Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Casa Nova promove encontro do Programa Cidade Empreendedora para fortalecer o desenvolvimento local nesta terça (27) 

0

  

A Prefeitura de Casa Nova vai realizar nesta terça-feira (27), às 9h, no auditório do Colégio Estadual, um encontro do Programa Cidade Empreendedora, com o tema “Políticas Públicas como Agenda de Desenvolvimento”. 

O evento é uma realização da Prefeitura de Casa Nova, por meio das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Social e Agricultura, em parceria com o SEBRAE, e tem como objetivo promover escuta ativa, diálogo e definição de prioridades que contribuam para o crescimento sustentável do município. 

A proposta é impulsionar soluções concretas que fortaleçam os pequenos negócios, estimulem a economia local e gerem oportunidades com inclusão, inovação e planejamento. 

Ascom/PMCN 

23° Festival de Música da Educadora FM é lançado e traz como novidade inscrição de estudantes da rede estadual

0

A Rádio Educadora FM 107.5, gerida pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), lançou, nesta quinta-feira (22), no Cineteatro 2 de Julho, a 23ª edição do seu festival de música anual. A novidade deste ano é a categoria voltada para estudantes das escolas públicas estaduais.

Os interessados poderão se inscrever, de forma gratuita, através do site https://festivaleducadora.ba.gov.br, no período de 26 de maio a 1° de agosto. Para a categoria profissional, o período será de 26 de maio a 30 de junho.

Ana Célia Borges da Silva, 53 anos, estudante do curso técnico em Música do Colégio Estadual Deputado Manoel Novais e do curso de Belas Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA), conta que sua ligação com a música vem desde os 13 anos, quando já soltava a voz em casa. “Aos 19, cheguei a atuar como vocalista em uma banda e, desde então, canto na igreja, em aniversários e outros pequenos eventos, sempre alimentando o desejo de cantar. Estou ansiosa e com grande expectativa para participar do Festival da Educadora. Vai ser um sonho!”, relatou, emocionada.

A chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado, Luciana Menezes, falou sobre o impacto da novidade na vida dos alunos da rede estadual. “A gente espera mobilizar todas as escolas da nossa rede para elevar o potencial artístico e musical dos nossos estudantes. Este festival vai ser ainda mais inovador com a participação deles”, reforçou.

Premiação será a maior dos últimos tempos

Considerado o maior festival de composições inéditas da Bahia, o 23º Festival de Música da Rádio Educadora FM traz, este ano, outra novidade: a ampliação da premiação de R$ 300 mil para R$ 400 mil.

O lançamento contou com a apresentação da estudante Vanessa Gomes, vencedora do Festival Anual da Canção Estudantil – Conecta Voz 2024, e de Fall Clássico, artista vencedor do 22º Festival de Música Educadora FM, na categoria Melhor Música com Letra. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 7 de dezembro e será transmitido pela TVE e Rádio Educadora FM, com show de um artista homenageado ainda a ser divulgado.

Secom

Projeto “Máscaras de Insurgências” apresenta ação performática gratuita neste domingo (25)

0

 

O projeto “Máscaras de Insurgências – vivência de processo criativo em máscaras e performances no semiárido” vai apresentar uma ação performática, neste domingo, às 19h, no CEU das Águas, em Petrolina. O evento, realizado pela Cia Biruta de Teatro, conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Geral, e apoio da Prefeitura de Petrolina. A entrada é gratuita.

A mostra é resultado da vivência realizada com artistas do teatro, artistas visuais e estudantes de artes no decorrer dos quatro encontros do projeto. Ao longo das atividades, o projeto abordou o processo criativo em máscaras como forma de representação, performidade e teatralidade, em diálogo com saberes tradicionais e processos de autorrepresentação no contexto do sertão semiárido.

O projeto proporcionou um mergulho na caatinga, ao mesmo tempo em que abordou aspectos performáticos, a técnica de criação de máscaras em papel machê e experimentações com materiais do bioma caatinga. “Exploramos a criação de máscaras como expressão de identidade, gênero e territorialidade no sertão semiárido, combinando a construção de máscaras em diversos materiais, experimentações em espaços urbanos e rurais, jogos teatrais, antropologia teatral, biodrama, performance e rodas de conversa”, explica a atriz e produtora cultural, Cristiane Crispim.

Após a apresentação, a ação performática será disponibilizada gratuitamente nas redes sociais da Cia Biruta.

