Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Projeto que incentiva a leitura dentro do Parque Josepha Coelho recebe doações de livros para reabastecer acervo

0

O projeto “Geladeira Cultural”, voltado para incentivar a leitura de crianças durante  visitação ao Parque Josepha Coelho, precisa renovar o estoque de livros infantojuvenis. A iniciativa é coordenada pelo Transforma Petrolina e conta com doações  para repor seu acervo.

O projeto funciona em uma geladeira desativada, que foi cuidadosamente adaptada e estilizada para criar um ambiente acolhedor e atrativo para os pequenos leitores. O espaço conta com cadeiras infantis para proporcionar conforto àqueles que desejam ler e aproveitar o local de forma tranquila. A ideia da Geladeira Cultural  é que as  crianças retirem os livros, leiam no próprio parque e, em seguida, devolvam para a geladeira para que outras crianças possam utilizar.  Essa dinâmica promove a circulação das obras e o acesso contínuo à leitura.

Para apoiar a iniciativa, o público pode doar exclusivamente livros infantis com as seguintes temáticas: histórias fictícias, contos, ilustrações, natureza, caça-palavras, entre outros. As obras devem estar em bom estado de conservação, sem rasgos, rasuras ou páginas danificadas. Não serão aceitas doações de livros para adultos, revistas ou qualquer outro tipo de conteúdo inadequado.

As doações podem ser entregues diretamente na sede do Transforma Petrolina, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.  Todo material passará por uma triagem, e logo em seguida será depositado na Geladeira Cultural. “Esse projeto incentiva nossas crianças a gostarem da leitura de forma divertida e ainda abre espaço para que elas conheçam a sede do Trasforma, que fica logo ao lado”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Ascom/Transforma Petrolina

Seculte prorroga prazo de inscrições para editais de fomento à cultura em Juazeiro

0

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro prorrogou o prazo de inscrições para os dois editais vigentes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no município. Os interessados poderão enviar propostas até a próxima terça-feira (6). Juntos, os editais somam o valor de R$480 mil, que será destinado a dois objetivos: premiação ou incentivo aos projetos de Pontos de Cultura da cidade.

Para participar, os interessados poderão encaminhar as propostas e documentação necessária por e-mail ou presencialmente, na sede da Seculte, localizada no antigo Paço Municipal, durante o horário das 8h às 14h. Os detalhes sobre documentos, formulários e critérios de seleção estão descritos nos respectivos editais, disponíveis no Diário Oficial 2025.

Saiba mais sobre cada edital:

O edital 007/2025 vai fomentar propostas voltadas a três metas: formação e educação; registro e divulgação de ações culturais; e promoção de mostras culturais e artísticas. Podem participar desta seleção “Pontos de Cultura” certificados pelo Ministério da Cultura (MinC), ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. Confira os anexos AQUI. O formulário de inscrição deve ser encaminhado para: edital.fomento@juazeiro.ba.gov.br.

Já o edital 008/2015 visa premiar dez Pontos de Cultura com o valor de R$12 mil para cada selecionado. Serão contemplados Pontos reconhecidos pelo MinC, com ou sem CNPJ, mas também entidades e coletivos informais que receberão o certificado por meio do próprio edital.  Confira os anexos AQUI. As inscrições devem ser enviadas para: premiação.edital.premio@juazeiro.ba.gov.br.

As seletivas irão contribuir com a formação da “Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Juazeiro”. Os pontos de cultura são grupos ou coletivos culturais, com ou sem CNPJ, tais como associações, cooperativas e organizações sociais, que desenvolvem atividades culturais em suas comunidades.

Ascom PMJ 

Credenciamento obrigatório de carroças em Juazeiro foi prorrogado até amanhã (30)

0



O emplacamento desses transportes e o cadastro dos condutores tem como objetivo beneficiar os carroceiros com a inclusão em programas sociais e melhorar a fiscalização ambiental e de trânsito na cidade. A medida é gratuita e dará acesso ao recebimento de cestas básicas, equipamentos de proteção e consulta e vacinação para os animais. Essa ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e da Autarquia Municipal de Trânsito de Transportes (AMTT). O atendimento será feito em diferentes pontos da cidade, em dias e horários específicos

  • Segunda-feira (28): das 15h às 18h, no contorno da Avenida Ulisses Guimarães (rotatória do bairro Lomanto Júnior);
  • Terça-feira (29): das 14h às 18h, no CRAS do bairro Argemiro;
  • Quarta-feira (30): das 15h às 18h, na Caixa d’Água do bairro João Paulo II.

