Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

GCM de Juazeiro reforça segurança durante o São João da Gente

0

 

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), está promovendo o “São João da Gente” até o dia 15 de junho. A iniciativa valoriza a essência do sertão, descentraliza os festejos juninos e fortalece o envolvimento das comunidades nos bairros.

Nos dias 22 e 23 de maio, os moradores do bairro João Paulo II prestigiaram a abertura da programação com muito arrasta-pé ao som do autêntico forró pé de serra. O momento também foi marcado por uma emocionante homenagem ao sanfoneiro Wanderley do Nordeste. O público ainda demonstrou solidariedade ao doar alimentos para a campanha “Juazeiro Sem Fome”.

Durante os festejos, a Guarda Civil Municipal, em conjunto com outras forças de segurança, atuou de forma preventiva, garantindo a tranquilidade do evento, sem registro de incidentes graves. A GCM seguirá reforçando o patrulhamento nos demais bairros, com o apoio de 30 agentes por noite.

Ascom/PMJ

Com auditório lotado, vice-prefeito Tiano Félix declara apoio a Vinícius e Tássio em Plenária do PT em Juazeiro

0

 

O vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix (PT), marcou presença e protagonismo na grande plenária do Partido dos Trabalhadores realizada na noite de ontem (24) no auditório do Clube dos Caçadores, na Avenida Adolfo Viana. O evento reuniu centenas de militantes, dirigentes e lideranças políticas da cidade e da região, e foi palco do lançamento oficial das pré-candidaturas de Vinícius Gonçalves à presidência do PT de Juazeiro e de Tássio Brito à presidência estadual do partido.

Durante sua fala, Tiano Félix emocionou o público ao declarar apoio aos dois companheiros, especialmente a Vinícius, a quem se referiu como “um irmão de caminhada”, destacando a trajetória semelhante de ambos, como homens oriundos da zona rural que lutam para ocupar espaços de poder e transformar a realidade das periferias, do campo e da cidade. “Ver Vinícius hoje disputando a presidência do nosso partido aqui em Juazeiro é mais do que simbólico. É a confirmação de que homens e mulheres do campo, como eu, como ele, podem e devem ocupar os espaços de decisão. Porque é a partir da nossa vivência que podemos construir políticas públicas verdadeiras para quem mais precisa”, declarou Tiano, emocionado.

O auditório ficou pequeno diante da grande mobilização da militância petista. Bandeiras do partido tomaram conta do espaço e do entorno, e diversas lideranças dos movimentos sociais, como o MST, marcaram presença, inclusive com caravanas em ônibus vindos de comunidades rurais para reforçar o apoio aos candidatos. A plenária também reforçou a importância da unidade do PT e da renovação com raízes nas bases populares.

A mesa do evento contou com a participação de importantes lideranças políticas e sociais, como:

  • Zé Carlos, do Coletivo Resistir e Avançar;

  • Kauan Barros, da Juventude do PT (JPT);

  • Érica Daiane, da Democracia Socialista e do Coletivo Enxame;

  • Zé Mota, da Esquerda Popular Socialista e MST;

  • Paulo Bomfim, ex-prefeito de Juazeiro;

  • Jojó, da Secretaria de Organização Estadual do PT;

  • Angélica, do Coletivo Renova e Secretária Estadual de Mulheres do PT;

  • Tiziu, chefe de gabinete da Prefeitura;

  • Lucas Reis, chefe de gabinete do senador Jaques Wagner;

  • Juvenilsson Passos, ex-prefeito de Sento Sé e liderança regional;

  • Gleice Dinairam, presidenta da Colônia de Pescadores de Juazeiro.

Com forte atuação na zona rural e defensor da ampliação da participação popular na política, Tiano Félix tem se consolidado como uma das principais lideranças petistas do interior baiano, reafirmando em cada agenda o compromisso com os princípios do partido e com a luta por justiça social.

Ascom

Ciganos cobram inclusão no Censo e mais acesso a políticas públicas

0

 

Um povo que resiste, que carrega na memória séculos de diáspora e perseguição, mas também de cultura, tradição e luta pela autodeterminação. Assim é o povo romani — ou povos ciganos —, composto principalmente pelas etnias calon, rom e sinti, que integra a diversidade dos povos tradicionais do Brasil.Mesmo com esse legado, o povo romani segue entre os grupos mais invisibilizados do país, apontando pouca presença no debate público e nas políticas públicas. Como outros povos tradicionais, reivindica direitos básicos, como moradia digna, acesso à educação e ao trabalho.

