Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Léo Lins, comediante que ridicularizou Juazeiro em show realizado no SESC/Petrolina, foi condenado a oito anos de prisão por conteúdo preconceituoso e discriminatório

0

 

O comediante Léo Lins foi condenado a oito anos e três meses de prisão por propagar conteúdo contra minorias e grupos vulneráveis. A condenação de Leo Lins foi proferida pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, após  um pedido do Ministério Público Federal que entrou com uma ação contra o comediante  em 2023.

O vídeo, que foi gravado em 2022, mostra o humorista fazendo declarações ofensivas contra negros, idosos, obesos, pessoas com HIV, homossexuais, indígenas, nordestinos, evangélicos, judeus e pessoas com deficiência. Até agosto de 2023, quando foi retirada do ar por decisão judicial, a gravação acumulava mais de 3 milhões de visualizações na plataforma.

A Justiça considerou que suas falas causaram constrangimento, humilhação e exposição indevida a diversos grupos, incluindo negros, idosos, pessoas com deficiência, homossexuais, judeus, indígenas, nordestinos e pessoas gordas.

Além da pena, o réu deverá pagar uma multa equivalente a 1.170 salários mínimos, em valores da época da gravação, e indenização de R$ 303,6 mil por danos morais coletivos. Ainda cabe recurso.

Segundo a decisão da juíza Barbara de Lima Iseppi, da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, o alcance da publicação na internet e a diversidade de grupos atingidos foram fatores considerados para o agravamento da pena. A Justiça também entendeu como agravante o fato de que as declarações foram feitas em um contexto de diversão e descontração.

Para a Justiça, apresentações como a do comediante incentivam a propagação de violência verbal e fomentam a intolerância e a atividade artística de humor não serve como “passe-livre” para a prática de crimes, e que a liberdade de expressão não pode ser usada como justificativa para disseminar discurso de ódio.

“O exercício da liberdade de expressão não é absoluto nem ilimitado, devendo se dar em um campo de tolerância e expondo-se às restrições que emergem da própria lei”, diz um trecho da decisão. “No caso de confronto entre o preceito fundamental de liberdade de expressão e os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica, devem prevalecer os últimos.”

Piadas discriminatórias

A carreira de Léo Lins é marcada por polêmicas e indignação do público que reage as suas piadas discriminatórias e desrespeitosas. Em agosto de 2022, a Justiça de São Paulo condenou o comediante a pagar indenização por ter ofendido uma mãe de um jovem com autismo. Léo Lins também foi criticado por um comentário desrespeitoso a uma criança com hidrocefalia do Ceará.

Em fevereiro de 2019, o PNB publicou reportagem repudiando a apresentação do comediante no Sesc de Petrolina. Ele lotou o Teatro Dona Amélia e no seu repertório de piadas toscas alimentou o bairrismo entre Juazeiro-BA e Petrolina-PE, ridicularizando a cidade baiana.

À época nossa redação recebeu inúmeras manifestações de repúdio ao “show de humor” em que o comediante depreciava a cidade de Juazeiro, com falas agressivas, que desqualificavam os moradores, ridicularizavam representantes políticos e atacava bairros da cidade.

No vídeo de apresentação do show, o agora condenado pela Justiça se referia a cidade como “Terra das Carrancas”, “pela aparência da população quando está com dengue” e afirmava que “Juazeiro foi povoada por muriçocas”. Ele também fazia menção ao Mercado do Produtor, chegando a dizer que “no Ceasa vende até maconha” e que “o maior produto exportado até hoje por Juazeiro foi Ivete Sangalo”.  Ele ainda atacou o bairro João Paulo II, taxando de atrasado “onde Airton Sena ainda está vivo” e “o presidente ainda é Eurico Gaspar Dutra”.

Redação PNB

Convivendo com esgoto estourado na porta, moradora da Av. Mestre Lula, Alagadiço, em Juazeiro, cobra presença do SAAE: “Não aguentamos mais!”

0

 

Uma moradora da Avenida Mestre Lula, no bairro Alagadiço, em Juazeiro, procurou nossa redação para reclamar dos incômodos causados por esgotos estourados na via. Eles cobram a presença do SAAE e dizem que autarquia já foi comunicada do problema, mas não ainda resolveu a situação.

“Estamos indignados com os esgotos na porta de nossas casas. Já ligamos várias vezes para o SAAE e nada resolvem. Eles vêm, fazem uma maquiagem e somem. Não aguentamos mais! Nós pegamos taxas de esgoto para sentir este mal cheiro? Temos crianças em casa e não é justo pagar a taxa para viver dentro da merda. Sempre que procuramos o SAAE, eles arrumam algum pretexto, alguma desculpa. A última desculpa deles foi que um cano está amassado. E porquê não consertam? Fazem um serviço seboso e o problema continua. Está horrível! Lembrando que aqui na rua existem as escolas Arco Íris e Dínamo e os alunos também sofrem, até o material deles cai no esgoto. Os carros passam e espirra esgoto nas pessoas. Um descaso com nós moradores,” protestou a moradora.

