Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Polícia Civil prende quatro pessoas em uma roça de maconha na zona rural de Uauá; o acusado de ser o responsável pelo plantio morreu durante a ação policial   

0

 

 

A Polícia Civil prendeu na tarde da última quinta-feira (22) 4 pessoas, em Uauá, Norte da Bahia, quando cultivavam um plantio de maconha, com aproximadamente 3.000 covas, sementeira, o que representa cerca de 20 pés em cada, já  semeadas em canteiros, prontas para serem mudadas/transplantadas.

F. D. S., J. F. DA S., C. E. P. DE S. e M. A. DE O., foram presos em flagrante na Fazenda Barra.

“As equipes receberam informes que na localidade Fazenda Barra, haviam pessoas desconhecidas, com movimentação estranha, possivelmente cultivando drogas ilícitas e deslocaram por volta 15:30h até o local indicado onde constataram a veracidade dos fatos e abordaram e prenderam inicialmente três homens que estavam laborando no cultivo da droga”, informou a PC.

Ainda de acordo com a PC, no momento da prisão, os policiais foram surpreendidos com tiros disparados por Paulo Cezar Pereira de Carvalho, Paulinho Vaqueiro, que chegou no local em uma motocicleta.

O acusado tentou fugir pela mata e, na perseguição, foi atingido por disparos de arma de fogo, indo a óbito no Hospital Municipal da Cidade de Uauá.

“Os presos informaram que os proprietário do plantio de drogas eram C. E. P. S. em sociedade com Paulo Cezar, que, segundo a polícia, “contava com uma extensa ficha criminal, envolvido em crimes contra pessoa, contra patrimônio e tráfico de drogas”.

“No local, durante incineração da droga, percebeu-se que a água utilizada no local para o plantio era desviada de uma adutora que abastece a Cidade”.

Foram apreendidos na ação:
1. Arma de fogo calibre 38, com 03 munições intactas e 03 deflagradas;
2. Motocicleta BROSS, cor branca, placa policial
3. 02 aparelhos celulares;
4. Uma sacola plástica contendo sementes de maconha;
5. Uma sacola plástica contendo maconha misturada com semente.

Redação PNB, com informações 17 COORPIN

Escola Rural de Massaroca comemora 30 anos de referência em educação no campo

0

Há 30 anos um grupo de pessoas visionárias imaginaram uma escola onde seus filhos pudessem aprender a ler e escrever, ao mesmo tempo em que aprendessem a valorizar os saberes da sua comunidade. O sonho se tornou realidade e surgiu a Escola Rural de Massaroca/ERUM, uma iniciativa que foi resultado da parceria entre o poder público municipal, a universidade e, principalmente, a comunidade.

Nesta quinta-feira (22), todos esses atores se reuniram para festejar os 30 anos da ERUM e da sua trajetória de compromisso com uma educação contextualizada e conectada à realidade da vida no campo. “A ERUM é fruto da luta dos agricultores e agricultoras por uma escola diferente, para que os filhos continuassem aqui, dentro da comunidade, estudando a sua própria realidade”, contou a presidente do Comitê Associações de Agropecuários de Massaroca/CAAM, Ana Lúcia Santos, ex-aluna e filha de fundadores da escola.

Comemoração

Durante a festa, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da ERUM e ver as produções dos estudantes. “Nós comemoramos 30 anos de uma história maravilhosa e para que pudéssemos vivenciar essa história com os nossos alunos, realizamos oficinas com os estudantes e eles fizeram pesquisas nas comunidades. O resultado dessas atividades estão presentes na mostra que os próprios estudantes apresentaram”, relatou a gestora da unidade escolar, Patrícia Lopes.

A programação também incluiu a apresentação da Orquestra Som do Coração, da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema da Paixão, a presença das guarda-bandeiras do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, apresentação de São Gonçalo com estudantes e professores da ERUM, e o recital do cordel produzido pelo aluno do 7º ano, Josué Fávaro Gama. “Nós aprendemos muito sobre a história da escola e isso me inspirou a criar esse cordel, porque a ERUM representa vitória, amor e estudo”, frisou Josué.

Escola de referência

Acompanhada do vice-prefeito Tiano Félix, do vereador Ziel Almeida e de representantes da sociedade civil, a secretária de Educação de Juazeiro, Maéve Melo, ressaltou a importância da ERUM para o município. “Eu estou muito feliz por festejar esse momento com a comunidade e nós temos um compromisso em potencializar a educação no campo, fortalecendo a proposta inicial dessa escola de referência da educação no campo e levando essa referência para outros distritos”.

