando dessa forma a oferta de água para mais de 50 famílias da localidade.  “Uma intervenção corretiva para melhorar a oferta de água na Fazenda Juá que há muito vem sofrendo com essa situação.  Toda nossa equipe está empenhada em resolver esse problema e acabar com o sofrimento destas famílias”, disse Elayne.

Para a moradora da comunidade, Maria Amélia, mesmo diante das dificuldades o SAAE não deixou de buscar alternativas para abastecer as residências. “Há muito sofremos com a falta de água aqui no Juá, mas sempre que recorremos ao SAAE fomos atendidos com carro pipa para suprir nossas necessidades. Sei que os problemas são muitos, mas agradeço ao pessoal do SAAE por sempre nos atender”, reconhece.

Outra moradora que agradeceu a iniciativa foi Cleide Jane, afirmando que o SAAE tem se esforçado para atender a todos, enquanto o problema não é resolvido em definitivo. “Hoje mesmo o caminhão está aqui botando água em todas as cisternas e esperamos que com esse serviço melhore o abastecimento em nosso lugar. Que a água seja usada de forma consciente para que chegue a todas as residências”, reforçou.

Recentemente o prefeito Andrei Gonçalves esteve na comunidade de Lagoa do Boi, com o presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – CERB, Jaime Vieira, anunciando a implantação de uma adutora que irá beneficiar, com água de qualidade, 27 localidades da região de Pinhões, inclusive a comunidade do Juá.

Ascom/PMJ

Sem respostas do poder público, moradores de Itamotinga, em Juazeiro, fazem “vaquinha” para realizar manutenção na estrada que dá acesso à comunidade: “Quatro anos sofrendo”

0

 

Um morador da comunidade de Baraúna, distrito de Itamotinga, em Juazeiro-BA, em contato com o PNB, nesta segunda-feira (28) reclamou das condições da estrada, situação que, segundo ele, se arrasta desde a gestão passada. O morador pede ações a administração municipal e classifica que a comunidade, apesar da sua importância para a economia do município, está “abandonada”.

“Passamos quatro anos sofrendo com o descaso da gestão anterior, sem nenhuma ação para melhorar a nossa região. Com a nova gestão, infelizmente, continuamos na mesma situação: estradas completamente destruídas e um cenário de total abandono. Parece que não fazemos parte de Juazeiro, mesmo sabendo que nossa região contribui significativamente para a economia do município. Milhões entram nos cofres da prefeitura através da Mineração Caraíbas — que fica a apenas 7 km da nossa comunidade — e da produção do nosso melão, que hoje é considerado um dos melhores do Vale do São Francisco. Mesmo assim, nada é feito por nós. Falta investimento até no básico”, relatou.

Para minimizar a situação, contou, os moradores pagaram do próprio bolso um serviço particular para realizar alguma melhoria na estrada.

“A situação das estradas é tão grave que nós, moradores, tivemos que nos unir, fazer uma vaquinha e contratar uma máquina particular para realizar serviços de manutenção. Não havia mais condições de tráfego: o transporte escolar foi diretamente afetado, trabalhadores enfrentam dificuldade para chegar aos seus empregos, os carros de linha, que são essenciais para quem precisa ir à cidade, quebram com frequência devido às péssimas condições de acesso. Pedimos encarecidamente ao prefeito Andrei que olhe para nossa comunidade com mais atenção e responsabilidade. Também somos cidadãos de Juazeiro e merecemos dignidade, qualidade de vida e o mínimo de estrutura para viver com segurança”, concluiu.

Estamos enviando a reclamação para a gestão municipal.

Redação PNB

Crime Ambiental: Moradora denúncia queimadas irregulares nas proximidades do Condomínio Morada das Árvores, em Juazeiro

0

 

Maria de Lourdes, moradora do Condomínio Morada das Árvores, em Juazeiro, procurou nossa redação para denunciar a ocorrência recorrente de queimadas ilegais na área situada nos fundos do condomínio. Ela nos enviou uma carta dirigida ao poder público municipal, reivindicando providências. Ela relata os transtornos provocados pelas quiemadas e chama atenção: “a queima de resíduos sólidos é considerada crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998)”.

Confira:

“Prezados representantes da Prefeitura de Juazeiro e autoridades competentes,

Meu nome é Maria de Lourdes, residente há três anos no Condomínio Morada das Árvores. Venho, por meio desta, denunciar a ocorrência recorrente de queimadas ilegais na área situada nos fundos do condomínio, especificamente ao longo da estrada que separa o residencial da escola CETEP.

Tais práticas têm sido realizadas por indivíduos que acumulam lixo e, duas a três vezes por semana, ateiam fogo nos resíduos. Essa conduta tem causado sérios prejuízos à saúde dos moradores da região, inclusive à minha família. Tanto eu quanto meu esposo sofremos de problemas respiratórios, e temos duas filhas pequenas que também são afetadas pela fumaça tóxica. Além disso, a fuligem obriga-nos a trocar constantemente roupas de cama e a lavar roupas já limpas que ficam estendidas no varal, devido à contaminação pelo material particulado.

