Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Mutirão de limpeza na Ilha do Fogo reúne mais de 70 pessoas em ação simbólica

0

Era criança correndo para lá e para cá, entre gritos de animação e passos ligeiros no chão de areia. A Ilha do Fogo virou cenário de uma verdadeira gincana ambiental nesta quarta-feira (30), com mais de 50 estudantes da Rede Municipal de ensino, além do público em geral, reunidos em um mutirão de limpeza que parecia ‘só’ brincadeira, mas era cuidado com a natureza.

A ação, parte do programa Juazeiro Limpa, simbolizou o fim dos 30 dias de manutenção da ilha, responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) da cidade como parte do acordo de cooperação com Petrolina (PE). Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a manhã de atividades teve apoio, além da Sesp, das secretarias de Mulher e Juventude, Educação e Ordenamento Urbano.

Desde cedo, as atividades tomaram conta da ilha: rodas de conversa, plantio de mudas, palestra ao ar livre e mutirão com sacos e mais sacos de lixo recolhidos do 8º ano. Os alunos mais velhos participaram de uma caça ao tesouro — entre uma dica e outra, recolhiam resíduos pelo caminho. Já os menores se encantaram com a “Ararinha Tita” e aprenderam sobre o descarte correto com a equipe da Sema e o ambientalista Victor Flores.

Atenta à experiência, a estudante Ketelyn Rayara comentou: “Eu achei o evento muito bom! Acho que as pessoas deveriam se conscientizar mais sobre a limpeza da cidade e essa é uma dinâmica legal; a gente sai um pouco da escola e faz algo muito divertido”.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Leal, reforçou a importância da atividade com os jovens para construção de um futuro melhor: “No mês de abril, Juazeiro esteve presente na Ilha do Fogo com equipes dedicadas à limpeza e à manutenção. Encerrar esse ciclo com a participação das crianças mostra que o trabalho vai além do que é visível: estamos semeando consciência e responsabilidade coletiva”.

Ascom PMJ 

Prefeito Andrei Gonçalves entrega primeira etapa de requalificação da Maternidade de Juazeiro: “Vamos continuar tratando as mulheres e as crianças com amor, compromisso e respeito”

0

 

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, entregou nesta quinta-feira (30), a primeira etapa da requalificação do Hospital Materno-Infantil da cidade. O evento celebrou um marco histórico para a saúde pública do município, com a inauguração de novas alas totalmente revitalizadas, climatizadas e equipadas para garantir um atendimento digno, com estrutura moderna, profissionais qualificados, atendimento humanizado e eficiente às mães e bebês da região.

A nova estrutura da maternidade agora conta com duas alas reformadas, um Centro de Parto Normal Humanizado, Sala Vermelha para atendimentos de urgência e emergência, Berçário com cinco leitos, além de 41 leitos de internação. Todos os ambientes foram planejados para oferecer conforto, segurança e acolhimento às pacientes e seus bebês, com apoio de uma equipe multiprofissional qualificada.

Durante a solenidade, o prefeito Andrei relembrou sua primeira visita à maternidade no início da gestão e reforçou o compromisso assumido com a população.

“Estivemos aqui no dia 7 de janeiro e vimos de perto a situação precária da maternidade. Hoje, menos de quatro meses depois, estamos entregando um espaço digno, com enfermarias ampliadas, climatizadas, novos equipamentos, mobiliário e profissionais preparados para acolher com cuidado cada mãe e bebê. É assim que vamos continuar tratando as mulheres e as crianças: com amor, compromisso e respeito desde o nascimento. Quero agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues, a secretária de Saúde, Roberta Santana, ao deputado Zó, pela parceria de sempre, e também ao nosso secretário Helder e a diretora Kamila pela dedicação e empenho para que fosse possível entregar hoje a população esses novos espaços da maternidade”, destacou o gestor municipal.