Serviço:

Ação performática “Máscaras de Insurgências”

Quando: 25 de maio, às 19h

Local: Cineteatro Massangano – CEU das Águas (Petrolina/PE)

Classificação: Livre

Com interpretação em Libras

Ficha Técnica:

Coordenação de produção e oficineira: Cristiane Crispim

Monitoria e assistente de produção: Camila Rodrigues

Monitoria e comunicação: Letícia Rodrigues

Produção: Antonio Veronaldo

Assistente de produção: Anna Freire

Coordenação de acessibilidade: Rita Silva

Registro audiovisual e fotográfico: Abajur Soluções Artísticas

Registro audiovisual: Orbit Creative

Assessoria de imprensa: Eneida Trindade

Ascom

Prefeitura de Juazeiro manifesta pesar pelo falecimento do ex-vereador Domingos Alves Viana

0

A Prefeitura de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento de Domingos Alves Viana, ex-vereador e atuante liderança comunitária do bairro Alto da Aliança, popularmente conhecido como Domingão da Aliança.

Domingão teve uma trajetória marcada pelo compromisso com as causas sociais, especialmente nas comunidades onde atuava com dedicação.

Neste momento de tristeza, a gestão municipal expressa solidariedade à família e amigos desejando conforto a todos.

Campanha com usuários do ba.gov.br apresenta vantagens de colocar o CPF na nota fiscal

0

 

Como forma de estimular a cidadania fiscal, apresentando as vantagens de colocar o CPF na nota no ato da compra, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Bahia), por meio de parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), divulgou conteúdo via Whatsapp sobre o assunto para os usuários da plataforma https://www.ba.gov.br/. Ao inserir o número do documento na nota, o cidadão ajuda a combater a sonegação, exerce a cidadania fiscal e, caso esteja cadastrado na campanha Nota Premiada Bahia, concorre a 90 prêmios mensais de R$ 10 mil, um de R$ 100 mil e ao prêmio anual de R$ 1 milhão, além de ajudar mais de 500 entidades filantrópicas do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade.

 O conteúdo chama atenção para o prazo de participação no próximo sorteio especial de R$ 1 milhão da Nota Premiada, que será realizado no dia 17 de julho. Quem quiser concorrer deverá se cadastrar, escolher duas entidades e colocar o CPF nas notas fiscais até 31 de maio. Uma novidade apresentada na mensagem é um dos mais recentes serviços disponibilizados no www.ba.gov.br que orienta o usuário em relação à participação na Nota Premiada Bahia e dá acesso ao portal para se cadastrar na campanha: www.notapremiadabahia.ba.gov.br.

A Nota Premiada Bahia integra o Programa de Educação Fiscal (PEF), coordenado pela Secretaria da Fazenda do Estado. Com o CPF na nota, o cidadão baiano ainda garante maior segurança em suas compras por optar por estabelecimentos comerciais regularizados. Também tem mais facilidade para acompanhar seus gastos por meio dos documentos fiscais, já que, ao acessar o site da Nota Premiada Bahia (www.notapremiadabahia.ba.gov.br), na área “Minha Conta”, é possível ter um extrato eletrônico das compras realizadas, pesquisando as notas por data de autorização ou de emissão.

Show de Solidariedade

Além de concorrer a prêmios em dinheiro, quem se cadastra na campanha também passa a apoiar entidades filantrópicas inscritas no Sua Nota é um Show de Solidariedade. Toda vez que o participante insere na nota o CPF cadastrado na campanha, as entidades por ele escolhidas recebem pontos a serem revertidos em repasses financeiros.

A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em recursos em dinheiro para as mais de 500 filantrópicas ativas e regulares no Sua Nota é um Show de Solidariedade. O valor distribuído a cada quadrimestre entre as entidades do programa é de R$ 5 milhões.

Ba.gov.br

A plataforma www.ba.gov.br é um espaço digital que serve como porta de entrada para o acesso a diversos serviços oferecidos pela administração pública estadual. O portal pode ser acessado por computador ou celular e disponibiliza um canal de comunicação via WhatsApp, que utiliza um assistente virtual (chatbot) para atendimento ao cidadão.

A Sefaz-Ba ocupa a liderança entre os órgãos estaduais em número de serviços disponíveis no ba.gov.br, com 22 opções para os usuários do portal. As funcionalidades mais acessadas estão relacionadas ao ICMS e ao IPVA.

