Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Cia Biruta de Teatro abre projeto “Máscaras de Insurgências” nesta quinta-feira (22)

0

A Cia Biruta de Teatro vai iniciar, nesta quinta-feira (22), o projeto “Máscaras de Insurgências – vivência de processo criativo em máscaras e performances no semiárido”. A ação é gratuita e voltada para artistas do teatro, artistas visuais e estudantes de artes. As atividades serão realizadas até 25 de maio, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Geral, e apoio da Prefeitura de Petrolina.

A proposta prevê a vivência do processo criativo em máscaras como forma de representação, performidade e teatralidade, em diálogo com saberes tradicionais e processos de autorrepresentação no contexto do sertão semiárido. O projeto será dividido em quatro encontros, entre o Cineteatro Massangano, no CEU das Águas, e espaços abertos da caatinga e da área urbana de Petrolina.

Durante o processo, os participantes irão vivenciar aspectos do biodrama, práticas de exercícios e jogos de teatro do oprimido e da antologia teatral, técnica de criação de máscaras em papel machê e experimentações com materiais do bioma caatinga, além de outras experiências.

De acordo com a atriz e produtora cultural, Cristiane Crispim, a vivência vai proporcionar um mergulho na caatinga. “Em um caminho de território, corpo e criação, vamos construir nossas máscaras a partir da terra, do bioma caatinga, das memórias e da presença. Vamos vivenciar um encontro coletivo e profundo, onde cada máscara guarda um duplo, um segredo, uma história e, no fim, esse processo se transformará em ação performática”, anuncia.

O projeto culminará na apresentação das performances criadas pelos participantes, que serão registradas em formato audiovisual e disponibilizadas, gratuitamente, nas redes sociais da Cia Biruta.

Serviço:

“Máscaras de Insurgências – vivência de processo     criativo em máscaras e performances no semiárido”

Período: 22 a 25 de maio

Local: Cineteatro Massangano – CEU das Águas e espaços abertos de Petrolina/PE

Classificação: 14 anos

Com interpretação em Libras

Ficha Técnica:

Coordenação de produção e oficineira: Cristiane Crispim

Monitoria e assistente de produção: Camila Rodrigues

Monitoria e comunicação: Letícia Rodrigues

Produção: Antonio Veronaldo

Assistente de produção: Anna Freire

Coordenação de acessibilidade: Rita Silva

Registro audiovisual e fotográfico: Abajur Soluções Artísticas

Registro audiovisual: Orbit Creative

Assessoria de imprensa: Eneida Trindade

Ascom

Polícia Civil prende, em Santa Maria da Boa Vista, acusado de estupro de vulnerável e de dopar mulheres para realizar furtos; ele aliciava as vítimas pelas redes sociais, segundo a PC

0

 

Nesta terça-feira (20) policiais civis da 3ª DEAM, com apoio da Equipe de Pronto Emprego da PCPE – DINTER II e de policiais civis da 210° Delegacia Circunscricional, sob a coordenação do Delegado Gregório Ribeiro, prenderam um homem de iniciais M.A.S.S., acusado pelos crimes de estupro de vulnerável e furto qualificado.

A prisão foi decretada pela Vara de Violência Doméstica de Petrolina, após investigação conduzida pela Deam.

Segundo a PC, o acusado teria dopado e mantido relações sexuais não consensuais com outras vítimas, sendo ainda contumaz na prática de crimes patrimoniais.

“No tocante aos crimes contra mulheres, ele costumava aliciá-las por meio de redes sociais, se passando por piloto de avião e utilizando a identidade falsa de Felipe Michael dos Santos. Após conquistar a confiança das vítimas, ele as dopava e utilizava seus aparelhos celulares para realizar transferências via PIX para contas de terceiros, consumando a subtração dos valores e dos próprios dispositivos”, relatou a PC.

A prisão foi realizada em Santa Maria da Boa Vista/PE, onde o preso aguarda audiência de custódia e posterior recolhimento ao estabelecimento prisional.

“As demais vítimas que porventura identifiquem o preso como autor de outros fatos devem procurar a delegacia mais próxima para eventual instauração de novos inquéritos policiais”, orientou a Polícia Civil.

Redação PNB, com informações PCPE

Solidariedade: Em sofrimento, cadela atacada por cães da raça pitbull no bairro Cajueiro, em Juazeiro, precisa de ajuda para custos veterinários; veja como doar

0

 

Um morador que socorreu a cadela atacada por dois cães da raça pitbull na tarde da última quinta-feira (15), no bairro Cajueiro, em Juazeiro, voltou a fazer contato com o PNB, pedindo ajuda para arcar com os custos do atendimento veterinário.

