Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Travessia Urbana: Após solicitação da prefeitura e comunitários, DNIT inicia a demolição de galeria entre os bairros Lomanto, Alto do Cruzeiro e João XXIII, em Juazeiro

0

 

 

O Diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas, em contato com o PNB, informou que o DNIT “atendendo pedido da prefeitura e das comunidades do Lomanto Junior, Alto do Cruzeiro, João XXIII e adjacentes começou a demolição do excedente do bueiro do riacho do Macarrão, situado entre os bairros citados.

“O pedido das comunidades e do Prefeito Andrei Gonçalves foi atendido e a parte que interditava a via está sendo demolida. É ganho para Juazeiro e para as comunidades que seriam prejudicadas e reivindicaram providências”, anunciou Mitonho.

Alerta

No último mês de março, os comunitários alertaram para o risco de isolamento que a obra da Travessia Urbana, no trecho que liga os bairros Lomanto, Alto do Cruzeiro e João XXIII, poderia causar às comunidades locais. No local estava sendo construída uma galeria de concreto. Segundo apontou o comunitário João Leopoldo, a galeria ficaria acima do nível da rua.

“É inadmissível que essa obra, que já isolou os moradores da Travessa Lomanto Júnior, venha a fechar as vias históricas de acesso aos bairros Alto do Cruzeiro e João XXIII, sempre utilizadas como alternativas por motoristas e pedestres através do Pontilhão.”

Leopoldo destacou ainda que já entregou um ofício ao ministro dos Transportes, Renan Filho, em janeiro deste ano, quando o ministro visitou as obras em Juazeiro. Ele afirmou confiar na sensibilidade e na mediação das autoridades de Juazeiro para evitar que um bairro central e histórico como o Lomanto seja prejudicado, inclusive com a desvalorização de seus imóveis devido às intervenções da Travessia Urbana.

De acordo com a CLC, empresa responsável pela obra, a intervenção constava no projeto e a galeria seria destinada ao escoamento das águas do Riacho Macarrão, impedindo o trânsito de veículos e pedestres pela Travessa Lomanto Júnior, o que deixou os moradores indignados.

Redação PNB

 

Encerramento da campanha Maio Amarelo em Juazeiro destaca protagonismo feminino no trânsito

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT e da Secretaria de Mulher e Juventude/SMJ, realizou neste sábado (31) a Parada do Maio Amarelo, evento que marcou o encerramento das ações da campanha deste ano. Com foco no protagonismo feminino no trânsito, a ação reforçou a importância da conscientização, da responsabilidade coletiva e do respeito no cotidiano das vias públicas.

A mobilização, realizada na Praça Cordeira de Miranda, carinhosamente conhecida como São Tiago Maior, trouxe à tona dados que revelam o papel fundamental das mulheres na construção de um trânsito mais seguro. Apesar de ainda serem minoria entre os condutores habilitados, as mulheres apresentam índices significativamente menores de envolvimento em acidentes de trânsito.

O diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas, destacou a importância do exemplo feminino na condução segura. “As mulheres no trânsito têm feito um trabalho excelente reduzindo acidentes, com mais atenção ao trânsito, e nós, homens, precisamos também nos espelhar nesse exemplo. O trânsito é vivo e depende da atenção e do cuidado de cada um de nós”, reforçou.

Já a secretária de Mulher e Juventude, Érica Daiane, salientou o papel da parceria entre as pastas para chamar a atenção da sociedade. “A gente vem nessa parceria com a AMTT, encerrando a campanha do Maio Amarelo e trazendo essa temática para a sociedade. Muitas vezes, a população não pensa sobre isso, mas os números mostram que os acidentes de trânsito têm menos mulheres envolvidas do que homens”, afirmou.

Entre as participantes da ação, a aposentada e comerciante Araguacy Maria de Carvalho, que dirige há 42 anos, chamou atenção para a imprudência no uso do celular ao volante. “Estava passando por aqui quando vi a ação da prefeitura, que é muito importante, principalmente para nós mulheres. Eu dirijo há 42 anos, nunca bati um carro e, hoje em dia, o que mais me chama atenção são as pessoas sem consciência que pegam o celular e ficam dirigindo com o celular na mão, causando um grande fluxo de acidentes”, destacou.

Ações do Maio Amarelo em Juazeiro

A Parada do Maio Amarelo encerra um mês inteiro de atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Juazeiro por meio da AMTT, como palestras, blitz educativas, campanhas em escolas e ações comunitárias, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. O tema deste ano, “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, foi trabalhado em diversas frentes, sempre com o propósito de estimular uma cultura de paz e responsabilidade no trânsito.

Em uma ação intersetorial, diversas atividades contaram com a parceria das secretarias de Educação/Seduc, Mulher e Juventude/SMJ e Saúde/Sesau. Através do projeto “Vidas no Trânsito”, do Governo Federal, a Sesau realizou duas ações estratégicas com base em dados da Vigilância Epidemiológica, que apontam os locais com maior incidência de acidentes de trânsito no município: o bairro Piranga, nas imediações da Estação do Saber, e o distrito de Maniçoba. Nessas localidades, foram desenvolvidas atividades educativas lúdicas voltadas para crianças, conduzidas pelo Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS), além de orientações a adolescentes nas escolas da região.