Além desses locais, uma equipe também estará no Curral Municipal, localizado na Avenida Paulo Rios Campelo (próximo ao Cortume Campelo), bairro São Geraldo, das 8h às 12h, nos três dias.

Objetivo da medida

Conforme destacado pelo secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes Leal, o objetivo é oferecer assistência aos carroceiros e melhores condições de trabalho. Além disso, a iniciativa contribuirá para melhorar o controle ambiental e urbano da cidade. Com o emplacamento, será possível ampliar a fiscalização de casos de descarte irregular de lixo e entulho, maus-tratos aos animais e descumprimento de regras de trânsito.

“Se o carroceiro for flagrado despejando lixo em local proibido, por exemplo, podemos localizá-lo e dialogar sobre o erro. Mas não se trata apenas de fiscalizar. Queremos garantir a esses trabalhadores segurança e oportunidades”, explica Leal.

Através do credenciamento, os profissionais poderão ser cadastrados para o recebimento de benefícios como cestas básicas, por meio do programa Juazeiro Sem Fome, e cursos de capacitação profissional oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). Além disso, aqueles que ainda não estiverem credenciados poderão ser notificados e convocados a comparecer à SEMA para regularizar a situação.

Filha cobra da Prefeitura de Casa Nova assistência para mãe idosa que, após cirurgia, necessita urgente de sessões de fisioterapia: “Ela tem direito à reabilitação funcional”

0

 

A filha de Irani Dias da Silva Andrade, 62 anos, residente em Tiririca, Casa Nova, em contato com o PNB, reclamou do atendimento da Secretaria Municipal de Saúde que não tem disponibilizado a reabilitação funcional da usuária, que fez uma cirurgia e necessita urgente de sessões de fisioterapia.

“Minha mãe passou por uma cirurgia de quadril em dezembro de 2024. Após o retorno à consulta médica em janeiro, o médico solicitou 10 sessões de fisioterapia, uma medida de extrema urgência para a recuperação dela, após esse tipo de procedimento. Enviamos a solicitação médica para a Secretaria de Saúde, mas fomos informados de que a secretaria estava em processo de reestruturação, que não havia fisioterapeuta contratado e que a ambulância destinada ao serviço havia sofrido perda total”, contou a filha.

Ela contou ainda que a família aguardou que a pasta se organizasse, na esperança de que a usuária fosse atendida.

“Esperamos a gestão se organizasse para fornecer o necessário, pois minha mãe corria o risco de desenvolver sequelas graves. Entretanto, em março, no retorno ao médico para avaliação para a cirurgia da outra perna, o médico foi obrigado a adiar a cirurgia devido à urgência de movimentar a perna operada. O médico reafirmou que as sessões de fisioterapia eram imprescindíveis para que minha mãe pudesse se recuperar e fazer a cirurgia na outra perna. Em resposta, enviamos o relatório médico detalhado, reforçando a urgência e a gravidade do caso. A secretaria, então, prometeu uma visita domiciliar, mas ela nunca aconteceu. E quando entramos em contato novamente esta semana, nos disseram que o prazo seria estendido. E, mais uma vez, ficamos sem solução. Minha mãe já sofreu muito. Todo o tratamento dela é feito em Salvador, o que já resultou em cerca de 20 viagens de ambulância, sendo que ela também passou por uma cirurgia cardíaca delicada no final de 2023. Mesmo diante de tantas dificuldades, ela sempre foi uma mulher forte, mas agora, com o descaso que estamos enfrentando, está começando a se desanimar”, relatou.

Ela apelou providências ao gestor municipal, dada a urgência do caso.

“Minha mãe não pode mais esperar. Já se passaram quatro meses desde a cirurgia e ela continua sem conseguir movimentar a perna, dependendo de cadeira de rodas. Vale ressaltar que minha mãe não anda há 8 anos e, após essa cirurgia, a situação dela piorou ainda mais. Estamos falando de um direito garantido por lei, a Lei 8.080/1990, que assegura o direito à reabilitação funcional para pacientes como ela. Não estamos pedindo favor, estamos cobrando um direito básico à saúde e à dignidade. Não há mais desculpas para não cumprir com essa obrigação. O município segue contratando, mas a saúde da população, especialmente de pessoas vulneráveis como minha mãe, continua sendo negligenciada”, cobrou a filha.

