Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

UPA 24h de Juazeiro organiza atendimentos com base em critérios técnicos e respeito ao paciente

0

A Saúde não para em Juazeiro. Quando se trata de urgência e emergência, o cuidado com a vida exige agilidade, técnica e, acima de tudo, respeito às necessidades de cada paciente. A Unidade de Pronto Atendimento/UPA de Juazeiro, mantida pela Secretaria de Saúde do município/Sesau, segue funcionando 24 horas por dia com atendimento pautado na humanização e na adoção de protocolos internacionais, como o Protocolo de Manchester, utilizado como ferramenta de classificação de risco.

O protocolo, reconhecido mundialmente, organiza o atendimento conforme a gravidade do quadro clínico do paciente. Isso significa que, ao chegar à UPA, o usuário passa por uma triagem especializada que define a prioridade no atendimento com base em critérios técnicos e clínicos, garantindo que os casos mais graves sejam tratados com a urgência necessária, sem desassistir os demais.

“A UPA de Juazeiro recepciona a população com integral orientação e respeito às condições clínicas apresentadas. Nosso compromisso é com a vida e com o acolhimento, seguindo à risca os critérios que determinam a gravidade de cada situação. A classificação de risco é uma estratégia que salva vidas”, destacou a diretora da unidade, Lara Ramos.

A paciente Ivania Lopes do Nascimento, atendida recentemente na unidade, elogiou o serviço prestado. “Fui muito bem atendida desde a recepção até o médico. A equipe foi atenciosa, me explicaram sobre o processo de triagem e fui acolhida com muito respeito. Só tenho a agradecer”, afirmou.

Ascom PMJ/ Sesau

Depois de uma trégua, muriçocas voltam a atormentar e moradores de Juazeiro reclamam: “Estava bom demais pra ser verdade”

0

 

“Estava bom demais pra ser verdade”, observou um morador do Alto do Cruzeiro, em Juazeiro, sobre o tormento causado pelas muriçocas. Depois de uma trégua, os mosquitos voltaram a incomodar nos diversos bairros da cidade, principalmente nos que ficam mais próximos aos canais.

“Qual o trabalho de combate às muriçocas que a prefeitura vem fazendo? Elas estavam controladas, mas agora voltaram com força total”, desabafou um morador do bairro Cajueiro.

“Não podemos baixar a guarda para as muriçocas. Parece que elas voltaram das férias. Aqui entre os bairros Castelo Branco e Dom Tomás, na boca da noite, elas estão voltando aos bandos”, relatou o morador Delmir.

“Todo início de governo é assim. A nova equipe para mostrar trabalho, limpa os canais, faz o trabalho de combate e funciona. Passados alguns meses, largam de mão e o problema volta. Final de tarde está um horror”, reclamou Dona Sueli Souza, moradora do bairro Novo Encontro.

A reclamação da moradora é a mesma de uma comerciante do bairro que relata o incômodo para seus clientes.

“Os clientes reclamam das muriçocas e estão sumindo, pois ninguém aguenta sentar em uma mesa para tomar uma bebida, comer alguma coisa, e ser atacado por elas. Pedimos a prefeitura que tome providência, pois quando querem, eles sabem como dar fim nas muriçocas”, reclamou a comerciante que pediu para não ser identificada.

Estamos enviando as reclamações para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB 

Moradora da Pedra do Lorde, em Juazeiro, reivindica retirada de entulhos das calçadas: “Está inviável transitar”

0

 

Uma moradora da Rua José Severo Lins, Pedra do Lorde, em Juazeiro, em contato com o PNB, reclamou da quantidade de entulhos na via. Ela relatou que há um mês registrou a reclamação no órgão competente e na Ouvidoria do município, mas não obteve respostas. A moradora pede uma solução para o problema e relata os transtornos causados pelo acúmulo de material nas calçadas.