Ascom

Reta final para donos de veículos com placas de finais 5 e 6 quitarem o IPVA com 8% de desconto

0
São Paulo - Pátio de montadora em São Bernardo do Campo

 

Últimos dias para os proprietários de veículos com placas de finais 5 e 6 quitarem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única com desconto de 8%. O prazo termina nos dias 28 e 29 de maio, respectivamente. Os que optarem por dividir em cinco vezes, sem desconto, devem realizar o pagamento da primeira cota nas mesmas datas. Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, é só entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

O contribuinte deve acompanhar o calendário de pagamento disponível no site www.sefaz.ba.gov.br. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.

Para consultar a tabela de pagamento no site da Sefaz-Ba, basta entrar no canal “Inspetoria eletrônica”, “IPVA”, “Calendário”. As datas variam de acordo com o número final da placa do veículo. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Outros prazos

Os donos de automóveis com placas de finais 3 e 4 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 28 e 29 de maio, respectivamente. Por fim, vence neste mês a terceira cota para os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2, também respectivamente nos dias 28 e 29 de maio.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

 
Ascom/Imprensa/Sefaz-Ba

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas de Juazeiro com premiações de até R$ 10 mil

0



A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte está com inscrições abertas para o Concurso de Quadrilhas Juninas de Juazeiro. A prova será realizada em etapa única no dia 19 de junho, na quadra da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até o dia 12 de junho de 2025. Para tanto, devem apresentar documentos e formulário de inscrição, disponível no edital, na sede da Seculte (Rua Juvêncio Alves, nº 20, Centro), das 8h às 14h.

A documentação deve ser entregue em envelope lacrado endereçado à Secretaria, contendo: Ficha de inscrição; Currículo/histórico da quadrilha; Lista de participantes com identificação da Rainha e do Marcador; Cópia de CPF e RG (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica).

Dentre os critérios de avaliação, serão analisados os seguintes quesitos: evolução, figurino, animação, coreografia, harmonia, marcador, repertório musical e rainha. As quadrilhas juninas estilizadas concorrerão a prêmios em dinheiro e troféus. Confira os valores distribuídos:

1º lugar: R$ 10.000,00
2º lugar: R$ 8.000,00
3º lugar: R$ 6.000,00
Destaque animação: R$ 1.500,00
Melhor Rainha: R$ 1.000,00
Melhor Marcador: R$ 1.000,00

O resultado das quadrilhas selecionadas será divulgado no dia 13 de junho. Além da etapa de competição, o desfile das campeãs, com as duas primeiras colocadas, acontece no dia 24 de junho, nos festejos juninos de Juremal.

Para o secretário de Cultura Targino Gondim, é de fundamental importância a promoção de eventos que incentivem a cultura local e a tradição dos festejos juninos. “O concurso de quadrilhas valoriza nossas tradições culturais, fortalece a identidade regional e promove a integração das comunidades por meio da dança e da festa”.

Acesso ao edital: https://diario.indap.org.br/publicacoes/682e3f0d8c0b3/anexo/54902

Ascom PMJ/Seculte 

Forró, tradição e pertencimento marcam segunda noite do “São João da Gente” no João Paulo II, em Juazeiro

0

A segunda noite do “São João da Gente – Forró por Todo Canto”, realizada no bairro João Paulo II, foi uma verdadeira celebração da identidade cultural de Juazeiro. O público, que no início parecia mais contido, logo se entregou ao clima festivo. Ao som contagiante do forró, a Praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida se transformou, nesta sexta-feira (23), em um grande arrasta-pé, repleto de dança, alegria e descontração.

A festa teve início com a apresentação do Trio Xote do Vale, que animou o público com um forró leve e descontraído, ditando o ritmo dançante que se manteve durante toda a noite. Em seguida, foi a vez de Flávio Baião subir ao palco. Com sua inseparável sanfona e um repertório que revisita clássicos do forró raiz — essência dos festejos juninos —, ele encantou a plateia com uma verdadeira poesia cantada, transportando os corações para outras épocas e criando um clima nostálgico e emocionante. O sanfoneiro não escondeu a satisfação com a receptividade do público.

“É uma sensação maravilhosa. Estou vendo que o povo está gostando da gente. Nosso forró puro, cultural e autêntico está de volta aos grandes palcos, de onde nunca deveria ter saído. Estou feliz em ver o povo aplaudindo e os artistas comprometidos com a boa música, com a música raiz”, explicou o músico.

O encerramento da noite ficou por conta do Trio Granah, que cumpriu a promessa de levar diversão e boa música. Com um repertório que mesclava forró, sertanejo e modão, e com sua já conhecida interação calorosa com a plateia, os músicos desceram do palco e foram ao encontro do público forrozeiro, que não parou de dançar um só minuto.

