Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Transforma Petrolina lança programação do São João Solidário 2025

0

 

O Transforma Petrolina lançou, nesta segunda-feira (02), a programação do São João Solidário 2025, evento que une tradição, cultura e muita solidariedade. A programação deste ano traz várias ações que buscam envolver as pessoas e fortalecer o trabalho social realizado no município. A grande novidade deste ano é o apoio ao Hospital Dom Tomás, referência no tratamento de câncer na região, que, com a colaboração do Transforma Petrolina, busca incentivar a população a contribuir com doações para expandir seus serviços de radioterapia.

 A programação inclui mais uma edição do Forró do Vovô, um dos eventos mais aguardados do São João de Petrolina, que agora passa a se chamar Forró do Vovô e da Vovó, com o objetivo de incluir também as mulheres da terceira idade. A festa está marcada para o dia 16 de junho, na Vila São Francisco, dentro do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, reunirá Instituições de Longa Permanência, centros de idosos e a população em geral. O evento foi pensado com o objetivo de fortalecer os vínculos, valorizar a pessoa idosa e resgatar as memórias afetivas do público nesse período junino.

Outro destaque da programação é o projeto Fã Solidário, ação já consolidada do Transforma Petrolina, que, todas as noites, sorteará ingressos doados pelo Lounge PNZ para o Camarote do São João. O público que participar da campanha, realizando doações de alimentos, concorrerá aos ingressos. O objetivo é arrecadar mantimentos para garantir segurança nutricional a famílias que precisam, além de envolver, de forma divertida, a população em ações de impacto social.

O Transforma Petrolina também  lança a tradicional Campanha do Agasalho, uma iniciativa que visa arrecadar roupas, cobertores e itens de inverno para as famílias em situação de vulnerabilidade social.  A coleta será realizada em oito pontos da cidade e contará com o apoio de empresas, escolas e instituições parceiras, além de contar com a participação ativa de voluntários.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o São João Solidário é uma iniciativa que tem se fortalecido a cada ano com a missão de impactar a vida de quem mais precisa. “Estamos muito felizes em realizar mais uma edição do São João Solidário. É uma ação linda que envolve muita dedicação para transformar vidas”, afirma.

Ascom 

Prefeitura de Casa Nova apoia Encontro de Apicultores com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do mel 

0

Com apoio da Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o Sindicato dos Produtores Rurais e o Sebrae realizaram nesta sexta-feira (30) o Encontro de Apicultores de Casa Nova. O evento reuniu o vice-prefeito Galdino Araújo, produtores, técnicos e representantes do setor para discutir avanços, desafios e estratégias voltadas ao fortalecimento da apicultura no município. 

Com uma cadeia produtiva em expansão e grande potencial econômico, a apicultura tem se consolidado como uma das atividades rurais mais promissoras da região. O encontro proporcionou um espaço de troca de experiências e conhecimentos, além de reforçar o compromisso da gestão municipal com os produtores locais. 

“Nosso compromisso é apoiar cada vez mais o homem e a mulher do campo, oferecendo condições para que atividades como a apicultura se desenvolvam com qualidade e sustentabilidade. Esse encontro é uma prova do quanto acreditamos na força da produção rural de Casa Nova”, destacou o secretário municipal de Agricultura, João Honorato. 

Ascom/PMCN 

Secretaria da Educação reúne gestores dos 27 Núcleos Territoriais para discutir ações pedagógicas

0

Para debater avanços pedagógicos na rede pública, a Secretaria da Educação do Estado promove, neste final de semana, o Encontro de Integração da Gestão Descentralizada. Gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), diretores e superintendentes da SEC participam do evento, que acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

De acordo com o assessor especial da SEC, Manoel Calazans, a ação é uma das estratégias utilizadas para compartilhar iniciativas e boas práticas aplicáveis nas unidades escolares e, também, discutir os desafios dos alunos na aprendizagem.

Segundo o gestor, a partir do panorama apresentado no encontro, é possível adotar ações específicas que colaborem para o melhor desempenho dos estudantes e definir formas da gestão escolar colaborar de maneira objetiva e prática.

“O papel da SEC vai além dos grandes investimentos em estrutura. Nossa missão também é identificar os gargalos na aprendizagem e atuar lado a lado com os estudantes. E uma das formas de chegar a esse objetivo é ouvir os gestores dos NTEs, profissionais que estão na ponta deste processo”, afirmou Calazans.

Auxílio à tomada de decisões

O diretor do NTE 8 – Médio Sudoeste, Eduardo Cardoso, ressaltou a relevância do encontro que, segundo ele, é uma oportunidade para conhecer o panorama de todo o Estado.

“Encontros desta natureza são extremamente importantes para a tomada de decisões e para que possamos superar os índices, principalmente de proficiência, e garantir um resultado positivo nas avaliações externas”, disse.

Ascom

Campeonato Riachense de Futebol 2025 chega ao fim com o Vasco de Sento Sé campeão

0

 

O povoado de Riacho dos Paes foi palco, neste sábado (31), da grande final do Campeonato Riachense de Futebol 2025, competição realizada pela Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Administração e da Gerência de Desportos. Em uma partida marcada por emoção e espírito esportivo, o Vasco de Sento Sé sagrou-se campeão, enquanto o Vila Nova garantiu o vice-campeonato.

