Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Secretaria de Saúde de Juazeiro se manifesta sobre falta de médicos na UBS do Mussambê, em Juazeiro

0

 

Em resposta a reclamação dos usuários da Unidade Básica de Saúde João Araújo Moreira Mussambê, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro, que entraram em contato com o Portal Preto no Branco reivindicando profissional médico na unidade, a Secretaria de Saúde se manifestou em nota enviada a nossa redação. Segundo os relatos, sem atendimento médico, os usuários estão desassistidos e sem possibilidade de renovar receitas de medicamentos controlados.

Confira: 

A Sesau lamenta a ausência temporária de médicos na UBS do Mussambê/Santo Antônio, mas reforça que a comunidade não está desassistida. Os atendimentos de enfermagem seguem sendo realizados normalmente pelas duas equipes e os casos de urgência, encaminhados para outras unidades da rede.

Além disso, antes do afastamento, a médica deixou prescrições previamente renovadas e, para os novos casos, as receitas estão sendo recolhidas e encaminhadas a outro médico, que as assina e as devolve à unidade. A Secretaria segue acompanhando de perto a situação e buscando soluções para a retomada completa do atendimento no posto de saúde dessa comunidade o mais breve possível.

Reclamação

“O posto médico está desfalcado. A médica titular está afastada porque fez uma cirurgia e até agora, não teve substituto. No dia em que enviaram uma substituta, ela já entrou de férias. Disseram que outro médico viria para cobrir a ausência, mas ele nunca apareceu”, denunciou um dos usuários.

A situação atinge principalmente pacientes que fazem uso contínuo de remédios controlados, que só podem ser dispensados mediante receita assinada por um profissional da saúde.

“O pessoal que depende de receita de remédios controlados, principalmente para tratamento de doenças psicológicas, não está conseguindo renovar as receitas, conforme a orientação da Secretaria de Saúde. E esse pessoal fica como? Vai ficar sem tomar o remédio porque não tem quem prescreva?”, questionou uma usuária.

Ela também relata a frustração de tentar diversas vezes resolver a situação.

“Tem 10 dias que fui até a UBS para renovar minha receita. Me explicaram sobre a ausência de médico e disseram que eu poderia retornar na terça-feira, porque viria um médico para preencher, assinar e carimbar as receitas. Fui na terça e não tinha ninguém. Disseram agora que só na próxima semana, quando virá um médico do Maringá para assinar”, disse ela.

Além da falta de receitas, os pacientes relatam que estão impossibilitados de realizar consultas ou qualquer outro tipo de atendimento médico.

“Os pacientes não procuram a UBS apenas para receitas, mas também para consultas e acompanhamentos. Só que não tem médicos. O pessoal vai para o posto e volta sem atendimento. Se tenta ser atendido em outro bairro, ouve que não é da área de cobertura. Tem que ser no posto do Mussambê, que atende ao bairro. Então, está todo mundo desprotegido. Nenhuma outra UBS está atendendo os moradores do Mussambê e do Santo Antônio. Até quando essa situação vai continuar?”, questionou o usuário.

Redação PNB

Prefeito Andrei Gonçalves anuncia a GCM Hermínia Dias como Nova Inspetora-Chefe da Guarda Civil Municipal de Juazeiro

0

Foi anunciado na manhã de hoje (9) pelo Prefeito Andrei Gonçalves, o nome da Inspetora GCM Hermínia Dias como nova Inspetora-Chefe da Guarda Civil Municipal de Juazeiro.

O anúncio aconteceu através de um vídeo produzido antes do prefeito se ausentar da função, em decorrência de um processo cirúrgico. O vídeo foi apresentado à tropa da GCM durante uma reunião com o secretário de Segurança Cidadã, realizada no auditório do Centro de Saúde III.

“É uma decisão construída a várias mãos e agora anunciamos ao povo de Juazeiro o nome da Nova inspetora-Chefe da Guarda Civil Municipal, a qual depositamos confiança. Estamos com a responsabilidade de reconstruir nossa Guarda e a Inspetora GCM Hermínia Dias está com essa missão de nos ajudar nisso”, destacou Andrei Gonçalves através do vídeo.

O secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, ressaltou o cuidado adotado para escolha da Nova inspetora-Chefe. “O Prefeito buscou conhecer melhor a nossa corporação e somente a partir disso poder definir um nome que ficará à frente da GCM. A Inspetora Hermínia é uma pessoa preparada e qualificada para realizar um trabalho extraordinário na Guarda municipal”, enfatizou.

A Inspetora GCM Hermínia Dias Gonçalves ingressou na instituição no ano de 2002, é graduada em Pedagogia pela UPE, Pós Graduada em Sociologia pela UFBA e Psicologia Jurídica pela FACAPE.

Nesses 23 anos de Guarda Civil foi coordenadora do curso de formação de GCMs de Juazeiro e do município de Sento-Sé; também coordenou o Núcleo de Projetos e Eventos da GCM de Juazeiro. Atualmente era responsável pelo setor administrativo da instituição.

“Me sinto honrada em ser anunciada como Inspetora Chefe da GCM de Juazeiro. Tenho consciência da responsabilidade que o cargo exige, mas estou preparada, confiante e ansiosa para trabalhar. Acredito na força do serviço público e na importância da Guarda Civil como agente direto de transformação social”, disse.

A nomeação foi bem aceita pelo efetivo da Guarda Civil de Juazeiro. “A expectativa é a melhor possível, um bom nome para assumir nossa instituição e espero que ela desempenhe um bom trabalho”, externou o Inspetor GCM Ebenézer.

A publicação da nomeação da nova Inspetora-Chefe deverá sair no início da próxima semana no diário oficial de Juazeiro.

Ascom PMJ/SSC

Servidores de Juazeiro participam de treinamento sobre execução de despesas orçamentárias

0

A Prefeitura de Juazeiro, comprometida com o bom funcionamento administrativo, promoveu um treinamento voltado à execução de despesas orçamentárias — etapa essencial da gestão pública — com o objetivo de capacitar servidores municipais para uma governança cada vez mais eficiente, transparente e alinhada com a legislação vigente. A atividade reuniu profissionais de diferentes áreas da administração e foi estratégica para alinhar os próximos passos da gestão, focados sempre no zelo e respeito aos recursos públicos.A capacitação teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais quanto à aplicação dos conceitos de legislação e práticas referentes à execução do orçamento público, abordando temas como contrato, empenho, liquidação e pagamento – conforme previsto na Lei nº 4.320/1964. Também foram discutidos aspectos como a classificação de despesas, créditos orçamentários e o controle da execução.

Para o superintendente contábil, Flávio Amorim de Vasconcelos, o momento foi importante para a troca de conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas da administração pública. “Esse momento traz aprendizado e formação de pessoas. Temos aqui pessoas diversas e capacitadas na gestão que estão agregando um enorme valor. Essa troca é essencial para o sucesso da administração e para que o prefeito seja amparado em todas as demandas do município”, destacou.

O treinamento foi ministrado por secretários e consultores das áreas financeira e contábil do município, com a presença de inspetores e auditores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), que detalharam as atribuições do órgão e a importância de a prefeitura estar fazendo essa aproximação e investindo na capacitação de seus profissionais.

Base essencial do treinamento, a Lei 4.320/64 estabelece as normas gerais para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Entender a importância de focar no aprimoramento do uso das ferramentas utilizadas para o registro e acompanhamento das despesas é fundamental para o controle eficiente das finanças municipais.

Ascom PMJ

Sobradinho: Consulta Pública do Programa Pró-Rodovias reúne moradores da zona rural para discutir melhorias em estradas vicinais

0

 

Na última terça-feira (6), foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Sobradinho a Consulta Pública do Programa Pró-Rodovias, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, executada pela SEINFRA, com financiamento do Banco Mundial (BIRD). O encontro teve como objetivo ouvir os moradores da zona rural sobre os pontos críticos de trafegabilidade nas estradas vicinais, especialmente em trechos afetados por enchentes ou atoleiros durante o período chuvoso.

