Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Vereador Berg da Carnaíba cobra solução urgente para a falta de água na comunidade; Saae informa medidas adotadas

0

 

A falta de abastecimento de água em Carnaíba do Sertão, distrito de Juazeiro, no Norte da Bahia, tem se intensificado nos últimos dias e gerado forte insatisfação entre os moradores. Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (30), o vereador Berg da Carnaíba se pronunciou sobre o problema e fez um apelo à população e aos representantes políticos locais para que unam forças em busca de uma solução.

“Infelizmente, estamos enfrentando um grande problema, que é a falta de água, e isso não é de hoje. Mas, nos últimos dias, a situação se complicou. De ontem para hoje, não conseguimos captar nem um litro de água”, disse o vereador.

Berg também destacou a gravidade da situação e os impactos causados pela falta de abastecimento na comunidade.

“Vamos em busca de soluções, porque existem pessoas acamadas, existem crianças, existem idosos que necessitam da água. É o líquido mais precioso que temos, sem ela, não conseguimos viver. Então, peço que todos nós nos unamos e busquemos essa solução. Cada um deve acionar quem tem mais força política, seus deputados. Eu já acionei os deputados, já acionei a deputada do SAAE, já acionei o prefeito. Agora é esperar uma solução. Não adianta politizar, tentar capitalizar votos num momento como este. É hora de lutarmos pela nossa comunidade, pelo nosso distrito”, concluiu o vereador.

Moradores de Carnaíba também enviaram reclamações ao Portal Preto no Branco.

“O que fazem com Carnaíba é um descaso. O SAAE funciona pra quem? Porque pra população daqui não funciona. A gente paga a conta, mas não cai um pingo da torneira. Isso não pode acontecer. Precisamos de água pra tudo na vida”, afirmou um morador.

“Já acabou a água da caixa d’água na minha casa. Não sei mais o que fazer. Disseram que a água voltaria ontem, mas até agora nada. Como é que a gente fica? Ninguém dá nenhum suporte”, reclamou uma moradora.

“O SAAE maltrata os usuários. Será que nunca teremos uma experiência boa com essa empresa? É sempre a mesma coisa: descaso com a população, e parece que as autoridades não enxergam. Trabalho duro pra manter minhas contas em dia, pra não ficar em débito com ninguém, mas o que o SAAE faz com a gente é um absurdo. Pagamos por uma água que não usamos”, disse outra moradora.

Segundo a direção do Serviço de Água e Saneamento Ambiental, a redução no abastecimento de água no Distrito de Carnaíba foi agravada nos últimos dias pelas constantes quedas de energia na região e que a empresa de energia já foi notificada para as devidas soluções. As equipes técnica e de manutenção do SAAE estão de prontidão na comunidade fazendo as devidas intervenções para melhorar o abastecimento. Vale ressaltar que toda a rede de água trabalha sob pressurização e quando as bombas param de funcionar por falta de energia, leva em média de 24 a 72 horas para que todo o sistema seja normalizado, principalmente nas ruas que ficam em locais mais altos.

A diretora Fabiana de Possídio, visitou as estações de captação e de tratamento da comunidade na terça-feira (29) e informou que já estão sendo credenciados mais 12 caminhões pipa para atender, com água tratada, essa situação emergencial.

Redação PNB

Prefeitura de Sento Sé inicia credenciamento para entrega de milho para ração animal  

0

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura, iniciou nesta segunda-feira (28) o credenciamento para entrega de milho destinado à ração animal. O cadastramento está sendo realizado na sede da Secretaria, situada na Av. Raul Alves, s/n, Centro (próximo ao Lava Jato do Sombra), das 8h às 13h.

A prefeita Giselda ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar no município. “Essa ação fortalece a agricultura familiar e garante apoio fundamental aos produtores e suas famílias”, afirmou a prefeita. Ela destacou ainda que a medida faz parte de uma série de ações da gestão voltadas para o desenvolvimento da zona rural.

Em 2024, o município de Sento-Sé recebeu 7.250 sacas de 60 kg de milho para ração animal, beneficiando mais de 700 produtores rurais. A ação tem como objetivo atender a produtores rurais que utilizam o milho na alimentação de seus animais, especialmente aqueles vinculados à agricultura familiar.

“Com essa iniciativa, reafirmamos o compromisso desta gestão com o apoio aos produtores rurais do município”, destacou o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura, Eron Schneider, acrescentando que todos os produtores que necessitam de milho para ração animal “devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura para efetuar o credenciamento e garantir o benefício”.