“É gratificante ver a comunidade reunida em torno do esporte, vibrando com seus times e participando ativamente. Continuaremos incentivando e promovendo ações como essa, que elevam o espírito comunitário e fortalecem nossos talentos locais. Parabéns aos campeões e a todos os envolvidos!”, destacou a prefeita Giselda Carvalho.

A competição contou com uma premiação total de R$ 10.500 em dinheiro, além de troféus e medalhas para as equipes finalistas. Destaques individuais também foram reconhecidos com prêmios em dinheiro, troféus e medalhas, nas seguintes categorias: Artilheiro: Júnior (Juventus Tapera), Jogador Revelação: Marquinho (Juventus Tapera), Melhor Técnico: Décio (Vila Nova), Melhor Jogador: Ivanilson (Vasco Sento Sé) e Melhor Goleiro: Niel (Vasco Sento Sé).

O secretário de Administração, Adriano Almeida, participou da premiação dos campeões e destacou a importância do investimento no esporte amador. “O Campeonato Riachense mostra que o esporte continua sendo um poderoso instrumento de inclusão, lazer e cidadania. A gestão tem se empenhado para fortalecer ainda mais o futebol em todas as comunidades do nosso município.”

Homenagem

Durante a cerimônia de encerramento, a Prefeitura prestou uma homenagem especial ao ex-vereador José Matos Paes, o popular Juquinha, reconhecido por seu legado esportivo no distrito de Riacho dos Paes.

Para o gerente de Desportos, João Borges, a competição é reflexo da valorização do esporte em todas as regiões de Sento Sé. “Encerramos mais uma edição com sucesso, participação ativa da comunidade e jogos de alto nível. Isso mostra o quanto o futebol do interior está vivo e pulsante”, finalizou.

Ascom PMSSE

“Não é de competência do município”, esclarece Prefeitura de Juazeiro, após protesto de moradores contra situação precária de estrada no Junco/Salitre

2

 

Procurada pelo PNB, após protesto de usuários da estrada que dá acesso ao distrito do Junco/Salitre, a Prefeitura de Juazeiro esclareceu que o trecho apontado em condições precárias “não é de competência do município”.

A gestão reforçou que o local onde os manifestantes estavam protestando, segundo informações levantadas pela equipe da ADR, é de responsabilidade do Governo do Estado, e que equipes da prefeitura “já estão trabalhando nas estradas vicinais do distrito”.

Os manifestantes cobram a requalificação da estrada que, segundo relatos, está cheia de buracos. Nesta segunda-feira (2), os manifestantes interditaram a estrada e atearam fogo no meio da pista.

“Pedimos, com urgência, a requalificação da estrada, pois as condições estão bastante precárias, causando vários prejuízos aos veículos, acidentes e exposição para assaltos na região. O povo clama por uma assistência dos órgãos competentes. Que tomem uma providência urgente, pois o salitreiro também é gente e cidadãos de bem, pagadores dos seus impostos e exercem os seus direitos cívicos sempre em busca de melhorias”, declarou um morador da região ao PNB.

“Aqui não tem mais pista não, só tem buracos. Na época da eleição, a galera de vereador gravando vídeo, mostrando a situação da pista, mas depois que ganharam, ninguém gravou vídeo sumiram. Aqui passa carro carregado de cebola, melão, pimentão. Um lugar produtivo que nem o Salitre numa situação desta”, relatou outro morador do distrito.

 

Redação PNB

Muriçocas infernizam e moradores questionam: “Qual órgão agora está responsável pelo trabalho de combate”?

0

 

Moradores de diversos bairros de Juazeiro voltaram a procurar o PNB para cobrar ações de combate às muriçocas, após a crescente infestação dos mosquitos na cidade. A situação, que pareceu controlada nos primeiros meses da gestão do prefeito André Gonçalves, agora causa um desconforto generalizado.

“É impossível ter paz dentro de casa”, reclamou uma moradora do bairro Piranga.

“As muriçocas não dão sossego, picam a gente o tempo todo, principalmente à noite. Já tentei de tudo: repelente, inseticida, mas nada resolve,” relatou Sueli Souza, do Argemiro.

A reclamação é geral e também a cobrança por ações efetivas por parte da gestão municipal: “Nos primeiros meses do governo elas sumiram, mas de uns tempos para cá, o trabalho de combate parece ter deixado de lado, e a situação saiu do controle.”

Eles questionam ainda: “Qual o órgão que está responsável pelo trabalho de controle das muriçocas? ”

Na gestão anterior, o trabalho de combate aos mosquitos era de competência do SAAE. Segundo a Ascom, na gestão atual a autarquia deixou de ter a competência pelo serviço. Já a Secretaria de Saúde, também procurada pelo PBN, informou que o trabalho estaria sendo compartilhado com ações da SESP, SAAE e SESAU.

