Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Jogos Escolares de Juazeiro avançam para fase eliminatória dos esportes coletivos

0

Os Jogos Escolares de Juazeiro 2025 estão finalizando a primeira fase dos esportes coletivos com muito engajamento dos estudantes. Nas quadras onde acontecem as disputas do voleibol, futsal, baleô, futebol society, basquete e handebol, a concentração dos jovens atletas é constante, mas o clima de amizade e a euforia da torcida também marcam presença.

Nesta sexta-feira (09), a competição reuniu os jogos das fases de grupos dos esportes coletivos. “Na próxima segunda-feira (12), nós vamos iniciar a fase eliminatória e a emoção vai ficando cada vez mais forte entre os estudantes. Os Jogos têm sido um sucesso de público e estamos felizes com esse resultado, porque o esporte é inclusão, socializa, integra e agrega”, pontua o diretor de Esportes da Secretaria de Educação de Juazeiro, Wagner Rocha.

Atleta de basquete do Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso, Kauan Brenno Silva Santos tem 14 anos e falou sobre a sensação de entrar em quadra para disputar os Jogos Escolares. “Essa é a minha primeira vez nos jogos e não tem sensação melhor do que entrar na quadra para competir. A minha partida de hoje foi muito boa, o time adversário não deu muito trabalho, mas jogou bem”, frisou o estudante.

Luiz Eduardo da Silva Ferreira e a turma da Escola Municipal 2 de Julho eram só felicidade com a classificação do time para as quartas de final do handebol. “O jogo foi ótimo, já estamos nas quartas de final e agora é correr para buscar o troféu”.

Jogos Escolares de Juazeiro 2025

Organizados pela Prefeitura de Juazeiro, os Jogos Escolares 2025 reúnem cerca de 4 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com idades entre 9 e 17 anos, de escolas públicas e privadas. Os alunos competem em 14 modalidades esportivas, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, masculino e feminino, abrangendo competições coletivas e individuais. Entre as modalidades estão: atletismo, badminton, judô, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol de duplas, voleibol 4×4, xadrez, baleô, basquete, futebol society, futsal, handebol e voleibol.

Ascom/PMJ

Cata Treco: serviço gratuito para descarte de móveis e grandes objetos já está em ação; veja como solicitar

1

Com o objetivo de oferecer à população uma alternativa prática e gratuita para o descarte adequado de móveis, eletrodomésticos e objetos fora de uso, a Prefeitura de Juazeiro deu início nesta quinta-feira (08) ao serviço Cata Treco, como estratégia do “Programa Juazeiro Limpa”. A ação recebeu a aprovação dos moradores, que veem no serviço uma solução para evitar o descarte irregular em vias públicas, canais e terrenos baldios.

O morador Erlis Dias da Silva, do bairro Pedra do Lord, foi um dos que inauguraram o serviço. “A iniciativa está de parabéns por ter feito isso, porque às vezes ficam objetos em casa e a gente não tinha onde descartar. Muitas pessoas jogam na rua e em locais que não são adequados. Só veio ajudar e melhorar a nossa vida no descarte de alguns bens ou móveis que a gente não está usando mais.”

Quem também aprovou foi Clemens Lima, do bairro Palmares II. “O Cata Treco é uma ação maravilhosa e o nome é muito sugestivo. A ideia é excelente. Aqui em frente de casa estava cheio de sofás. O Cata Treco veio e já retirou tudo. Muito boa essa iniciativa.”

E  o restante da população pode se beneficiar também desse serviço. O agendamento é feito via WhatsApp (74) 97400-1194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A coleta acontece das 7h às 12h e das 14h às 17h, com prazo de atendimento de até 10 dias úteis. Não são aceitos resíduos orgânicos, restos de alimentos ou animais mortos.

O serviço está sendo executado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos/Sesp. Em média, são cerca de 20 agendamentos. A coleta contempla itens como sofás, colchões, pneus, móveis, portões e camas — desde que estejam em ponto acessível para recolhimento e com alguém presente no imóvel no horário agendado.

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, reforça o papel do serviço como ação de saúde pública e consciência coletiva. “O Cata Treco ajuda a manter a cidade limpa, mas também é uma ação de prevenção porque o descarte irregular pode gerar focos de doenças e problemas ambientais. Estamos fazendo a nossa parte com a coleta, mas é fundamental que cada cidadão tenha consciência e evite jogar lixo em canais, terrenos baldios ou vias públicas. Isso é uma responsabilidade de todos”, destacou.

O secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, reforçou a importância do serviço tanto para a organização da cidade quanto para o meio ambiente. “A Secretaria de Serviços Públicos está pronta para receber os agendamentos da população e realizar os recolhimentos de forma organizada. Nossa equipe está à disposição para atender os bairros de Juazeiro, garantindo que o descarte de móveis e objetos aconteça de maneira correta, contribuindo para a limpeza da cidade e o bem-estar de todo”, concluiu.

Ascom PMJ/Sesp

Casa Nova está representada no Brasil Nordeste – 1º Festival de Economia Popular e Solidária em Salvador 

0

 

 

A cidade de Casa Nova marca presença no Brasil Nordeste – 1º Festival de Economia Popular e Solidária, que acontece entre os dias 7 e 11 de maio, no Centro de Convenções de Salvador. O município está sendo representado pelo prefeito, Anisio Viana e pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sílvia Rocha, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da economia solidária e o desenvolvimento sustentável. 

O festival, inédito na região, reúne uma programação gratuita com oficinas formativas, atrações culturais e a Feira Ecosol, além de discutir a construção do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, envolvendo gestores públicos, movimentos sociais e iniciativas produtivas de todo o país. 

“Participar de um evento dessa magnitude é fundamental para ampliar o diálogo, fortalecer parcerias e trazer novas perspectivas para o desenvolvimento local e regional, com foco na economia popular e solidária em Casa Nova. A nossa gestão vem fazendo isso ao retomar as festas populares, investir na realização de feiras como a Feira Cultural “Encantos Femininos” e muitas outras iniciativas que fomentam esse importante setor”, destacou o prefeito Anisio Viana. 

Feira 

Um dos atrativos do evento é a feira com produtos da Economia Popular e Solidária, onde Casa Nova está fazendo sucesso com seus: Biscoitos de polvilho, Mel, Queijo de Cabra, caramelo, geleia e goiabada. Tudo produzido de forma artesanal pelas Associações da Agricultura Familiar do município 

 A iniciativa  

É realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Setre e SDE, com apoio de diversas instituições e patrocínio de empresas como Shopee, Sebrae, Banco do Nordeste e Fundação Banco do Brasil. O festival conta ainda com a participação do Consórcio Nordeste e de ministérios do Governo Federal. 

  

Ascom/PMCN 

Confira o novo cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro

0

A Unidade Móvel de Atendimento Odontológico/UMO segue levando serviços para a população. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/ SESAU, irá oferecer entre os dias 13 e 16 de maio, 15 atendimentos diários, a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma:

13/05 – Terça-feira – UBS Dom José Rodrigues. 15 pacientes por demanda livre;

14/05 – Quarta-feira – CRAS Argemiro (Atendimento do Piranga I, II e III). 15 pacientes por demanda livre;

15/05 – Quinta-feira – CRAS Argemiro (Atendimento pacientes do Argemiro). 15 pacientes por demanda livre;

16/05 – Sexta-feira – CRAS Argemiro (Atendimento para pacientes da Codevasf)

Em razão da realização de uma reunião intersetorial, não haverá atendimento na segunda-feira (12), conforme rotina do serviço.

Ascom PMJ/SESAU

Mutirão de Combate às Arboviroses chega ao Jardim Vitória

0

As ações contra o Aedes aegypti seguem com uma programação de cuidados para eliminar os focos do mosquito. No próximo fim de semana, sábado (10) e domingo (11), a partir das 8h, as equipes de combate às endemias realizarão um mutirão no bairro Jardim Vitória para sensibilizar os moradores sobre o cuidado diário com as residências.

Além dos mutirões, o trabalho rotineiro de visita aos imóveis continua a ser feito. As equipes de pontos estratégicos também atuam diariamente com ações de bloqueio e borrifação em diversas áreas da cidade, onde foram identificados números maiores de notificações e altos índices de infestação.

No último fim de semana, nos dias 03 e 04 de maio, a ação da Secretaria Municipal de Saúde/SESAU ocorreu no bairro Alagadiço, onde foram visitados e inspecionados 923 imóveis, com a participação de 17 agentes no sábado e 14 no domingo.

A SESAU reforça que os cidadãos podem fazer denúncias e colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito por meio do serviço “Dengue Zap”, disponível no número (74) 9 8106-8912. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, permitindo que moradores da cidade enviem informações sobre possíveis focos do mosquito de maneira rápida e prática.

Ao relatar situações suspeitas, a população contribui para que os Agentes de Combate às Endemias/ACEs realizem vistorias e eliminem focos, ajudando a proteger a saúde e o bem-estar de todos.