A consulta é uma exigência social do próprio programa, prevista no acordo com o parceiro financeiro internacional, e tem como foco a escuta ativa da população beneficiária. O Executivo Municipal, representado pelo vice-prefeito Jaques Canturil, e o Legislativo, por meio de vereadores presentes na sessão, tiveram papel fundamental na mobilização, articulação institucional e ampla divulgação do evento junto às comunidades rurais, fortalecendo a participação popular e o diálogo entre governo estadual, consórcio e população beneficiária.

Diferente de ações voltadas à pavimentação ou manutenção rotineira de vias, o Pró-Rodovias atua de forma estratégica, com obras de engenharia padronizadas, como pontes de até 30 metros, bueiros simples, duplos ou triplos, e passagens molhadas de até 60 metros, buscando eliminar os principais pontos de retenção de tráfego nas estradas rurais baianas.

Sobradinho é um dos 10 municípios beneficiários do programa na área de atuação do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF), ao lado de outros 41 municípios integrantes de consórcios nas regiões do Baixo Sul e Chapada Diamantina. A primeira apresentação do programa ao CONSTESF ocorreu em 2023, e desde então o Governo do Estado vem promovendo as consultas públicas para identificar prioridades diretamente com a população rural.

Durante o encontro, os participantes puderam indicar os trechos que mais sofrem com a dificuldade de acesso durante as chuvas, contribuindo com informações fundamentais para a definição das obras que serão realizadas. A escuta ativa e o diálogo com as comunidades são pilares do programa, que alia investimento público, planejamento técnico e participação popular.

A Consulta Pública reforçou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento rural sustentável, valorizando a escuta cidadã como ferramenta essencial para orientar investimentos em infraestrutura com impacto direto na qualidade de vida das populações do campo.

Ascom/PMS

Aprendizado e diversão marcam lançamento do projeto “Samuzinho nas Escolas” em Juazeiro

0

Investindo no compromisso com a educação em saúde, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/ SESAU, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/ SAMU, lançou nesta quinta-feira (08) o projeto ‘Samuzinho nas Escolas’, na Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Oliveira, no bairro Tabuleiro. A iniciativa encantou estudantes e professores ao unir informação, ludicidade e cidadania, promovendo o conhecimento sobre o serviço 192 e a importância de agir corretamente em situações de emergência.

A ação contou com a participação especial do mascote Samuzinho, que levou aprendizado, cuidado e muita diversão para as crianças, tornando o momento ainda mais atrativo. Por meio de atividades interativas, os alunos aprenderam sobre primeiros socorros, prevenção de trotes e valorização da vida, desenvolvendo desde cedo uma postura consciente e solidária diante de situações críticas.

“O projeto é mais um elo entre o SAMU e a comunidade. Tivemos recentemente aqui no Tabuleiro a ação ‘SAMU nos Bairros’, no Cine Teatro da Praça CEU, no domingo, 13 de abril. Agora, com o Samuzinho, reforçamos esse vínculo de cuidado, informação e responsabilidade social, aproximando ainda mais nossos profissionais da população”, afirmou Ana Carolina Costa, diretora administrativa do SAMU.

A empolgação dos estudantes deu o tom da atividade. Débora Carolina, de 10 anos, comentou com entusiasmo: “Aprendi que devemos ligar para o SAMU só quando for realmente preciso. Foi muito divertido e agora sei o que fazer em uma emergência”. Já Enzo Egnaldo, também de 10 anos, destacou: “Gostei muito do Samuzinho e de aprender a ajudar os outros”

O projeto Samuzinho nas Escolas é parte de uma estratégia da SESAU para fortalecer a educação preventiva e o senso de responsabilidade social desde a infância, promovendo uma cultura de cuidado e atenção à vida em toda a rede municipal de ensino.

Ascom PMJ/SESAU

Casa Nova realiza 2ª edição da Feira Cultural “Encantos Femininos” em homenagem ao Dia das Mães 

0

  

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza neste sábado (10), a 2ª edição da Feira Cultural “Encantos Femininos – Edição Dia das Mães”. O evento será realizado na Praça Gilson Viana, a partir das 18h, e contará com uma programação especial para celebrar o talento, a arte e o protagonismo feminino. 