O momento mais simbólico da inauguração foi a visita ao pequeno Davi, primeiro bebê a vir ao mundo nas novas instalações. A avó, Gislane da Silva, emocionada, agradeceu à equipe da maternidade e parabenizou a gestão municipal. “Estou muito feliz que meu netinho nasceu com todo cuidado, nesse espaço bonito e novo. Eu e minha filha Rebeca só temos gratidão pelos profissionais e pelo prefeito Andrei, que está fazendo a diferença na saúde de Juazeiro”, declarou.

“A entrega desta primeira etapa reforça o compromisso da gestão do prefeito Andrei, com a saúde pública de Juazeiro, garantindo não apenas estrutura física adequada, mas, sobretudo, um atendimento mais humano e respeitoso às mulheres e suas famílias. Agora é iniciar a segunda etapa de requalificação para entregar o mais breve possível todos os espaços da maternidade restruturados”, garantiu o secretário de Saúde, Helder Coutinho.

Também participaram da inauguração o vice-prefeito Tiano Félix, a deputada federal, Rogéria Santos, a diretora da maternidade Kamila Reis, além de vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e a equipe da unidade hospitalar.

Ascom/PMJ

Prefeitura de Juazeiro lança podcast Vozes da Inclusão

0

 

A Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) apresentou, nesta quarta-feira (30), o podcast “Vozes da Inclusão”. O programa é desenvolvido pela Diretoria de Educação Inclusiva da Seduc e pela TV Escola Juazeiro, com o objetivo de potencializar a formação das equipes gestora e pedagógica da rede municipal de ensino.

Apresentado a cada dois meses, o programa vai abordar temas relacionados à educação inclusiva. “A abordagem do ‘Vozes da Inclusão’ vai além do olhar técnico, nós também queremos discutir as temáticas a partir do olhar da pessoa com deficiência. No primeiro episódio do podcast refletimos sobre como a escola pode trabalhar práticas anticapacitistas”, contou a diretora de Educação Inclusiva da Seduc, Carliane de Oliveira.

O “Vozes da Inclusão” integra o programa de formação continuada da Seduc e tem como público-alvo professores e auxiliares de Atendimento Educacional Especializado (AEE), gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos e docentes da sala regular.

O podcast estará disponível na plataforma da TV Escola Juazeiro (tvescola.juazeiro.ba.gov.br) a partir do dia 7 de maio.

Ascom/PMJ

Sento Sé realiza Consulta Pública sobre Estradas Vicinais na próxima segunda (5)

0

A Prefeitura de Sento Sé, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), realizará no próximo dia 5 de maio, às 8h30, na Câmara de Vereadores, a Consulta Pública sobre as Estradas Vicinais do município. A ação integra o Programa Pró-rodovias, financiado pelo Banco Mundial, e tem como objetivo identificar os trechos mais críticos das estradas vicinais de Sento Sé para que possam receber obras de requalificação e infraestrutura.

Durante a consulta, os moradores terão a oportunidade de indicar os principais pontos de dificuldade de acesso nas estradas da zona rural, contribuindo diretamente com sugestões que podem resultar em ações como construção de passagens molhadas, limpeza e planeamento de vias.

 “Essa consulta pública é uma oportunidade democrática e essencial para que a população contribua na definição de prioridades. O objetivo é garantir que as melhorias nas estradas atendam de fato às necessidades dos moradores, principalmente das comunidades rurais que dependem dessas vias para transporte escolar, acesso à saúde e escoamento da produção local”, afirmou o Procurador Geral do Município, Ruam Quirino.

A consulta

É uma etapa obrigatória do projeto, sendo fundamental para a escolha dos trechos que serão visitados pela equipe técnica da SEINFRA para análise de viabilidade. A partir disso, será elaborado o termo de referência para a execução das obras, que serão licitadas e acompanhadas pelo Governo do Estado.

“Reforçamos o convite para que toda a população, especialmente moradores das comunidades rurais, participem da atividade, que representa um importante passo para o avanço da infraestrutura no município”, finalizou o procurador.

