Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

APLB Sindicato se reúne com Seduc e equipe do Colégio Municipal Raimundo Clementino de Souza para avaliar denúncia de agressão; professor foi afastado das atividades

0

 

A APLB Sindicato reuniu-se com a secretária Maéve Melo e equipe do Colégio Municipal Raimundo Clementino de Souza – distrito de Pinhões, após denúncia de agressão a aluno e familiar. A ação teria sido praticada pelo professor substituto, Ricardo Borges.

A reunião teve o objetivo de acompanhar a situação desse episódio. “Acompanhamos a equipe da Secretaria Municipal de Educação juntamente com as superintendentes de gestão e de ensino do fundamental e das creches para garantir que todos pudessem ter direito de defesa. Tivemos a oportunidade de ouvir a equipe gestora, o professor Ricardo Borges, e também o aluno e a avó. A intenção é de que a partir de agora a Seduc tome todas as providências e encaminhe o caso ao jurídico para saber quais as orientações, que podem findar em um Processo Administrativo para que seja avaliada a conduta do professor”, explica o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery.

A APLB informa ainda que, mesmo o professor não sendo filiado à entidade, foi assumido um compromisso de estar presente para dar garantias de que ele também deve passar sua versão nesse episódio que resultou, inclusive em uma agressão externa, fora do ambiente escolar. “É importante a participação da APLB nesse momento para que haja garantia da defesa do direito do contraditório de todos os envolvidos”, finalizou Gilmar, informou a Ascom da APLB.

Nesta terça-feira (3), o Diário Oficial do Município publicou o afastamento temporário de Ricardo Borges.

Redação PNB

“Questão de saúde pública”: Após reclamações de juazeirenses, prefeitura anuncia Força-tarefa para combater a proliferação das muriçocas

0

Em resposta as reclamações de moradores de diversos bairros de Juazeiro que cobram ações de combate às muriçocas, após a crescente infestação dos mosquitos na cidade, a gestão municipal anunciou nesta terça-feira (3) que iniciou uma força-tarefa com o objetivo de manter a limpeza e combater a proliferação dos mosquitos.

A infestação dos mosquitos é uma questão de saúde pública muito séria, pois além do incômodo, esses insetos podem transmitir diversas doenças, como dengue, zika e chikungunya.

A ação anunciada envolve as Secretarias de Serviços Públicos/Sesp e de Saúde/Sesau e já “intensificou nesta semana a limpeza e desobstrução dos canais da cidade, começando pelo Canal do Riacho Macarrão, alcançando mais de 2 quilômetros de extensão e atendendo bairros como Novo Encontro, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, Lomanto Júnior, Monte Castelo, Barranqueiros e Sol Levante”, informou a PMJ.

“Integrando o Programa Juazeiro Limpa, a operação visa combater a proliferação de muriçocas e outros vetores, prevenindo alagamentos, doenças e melhorando a qualidade de vida da população. A força-tarefa também inclui ações coordenadas do Núcleo de Endemias da Sesau, com bloqueios vetoriais, aplicação de larvicidas, eliminação de criadouros e ações educativas nas comunidades. O serviço é reforçado por uma atuação conjunta entre secretarias, garantindo mais eficiência nas limpezas de canais, terrenos baldios e áreas críticas da cidade. A Prefeitura também reforça a importância da colaboração da população, que pode solicitar o serviço gratuito de Cata Treco — para descarte correto de móveis e objetos — via WhatsApp, pelo número (74) 97400-1194”.

O Secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, destacou o caráter preventivo da ação e ressalta que a colaboração da comunidade é fundamental.

“Estamos atuando de forma permanente, coordenada e estratégica. A limpeza e manutenção dos canais é uma medida essencial para evitar o acúmulo de água e resíduos, que favorecem a proliferação das muriçocas. A população merece viver em uma cidade limpa, segura e saudável”, afirmou o secretário.

Já o secretário de Saúde, Helder Coutinho, ressaltou a importância da integração entre as secretarias e da participação popular.

“O combate às muriçocas exige união de esforços. Além das ações de campo com aplicação de larvicidas e bloqueios vetoriais, temos mobilizado nossas equipes para orientar a população. É fundamental que todos façam sua parte, evitando água parada e permitindo o acesso dos agentes às residências”, destacou.