Ressalto que a queima de resíduos sólidos é considerada crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), sujeita a penalidades que incluem reclusão de um a quatro anos e multa. Além disso, a Lei Municipal nº 016/2016 classifica essa prática como infração administrativa passível de multa.

Diante do exposto, solicito providências urgentes para coibir tais ações e responsabilizar os infratores. É fundamental que medidas sejam tomadas para proteger a saúde pública e o meio ambiente da nossa comunidade”.

Estamos encaminhando a reclamação para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB

 

Prefeito Andrei participa da 39ª Meia Maratona Tiradentes e destaca importância do esporte para Juazeiro: “Essa edição já entrou para a história”

0

 

O domingo (27) foi de festa para o esporte em Juazeiro. A cidade recebeu a 39ª edição da tradicional Meia Maratona Tiradentes, realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com Agrovale, EMS Arena e Larco. O evento reuniu mais de 600 corredores de diversos estados do país para disputar as provas de 5km e 21km, consolidando a competição como uma das mais importantes da região.

O prefeito Andrei Gonçalves participou ativamente do evento, percorrendo os 5km ao lado da primeira-dama, Luciana Almeida, vereadores e secretários municipais. Saindo do Vaporzinho em direção à Avenida Flaviano Guimarães e retornando ao ponto de partida, o gestor municipal concluiu o percurso em 32 minutos e celebrou a participação com entusiasmo.

“Hoje vivi uma experiência incrível na 39ª Meia Maratona Tiradentes. Corri na categoria 5km, completei em 32 minutos — ainda preciso melhorar — mas o melhor de tudo foi participar com alegria e fé, mostrando que Juazeiro valoriza o esporte, a saúde e bem-estar da população”, declarou o prefeito. “Quero parabenizar todos os atletas profissionais e amadores que fizeram hoje uma linda festa do esporte, além de agradecer ao secretário Targino Gondim, Bruno e toda a equipe da Seculte e das demais secretarias envolvidas e agradecer aos patrocinadores. Essa edição já entrou para a história, e ano que vem será ainda melhor”, garantiu.

A competição, que integra o calendário da Federação Baiana de Atletismo, distribuiu mais, troféus, medalhas, e mais R$ 50 mil em premiações, contemplando diversas categorias, como faixa etária, atleta juazeirense, cadeirante, pessoa com deficiência, equipes, servidores públicos municipais e militares, tanto no masculino quanto no feminino.

Um dos momentos mais emocionantes da prova foi a vitória de Elizabete dos Santos nos 21km. Moradora da comunidade quilombola do Rodeadouro, em Juazeiro. “Fiquei muito emocionada em vencer essa prova, porque estou representando a minha comunidade no Salitre e a minha cidade. Corro desde 2014 e esta foi minha primeira meia maratona Tiradentes”, comemorou.

No masculino, o sergipano João Marcos Santos finalmente alcançou o tão sonhado primeiro lugar após anos de tentativas. “Essa meia maratona está entre as três mais tradicionais do Nordeste. Ficar em quinto, depois em segundo, e agora vencer é a realização de um sonho”, afirmou o atleta.

“Hoje, meu coração correu junto com cada passo dado na 39ª Meia Maratona Tiradentes. Foi impossível não se emocionar com a energia que tomou conta das ruas com atletas profissionais, amadores, jovens e veterano, cada um carregando sua própria história de superação, resistência e amor pelo esporte. Quero parabenizar ao prefeito Andrei, que correu pela primeira vez na competição, e também pela organização maravilhosa do evento. Juazeiro pulsa esporte, pulsa cultura, pulsa futuro” finalizou o deputado estadual, Zó.

O evento foi encerrado com show de Alan Cleber e Banda, que fez os atletas dançar e comemorar com muita música e alegria o resultado da prova.

Confira os vencedores das principais categorias:

21 KM – FEMININO
1º Lugar – Elizabete dos Santos – Equipe Corre Léguas (de Juazeiro)
2º Lugar – Raimunda Jesus dos Santos – Viva Itaitu/ APA
3º Lugar – Mirian Franco da Silva – Bingo Corrida
4º Lugar – Marina Gomes Marçal – Equipe Marina Running
5º Lugar – Laís Dias da Silva – APA Petrolina

21 KM – MASCULINO
1º Lugar – João Marcos, da ABAR
2º Lugar – Gleison da Silva – Praia Clube MG
3º Lugar – Silvan dos Santos – Bingo Corrida
4º Lugar – Rafael Almeida – APA Petrolina
5º Lugar – Valdemar Bispo de Souza – APA Patrolina

