Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Casa Nova garante mais de R$ 2 milhões para a cultura com adesão ao segundo ciclo da PNAB 

0

  

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, aderiu oficialmente ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), garantindo um investimento total de R$ 2.175.007,08 nos próximos quatro anos. Com a adesão, o município irá receber anualmente o valor de R$ 543.751,77, voltado exclusivamente para ações de fomento, incentivo e valorização da cultura local.   

Diferente da etapa anterior, o novo ciclo da PNAB tem caráter plurianual, permitindo um planejamento mais duradouro e contínuo. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Anisio Viana, consolidando o compromisso da gestão com os fazedores de cultura de Casa Nova.   

“Assumimos o compromisso de investir na cultura como um direito do povo e uma força que impulsiona o desenvolvimento de Casa Nova. A adesão à PNAB garante recursos importantes para fortalecer nossos artistas, preservar nossas tradições e ampliar o acesso à cultura em todas as comunidades. É uma conquista que reafirma nosso compromisso com uma gestão que valoriza a identidade e o futuro do nosso município”, destacou o prefeito Anisio Viana.   

Critérios   

Um dos critérios para a adesão era a execução mínima de 60% dos recursos da fase anterior, meta cumprida pela gestão com o pagamento regular dos projetos contemplados.

A PNAB  

Foi instituída pela Lei 14.399/2022 e é uma das mais importantes políticas públicas culturais do país, assegurando repasses federais para fortalecer a produção cultural nos municípios brasileiros.

Ascom PMCN 

Aniversário do bairro Itaberaba é comemorado com ações da Prefeitura de Juazeiro

0

Durante todo o mês de maio a Prefeitura de Juazeiro vem realizando atividades alusivas ao mês de aniversário do bairro Itaberaba. Com ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e trânsito.

“Oficialmente o bairro começou em 1982, mas já existia há muito tempo,  hoje tem mais de 50 anos de existência. As comemorações começaram desde o dia 1° e vão até o fim do mês”, explicou o vereador e comunitário Bené Marques.

A Prefeitura vem desenvolvendo atividades nas escolas e Unidades Básicas de Saúde do bairro, além de ações nos setores de iluminação pública, limpeza, pintura e reforma da quadra poliesportiva José Pereira. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT está realizando os serviços de revitalização da sinalização de trânsito, reacendendo as faixas de pedestre, lombadas e sinalização horizontal. Haverá também o “Itaberaba para Cristo’ com apresentação de atrações gospel.

“A AMTT está realizando esse serviço importante que é revitalizar a sinalização de trânsito e, dessa forma, contribuir com a segurança viária das pessoas que residem e trafegam nesse bairro tão importante para Juazeiro”, ressaltou Mitonho Vargas, diretor-presidente da AMTT.

Ascom PMJ

São João da Gente conta com Observatório dos Direitos das Mulheres, garantindo mais segurança durante os dias de festa

0

 

A programação do São da Gente, que começou nesta quinta-feira (22), além das atrações culturais, também vai contar com reforço na segurança das mulheres juazeirenses. Durante os festejos, a Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ vai promover o Observatório dos Direitos das Mulheres, uma importante ação de prevenção e combate à violência.

A iniciativa integra o programa Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher, lançado em 2025, e busca garantir um ambiente mais seguro para as mulheres durante grandes eventos públicos.

O Observatório atuará de forma estratégica, com ações de sensibilização e distribuição de materiais informativos ao público, além de estar atento a possíveis situações de violência.

“Sabemos que em momentos festivos, com consumo de álcool e outras substâncias, infelizmente aumentam os casos de agressão. Nossa presença é para sensibilizar, orientar e, se necessário, acionar as forças de segurança para garantir a proteção das mulheres”, destacou a secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane.

No local do evento o Observatório contará com o suporte de órgãos como a Patrulha da Mulher e a Ronda Maria da Penha, reforçando a articulação entre os serviços públicos de proteção à mulher.

Além do São João, a proposta do Observatório será implementada em outros grandes eventos da cidade, como o aniversário de Juazeiro e o Carnaval, ampliando o alcance da política de enfrentamento à violência contra à mulher e promovendo uma cultura de respeito e equidade.

A Secretaria da Mulher e Juventude reafirma o compromisso com os direitos das mulheres e convida toda a população a se engajar nessa luta coletiva.

Ações integradas em prol das mulheres vítimas de violência

Além do Observatório dos Direitos das Mulheres, a SMJ também atua como parceira do Programa Juazeiro Sem Fome, que vai contar com stand de arrecadação e alimentos durante os dias de festa. A iniciativa será destinada a mulheres vítimas de violência, atendidas pela Ronda Maria da Penha e pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher/CIAM.

Para participar da ação, cada cidadão ou cidadã pode levar 1kg ou mais de alimentos. O stand de arrecadação estará posicionado na entrada dos locais de festa, facilitando a entrega dos donativos. A ação conta com a estrutura montada e o apoio da Ronda Maria da Penha e da Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ, além da Guarda Municipal para organização e segurança.

 
AsCPM/SMJ 

Juazeiro terá duas novas adutoras com projetos de abastecimento de água para comunidades rurais

1
xr:d:DAF2IzWS3SY:173,j:7603615238067943218,t:23122305

 

O município de Juazeiro contará com duas novas licitações promovidas pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Os certames têm como objetivo a elaboração de projetos de engenharia para ampliar o abastecimento de água em localidades da zona rural, beneficiando comunidades historicamente afetadas pela escassez hídrica.

A primeira licitação contempla as localidades de Carnaíba do Sertão, Juremal, Cipó e Massaroca. Já a segunda visa atender as comunidades de Serrote da Batateira, Serrote Branco e Baixa do Umbuzeiro.

Os editais completos estão disponíveis no site www.licitacoescerb.ba.gov.br

ou na sede da CERB, em Salvador.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo vereador Mitu do Sindicato, que tem forte atuação nas comunidades rurais de Juazeiro. “Essa é uma grande vitória para o povo do interior. Água é dignidade, é saúde, é vida! A luta por essas adutoras não é de hoje. Ver esses projetos saírem do papel é motivo de muita alegria e esperança para todos nós. Vamos seguir acompanhando de perto para garantir que tudo aconteça da melhor forma possível”, afirmou o parlamentar.

As duas licitações seguem as normas da Lei Federal nº 13.303/16 (Lei das Estatais) e representam um passo fundamental para levar infraestrutura essencial às regiões que mais precisam, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Ascom

Gestão Anisio Viana combate irregularidades e devolve terreno ao povo de Casa Nova

0

A Prefeitura de Casa Nova concluiu o procedimento administrativo instaurado para apurar a alienação do terreno localizado entre os Bancos Bradesco e Banco do Brasil, no centro da cidade. O relatório final apontou irregularidades no processo de venda do imóvel.

“Esse terreno é do povo e deve continuar sendo do povo. Nosso compromisso é com a legalidade, a transparência e a defesa dos interesses do município. Agimos para reverter essa irregularidade e assegurar que o bem público seja usado para o bem coletivo”, destacou o prefeito Anisio Viana.

A apuração revelou que o imóvel foi alienado pela gestão anterior, com fortes indícios de fraude no processo licitatório e com o valor muito abaixo do valor comercial, ferindo o interesse público. Com base nessas constatações, o processo anula a transação e garante a reintegração do bem ao patrimônio público.

Ascom PMCN

São João da Gente: Vice-prefeito Tiano Félix abre programação junina em Juazeiro e reforça compromisso com a cultura popular e artistas locais

0

Com uma praça lotada e o clima quente do forró pé-de-serra, o bairro João Paulo II deu início ao aguardado São João da Gente, nesta quinta-feira (22). Representando o prefeito Andrei Gonçalves, que cumpre agenda em Brasília em busca de recursos para Juazeiro, o vice-prefeito Tiano Félix marcou presença no evento e reafirmou seu compromisso com a valorização da cultura nordestina e dos artistas locais.

Defensor do resgate da tradição e da identidade cultural do povo juazeirense, Tiano destacou a importância de manter viva a essência dos festejos juninos com apoio aos músicos da terra e incentivo ao forró tradicional. “Primeiro para resgatar a cultura local. Juazeiro tem uma tradição muito forte de São João nas comunidades, nos bairros, e essa cultura tinha sido esquecida. E nós, da Prefeitura Municipal, em nome do Prefeito Andrei, estamos resgatando essa cultura importante. Precisamos celebrar a nossa história e fortalecer quem faz a nossa cultura raiz. O São João da Gente é isso, festa com alma popular, perto do povo e com artistas que representam a cara de Juazeiro”, afirmou.

Tiano subiu ao palco ao lado do secretário de Cultura, Targino Gondim, da secretária de Mulheres e Juventude, Erica Daiane, e da coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira. As duas últimas estão à frente da campanha de arrecadação de alimentos durante os festejos, em apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade. Em sua fala, o vice-prefeito fez um apelo à solidariedade da população: “Essa campanha lançada pela Prefeitura, coordenada pelo nosso Prefeito Andrei, permite que a gente garanta a essas mulheres a aquisição de alimentos, para que possam ter dignidade, comida na mesa. Então estamos fazendo festa, mas também estamos proporcionando a comunidade juazeirense ter o processo de dignidade, respeito e solidariedade com o próximo, que é isso que é importante.”

A primeira noite da programação foi marcada por shows que animaram o público até a madrugada, com apresentações de Manuzinho do Acordeon e Banda Forró Mais Eu, Jaidete Varjão, Tinho do Acordeon e Raimundinho do Acordeon, exaltando a força da música regional.

O São João da Gente segue com programação em diversos bairros, levando música, cultura e solidariedade por toda Juazeiro, com a marca de uma gestão comprometida e que acredita no poder transformador da cultura popular.

Ascom

Juazeiro tem situação de emergência reconhecida pelo Governo da Bahia para enfrentamento à seca

0

O município de Juazeiro concluiu, nesta semana, o processo administrativo de reconhecimento da Situação de Emergência provocada pela estiagem. A homologação estadual foi oficializada através do Decreto nº 23.708, publicado pelo Governo da Bahia, por meio da Casa Civil, reconhecendo o Decreto Municipal nº 0199/2025, que declarou emergência nas áreas rurais do município.

Com a homologação estadual, somada ao reconhecimento federal já obtido anteriormente, Juazeiro garante a continuidade da Operação Federal Carro-Pipa, essencial para o abastecimento emergencial de água potável às comunidades interioranas. Além disso, a medida viabiliza o pleito de recursos financeiros tanto do Governo Federal quanto do Governo do Estado para ações de mitigação dos efeitos da seca e assistência à população afetada.

O Decreto Municipal tem vigência de 180 dias, contados a partir de 16 de abril de 2025, período durante o qual a Defesa Civil Municipal permanece em estado de atenção permanente. As ações incluem o monitoramento constante dos indicadores climáticos e hidrológicos, elaboração de relatórios técnicos e coordenação de medidas emergenciais para garantir o abastecimento hídrico e a segurança sanitária da população.

A Operação Carro-Pipa atualmente beneficia cerca de 14 mil pessoas na zona rural de Juazeiro, sendo uma das principais ferramentas de resposta à escassez hídrica no município. Com o reforço institucional proporcionado pelos decretos estadual e federal, a gestão municipal poderá ampliar a cobertura das ações humanitárias e fortalecer a assistência às famílias mais impactadas pela estiagem.

“A homologação estadual fecha um ciclo importante de reconhecimento oficial da nossa situação de emergência. Seguimos mobilizados para garantir a continuidade das ações e buscar novos apoios junto aos governos estadual e federal”, destacou Ítalo Ferreira, coordenador da Defesa Civil de Juazeiro.

 

Ascom/PMJ

Criança que teve problemas na sedação e perdeu regulação em Salvador foi transferida para o Hospital Regional de Juazeiro

0

 

A menina Nicoly Santos Vieira, 06 anos, que estava internada na UPED, em Juazeiro, e perdeu a vaga em um hospital de Salvador, após suposto erro na sedação, o que impediu  a transferência para a unidade na capital, foi regulada para o Hospital Regional. Segundo a família da criança, que procurou o PNB, nesta quinta-feira (22), Nicoly foi entubada, mas a sedação não funcionou e, por isso, no momento da viagem, ela não pode ser transferida.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) confirmou que “a criança mencionada em publicações recentes já foi devidamente regulada para o Hospital Regional de Juazeiro, seguindo todos os trâmites orientados e estabelecidos anteriormente. A Sesau ressalta que, durante todo o período de permanência na Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico (UPED), a criança esteve sob monitoramento constante e recebeu toda a assistência necessária por parte da equipe multiprofissional, incluindo a assistente social da unidade, que esteve com a família, prestando apoio e esclarecendo dúvidas, conforme preconizado pelos protocolos de acolhimento e cuidado”.

Acompanhe o caso

Após a família da menina Nicoly Santos Vieira, 06 anos, acusar a Unidade Pediátrica de Juazeiro, na região Norte da Bahia, de negligência e apontar suposta falha durante o procedimento de entubação da criança, a Secretaria de Saúde se manifestou.

Em nota, a SESAU informou que “assim que tomou conhecimento da situação envolvendo a criança, acionou sua equipe técnica para garantir o cuidado necessário e suporte clínico à paciente. A criança está sedada, em estado estável, sob os devidos cuidados médicos, e o processo de regulação está em andamento, conforme os protocolos de assistência. A Sesau reforça seu compromisso com o acolhimento, a transparência e o respeito à população. As providências para apurar os detalhes do ocorrido foram iniciadas, e a família da paciente está recebendo a atenção necessária e, quando for concluída a apuração, as devidas providências serão tomadas. A gestão municipal segue dedicada a cuidar da saúde de todos os juazeirenses com responsabilidade e atenção”.

Reclamação

“Entubaram, mas não fizeram a sedação correta”: família de menina de 6 anos denuncia suposta negligência médica na Unidade Pediátrica de Juazeiro

Redação PNB

Moradora de condomínio no São Geraldo, em Juazeiro, pede explicação ao SAAE: “Não atende mais a condôminos e nós também pagamos a taxa de esgoto”; SAAE responde

1

 

Moradora do Morada das Árvores, São Geraldo, em Juazeiro, Sara Amâncio procurou nossa redação para pedir respostas ao SAAE sobre desobstrução de esgotos em condomínios.

Segundo contou a moradora, após buscar o órgão algumas vezes, ela foi informada que as equipes da autarquia não fazem mais o serviço em condomínios. Inconformada com a resposta, ela questionou: “O SAAE sempre nos atendeu quando a gente precisava de algum serviço de esgoto. Estamos com alguns pontos de esgotos precisando de desobstrução e, ao procurarmos o SAAE, disseram que agora não atendem mais a condomínios. Baseado em que eles estão tirando esse serviço da gente, uma vez que também pagamos taxa de água e esgoto? Nós não temos o maquinário para fazer esse serviço, a gente depende e paga pelo serviço. Queremos uma resposta”, cobrou a moradora.

“O SAAE precisa explicar o motivo de não estar atendendo mais a condomínios. Um motivo plausível, uma vez que a gente paga a taxa de esgoto, pois a gente vai lá no órgão e os atendentes não sabem explicar. Precisamos do serviço de desobstrução de esgoto e, se pagamos, temos direito”, cobrou.

Procurado pelo PNB, o SAAE informou que “compete a coleta e o tratamento de esgoto, sendo sua atribuição a manutenção da rede pública. Um parecer jurídico, elaborado pela gestão anterior, deixa claro a responsabilidade do condomínio na manutenção do esgoto interno. No entendimento do setor jurídico, o condomínio foi construído por empresa privada, portanto responsável pelos serviços internos”.

Redação PNB