Ascom PMSSE

Manutenção em canal deixará comunidades do interior sem água de 06 a 09 e de 20 a 23 de maio

0



As comunidades de Carnaíba do Sertão, Juremal, Jardim Primavera e Lagoa do Boi, no interior de Juazeiro, terão o fornecimento de água suspenso nos dias 06 a 09 e 20 e 23 de maio devido aos serviços de manutenção do canal principal e secundário das estações de bombeamento EB 01 e EB 06, pertencentes ao Projeto Tourão, responsáveis pelo fornecimento de água para estas localidades.

De acordo com a Associação dos Usuários do Perímetro Irrigado de Tourão – AUPIT, o objetivo da paralisação é o de manter a infraestrutura do Projeto operante e em condições de atender a demanda dos lotes irrigados e das estações de captação do SAAE.

A orientação do SAAE é de que os usuários destas comunidades armazenem água em seus reservatórios antes do período informado para evitar possíveis transtornos.

Ascom PMJ

Sobradinho: Secretaria de Saúde intensifica Campanha de Vacinação nas escolas da rede municipal

0

 

Com o compromisso de proteger a saúde de crianças e adolescentes e fortalecer o vínculo entre saúde e educação, a Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma campanha de vacinação nas escolas da rede pública de ensino. A ação, iniciada no último dia 28 de abril, começou pela Escola Maria Ribeiro e, nesta terça-feira (29), chegou à Creche Paulo Pacheco, onde foram realizadas atividades lúdicas com os pequenos durante o processo de imunização.

A primeira etapa da campanha segue até o dia 7 de maio, com o objetivo de imunizar crianças de 6 a menores de 15 anos, além de professores e colaboradores da rede municipal. A ação pretende ainda reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreveníveis, resgatando crianças e adolescentes que ainda não completaram seu esquema vacinal.

Outro pilar da campanha são as atividades educativas desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que visam conscientizar os alunos sobre a importância das vacinas e combater a desinformação que ainda circula sobre o tema.

Para a Secretária de Saúde, Josefa Moreira, a campanha nas escolas é uma estratégia eficaz para alcançar o público-alvo e garantir maior proteção para toda a comunidade escolar.

“A vacinação é uma das formas mais seguras e eficientes de prevenir doenças e salvar vidas. Levar essa ação para dentro das escolas reforça nosso compromisso com a saúde preventiva e fortalece o elo entre nossas crianças, a educação e o cuidado com o bem-estar coletivo”, destacou.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido aos pais e responsáveis para que fiquem atentos ao cronograma de vacinação da escola de seus filhos e enviem o cartão SUS e o cartão de vacinação no dia da ação.

Ascom/PMS

Juazeiro tem situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional para reforçar ações contra a estiagem

0

O município de Juazeiro, por meio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil/COMPDEC, obteve o reconhecimento federal da Situação de Emergência decretada nas áreas afetadas pela estiagem prolongada. A decisão, oficializada pela Defesa Civil Nacional, permite ao município o acesso a recursos federais para o desenvolvimento de ações efetivas de enfrentamento à seca.

Com esse apoio, a gestão municipal poderá fortalecer e dar continuidade à Operação Carro-Pipa (OCP), assegurando o fornecimento emergencial de água potável às populações residentes nas zonas rurais afetadas. Atualmente, aproximadamente 14 mil pessoas em comunidades interioranas do município são atendidas pela OCP, o que garante o suprimento mínimo necessário para a manutenção das condições básicas de vida e a preservação da saúde pública.

Além de assegurar a continuidade da OCP, os recursos federais também auxiliarão no custeio de combustível para a logística das ações emergenciais, bem como na distribuição de cestas básicas e água mineral, ampliando o alcance das medidas de assistência humanitária nas áreas mais impactadas.

O Governo do Estado da Bahia também está implementando ações para apoiar os agricultores familiares afetados pela estiagem. Essa ação beneficiou mais de 21 mil famílias, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas, além de criadores de caprinos, ovinos e bovinos.

