Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Paciente em estado grave, internado no Hospital Regional de Juazeiro, aguarda transferência e família clama: “Ele corre risco de perder movimentos e no Regional não possui neurocirurgião”

1

 

A família de Natanael Aislan Santos de Castro, 25 anos, atingido por disparos de arma de fogo no centro de Juazeiro-BA, na madrugada da última sexta-feira (30), procurou o PNB para reclamar da falta de atendimento ao paciente que está internado no Hospital Regional.

Segundo a família, o jovem está em estado grave, com balas alojadas, inclusive na coluna, correndo risco de perder os movimentos.

“Há três dias, Natanael está sedado à base de morfina e tramadol no Hospital Regional de Juazeiro, que mesmo após reforma, não possui neurocirurgião. A transferência para um hospital com estrutura foi solicitada, mas até agora, nenhuma vaga foi liberada nos hospitais de referência da Bahia ou de Pernambuco. A vida dele está em risco! Onde estão os governantes que prometeram cuidar da saúde pública? Quanto vale uma vida, governadora Raquel Lyra? Quanto vale uma vida, governador Jerônimo Rodrigues? O direito à saúde está sendo negado diante dos nossos olhos. Exigimos resposta! Exigimos humanidade”! exigiu a família.

Estamos encaminhando a reclamação para o Hospital Regional de Juazeiro.

Redação PNB

Juazeiro: Mutirão de vacinação contra Influenza realizado no sábado (31) imuniza mais de 700 pessoas

0

Neste sábado (31), a Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau promoveu uma ação especial de vacinação contra a Influenza, com o objetivo de facilitar o acesso da população à imunização e ampliar a cobertura vacinal no município. A campanha contou com a participação massiva da população em dois pontos principais de atendimento: o drive-thru instalado na Orla II, que vacinou cerca de 600 pessoas; e a Farmácia Central, que imunizou 137 moradores da cidade.

A ação, que aconteceu das 8h às 12h, facilitou o processo de vacinação, especialmente para famílias. Alana Câmara, moradora do bairro Santo Antônio, levou sua família para se vacinar e destacou a praticidade do serviço. “Cheguei com minha família para tomar a vacina e achei que essa ação do drive-thru facilitou muito, principalmente para quem tem filhos. Às vezes, no meio da semana, ir ao postinho é mais difícil. E assim, no fim de semana, acaba sendo bem rápido o processo.. Então, foi ótimo porque conseguimos resolver tudo em uma manhã só.”

Eduardo Miranda, que também compareceu à Farmácia Central acompanhado da esposa e do filho, ressaltou a importância da imunização. “Vim até a Farmácia Central para vacinar não só a mim, como minha esposa e meu filho porque nós achamos que a vacinação é de fundamental importância, não só para proteger a nossa família, mas também para proteger toda a sociedade. A Prefeitura de Juazeiro vem fazendo esse trabalho que foi amplamente divulgado e nós aproveitamos a nossa folga para vir até aqui e proteger a nossa família”.

Para o morador do bairro São Geraldo, Jorge Alberto Santana, a iniciativa reflete o cuidado com a população. “Essa é uma ação imprescindível para cuidar um pouco mais do nosso povo. Espero que outras campanhas venham com essa demonstração de cuidado com a população”.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Bruna Mattos, reforçou que a vacinação continua durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde /UBSs e anunciou novas estratégias para ampliar ainda mais a cobertura. “Durante toda a semana, as UBSs estarão abertas para promover a vacinação contra a gripe. Além disso, outras estratégias estão sendo adotadas: vem aí o ‘Corujão da Vacinação’, onde vamos ofertar vacina à noite e também em outros pontos estratégicos da cidade”.

A Sesau reforça que a vacina contra a Influenza está liberada para toda a população acima de 6 meses de idade. A Farmácia Central, localizada ao lado do Camelódromo, na Praça Padre Pedro Pereira Primo (Centro), segue ofertando a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As UBSs funcionam das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h na sede, e das 7h às 13h no interior do município.

 

Ascom PMJ

Bandeira vermelha: Conta de luz ficará mais cara em junho, informa Aneel

0

 

A bandeira tarifária para o mês de junho será vermelha, no patamar 1, o que resultará em aumento no valor das contas de luz, anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (30).