A série de reportagens Invisíveis do Brasil, da Agência Brasil, publicada por ocasião do Dia Nacional do Cigano (24 de maio), amplia a voz dessas lideranças e revela as principais demandas e desafios enfrentados pelo movimento romani no país. O dia foi instituído em 2006, por meio de decreto presidencial, em homenagem ao povo romani e à sua padroeira, Santa Sara Kali.

Estima-se que, no Brasil, a população cigana (também conhecida como romani) seja de 800 mil a 1 milhão de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O povo romani tem uma história de diáspora, higienização étnica, genocídio e perseguição, inclusive, pelos nazistas. Um dos 28 povos tradicionais relacionados no Decreto nº 8.750/2016,os ciganos habitam o Brasil pelo menos desde 1574, ano em que o primeiro calon, João Torres, chegou ao país com a esposa e os filhos, vindo de Portugal.

Em 1686, o país começou a deportar ciganos para o Brasil. Documentos portugueses datados daquele ano registram que eles deveriam ser degredados para o Maranhão. Antes, eram levados somente para as colônias africanas.

O multiartista, pesquisador, ativista, jornalista e produtor cultural Aluízio de Azevedo destaca que as pessoas de sua etnia, a calon, sempre tiveram uma ligação com a Península Ibérica, ainda que não fossem de lá. Ele tem a clareza de que as manifestações de repulsa que os colonizadores do Brasil direcionavam aos calon eram reproduzidas no trato com as outras etnias.

“Portugal e Espanha sempre rejeitaram muito os ciganos e os proibiam de falar a sua língua, de praticar ofícios tradicionais, como a leitura de mãos, de uma série de coisas. Por exemplo, de ficar mais de 48 horas em um mesmo lugar. Daí o nomadismo ser uma coisa um pouco forçada. E as penas eram degredo para seu país e suas colônias”, explica.

Segundo Azevedo, por três séculos, Portugal conservou a postura de repelir esses povos. “Além dessas políticas persecutórias e colonialistas que Portugal fez, chegando ao Brasil, o Brasil seguia as mesmas regras, porque era uma colônia portuguesa. Era Portugal quem mandava. E, depois, isso permaneceu no Estado brasileiro, quando ele se liberta administrativa e politicamente de Portugal. Continua com o modus operandi“, observa.

“Durante séculos, o Estado brasileiro foi muito mau com os ciganos, foi muito ruim. Inclusive, ocorreram episódios que ficaram conhecidos como as correrias ciganas, que era a polícia invadir acampamento, matar todo mundo e provocar a correria de todo mundo em fuga”, emenda.

No Brasil, entre os problemas ainda enfrentados por essa parcela da população estão o racismo, o preconceito e a falta de acesso a políticas públicas específicas, como apontam lideranças ciganas entrevistadas pela Agência Brasil.

“Sempre o racismo, o preconceito e a discriminação têm nos distanciado de acessarmos as oportunidades e feito uma diferença entre nós e a sociedade em geral. Nosso sangue é vermelho, igual ao dos outros, também sentimos fome, sede, dor, alegria, paixão. Somos seres humanos comuns, iguais a todos”, diz o presidente administrativo da Associação Nacional das Etnias Ciganas (Anec), o calon Wanderley da Rocha.

O fundador da Associação de Preservação da Cultura Cigana (Apreci), Claudio Iovanovitchi, rom do Paraná, argumenta que o povo romani não está pedindo nada excepcional. “Não queremos inventar a roda, o fogo, novos caminhos para as Índias, coisas diferentes. Não é isso. Queremos o que já existe: o acesso à educação, à escola, à saúde, à habitação. Tudo que queremos já existe. Respeitando as especificidades dos ciganos”, pontua.

Em um de seus artigos científicos, intitulado A incriminação pela Diferença, o pesquisador Felipe Berocan Veiga pontua que “os ciganos ora são vistos como uma sobrevivência ou um arcaísmo, ora como uma recorrente ameaça”.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), ele explica que a aversão ao povo romani tem “raízes profundas no imaginário, na iconografia, na literatura e nos contos populares”, que acabam ativando “medos infantis e evitações inconscientes”. E que estes, por sua vez, são capazes de aguçar os mais intolerantes a cometer atos de “violência mais explícita” contra membros de suas comunidades.