Preocupada com a situação da mãe ela acrescentou: Agora, mais do que nunca, precisamos de uma ambulância para transportar minha mãe para as sessões de fisioterapia em outra cidade, ou, ao menos, um carro adequado para esse transporte. Estamos abertos ao diálogo para encontrar a melhor forma de garantir as fisioterapias, mas, acima de tudo, exigimos providências urgentes. A saúde da minha mãe é inegociável, assim como a saúde de todos os cidadãos que talvez estejam passando por dificuldades semelhantes. O caso dela não pode esperar mais. A falta de fisioterapia pode gerar sequelas irreversíveis e isso é algo que não podemos permitir. Imploramos que resolvam a situação dela, pois já estamos fazendo algum movimento com rifas pra tentar fazer pelo menos as primeiras sessões. Exigimos uma resposta imediata”, concluiu.

Encaminhamos a situação para a Prefeitura de Casa Nova e aguardamos uma resposta.

Redação PNB 

 

 

Retomada pelo atual governo, obra de requalificação da Escola Paulo VI, em Juazeiro, deve ser entregue no início do segundo semestre deste ano

0

Retomada pela atual gestão, a obra de requalificação da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, paralisada no Governo Suzana Ramos, segue em ritmo acelerado.

Nesta segunda-feira (28), acompanhada do prefeito Andrei Gonçalves, a secretária Maéve Melo visitou o canteiro de obras da unidade escolar, que deve ser inaugurada no início do segundo semestre.

“Estamos acompanhando as obras semanalmente, junto com a nossa equipe de engenharia, para que elas sejam entregues dentro do prazo”, pontuou a secretária.

Após acompanhar as obras do Paulo VI, a secretária e o prefeito visitaram a Escola Municipal Judite Leal Costa, que também está passando por uma reforma de manutenção orçada em pouco mais de R$ 500 mil.

Reforma Paulo VI

Com investimento de mais de R$ 6 milhões, em recursos próprios do município, a reforma prevê a transformação do Paulo VI em uma escola moderna para atender cerca de 800 estudantes em uma área de 11.606 m².

O projeto inclui sistema fotovoltaico, 20 salas de aula, sala de pilates, pista de salto oficial, anfiteatro, salas de jogos, de produção, robótica e música, laboratórios de ciências e matemática, biblioteca, sala de aula multiuso com lousa interativa, auditório, sala de psicologia, sala de teatro e dança, quadra poliesportiva, mobiliário paisagístico, áreas de convivência e muito mais, tudo climatizado e com acessibilidade.

Redação PNB, com informações Ascom Seduc/PMJ

Polícia Civil de Campo Formoso localiza e intima homem acusado de praticar zoofilia na comunidade de Bicas

1

 

Após tomar conhecimento de um suposto caso de zoofilia, ato sexual com animais, praticado por um homem no povoado de Bicas, em Campo Formoso, Norte da Bahia, a Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira (28) diligências na comunidade e localizou o acusado.

O Delegado Felipe Negreiro, titular da Delegacia Territorial de Campo Formoso, intimou o suposto crime para prestar esclarecimentos.

“A ocorrência já foi registrada. A equipe do Serviço de Investigação foi até o local do fato e intimou o suposto autor, que será ouvido pelo delegado. Após isso, o delegado deverá instaurar o inquérito para enviar à Justiça”, informou a PC.

O caso foi denunciado no Portal Preto No Branco, na última sexta-feira (25), após moradores da comunidade enviarem à nossa redação um vídeo em que o homem, de aproximadamente 50 anos, aparece praticando o ato contra uma jumenta.

Eles relataram ainda que tentaram registrar o caso junto à PM, através do telefone da corporação, mas não obtiveram retorno.

“Eu tentei contato com a polícia para denunciar o caso, mas não tive retorno. A comunidade está indignada e pede providências, pois ele vem praticando ato sexual com uma jumenta aqui na comunidade. Isso vem acontecendo há algum tempo, mas só conseguimos registrar em vídeo agora. Ele não tem nenhum diagnóstico de transtorno mental, pelo que sabemos. Isso também é um caso de maus tratos aos animais”, declarou um dos moradores.

Maus tratos contra animais

Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, que prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos. A Resolução CFMV nº 1236/2018 define crueldade, abuso e maus-tratos, destacando a responsabilidade da sociedade em denunciar esses atos.

Como denunciar

Caso você presencie maus-tratos a animais de qualquer espécie – sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, confinamento em correntes ou cordas curtas, manutenção em condições anti-higiênicas, mutilação, confinamento em espaço inadequado ao porte do animal, ausência de iluminação e ventilação, uso em shows que possam causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo (como tração de cargas por animais debilitados), participação em rinhas, entre outros – é essencial fazer a denúncia. 

Dirija-se à delegacia de polícia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, no Ministério Público.