Os consumidores terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos.

A medida foi adotada devido à queda no volume de chuvas e à consequente redução na geração de energia por hidrelétricas. Diante da baixa nas afluências, será necessário acionar usinas termoelétricas, cuja geração tem custo mais elevado. A avaliação foi feita com base nas projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo a Aneel, o cenário atual justifica a adoção da bandeira vermelha e serve também como um alerta para o uso consciente da energia elétrica. No mês de maio, a bandeira tarifária ainda era amarela.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para indicar, de forma transparente, os custos reais da produção de energia no país. Quando o custo sobe, a cobrança extra é aplicada automaticamente nas faturas dos consumidores.

 

Redação PNB

Confira o novo cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro

0



A Unidade Móvel de Atendimento Odontológico/UMO segue levando serviços para a população. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/ Sesau irá oferecer, entre os dias 02 e 06 de junho, 15 atendimentos diários a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma:

02/06 – Segunda-feira – CRAS Argemiro (Para moradores do Piranga I e II). 15 pacientes por demanda livre;

03/06 – Terça-feira – CRAS Argemiro (Para moradores do Argemiro). 15 pacientes por demanda livre;

04/06 – Quarta-feira – CRAS Argemiro (Para moradores da Codevasf). 15 pacientes por demanda livre;

05/06 – Quinta-feira – Associação Alto do Alencar (Para pacientes do CSU). 15 pacientes por demanda livre;

06/06 – Sexta-feira – CIAM (Para participantes da Feira de Saúde da Mulher). 15 pacientes por demanda livre.

Ascom PMJ/Sesau

Conscientização contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil marca encerramento do ‘Maio Laranja’ no Jardim Primavera

0

Uma caminhada de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes marcou o encerramento do ‘Maio Laranja’ no Jardim Primavera, nesta sexta-feira (30). A ação reuniu os estudantes da extensão da EMEI Adelaide Moreira Bispo e da Escola Municipal Caxangá, que percorreram as ruas do bairro, chamando a atenção da comunidade para a causa.

A atividade, alusiva à campanha nacional Faça Bonito, é uma culminância do que foi trabalhado com os estudantes durante todo o mês de maio. “Nós trabalhamos a temática com os alunos, orientamos sobre como eles podem se proteger dos abusos e sobre a importância de pedir ajuda para um adulto de confiança”, contou a coordenadora pedagógica das escolas, Cícera Xavier.

Durante a caminhada, os estudantes também abordaram os pedestres e distribuíram panfletos informativos.

 

Ascom/PMJ

Carnaíba recebe abertura da 33ª edição do Campeonato Interdistrital de Juazeiro neste domingo (1º)

0



O apito inicial da 33ª edição do Campeonato Interdistrital de Juazeiro será dado neste domingo (1º), no distrito de Carnaíba, atual campeão da competição. O evento, promovido pela Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), é considerado um dos maiores campeonatos de futebol amador do interior do estado e promete movimentar o distrito durante todo o dia, com público estimado entre 10 e 12 mil pessoas.

Com o objetivo de fomentar o esporte, fortalecer os laços entre os distritos e promover o entretenimento da população, o Interdistrital contará com a participação de nove equipes que disputarão seis fases até a grande final, prevista para acontecer em outubro.

A abertura deste domingo terá uma maratona de quatro partidas no campo de Carnaíba. Confira os confrontos da primeira rodada:

08h30 – Maniçoba x Junco

10h30 – Juremal x Abóbora

13h30 – Massaroca x Mandacaru

15h30 – Carnaíba x Pinhões

O evento contará com esquema especial de segurança, com atuação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e demais órgãos de apoio. Além da estrutura para o público e os times, o campeonato também impulsiona a economia local, com o fortalecimento do comércio e serviços do distrito-sede em cada rodada.

“O Interdistrital vai muito além do futebol. É uma celebração da cultura local, da convivência entre comunidades e uma importante ferramenta de desenvolvimento para os distritos. É um campeonato que movimenta o coração do interior e que tem um valor imensurável para o esporte juazeirense”, destacou o superintendente de Esporte da Seculte, Gilberto Pacheco.