Encaminhamos a reclamação para o SAAE e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Petrolina: Vereador Gilmar Santos denuncia retirada de verba da infraestrutura para bancar São João de Petrolina: “Enquanto o povo das periferias continua no abandono”

0

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina, realizada nesta terça-feira (03), o vereador Professor Gilmar Santos (PT), líder da bancada de oposição, fez duras críticas à gestão municipal por retirar mais de R$ 7 milhões de áreas essenciais, como infraestrutura e serviços públicos, para reforçar o orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, responsável pela organização do São João da cidade.

A denúncia foi formalizada por meio do Requerimento nº 0315/2025, apresentado pelo parlamentar e rejeitado pela base governista, com 16 votos contrários e apenas 3 favoráveis.

Segundo Gilmar, o Decreto nº 050/2025, assinado pelo prefeito Simão Durando (União Brasil), abriu um crédito suplementar de mais de R$ 8 milhões, sendo R$ 7.182.000,00 redirecionados especificamente para a secretaria que promove o São João, às custas de recursos retirados de áreas fundamentais para a população.

“Qual o valor previsto desse recurso para o evento do São João? Qual é a justificativa? De onde o prefeito está tirando dinheiro da população e colocando na secretaria que promove o São João? De quais ações, serviços e programas foram retirados esses valores?”, questionou o vereador durante o discurso.

Apesar de reconhecer a importância cultural e econômica da festa junina, o Professor Gilmar foi enfático: “Não é justo promover uma grande festa enquanto o povo das periferias continua no abandono, vivendo no esgoto e sem moradia digna.”

Outro ponto grave destacado pelo parlamentar foi o aumento do endividamento do município. Segundo ele, a gestão já comprometeu mais de R$250 milhões nos últimos oito anos. Com um novo empréstimo previsto na ordem de R$800 milhões, junto a instituições financeiras internacionais, o município poderá ultrapassar a marca de R$1 bilhão em dívidas, sem apresentar à população o detalhamento dos investimentos, nem resultados concretos para os bairros mais carentes.

“Com tantos milhões, por que as nossas periferias continuam abandonadas? Por que não tem um programa de moradia? Por que que a comunidade do Topázio, por exemplo, tem que passar por esse sofrimento nesse momento, já que não faltam milhões? Por que tantas ocupações de luta por moradia?”, questionou Gilmar, denunciando o descompasso entre os recursos disponíveis e a ausência de políticas públicas eficazes.

O vereador também cobrou responsabilidade da Câmara Municipal no exercício de sua função fiscalizadora. “Essa Casa é chamada de Casa do Povo. Então tem que agir como tal. Se a gente não sabe quanto entra e como é gasto, é farsa. Não é gestão, é maquiagem.”

Diante da rejeição do requerimento, que pedia explicações formais do Executivo sobre o remanejamento dos recursos, o Professor Gilmar afirmou que irá acionar o Ministério Público e a Justiça, exigindo que a Lei de Acesso à Informação seja cumprida e que os direitos da população sejam respeitados.

Ascom

Polícia Civil prende acusado de matar Zuleide Batista Paulino, vítima de bala perdida, na Travessa da Maravilha, Juazeiro; crime ocorreu em setembro passado

0

 

A Delegacia de Homicídios de Juazeiro prendeu o acusado pela morte de Zuleide Batista Paulino, 54 anos, vítima de bala perdida, durante uma tentativa de homicídio ocorrida na Travessa da Maravilha, bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro, Norte da Bahia. O crime ocorreu no dia 15 de outubro de 2024, quando a vítima estava em um estabelecimento comercial e foi atingida pelo disparo de arma de fogo.

Zuleide chegou a ser encaminhada para o Hospital Universitário de Petrolina, mas foi a óbito após passar por uma cirurgia.

De acordo com a PC, o autor dos disparos foi um homem de iniciais F.S.S, conhecido como “Tchuru”, que também responde por outros homicídios ocorridos na cidade. Além disso, ele é apontado como integrante de uma organização criminosa armada, com atuação no tráfico de drogas e em execuções sumárias em Juazeiro e região.

Investigação

A investigação, que contou com a análise de imagens de câmeras de segurança e com o apoio da perícia criminal, realizou exames de microcomparação balística e, com base nesses elementos, foi possível identificar F.S.S, conhecido como “Tchuru”, como autor dos disparos. A arma utilizada no crime foi apreendida em poder do investigado e teve sua compatibilidade confirmada com os projéteis encontrados no corpo da vítima e no local do crime.