A festa reuniu famílias inteiras que aproveitaram cada segundo. Crianças brincaram com segurança, enquanto adultos e idosos dançaram e curtiram a programação. A atmosfera foi marcada por diversão, acolhimento e solidariedade, com destaque para as doações de alimentos destinadas ao programa Juazeiro Sem Fome.

Aqueles que aproveitaram o evento para fazer suas vendas também se divertiram. É o caso de Carla Andreza Pereira, mãe da pequena Lilian Vitória, que, entre uma venda e outra, colocava sua filhinha no colo e dançava feliz, protagonizando uma cena linda de afeto entre mãe e filha. Enquanto a mamãe vendia acarajé, Lilian, de apenas seis anos, esbanjava alegria e amor pela cultura nordestina, encantando a todos ao redor com sua espontaneidade. Para Carla Andreza, que disse ter tido ótimas vendas, o trabalho é sinônimo de alegria e é feito em família.

Com um clima de pertencimento entre as pessoas, o evento provou que o forró e a tradição continuam vivos no coração dos juazeirenses. Como bem cantou Flávio Baião, “o forró é animado para quem sabe aproveitar” — e o bairro João Paulo II mostrou que sabe, e sabe muito.

Erica Santana, moradora do bairro Guilhermino, tirou um tempinho para descansar e elogiou a festa. “Eu vim ontem, estou hoje novamente e está prometendo. O prefeito está de parabéns, que ele continue. Eu quero ver a mudança que Juazeiro nunca teve. Já dancei um pouco, estou aqui sentada, mas daqui a pouco eu volto”, disse.

Dona Maria Aparecida, que há cinco anos trocou São Paulo por Juazeiro, ama a cidade e a tradição, e também celebrou a oportunidade de trabalhar e se divertir. “A festa está linda. Ontem vendi bem, hoje também está sendo bom, e ainda está cedo. A gente trabalha, mas também aproveita”, contou.

Ao final da noite, ficou evidente que o São João no bairro João Paulo II fez jus ao nome: um verdadeiro “São João da Gente”, que valorizou as raízes nordestinas e uniu crianças, jovens, adultos, idosos, trabalhadores e artistas em uma só voz. Com muita dança, música e união, a festa encerrou com chave de ouro o primeiro final de semana dos festejos juninos. E os juazeirenses já estão prontos para viver mais noites inesquecíveis nos próximos bairros da programação.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com a TV São Francisco, e visa o resgate das tradições culturais regionais.

Ascom PMJ

 

 

“Para o trabalhador assalariado, a cerveja do fim de semana não é apenas um prazer”, por Carlinhos Amorim 

0

 

Trabalhador não toma cerveja só por gosto. É o que sobra depois de uma semana inteira de suor, jornada puxada e salário curto. Enquanto isso, quem lucra com esse esforço vive no luxo — e só paga o mínimo porque é obrigado por lei.

O problema não é o churrasco simples, é ele ser a única opção.

Não é sobre inveja, é sobre justiça.

Enquanto alguns desfrutam de lanchas e jet skis nas águas calmas do Rio São Francisco, outros mal conseguem pagar a cerveja do fim de semana. O contraste entre o luxo de poucos e o esforço de muitos revela uma ferida aberta no coração do Brasil: a desigualdade social.

Para o trabalhador assalariado, a cerveja do fim de semana não é apenas um prazer — é, muitas vezes, a única válvula de escape. Depois de trabalhar seis dias para folgar apenas um, sem acesso a lazer digno, cultura, viagens ou descanso de verdade, sobra-lhe o churrasco simples e a bebida barata. É isso ou nada. Não porque ele escolheu essa vida, mas porque o sistema o empurrou para ela.

Do outro lado, estão aqueles que raramente pegam no pesado, mas lucram com o suor de quem trabalha. Pagam o salário mínimo — e só o fazem porque a lei obriga. Se pudessem, pagariam menos, ou nada. Enquanto isso, esses mesmos “empregadores” navegam despreocupados em seus brinquedos aquáticos de luxo, alheios à realidade que financia o seu conforto.

O problema não está no lazer em si, mas na desigualdade de acesso a ele. O que deveria ser um direito — o descanso, o lazer, a dignidade — vira um privilégio para poucos e um alívio precário para muitos. E seguimos repetindo o ciclo: o pobre trabalha, o rico lucra, e a esperança vai ficando para depois.

É urgente repensar o valor do trabalho, o modelo de distribuição de renda e o tipo de sociedade que estamos construindo. Enquanto a cerveja do fim de semana for a única alegria do trabalhador, é sinal de que ainda temos muito o que mudar.

Carlinhos Amorim