Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Sobradinho: CRAS realiza encontro de acolhida com gestantes assistidas pela gestão municipal

0

 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do município realizou nesta terça-feira (03) no CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, um encontro de acolhida junto as mães e gestantes assistidas pelos programas socioassistenciais da Prefeitura de Sobradinho.

16 gestantes foram recebidas pela equipe do CRAS que, junto com a conversa de acolhimento, também preparou e ofereceu os serviços especiais de maquiagem e fotografia para as participantes, ambos realizados por profissionais.

Segundo a coordenadora do CRAS, Najara Sheila, a realização do encontro teve como objetivo criar um espaço onde as gestantes pudessem compartilhar expectativas e experiências, assim como tirar dúvidas quanto aos direitos das crianças.

“Iniciamos nossas atividades no CRAS, convidando nossas gestantes para estarem junto conosco nesse momento de acolhimento onde também realizamos a apresentação para elas de todos os serviços que o espaço do CRAS tem para dar suporte a cada uma desde esse momento da gestação até depois do parto e na primeira infância dessas crianças. Nossa ideia foi acima de tudo fomentar nelas o sentimento de pertencimento ao CRAS que é um órgão municipal onde elas podem encontrar apoio e cuidado”, finalizou Najara Sheila.

Ascom/PMS

Sebrae em Juazeiro promove “Café com Negócios” para empreendedores do Vale do São Francisco

0

Cerca de 30 empreendedores de vários segmentos da economia do Vale do São Francisco participaram em Juazeiro, Norte da Bahia, do lançamento do programa Agente de Mercado que, entre outros objetivos, busca a geração de negócios, fortalecimento de parcerias e ampliação de conexões entre empresas locais e compradores.

O evento aconteceu nesta terça-feira (03), durante “Café com Negócios” realizado em restaurante da cidade, com assessoria dos consultores empresariais Vitor Miranda e Rafael Costa.

A atividade foi prestigiada pela Gestora Estadual do Projeto Agente de Mercado, Moniza Carla Muniz, e visa “identificar oportunidades, conectar empresários e ampliar as possibilidades de atuação dos pequenos negócios nos territórios da Bahia”.

A gestora vislumbra que, ao longo do trajeto, as trocas, os conteúdos partilhados serão essenciais para o desenvolvimento dos negócios. “Ao longo dessa jornada, vamos compartilhar conhecimento, construir estratégias coletivas e abrir caminhos para que os empreendedores locais conquistem seu espaço, não só no mercado baiano, mas também em nível nacional e internacional. Acreditamos na força e no potencial transformador de quem empreende com identidade, propósito e visão de futuro. O Agente de Mercado é sobre isso: ativar redes, valorizar vocações regionais e impulsionar negócios com propósito”, enfatiza Muniz.

Empreendedores, que apresentaram seus produtos durante o evento, aplaudiram a iniciativa do Sebrae que propõe abrir espaço para a facilitação dos negócios com foco na economia local.

Especializado em variados produtos à base de polpas de frutas, o casal de empresários Adailson Angelim e Solange Maciel, sócios da Sol Frutas, são assíduos das palestras do programa Renova Varejo e dão as boas-vindas ao Agente de Mercado que acabam de conhecer.

Em nome da empresa, Solange classifica como excelente a chegada de mais um produto de qualidade do Sebrae. “Nós enxergamos o Agente de Mercado como uma oportunidade de negócio que vai gerar crescimento nas vendas e, por conseguinte, no faturamento da empresa. Acredito que, com esse apoio, vamos evoluir ainda mais em 2025”, disse.

Dono da empresa Fazenda Curaçá, especializada em cortes prêmio de cordeiro, o empresário Vinícius Loureiro Lima, destaca a valorização dos negócios locais proposta pelo programa e crê na possibilidade de tornar sua empresa uma referência no segmento, oferecendo todos os produtos derivados da carne de cordeiro. “Sou um apoiador e dou preferência a tudo que favoreça a economia local, que vai produzir e circular riqueza onde todos saem ganhando. E essa é a proposta do Agente de Mercado, abraçar as empresas locais para fazer negócios entre si. Minha expectativa é que isso gere frutos conquistando novos parceiros e novos clientes”, ressaltou.