Ainda de acordo com a PMJ, o serviço é reforçado por uma atuação conjunta entre secretarias, garantindo mais eficiência nas limpezas de canais, terrenos baldios e áreas críticas da cidade. A Prefeitura também reforça a importância da colaboração da população, que pode solicitar o serviço gratuito de Cata Treco — para descarte correto de móveis e objetos — via WhatsApp, pelo número (74) 97400-1194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Com quase 90% de cobertura no último ciclo de visitas domiciliares e um Índice de Infestação Predial/IIP de apenas 0,9 na zona urbana, Juazeiro se mantém dentro dos parâmetros considerados satisfatórios pelo Ministério da Saúde.

Reclamações enviadas ao PNB

Nesta segunda-feira (2), moradores de diversos bairros de Juazeiro voltaram a procurar o PNB para cobrar ações de combate às muriçocas, após a crescente infestação dos mosquitos na cidade. A situação, que pareceu controlada nos primeiros meses da gestão do prefeito André Gonçalves, agora causa um desconforto generalizado.

“É impossível ter paz dentro de casa”, reclamou uma moradora do bairro Piranga.

“As muriçocas não dão sossego, picam a gente o tempo todo, principalmente à noite. Já tentei de tudo: repelente, inseticida, mas nada resolve,” relatou Sueli Souza, do Argemiro.

A reclamação é geral e também a cobrança por ações efetivas por parte da gestão municipal: “Nos primeiros meses do governo elas sumiram, mas de uns tempos para cá, o trabalho de combate parece ter deixado de lado, e a situação saiu do controle.”

“Qual o trabalho de combate às muriçocas que a prefeitura vem fazendo? Elas estavam controladas, mas agora voltaram com força total”, desabafou um morador do bairro Cajueiro.

“Não podemos baixar a guarda para as muriçocas. Parece que elas voltaram das férias. Aqui entre os bairros Castelo Branco e Dom Tomás, na boca da noite, elas estão voltando aos bandos”, relatou o morador Delmir.

“Todo início de governo é assim. A nova equipe para mostrar trabalho, limpa os canais, faz o trabalho de combate e funciona. Passados alguns meses, largam de mão e o problema volta. Final de tarde está um horror”, reclamou Dona Sueli Souza, moradora do bairro Novo Encontro.

“Os clientes reclamam das muriçocas e estão sumindo, pois ninguém aguenta sentar em uma mesa para tomar uma bebida, comer alguma coisa, e ser atacado por elas. Pedimos a prefeitura que tome providência, pois quando querem, eles sabem como dar fim nas muriçocas”, reclamou a comerciante que pediu para não ser identificada.

 

 

Redação PNB 

“A Tardinha Cai”: João Gilberto será homenageado com sarau especial em frente à casa onde cresceu, em Juazeiro

0

 

Em homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira e mundial, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, realiza na próxima terça-feira, 10 de junho, o sarau “A Tardinha Cai”, em celebração ao aniversário de João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, que completaria 94 anos nesta data.

O evento acontecerá a partir das 17h, em frente à casa onde o artista nasceu e passou parte da infância, localizada na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), nº 20, no Centro de Juazeiro. O local também abriga atualmente o Memorial Casa da Bossa Nova, que estará aberto para visitação ao longo do dia, das 8h às 17h, com acervo de fotos, discos, vídeos e objetos que contam a trajetória do criador da Bossa Nova.

Com uma programação especial, o sarau vai reunir apresentações musicais, contação de histórias, bate-papo cultural e uma ambientação cuidadosamente preparada, com iluminação, palco e sonorização que evocam a atmosfera poética e intimista característica da obra de João Gilberto. A proposta é proporcionar uma experiência sensorial e afetiva, conectando o público à essência do artista e ao legado que ele deixou para a música brasileira e para o mundo.

“Celebrar João Gilberto é mais do que reverenciar um gênio da música. É reforçar o pertencimento cultural de Juazeiro e manter viva uma herança imensurável. Essa homenagem é também um convite para que a cidade abrace cada vez mais sua história e sua identidade musical”, destacou o superintendente de Cultura da Seculte, João Leopoldo.

