Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Após reclamação da família, Secretaria de Saúde de Juazeiro se manifesta sobre demora na realização de parto cesariano no Hospital Materno Infantil de Juazeiro

1

 

Após família procurar o PNB para reclamar da demora na realização do parto de uma paciente internada desde a última terça-feira (20) no Hospital Materno Infantil de Juazeiro, a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou em nota enviada a nossa redação.

“A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ Sesau informa que a paciente em questão permanece internada na Maternidade Municipal recebendo toda a assistência necessária para a realização do parto. A equipe da unidade segue acompanhando e monitorando de forma contínua o processo de parto, que transcorre de maneira segura, dentro dos protocolos assistenciais sem apresentar qualquer risco à saúde da mãe ou da criança”.

Reclamação

Familiares de uma gestante que está internada no Hospital Materno Infantil de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar da demora na realização de parto da paciente. Segundo o relato, a mulher deu entrada na unidade de saúde na última terça-feira (20) e, não havia previsão para a realização do parto cesariano, apesar de apresentar indicação clínica para o procedimento.

“Minha nora está internada há três dias na maternidade de Juazeiro esperando uma vaga para fazer uma cesariana. Ela não está tendo dilatação e também não tem passagem para o parto normal. Além disso, apesar de ela já estar com 41 semanas e 4 dias, a criança ainda não está encaixada. Quando perguntamos o motivo pelo qual ainda não fizeram a cesariana dela, os médicos só dizem que não tem vaga para ela subir e fazer o parto”, conta a sogra da gestante.

A família teme pelas complicações que a demora pode causar tanto para a mãe quanto para o bebê e cobra uma resposta imediata da unidade de saúde.

“Vão esperar a criança morrer para providenciar uma sala de parto e fazer a cirurgia? Pedimos providências urgentes”, outra familiar da paciente.

 

Redação PNB

“Coaches da prosperidade”: Repercute em site nacional fala de coach de Petrolina comparando “pobre” e “rico”; qual a sua opinião?

0

 

Repercutiu no site nacional Pragmatismo Político a fala de uma coach de Petrolina, Sertão de Pernambuco, que fez uma comparação entre “pobre” e “rico”, em uma publicação na sua página do Instagram, onde possui mais de 160 mil seguidores.

A educadora financeira disse que: “O pobre tem um habito, ele tem que tomar cerveja todo final de semana e churrasco. A mente pobre é exatamente a mente que ele não quer abrir mão do final de semana dele. O rico não. O rico trabalha sábado e domingo e feriado, por uma época. Porque quem faz o que gosta é pobre, o rico faz o que convém”.

O Pragmatismo Político criticou a abordagem, considerando que “não só ignoram as estruturas que perpetuam a desigualdade, como também reforçam uma ética neoliberal tóxica que glorifica a exaustão como virtude”.

Diz o site: Os “coaches da prosperidade” estão ultrapassando todos os limites. Agora relacionam a pobreza ao lazer popular, numa inversão perversa da realidade social brasileira. A verdade, porém, é que o churrasco e a cerveja do fim de semana são apenas símbolos de descanso e dignidade para quem enfrenta jornadas exaustivas, baixos salários e transporte precário.

Discursos como o dessa ‘coach’ não só ignoram as estruturas que perpetuam a desigualdade, como também reforçam uma ética neoliberal tóxica que glorifica a exaustão como virtude. Reduzem a pobreza a uma questão de “escolha” individual, apagando o papel de um sistema que concentra renda, nega oportunidades e precariza o trabalho”.

E, você, qual sua opinião?

Redação PNB, com informações Pragmatismo Político 

Sesau orienta população sobre como agir em casos de sintomas gripais e reforça importância da vacinação

0

Com a chegada do período de maior circulação de vírus respiratórios, a Secretaria de Saúde/Sesau orienta a população de Juazeiro sobre como agir diante de sintomas gripais e destaca a importância da vacinação como medida essencial de prevenção.

Em casos de coriza isolada, a recomendação é ficar em casa, manter repouso e reforçar a hidratação, evitando o contato com outras pessoas. Se os sintomas evoluírem para coriza e febre, a orientação é permanecer em casa com atenção redobrada. Esse é um sinal de alerta, e o isolamento ajuda a evitar a transmissão de vírus para pessoas mais vulneráveis.