Gestor do projeto, o analista do Sebrae Tiago Nascimento comentou o resultado. “Fiquei muito feliz com mais esse evento realizado pelo Sebrae, que teve como objetivo aproximar as pequenas empresas que produzem de potenciais compradores. A destacar a grande participação dos empresários locais, o que reforça a importância dessa iniciativa. Foi um momento muito rico, de valorização, de conexão e de network entre quem produz e quem compra. Além disso, fortalecemos ainda mais as empresas do nosso território”, concluiu Nascimento.

Ascom

28,1 mil baianos se cadastraram na Nota Premiada Bahia em maio para participar do sorteio do milhão; sorteio acontece no dia 17 de julho

0

 

A chance de ganhar o prêmio de R$ 1 milhão no sorteio especial da Nota Premiada Bahia levou 28,1 mil baianos a se cadastrarem na campanha em maio. O volume de inscrições acima da média mensal ocorreu em função do prazo para participar da Nota Premiada e concorrer ao prêmio: são válidos para o sorteio, agendado para o dia 17 de julho, os bilhetes eletrônicos gerados a partir de notas fiscais associadas ao CPF dos participantes, emitidas entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.

Quem perdeu o prazo para o sorteio especial, no entanto, ainda tem bons motivos para se inscrever na Nota Premiada Bahia, lembra o coordenador Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), André Aguiar. “A Nota Premiada Bahia realiza sorteios regulares todos os meses, distribuindo o valor de R$ 1 milhão entre 91 participantes”, observa.

Nos sorteios mensais, são distribuídos 90 prêmios de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil, com base nos bilhetes eletrônicos gerados a partir das notas fiscais eletrônicas emitidas no mês anterior. O próximo sorteio regular está agendado para dia 26 de junho. André Aguiar lembra também que os participantes que os participantes que se inscreverem a partir de agora e passarem a inserir o CPF na nota em suas compras no mercado baiano estarão habilitados a concorrer ainda, em 2026, no sorteio especial de R$ 1 milhão para um único vencedor, previsto para julho do próximo ano.

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e preencher um formulário simples. No momento do cadastro, devem ser escolhidas até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.

Ações de comunicação

De acordo com a Sefaz-Ba, responsável pela gestão da campanha, boa parte das adesões de novos participantes em maio ocorreu em pouco mais de duas semanas, e se concentrou no período em que foram realizadas ações de comunicação alertando o público baiano sobre a proximidade do prazo final para participar e ficar apto ao sorteio. Como reflexo destas ações, o número de participantes, que totalizava 822,2 mil no início de maio, chegou a 850,3 mil no final do mês.

As ações de comunicação incluíram campanha publicitária com o mote “O jeito mais fácil de concorrer a R$ 1 milhão”, e encaminhamento, a usuários do portal ba.gov,br, de mensagem destacando “5 vantagens de colocar o CPF na sua nota”, entre as quais estão a chance de ganhar prêmios em dinheiro na Nota Premiada Bahia e a oportunidade de compartilhar a nota fiscal com até duas entre as mais de 500 instituições filantrópicas vinculadas ao programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. A cada quatro meses, o Estado da Bahia distribui um total de R$ 5 milhões entre estas entidades, com base no total de notas recebidas por cada uma delas no período.

Ascom/Sefaz-Ba

Secretaria de Saúde de Juazeiro divulga cronograma de vacinação contra a Influenza nesta quinta-feira (5)

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau informa à população que nesta quinta-feira (5), realizará uma ação especial de vacinação contra a Influenza em dois horários e locais estratégicos, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso à imunização.

Das 8h às 12h, a vacinação acontecerá na Policlínica Municipal, localizada na Orla I, no Centro da cidade. Já no período da noite, das 17h às 20h30, será realizado o Corujão da Vacinação contra a Influenza, na Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf.

O Corujão contará com a presença do Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de vacinação, trazendo alegria e conscientização ao público presente, especialmente às crianças.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação. A Sesau reforça que a vacina está liberada para toda a população acima de 6 meses de idade.

A vacinação segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde/UBSs da sede do município, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, e no interior, das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira.

A Farmácia Central, localizada ao lado do Camelódromo, na Praça Padre Pedro Pereira Primo (Centro), também continuará ofertando a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ascom PMJ/ Sesau

Prefeitura de Sento Sé discute ações conjuntas com o ICMBio para gestão ambiental e fortalecimento do turismo sustentável

0

Nesta terça-feira (3), a prefeita de Sento Sé, Giselda Carvalho, recebeu representantes do ICMBio para uma reunião de alinhamento sobre a gestão das Unidades de Conservação do Boqueirão da Onça, que abrangem áreas do território de Sento Sé. Estiveram presentes a chefe do NGI Juazeiro, Cláudia Bueno, e as agentes ambientais Edivania Rodrigues e Juscivania Nascimento, além do secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Cleriston Ferreira e do Procurador Geral do Município, Ruam Quirino.