O sarau “A Tardinha Cai” integra as ações permanentes da Prefeitura de valorização da memória cultural e de fortalecimento do turismo histórico e artístico. O evento reforça o compromisso da gestão em promover iniciativas que aproximam a população de suas raízes, ampliando o acesso à cultura de forma sensível, inclusiva e transformadora.

Ascom PMJ/Seculte

Defesa de Lenno afirma que laudo da PRF “é claro ao confirmar que o cantor não apresentava sinais de embriaguez no momento do acidente” e que motorista da Van realizou “uma manobra proibida”

0

 

A defesa do cantor Lenno Ferreira, acusado de embriaguez ao volante e homicídio culposo por causar o acidente que resultou na morte da bancária Thiara Freire, de 33 anos, no último dia 05, em Santa Maria da Boa Vista, Sertão de Pernambuco se manifestou em nota enviada a imprensa.

O vocalista, que foi preso no último domingo (01) após um show em João Pessoa-PB, teve a prisão revogada pela Justiça de Pernambuco, através da Vara Única da Comarca de Santa Maria da Boa Vista, nesta terça-feira (3). Segundo informações obtidas pelo Portal Preto no Branco, o juiz decidiu substituir a prisão preventiva por outras medidas cautelares.

O Mandado de Prisão Preventiva de Lenno havia sido expedido pelo juiz da comarca de Santa Maria da Boa Vista. Após a prisão, a defesa do cantor informou que “recebeu com surpresa o cumprimento do decreto de prisão preventiva” e que iria buscar o acesso integral aos autos do processo para pedir a revogação da prisão.

A defesa de Lenno destacou ainda que “o cantor jamais se furtou de prestar os esclarecimentos devidos perante as autoridades, não atentou contra as investigações e não praticou qualquer ato capaz de ensejar a sua prisão cautelar”.

A nota emitida pelos advogados de defesa de Hênio Ferreira dos Santos, conhecido artisticamente como “Lenno”, Rafael Lino e Marcílio Rubens, diz que “a prisão foi imposta imediatamente após um acidente de trânsito, ocorrido em 5 de maio, baseando-se preponderantemente no depoimento do condutor do outro veículo envolvido no acidente e sem a apresentação de laudos técnicos conclusivos. Após a interposição do pedido de revogação, o juízo competente reconsiderou a decisão inicial a partir da análise de acervo técnico probatório colacionado posteriormente, que evidencia a inconsistência dos elementos acusatórios iniciais”.

Os advogados ressaltaram ainda que:

1. No dia do acidente, LENNO permaneceu no local até a chegada do socorro, assim como, das autoridades policiais competentes;
2. LENNO se apresentou voluntariamente à polícia judiciária através de seus advogados constituídos, os quais mantiveram contato com a autoridade policial e peticionaram nos autos do Inquérito Policial, demonstrando desde o início sua disposição em colaborar com as investigações;
3. O laudo técnico da Polícia Rodoviária Federal é claro ao confirmar que LENNO não apresentava sinais de embriaguez e nem de uso de substâncias psicoativas no momento do acidente;
4. Ademais, restou esclarecida a concorrência do motorista da Ducato Minibus, que transportava passageiros, na dinâmica do acidente, realizou uma manobra proibida (ultrapassagem em faixa contínua) e que comprometeu a regularidade da condução.

A decisão judicial de revogação da prisão preventiva, acertadamente, considerou que não havia mais fundamentos que justificassem a medida extrema, uma vez que Hênio não representava risco à ordem pública ou à instrução criminal. Assim, a liberdade foi concedida.

Ressaltamos que a repercussão midiática que precipitou os apontamentos acerca dos fatos, sem maiores esclarecimentos, vem trazendo graves implicações à carreira de LENNO, um artista renomado, afetando sua imagem e compromissos profissionais.

A decisão da Justiça reflete a importância da presunção de inocência e do direito à defesa.

Agradecemos a atenção de todos e estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Petrolina – PE, 03 de Junho de 2025.
RAFAEL LINO      MARCÍLIO RUBENS
OAB – BA 32437    OAB-PE 32.422 

Acidente

O acidente ocorreu no Km 116 da BR 428, no município de Santa Maria da Boa Vista.

A PRF informou ainda que houve uma colisão da Range Rover conduzida pelo cantor na parte traseira de uma van. Em seguida, a van capotou e o veículo de luxo desceu uma ribanceira.

A bancária Thiara Freire, uma das 15 pessoas que viajavam na van, morreu no local do acidente. Outros sete passageiros ficaram feridas, sendo três em estado grave.

Ainda conforme as informações, o cantor Lenno teve lesões leves, e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Ele foi autuado na ocasião.

 

Redação PNB

 

 

 

Hospital Dom Malan, em Petrolina, registra aumento de 329% no número de pacientes com síndromes respiratórias agudas nos últimos 4 meses

0

 

O Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, registrou aumento de 329% no número de atendimento a pacientes com síndromes respiratórias agudas entre os meses de fevereiro a maio deste ano. Fevereiro é o mês que marca o início da sazonalidade conhecida nas unidades de saúde na região nordeste do país, se estendendo até meados de julho.

De acordo com os dados do Pronto Socorro Infantil (PSI) da unidade, maio foi o mês de pico nos atendimentos até agora. Foram 1.541 atendimentos no PSI somente a pacientes com sintomas de doenças respiratórias, do total de 2.793 atendimentos realizados no período, chegando a uma taxa de ocupação de leitos de 220%.

“Já prevendo esse aumento significativo no número de atendimentos, nós ampliamos o número de profissionais no Pronto Socorro Infantil (PSI), com a contratação de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas por plantão e aumentamos mais 15 leitos na unidade para esse período.  A nossa capacidade estrutural é limitada para a grande demanda, porque nós atendemos pacientes de 53 municípios que compõem a Rede Peba (Hospitais de Pernambuco e Bahia, conveniados ao Sistema Único de Saúde), ” explicou a diretora geral do HDM Ismep, Daniele Moreno.

Comparando a 2024-Em fevereiro de 2024 foram atendidos 368 pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Esse ano, foram 469. Em março de 2024 foram atendidos 1. 401 pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Esse ano, foram 847. Em abril do ano passado, foram atendidos 1.757 pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Esse ano, foram 1.210. Em maio, 1.534 pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Esse ano, foram 1.541.

Síndrome Respiratória Aguda Grave

A Síndrome Respiratória Aguda Grave afeta principalmente crianças. Entre os vírus identificados, há predomínio dos vírus Influenza A e B e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ocasionando infecções das vias aéreas que atingem diretamente as crianças, demandando uma grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento. O Vírus Sincicial Respiratório é o principal agente causador de infecção do trato respiratório inferior de crianças nos primeiros anos de vida.

Ascom/HDM

Juazeiro dá início à Semana do Meio Ambiente com ações  integradas: Blitz Educacional e 1ª ExpoCaatinga são destaque na programação

0


A Semana do Meio Ambiente começou oficialmente em Juazeiro nessa segunda-feira (2), mobilizando a população com uma programação intensa, repleta de educação, cultura e consciência ambiental. Quem passou pela Praça Cordeiro de Miranda (São Tiago Maior), no centro da cidade, pôde prestigiar uma série de atividades realizadas de forma integrada, com o objetivo de valorizar a Caatinga, preservar as riquezas naturais da região e incentivar o turismo ambiental e pedagógico.

As ações começaram com uma Blitz Educativa, reunindo a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA e do Serviço de Água e Saneamento Ambiental/SAAE, que distribuíram mudas de espécies nativas da Caatinga, sacolinhas para lixo veicular e muita informação ambiental aos motoristas. A operação contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT, garantindo a segurança e a organização do tráfego no local.

Ainda pela manhã, alunos da rede municipal de ensino participaram de uma roda de conversa sobre o turismo pedagógico, destacando a integração entre meio ambiente, história, cultura e economia. Para Jomar Benvindo, diretor de Turismo de Juazeiro, e representante da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte na ação, esses temas caminham juntos. “Falamos de turismo pedagógico a partir de um roteiro socioambiental. Abordamos a preservação da história, da cultura e da identidade como um diferencial para o desenvolvimento da atividade econômica e isso é de extrema importância”, afirmou.