Nas avenidas próximas, a AMTT e a SESAU realizaram blitz educativas. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/CEREST, em parceria com a AMTT, também promoveu ações voltadas a mototaxistas e entregadores por aplicativo, com foco no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e na prevenção de acidentes de trânsito durante o trabalho.
Com o encerramento da campanha, a Prefeitura de Juazeiro reforça o compromisso com a segurança viária e destaca que a construção de um trânsito mais seguro é uma responsabilidade coletiva, que deve ser assumida todos os dias por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Texto: Diana Silva / Ascom PMJ

Sobradinho abre inscrições para seleção de 28 projetos culturais com recursos da Lei Aldir Blanc 2

0

 

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, lançou oficialmente o Edital de Chamamento Público nº 02/2025, que visa a seleção de 28 projetos culturais para firmar Termo de Execução Cultural com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, instituída pela Lei Federal nº 14.399/2022.

Com valor total de R$ 219.795,00, o edital contempla diversas linguagens artísticas, como teatro, música, literatura, audiovisual, artes visuais, cultura popular e manifestações tradicionais locais. Os projetos selecionados receberão apoio financeiro conforme descrito no Anexo I do edital, com valores variados, chegando a até R$ 11.000,00 por proposta aprovada.

As inscrições estão abertas de 02 a 06 de junho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail. Os interessados devem enviar a documentação exigida para rminscricaopnab@gmail.com, com o assunto “inscrição”.

Podem se inscrever artistas, coletivos e grupos culturais que atuem ou residam no município de Sobradinho há pelo menos dois anos. Serão aceitas inscrições de pessoas físicas, MEIs, pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos e coletivos sem CNPJ, desde que representados por pessoa física.

Além do apoio financeiro, os agentes culturais selecionados deverão firmar Termo de Execução Cultural e realizar ações de contrapartida social, voltadas prioritariamente à comunidade escolar e à Mostra Cultural prevista para novembro de 2025.

“Este edital é um marco para a cultura de Sobradinho e representa o compromisso do poder público com os nossos artistas, mestres da tradição, grupos e coletivos que mantêm viva a alma cultural da cidade. Convidamos todos os fazedores de cultura a se inscreverem. É uma oportunidade de transformar ideias em ações que toquem a vida das pessoas, com incentivo, reconhecimento e valorização”, destacou o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Patrick Carvalho.

O edital completo e seus anexos estão disponíveis no site oficial da Prefeitura:
www.sobradinho.ba.gov.br

Mais informações: na sede da SETUC ou pelo e-mail: rminscricaopnab@gmail.com

Ascom/PMS

Cadastro para ambulantes que querem atuar na Festa do Interior 2025 de Casa Nova começa nesta segunda-feira (2)

0

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, inicia nesta segunda-feira (2) o período de cadastramento para ambulantes interessados em comercializar produtos durante a Festa do Interior 2025. O cadastramento vai até 30 de junho e deve ser feito diretamente no Setor de Tributos, localizado na Praça Gilson Viana, ao lado da Prefeitura.

O assessor especial de Fazenda, Joel Júnior, reforça a importância de atenção ao prazo. “Após o dia 30 de junho não será mais possível realizar o cadastro. As vagas são limitadas, e os espaços são definidos por ordem de chegada. Quem deseja garantir seu lugar precisa se antecipar.”

Mapa do Espaço

Durante o cadastro, os ambulantes poderão visualizar o mapa do espaço público, escolher seu lote e efetuar o pagamento do alvará via Pix ou boleto municipal. No dia da festa, fiscais da Prefeitura irão orientar os comerciantes, entregar os alvarás e auxiliar na localização dos lotes.

Critérios

Para obter o alvará, é necessário estar em dia com o município. Débitos de IPTU ou alvarás anteriores devem ser regularizados. Os documentos exigidos são: Pessoa física: RG, CPF e comprovante de endereço; Pessoa jurídica: cartão do CNPJ.

O valor do alvará será calculado conforme o tipo de atividade e o espaço ocupado (ex: barracas de bebida ou de alimentação). Para mais informações os interessados podem entrar em contato com o setor de tributos através do WhatsApp (74) 98113-9768.

Ascom PMCN

“Adolescência e Deficiência: Vamos falar sobre isso”?: Alunos do curso de psicologia da Univasf Petrolina promovem debate sobre os desafios de adolescentes com deficiência

0

 

Será realizado no dia 6 de junho, às 14h, no Núcleo Temático 3 (NT-3), localizado no Campus Sede da Univasf Petrolina, no Sertão de Pernambuco, um evento que traz como tema “Adolescência e Deficiência: Vamos falar sobre isso”?

O debate é promovido pelos estudantes do curso de Psicologia, como parte das atividades da disciplina de ‘Psicologia e Pessoa com Deficiência’, ministrada pela professora Karla Daniele Maciel Luz e conta com apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf.

