Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Ex-marido acusado de assassinar mulher, em Remanso, é morto a tiros logo após deixar a prisão

0

 

Na noite desta segunda-feira (19) foi morto a tiros o acusado de ter assassinado Dileuza de Vasconcelos Campinho, na última sexta-feira (16), em Remanso, Norte da Bahia.

Wagner Braga Campinho, ex-marido da vítima, foi preso no dia do crime e apresentado na Delegacia de Polícia de Remanso. Ele foi posto em liberdade por volta das 19 horas de hoje (19) e logo após assassinado em sua residência.

A informação foi confirmada pela Polícia Militar, em Remanso.

Dileuza de Vasconcelos Campinho foi atingida por 2 disparos de arma de fogo e morreu na Quadra 17, proximidades da Caixa D’água. Logo após o crime, ele foi preso como suspeito de ter efetuado os disparos.

 

Redação PNB

Obras inacabadas: Mãe de aluno cobra conclusão de escola em Santana, Salitre, em Juazeiro, iniciada na gestão passada; SEDUC se pronuncia

0

 

Em 2024, a gestão Suzana Ramos demoliu o prédio da extensão da Escola Municipal João Dias Ferreira, localizada na comunidade de Santana, Salitre, em Juazeiro, e transferiu os alunos para uma casa alugada. Os estudantes tinham a esperança de retornarem ao prédio de origem, o que não aconteceu até o momento. A obra ficou inacabada e os alunos mal acomodados.

“Gostaria de pedir que a prefeitura finalize a obra da extensão do João Dias Ferreira, que foi iniciada na gestão de Suzana Ramos. As crianças estão estudando em uma casa que foi alugada aguardando a finalização da escola. Não é justo com nossas crianças estarem sem um local apropriado para estudar”, relatou uma mãe ao PNB.

Procurada pelo PNB, a Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc “lamentou o transtorno e esclareceu que o prédio da extensão da Escola João Dias, na comunidade de Santana, foi demolido em 2024 pela gestão anterior, sem planejamento e sem um local adequado para realocação dos 10 estudantes matriculados na unidade. Os alunos foram acomodados em uma casa alugada. A atual gestão da Seduc encontrou o prédio escolar apenas com as paredes levantadas, aguardando a revisão do projeto para a realização do processo licitatório para a conclusão da obra. A Secretaria reforça que está se empenhando para que a reforma seja concluída o mais rápido possível”.

Redação PNB

Ministério Público instaura procedimento para apurar expulsão de alunos do CETEP, em Juazeiro, por uso de cigarro eletrônico; NTE 10 silencia

0

 

Procurado pelo PNB, o Ministério Público do Estado da Bahia se manifestou sobre a expulsão de alunos do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, Cetep, em Juazeiro, Norte da Bahia, por utilizarem cigarro eletrônico na instituição. 

A medida, considerada “extrema” pelos responsáveis pelos alunos, foi denunciada na semana passada no Portal Preto No Branco.

O MPBA informou que já foi instaurado um procedimento para apurar o caso.

“Informamos que o Ministério Público do Estado da Bahia instaurou procedimento para apurar o caso no dia 13 de maio deste mês. No momento, o MPBA aguarda retorno dos ofícios que foram enviados no dia 14 ao Núcleo Territorial de Educação da Região Norte – NT10 e ao Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco – Cetep Juazeiro solicitando informações sobre o fato”.

Até o momento, apesar da nossa insistência por uma resposta, o Núcleo Territorial de Educação da Região Norte – NT10, não se pronunciou sobre a expulsão dos estudantes.

Denúncias 

O Portal Preto no Branco foi procurado na última segunda-feira (12), por uma mãe de uma estudante do Cetep que demonstrou sua indignação com a direção da instituição que, segundo nos relatou, expulsou a adolescente de 16 anos, após a aluna ser flagrada usando um cigarro eletrônico, com mais 2 colegas.

Na quarta-feira (14), mais uma mãe de uma estudante da instituição relatou que a filha também foi expulsa pelo mesmo motivo. A responsável contou que a adolescente de 17 anos está há um mês fora da escola.

“Minha filha tirou uma foto no banheiro da escola e postou nos Stories do Instagram apenas para os melhores amigos. Alguém tirou um print e mostrou para a direção da escola. Na imagem, ela não aparece usando o vape, apenas segurando. Apesar disso, ela foi expulsa. Eu concordo que ela merecia uma punição, mas acredito que tirar ela da escola, fazer com que ela perca o curso técnico, não é a solução”, declarou.