Outro destaque do dia foi a realização da 1ª ExpoCaatinga de Juazeiro, que trouxe ao público imagens, materiais educativos e exemplares do trabalho de conservação realizado no Parque Nacional do Boqueirão da Onça e no Refúgio da Vida Silvestre da Ararinha-Azul – unidades de conservação fundamentais para a preservação da biodiversidade da Caatinga. A exposição, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da SEMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, atraiu moradores e turistas de diversas regiões e ficou aberta ao público até as 16h.

Maria de Fátima Duarte Martins é professora aposentada e mora em Pelotas/RS. Ela veio para a região para uma residência em cerâmica e, andando pela cidade, se deparou com a mostra, se sentindo impactada pela experiência. “O Brasil é tão grande e a gente não conhece tudo que existe. Fiquei emocionada com a história da ararinha-azul. A gente precisa se mexer, fazer o que puder, mesmo que pareça pequeno”, declarou.

A ExpoCaatinga também apresentou ferramentas utilizadas pelos profissionais do ICMBio no monitoramento de espécies e no combate a incêndios, destacando o trabalho incansável dos brigadistas. Artistas locais também tiveram seu espaço. Entre eles, Seu Antônio dos Prazeres, artesão e vaqueiro de Curaçá, que encantou os visitantes com esculturas de ararinhas-azuis feitas manualmente, utilizando apenas madeira de umburana, uma serrinha e um canivete. “Esse momento aqui é uma oportunidade para mostrar o que a gente faz no interior porque às vezes nosso trabalho não chega até as pessoas e essa é uma oportunidade boa”.

A chefe do Núcleo de Gestão Integrada das Unidades de Conservação do ICMBio, Cláudia Bueno, vê o momento como uma oportunidade para as pessoas conhecerem aquilo que existe dentro da própria região, mas que não é devidamente divulgado. “Essa é uma grande oportunidade e, pela primeira vez, temos essa abertura. Essas áreas protegidas ficam aqui pertinho, então é uma oportunidade para as pessoas conhecerem o que tem aqui em seus próprios quintais, essa maravilhosa biodiversidade”, pontuou.

A Semana do Meio Ambiente segue até quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma programação variada. Estão previstas gincanas de recicláveis em escolas da rede municipal, plantio de mudas, apresentações teatrais, dinâmicas e o encerramento oficial, no Centro de Cultura João Gilberto.

Ascom PMJ

Secretaria de Saúde de Juazeiro inicia reparos estruturais e técnicos na UBS do Antônio Guilhermino, alvo de uma ação do MPBA

0

 

Alvo constante de reclamações, a Unidade Básica de Saúde do Antônio Guilhermino, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, foi vista pelo Ministério Publico que, através da Promotora de Justiça Rita de Cássia Souza, ajuizou uma Ação Civil Pública para que a Prefeitura de Juazeiro resolva com urgência os problemas encontrados na UBS.

Desde a gestão passada, usuários da unidade procuram o PNB para apontar problemas que vão desde a falta de material para os atendimentos, a necessidade de reparos na sua infraestrutura.

 

“Algumas pessoas estão deixando de ser atendidas porque estão faltando luvas no posto. Outro problema é o bebedouro que está quebrado, deixando os usuários com sede. Além de tudo isso, algumas fiações estão expostas, sem nenhuma proteção, colocando em risco a vida dos usuários, principalmente das crianças, que podem levar descargas elétricas ao terem contato com os fios fora do quadro elétrico”, alertou um morador em junho do ano passado.

Ação MPBA

Segundo o MPBA, a medida foi tomada após inspeções do Conselho Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária e do Núcleo Regional de Saúde Norte, que apontaram uma série de irregularidades que colocam em risco a saúde de funcionários e pacientes.

Entre os problemas encontrados estão o acúmulo de água e esgoto na entrada da unidade, rachaduras no teto, equipamentos quebrados, fiação elétrica exposta, falta de materiais de higiene e segurança e banheiros sem condições de uso.

Ainda de acordo com o MPBA, na ação, a promotora cita que tentou resolver a situação por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a gestão municipal, mas não houve resposta.