As vagas são limitadas e as inscrições, que custam R$ 12,00, devem ser feitas através de um formulário online no site da instituição. Podem participar estudantes, profissionais da saúde e demais interessados no tema.

Participarão dos debates, a professora Helayne Cardoso, mulher surda e educadora; Samuel Lima dos Santos, jovem com paralisia cerebral e Ana Simões, adolescente com deficiência física.

 

Redação PNB

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

0

 

O novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, afirmou que a entidade atuará para expandir investimentos na modalidade feminina. O dirigente se manifestou em entrevista a jornalistas na Neo Química Arena, em São Paulo, onde o Brasil derrotou o Japão por 3 a 1, em amistoso na noite da última sexta-feira (31).

“Deixamos bem claro [em conversa com as atletas da seleção feminina, que ocorreu horas antes da partida na capital paulista] que queremos apoiar, incentivar, investir, trazer mais captação de recursos para poder ter um campeonato robusto”, declarou Xaud.

“O que vamos fazer é continuar dando suporte, apoio. O que a CBF puder fazer pelo futebol feminino, que é uma das bandeiras que defendo, vamos estar fazendo, com mais investimentos e trazendo patrocinadores para apoiar e investir na modalidade em todo o Brasil”, completou o dirigente, eleito para o cargo no domingo passado (25).

O técnico da seleção feminina, Arthur Elias, foi questionado, em entrevista coletiva, sobre a expectativa com relação à nova gestão da CBF. Para o treinador, ter as portas abertas na entidade é importante, mas somente parte de um processo de revolução que envolve clubes, federações e governo federal.

“O que temos de mais importante é a Copa do Mundo [de 2027, no Brasil]. Para ser mais rápida [essa evolução], precisamos do aumento de oportunidades para as garotas, um trabalho social, porque ainda fazemos poucos, e melhores condições para as atletas jogarem”, avaliou o técnico.

Na ocasião em que foram anunciadas as oito sedes do Mundial, no começo do mês, a diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Marileia dos Santos, a ex-jogadora “Michael Jackson”, afirmou que a estratégia nacional para a modalidade, criada para fortalecer a base e incentivar a prática do esporte a meninas e mulheres, está em andamento.

“Isso tudo vai se intensificar com a chegada da Copa. Queremos formar uma rede sólida, que permaneça muito além de 2027. A ideia é descentralizar, para que o impacto do futebol feminino floresça em todos os cantos do país”, disse Michael Jackson, ao site do ministério.

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 40 milhões; próximo sorteio será  terça-feira (3)

0

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.870 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (31), em São Paulo. Com isso, o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 40 milhões. Os números sorteados foram: 06 – 13 – 15 – 19 – 32 – 60

O próximo sorteio da Mega-Sena está marcado para terça-feira (3). As apostas podem ser feitas em qualquer casa lotérica ou pelo site Loterias Online da Caixa. A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 5,00.

Agência Brasil

Cantor Lenno Ferreira foi preso em João Pessoa (PB); ele é acusado de ser o responsável pelo acidente que matou a bancária Thiara Freire e deixou 3 feridos em estado grave

0

 

A Polícia Civil confirmou ao PNB a prisão do cantor Lenno Ferreira, acusado de ser o responsável pelo acidente envolvendo uma van e um veículo de luxo, conduzido pelo vocalista, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, no início de maio.

O juiz da comarca de Santa Maria da Boa Vista, havia expedido um Mandado de Prisão Preventiva, em razão do acidente, e Lenno Ferreira foi preso em João Pessoa (PB).

A bancária Thiara Freire, 33 anos, uma das 15 pessoas que viajavam na van, morreu no local do acidente. Outros sete passageiros ficaram feridas, sendo três em estado grave.

Acidente

O acidente ocorreu no Km 116 da BR 428, no município de Santa Maria da Boa Vista.

A PRF informou ainda que houve uma colisão da Range Rover na parte traseira da van. Em seguida, a van capotou e o veículo de luxo desceu uma ribanceira.

Ainda conforme as informações, o cantor Lenno teve lesões leves, e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Ele foi autuado.

Redação PNB

 

 

 

“Bebê Rebordose”: Whindersson Nunes anuncia show em Petrolina no dia 12 de Setembro

0

 

O humorista Whindersson Nunes, de 30 anos, aderiu a onda dos “bebês reborn” e aproveitou a febre nas redes sociais para anunciar seu próximo show. Nesta sexta-feira (30), ele publicou um vídeo divertido em que aparece usando apenas uma fralda, imitando os bonecos: “Bebê Rebordose”.

O novo show do artista, que fará um tour pelo Brasil, passará por Petrolina no dia 12 de setembro, segundo informou o comediante.

Whindersson retomou seus compromissos profissionais, após um período dedicado ao tratamento da saúde mental. Há cerca de três meses, o artista se internou voluntariamente em uma clínica psiquiátrica.

Redação PNB