“Essa reunião foi fundamental para alinharmos estratégias e somarmos esforços em torno de um objetivo comum: proteger nosso território, respeitar as comunidades tradicionais e promover o turismo sustentável. Esse diálogo com o ICMBio reforça nosso compromisso com uma gestão ambiental responsável e participativa”, avaliou a prefeita Giselda Carvalho.

Na pauta da reunião foram debatidos temas como: o fortalecimento da parceria institucional, a criação do Conselho Consultivo, o Plano de Manejo das unidades, a atuação da brigada de combate a incêndios, os termos de compromisso com comunidades tradicionais e os primeiros diálogos sobre turismo de base comunitária.

Para Cláudia Bueno, do ICMBio, “Foi uma excelente oportunidade para dar continuidade no fortalecimento da parceria entre as partes que têm em comum a conservação da região, equilibrada nos direitos sociais e ambientais.”

Ascom PMSSE

Sobradinho realiza Escuta Pública sobre a Lei Aldir Blanc com programação cultural e convida a classe artística

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, realizará no próximo dia 11 de junho, a Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre a aplicação dos recursos do segundo ciclo da lei federal que garante investimentos diretos no setor cultural.

O evento será realizado no Centro Comunitário Antônio Conselheiro, a partir das 19h, e contará com uma programação cultural especial, reunindo apresentações dos artistas Fernanda Silmed, Zé Bahia do Acordeon, Walyson Souza, Marx Ulianov e convidados.

A escuta pública é aberta ao público e visa mobilizar a classe artística, fazedores (as) de cultura, produtores (as), coletivos culturais, gestores de espaços e a comunidade em geral, promovendo a construção coletiva das ações e projetos que serão contemplados com os recursos da Lei Aldir Blanc 2 em Sobradinho.

O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Patrick Carvalho, enfatizou a importância da participação social nesse processo.

“A escuta pública é uma etapa fundamental para garantir transparência, inclusão e participação social na elaboração dos editais que serão lançados no município, valorizando as diversas linguagens culturais presentes no território e respeitando a diversidade artística local. Deste modo, a mobilização da classe artística é essencial, pois é a partir dessas contribuições que se definem prioridades, critérios e diretrizes para a execução dos recursos. A participação popular fortalece as políticas públicas de cultura e assegura que os investimentos atendam às reais demandas de quem vive e movimenta a cultura no dia a dia em nossa comunidade,” explicou o gestor da pasta.

Com a chegada do segundo ciclo da PNAB, Sobradinho reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura local, promovendo escuta, diálogo e participação ativa de quem faz a cultura acontecer.

Ascom/PMS

Alzyr Brasileiro (CORES) Participa da Conferência de Direitos Humanos na WorldPride 2025 em Washington, D.C.

0

 

Washington, D.C., 4 de junho de 2025 — A CORES, organização brasileira dedicada à promoção dos direitos LGBTQIAPN+, está representada por Alzyr Brasileiro na Conferência de Direitos Humanos da WorldPride 2025, realizada de 4 a 6 de junho no JW Marriott, na capital americana. O evento integra a programação oficial da WorldPride, que este ano celebra os 50 anos das comemorações do Orgulho em Washington, D.C.

A Conferência de Direitos Humanos, organizada pela Capital Pride Alliance em parceria com organizações líderes na área de direitos humanos, tem como foco a inclusão, diversidade e acessibilidade, buscando amplificar as vozes mais marginalizadas dentro da comunidade LGBTQIAPN+. A programação inclui palestras, painéis e workshops que abordam temas como história queer, visibilidade e questões que impactam a comunidade global.  

Alzyr Brasileiro, ativista e representante da CORES, destaca a importância de levar a voz do sertão pernambucano para um evento de alcance internacional: “É uma honra imensa estarmos presentes neste encontro internacional de lideranças e ativistas LGBTQIAPN+ de todo o mundo, debatendo direitos humanos, visibilidade, justiça e equidade.”

A participação da CORES na conferência reforça o compromisso da organização em promover a equidade e os direitos humanos, conectando experiências locais a movimentos globais.

A CORES agradece profundamente à InterPride e à Capital Pride Alliance pelo convite e pela oportunidade de representar o Brasil neste importante fórum internacional.

Sobre a CORES

A CORES é uma organização brasileira que atua na promoção dos direitos da população LGBTQIAPN+, com foco especial nas realidades do sertão pernambucano. Através de ações educativas, culturais e de advocacy, a CORES busca construir uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa para todas as pessoas.

Ascom

“Condenação do Léo Lins: censura disfarçada ou justiça necessária?” por Gustavo Cavalcanti, Advogado criminalista

0

 

A condenação do humorista Léo Lins gerou polêmica.

De um lado, quem acredita que ele passou dos limites e que a Justiça agiu certo. De outro, quem fala em censura e teme que o humor esteja sendo criminalizado.
Alguns, inclusive, fizeram piada com a condenação — como se, a partir de agora, fosse proibido fazer graça no Brasil.

Mas o que essa decisão realmente mostra sobre a nossa sociedade?

Antes de tudo: censura é algo inaceitável.
Num país democrático, é essencial que exista espaço para opiniões diferentes — mesmo quando a gente não concorda com elas. Isso nos separa dos regimes autoritários, onde só uma ideia pode existir.

Mas isso não significa que qualquer coisa pode ser dita sem consequência.
Liberdade de expressão não é liberdade pra humilhar.

É claro que se deve ter muito cuidado ao condenar alguém por uma fala.
A Justiça precisa agir com equilíbrio e responsabilidade.
Mas quem assistiu ao conteúdo sabe: não foi só uma piada pesada.
Foi um discurso que atacou justamente quem já é alvo de dor e exclusão.

É difícil entender como piadas com deficiência, racismo, misoginia, homofobia — e até com abuso sexual de crianças — ainda são vistas com naturalidade.

A mesma sociedade que pede punição quando vê uma notícia sobre estupro, se cala — ou ri — quando esse mesmo tema vira piada.

Essa condenação não é sobre censura.
É sobre os limites do respeito.
Sobre o que a gente está disposto a aceitar em nome do riso.

Não é o humor que está sendo julgado.
É a nossa capacidade de entender que nem tudo é brincadeira.
E que algumas “piadas” dizem mais sobre nós do que imaginamos.

Por Gustavo Cavalcanti
Advogado criminalista
Professor de direito e processo penal

Deputado Estadual Roberto Carlos (PV) celebra aprovação de projeto que institui a Semana Criança Segura na Comissão de Finanças da ALBA

0

 

O deputado estadual Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), celebrou nesta terça-feira (03) a aprovação, na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, do seu Projeto de Lei que institui a Semana Criança Segura e de Prevenção aos Acidentes de Consumo no Estado da Bahia.

De acordo com a proposição, a Semana será realizada anualmente na semana que antecede o dia 12 de outubro e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. O projeto também estabelece uma série de objetivos, como a promoção de ações educativas, a divulgação de dados sobre acidentes de consumo e o fortalecimento da Rede de Consumo Seguro e Saúde – Bahia.

“Essa aprovação representa um passo muito importante na construção de uma cultura de prevenção no nosso estado. Queremos alertar sobre os riscos escondidos em produtos e serviços inseguros, principalmente para nossas crianças. Não podemos mais aceitar que quase cinco mil crianças percam a vida, todos os anos no Brasil, por acidentes que podem ser evitados”, destacou o deputado Roberto Carlos.

Entre os objetivos da Semana Criança Segura, estão: promover a divulgação de dados e conceitos sobre acidentes de consumo, ampliar ações educativas, incentivar o diálogo com fabricantes e fornecedores para práticas mais seguras, além de difundir o uso do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (SINMAC).

“Com esse projeto, vamos estimular ações educativas em escolas, associações comunitárias e fortalecer o trabalho conjunto dos órgãos públicos. A segurança das nossas crianças deve ser prioridade o ano inteiro, não apenas no mês de outubro”, enfatizou o parlamentar.

“Nosso objetivo é claro: proteger vidas e garantir que as famílias baianas tenham mais informação e segurança no seu dia a dia”, finalizou Roberto Carlos.

A proposta segue agora para análise nas demais comissões da ALBA antes de ser apreciada em plenário.

Ascom