“Peço encarecidamente que o órgão responsável referente a entulho e material de construção nas calçadas venha resolver esse problema. Já fiz reclamação na própria Semaurb, há um mês reclamei junto à Ouvidoria da prefeitura e até o momento nada foi realizado. A própria dona de um dos entulhos me disse que eu poderia fazer a reclamação, pois não daria em nada. Recentemente, uma idosa caiu na rua, porque a calçada está obstruída. Com a chuva que ocorreu há uns dias, a areia desceu e trouxe transtornos pra porta dos vizinhos. Está inviável transitar e perigoso, pois a rua está completamente cheia de buracos, as calçadas com entulhos, casas que iniciaram a construção e foram abandonadas. Já surgiram ratos, escorpião e cobras nas residências”, relatou.

Estamos encaminhando a reclamação para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB

“Forró, tradição e solidariedade”: Prefeito de Juazeiro lança oficialmente o “São João da Gente – Forró por todo canto”; festa acontece de 22 de maio a 15 de junho

0

 

Em clima de muito forró, comidas típicas e quadrilhas juninas, o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, lançou oficialmente nesta segunda-feira (19), o “São João da Gente – Forró por todo canto”, na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Secult), antigo Paço Municipal.

O evento, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a TV São Francisco, começa na próxima quinta-feira (22), no bairro João Paulo II, e segue até o dia 15 de junho, com edições nos bairros Lomanto Júnior, Quidé, Av. Flaviano Guimarães e Piranga, com uma programação que valoriza a cultura nordestina e os artistas locais.

“São João é uma tradição do Nordeste, e nós juazeirenses amamos as festas juninas. Levar este evento para vários bairros da cidade, com artistas locais é uma maneira de fortalecer essa cultura, reunir a população para celebrar, além de movimentar a economia da cidade. Vamos levar forró, tradição e solidariedade para todos os cantos de Juazeiro”, destacou o prefeito.

Além do entretenimento, o evento também tem um importante papel social. Em cada bairro, onde acontecerá o São João da Gente, haverá pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis do programa Juazeiro Sem Fome, com o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade.

A programação do ‘São João da Gente’ contará com nomes consagrados da música regional como Sérgio do Forró, Silas França, Flávio Baião, Raimundinho do Acordeon, Trio Granah, entre outros artistas, além do Concurso de Quadrilhas Juninas, que vai acontecer no dia 19 de junho, na quadra da Univasf de Juazeiro.

Segundo o secretário da Secult, Targino Gondim, o objetivo é mobilizar as comunidades, fomentar a cultura e dar visibilidade aos artistas da casa. “Escolhemos cinco bairros estratégicos, de modo a contemplar a população de diferentes localidades circunvizinhas. Vamos realizar um projeto bonito, com muito forró e alegria para o povo de Juazeiro”, afirmou.

Durante o lançamento, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Elder Guimarães anunciou uma campanha especial de prêmios para o Comércio de Juazeiro, no mês de junho. A campanha de São João vai sortear um caminhão de prêmios e um carro zero quilômetro, com o objetivo de fortalecer a economia local, estimular as compras nas lojas da cidade e manter vivo o clima junino entre os juazeirenses.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito, Tiano Félix, vereadores, o diretor da TV São Francisco, Fábio Fernandes, o presidente da Associação Comercial, George Falcão, o comandante do CPR-N da Polícia Militar, coronel Wildon Reis, secretários de governo, empresários, imprensa e o público em geral.

Ascom/PMJ

Juazeiro: Vacina contra gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, informa o coordenador do NRS-N

0

 

O Coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, Dr. Pedro Alcântara, informou ao PNB nesta terça-feira (20) que a vacina contra a influenza está disponível para toda a população acima de seis meses de idade.

“A vacina contra a influenza, vacina contra a gripe, passa a ser disponibilizada para toda a população, não apenas para aqueles grupos específicos. Vacinar é importante, pois a vacina salva vidas. Se você se vacinar pode ter um pequeno resfriado, não se vacinando você pode parar em hospital, UTI e até morrer. É preciso vacinar, não só a você, mas toda a sua família. A nossa cobertura vacinal ainda está muito baixa e precisamos continuar vacinando. Todos os postos de saúde já disponibilizam a vacina para todas a faixas etárias, por determinação do nosso Ministro da Saúde e da nossa Secretária Roberta. Portanto, você que faz parte da região Norte não deixe de se vacinar. Não faltará vacina nos postos de saúde da nossa região”, garantiu o coordenador.