Ascom PMSSE

Prefeitura de Juazeiro decreta ponto facultativo na sexta-feira, 2 de maio

0

O servidor municipal de Juazeiro terá um feriado prolongado nesta semana. A Prefeitura decretou ponto facultativo para a próxima sexta-feira (02), um dia após o feriado nacional do Dia do Trabalhador. Com isso, o expediente nas repartições públicas municipais será retomado na segunda-feira (05), a partir das 8h.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Município, por meio da Portaria GAB/PGM nº 085/2025, e considera o princípio da economicidade administrativa. O decreto abrange os órgãos da administração direta, indireta e autárquica, mas mantém o funcionamento dos serviços essenciais.

Entre os serviços que seguem normalmente estão os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o monitoramento do trânsito e a atuação da Defesa Civil.

Ascom/PMJ

Semana da Caatinga movimenta escolas de Maniçoba com ações de educação ambiental e plantio de mudas

0

Quando o ativista ambiental Chico Mendes disse: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”, ele sabia que a luta pela preservação ambiental é uma luta por vidas.

Os estudantes do Distrito de Maniçoba também entenderam e abraçaram essa luta no contexto do qual fazem parte, se engajando pela preservação do único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga.

Dando seguimento à programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga — celebrado em 28 de abril —  a Escola Municipal Dois de Julho recebeu, nesta terça-feira (29), uma equipe do setor de Educação Ambiental, que convidou os estudantes para se engajarem na luta pela preservação desse bioma,  promovendo uma atividade especial de plantio de mudas de plantas nativas da região. A ação, que visa o letramento ambiental dos alunos da Rede Municipal de Ensino, contou com a participação ativa destes.

Durante a atividade, os alunos  sentiram a terra, limparam o espaço para as plantas e vivenciaram um momento de apreciação ao observar como elas pareciam se aconchegar nos canteiros. Jakeline Silva, aluna do 6º ano do Fundamental II, estava com as respostas na ponta da língua e aprendeu direitinho o processo de plantio de uma muda.
“Hoje eu aprendi como plantar as mudas e vou ensinar para vocês. Primeiro, vocês limpam o local, cavam a bacia para colocar a planta e quando for colocar, tira o saquinho que protege a muda com cuidado para não prejudicar as raízes e depois coloca a parte da raiz dentro. Então cobre com terra e depois a gente vai ficar regando”, explicou orgulhosa.

As crianças também tiveram a oportunidade de mostrar seu próprio conhecimento, com inúmeras apresentações, resultado do projeto pedagógico com foco na fauna e na flora da caatinga, desenvolvido e trabalhado pela direção e coordenação da escola. Houve criança fantasiada, teatro, amostra de animais da caatinga, exposição de materiais feitos com elementos do bioma,  maquetes, desenhos, comidas típicas e plantas medicinais. Além da apresentação de contos e poemas, submetidos a um concurso que premiou alguns alunos.

A supervisora de Educação Ambiental, Lusilêna Pires, explicou que a equipe  contou com todo o suporte da escola e engajamento dos alunos, algo que influencia positivamente nos resultados.  “Nós, do setor de Educação Ambiental da Sema, também realizamos  um mutirão de limpeza nessa mesma escola ontem,contemplando o programa Juazeiro Limpa, no turno da tarde. E ver como eles abraçaram todas as atividades é muito gratificante. Trouxemos mudas de mulungu, braúna, angico, aroeira e mandacaru sem espinhos e eles colocaram a mão na terra e fizeram um trabalho muito bonito”, salientou.

A rica biodiversidade natural da caatinga faz parte do cotidiano de muitas crianças que vivem  em Juazeiro. Essas ações simples criam nelas um vínculo com a caatinga, gerando pertencimento e orgulho para que a protejam e conservem desde cedo. O plantio de mudas é apenas uma das ferramentas previstas para fortalecer a educação ambiental no município.

Ascom PMJ

CPR-N realiza, nesta quarta-feira (30) solenidade cívico-militar em homenagem a Tiradentes, Patrono das Polícias Militares

0
A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), realizará amanhã, quarta-feira (30), às 09h00, na Orla II de Juazeiro (BA), a solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Militares do Brasil.
O evento será marcado com a entrega do Título de Amigo da PMBA, Título de Colaboradores do CPR-N, entrega da Medalha Marechal Argolo – Visconde de Itaparica aos militares que prestaram relevantes serviços à Corporação, entrega das Medalhas de Tempo de Serviço: 10, 20 e 30 anos, bem como, a entrega de novos instrumentos musicais para a Banda de Música da PMBA, lotada no 3º BEIC, patrimônio cultural da cidade de Juazeiro.
A solenidade será presidida pelo Coronel PM Wildon Teixeira dos Reis e contará a com a presença do Exmº Sr Andrei Gonçalves, prefeito de Juazeiro, e autoridades civis e militares da região.
Serviço:
O quê: Solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Militares do Brasil.
Quando: Quarta-feira, 30 de abril, às 09:00.
Onde: Orla II de Juazeiro (BA)
Ascom/CPR-N