5 KM – MASCULINO
1º Lugar – Jonatas Natanael Passos – Escolinha de Atletismo Flamengo
2º Lugar – Lucas Soares – Bingo Corrida
3º Lugar – Gabriel Ferreira Lima – APA Petrolina
4º Lugar – Willians dos Santos Diniz – APA Petrolina
5º Lugar – José Carlos Moura Ferreira – Sem equipe

5 KM – FEMININO
1º Lugar – Eliene Florêncio da Costa – APA Petrolina
2º Lugar – Giclécia Faustino Leal – APA/ Amigos Atletas
3º Lugar – Marluce da Silva de Lima – APA Petrolina
4º Lugar – Espedita Tainara Bezerra – Equipe EB Trainings
5º Lugar – Alice Sofia Souza – Equipe Acelerados

Manu Lustosa
Ascom/PMJ

Fotos: Marcelo Barbosa

Meia Maratona Tiradentes: atletas de Sergipe e do povoado do Rodeadouro conquistam os principais títulos da competição

0



Com largada ao nascer do sol, a 39ª edição da Meia Maratona Tiradentes reuniu mais de 600 corredores neste domingo (27) em Juazeiro/BA. A tradicional corrida, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e em parceria com a empresa Agrovale, atraiu atletas de diversas partes do país para disputar as provas de 5km e 21km.

Logo cedo, o clima era de animação e expectativa. Pessoas de todas as idades e de diferentes estados brasileiros se aqueciam para encarar o desafio, alguns em busca de superação pessoal, outros correndo lado a lado com amigos e famíliares em busca de uma chegada unida e animada.

A competição, oficializada com permit e arbitragem da Federação Baiana de Atletismo, distribuiu prêmios em dinheiro – somando mais de R$50 mil — entre as categorias geral, por faixa etária, atleta juazeirense, cadeirante, pessoa com deficiência, equipes, servidores públicos (municipal e militar), tanto no masculino quanto no feminino.

Vencedores

O grande destaque feminino da prova de 21km foi a corredora Elizabete dos Santos. Moradora da comunidade quilombola do Rodeadouro, em Juazeiro, ela conquistou o primeiro lugar e marcou seu nome na história da competição. Emocionada, comemorou o feito.

“Me emocionei porque é a primeira vez que uma mulher juazeirense vence essa prova e porque estou representando a minha comunidade, que é quilombola, e a minha cidade. Corro desde 2014, comecei nas provas menores de rua e participei da Tiradentes nos 5km desde 2015. Esta foi minha primeira meia maratona”, celebrou.

Entre os homens, o campeão João Marcos Santos, vindo de Sergipe, comemorou a vitória após anos de tentativas. “Essa meia maratona está entre as três provas mais tradicionais do Nordeste. Eu ouvia falar muito dela e sempre quis participar. Na primeira vez, fiquei em quinto lugar; no ano passado, fui vice. Agora, conseguir vencer é a realização de um sonho. Só os grandes corredores vencem aqui e estar entre eles é algo muito especial para mim”, disse João.

Na distância de 5km, a vitória ficou com Jonatas Natanael Passos da Silva, atleta da escolinha de atletismo Flamengo, de Jaguarari, e Eliene Florêncio da Costa, representante da APA Petrolina, que cruzaram a linha de chegada com superioridade nas categorias masculina e feminina.

Ao fim do dia, os atletas curtiram o show do cantor Alan Cléber, além de atividades como sorteio de brindes, massagem e buffet.

A data também foi de alegria para a equipe de organização do evento. “Estamos saindo desta competição com o sentimento de dever cumprido”, destacou o assessor especial de esportes da Seculte, Bruno Lopes. Ele ressalta as expectativas para o ano que vem, quando a corrida chegará à marca de quatro décadas de história.

“A gente quis fazer tudo de uma forma organizada desde o início para os atletas. Queremos impulsionar a credibilidade não somente da Meia Maratona Tiradentes, mas de todo esporte de Juazeiro”, destacou o secretário de Cultura, Turismo e Esportes Targino Gondim.

A 39ª Meia Maratona Tiradentes contou com apoio master da Agrovale, EMS Arena e Larco.

Ascom PMJ

“As Faces dos Artífices”: Exposição conta história da Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses; abertura será na quarta-feira (30)

0

 

Na próxima quarta-feira (30), às 17h30, no Foyer do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, acontece a abertura da exposição “As Faces dos Artífices”, que revela os rostos por trás de uma das mais importantes organizações da classe trabalhadora de Juazeiro: a Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses.

Criada em 1928, a sociedade foi responsável por iniciativas marcantes como a Escola Operária e a Filarmônica 1º de Maio, além de participar ativamente da vida política e social da cidade.

Na exposição constam 50 fotografias originais de sócios encontradas nas fichas de filiação.

“Um retrato da força, da união e da diversidade dos trabalhadores e trabalhadoras que ajudaram a construir a história da cidade”.

A visitação seguirá até 31 de maio.

Redação PNB