A campanha, que começou com grupos prioritários e agora inclui toda a população, tem como objetivo proteger contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Também é possível receber outras vacinas no mesmo dia. Lembrando que a vacina contra a influenza deve ser atualizada anualmente.

Redação PNB

Microempreendedores Individuais têm até 31 de maio para enviar Declaração Anual de Faturamento

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), alerta os microempreendedores Individuais (MEIs) juazeirenses sobre o prazo para enviarem a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) referente ao ano de 2024. O período de declaração se encerra dia 31 de maio. Importante salientar que, em Juazeiro, os empreendedores que desejarem o apoio gratuito da Sala do Empreendedor devem ficar atentos; o atendimento será realizado até o dia 30 de maio, sexta-feira, último dia útil antes do prazo final.

A DASN-SIMEI é uma das obrigações fiscais do MEI, mesmo que o empreendedor não tenha tido faturamento no ano. O envio correto e dentro do prazo é fundamental para manter o CNPJ regularizado, garantindo acesso a benefícios como emissão de notas fiscais, aposentadoria e auxílio-doença.

A Sala do Empreendedor de Juazeiro está disponível para auxiliar no preenchimento e envio da declaração, oferecendo atendimento presencial com orientações específicas. É necessário apresentar documentos básicos, como o CNPJ e o valor do faturamento bruto de 2024.

A recomendação do diretor-presidente da ADEER é não deixar para a última hora. “É importante que o MEI se atente para o prazo e evite transtornos, como filas e possíveis problemas com o sistema. Salientamos que o não envio dessa declaração pode resultar em multa automática e suspensão temporária do CNPJ”, explicou.

Para mais informações, os empreendedores podem entrar em contato com a Sala do Empreendedor de Juazeiro através do número (74) 98157-0765, ou comparecer diretamente à sede da ADEER — onde funciona a Sala do Empreendedor, na Rua Antônio Cursino, centro de Juazeiro, de 8h às 14h.

Ascom/PMJ

Mães de alunos da Escola Municipal Manoel Gomes, Mandacaru I, em Juazeiro denunciam falta de professor: “15 dias sem ir para a escola”

0

 

Mães de alunos da Escola Municipal Manoel Gomes, no Mandacaru I, em Juazeiro, em contato com o PNB, cobraram a presença do professor em sala de aula. Elas contam que os alunos estão há 15 dias sem frequentar a escola e pedem uma solução urgente a Secretaria Municipal de Educação.

“Estamos há mais de 15 dias com nossas crianças sem ir para escola por falta de professor. Minha filha é do 2 ano e somente este ano já mudaram duas vezes de professor na turma dela. Informaram que os contratos dos professores acabaram e até agora a Secretaria de Educação não colocou nenhum professor para substituir. Além dessa turma, tem várias outras turmas sem aula por falta de professor. Acredito que a diretoria já fez o pedido de professores, mas até agora nada. Antes faltavam os monitores dos ônibus para acompanhar nossas crianças no transporte até a escola. Agora o problema é a falta de professor. Lugar de criança é na escola”, relatou uma mãe de aluno.

Além da falta de professor, uma mãe apontou ainda outro problema: as condições precárias dos veículos que fazem o transporte escolar.

“Fora que os ônibus que levam nossas crianças estão todos ruins, quebram direto, toda semana estão na oficina. Os ônibus estão sucateados e faltando manutenção. Os monitores e motoristas fazem o que podem, mas não vejo condições de trabalho adequado, pois os veículos estão precários”, disse a mãe.

Estamos encaminhando as reclamações para a Secretaria de Educação.