A edição de 2025 também traz novidades. O calendário foi estendido até outubro, ampliando a presença da competição ao longo do ano e aumentando a visibilidade dos times e jogadores. A premiação incluirá valores em dinheiro para as quatro equipes melhores colocadas, além de troféus e medalhas até o terceiro lugar.

Com rivalidade dentro de campo e união fora dele, o Campeonato Interdistrital segue sendo um dos principais eventos esportivos do município, alimentando a paixão pelo futebol raiz e valorizando o talento que brota em cada canto do interior.

Ascom/PMJ

Desmascarando a indústria do tabaco: Mobilização no Dia Mundial sem Tabaco alerta sobre riscos do vape

0

 

A nova campanha de conscientização do Movimento VapeOFF da Fundação do Câncer faz um alerta aos jovens sobre os malefícios do cigarro eletrônico.Com o slogan Bonito por fora, tóxico por dentro, a ação tem como objetivo mostrar que, por trás da aparência moderna e inofensiva, os vapes podem esconder riscos à saúde, como dependência em nicotina, doenças respiratórias e cardiovasculares, câncer, entre outros problemas.

A mobilização marca o Dia Mundial sem Tabaco neste sábado (31) e segue o tema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: Desmascarando a indústria do tabaco.

A campanha da Fundação é uma parceria com o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), ACT Promoção da Saúde, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e recebeu apoio de mais de 50 instituições, associações e sociedades de todo o país ligadas à causa.

 

Segundo o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, os cigarros eletrônicos representam uma ameaça crescente à saúde pública no Brasil, especialmente entre os mais jovens, ao contribuírem para o aumento de fatores de risco modificáveis para o câncer.

Campanha

Uma das principais ações da campanha é Roleta que dá a real, que será realizada neste sábado (31), no Posto 10 da Praia de Ipanema, local de grande circulação de adolescentes e jovens adultos.

A proposta é interativa: promotoras irão abordar o público com um convite descontraído para girar a roleta e ganhar um brinde. O brinde virá acompanhado de cards com a verdade por trás do discurso dos fabricantes.

Além da ação nas ruas, a campanha também será veiculada nas redes sociais com conteúdos a serem utilizados pelas instituições parceiras e nos terminais de ônibus e BRT do Rio de Janeiro e painel de led da Ecoponte. A mobilização, que também conta com uma carta-manifesto conclamando os Poderes Legislativo e Executivo a seguirem na proibição e no combate aos cigarros eletrônicos no país, já tem a adesão de 56 organizações, entre entidades médicas e científicas e organizações da sociedade civil, que assinam o documento.

Consultora da área de tabagismo da Fundação do Câncer, Milena Maciel de Carvalho, disse que desmascarar o vape é um dever coletivo.

De acordo com a especialista, a campanha surge como uma resposta urgente à banalização dos cigarros eletrônicos no imaginário popular, sobretudo entre os jovens. “Com o slogan Bonito por fora, tóxico por dentro, queremos desmascarar a falsa imagem de modernidade e segurança que a indústria criou em torno do vape. A ciência é clara: esses dispositivos contêm nicotina altamente viciante, metais pesados e outras substâncias tóxicas que causam danos significativos ao sistema respiratório, cardiovascular e podem levar ao câncer.”

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023/2025, foram estimados 32.560 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão no Brasil.

Proibição

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No ano passado, o regulamento referente aos vapes foi atualizado e foi mantida a proibição. A Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 855/2024, além de proibir a comercialização, importação, o armazenamento, o transporte e a propaganda dos cigarros eletrônicos, reforçou a proibição de seu uso em recintos coletivos fechados, público ou privado.

O epidemiologista e pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (Inca), André Szklo, explica que quem desrespeita a resolução da Anvisa comete uma infração sanitária. Se houver estabelecimentos como tabacaria, lojas e bares, marketplaces, redes sociais ou mesmo em lugares públicos com venda de vapes, a denúncia pode ser feita à Anvisa. Para ele, existe um problema de fiscalização, de impunidade e de aceitação social do produto contrabandeado, “relativamente bem aceito na sociedade brasileira”.