A cadela, conhecida no bairro como “Neguinha”, sobreviveu aos ferimentos, mas está bastante debilitada e em sofrimento e está internada em uma clínica veterinária da cidade.

“Tive que trazer a cachorrinha para a clínica, pois ela está sofrendo muito e precisou de atendimento de urgência. Arquei com os primeiros custos, já que o tutor dos cães que a atacaram não se responsabilizou, mas agora preciso de ajuda para internação e medicamentos. Trata-se de um animal idoso e a situação é de dar pena”, relatou.

A chave PIX para quem quiser fazer alguma doação: doacao@alcancesocialvsf.com
(Ongalcancesocialvsf)

Os moradores registraram um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil de Juazeiro e esperam que o tutor dos dois cães da raça pitbull seja responsabilizado.

Ataque

O ataque dos dois cães da raça pitbull a cadela comunitária ocorreu na tarde desta quinta-feira (15), na Rua Fernando Santana, Cajueiro. Segundo os relatos, os animais estavam soltos e os moradores que presenciaram a cena brutal viveram momentos de desespero e revolta.

“O tutor deixou os dois pitbulls soltos, sem focinheira, sem coleira. Mesmo estando por perto é um risco muito grande. A cachorra atacada é idosa, dócil e vive aqui pela rua. Quando começou o ataque, ele correu para pegar os animais dele. Foi uma cena horrível e quem presenciou ficou aterrorizado, pois mesmo o tutor segurando os cachorros eles atacam a cadela. Ele não conseguiu conter”, contou uma moradora.

Ainda segundo os relatos, a cadela ficou ferida, mas resistiu e foi socorrida por moradores da rua.

“Ela não morreu, mas está bastante ferida e precisa de atendimento veterinário. O tutor dos pitbulls precisa, pelo menos, arcar com os custos do atendimento. Não se sabe ao certo se os animais escaparam ou se foram soltos deliberadamente pelo próprio tutor, mas a verdade é uma só: um ataque violento aconteceu e o responsável precisa responder por isso. O cachorro atacado agonizou diante dos olhos dos moradores. Muitos tentaram intervir, mas era tarde. O animal ficou gravemente ferido e segue entre a vida e a morte. A cena foi chocante, desesperadora. E se tivesse sido uma criança? E se fosse um idoso? Ou uma mulher caminhando sozinha? O que aconteceu poderia facilmente ter terminado em tragédia humana. A comunidade está em estado de alerta, com medo de sair de casa”, observou uma moradora.

“É inaceitável que em pleno 2025 ainda existam tutores que não compreendem a responsabilidade de cuidar de animais. Ter um cão de grande porte não é brincadeira. Deixar esses animais soltos é um ato de negligência. A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e os órgãos de controle urbano e ambiental precisam agir imediatamente”, alertou outra moradora.

“O mínimo que se espera é que ele arque com todas as despesas veterinárias do cachorro atacado, caso ele sobreviva. Mas isso não é o suficiente. É preciso garantir que esse tipo de conduta não se repita. Hoje foi um cachorro, amanhã pode ser um ser humano. Quantas tragédias precisarão acontecer para que algo mude? A população do Cajueiro exige justiça. A comunidade está com medo, e o silêncio das autoridades só aumenta a insegurança. Não podemos esperar pelo pior. A vida, seja humana ou animal, precisa ser protegida com responsabilidade, com leis firmes e com fiscalização ativa. Basta de omissão. Basta de perigo nas ruas. O Cajueiro clama por segurança”, reivindicou um morador do bairro.

Redação PNB

Sebrae abre inscrições para o Empretec em Juazeiro (BA)

0

 

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizado em 40 países, o Empretec é um seminário intensivo internacional, conduzido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae há mais de 30 anos, e já transformou a jornada de mais de 400 mil empreendedores no país e milhões no mundo inteiro.

No período de 7 a 12 de julho deste ano, ao longo de 60 horas de imersão, a capacitação será realizada em Juazeiro, Norte da Bahia, com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso, baseado nos 10 comportamentos característicos desses perfis.

O encontro é uma oportunidade única de se conhecer melhor, desenvolver seu comportamento empreendedor e fazer um upgrade na vida pessoal e profissional. A inscrição requer um investimento de R$ 1.000,00 parcelados em até 10 vezes sem juros nos cartões de crédito. Siga o passo a passo para se inscrever:

1. Preencha o questionário de pré-inscrição: no link (clique aqui).
2. Após análise do questionário, o Sebrae entrará em contato para agendar uma entrevista on-line através de uma IA (Inteligência Artificial);
3. Se aprovado na entrevista, poderá fazer a inscrição no Empretec mediante pagamento de R$ 1.000,00 em até 10 vezes, sem juros, no cartão de crédito.