Prefeitura de Sento-Sé concede novo prazo para inscrições dos editais da Política Nacional Aldir Blanc

0

 

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Administração e da Gerência de Cultura, concedeu um novo prazo para as inscrições nos Editais 03/2025 e 04/2025, referentes ao subsídio para quadrilhas juninas e grupos e coletivos de manifestações culturais tradicionais, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

O anúncio do novo prazo foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (28). Às inscrições poderão ser realizadas até o dia 4 de maio de 2025. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM), disponível no site http://doem.org.br/ba/sentose

, edição de 16 de abril de 2025.

“Reforçamos o convite para que grupos culturais locais participem desta importante iniciativa de valorização da cultura tradicional e popular do município”, pontuou a coordenadora pedagógica da Gerência de Cultura, Ana Paula Almeida.

Ascom PMSSE

Juazeiro celebra um mês de limpeza intensificada com mutirão na Ilha do Fogo nesta quarta (30)

0

Nesta quarta-feira (30), às 8h30, uma ação especial será realizada na Ilha do Fogo: um mutirão de limpeza, acompanhado de atividades lúdicas e de educação ambiental. A ação marca os 30 dias de manutenção e limpeza do balneário, coordenados por Juazeiro (BA), como parte do acordo firmado com Petrolina (PE) para a conservação do espaço. Cada cidade está responsável por cuidados a cada mês, alternadamente.

O mutirão é aberto à comunidade e vai, também, mobilizar mais de 50 estudantes do Colégio Municipal Paulo VI. Além da limpeza, o dia contará com atividades como caça ao tesouro, bem como a presença do ambientalista Victor Flores e a “Tita Ararinha”, mascote que é parte de seu projeto de educação ambiental infantil.

A ação integra o programa Juazeiro Limpa e será realizada pela secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com as secretarias de Mulher e Juventude, Serviços Públicos (Sesp), Educação (Seduc) e Ordenamento Urbano e Habitação (Soph).

Acordo de cooperação

Desde março, a prefeitura tem realizado mutirões intensivos de limpeza na Ilha do Fogo semanalmente, em especial por meio dos serviços e equipe da Sesp. O mês marcou o início das ações ligadas ao acordo de cooperação firmado com a cidade de Petrolina em fevereiro. O objetivo tem sido promover a preservação ambiental e garantir mais segurança para os frequentadores.

Agora, o evento propõe encerrar essa primeira fase com a participação ativa da população, celebrando o cuidado coletivo com o espaço.

Ascom/PMJ

Concurso Melhor Pão Francês da Bahia 2025: inscrições foram prorrogadas para 15 de maio

0

As inscrições para a segunda edição do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia (@melhorpaofrances) foram prorrogadas para 15 de maio. A disputa é uma iniciativa do Sebrae Bahia, com apoio de entidades do setor de panificação e órgãos como a FIEB e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), e tem como ator principal o pão de sal, também chamado de cacetinho, este produto que é tão popular e amado no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial.

Podem participar do concurso microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) formalizadas e sediadas em municípios baianos. As empresas devem ter registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e regular, além de atender às exigências da Vigilância Sanitária aplicáveis ao negócio. O concurso visa promover a valorização do pão francês, incentivando a qualidade, a tradição e a inovação na panificação. O objetivo é fortalecer o setor e garantir ao consumidor um produto sempre fresco, saboroso e de excelência.

Após o término do período de inscrições, os concorrentes passarão pela avaliação do produto, no formato cliente oculto. A etapa regional acontecerá de 4 a 15 de agosto e a premiação estadual será realizada em 29 de agosto. Os vencedores receberão troféus, certificados e prêmios como notebooks, smartphones, vales-compras e participação em eventos como a Missão Empresarial FIPAN.

Produto da panificação o mais consumido do Brasil, o pão francês representa 34,39% de todo consumo de pães no país. São consumidas 2,35 milhões de toneladas por ano, o que representa 23% do lucro bruto das empresas do segmento. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação, são produzidas no país anualmente 2,35 milhões de toneladas de pão francês.