Desde o século 16, os povos ciganos ainda pleiteiam a contagem atualizada da população e a vigência do Estatuto dos Povos Ciganos, a ser criado por meio de projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional. Atualmente, a matéria (Projeto de Lei nº 1.387/22) está parada na Câmara dos Deputados.

Apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto já foi aprovado na Casa e é considerado imprescindível pelas lideranças porque obrigaria o Estado a cumprir seus deveres para com os ciganos.

Plano Nacional

Em agosto de 2024, o governo federal instituiu oPlano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, que engloba ações previstas para serem implementadas no período de 2024 a 2027 e oficializa a criação de seu comitê gestor. Com o Decreto 12.128/24, o Brasil se tornou o segundo país do mundo a lançar uma política nacional voltada estritamente para o povo romani.

Ao todo, o plano foi estruturado em dez objetivos, que envolvem combate ao anticiganismo, reconhecimento da territorialidade própria dos povos ciganos, direito à cidade, educação, saúde, documentação civil básica, segurança e soberania alimentar, trabalho, emprego e renda e valorização da cultura.

Agência Brasil

Wagner Moura conquista prêmio de melhor ator em Cannes e torna-se o primeiro brasileiro a ganhar a categoria no festival

0

Wagner Moura ganhou o Cannes de melhor ator neste sábado (24), pela sua atuação no filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. O diretor recebeu o prêmio no lugar do ator que está gravando em Londres.

Moura se tornou o primeiro brasileiro a ganhar a categoria de melhor ator no festival

“Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o ‘O Agente Secreto’ traga muitas coisas a eles”, afirmou o diretor Mendonça Filho, que também recebeu o Cannes de melhor diretor pelo longa.

Repercussão

O “The Guardian” deu nota máxima ao filme brasileiro, definindo-o como “visual e dramaticamente soberbo”, além de “ambicioso, complexo e elusivo”.

Juazeiro: Manifestantes vão as ruas em defesa da mãe e de mais 3 acusados de crime sexual e maus tratos contra criança de 5 anos; eles foram presos pela “Operação Caminhos Seguros”

0

 

Neste domingo (25), familiares e amigos dos quatro presos pelos crimes de violência sexual, maus-tratos e ameaças contra uma criança de apenas 5 anos, em Juazeiro, realizaram uma manifestação em defesa dos acusados.

Os manifestantes sustentam a inocência da mãe da criança e dos suspeitos, entre eles ex-namorados da mulher e o companheiro da avó da criança.

Eles acusam o ex-marido e pai da criança de ter feito uma acusação falsa por não aceitar a separação e como forma de prejudicar a mulher.

Os acusados foram presos pela “Operação Caminhos Seguros”, no dia 15 de maio e estão custodiados no Conjunto Penal de Juazeiro.

Prisão

Após passarem por audiência de custódia, nesta sexta-feira 16), foram mantidas as prisões dos quatro acusados pelos crimes de violência sexual, maus-tratos e ameaças contra uma criança de apenas 5 anos, em Juazeiro, Norte da Bahia. As prisões ocorreram ontem (15) e, entre os suspeitos está a mãe da vítima, que, segundo as investigações, permitia os abusos.

Os acusados foram presos durante o “Dia D da Operação Caminhos Seguros”, campanha nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Juazeiro, a operação foi realizada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM).

Ao Portal Preto no Branco, o delegado Clay Cardoso, responsável pelas investigações, declarou que os abusos aconteceram reiteradas vezes e eram cometidos no ambiente doméstico e familiar. A investigação começou dia 25.04.2025, após denúncia formalizada pelo pai da vítima.

Ainda conforme as informações, a criança também passou por escuta especializada realizada por equipe técnica do CREAS municipal, que confirmou a denúncia. Os acusados foram localizados em suas respectivas residências e não apresentaram resistência às ordens de prisão, sendo conduzidos à unidade policial e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

O delegado Clay Cardoso afirmou ainda que a DEAM de Juazeiro segue acompanhando o caso com prioridade, atuando em articulação com a rede de proteção infanto-juvenil.