Ao perceber o agravamento dos sintomas, como coriza, febre e tosse, o ideal é procurar uma Unidade Básica de Saúde/ UBS, onde a equipe poderá avaliar o quadro clínico e indicar o melhor tratamento. Já em casos mais graves, com coriza, febre, tosse e falta de ar, é fundamental buscar atendimento imediato em uma Unidade de Pronto Atendimento/ UPA.

Além das orientações sobre sintomas, a SESAU reforça que a vacinação contra a gripe está disponível em todas as UBSs do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às às 17h na sede, de 8h às 13 no interior, e também na Farmácia Central, localizada ao lado do Camelódromo, na Praça Pedro Pereira Primo, s/n, Centro de Juazeiro. A secretaria também orienta a população a manter medidas preventivas, como o uso de máscara, a higienização frequente das mãos, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, além de evitar aglomerações e locais fechados.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF ou Cartão SUS, e, se possível, o cartão de vacinação.

Ascom PMJ/ Sesau

“Um Mergulho nos Angaris”: Exposição fotográfica será lançada nesta quinta-feira (22) na Univasf

0

 

O bairro juazeirense do Angari é o foco de uma exposição fotográfica que será exibida na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a partir desta quinta-feira (22).

A mostra “Um Mergulho nos Angaris” apresenta fotografias da jornalista Anna França e estará em cartaz no Hall da Reitoria da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O lançamento da exposição será realizado na quinta-feira, às 18h.

A mostra poderá ser vista gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As fotografias integram uma pesquisa de cunho fotoetnográfico, realizada por Anna França como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A obra “Um Mergulho nos Angaris” é composta por 70 fotos em preto e branco e busca documentar aspectos da cultura visual de um dos bairros mais antigos de Juazeiro.

A exposição é promovida pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). No texto de apresentação da mostra, o diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, Thiê Gomes, destaca que as fotografias “revelam o protagonismo dos pescadores em sua rotina, evidenciando a poética concreta de seus dias e sua relação íntima com o Rio São Francisco”. As imagens também mostram o cotidiano dos moradores e do bairro, batizado em homenagem às “angaris”, as mulheres que lavavam roupas às margens do rio.

As fotos que compõem a mostra foram realizadas em 2022, quando Anna França ficou cerca de dois meses e meio em campo fotografando. O TCC que originou a exposição foi publicado no formato de fotolivro. As fotografias foram apresentadas no Prêmio Expocom 2023 e conquistaram o prêmio na categoria Melhor Ensaio Fotográfico Artístico – Região Nordeste e, posteriormente, o de Melhor Ensaio Fotográfico Artístico Nacional, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A realização da exposição “Um Mergulho nos Angaris” conta com expografia de Ana Luiza Miranda, que assina a produção cultural e gráfica com Adriel Marques. A organização da mostra também tem a participação do servidor Delcivan Carvalho, na área administrativa.

 

Ascom/Univasf

Forró, Tradição e Renda: São João da Gente no João Paulo II, Juazeiro, começa hoje (22) e promete agitar o comércio

0

O bairro João Paulo II já ouve o som da sanfona ecoando pelas ruas e, com ele, a expectativa de boas vendas para os muitos comerciantes e vendedores ambulantes. O bairro vai ser palco do São João da Gente, nesta quinta-feira (22) e na sexta-feira (23), sendo o primeiro bairro na programação de uma festa que promete ser um marco no retorno às tradições juninas em Juazeiro.

Aproveitando a grande movimentação de pessoas no bairro, todos aqueles que trabalham com vendas de comidas, bebidas, oferta de serviços, setor de vestuário, calçados, produtos artesanais, entre outros, já estão projetando vendas consideráveis nesses e em outros setores.

Natália Joana da Silva gosta de um bom forró e vende comidas e bebidas. Para ela, as expectativas são altas. “Já sou comerciante no bairro e trabalho com lanches e bebidas. Esse período de festa sempre nos deixa com uma expectativa de ter bons dias de trabalho, com um fluxo maior de vendas. E, a meu ver, é importante que a prioridade seja dos vendedores que já são do bairro. Ficamos alegres e esperançosos em conseguir boas vendas e nos divertir enquanto trabalhamos, pois um forró é sempre bom”, explicou.

O diretor de eventos da Associação de Moradores do bairro João Paulo II, Max Silva, desenvolveu um trabalho de escuta ativa com os vendedores locais e conseguiu entender as demandas de cada um para que esse momento seja o mais organizado possível, dando à gestão municipal um controle em relação aos trabalhadores informais. O papel desenvolvido por Max foi o de encontrar caminhos que garantam dignidade para esses trabalhadores, organizando os espaços públicos de forma justa e segura para todos.
“Minha missão enquanto representante da Associação é atuar como ponte entre os moradores, os trabalhadores e o poder público, sempre buscando equilíbrio, justiça social e desenvolvimento para o nosso bairro”, salientou.