A feira terá artes plásticas, apresentações culturais, artesanatos, gastronomia e shows ao vivo, valorizando artistas locais e proporcionando um espaço de cultura, lazer e entretenimento para toda a comunidade. 

 “A Feira Encantos Femininos é um espaço de valorização da arte feita por mulheres e, nesta edição especial do Dia das Mães, vamos celebrar também o cuidado, a força e a criatividade que elas representam em nossa cultura. É um momento para toda a família prestigiar e apoiar os talentos da nossa terra”, disse o secretário de Cultura, Helber Santos. 

Ascom PMCN 

Após diversas denúncias de funcionários, SindiSaúde realiza manifestação em frente ao Hospital Regional de Juazeiro: “Combate a assédios, atraso de pagamentos e o fim da sobrecarga de trabalho”

0

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes, Religiosas e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (SindiSaúde) está realizando neste momento uma manifestação com caráter de assembleia na frente do Hospital Regional de Juazeiro. Administrado pela OSID-Obras Sociais Irmã Dulce, o HRJ é alvo de constantes denúncias por parte dos funcionários e também de usuários que apontam diversos problemas no atendimento da instituição hospitalar.

Além da precariedade no atendimento aos usuários, os funcionários denunciam, recorrentemente, assédio moral, falta de assistência, falta de fluxo e protocolo e sobrecarga de trabalho. Além disso, eles acusam a direção geral e de enfermagem de perseguição, intimidação e de promoverem um ambiente hostil de trabalho.

“Os atrasos salariais são constantes, assim como o assédio aos funcionários que estão sobrecarregados e isso prejudica o atendimento à população. São 4 médicos clínicos e 3 cirúrgicos, porém a cirurgia não fica no setor e o clínico acaba abraçando especialidades que são, em via de regra, cirúrgicas. A constante superlotação do serviço abre margem a reclamações e tempo de espera prolongado, bem como não há condições nem de alocação para tomar medicamentos e nem para internamento”, revelaram profissionais aos PNB.

Conforme o SindiSaúde, a mobilização faz parte da Campanha Salarial 2025/2026 e tem como objetivo cobrar avanços nas negociações coletivas de trabalho. Entre as principais pautas estão o pagamento do complemento do piso da enfermagem, o combate a assédios dentro da unidade e o fim da sobrecarga de trabalho, situação que tem sido denunciada por trabalhadores da saúde em todo o estado.

Com o lema “Chega de enriquecer os patrões!”, a campanha reivindica salário digno, respeito aos direitos e valorização profissional imediata.

Reclamações

Profissionais enfermagem que atuam no Hospital Regional de Juazeiro, no Norte da Bahia, continuam reclamando das condições de trabalho na unidade hospitalar. Os relatos apontam sobrecarga de trabalho, escalas abusivas e descontos indevidos.

“Fazemos nosso papel com excelência, mesmo cansados, afinal a vida da enfermagem não é fácil. Muitos precisam ter pelo menos 2 a 3 vínculos e ainda enfrentamos a sobrecarga do hospital Regional, principalmente na escala da noite. Quem está nos plantões noturnos e deveria trabalhar em uma escola 12/60, também está sendo colocado para gente dar plantão durante o dia. Com isso, muitos profissionais chegam a trabalhar quase 3 dias seguidos: noite, dia seguinte e noite seguinte. Além disso, ainda há os descontos abusivos na nossa folha de pagamento e a constante mudança de setor. Passamos 1 mês em cada setor, ou seja, mal pegamos rotina de um, já nos enviam para outro para cobrir escala desfalcada”, desabafa uma profissional, que pediu anonimato por medo de retaliações.

Os profissionais relatam ainda que estão trabalhando em um ambiente tóxico alimentado pelo medo e pela insegurança.

Diariamente somos perseguidos e intimados por chefes que deveriam ser líderes. Mandar, amedrontar e fazer ameaças é muito fácil, o difícil é liderar e, principalmente, ser exemplo. Recentemente saiu a notícia de um(a) coordenador(a) que tinha mais de 70 denúncias. Foi afastado(a) e depois reintegrado(a). Agora temos outro caso: uma coordenadora que está colocando a saúde psicológica dos profissionais em risco. É conhecida no setor como ‘General’. A coordenação da UTI 1 e 3 tem dado medo e insegurança para quem trabalha lá. Não temos a quem recorrer” acrescenta outra profissional, que também não quis se identificar.

 

Redação PNB 

Secretaria de Saúde de Juazeiro se posiciona sobre acusações de servidores da UPA contra diretora da unidade: “Todos os pontos levantados estão sendo cuidadosamente avaliados”

0

 

Após denúncia de um grupo de servidores que atua na Unidade de Pronto Atendimento- UPA de Juazeiro que procurou nossa redação para relatar diversas situações que estariam ocorrendo na unidade, a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou em nota. O grupo acusou a diretora de perseguir servidores, de hostilização, assédio moral e ameaças.

O órgão afirmou que “todos os pontos levantados estão sendo cuidadosamente avaliados pelas instâncias competentes, com base nos princípios da legalidade, do respeito institucional e da escuta ativa. O objetivo é garantir um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, aliado à excelência na prestação do serviço público”.

Confira nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ SESAU reafirma seu compromisso com uma gestão transparente, ética e voltada para o fortalecimento da rede municipal de saúde, em especial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), espaço essencial para o cuidado emergencial da população.

A SESAU reconhece a importância das manifestações apresentadas por servidores da unidade e esclarece que todos os pontos levantados estão sendo cuidadosamente avaliados pelas instâncias competentes, com base nos princípios da legalidade, do respeito institucional e da escuta ativa. O objetivo é garantir um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, aliado à excelência na prestação do serviço público.

A Secretaria reforça que cada medida adotada na gestão da UPA deve ser orientada por critérios técnicos e pelo compromisso de aprimorar o atendimento à população, assegurando mais resolutividade, acolhimento e segurança assistencial.

A Secretaria segue disponível ao diálogo construtivo, respeitando o papel de cada profissional e acreditando que o fortalecimento da saúde pública passa pela cooperação entre gestão e servidores. A SESAU está certa de que, com responsabilidade e abertura, será possível avançar na consolidação de uma rede cada vez mais eficiente, humana e justa para todos.

Confira denúncia

Servidores da UPA de Juazeiro acusam diretora da unidade de perseguição, hostilização, assédio moral e ameaças: “Não suportamos mais”

Redação PNB

Transforma Petrolina celebra nova parceria no Selo Social Empresa do Bem

0

O voluntariado  dentro das empresas tem se destacado como uma forma eficaz de engajar colaboradores na prática da solidariedade, por meio da doação de tempo, habilidades e esforço em benefício de ações de impacto social. Nesse contexto, o Transforma Petrolina firmou, nesta quinta-feira (08), uma nova parceria através do projeto Selo Social Empresa do Bem com a AMINORI, que atua no setor de decorações, e passa a integrar voluntariamente o grupo de iniciativas privadas comprometidas com o impacto positivo no município.

Por meio da parceria, a empresa realizará a decoração sazonal do espaço do Transforma Petrolina, local que recebe com frequência eventos, encontros e ações voltadas ao fortalecimento da pauta social na cidade. A primeira ação da empresa foi a decoração especial em homenagem ao Dia das Mães. O ambiente ganhou novos elementos visuais com um toque acolhedor e sensível.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, ao aderir ao Selo Social Empresa do Bem, a AMINORI reafirma seu compromisso com Petrolina e com a valorização de práticas sociais que geram impacto positivo na vida das pessoas. “Essa empresa chega para somar com sensibilidade, criatividade e comprometimento. Nosso espaço é ponto de encontro de pessoas e projetos que transformam vidas, e a ambientação desses momentos é parte fundamental da experiência que queremos oferecer”, comemora.

Ascom