Mais informações podem ser obtidas com o analista técnico do Sebrae local, Edlan Amaral, através do telefone (74) 99979-7657 ou pelo e-mail edlan.amaral@ba.sebrae.com.br.

Serviço
O que: Turma do Empretec em Juazeiro (BA)
Quando: de 07 a 12 de julho de 2025
Onde: Juazeiro (BA)
Pré-inscrição: pelo link

Vagas limitadas

Ascom

Leitores registram construção irregular de canteiro no João XXIII, em Juazeiro e alertam: “Colado na pista”

1

 

Leitores do PNB registraram a construção de um canteiro em frente a uma empresa, situada no João XXIII, nas proximidades da obra da Travessia Urbana de Juazeiro. Considerando o local inadequado, eles alertaram para os riscos de acidentes. Segundo relatos, o canteiro foi construído por um comerciante local.

“Construíram um canteiro aleatório na beira da BR e pode causar um acidente. Achei um absurdo. Soube que foi o dono do estabelecimento que construiu por conta própria para colocar a placa da empresa. O canteiro está rente com a pista e corre o risco de um carro, uma mota se esborrachar neste. Estou alertando para que o órgão responsável possa tomar alguma providência”, disse um leitor.

“Local totalmente errado para colocar um canteiro. Falta de noção e de entendimento de tráfego. Um perigo”, alertou outro leitor.

Estamos encaminhando a situação para o órgão competente.

Redação PNB  

Mais de 60 mil vítimas de fraude no INSS foram atendidas nos Correios

0

 

Os Correios atenderam mais de 60 mil pessoas em todo o país nesta sexta-feira (30), quando começou o atendimento presencial de aposentados e pensionistasque tiveram descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

O atendimento foi realizado nas mais de 5 mil agências da estatal.

Os locais estão habilitados para consultas e contestações relativas aos descontos irregularesfeitos por entidades associativas desde 2019. Caso seja confirmado o desconto irregular, é possível fazer a constatação, bem como acompanhar o resultado da contestação.​

O atendimento é gratuito, com prioridade aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos. Mas, logo no começo do dia, foi identificada instabilidade no sistema de atendimento.

A sobrecarga no sistema ocorreu devido ao grande número de acessos ao sistema do INSS. A instabilidade, segundo os Correios, durou cerca de uma hora e dificultou o atendimento presencial.

Pagamento

Ainda nesta sexta-feira, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, reiterou que o governo pretende ressarcir todas as vítimas até o final do ano.

O pagamento é garantido pelo orçamento de 2025, mas a expectativa é de que os cofres públicos sejam compensados por meio dos recursos obtidos a partir dos bloqueios cautelares feitos nas 12 entidades suspeitas.

A expectativa é de que o INSS faça um balanço, no dia 4 de junho, quando encerra o primeiro ciclo de consultas.

Agência Brasil

Coletivo de artistas denuncia supostas irregularidades no Edital Cultura Viva da Prefeitura de Juazeiro; Seculte se manifesta

0

 

O Coletivo de artistas do Vale do São Francisco enviou para nossa redação uma série de questionamentos sobre o processo seletivo do Edital Cultura Viva, promovido pela Prefeitura de Juazeiro (BA). Eles consideram que o resultado preliminar do edital não apresenta a “devida transparência”, já que não contem a pontuação dos projetos concorrentes, “impossibilitando qualquer controle social ou recurso fundamentado por parte dos proponentes não selecionados”.

Além disso, os artistas apontam que um dos pareceristas responsáveis pela análise das propostas é ex-marido e pai do filho de uma das proponentes contempladas, que não reside no município de Juazeiro.

Outro ponto destacado pelo grupo “é a seleção de grupos e entidades sem qualquer histórico de atuação na região, contrariando os critérios exigidos no próprio edital”.

Confira nota na íntegra:

Nós, artistas, produtores culturais e cidadãos comprometidos com a transparência e a valorização da cultura local, viemos a público manifestar profunda indignação e preocupação com os indícios de irregularidades no processo seletivo do Edital Cultura Viva, promovido pela Prefeitura de Juazeiro (BA).