“Qualquer produto derivado do tabaco é proibido comercializar e fazer propaganda na internet.  As brechas que têm de legislação e fiscalização são por onde a indústria do tabaco vai entrar para colocar toda sua bateria de marketing, os influencers. Não há nada ingênuo nesse processo. Por meio disso, consegue fazer que o adolescente e o jovem, foco principal da indústria da nicotina, sejam a nova geração de dependentes da substância. Não por acaso esses produtos são recheados de aromas e sabores que vão mascarar aquele efeito desagradável do primeiro contato com produto derivado do tabaco”, diz o pesquisador.

André Szklo destaca que esse dispositivo proibido no Brasil tem consumo infinitamente menor no país do que em nações em que é permitida sua comercialização..

Na avaliação do epidemiologista, o jovem e o adolescente que têm contato com esse dispositivo, uma vez estabelecida a dependência da nicotina, migram para o cigarro convencional, que é muito mais barato

No último dia 28, o Inca lançou o estudo A Conta que a Indústria do Tabaco Não Conta em que aponta que para cada R$ 1 de lucro da indústria do tabaco, o governo federal gasta R$ 5 com doenças causadas pelo fumo.

“O estudo do Inca mostra a origem dos recursos dessas estratégias que a indústria do tabaco utiliza. É uma indústria que vive de morte, sofrimento, adoecimento e gera um custo para a sociedade brasileira. Cada R$ 156 mil que a indústria do tabaco utiliza em estratégias de marketing e mídias sociais para pagar influencers, para agir em ações judiciais, equivale a uma morte. Esse é um recurso que está carimbado com morte”, completa André Szklo, um dos autores da pesquisa.

Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro promove audiência pública sobre Segurança Alimentar e Nutricional

0

 

A Prefeitura de Juazeiro, mediante ação do programaJuazeiro Sem Fome, realizou nesta quinta-feira (29), na Câmara de Vereadores, uma audiência pública com o tema “Segurança Alimentar e Nutricional no município de Juazeiro: Diagnóstico e Caminhos para o Programa Juazeiro Sem Fome”. A iniciativa reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, entidades assistenciais, profissionais da nutrição, produtores rurais e membros da sociedade civil para debater estratégias de enfrentamento à fome no município.

Durante o encontro, foi apresentado um diagnóstico da situação da insegurança alimentar em Juazeiro, seguido de uma escuta pública com relatos e propostas da população. O objetivo é construir, de forma colaborativa, as bases do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, fortalecendo políticas públicas mais integradas e sustentáveis.

A coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira, destacou a importância do diálogo e da participação popular na formulação das políticas públicas.

“A audiência pública foi um momento histórico para Juazeiro. Estamos construindo, coletivamente, um caminho mais justo e inclusivo no combate à fome. Esse espaço de escuta nos permite fortalecer as ações com base nas reais necessidades da população, garantindo que ninguém fique para trás, afirmou.

A coordenação do programa apresentou as diretrizes e ações já em andamento, que envolvem articulação intersetorial, valorização da produção agroecológica local e ampliação do acesso à alimentação saudável. O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional/CONSEA) destacou o papel estratégico do conselho na formulação, acompanhamento e fiscalização do plano.

A audiência também contou com a participação de representantes de universidades, instituições de assistência técnica, movimentos do campo e organizações sociais. Na ocasião, foi lançado o livro “Do passado ao futuro: políticas públicas, incidências e sistemas agroalimentares em Juazeiro”, fruto de pesquisa e articulação institucional, que reforça o compromisso do município com o fortalecimento da segurança alimentar como um direito de todos.

A atividade reforça o compromisso da Prefeitura com a construção de uma cidade mais justa, onde o acesso à alimentação adequada e saudável seja garantido de forma permanente e participativa.

 

Ascom/PMJ

Mega-Sena: Prêmio deste sábado (31) está acumulado em R$ 31 milhões

0
Apostadores fazem filas em casas lotéricas de Brasília. A Caixa Econômica Federal sorteia amanhã (12) a lotofácil da Independência.

 

As seis dezenas do concurso 2.870 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), deste sábado (31)O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 31 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Redação PNB