Ascom PMJ/SESAU

Feira de Artesanato Empreendedora de Dia das Mães inicia seu primeiro dia de vendas

0


A 25ª Feira de Artesanato Empreendedora do dia das mães iniciou, nesta sexta-feira (09), o seu primeiro dia de vendas e já deu para sentir o cheirinho de aconchego nos produtos artesanais cheios de significado e afeto. Quem passar pela praça São Tiago Maior (Orla 1) neste final de semana, vai ter oportunidade de conferir o trabalho dessas grandes artesãs da Associação de Mulheres Guerreiras e de pequenas empreendedoras locais.
A feira foi idealizada por dona Doralice de Jesus, que está há 25 anos à frente desse importante projeto com as artesãs associadas e espera que esses três dias sejam de vendas intensas.
“Nossa feira está a cada dia ficando maior. As pessoas vão chegando e também outras empreendedoras que não fazem parte da nossa associação, mas são bem recebidas com seus produtos. As expectativas para esse ano são as melhores possíveis. Essa praça é o melhor lugar para fazer a feira, não existe lugar melhor”, explicou entusiasmada.
A associação é composta por 13 artesãs, que oferecem produtos criativos, feitos à mão e com identidade regional. É possível encontrar produtos variados, como toalhas bordadas, panos de prato, canecas, artes em couro, entre outros. Esta edição conta com o apoio estrutural da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e Secretaria de Segurança Cidadã. 

Participando da feira pela segunda vez, a autônoma do ramo dos cosméticos, Geisa de Souza, se sentiu acolhida no espaço e garantiu participar das próximas edições. “Na primeira vez que participei não tinha nenhuma experiência vendendo na praça. Mas tive a ideia de vir vender meus produtos e gostei. Foi uma experiência muito boa, é tanto que eu tento vir nas datas comemorativas e estou com a expectativa que esse ano seja melhor do que o que passou porque o pessoal está mais animado para dar presentes simbólicos para suas mães”, disse.

A expectativa é de que cerca de 20.000 pessoas passem pela feira durante esses três dias, valorizando a produção artesanal, fortalecendo o empreendedorismo feminino, além de contribuir para a preservação da cultura da nossa região e do desenvolvimento da economia solidária no município.

Ascom PMJ

Coletivo de artistas de Juazeiro critica Moção de Aplausos concedida pela Câmara de Patrimônio Histórico da Bahia e Conselho Estadual de Cultura; cerimônia aconteceu ontem (8), no CCJG

0

 

Um coletivo de artistas de Juazeiro enviou à nossa redação uma nota criticando uma Moção de Aplausos concedida a algumas pessoas, pela Câmara de Patrimônio Histórico da Bahia e Conselho Estadual de Cultura. A cerimônia de homenagens aconteceu na noite de ontem (8), em cerimônia que ocorreu no Centro de Cultura João Gilberto.

Confira nota:

A moção de aplauso realizada no dia 08 de maio de 2025 Centro de Cultura João Gilberto carece de representatividade e contempla indicações com forte viés pessoal. A ausência de figuras amplamente reconhecidas na cena cultural da cidade demonstra um apagamento de trajetórias e atuações que mantêm viva a produção artística local.

A cultura de Juazeiro não se faz apenas nos palcos oficiais ou sob os holofotes da institucionalidade. Ela pulsa nas vielas, nos bares, nas praças, no campo, nos becos e, sobretudo, nas periferias — onde artistas constroem narrativas, sensibilizam corpos e mantêm acesa a chama da esperança e da transformação social. Por isso, a moção de aplauso realizada no último dia 08 de maio, apesar da aparência nobre, revelou-se uma homenagem esvaziada de representatividade, marcada por critérios personalistas e seletivos.

É inaceitável a ausência de nomes cuja trajetória molda e sustenta o cenário artístico-cultural de Juazeiro com trabalho, coragem e compromisso. Onde estavam Alan Cléber, que transforma bares em palcos vivos com espetáculos semanais? Hertz Félix, Edvaldo Franciolle, Geraldo Pontes, Hugo Anavarto cuja trajetória é símbolo de resistência, formação e reinvenção?