“Casos como o recentemente registrado em Juazeiro, onde uma criança de apenas cinco anos foi vítima de abusos reiterados no próprio ambiente familiar, reforçam a gravidade e a complexidade desses crimes, exigindo pronta resposta do sistema de justiça. A resposta dada, com a efetivação de prisões preventivas e cumprimento de mandados de busca e apreensão, demonstra o compromisso da Polícia Civil em garantir proteção integral às vítimas, rompendo ciclos de violência muitas vezes silenciosos e historicamente invisibilizados”, destacou a autorizade policial.

Conforme informações apuradas pelo PNB, todos os acusados já respondiam por maus tratos às crianças. Além disso, entre os suspeitos dos crimes estão namorados da mãe e o companheiro da avó da criança.

Ainda segundo as informações, os crimes aconteciam desde quando a criança tinha apenas 3 anos, mas só foram denunciados após o pai da vítima consegui a guarda dos filhos na justiça e ser informado sobre os abusos. O homem ainda chegou a ser agredido e sofreu ameaças para que não chamasse a polícia.

Redação PNB

 

 

Você sabia que pode pedir a rescisão indireta se não recebe horas extras ou não tem intervalo para descanso? Por Sara Andrade

0

 

Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que a falta de pagamento de horas extras e a ausência do intervalo intrajornada são motivos suficientes para o trabalhador pedir a rescisão indireta do contrato (RRAg-1000642-07.2023.5.02.0086).

A rescisão indireta é um assunto que causa muitas dúvidas nos empregados, então estou aqui para te explicar!

“O que é rescisão indireta?”

É a “justa causa” do empregador. Sabe quando você fica em alerta para não cometer nenhum ato que resulte na demissão por justa causa? A rescisão indireta é exatamente isso, mas ao contrário: você demite o empregador.

Isso ocorre quando a empresa descumpre suas obrigações, tornando a relação de trabalho insustentável. Nesse caso, o trabalhador tem direito a todas as verbas como se tivesse sido demitido sem justa causa.

“Mas que tipo de descumprimento justifica a rescisão indireta?”

Entre as principais situações estão a falta de pagamento de salários ou atrasos frequentes, o não pagamento de horas extras, o assédio moral ou condições de trabalho abusivas, a falta de registro na carteira de trabalho, a exigência de tarefas perigosas sem os devidos equipamentos de segurança, entre outros.

E, como recentemente decidido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no processo RRAg-1000642-07.2023.5.02.0086, a ausência de pagamento de horas extras e a falta do intervalo intrajornada.

“O que é intervalo intrajornada e por que é tão importante?”

É o período de descanso e alimentação que todo empregado com jornada superior a 6 horas tem direito.

Vamos supor que você trabalhe por 8 horas e tenha direito ao intervalo de, no mínimo, 1 hora. Porém, na prática, a empresa não está permitindo que você tire esse intervalo, ou seja, você trabalha direto.

Quando a empresa não concede esse intervalo, deve pagar o tempo que lhe foi retirado com adicional de 50%.

E, com o novo entendimento do TST, a falta desse intervalo configura falta grave do empregador, sendo assim, você pode ajuizar rescisão indireta.

Isso faz diferença, pois longas jornadas sem descanso podem prejudicar a saúde e a produtividade do trabalhador.

“E se a empresa simplesmente não paga minhas horas extras?”

O pagamento das horas extras é um direito básico. Se você trabalha além da sua jornada contratual e não recebe por isso, a empresa está descumprindo o contrato.

Nesse caso, você pode exigir, além da rescisão indireta, o pagamento de todas as horas extras devidas, com os adicionais previstos em lei.

“E quais são os direitos que eu recebo na rescisão indireta?”

Se o pedido for aceito pela Justiça do Trabalho, você tem direito a aviso prévio, férias vencidas e proporcionais, acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional, multa de 40% do FGTS, saque do saldo do FGTS, seguro-desemprego (se preencher os requisitos) e a liberação das guias para levantamento do FGTS e entrada no seguro-desemprego.

“E como eu provo isso na Justiça?”

É essencial que você reúna todas as provas possíveis, como cópia dos cartões de ponto (se houver), mensagens que comprovem a sua jornada de trabalho, testemunhas, extratos de pagamento que mostrem a ausência do pagamento de horas extras, entre outros.

Se você se identificou com essas situações, procure um advogado de confiança para te orientar e garantir seus direitos.