A mãe relatou ainda que: “Assim que fui comunicada da situação, fui até a escola acreditando que minha filha estava apenas suspensa. Mas chegando lá já recebi a transferência dela. Eu questionei à direção o motivo pelo qual não fui comunicada antes e me disseram que minha filha já tinha sido vista com o vape na escola antes, e que ela já tinha sido advertida. Porém, eu, que sou a responsável, não fui informada. Deixaram uma adolescente de 17 anos assinar a advertência e não me comunicaram sobre o ocorrido para que eu pudesse adotar alguma providência. Como é que eu ia resolver uma situação dessa, sendo que eu nem sabia? Eu sei que a obrigação de educar a minha filha é minha, mas como o fato ocorreu dentro da escola, o dever da gestão é comunicar os responsáveis e informar qual medida tomaria caso a situação ocorresse novamente”, acrescentou.

As mães das alunas procuram o Ministério Público, na esperança de que as alunas sejam reintegradas na instituição.

“Minha filha está há mais de um mês sem estudar e eu já não sei mais o que fazer. Já procurei a direção da escola e a Direc várias vezes e até agora nada foi resolvido. Por isso, resolvi procurar o Ministério Público. Minha filha não foi a única aluna expulsa devido ao cigarro eletrônico no Cetep, então, a medida não está sendo eficaz. A gestão deveria primeiro investigar como esses equipamentos estão entrando na escola e fazer uma campanha de conscientização entre os alunos e os responsáveis”, opinou.

Outro caso

Em outubro do ano passado, alunos do primeiro e segundo anos foram expulsos após serem flagrados fazendo uso de cigarros eletrônicos também no CETEP. Os pais procuraram o PNB e denunciaram a postura da instituição, “levando em conta que se trata de adolescentes que necessitam de orientação por parte da família e da escola”.

Após denúncia no MPBA os alunos foram reintegrados.

Redação PNB

 

1º Simpósio sobre Questão Racial na Univasf debate reparação histórica e ações afirmativas para a população negra

0

 

Com o apoio do vereador Professor Gilmar-PT, o evento se consolidou como um espaço de luta, reconhecimento e construção coletiva de caminhos para a igualdade racial no Brasil
Por que a reparação à população negra continua necessária? Essa foi a questão central do
1º Simpósio sobre Questão Racial, realizado na Universidade Federal do Vale do São
Francisco (Univasf), entre os dias 13 e 15 de maio de 2025.

Com o apoio do vereador do professor Gilmar Santos-PT, o evento foi promovido pelo Observatório de Políticas Afirmativas Raciais (Opará), em parceria com a Reitoria da Univasf e a Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunivasf).

Reunindo especialistas de diversas regiões do país, o simpósio debateu e propôs políticas
de reparação histórica, com foco em ações afirmativas e na implementação de cotas no
serviço público. A programação foi direcionada a gestores públicos, estudantes,
professores/as, pesquisadores/as, representantes da sociedade civil e dos movimentos
sociais antirracistas. O evento se consolidou como um espaço de luta, reconhecimento e
construção coletiva de caminhos para a igualdade racial em Petrolina e no Brasil.

A coordenadora do evento, Ana Luísa Oliveira, destacou a importância da parceria com o
Mandato Coletivo representado pelo Professor Gilmar, para aproximar o debate da
realidade local. “O Mandato contribuiu também com a discussão sobre o nosso Estatuto dIgualdade Racial, aqui de Petrolina, trazendo um panorama dos desafios para pensar
políticas públicas e reparação no âmbito municipal, o que é importante para contextualizar o debate aqui no Vale do São Francisco”, ressaltou.

Na manhã do dia 14, o professor Gilmar participou da mesa-redonda “Eficácia na
implementação e reparação das vagas da Lei nº 12.990/2014 e outras ações afirmativas”.
Durante a exposição, foram discutidos os desafios na execução da reserva de vagas para
pessoas negras em concursos públicos federais, bem como estratégias para fiscalizar e
garantir a efetivação desses direitos.

Durante sua participação, o vereador, que é autor do Estatuto da Igualdade Racial e de
Combate à Intolerância Religiosa de Petrolina, o primeiro aprovado no estado de
Pernambuco, reafirmou o compromisso do Mandato Coletivo com a luta antirracista e a
construção de políticas públicas voltadas à população negra. “Nosso mandato segue firme
na defesa da democracia, da justiça racial e da reparação histórica. É preciso que o poder
público municipal, em todas as esferas, assuma essa responsabilidade. Quero parabenizar
o Observatório Opará pela realização do simpósio, que se consolida como um espaço
fundamental para o fortalecimento do debate e da mobilização por direitos”, destacou
Gilmar.

Para Marina Helena Costa, psicóloga e pesquisadora da Universidade Federal de Ciências
da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), as ações afirmativas são fundamentais para garantir
o acesso da população negra ao ensino superior e fortalecer vínculos dentro da
universidade. “É um espaço em disputa, que tem conflitos, mas onde conseguimos nos
aquilocomunicação entre áreas ou da produção de conhecimento científico e acadêmico”,
destacou.

Inês Eugênia, estudante de Jornalismo, reforçou a importância das políticas de cotas para o
acesso e a permanência de pessoas negras na universidade. “Como mulher negra e cotista,
entendo o quanto essas políticas foram fundamentais para que eu pudesse ingressar no
ensino superior, realizar minha formação e me preparar para o mercado de trabalho.

Participando do simpósio, vi que em outras universidades isso nem sempre acontece. Por
isso, é essencial garantir que mais pessoas tenham o mesmo acesso que eu tive”, afirmou.
Além das palestras e mesas-redondas, a programação contou com a apresentação de
trabalhos científicos, cursos voltados à promoção da igualdade racial, trocas de
experiências, feira cultural e atrações artísticas.

A abertura do simpósio foi marcada por uma homenagem à artesã Ana das Carrancas, que
recebeu o título de Doutora Honoris Causa In Memoriam, a maior honraria concedida pela
Univasf, em reconhecimento à sua contribuição cultural para o semiárido brasileiro.
Nesta primeira edição do simpósio, representantes de entidades públicas e privadas de todo o país se mobilizaram com o objetivo comum de refletir e propor caminhos concretos para a reparação histórica da população negra no Brasil.

Ao reunir diferentes setores da sociedade, o Observatório de Políticas Afirmativas Raciais
(Opará) e o Mandaro Coletivo reafirmam o compromisso coletivo com a construção de um
futuro pauo pautado na justiça social, no enfrentamento ao racismo estrutural e na garantia de
uma igualdade racial que atenda, de fato, às necessidades e aos direitos do povo negro.

Ascom

Três pessoas foram baleadas na tarde desta segunda-feira (19), em um bar no bairro Alto do Alencar, Juazeiro

0

 

Três pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo na tarde desta segunda-feira (19), no bairro Alto do Alencar, em Juazeiro.

Segundo informações, um homem e duas mulheres, que estavam em um bar localizado no bairro, foram alvejados. As vítimas foram encaminhadas para hospitais da cidade.

Estamos apurando mais informações.

Redação PNB 

Prefeitura de Casa Nova alerta: servidores que não fizerem recadastramento obrigatório terão vencimentos suspensos 

0

 

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, reforça que o recadastramento dos servidores públicos municipais é obrigatório e ainda pode ser regularizado por aqueles que perderam o prazo inicial. O procedimento é essencial para atualização dos dados cadastrais, identificação funcional, lotação e outras informações importantes para a administração pública. Todos os servidores efetivos, estáveis e cedidos devem realizar o recadastramento, conforme previsto no Decreto nº 034/2025.

A gestão municipal alerta que o servidor que não realizar o recadastramento terá os pagamentos suspensos, conforme determina o decreto. O restabelecimento dos vencimentos ocorrerá somente após a regularização junto à sua respectiva secretaria. Casos de impossibilidade, por motivo de saúde ou outra justificativa comprovável, também devem ser formalmente comunicados à secretaria responsável.

“O recadastramento é uma ferramenta de gestão que garante mais organização, controle e eficiência na administração pública. É dever de todo servidor colaborar com esse processo”, reforça Gilson Castro, secretário de Gestão e Planejamento.

Para o recadastramento, os servidores devem estar munidos dos seguintes documentos: cópia de documento oficial de identificação, como RG ou CNH; comprovante de CPF; cópia do título eleitoral; Carteira de Trabalho (CTPS); cópia da certidão de casamento; comprovante de residência; cópia da certidão de nascimento, carteira de vacinação, CPF e comprovante de escolaridade de filhos menores de 14 anos; inscrição no PASEP; certificado de reservista para homens maiores de 18 anos; dados da conta no Banco do Brasil; uma foto 3×4 atualizada; além de diploma e certificados, no caso de professor.

Ascom/PMCN

Senhor do Bonfim: Faltam 30 Dias para o melhor São João do Brasil; confira programação da festa que acontece de 19 a 24 de junho

0

 

A contagem regressiva começou! Em 30 dias, Senhor do Bonfim abre os braços e o coração para viver a festa mais esperada do ano: o São João 2025, com o tema “São João, Minha Paixão”. De 19 a 24 de junho, a cidade vai se transformar num polo de cultura, tradição e diversão, com shows inesquecíveis, quadrilhas, gente animada e aquele forró que corre nas veias do bonfinense.
Mais do que uma festa, o São João de Bonfim é tradição, emoção e identidade nordestina. E a expectativa só aumenta!
“Preparamos um São João à altura da nossa história. Queremos que cada pessoa que pise em Bonfim sinta o calor humano, a alegria do nosso povo, a força da nossa cultura e o orgulho de ser bonfinense,” frisou o prefeito Laércio Júnior.

Confira a programação:

19/06 (Quinta-Feira)

Atração Bonfinense
Eric Land
Natanzinho Lima
Henry Freitas
Eric Land

20/06 (Sexta-Feira)

Atração Bonfinense
Zé Vaqueiro
Léo Foguete
Lara Amélia

21/06 (Sábado)

Atração Bonfinense
Seu Desejo
Ávine Vinny ⁠
Xandy Avião
Santana
Sandrinho do Acordeon

22/06 (Domingo)

Atração Bonfinense
Calcinha Preta ⁠
Jonas Esticado
Mari Fernandez
Forró dos Play
Cicinho de Assis
Samuel Bernardo
Guilherme Dantas

23/06 (Segunda-Feira)

Atração Bonfinense
Pablo
Vitor Fernandes⁠
Murilo Huff
Fulô de Mandacaru ⁠
Dois Amores
Dudu Negreiro
Flávio José

24/06 (Terça-Feira)

Henrique Sanfoneiro
Eline Martins
Dorgival Dantas
Eline Martins
Menina Forrozeira

 Ascom/PMSB

Sem acesso ao transporte coletivo, idosa precisa caminhar do Alto do Cruzeiro ao centro de Juazeiro: “Preciso resolver coisas de médico, de banco e venho com medo”

2

 

Dona Naide Brito Monteio, 77 anos, moradora do Alto do Cruzeiro, em Juazeiro, quando precisa vir ao centro da cidade, reúne forças para fazer uma longa caminhada. De sombrinha na mão para se proteger do sol forte, ela precisa enfrentar o percurso desde que a empresa de transporte público suspendeu as linhas que atendiam ao bairro.

“Nem todo dia a gente tem dinheiro pra vir de Uber. E eu não posso andar mototaxi, por causa da coluna que tá trincada. Já tem muito tempo que tiraram e a população sofrendo, tendo que vir andando. Preciso resolver as coisas de médico, de banco na rua e venho com medo, até porque corro risco de sofrer um assalto. Eu venho sozinha. De vez em quando  acho uma pessoa que vir comigo. A Joafra é péssima e faz o que e como quer em Juazeiro”, criticou a idosa.

A falta de ônibus tem afetado o cotidiano de idosos, trabalhadores, estudantes e demais usuários dos coletivos que moram também nos bairros Tancredo Neves, Castelo Branco e Alto do Alencar.

“Não sei precisar desde quando estamos sem transporte coletivo nos bairros Tancredo Neves, Castelo Branco, Alto do Alencar e Alto do Cruzeiro. Por último, havia de vez em quando, o horário de 7:30h e agora nem isso. Temos que nos deslocar até o ponto que existe atrás da Samu. Uma caminhada de até 1km, o que significa um desgaste para muitos idosos”, disse o usuário Delmir.

“A AMTT precisa olhar pra essa situação. Já que temos que engoli esta empresa que maltrata a população de Juazeiro, que pelo menos notifiquem e obriguem a Joafra a retomar as linhas destes bairros. Eles não podem fazer o que bem querem”, analisou outro usuário do Castelo Branco.

Estamos encaminhando a reivindicação para a AMTT e Joafra.

 

Redação PNB

Dá festa pra cadeia: Homem é preso em flagrante por agredir companheira a mordidas, em Sento Sé

0

 

Na tarde de sábado (17), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Sento Sé prendeu em flagrante um homem acusado de violência domestica contra mulher. O crime ocorreu durante uma festa que aconteceu na cidade.

A vítima compareceu a delegacia, juntamente com um filha de 9 anos, informando que foi  agredida pelo companheiro, quando o mesmo retornou do evento, sob efeito em estado de embriaguez.

Apresentando marcas de lesão em razão de mordidas, ela foi conduzida ao hospital da cidade para realizar a pericia. Os policiais prenderam o acusado.

Foram adotadas as medidas iniciais de realização de exame pericial no Autor e Vítima, oitiva dos envolvidos e comunicação ao Poder Judiciário.

Redação PNB, com informações PC