Por que ignorar artistas que movimentam as bases culturais da cidade, como Aryellson e Júnior Dias, que mantêm grupos nas periferias levando arte a jovens em situação de vulnerabilidade? E os tantos outros que seguem resistindo à margem das políticas públicas, sustentando, muitas vezes sozinhos, a cena cultural juazeirense?
A lista de ausências ecoa: Lulinha, P1 Rappers, Raimundinho do Acordeon, Sérgio do Forró, Mateus do Acordeon, Xibiu, Banda Miragem, Carlinhos Tapioca com seu potente BUS’ARTE, João Gilberto Guimarães líder do movimento literário editora Eclae, Elson Campos e sua palhaçaria, Márcio Ângelo figura central do teatro de rua e das lutas por políticas culturais. Faltaram ainda nomes como Elder Ferrari, Ricardo Andrade com o coletivo Abordagem Teatral, Mestre Tartaruga, mulher preta que há mais de três décadas leva a capoeira como instrumento de cultura e cidadania, e Lineker Pereira, artista versátil que transita entre linguagens com rara sensibilidade, os Congos de seu Gouveia e sua forte ancestralidade, onde está a Associação cultural de itamotinga onde a 40 anos faz o maior espetáculo a céu aberto de todo território do São Francisco.

Não reconhecer também o papel de Sibele Fonseca, cuja “janela” midiática oferece visibilidade constante a artistas locais, ou de Adriano Alves, jovem produtor porta voz da TVE que constrói novos caminhos com criatividade e ousadia, é perpetuar o ciclo de invisibilização.

Essa moção de aplauso não representa a cultura de Juazeiro. Ela a silencia. Ignora nomes, trajetórias e histórias que deveriam ser celebradas.

O não reconhecimento dessas atuações, que movimentam diversos territórios culturais da cidade, evidencia uma escolha seletiva que não reflete a diversidade nem o alcance real da produção cultural de Juazeiro (Coletivo de artistas juazeirenses).

Um fazedor de cultura também pontuou: “Não se sabe qual o critério usado pela Câmara de Patrimônio Histórico da Bahia para fazer essas homenagens. Os currículos são avaliados? Como se chega ao mérito artístico da pessoa homenageada? A Câmara vem a Juazeiro fazer uma Moção de Aplauso, em vez de  discutir as pautas que são urgentes para Juazeiro, como a questão do patrimônio material e imaterial do município, a exemplo do Coreto, do paço, do Samba de Velho, Penitentes, temas que precisam ser debatidos. Algumas figuras, de fato, merecem, mas outros nomes não representam a classe”.

Redação PNB

 

 

Mercado Joca terá ação de saúde e homenagem ao Dia das Mães neste sábado (10)

0



Neste sábado, 10, das 9h às 11h, o Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira receberá uma ação especial voltada para a saúde da população e das permissionárias, em homenagem ao Dia das Mães. A atividade é uma parceria entre a Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA, a Escola Grau Técnico e o Instituto Ivete Sangalo.

Na ocasião, a escola Grau Técnico vai participar com aferição de pressão arterial e glicemia, aberta ao público. Já o Instituto Ivete Sangalo vai oferecer ultrassonografias mamárias para permissionárias pré-cadastradas.

O superintendente de Feiras e Mercados, Francisco Oliveira, destaca que a ação é mais uma forma de aproximar os serviços de saúde da população. “Essa é uma forma de acolher as mães que fazem parte do dia a dia do Joca e oferecer um momento de cuidado, informação e entretenimento para todos que circulam por ali”, destaca.

Ascom PMJ

Campanha “Registre-se!” oferece certidões gratuitas em Juazeiro

0



Sabemos que Juazeiro tem uma dura realidade de pessoas invisibilizadas pela ausência do registro civil. Por isso, a Prefeitura de Juazeiro divulga e apoia a campanha nacional Registre-se!, que será realizada pelo Cartório de Registro Civil Viviane Félix entre os dias 12 e 16 de maio, das 8h às 18h. A iniciativa reúne diversas instituições públicas em um esforço conjunto para combater o sub-registro e garantir acesso gratuito ao registro civil para toda a população, especialmente para quem não pode pagar.

Durante a campanha, a população poderá solicitar certidões de nascimento e outros registros civis gratuitamente, inclusive para municípios de fora de Juazeiro. Para isso, é necessário comparecer ao cartório com documento oficial com foto. A ação é voltada principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A campanha Registre-se! é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça/CNJ, com apoio da Corregedoria Geral da Justiça da Bahia, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Arpen Brasil, Governo Federal e outras instituições.

Em Juazeiro, a mobilização acontece no Cartório Viviane Félix, localizado na Rua do Paraíso, nº 222, bairro Santo Antônio. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (74) 9 8104-0200 ou no Instagram @cartorioregistrojuazeiro.

 Ascom/PMJ