A ERUM atualmente é chamada de Escola Municipal de Tempo Integral Professora Valdete Bispo.

Ascom/PMJ

Mutirão de Combate às Arboviroses chega a diversos bairros de Juazeiro neste final de semana

0



Com programação ampliada, as ações contra o Aedes aegypti seguem com ações de cuidados para eliminar os focos do mosquito. Neste final de semana, sábado (24) e domingo (25), a partir das 8h, as equipes de combate às endemias realizam um mutirão nos bairros Lomanto Júnior, Parque Centenário, Pedro Raimundo, Jardim Vitória e Country Club para sensibilizar os moradores sobre o cuidado diário com as residências.

Além dos mutirões, o trabalho rotineiro de visita aos imóveis continua a ser feito. As equipes de pontos estratégicos também atuam diariamente com ações de bloqueio e borrifação em diversas áreas da cidade, onde foram identificados números maiores de notificações e altos índices de infestação.

A SESAU reforça que os cidadãos podem fazer denúncias e colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito por meio do serviço “Dengue Zap”, disponível no número (74) 9 8106-8912. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, permitindo que moradores da cidade enviem informações sobre possíveis focos do mosquito de maneira rápida e prática.

Ao relatar situações suspeitas, a população contribui para que os Agentes de Combate às Endemias/ACEs realizem vistorias e eliminem focos, ajudando a proteger a saúde e o bem-estar de todos.

Ascom PMJ/Sesau

Deputado Roberto Carlos cobra soluções imediatas da empresa CLC para minimizar transtornos causados aos empresários de Juazeiro

0
O deputado estadual Roberto Carlos promoveu, nesta quinta-feira (22), uma importante reunião na Associação Comercial e Agrícola de Juazeiro, reunindo o superintendente do DNIT, Roberto Alcântara, representantes da empresa CLC e empresários do município, para tratar dos graves transtornos causados pela construção do Anel Viário, obra da Travessia Urbana.
Indignado com a situação, o parlamentar fez duras cobranças à empresa responsável pela obra, exigindo soluções concretas e rápidas para minimizar os prejuízos enfrentados pelos empresários locais. “Não é admissível que quem gera emprego e renda em Juazeiro esteja sofrendo dessa forma. A população e os empresários exigem respeito e respostas efetivas. Estou aqui para defender Juazeiro”, afirmou o deputado Roberto Carlos.
Durante as mais de quatro horas de reunião, foram discutidas alternativas para reduzir os impactos no tráfego e melhorar as condições de circulação no entorno da obra. “Já está mais do que na hora da CLC apresentar uma solução viável, principalmente para liberar os trechos de tráfego que já foram concluídos. A população não pode mais esperar”, cobrou o deputado.
A reunião foi solicitada ao deputado Roberto Carlos pelos empresários Murilo de Zé Bezerra e Daniel Teleaço, que expressaram a insatisfação com os prejuízos acumulados. Representando a empresa CLC, Fábio Filipe esteve presente, bem como o superintendente do DNIT, Roberto Alcântara, que prestou esclarecimentos sobre o andamento da obra.
“Não vamos aceitar desculpas. Queremos ações imediatas que garantam o direito de ir e vir da nossa população e que respeitem os empresários que mantêm nossa economia ativa”, concluiu Roberto Carlos, reforçando seu compromisso em seguir acompanhando de perto a execução da Travessia Urbana.

Inscrição de projetos para participar do Encontro Estudantil segue até dia 11 de junho

0

Estudantes da rede estadual de ensino interessados em inscrever projetos para a participação no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação (etapas Territoriais e Estadual) têm até o dia 11 de junho para formalizar a solicitação no site da Secretaria da Educação do Estado (https://www.ba.gov.br/educacao/). Alunos com matrícula ativa sob orientação de professores e pesquisadores das unidades escolares podem participar da iniciativa.

Finalizada a etapa das inscrições, no período de 12 de junho a 7 de julho serão realizadas a avaliação e classificação dos trabalhos apresentados. A terceira fase, que acontece de 9 de julho a 7 de agosto, compreende a Etapa Territorial, que consiste na apresentação e avaliação dos projetos selecionados nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus.

O Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação promove intercâmbio de conhecimento e experiências, além de proporcionar visibilidade aos projetos estudantis, sob a coordenação de professores da rede. A iniciativa atrai alunos de todo o Estado e permite vivências que unem conhecimento, cultura e desenvolvimento a toda a comunidade escolar.