Critérios de avaliação

Os pães serão avaliados com base na norma ABNT NBR 16.170, que define os padrões de qualidade deste produto e leva em consideração características como crosta, miolo, sabor e textura. A crosta deve ser crocante e de cor dourada. O miolo deve ser macio, com alvéolos uniformes e bem distribuídos. O sabor deve ser agradável, com equilíbrio entre os ingredientes e, por fim, a textura deve ser leve e aerada. As avaliações serão feitas por consultores especializados, para verificar a conformidade com os critérios estabelecidos, no formato “cliente oculto”.

Serviço

O que: Concurso Melhor Pão Francês da Bahia
Inscrições (gratuitas): pelo link
Período de inscrições: até 15 de maio

Ascom

Comerciantes reclamam de retirada de bancas e suportes de mercadorias do centro comercial de Juazeiro; “Precisamos zelar pelo bem comum”, diz secretário

7

 

Comerciantes e ambulantes do calçadão da Travessa Benjamim Constant e do estacionamento do Camelódromo 2 de Julho, em Juazeiro, em contato com o PNB, reclamaram de uma ação da Secretaria de Ordem Pública e Habitação, realizada na tarde desta terça-feira (29). Os fiscais retiraram bancas e suportes de mercadorias que estavam expostos no espaço público. Segundo os comerciantes, não houve notificação prévia para retirada do material.

“Aqui nenhum comerciante recebeu a notificação. É espaço público, a gente sabe, mas não veio ninguém para dar um alerta e nem prazo para a retirada. Retirar tudo bem, mas não da forma que os fiscais chegaram, já levando tudo. Não estamos falando que estamos certos, mas era o correto que tivesse um aviso prévio. Os fiscais falaram que a loja recebeu notificação. Onde está essa notificação que foi recebida e assinada”? questionou uma comerciária que fez contato com o PNB.

Procurado por nossa redação, o gestor da pasta, Giovanne Silva, explicou que a fiscalização vem sendo realizada constantemente no centro da cidade, com o objetivo de ordenar o espaço público, após críticas da população. Ele afirmou que alguns comerciantes foram notificados, mas que, a legislação dispensa notificação quando se constata utilização irregular do solo.

“É um trabalho que a gente tem feito constantemente ali nos calçadões, na Benjamin Constant, na Oscar Ribeiro e outros locais. Fizemos todo o processo de notificações, apesar de que o próprio Código de Polícia prevê que, sendo identificando que não houve autorização para uso do solo, pode-se proceder o ato de fiscalização punitiva. Ainda assim notificamos alguns e orientamos a todos para que se legalizassem. Muitos não se legalizaram”, afirmou o secretário.

Ele disse ainda que não houve apreensão de mercadorias, mas das bancas e suportes que estavam no local. O secretário avisou ainda que a fiscalização vai avançar para outros espaços.

“Hoje não houve apreensão de mercadorias. A orientação foi a de que guardassem e retirassem as mercadorias. No entanto, apreendemos as bancas, as mesas que estavam presas em postes, fazendo o uso indevido do solo. A gente tem feito esse trabalho de orientação para organizar o comércio nos calçadões e vamos avançar para outros locais e bairros que precisam melhorar a questão do ordenamento. As pessoas têm reclamado muito da dificuldade de transitar por estes espaços que estão tomados de ambulantes e pelas bancas com mercadorias de estabelecimentos situados no comércio. Por exemplo, no calçadão tinham bancas em cima do piso táctil, impedindo a passagem de pessoas com deficiência visual. Existem comerciantes que têm sua loja e ainda assim colocam tabuleiros, manequins expostos na rua, atrapalhando a passagem dos pedestres e também do próprio cliente que vai consumir naquele comércio. Então, a gente precisa avançar na questão da organização do centro. Precisamos cumprir o Código de Polícia para organizar a cidade”, explicou.

Ele concluiu informando que o material apreendido pode ser retirado na sede do órgão e que as pessoas interessadas em utilizar o espaço público de forma regularizada podem também procurar a SOPH.

“Estamos a inteira disposição para quem quiser se legalizar. Podem procurar a secretaria na rua Oscar Ribeiro, centro, que vamos orientar, auxiliar a quem precisar. A intenção não é atrapalhar e nem tirar o ganha-pão de ninguém, mas a gente tem que ter um padrão. O espaço público deve ser respeitado. Como poder público, precisamos zelar pelo bem comum. Precisamos garantir a passagem dos transeuntes, das pessoas com deficiências e organizar o comércio, o que é bom para os próprios comerciantes e para toda a cidade”, concluiu o gestor da pasta.

Redação PNB