 

Por Sara Andrade, advogada

Confira o novo cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro

0



A Unidade Móvel de Atendimento Odontológico/UMO segue levando serviços para a população. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/ Sesau irá oferecer, entre os dias 26 e 30 de maio, 15 atendimentos diários a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma:

26/05 – Segunda-feira – Residencial Mairi. 15 pacientes por demanda livre;
27/05 – Terça-feira – Residencial Dr. Humberto. 15 pacientes por demanda livre;
28/05 – Quarta-feira – Residencial Praia do Rodeadouro – Atendimento para os pacientes do Brisa da Serra. 15 pacientes por demanda livre;
29/05 – Quinta-feira – Parque Residencial. 15 pacientes por demanda livre;
30/05 – Sexta-feira – Associação Alto do Alencar. Atendimento para os pacientes do CSU. 15 pacientes por demanda livre.

Ascom PMJ/Sesau

Ações intensificadas de saúde atendem mais de 50 mil pessoas em 24 policlínicas do interior

0

Após as experiências de sucesso do Março Mulher, com mais de 23 mil atendimentos em três finais de semana nas policlínicas de Narandiba e Escada, em Salvador, o Governo do Estado ampliou o investimento em ações intensificadas de saúde, com investimento de cerca de R$ 10 milhões para levar atendimento especializado e exames diversos também ao interior baiano.

O plano de ações, financiado pelo Governo do Estado, foi iniciado em abril e será finalizado no final de junho. No total, 24 policlínicas do interior do estado realizarão mais de 51 mil atendimentos aos sábados e domingos, incluindo serviços como mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia, endoscopia, colonoscopia e pequenos procedimentos.

“Para a realização das ações intensificadas de saúde, foram consideradas as demandas reprimidas de cada Policlínica, separadamente. Os tipos de serviços ofertados variam entre as  unidades, dependendo das principais necessidades das regiões atendidas por cada uma delas”, explica Natali Ramos Lima, Coordenadora de Avaliação e Monitoramento em Unidades Consorciadas e em Parceria Público Privada da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A iniciativa tem como principal objetivo reduzir a fila de espera de serviços especializados e para realização de exames. “Na nossa região, onde a gente atende 16 municípios associados, mapeamos as principais demandas e desde abril estamos ofertando cerca de três mil exames de demanda reprimida, como ressonância com e sem contraste, tomografia com contraste, raios-x, mamografia, ecocardiograma e ultrassonografia. Temos uma ótima taxa de aproveitamento de adesão superior a 90%, com os municípios participando ativamente do processo de agendamento e transporte dos pacientes”, disse Daiane Celestino, diretora-geral da policlínica regional de saúde de Ribeira do Pombal.

“Essas ações ajudam muito na identificação precoce, e no tratamento adequado e célere de variadas enfermidades, atendendo todas as macrorregiões de saúde da Bahia. Até junho, o Governo do Estado fará todo o investimento nas ações, mas estamos agora na expectativa também de estendê-las por até mais oito meses, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde”, afirmou a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana.

 

Secom

Saúde de Juazeiro conclui ‘Giro do Zé Gotinha’ com vacinação itinerante contra a gripe

0



A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ Sesau concluiu nesta sexta-feira (23) a programação do ‘Giro do Zé Gotinha’, uma iniciativa itinerante de vacinação contra a Influenza que percorreu diversos pontos estratégicos do município. A ação teve como principal objetivo ampliar o acesso da população à imunização e reforçar a importância da prevenção contra o vírus da gripe, além de conscientizar sobre a necessidade de manter o cartão de vacinação sempre atualizado.

Durante a semana, o personagem Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de vacinação, marcou presença e levou informação e incentivo à imunização em locais como a própria sede da Sesau, a Unidade de Pronto Atendimento/ UPA, a Delegacia da Polícia Civil e o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN/PMBA).

A presença do Zé Gotinha animou servidores e usuários dos serviços de saúde e segurança pública, reforçando, de forma lúdica e educativa, a relevância das vacinas como aliadas na proteção da saúde coletiva.

A capitã médica Tainara Diaçui, do CPRN/PMBA, destacou a importância da ação: “A vacinação é um ato de responsabilidade social. Além de proteger o indivíduo, ela contribui diretamente para a saúde de toda a comunidade. A presença da equipe de imunização aqui fortalece ainda mais essa consciência entre os servidores da segurança pública.”

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina contra a gripe está disponível nas unidades de saúde do município, conforme o calendário da campanha, e convida toda a população a comparecer aos postos com CPF e cartão de vacinação em mãos.

Ascom PMJ/Sesau