A medida também possibilita a ampliação das ações de resposta e mitigação aos impactos da escassez hídrica, em articulação com os governos estadual e federal. A Defesa Civil Municipal permanece em estado de mobilização permanente, adotando medidas administrativas e operacionais, com destaque para o monitoramento contínuo dos indicadores climáticos e hidrológicos, além da elaboração de diagnósticos e relatórios técnicos que subsidiam a tomada de decisões.

“O reconhecimento federal reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a proteção da população, o enfrentamento qualificado da estiagem e a garantia da segurança hídrica no território”, destacou o coordenador da Defesa Civil municipal, Italo Ferreira.

Ascom PMJ

Em nota, Associação de Igrejas Batistas esclarece que Escola Batista, que encerrou atividades em Juazeiro, não possui vínculo com a entidade

0

 

Após denúncia de profissionais de educação ao Portal Preto no Branco sobre o encerramento repentino das atividades do Colégio Batista, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, a Associação de Igrejas Batistas, denominada Associação Batista Norte Vale, se manifestou em nota enviada à nossa redação. Os educadores afirmam que foram enganados pela gestão da escola privada, que prometeu contratos formais, mas não assinou carteira de nenhum profissional, e ainda encerrou as atividades sem aviso prévio.

Confira nota

A Associação de Igrejas Batistas denominada Associação Batista Norte Vale – ABNV, filiada à Convenção Batista Baiana, que por sua vez é filiada à Convenção Batista Brasileira vem, por meio desta nota, esclarecer à comunidade cristã e à sociedade em geral sobre o uso da nomenclatura “Batista” por uma instituição de ensino recentemente estabelecida na cidade de Juazeiro/BA.

Informamos que a Escola Batista, que funcionava no antigo prédio do Colégio Edson Ribeiro, apesar de utilizar o termo “Batista”, não possui qualquer vínculo institucional, administrativo ou eclesiástico com esta Associação, tampouco com a Convenção Batista Baiana.

Reforçamos que o nome “Batista” carrega consigo uma tradição teológica, educacional e denominacional sólida, pautada por princípios doutrinários e éticos reconhecidos por nossa convenção e igrejas associadas e comunidade em geral. Por isso, o uso responsável dessa nomenclatura é essencial para evitar confusões quanto à identidade e aos valores representados.

Orientamos aos membros de nossas igrejas e à comunidade local que, ao buscarem instituições ligadas oficialmente à obra Batista na Bahia, verifiquem se estas estão devidamente reconhecidas pela Convenção Batista Baiana ou pela Associação local de Igrejas Batistas.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente, Pr. Ralison Endrigo de Medeiros Costa
Presidente da ABNV
(OPBB 15494)

Associação Batista Norte Vale – ABNV
Convenção Batista Baiana – CBBA
Convenção Batista Brasileira – CBB

30 de abril de 2025

Redação PNB

 

Dia do jazz é celebrado com Jam Session em Juazeiro; evento será hoje (30), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro

0

 

Será realizada, nesta quarta-feira (30), às 20h, no foyer do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro – BA, uma Jam Session em celebração ao Dia Internacional do Jazz com o instrumentista Edésio César e a banda Juazzeira4. O evento, que é promovido pela produtora Jhubart 360, também contará com a participação especial dos artistas Ivan Greg, Robertson Ferraz e Aislan Santos.

De acordo com o guitarrista e idealizador do show, Edésio César, a música instrumental é tanto uma ferramenta de expressão artística quanto um agente de transformações cultural, social e humana. “É indiscutível a importância que tem qualquer iniciativa que torne acessível à comunidade e às pessoas, no geral, o contato com o jazz, com a bossa nova ou com qualquer outro estilo musical não pertencente à indústria da cultura”, ressalta.

Durante a apresentação da jam, os instrumentistas interpretarão clássicos da música instrumental mundial como “Spain”, “Autumn leaves”, “Wave”, Samba de uma nota só”, entre outros, intercalando os temas com os característicos momentos de improviso musical. “É o momento em que a gente sente o poder da música e se coloca como instrumento dela”, explica Edésio.

A entrada é gratuita.

Ascom