Um dos fatos mais graves refere-se à falta de imparcialidade na avaliação dos projetos: há indícios de conflito de interesse, já que um dos pareceristas responsáveis pela análise das propostas é ex-marido e pai do filho de uma das proponentes contempladas, proponente que reside e vota em Curacá, portanto não poderia participar do processo. Tal situação fere os princípios básicos de lisura e ética que devem reger qualquer processo público de seleção.

Além disso, o resultado preliminar do edital foi publicado sem a devida transparência, já que não apresenta a pontuação dos projetos concorrentes, impossibilitando qualquer controle social ou recurso fundamentado por parte dos proponentes não selecionados.

Outro ponto alarmante é a seleção de grupos e entidades sem qualquer histórico de atuação na região, contrariando os critérios exigidos no próprio edital, como a realização comprovada de oficinas, eventos culturais e atividades comunitárias. Há casos de proponentes que sequer possuem presença ativa em redes sociais ou atuação cultural documentada, basta fazer uma pesquisa rápida na internet— sendo que, em ao menos um caso, um administrador de página no Instagram foi pré selecionada como Ponto de Cultura, o que é completamente inadmissível.

Essas falhas colocam em xeque a credibilidade do edital e comprometem o objetivo maior da política pública de fomento à cultura: o fortalecimento de iniciativas que, de fato, atuam nas comunidades e promovem transformação social por meio da arte e da cultura popular.

Diante disso, exigimos:

A divulgação pública das pontuações e justificativas dos pareceres;

A investigação dos vínculos entre os avaliadores e os proponentes contemplados;

O respeito aos critérios estabelecidos no edital, especialmente quanto à comprovação de atuação cultural efetiva na região.

Não podemos aceitar que recursos públicos destinados à cultura sejam distribuídos de forma arbitrária, beneficiando grupos sem legitimidade ou vínculos com o território. A cultura de Juazeiro merece respeito.

Coletivo de artistas do vale do São Francisco

Procurada pelo PNB, a Secretaria de Cultura informou “que o resultado divulgado refere-se à homologação das inscrições. Trata-se da análise documental e, portanto, não há ordem classificatória nem pontuação atribuída neste momento. A transparência do processo está justamente na publicação dos proponentes que apresentaram seus projetos e a documentação exigida, permitindo, inclusive, a interposição de recursos, conforme previsto no edital. A segunda fase será mais criteriosa, com foco na análise de mérito artístico e no enquadramento dos projetos para a pré-certificação como Pontos de Cultura”.

Redação PNB

Em Juazeiro, SDE acompanha e celebra aprovação do incentivo fiscal concedido à Agrovale para produção de etanol

0

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) começou a semana com novas ações e boas notícias. Uma comitiva do órgão cumpre uma série de agendas na região Norte do estado, com objetivo de acompanhar e monitorar de perto empreendimentos implantados e incentivados pelo Governo do Estado.

Nessa segunda-feira (19), o grupo visitou o parque fabril da Agroindústria do Vale do São Francisco (AGROVALE), que é referência e pioneira na produção de açúcar, bioeletricidade e etanol, onde celebrou a aprovação da empresa no novo incentivo fiscal, que impulsiona a produção de etanol a base de cana-de-açúcar, que já é realizada pelo grupo.

Os novos incentivos fiscais, concedidos pelo Governo do Estado desde setembro do ano passado, são voltados para a fabricação de etanol, que consistem em crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado nas operações com etanol anidro (puro, que é misturado à gasolina) e hidratado (comercializado nos postos de combustíveis).

“Estive na AGROVALE na semana passada e esta semana nossa comitiva concretiza o trabalho executado pela SDE. O governador Jerônimo Rodrigues, mais uma vez, foi assertivo com este incentivo e segue firme no compromisso de tornar a Bahia autossuficiente em etanol, fortalecendo sua matriz energética limpa e sustentável, e construindo uma economia cada vez mais verde” destacou secretário da pasta, Angelo Almeida.

Presente em todos os municípios da Bahia e operando com funcionamento ininterrupto, a AGROVALE produz, em plena safra, cerca de 1.000 toneladas/dia de açúcar, alternando a produção entre cristal e demerara. A empresa aproveita a matéria-prima em todos os processos. O bagaço proveniente da produção de açúcar e etanol serve como combustível nas caldeiras para a geração de energia elétrica. A bioenergia gerada torna a empresa independente em energia elétrica em todo o processo de moagem. Neste ano, o parque industrial pretende moer 2,5 milhões de toneladas.