Joel Alves vai trabalhar com bebidas durante as festas e entende o evento como um resgate às raízes da comunidade. “São mais de 50 mil moradores e uma boa parte deles estava com saudades disso. Um evento com grandes atrações, resgatando o forró e os artistas locais aqui do bairro, tenho certeza que todo comércio irá ganhar, como os estúdios de beleza, lojas de roupas, os ambulantes, os parques de brinquedos. Eu acredito que vai ser um evento lindo”, afirmou.

Quem também espera um bom retorno financeiro é a Ana Paula dos Anjos, que mora no bairro há 29 anos e trabalha com brinquedos infantis itinerantes, levando diversão para as crianças nos diversos eventos daquela região. Para ela, esse evento soma positivamente no seu trabalho. “Eu trabalho com pula-pula, com escorregador inflável e quero trabalhar no evento do bairro. Espero um público grande porque um evento desse porte é muito bom para nós comerciantes e também acende o brilho do nosso bairro”, explicou.

O evento é promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte. Além da programação cultural, os moradores do bairro João Paulo II vão poder contribuir para as ações do programa Juazeiro Sem Fome, levando 1 Kg de alimento. Haverá pontos de arrecadação em todos os dias de festa.

Confira a programação do “São João da Gente – Forró por Todo Canto” no João Paulo II:

22 de Maio (Quinta-feira)
19h – Manuzinho do Acordeon e Banda Forró Mais Eu
19:30h – Jaidete Varjão;
21h – Tinho do Acordeon;
22:30h – Raimundinho do Acordeon

23 de Maio (Sexta-feira)
09h – Trio Xote do Vale
20:30h – Flávio Baião
-22:30h – Trio Granah

Ascom PMJ

Com acessibilidade para pessoas surdas, formação gratuita em audiovisual está com inscrições abertas em Petrolina

0

Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do MOVIMENTO VIDEOARTE COMUNIDADE, em Petrolina. O projeto oferece formação em audiovisual, gratuita, para iniciantes nessa linguagem. A participação deve ser confirmada até o dia 03 de junho neste link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkBW4z_QCTV29N9dLMAEEYg6Mp21k9G20TALkj62P5tvL2Aw/viewform

Podem participar jovens e adultos com idade a partir de 16 anos, residentes em Petrolina. As aulas contarão com uma equipe de intérpretes de Libras para promover a acessibilidade de pessoas surdas e ensurdecidas, que também terão prioridade no preenchimento das vagas.

Com foco na captação de som e imagem, o curso será realizado de forma híbrida, com encontros presenciais e online. Os oficinandos terão contato direto com equipamentos e técnicas do audiovisual, e aprenderão sobre as principais etapas da produção, desde a elaboração de roteiros até a realização de filmagens e gravação de som.

Os alunos também poderão desenvolver experiências de filmagem em diferentes formatos, como Ficção, Documentário, Curtas-Metragens, entre outros. Ao todo, serão 10 encontros presenciais, sempre aos sábados, das 14h às 19h, na Associação das Mulheres Rendeiras, no bairro José e Maria.

As reuniões online, assim como mentorias e atividades práticas, serão previamente combinadas com a turma. A formação terá início no dia 07 de Junho e encerramento em 09 de Agosto, com uma mostra de filmes aberta ao público, na comunidade, exibindo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e alunas.

Este projeto é uma realização da Audiovisual Brasileiro Produções, e tem incentivo da PNAB 2023 Municipal de Petrolina-PE.

Acompanhe as novidades pelo Instagram: @movimentovideoartecomunidade.
Para ver as produções anteriores acesse: @3movimentovideoarte.

Serviço:
5ª Edição do MOVIMENTO VIDEOARTE COMUNIDADE
DURAÇÃO: 07 de JUNHO a 09 de AGOSTO
TODOS OS SÁBADOS – Sempre das 14:00h às 19:00h + Intervalo para lanche fornecido pela equipe.
DATA DAS AULAS PRESENCIAIS:
07, 14, 21 e 28 de JUNHO
05, 12, 19 e 26 de JULHO
02 e 09 de AGOSTO

 

Bia Braga | Comunicação 

Exames de Língua Portuguesa e Matemática avaliam desempenho de alunos do EJA

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza, até a próxima sexta-feira (23), as provas que avaliam o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação faz parte do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (SABE) que ocorre de forma amostral nas escolas estaduais localizadas nas cidades-sede dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

Mais de 19 mil estudantes devem realizar o exame, que segue os princípios do SABE, criado em 2007 com o objetivo de acompanhar em larga escala a qualidade da educação ofertada e apoiar a construção de políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem.

A avaliação fornece subsídios importantes para o trabalho pedagógico nas escolas, permitindo que professores e gestores analisem os resultados e elaborem estratégias mais eficazes. Para os alunos do EJA, o exame contribui diretamente para garantir o direito à aprendizagem, respeitando os percursos formativos dos estudantes jovens, adultos e idosos.

“A gente tem esse sistema baiano de avaliação que permite aos municípios e à própria rede estadual avaliarem e reavaliarem as suas trilhas de aprendizagens, permitindo mais formação para os professores e investimentos nessa capacitações, bem como na infraestrutura das escolas, para que os estudantes tenham sucesso escolar”, explicou o assessor especial da SEC, Manoel Calazans, destacando que o exame ocorre anualmente.

www.educacao.ba.gov.br

Secom

Vice-prefeito Tiano Félix apresenta Programa “Juazeiro Sem Fome” à Primeira Dama Janja e ministros durante visita da comitiva Brasil-África à Embrapa/Codevasf

0

 

Durante encontro com autoridades brasileiras e representantes de mais de 30 países africanos, Tiano reforçou compromisso de Juazeiro com a segurança alimentar

Nesta quarta-feira (21), o vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix (PT), marcou presença na recepção à comitiva internacional composta por representantes de mais de 30 países africanos, em visita oficial à Embrapa Semiárido e à Codevasf, que fez parte do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.

O evento, promovido pela Presidência da República e pelo Ministério das Relações Exteriores, contou com a presença da Primeira Dama Janja Lula da Silva e de diversas autoridades federais.

Tiano esteve acompanhado de sua assessoria e de Lorena Pesqueira, coordenadora do programa “Juazeiro Sem Fome”, iniciativa municipal que atua em aliança com o Plano Brasil Sem Fome, do Governo Federal, e o Bahia Sem Fome, do Governo Estadual. Na oportunidade, o vice-prefeito apresentou o programa à Primeira Dama Janja e ao Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacando as metas de Juazeiro no enfrentamento à fome e na promoção da segurança alimentar, na zona urbana e na zona rural do município.

O “Juazeiro Sem Fome” é um programa estruturado para fortalecer a agricultura familiar, garantir acesso regular a alimentos saudáveis e combater a insegurança alimentar com políticas públicas intersetoriais. A proposta é fazer da cidade um modelo de referência nacional no combate à fome, com prioridade para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Também participaram da comitiva os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), André de Paula (Pesca e Aquicultura), e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional). Durante a programação, a comitiva visitou áreas de produção irrigada no Projeto Bebedouro, em Petrolina.

“O combate à fome precisa de ações conjuntas e contínuas. O compromisso do nosso Prefeito Andrei é com um projeto de futuro que valorize quem produz, quem planta, quem alimenta a nossa gente. Com o Juazeiro Sem Fome e o apoio dos governos estadual e federal, vamos seguir construindo uma realidade concreta para o nosso povo juazeirense”, afirmou Tiano Félix.

 

Ascom/Tiano Félix

SAAE Sento Sé identifica problemas na adutora e atua para normalizar abastecimento de água no interior

0

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sento Sé realizou, nesta semana, uma verificação técnica na adutora que abastece comunidades do interior, incluindo Quixaba, Bazuá e entorno, e identificou problemas que estavam comprometendo o fornecimento de água nessas localidades.

De acordo com o diretor do SAAE, Joaquim Ferreira, a principal causa da irregularidade no abastecimento foi o uso indevido da rede. “Durante a vistoria, encontramos diversas ligações clandestinas que estavam prejudicando a distribuição da água. Já iniciamos o corte dessas ligações, estamos notificando e aplicando as devidas multas, além de iniciar a instalação de hidrômetros em todas as residências atendidas pela adutora”, afirmou.

A ação

Faz parte do compromisso do SAAE em garantir que a água chegue de forma adequada e igualitária a toda a população sentoseense, especialmente nas comunidades rurais, onde o acesso à água potável é essencial. O órgão segue monitorando a rede e realizando os ajustes necessários para restabelecer e manter o fornecimento de forma contínua e eficiente.

Ascom/PMSSE