Redação PNB

Iniciativa do Transforma Petrolina  incentiva empreendedorismo feminino por meio de oficinas práticas

0

O Transforma Petrolina reuniu mulheres de vários bairros do município, durante três dias consecutivos, em um treinamento seguido de oficinas criativas  que abrem caminhos para o empreendedorismo feminino e a geração de oportunidades. O evento contou com uma aula inaugural com treinamento sobre negócios, finanças e presença digital, e após a imersão teórica, elas participaram de aulas práticas de pintura orgânica em parede e da confecção de sacolas de papel kraft.

Para dona Maria de  Fátima, que mora no bairro Jardim São Paulo e vende licor há dois anos, ter  participado da oficina de confecção de sacolas de papel agregará na apresentação do produto que ela vende. “Antes, eu entregava o licor na sacola de plástico mesmo, mas meu objetivo era melhorar a embalagem para agregar valor ao produto. Então, a oficina foi importante para eu aprender uma técnica nova e melhorar a apresentação na entrega”, destaca.

A ação, realizada com as mulheres, integra um conjunto de iniciativas que o Transforma Petrolina promoverá ao longo de 2025, com foco na valorização da mulher. A proposta é oferecer ferramentas e oportunidades para que mais mulheres possam empreender, gerar sua própria renda e conquistar independência por meio do conhecimento e da prática.

De acordo com a  coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o programa de voluntariado tem vários pilares, e a geração de renda pela  mulher é um deles. “Quando uma mulher consegue empreender, ela com certeza pode melhorar o rumo da sua família. É esse objetivo que temos. Que nossas mulheres estejam cada vez mais capacitadas  com  todo apoio que precisam”, afirma.

Ascom

Sebrae leva capacitação em gestão de estoques para donos de pequenos negócios de Juazeiro e região

0

 

“Uma boa venda começa por uma boa compra”. Usando um provérbio conceitual, o administrador de empresas Rafael Costa, consultor empresarial com especialização em finanças, planejamento e marketing, conduziu a palestra “Controle de Estoque Simples e Eficiente: Métodos que Funcionam para Micro e Pequenas Empresas”, realizada nesta sexta-feira (16) para cerca de 30 donos de pequenos negócios de Juazeiro e região, no Norte da Bahia.

Com o objetivo de promover cada vez mais a capacitação entre os pequenos comerciantes, a palestra apresentou estratégias práticas para otimizar a gestão de estoques, focando na organização, métodos e controle das entradas e saídas, com intuito de reduzir custos e desperdícios.

A gerente do Rapport Hotel de Juazeiro, Anne Letícia, afirma que “o tema da palestra veio ao encontro dos meus anseios, pois dirimiu dúvidas que eu tinha até aqui. Fico feliz com essa ação do Sebrae, que nos possibilita o conhecimento para entendermos como controlar o estoque da empresa. Para mim, essa consultoria será um divisor de águas que vai nortear o meu trabalho a partir de agora”, ressaltou.

Funcionário da empresa JR Refrigerações, onde exerce a função de coordenador de estoque, Israel Costa, parabeniza o consultor pela maneira como conduziu a atividade, cujos conceitos, na sua opinião, irão agregar valor ao seu trabalho na empresa: “Para mim, foi de grande valia participar dessa palestra, que chamaria de treinamento, principalmente para quem já trabalha nessa área como eu. Posso afirmar que não é fácil manter um estoque em dia e as explicações que ele trouxe esclareceram dúvidas e irão facilitar demais esse entendimento. Saio daqui com uma visão totalmente diferente e, com certeza, vou colocar em prática o aprendizado que recebi, o que vai melhorar o meu trabalho e favorecer a empresa”, comemorou.

O analista técnico do Sebrae, Robson Reis, coordenador da atividade, enfatizou que “A palestra sobre controle de estoque foi uma oportunidade de orientar micro e pequenos empreendedores sobre como uma gestão eficiente pode melhorar os resultados do negócio. A iniciativa reforça o propósito do Sebrae de transformar pequenos negócios em grandes oportunidades, levando conhecimento prático para quem empreende”, conclui Reis.