Nós encaminhamos o questionamento à Prefeitura de Juazeiro. E perguntamos: De que forma vem sendo realizado o trabalho de combate? O que vem sendo feito? Por que este aumento considerável no último mês, já que a situação foi controlada nos primeiros 4 meses de governo?

Aguardamos uma resposta da administração municipal.

Reclamações

“Estava bom demais pra ser verdade”, observou um morador do Alto do Cruzeiro, em Juazeiro, sobre o tormento causado pelas muriçocas. Depois de uma trégua, os mosquitos voltaram a incomodar nos diversos bairros da cidade, principalmente nos que ficam mais próximos aos canais.

“Qual o trabalho de combate às muriçocas que a prefeitura vem fazendo? Elas estavam controladas, mas agora voltaram com força total”, desabafou um morador do bairro Cajueiro.

“Não podemos baixar a guarda para as muriçocas. Parece que elas voltaram das férias. Aqui entre os bairros Castelo Branco e Dom Tomás, na boca da noite, elas estão voltando aos bandos”, relatou o morador Delmir.

“Todo início de governo é assim. A nova equipe para mostrar trabalho, limpa os canais, faz o trabalho de combate e funciona. Passados alguns meses, largam de mão e o problema volta. Final de tarde está um horror”, reclamou Dona Sueli Souza, moradora do bairro Novo Encontro.

A reclamação da moradora é a mesma de uma comerciante do bairro que relata o incômodo para seus clientes.

“Os clientes reclamam das muriçocas e estão sumindo, pois ninguém aguenta sentar em uma mesa para tomar uma bebida, comer alguma coisa, e ser atacado por elas. Pedimos a prefeitura que tome providência, pois quando querem, eles sabem como dar fim nas muriçocas”, reclamou a comerciante que pediu para não ser identificada.

 

 

Redação PNB 

Secretaria de Educação de Juazeiro divulga chamada pública para professores alfabetizadores

0

A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc divulgou no Diário Oficial da última sexta-feira (31/05) a Chamada Pública nº 001/2025 para seleção e composição de banco de alfabetizadores populares no âmbito do programa Brasil Alfabetizado. As inscrições devem ser realizadas até terça-feira (03/06), por meio do endereço eletrônico https://selecaopedagogica.juazeiro.ba.gov.br.

Os candidatos devem ter, no mínimo, ensino médio completo do curso de magistério, estar cursando a partir do 5º período ou ter concluído o curso superior em Pedagogia. Para realizar a inscrição, o interessado deve preencher o formulário e enviar toda a documentação comprobatória, anexada em PDF, comprovando os títulos, a experiência profissional e o atendimento aos requisitos exigidos para o exercício da função de alfabetizador.

A seleção disponibiliza 6 vagas para a área urbana e/ou zona rural do município. Os demais candidatos irão compor um banco de recursos humanos, cuja convocação estará condicionada a eventuais desistências, substituições e/ou à criação de novas vagas durante o período de validade desta chamada.

Os candidatos convocados receberão uma bolsa de R$ 1,1 mil e desempenharão suas atividades em uma jornada de 12h semanais de trabalho.

Ascom/PMJ

Câmara de Juazeiro recebe Selo Ouro em Transparência Pública

1

A Câmara Municipal de Juazeiro foi reconhecida com o Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).

A premiação faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que avalia o nível de transparência ativa nos portais institucionais, com base em critérios rigorosos de acesso à informação e controle social.

O presidente da Câmara, Mitu do Sindicato, celebrou a conquista: “É a primeira vez que a Casa Legislativa de Juazeiro recebe o Selo Ouro, o que demonstra o compromisso da nossa gestão com a transparência e a boa administração. Esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto de todos os vereadores e servidores, que têm se dedicado ao cumprimento das obrigações legais e ao fortalecimento da confiança da população”, disse o Edil.

Ascom

Manifestantes interditam estrada no distrito do Junco/Salitre, em Juazeiro: “Não tem mais pista não, só tem buracos”

0

 

Na tarde desta segunda-feira (2), usuários da pista principal do distrito do Junco/Salitre, em Juazeiro, realizaram uma manifestação cobrando a requalificação da estrada que, segundo relatos, está em condições precárias.

Em protesto, os manifestantes interditaram a estrada e atearam fogo no meio da pista.

“Pedimos, com urgência, a requalificação da estrada, pois as condições estão bastante precárias, causando vários prejuízos aos veículos, acidentes e exposição para assaltos na região. O povo clama por uma assistência dos órgãos competentes. Que tomem uma providência urgente, pois o salitreiro também é gente e cidadãos de bem, pagadores dos seus impostos e exercem os seus direitos cívicos sempre em busca de melhorias”, declarou um morador da região ao PNB.

“Aqui não tem mais pista não, só tem buracos. Na época da eleição, a galera de vereador gravando vídeo, mostrando a situação da pista, mas depois que ganharam, ninguém gravou vídeo sumiram. Aqui passa carro carregado de cebola, melão, pimentão. Um lugar produtivo que nem o Salitre numa situação desta”, relatou outro morador do distrito.

Estamos encaminhando a reivindicação para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB