Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Mega-Sena: Prêmio para o próximo sorteio está estimado em R$ 55 milhões

0
22/06/2023 - Brasília - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2.861 da Mega-Sena, sorteadas na noite de sábado (10), e o próximo prêmio está estimado em R$ 55 milhões.Os números sorteados ontem foram 02, 21, 27, 46, 51 e 53.

A quina teve 55 acertadores, e cada um receberá R$ 72.740,95. Os 5.930 apostadores que acertaram quatro dezenas será de R$ 963,80.

Novo sorteio acontece na terça-feira (13).

Redação PNB

Mães solo enfrentam barreiras na garantia de direitos aos filhos

0

Diante do abandono do genitor e dos obstáculos para a garantia de direitos, muitas mulheres são submetidas às adversidades de cuidar e sustentar suas famílias sozinhas. Para algumas dessas mães, a rede de apoio é formada justamente por outras mulheres em situação semelhante. No Brasil, 11 milhões de mulheres criam sozinhas os filhos, apontou pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), referente a 2022.

É o caso de Cibele*, de 26 anos, que tem um filho de cinco anos, cujo genitor não compartilha cuidados nem os custos básicos da criança.Ela precisa estar presente para garantir saúde, desenvolvimento integral, educação, bem-estar e afeto ao filho, enquanto enfrenta uma jornada de trabalho que a deixa fora de casa 12 horas por dia.

“Por mais que seja um pouco estressante [no dia a dia], sempre tento não incluir ele nesse estresse que eu carrego sozinha”, acrescentou.

Entre as garantias que ela proporciona ao filho, também sozinha, está o tempo de lazer, ainda que a rotina seja apertada, especialmente, de segunda a sexta-feira.

“O que me deixa satisfeita é saber que através da minha organização eu consigo manter esse momento de lazer com ele”, destacou.

Acesso à justiça

O processo na Justiça por pensão alimentícia e guarda unilateral, por meio da Defensoria Pública do estado de São Paulo, se arrasta há três anos – o que representa mais da metade do tempo de vida do seu filho. Ainda que, após uma decisão judicial, o pagamento seja retroativo, na prática, as necessidades da criança não esperam o tempo do sistema judiciário.

Segundo ela, as mães solo enfrentam múltiplos desafios para garantir os direitos dos filhos na Justiça e a morosidade dos processos é um dos principais entraves.

Outro ponto crítico é o acesso desigual à Justiça.

“Em muitos municípios brasileiros não há Defensoria Pública, e a alternativa, que seria a assistência judiciária municipal, costuma operar em condições precárias”, ressaltou Sueli, que ocupa a posição de Liderança Jurídica Nacional do projeto Justiceiras, que atua de forma gratuita, no acolhimento e orientação técnica nas áreas do Direito, Psicologia e Assistência Social.

Em várias cidades, segundo a advogada, as mulheres precisam acordar de madrugada para conseguir uma senha de atendimento. Ficam horas em filas, algumas com filhos pequenos no colo, e mesmo assim, ao chegar sua vez, as senhas já se esgotaram. “Isso desestimula e, muitas vezes, impede que elas consigam sequer iniciar uma ação judicial.”

Além disso, a advogada afirma que há uma profunda desinformação sobre os próprios direitos.

“Muitas mães solo não sabem como entrar com uma ação de alimentos, que documentos precisam ou quais benefícios têm direito. A ausência de orientação jurídica acolhedora e acessível é mais uma barreira no caminho da justiça”, disse.

Cibele cogitou desistir do processo judicial por falta de perspectiva de um resultado, além do desgaste que a situação gerava e que a levou a um quadro de sofrimento mental.A partir do contato com o Justiceiras, ela descobriu que, no início do processo, o juiz já poderia ter fixado um valor referente a alimentos provisórios, em caráter liminar, até que houvesse a sentença da pensão alimentícia. Ela soube também da possibilidade de uma medida protetiva em episódios de violência.

Rede de apoio

Quando precisa de ajuda, em casos como doença, demais imprevistos ou cansaço, Cibele recorre à própria mãe, que também é chefe de família e, ao longo da vida, enfrentou quase sozinha as tarefas e responsabilidades para criar dois filhos. “Ontem mesmo a minha mãe levou ele ao médico. Foi muito em cima da hora, eu não consegui avisar no trabalho”, contou.