“O crime causou grande repercussão e comoção na comunidade local, uma vez que ocorreu em plena luz do dia, em uma área comercial movimentada, expondo transeuntes a risco extremo. A vítima, uma cidadã sem qualquer envolvimento com os autores, que na ocasião tentaram matar um desafeto, foi atingida fatalmente enquanto transitava pelo local”.

O Delegado responsável pelo caso representou pela prisão preventiva de F.S.S e as investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar outros homicídios e delitos associados ao mesmo grupo criminoso.

“A atuação da Polícia Civil não se encerra com este indiciamento. A apuração de outros crimes relacionados ao grupo segue em curso, para garantir justiça às vítimas e segurança à comunidade de Juazeiro”, informou a Polícia Civil.

Redação PNB, com informações Delegacia de Homicídios de Juazeiro

Polícia Civil, em Juazeiro, prende grupo suspeito de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas; uma adolescente de 15 anos foi apreendida na ação

0

 

A Polícia Civil da Bahia, por meio de uma ação integrada envolvendo a Delegacia de Homicídios, o CATTI da Coordenadoria Regional de Juazeiro, a Delegacia Territorial e a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), deflagrou, na manhã desta terça-feira (03), uma operação que resultou na prisão de cinco pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso envolvido em homicídios ocorridos na cidade de Juazeiro.

A ação teve como base o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão Criminal expedido pela Vara do Júri da Comarca de Juazeiro, sendo realizada em um imóvel situado no bairro Alto do Alencar.

Segundo a Polícia Civil, as investigações indicavam que o local vinha sendo utilizado como base de atuação por indivíduos ligados a crimes violentos letais intencionais.

“Durante a abordagem, os ocupantes do imóvel, identificados como L.M.S.A, M.J.B, P.L.S.W, J.M.A.N e A.I.S.R (15 anos) tentaram se desfazer de objetos ilícitos, arremessando-os para terrenos vizinhos. Os materiais foram prontamente localizados e apreendidos pela equipe policial”.

No imóvel, foram apreendidos uma pistola calibre .40, com numeração aparentemente suprimida e 13 munições, além de um revólver calibre .32, desmuniciado, munições de calibres diversos (.40, .32 e 9mm) e entorpecentes, entre maconha e cocaína, distribuídas em diversos cômodos da residência.

Conduzidos à Delegacia de Polícia, os acusados foram flagranteados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de arma de fogo e corrupção de menores e estão à disposição da Justiça. A adolescente apreendida foi encaminhada aos familiares conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“As investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer a participação do grupo em outros crimes na região, especialmente homicídios ocorridos nos últimos meses”, informou a PC.

Redação PNB, com informações DH/Juazeiro

Circuito Agro do Sebrae leva capacitações para comunidades de Curaçá (BA)

0

 

Cerca de 60 produtores rurais da agricultura familiar do município de Curaçá, moradores das comunidades de São Bento e Poldrinho, no Sertão da Bahia, participaram no último domingo, 1º de junho, de oficinas de capacitação realizadas pelo Sebrae, com apoio da Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal. As oficinas presenciais, divididas em dois temas, foram ministradas por profissionais especializados a serviço do Sebrae.

Pela manhã, os moradores do distrito de São Bento participaram da oficina ‘Liderar no Campo’. O administrador de empresas Rafael Costa, consultor empresarial com especialização em Finanças, Planejamento e Marketing, conduziu a atividade.

À tarde, a comunidade de Poldrinho recebeu oficina sobre o tema ‘Gestão Financeira para o Homem e a Mulher do Campo’, apresentada pela contadora empresarial Cleonice Carvalho da Silva, especialista em Gestão Financeira, Gestão Tributária e Gestão de Pessoas e conselheira do CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura).

Mariana Oliveira, presidente da Associação da Comunidade Tradicional Fundo de Pasto do Poldrinho e Adjacência, considerou o resultado enriquecedor. “O tema é importante para todos nós, pois trata da organização financeira necessária para o sucesso do nosso trabalho, muito bem explicado pela consultora de forma clara e explicativa, nos convidando a colocar em prática o ensinamento recebido nessa capacitação. Só nos resta agradecer ao Sebrae”, disse.

Parceria

A coordenadora de Desenvolvimento Econômico do Município de Curaçá, Gilmara Alves, celebrou mais uma atividade realizada em parceria com o Sebrae e reforçou o propósito do poder público em promover o desenvolvimento dos produtores rurais do município: “Para nós é muito importante contar com o apoio do Sebrae para trazer conhecimento e informação ao nosso povo, através de temas que vêm ao encontro das necessidades dos homens e mulheres que atuam na área rural”.

Gestor do Circuito Agro do Sebrae, o analista técnico Edlan Amaral afirma: “Estamos satisfeitos com o alcance do Circuito Agro ao levar conteúdos práticos para quem está no campo, tanto a parte financeira quanto a liderança, dois temas sensíveis para o produtor e para a produtora. Ações desse nível fazem parte da missão do Sebrae, que busca fortalecer cada vez mais cadeias produtivas tão importantes em toda a Bahia”.

Ascom

Transforma Petrolina arrecada cobertores e roupas de frio para a Campanha do Agasalho 2025

0

Com a chegada do inverno, as temperaturas mais baixas aumentam os desafios enfrentados por pessoas em situação de vulnerabilidade. Pensando nisso, o Transforma Petrolina deu início à Campanha do Agasalho 2025, com o objetivo de arrecadar roupas de frio e ajudar quem mais precisa. Com o tema “Aqueça o próximo com amor e soldiariedade”, a campanha foi oficialmente lançada dentro da programação do São João Solidário esta semana e segue até o dia 30 de junho.

A população pode doar agasalhos, cobertores, casacos, blusões, mantas, meias, toucas e edredons, novos ou usados em bom estado de conservação e já higienizados. Os itens serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua e instituições que acolhem pessoas.

Para facilitar as doações, foram distribuídos   pontos fixos de coleta na cidade. As peças podem ser entregues nos seguintes locais: Transforma Petrolina, dentro do Parque Josepha Coelho;  Prefeitura de Petrolina, na Av. Guararapes; River Shopping; Colégio Cristão, na Avenida da Integração; Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no centro; Colégio Professor Simão, na Av. Fernando Góes, Centro e na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, situada na Avenida Clementino Coelho.

A coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, destacou a importância da mobilização coletiva para o sucesso da campanha. “Esse ano estamos com muitos pontos de coleta para facilitar a arrecadação. A gente acredita muito que a solidariedade e o amor ao próximo são capazes de alcançar a vida das pessoas”, afirma.

Ascom 

Sobradinho: Prefeitura estabelece parceria com Fapesb e Secti para modernização da gestão municipal

0

 

Com o objetivo de modernizar a gestão municipal, por meio da implementação de um sistema eletrônico de informações, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, estabeleceu parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI).

A parceria foi celebrada através do Edital FAPESB/SECTI Nº 006/2025 e visa especificamente a criação de uma equipe especializada para a implantação e gestão continuada do Sistema Eletrônico de Informações – SEI Bahia Municípios, uma ferramenta essencial para a modernização e digitalização dos processos administrativos municipais.

O termo de parceria foi assinado na última quinta-feira (30), durante reunião entre o Secretário de Fazenda e Administração de Sobradinho, Luiz Nery da Cunha Junior, junto ao representante da Fapesb, professor Severino da Costa Gomes. Além deles, também estiveram presentes na solenidade de assinatura do ato, o Vice-prefeito Jarques Canturil e a Secretária de Convênios do município, Jenny Clay.

“Essa parceria é mais uma conquista fruto do compromisso e da visão moderna do Prefeito Cleivynho, que tem trabalhado incansavelmente para levar inovação e eficiência à gestão municipal. Com o SEI, vamos transformar a forma como os serviços públicos são prestados em Sobradinho. Seguiremos avançando com responsabilidade, planejamento e foco no futuro!”, disse Luiz Nery, Secretário de Fazenda e Administração.

O Prefeito Cleivynho Sampaio parabenizou a equipe envolvida e destacou a importância do apoio do Governo do Estado: “Agradeço ao Governador Jerônimo Rodrigues por possibilitar, por meio deste edital, que Sobradinho possa avançar ainda mais na modernização da gestão pública. Essa parceria representa um salto de qualidade no serviço público e reafirma nosso compromisso com uma administração transparente, ágil e tecnológica”, finalizou o gestor.

Ascom/PMS

Casa Nova: Cadastramenro de ambulantes para a Festa do Interior 2025 segue até 30 de junho  

0

 

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Gestão, Planejamento e Fazenda, iniciou o período de cadastro e emissão de alvarás de funcionamento para ambulantes interessados em trabalhar durante a Festa do Interior 2025.  

O cadastramento acontece até o dia 30 de junho, no setor de Tributos do município, com atendimento das 8h às 18h. Os interessados também podem obter informações e orientações através do WhatsApp: (74) 98113-9768.  

A medida visa garantir organização, segurança e o bom funcionamento das atividades comerciais durante o evento, oferecendo oportunidade para que os trabalhadores ambulantes possam atuar de forma regularizada na festa, que é uma das maiores manifestações culturais da região.

Ascom PMCN