A autoridade policial tem a obrigação de receber a denúncia e registrar o boletim de ocorrência. Se o policial se recusar a agir, ele poderá ser responsabilizado por crime de prevaricação (Art. 319 do Código Penal). Neste caso, cabe denuncia ao Ministério Público ou à Corregedoria da Polícia Civil, com pena de detenção de três meses a um ano e multa. 

Ao registrar a denúncia, descreva com precisão os fatos ocorridos, o local, e, se possível, o nome e endereço dos responsáveis. Se viável, apresente evidências como fotos, vídeos, notícias de jornais, mapas, laudos ou atestados veterinários, e o nome e endereço de testemunhas. Quanto mais detalhada a denúncia, mais eficaz será. 

Redação PNB, com informações gov.br

Dona Diuza recebe Título de Cidadã Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan da Câmara de Vereadores de Petrolina por sua trajetória de luta e solidariedade nas periferias

0

Na última sexta-feira (25), a Câmara Municipal de Petrolina concedeu à senhora Maria Diuza dos Santos, mãe do vereador Professor Gilmar-PT, as suas maiores honrarias: o Título de Cidadã Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan. A homenagem reconhece a trajetória de vida de Dona Diuza, marcada por resistência, solidariedade e compromisso com a coletividade, especialmente nas periferias da cidade, onde vive há mais de quatro décadas.

A cerimônia foi realizada na Associação das Mulheres Rendeiras do bairro José e Maria, local de luta, afeto e formação da homenageada, onde dedicou grande parte da vida ao fortalecimento de mulheres periféricas por meio do trabalho digno e da construção coletiva.

O evento lotou o espaço e emocionou a todos os presentes. Dona Diuza chegou no salão acompanhada de seus netos e familiares, em uma entrada marcada por grande comoção. Foi homenageada pelas amigas da Associação, Dona Santinha e Dona Angelita, além da roteirista Dione Carlos, que acompanhada pelo sanfoneiro Iván Greg, interpretou a música Maria Maria, celebrando sua trajetória de força e ternura. Antes do discurso oficial, a cerimônia foi encerrada com o vereador Professor Gilmar, seu filho e autor da proposição, recitando uma poesia autoral dedicada à mãe, um momento de intensa emoção e gratidão compartilhada com todos os presentes.

O coração que floresce

Na casa de Dona Diuza, as plantas têm nome, história e propósito. Cada vaso é um pequeno altar onde ela deposita o amor pela terra, o respeito ao tempo e a crença de que a natureza cura. Cultivar não é apenas uma ocupação, é labor, um gesto político, uma forma de cuidado e um jeito de existir no mundo. Como quem rega o futuro com as mãos que um dia enfrentaram a enxada, o fogo do fogão de feira, e as lágrimas silenciosas das perdas.

Maria Diuza dos Santos nasceu entre os ventos e veredas do sertão pernambucano, em 1940, no sítio Baixa Verde, povoado de Santa Filomena (Piauí), onde aprendeu desde cedo a transformar desafios em sabedoria. Casou-se com Euclides Paulo dos Santos, o conhecido e querido “Dió”, com quem construiu uma história de parceria, afeto e resistência. Dessa união nasceram oito filhos: Deomário, Vilanir, Francisca, Adercino, Gilberto, Gildenir, Alzenir e Gilmar. Criaram sete, pois o primogênito faleceu ainda bebê. Cada filho foi uma extensão do amor e da coragem desse casal que, fizeram da vida um exercício constante de entrega e luta.

As dificuldades de criar os filhos na roça, levaram o casal, em 1972, a migrar para Juazeiro, na Bahia. Lá, encontraram na feira uma nova forma de sustento, vendendo alimentos típicos e reafirmando a dignidade do trabalho popular. Em 1979, com a iminente ameaça do rompimento da barragem do São Geraldo, foram obrigados a recomeçar mais uma vez, agora em Petrolina, Pernambuco, onde se fixaram no bairro Jardim Maravilha e viveram por mais de 30 anos. Foi ali, entre barracas, panelas e redes estendidas, que Dona Diuza consolidou seu papel de referência comunitária e materna.

Filha da caatinga, criou seus filhos na labuta da feira do Ouro Preto, no bairro Jardim Maravilha, vendendo buchada, caldo de mocotó e sarapatel, e oferecendo, junto à comida, palavras de coragem e acolhimento. Não foi o sertão que a moldou com dureza, mas ela quem ensinou que, por trás da terra árida, há uma potência de vida esperando por cuidado, por mãos generosas, por fé.