O percentual de mulheres responsáveis por unidades domiciliares teve aumento expressivo entre 2010 e 2022, subindo de 38,7% para 49,1%, segundo o último Censo Demográfico (2022), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eram 35,6 milhões de mulheres nessa situação e 36,9 milhões de homens.

O percentual de mulheres nessa condição supera os 50% em 10 estados: Pernambuco (53,9%), Sergipe (53,1%), Maranhão (53%), Amapá (52,9%), Ceará (52,6%), Rio de Janeiro (52,3%), Alagoas e Paraíba (51,7%), Bahia (51,0%) e Piauí (50,4%). Muitas dessas mulheres são mães solo.

O censo revelou ainda que, no mesmo período, houve crescimento do número de famílias monoparentais, onde o responsável vive sozinho com filhos ou enteados, que passou de 16,3% para 16,5%. Quase um em cada seis lares brasileiros é chefiado por uma pessoa que vive sozinha com filhos.

Políticas públicas

As políticas públicas para mães solo precisam ser pensadas de forma integrada e com base na escuta real dessas mulheresconforme avaliação da especialista Sueli Amoedo.

O cuidado com a saúde física e mental dessas mães também é questão essencial neste contexto, com garantia de acesso rápido a consultas, exames, psicoterapia e medicação.

“Na esfera financeira, políticas de transferência de renda específicas para mães solo em situação de vulnerabilidade são urgentes”, lembrou a advogada, além de estimular a empregabilidade.

No campo jurídico, a advogada destaca que é urgente ampliar e qualificar o acesso à justiça. “A ausência da Defensoria Pública em muitos municípios faz com que mulheres dependam de uma assistência judiciária limitada, que muitas vezes é burocrática e desumana”, lamentou. O resultado dessa realidade é que as mães acabam desistindo de buscar o que é de direito por esgotamento físico e emocional.

Agência Brasil

Sempre Aos Domingos: “Divinas e majestosas, com medos, azias, agonias, culpas, desconfortos”, por Sibelle Fonseca

1

 

Fazem das mães um ser sobrenatural, sobre-humano, super-humano. De carne, osso e alma, como qualquer mortal, mãe de 4 filhos, não sou nada disso. Nem temo em dizer que este é o mais difícil dos papeis que alguém pode assumir na vida. Ainda que os filhos sejam umas bençãos, como são os meus.

Passamos 9 meses em um turbilhão de sensações e transformações. Os hormônios chegam a ser perversos e, a cada segundo, vão fazendo de marionetes as mães em formação. O corpo muda dormindo e acorda diferente. A cabeça não sossega um só minuto. Alias, começa aí, pra durar uma vida inteira, o desassossego das mães. Nos primeiros meses, enjoos, medos, azias, agonias, culpas, desconfortos. Do meio pra o fim, inchaços, dores nas costas, nas pernas, peitos que pesam, medos, agonias, culpas, desconfortos. A fêmea forte e frágil nem se reconhece. Chega a hora e é pra valer. Receios, medos, agonias, culpas, desconfortos: E se eu não conseguir? Chama por Nossa Senhora do Parto, grita pela mãe e entrega-se à natureza por completo. Ela age, de um jeito ou de outro, ela age.

Se der cria, viramos criadoras de novas criaturas que passaremos a conhecer a partir daquele momento. O leite desce, as vezes flui, noutras empedra, mamilos doem e as horas não são mais nossas. O peito jorra 24 horas e a qualquer momento precisa alimentar. O dia passa a ter 48 horas, a madrugada pode ser insone e emendar com o sol se pondo. Acabou qualquer possibilidade de rotina.

Divinas e majestosas, como diz a poesia, seguimos uma vida de medos, azias, agonias, culpas, desconfortos. O sinônimo de mãe deveria ser preocupação, penso eu. Pra vida inteira. Se no berço, ela acorda pra ver se respira sua cria; Se engatinha, vibra, mas já temendo os próximos passos; começam as primeiras passadas, e o coração de mãe fica aos pulos: Vai cair, vai se machucar, acode Jesus! Os pequenos, a passos desgovernados, gargalham com a conquista e nem imaginam que tem um olho ali aflito, vigiando, pra segurar na menor queda. O medo persegue as mães, o medo é o fantasma das mães. O medo das mães protege os filhos. Deve nascer daí o ditado de que é bom seguir conselho de mãe. Elas se antecipam, anteveem e por isso estão sempre aflitas. É, ser mãe é estar em estado constante de aflição. A verdade é essa. Mãe nunca termina o expediente, jamais descansa e nunca bate o ponto.

Eles crescem, alçam seus voos, fazem suas escolhas, engrossam o pescoço e a voz, apanham do destino, sofrem suas dores, rompem amores, ganham dinheiro, direitos, deveres, mas o ninho de mãe não se desmonta nunca. Seguramente, ela não hesitará em pedir para si qualquer sofrimento que o filho passe e, sofre junto, nem poder espernear, porque antes de tudo ela precisa ser forte. Seguramente, haverá uma cama, um colo, uma comidinha na casa de mãe.

Sim, ser mãe é doloroso, e, levando em conta a minha experiência, é muito prazeroso  também. Ver alguma coisa sua na face, no gene, no jeito e nos trejeitos de alguém, é como se eternizar. Lembrando que, também se eternizam aquelas que deixam livros, árvores, ideias, pensamentos e outros afetos. Todas mães.

Pari 4 filhos de parto natural e os amamentei até a última gota. São 3 meninas e um menino que, quando apresento a alguém, digo logo: “São os meus … essa é a minha … é o meu aqui”.

Sim, minhas meninas e meu menino dão todo o sentido a minha vida. São meus antecedentes criminais, cartão de visita e também meu seguro de vida.

De cedo, os criei mostrando minhas imperfeições e fragilidades. Naturalmente, fui uma mãe gente que sentiu raiva, teve vontade de esganar, ficou de mal por uma malcriação, disse muitos nãos, broncas e proibições. Também permiti, me omiti, faltei, transbordei, dei desculpas, leves castigos, pequenas mentiras, lições e princípios. Dei conselhos, alguns que nem eu seguia, dei bons e maus exemplos, mas nunca soltei nem o dedo mindinho de nenhum dos quatro.

Nunca bati em um filho e me arrependo de uns safanões que dei em Mariana num carnaval aí.

Eu sempre fiz o que pude, com o que tinha. Fui mãe aos 16, quando nem sabia ainda o que era ser mulher. Decorrido meu tempo de mãe, sou hoje uma mulher prenhe de mim mesma e deles todos que saíram do meu útero. Filhos não deixam o útero da mãe, jamais, mesmo cortado o cordão umbilical, essa aliança transcende.

Confesso que permaneço sendo uma mãe com medos, agonias, culpas e desconfortos.

Mas meus filhos sabem que mães não são sobrenaturais e isso basta. Foi assim que a maternidade para mim, não foi prisão. Vivi do meu jeito. Vivemos, eles e eu, do nosso jeito, e assim nos igualamos cada dia mais. Em princípios e idiossincrasias.

Sendo essa mulher, que poucos conhecem de verdade, declaro que acertei errando e errei querendo acertar. Deu certo, ao final. Mas olha, forte mesmo eu sou quando tenho os quatro dormindo em casa, sob o meu mesmo teto. É como uma compensação das madrugadas que passei em claro embalando cólicas ou feliz com os olhinhos que se despertavam querendo brincar. Era chato, mas era mágico.

Tentei escrever um poema sobre mães, mas comecei errado. Não sou boa em versos curtos. É que sou um oceano de pensamentos e palavras e, ser mãe, é uma ambiguidade.

É desafiador e mágico!

Ser mãe de Carla, Pingo, Mariana e Ananda é, antes de tudo,

Sibelle Fonseca é radialista, militante do jornalismo, pedagoga, feminista, humanista, mãe de Carla, Pingo, Mariana,  Ananda e humana de Diana, cantora nas horas mais prazerosas, defensora dos direitos humanos e dos animais, uma amante da vida e das gentes.

Mais de 5 mil pessoas são imunizadas em Juazeiro no Dia D de Vacinação contra a Influenza

1

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), celebrou neste sábado (10) a realização do Dia D de Vacinação contra a Influenza, aderindo à campanha nacional de imunização contra a gripe. A mobilização alcançou grande adesão popular e resultou na vacinação de mais de 5 mil pessoas do público-alvo em todo o município.

Foram disponibilizados 56 pontos de vacinação, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e do interior, além da Farmácia Central. Para animar e conscientizar a população, o símbolo da imunização infantil, Zé Gotinha, fez ronda pelos pontos, ao lado do secretário de Saúde, Helder Coutinho, que acompanhou de perto a ação.

“A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes e crianças. Nossa meta é ampliar a cobertura vacinal e evitar complicações causadas pela gripe. Parabenizo todos os profissionais envolvidos e agradeço à população que respondeu ao nosso chamado com responsabilidade e cuidado”, afirmou o secretário.

Na UBS do bairro João Paulo II, o senhor Antônio dos Santos, de 72 anos, foi um dos muitos atendidos no dia e elogiou a organização: “Cheguei, fui bem recebido e logo fui vacinado. Tudo muito organizado. A gente se sente seguro com esse cuidado da equipe de saúde.”

A mobilização reafirma o compromisso da gestão municipal com a saúde preventiva e o bem-estar coletivo. A campanha de vacinação contra a Influenza continua nas unidades de saúde. Quem faz parte do público prioritário deve procurar o posto mais próximo e garantir sua dose de proteção.

Ascom PMJ/Sesau

Posse do Papa Leão XIV acontecerá no domingo (18), informou o Vaticano

0

 

A cerimônia de posse do papa recém-eleito Leão XIV acontecerá no domingo (18), na Praça de São Pedro, Vaticano, às 10h (horário local, 5h em Brasília).

A data foi divulgada pelo Vaticano e marca o início do pontificado do líder da Igreja Católica, que congrega 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo.

Neste sábado (10), o papa se reuniu com os cardeais e hoje (11), o pontífice fará sua primeira aparição pública, após a eleição, com oração e aos fies da sacada da Basílica de São Pedro.

Redação PNB, com informações Agencia Brasil

Petrolina e Juazeiro sediam o International Coop Semiárido (ICS), de 31 de julho a 02 de agosto

0

Tecnologia e inovação para o crescimento sustentável, mudanças climáticas, educação, desenvolvimento econômico e social do Semiárido Brasileiro. Estes serão os temas principais do International Coop Semiárido (ICS), que vai acontecer, entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, em Petrolina-PE e Juazeiro-BA, como parte das comemorações do Ano internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Realizado pela WEX com apoio das instituições do Sistema OCB, em Pernambuco e Bahia, o evento vai reunir especialistas em recursos hídricos, agricultura, energia renovável e desenvolvimento sustentável de vários países; pesquisadores, investidores e representantes governamentais. Também já confirmaram presença, lideranças do setor cooperativo nacional e internacional, que vão trazer contribuições ao desenvolvimento e geração de oportunidades para o Semiárido Brasileiro.

Durante três dias, o Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, será o palco principal de palestras, seminários, dinâmicas paralelas (workshops) e painéis de discussão, com representantes de cada sala, apresentando as propostas e ideias surgidas durante as dinâmicas paralelas. Construções coletivas e colaborativas, estruturadas para garantir que todos os participantes desempenhem um papel ativo na elaboração de soluções para os desafios do Semiárido Brasileiro.

Ao final do evento, as contribuições geradas farão parte de um documento final: o Manifesto ICS, consolidando as principais ideias e compromissos assumidos ao longo do encontro. Site para Inscrições e mais informações: Www.ics.coop

CLAS Comunicação & Marketing

6ª Superintendência da Codevasf, sediada em Juazeiro, já tem novo superintendente

0

 

O engenheiro agrônomo Sérgio Antônio Coelho vai assumir a 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro, Norte da Bahia, segundo nomeação da última sexta-feira (9).

Sérgio Antônio Coelho é funcionário de carreira há mais de 40 anos e chefiava o escritório da Companhia em Salvador. Ele já ocupou diversas funções na Codevasf, como diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura e superintendente regional em Bom Jesus da Lapa (BA).

Sérgio Antônio Coelho vai substituir Miled Cussa Filho, cuja exoneração foi publicada na sexta-feira (09) no Diário Oficial da União.

Natural de Juazeiro, Miled Cussa Filho assumiu o cargo em 2021, ficando à frente da superintendência por quase quatro anos.