“O nosso diferencial é a busca da produção eficiente e a parceria com o governo baiano é essencial. Para manter uma empresa desse porte, com tantos funcionários, investimentos recorrentes e um mercado tão competitivo, precisamos estar alinhados, produzindo com qualidade e seguindo com melhorias contínuas”, destacou o socio-proprietário da AGROVALE, Guilherme Colaço.

Investimentos e desenvolvimento socioeconômico-Nos últimos 3 anos, a AGROVALE investiu cerca de R$ 367 milhões e projeta investir mais de R$ 146 milhões em 2025. Priorizando a mão de obra local, o parque industrial gera cerca de 2.994 empregos diretos nas áreas administrativas, industriais e agrícolas, colocando a empresa como maior geradora de postos de trabalho no setor privado da região. Também é reconhecida como grande incentivadora das práticas esportivas, a AGROVALE foi premiada pelo Governo do Estado com o título ‘Empresa Amiga do Esporte’.

O superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos da SDE, Alisson Gonçalves, liderou a comitiva e destacou a importância da visita. “O estado cumpre o seu papel em ser indutor do desenvolvimento econômico e assume a responsabilidade de estreitar a relação entre o setor público e privado. Seguimos com o trabalho de monitorar, fomentar e ajudar a desenvolver a economia baiana”, afirmou.

Ascom/SDE 

Juazeiro respira esporte: fim de semana reúne cerca de mil pessoas em competições apoiadas pela Prefeitura

0


Juazeiro teve um fim de semana marcado pela energia do esporte. No sábado (17) e domingo (18), a cidade recebeu competições de futevôlei, maratona aquática, jiu-jitsu e corrida de rua, reunindo mais de mil pessoas entre atletas, equipes de apoio e público. A programação multiesportiva movimentou diferentes pontos da cidade e mostrou como o esporte está ganhando cada vez mais espaço no cotidiano da população.

Um dos primeiros eventos foi o Circuito Velho Chico de Futevôlei, que reuniu 80 duplas, isto é, 160 atletas em uma competição ao longo de quatro dias – entre os dias 15 e 18. Já no domingo (18) cedinho, a Travessia do Cari — que dá início ao Circuito de Maratonas Aquáticas Velho Chico — levou mais de 200 nadadores ao Rio São Francisco. Segundo a organização, somando público e equipe técnica, o evento mobilizou mais de 400 pessoas. A chegada dos atletas foi acompanhada por familiares e torcedores com premiações e show ao vivo na orla de Juazeiro.

O prefeito Andrei Gonçalves, que após repouso médico retomou as suas atividades nesta segunda-feira (19), também prestigiou a maratona e celebrou a riqueza de ações em Juazeiro. “Este foi um fim de semana muito rico para a história de nossa cidade. Isso mostra a nossa intenção em contribuir com o esporte de cidade, que é um berço de grandes esportistas – e vamos fomentar isso cada vez mais!”, comentou.

Mas não para por aí. O ginásio da Univasf recebeu cerca de 500 atletas de jiu-jitsu para a 4ª etapa do Campeonato Baiano, sediada no município. O evento contou com lutas desde as categorias de base, com a criançada colocando o “fofurômetro” lá em cima, até as mais avançadas.

No mesmo dia, pela manhã, a corrida de rua “Corre na Fé” uniu fé e atividade física, reunindo cerca de 100 corredores em percursos de 5 km e 10 km.

Um fim de semana de emoções

Quem fez parte das atividades ficou feliz com a variedade de pessoas praticando atividade física. “Esse tipo de evento é bom para a cidade, para os atletas, para todo mundo. Algumas pessoas que estão aqui nunca tinham praticado esporte antes, mas deram o start e hoje estão competindo. Isso é muito positivo”, comentou Pietro Borges, nutricionista e um dos competidores do Circuito Velho Chico de Futevôlei.

Enquanto Pietro se preparava para sua última partida, na Maratona Aquática, um momento simbólico emocionava a plateia: na categoria de ganhador geral masculino, o primeiro lugar ficou com Eduardo Libório, de apenas 15 anos. O segundo foi seu pai, peixe grande das competições na região. “O filho superou o pai”, comentou com orgulho, enquanto subia ao pódio com o jovem campeão.

Outro exemplo de superação foi o de Josélia Ribeiro, de 67 anos, que encarou pela primeira vez uma prova tão desafiadora. “Sempre nadei, mas essa foi a primeira vez que competi no rio. Foi muito emocionante – e, para a nossa autoestima, nada é melhor. Por isso, eu conclamo que, principalmente as mulheres, venham praticar esporte e não tenham medo”, diz.

Ascom PMJ/Seculte