Mesmo diante das maiores dificuldades, nunca abandonou seu profundo compromisso com o amor cristão e a solidariedade. Era conhecida por abrir as portas de sua casa a quem precisasse, gente de Petrolina e de longe, acolhendo, ofertando teto, alimento e palavra amiga, como quem estende um pedaço do próprio coração. Sua religiosidade a guiou pelas missas no bairro Ouro Preto, pelos projetos comunitários, e pelo cuidado com a saúde por meio das plantas medicinais, numa parceria com as Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Entre folhas, orações e partilhas, Dona Diuza fez da fé um gesto diário, uma prática viva, ensinando que a palavra de Jesus é sobre cuidar, amparar, dividir o pouco para multiplicar esperança.

No coração de Dona Diuza também floresce a luta constante e fecunda das Mulheres Rendeiras. Desde 2009, ao lado de Angelita e Santinha, ela forma um trio formoso e “quente”, como dizem, tecendo dignidade com as próprias mãos. Na Associação das Mulheres Rendeiras do bairro José e Maria, um quilombo urbano onde, há 27 anos, mulheres transformam o que parece pouco em abundância, Diuza cultiva mais que plantas: cultiva vidas. Lá, entre linhas, agulhas e sonhos, ela fortaleceu gerações de mulheres periféricas, bordando autonomia, trabalho digno e construção coletiva no tecido da resistência.

Não por acaso, Dona Diuza é mãe de Gilmar Santos, Professor Gilmar, que entre os encontros da Pastoral da Juventude do Meio Popular e as partilhas com a mãe, aprendeu que política se faz com gente, com solidariedade, com abraço e com coragem. Sua luta pelas periferias, pelo povo preto, pelas mulheres e pela justiça social é o reflexo vivo do legado materno que carrega. É como se cada passo dado por Gilmar na Câmara, cada lei proposta, cada denúncia feita nas ruas de Petrolina, fosse também um desdobramento das lições que aprendeu com ela: servir, acolher, resistir. A mata que Oxóssi protege é a mesma que Dona Diuza cultiva no coração, com folhas, orações e gestos de amor.

Essa mesma mulher sertaneja e periférica, que caminhou lado a lado com as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que abriu as portas de casa para gente de perto e de longe, é agora reconhecida como símbolo de cidadania e dignidade. O título que Petrolina entrega a Dona Diuza é mais do que uma honraria: é o reconhecimento de que sua história borda, com delicadeza e coragem, o tecido da memória coletiva do povo dessa terra. Com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, a Câmara reconhece não apenas sua trajetória, mas a de tantas outras mulheres que, como ela, movem este país com afeto, resistência e luta.

Ascom

Fé, Emoção e Gratidão marcaram o encerramento do Festival de Gratidão “Adora Sobradinho”

0

 

Sobradinho viveu uma noite inesquecível no último domingo (27), durante o encerramento do “Festival de Gratidão Adora Sobradinho”. A celebração, repleta de fé, música e emoção, reuniu um grande público em frente ao Paço Municipal, que cantou e orou em comunhão, celebrando os 36 anos de emancipação política da cidade.

O evento aconteceu em duas noites e contou com a “Tenda Jovem”, reunindo centenas de jovens em um momento de intensa espiritualidade. Em seguida, a Santa Missa em Adoração ao Santíssimo Sacramento ”, celebrada pelo Padre Ibis Cassius, trouxe mensagens de esperança, renovação e gratidão, reforçando os valores que unem a comunidade sobradinhense.

À medida que a noite caía e as luzes tomavam conta do espaço, a emoção atingiu seu auge com a apresentação do cantor Tony Allysson. Com sua voz marcante e testemunho de vida, Tony conduziu o público a momentos de pura devoção e lágrimas de alegria.

“Este momento é a prova de que, quando nos unimos pela fé e pelo bem da nossa cidade, realizamos coisas grandiosas. Obrigado a cada um que acreditou e fez parte desta festa de gratidão e esperança. A emoção que tomou conta de cada coração presente foi o reflexo de uma cidade que acredita, que sonha e que, acima de tudo, caminha de mãos dadas rumo a um futuro de bênçãos e prosperidade.” declarou o Prefeito Cleivynho.

Ascom/PMS

Operação da PM no Condomínio Country Clube, em Juazeiro, chama atenção de moradores

1

 

Uma grande movimentação de policiais na noite desta segunda-feira (28) chamou atenção de moradores do Condomínio Country Clube, em Juazeiro.

“Sete viaturas e muitos policiais. Pegaram dois suspeitos e uma bolsa com uma pistola”, disse uma fonte do PNB.

Segundo informações extraoficiais, a ocorrência refere-se a um suposto roubo de um veículo, que houve em Petrolina e os suspeitos estaria em um imóvel situado no condomínio.

Estamos tentando mais informações com a PM.

Redação PNB