Na próxima sexta-feira (16) Miled fará uma entrevista coletiva à imprensa, às 10 horas, em local ainda a ser divulgado, segundo informou ao PNB.

Redação PNB

MP da Bahia denuncia 37 envolvidos com exploração de rifas ilícitas à Justiça

0

O Ministério Público do Estado da Bahia denunciou 37 integrantes de uma organização criminosa que movimentou milhões a partir da exploração de rifas ilícitas e lavagem de dinheiro proveniente dessa atividade à Justiça na quarta-feira, dia 7. No documento, o Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) registra que o grupo especializado na lavagem de dinheiro oriundo da exploração das rifas articulou um forte esquema de captação, movimentação e dissimulação de recursos por meio empresas de fachada, pessoas interpostas e  ‘laranjas’. A denúncia decorre da operação ‘Falsas Promessas 2’.

As investigações apontam que os crimes eram praticadas por múltiplos núcleos organizados que agiam de forma interconectada. Todos voltados à exploração de rifas clandestinas e à dissimulação e ocultação dos ganhos ilícitos. Os grupos, afirma o Gaeco, mantinham entre si “relações sistemáticas de cooperação, com compartilhamento de recursos logísticos, financeiros e operacionais, configurando um consórcio delitivo estruturado para maximizar o lucro e dificultar a identificação da origem ilícita dos valores movimentados”. Eles realizavam a promoção, “em escala quase industrial, de rifas clandestinas, que têm seus resultados corriqueiramente fraudados”. As apurações indicam ainda que grande parte dos sorteios das rifas promovidas pelo grupo eram fraudados para garantir que os prêmios não saíssem da Orcrim. Além disso, eles dissimulavam a fonte das receitas e reinseriam os valores na economia formal por meio das empresas de fachada, contas bancárias de terceiros e movimentações em espécie.

Os envolvidos foram denunciados por crimes como formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro e promoção de jogos de azar. Entre eles, os líderes da Orcrim José Roberto Nascimento dos Santos (conhecido como ‘Nanan’), Ramhon Dias de Jesus Vaz e Josemário Aparecido Santos Lins.

Os demais integrantes são:
Gabriela da Silva Vale – companheira de José Roberto Nascimento
Joabe Vilas Boas Bonfim
Charles Vilas Boas Prazeres
João Nilton Lima Laurentino
Rafaela de Carvalho Souza
Vinícius de Souza Santos
Ludmila Soares do Nascimento
Jorge Vinicius de Souza Santana Piano
Jefferson Pereira da Silva
Ivonei Santos Souza
Idelfonso de Jesus Santos Filho
Adenilton Silva de Jesus
Wesley da Silva Damasceno,
Paulo Santos da Silva Júnior
Lismara Assis da Silva de Jesus
Nadson Souza Ferreira
Alessandro Conceição de Souza Santos
Daniel Alves da Silva
Franklin de Jesus Reis
David Mascarenhas Alves de Santana
Jorge Jatobá de Paula
Califa Fernandes Teixeira
Rafaela Almeida Silva Aragão
Francisco Souza Braga Júnior
Manuel Ferreira da Silva Filho
Adilson Prazeres Barbosa
Adeilton Prazeres Barbosa
Valdomiro Maximiniano dos Santos
Antônio César de Jesus
Fernando Ferreira de Jesus
Jeferson Silva Franca
Lázaro Alexandre Pereira de Andrade
Almir Witzlebem Barradas Neto
Alan dos Santos Souza

Galhos Concatenados: Tio Zé Bá comemora 10 anos do álbum com apresentações neste final de semana no Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro

0

 

Neste final de semana, a banda Tio Zé Bá realiza, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, um show em comemoração aos 10 anos do álbum “Galhos Concatenados”. As apresentações acontecem neste sábado (10) e no domingo (11). Os ingressos ainda estão disponíveis na plataforma Sympla e também poderão ser adquiridos na portaria do show.

“Galhos Concatenados”

Lançado em 2015, o álbum foi eleito o melhor disco de reggae no 7º Prêmio da Música de Pernambuco (2016), e é marcado pela fusão do reggae com ritmos locais,  influências africanas e mundiais, como o blues. O repertório do show revisita 17 faixas do álbum com novas interpretações, além de incluir performances de poesia, artes cênicas e audiovisual.

Redação PNB