“Diante da falta de providências, o MPBA solicitou à Justiça que obrigue o Município a realizar as reformas necessárias e regularizar todos os pontos apontados nas inspeções. Entre as exigências estão a troca de portas e janelas, conserto dos aparelhos de ar-condicionado, compra de móveis adequados, reforma dos banheiros, instalação de sala de vacinação conforme as normas, correção da parte elétrica, drenagem da área externa e atualização da documentação exigida pelos órgãos de saúde”.

Em caso de descumprimento da decisão judicial, a ação prevê uma multa diária de 5 mil reais.

Ação da Sesau

Procurada pelo PNB, a Secretaria de Saúde informou “que está ciente das demandas relatadas sobre a Unidade Básica de Saúde/ UBS do Antônio Guilhermino, e informa que providências estão em curso para sanar os problemas identificados. A Sesau ressalta ainda que as irregularidades apontadas são oriundas da gestão anterior e já vinham sendo mapeadas pela atual administração, que desde o início assumiu o compromisso de reestruturar e recuperar os equipamentos públicos de saúde do município. A equipe de manutenção da Sesau já está atuando na unidade, realizando os devidos reparos estruturais e técnicos. Entre as ações em andamento estão correção da parte elétrica, melhorias nos banheiros, substituição de materiais danificados, manutenção de equipamentos, entre outras intervenções voltadas à segurança, à higiene e ao bem-estar de usuários e profissionais”.

Redação PNB

Festa do Interior 2025 será lançada domingo (08), nas Dunas de Casa Nova

0

  

A contagem regressiva para a maior festa de Casa Nova já começou! Neste domingo (08), a Prefeitura de Casa Nova realiza o lançamento oficial da Festa do Interior 2025, a partir das 10h, nas Dunas, um dos pontos turísticos mais belos e visitados da região. 

O evento contará com shows da Banda Voa Voa e mais duas atrações locais, em um dia de muita música, animação e celebração cultural. A programação vai marcar o início das expectativas para a edição 2025 da festa, que é símbolo de tradição, identidade e alegria para o povo casanovense. 

O prefeito Anisio Viana destacou a importância desse momento para a valorização da cultura e do turismo local. “A Festa do Interior é o maior símbolo da nossa cultura e da força do nosso povo. Fazer esse lançamento nas Dunas, de forma aberta e participativa, é reforçar o nosso compromisso com a tradição, com o turismo e com a alegria que define Casa Nova. Estamos preparando uma edição histórica”, disse.  

Ascom/PMCN 

Secretaria da Educação alerta para finalização do  prazo de inscrição do Enem 2025

0

Faltam quatro dias para o encerramento das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. Até o início desta semana, pouco mais da metade dos concluintes do Ensino Médio da rede estadual da Bahia confirmaram participação no exame.

De acordo com dados parciais apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), até o momento, 68.622 estudantes se inscreveram, o que representa 52,7% do total previsto. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reforça o alerta para que nenhum candidato perca o período de inscrições.

“As informações no site da SEC são seguras e levam direto à página oficial do exame. Em caso de dúvida, o estudante deve procurar a secretaria da escola antes de se inscrever. Os 27 Núcleos Territoriais de Educação estão mobilizados com pontos focais para acompanhar esse processo”, destaca Ítalo Paim, coordenador de Ensino Médio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica.

Disponibilidade de laboratórios de informática com internet, apoio dos professores e acompanhamento da equipe gestora fazem parte das ações adotadas para garantir o acesso à inscrição, especialmente para quem não possui esses recursos em casa.

Alunos da 3ª série do Ensino Médio já estão pré-inscritos no sistema e precisam apenas confirmar os dados no sistema na Página do Candidato Já os estudantes das demais séries e os que concluíram o curso em anos anteriores devem preencher o cadastro completo na Página do Participante, disponível até sexta-feira (6), às 23h59.

O ENEM é a principal forma de ingresso no Ensino Superior e pré-requisito para programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Em 2025, o exame volta a permitir a certificação do Ensino Médio para candidatos com 18 anos ou mais, desde que obtenham a pontuação mínima exigida.

Ascom/SEC