Consolidado como maior evento estudantil do Brasil

“É uma grande celebração das unidades escolares da rede estadual de ensino, congregando os melhores projetos, de modo inclusivo, de todos os territórios de identidade. Também é um momento de congregar amigos, de ter uma dimensão da paisagem, de sair do seu próprio lugar, de aprender com as demais escolas, de ter uma dimensão de rede e ao mesmo tempo, de fortalecer as políticas de iniciação à pesquisa e também de desenvolvimento das tecnologias da rede estadual”, afirma Ezequiel Westpwal, superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEC.

Ainda segundo o gestor, a cada ano, o evento se consolida como o maior encontro de representação estudantil no âmbito da iniciação científica e do desenvolvimento das tecnologias do país.

O evento reúne programas e projetos estruturantes da Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Estado, entre eles Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA), Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica e Oficinas do Educa Mais Bahia, além de projetos artísticos e culturais, bem como os encontros da juventude rural baiana, de líderes de classe e de jovens ouvidores.

Sebrae destaca valor das pequenas indústrias baianas no Dia da Indústria

0

 

No próximo domingo, 25 de maio, será comemorado o Dia da Indústria. Atualmente, a Bahia tem cerca de 23 mil empreendimentos industriais, dos quais cerca de 94% são micro e pequenas empresas. Essas pequenas indústrias desempenham papel fundamental no fortalecimento da economia baiana e exercem um papel estratégico na geração de empregos e na distribuição de renda.

Dados do Novo Caged apontam que a Bahia gerou mais de 84 mil novos empregos com carteira assinada em 2024, e uma parte significativa dessas vagas foi criada por pequenos negócios — especialmente em setores como alimentos, vestuário, construção civil e movelaria, onde predominam as micro e pequenas empresas.

“Nós enxergamos essas empresas como agentes fundamentais do desenvolvimento do estado. Por isso, investimos em ações que promovem inovação, sustentabilidade, acesso a mercados e inserção em cadeias produtivas, sempre respeitando as especificidades de cada território. Ao apoiá-las, estamos não apenas fortalecendo a base industrial da Bahia, mas também construindo um modelo de crescimento descentralizado e mais competitivo”, diz o coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon.

As micro e pequenas indústrias têm um papel estratégico no fortalecimento das grandes cadeias produtivas na Bahia. Elas atuam como fornecedores de insumos, componentes, serviços especializados e soluções sob medida que alimentam setores industriais mais robustos, contribuindo para a eficiência, a flexibilidade e a inovação dessas cadeias. Sua presença garante capilaridade territorial e dinamismo econômico, além de promover a geração de empregos e renda em diversos municípios, inclusive em áreas fora dos grandes centros industriais.

O Sebrae tem desempenhado um papel fundamental na criação de pontes entre as micro e pequenas indústrias e os grandes mercados, tanto por meio da aproximação com empresas-âncoras quanto pela facilitação do acesso a canais de comercialização mais amplos e estruturados. Essa é uma atuação estratégica para promover a inserção competitiva dos pequenos negócios nas cadeias produtivas e fortalecer o desenvolvimento territorial de forma sustentável e inclusiva.

Uma das principais estratégias adotadas pelo Sebrae é o encadeamento produtivo, que busca integrar pequenos fornecedores locais às grandes empresas, promovendo não apenas a conexão comercial, mas também ações de qualificação, melhoria de processos e elevação dos padrões de qualidade. Por meio desse modelo, os pequenos negócios se tornam mais preparados para atender as exigências técnicas, logísticas e ambientais das corporações com as quais irão se relacionar.

O Sebrae também tem investido na transformação digital das pequenas indústrias, facilitando sua inserção em marketplaces e plataformas de vendas online, especialmente em setores como o de moda, alimentos e móveis. Além disso, o Sebrae realiza rodadas e encontros de negócios, missões empresariais, feiras e eventos setoriais, que promovem o encontro direto entre empresários, fornecedores, compradores e investidores. Essas ações ampliam as possibilidades de acesso a novos mercados, favorecendo parcerias e oportunidades de crescimento.

Desafios

As micro e pequenas indústrias da Bahia enfrentam atualmente um cenário desafiador, marcado por fatores estruturais, econômicos e de gestão. Entre os principais obstáculos, destacam-se a elevada carga tributária, a dificuldade de acesso ao crédito com condições adequadas, a baixa qualificação da mão de obra e a limitação na adoção de tecnologias e inovações nos processos produtivos. Além disso, a instabilidade econômica e os custos logísticos, especialmente em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos, tornam ainda mais complexa a competitividade dessas empresas.

“No Sebrae, consideramos que a inovação e a sustentabilidade são pilares fundamentais para o futuro das micro e pequenas indústrias. Por isso, essas agendas são parte central da nossa atuação no apoio ao desenvolvimento industrial baiano. Trabalhamos para tornar esses temas acessíveis e aplicáveis à realidade das empresas de pequeno porte, com foco na competitividade, eficiência e responsabilidade socioambiental”, destaca Tércio Calmon.

Ascom

IPJ fortalece governança com reconstituição e planejamento dos Conselhos

0

Nesta semana, o Instituto de Previdência de Juazeiro/IPJ realizou duas importantes reuniões, com foco na responsabilidade institucional e no fortalecimento da governança. Na última terça-feira (20), houve a primeira reunião do Conselho Deliberativo; e na quarta-feira (21), a reunião do Conselho Fiscal, ambas com suas novas formações. Os encontros aconteceram na nova sede do Instituto, no 4º andar do Centro Médico Empresarial Dr. Renato Cerqueira, localizado na Rua Minas Gerais, nº 46, bairro Santo Antônio.As reuniões marcaram, oficialmente, a reconstituição dos colegiados e tiveram como objetivo apresentar os novos membros, esclarecer atribuições e definir os primeiros passos para uma atuação conjunta, transparente e voltada ao fortalecimento da previdência municipal.

Com 18 membros no Conselho Deliberativo e 16 no Conselho Fiscal, a nova composição visa garantir maior representatividade entre os aposentados e pensionistas. Durante os encontros, os participantes acompanharam a apresentação detalhada sobre as atribuições dos conselheiros, o funcionamento do Regimento Interno; aprovação do calendário anual de reuniões, a discussão do plano de atuação dos conselhos, além da formação de uma comissão para estudo e elaboração do Código de Ética do IPJ e da proposta de reformulação do Regimento Interno.

O diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone, destacou a importância estratégica dos conselhos no desenvolvimento de uma gestão ética, representativa e voltada aos interesses dos servidores. “Nosso compromisso é fortalecer os conselhos do IPJ por meio da participação ativa daqueles que são diretamente atendidos pelo Instituto. Acreditamos que, ao reconhecer e valorizar o papel fundamental dos conselhos deliberativo e fiscal, estaremos construindo um caminho mais transparente, eficiente e representativo. Esse fortalecimento certamente se refletirá em resultados positivos para todos os nossos servidores, aposentados e pensionistas assistidos pelo IPJ”, explicou.

A iniciativa reforça a responsabilidade institucional do IPJ em oferecer uma administração participativa e aberta ao diálogo com os servidores. Além de fortalecer a governança, o encontro marca o início de uma nova etapa para o IPJ, que busca consolidar um modelo de gestão onde os conselhos atuam de forma integrada, com foco em decisões justas, técnicas e em benefício dos servidores aposentados e pensionistas do município.

Ascom PMJ

Keu Dantas, Elisson Castro e Breno Landim animam a festa junina da Smart Fit de Juazeiro e Petrolina neste sábado (24), no Zé Matuto

0

 

O São João da Smart Fit antecipa o clima junino neste sábado (24) com um evento exclusivo para os alunos das academias de Juazeiro e Petrolina. A festa será realizada no espaço Zé Matuto, a partir das 21h, com shows ao vivo dos cantores Keu Dantas, Elisson Castro e Breno Landim.

A celebração já se tornou tradição entre os frequentadores da Smart Fit nas duas cidades, marcando o calendário anual da rede ao reunir cultura regional e práticas de bem-estar.

A Smart Fit é uma rede de academias brasileira fundada em 2009. Atualmente, conta com mais de 1.700 unidades em 15 países da América Latina e soma cerca de 4,5 milhões de alunos. A unidade de Juazeiro e Petrolina, além de equipamentos para musculação, oferecem aulas coletivas de funcional, aplicativo de treino, cadeira de massagem, entre outros serviços e modalidades esportivas.

Ascom

Homem morre em acidente envolvendo uma moto e um carro na Avenida Cardoso de Sá, Petrolina

0

 

Na tarde desta sexta-feira (23), um homem morreu vítima de um acidente que ocorreu na Avenida Cardoso de Sá, em Petrolina. O condutor de uma moto e o passageiro transitavam pela avenida quando o veículo foi atingido por um carro da marca HB20, cor branca, segundo informações de populares. Os relatos apontam que o carro bateu no fundo da moto.

O outro ocupante da moto ficou ferido e foi encaminhando para um hospital da cidade.

De acordo com informações ainda não oficiais, o condutor da HB20 seria um adolescente de 16 anos.

O PNB está apurando mais informações sobre o acidente.

Redação PNB