Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Superintendente da instituição recebe título de Cidadão Feirense em sessão emocionante

0

 

 

Nesta quinta-feira (5), em sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, recebeu o título de Cidadão Feirense. A homenagem reuniu dirigentes e lideranças do Sebrae, além de autoridades locais, para celebrar a trajetória pública de Khoury e suas contribuições ao desenvolvimento da Bahia, com destaque para Feira de Santana.

“Recebo com imensa honra e gratidão o título de Cidadão Feirense. Feira de Santana é uma cidade de grande relevância econômica para a Bahia, onde o Sebrae tem também uma atuação expressiva. Nossa missão é apoiar o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, e aqui temos fortalecido parcerias, capacitado empreendedores e promovido a inovação junto às micro e pequenas empresas. Essa homenagem me emociona e, ao mesmo tempo, reforça meu compromisso pessoal e institucional com o progresso de Feira de Santana e com o empreendedorismo baiano”, celebrou o superintendente.

Engenheiro civil com ampla experiência na gestão pública, Jorge Khoury foi prefeito de Juazeiro e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), deputado federal por cinco mandatos e secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, além de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Desde 2017, lidera o Sebrae Bahia com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na implementação de projetos estratégicos.

A solenidade destacou o compromisso de Khoury com Feira de Santana, cidade que sempre recebeu atenção especial em sua gestão, seja por meio de parcerias, projetos ou do fortalecimento da gerência regional do Sebrae no município. O título de Cidadão Feirense consolida o reconhecimento de sua atuação em prol do desenvolvimento econômico e social da região.

Ascom

Justiça determina melhorias nos serviços de saúde de Juazeiro a pedido do MPBA

0

 

A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiça determinou que o Município de Juazeiro realize melhorias na Unidade de Saúde da Família de Lagoa do Boi, localizada no distrito de Pinhões.

De acordo com a promotora de Justiça Rita de Cassia Rodrigues Caxias, autora da ação, as medidas judiciais foram adotadas após tentativas frustradas de resolução extrajudicial. No prazo de 60 dias, o Município de Juazeiro terá que fazer reformas na unidade, incluindo a regularização da cadeira odontológica e seus equipamentos; adequar a sala de esterilização para seu uso correto; e efetuar reparos no ar-condicionado da sala de vacinação.

Além disso, a Justiça determinou que o Município faça a adequação dos banheiros de acordo com as regras de acessibilidade, incluindo a colocação de barras de apoio; faça a reformas nos banheiros destinados aos funcionários; e exponha, em local visível, o mapa de abrangência da unidade.

Ressonância magnética

A Justiça também acatou o pedido do MPBA determinando que seja iniciado imediatamente um procedimento de credenciamento de empresas especializadas na realização de exames de ressonância magnética. O processo deverá ser concluído em até sete meses, sob pena de multa diária de R$ 10.000. A medida visa solucionar a ausência de oferta regular deste exame à população de Juazeiro.

Cecom/MPBA

Preto no Branco: um jornalismo feminino que empreende, resiste e transforma

1

 

Numa esquina modesta de Juazeiro (BA), entre casas simples e demandas urgentes, pulsa um jornalismo que incomoda. Feito por mulheres, para a comunidade, com coragem de enfrentar quem prefere o silêncio. É ali que o Preto no Branco, há nove anos, transforma denúncia em resposta e palavra em ação.

“Se o Preto no Branco fosse um corpo, as partes mais sensíveis seriam os braços e as pernas, porque a gente não consegue alcançar todas as pautas que gostaria. Mas o coração pulsa forte. E pulsa cada vez mais.”

A fala é da jornalista Sibelle Fonseca, fundadora do portal Preto no Branco, sediado em Juazeiro, no Norte da Bahia. Em uma cidade onde a imprensa local ainda é marcada por coberturas institucionais e dependência política, o portal se consolidou como um espaço independente, autoral, comunitário e feminino. Criado por duas mulheres, com estrutura mínima, o Preto no Branco se tornou referência no Vale do São Francisco como exemplo de resistência, inovação e compromisso com as vozes silenciadas da região.

Um propósito que virou portal

Depois de 27 anos de profissão e uma temporada no estado de Sergipe, Sibelle voltou a Juazeiro com um incômodo claro: “Senti a necessidade de entrar nesse mundo virtual, montando um blog diferenciado, com pautas mais comunitárias e autorais”. Ao lado da jornalista recém-formada Yonara Santos, que viria a se tornar cofundadora do portal e uma das principais responsáveis pela produção editorial, ela criou o projeto com o objetivo de romper com o jornalismo baseado em releases e se aproximar das realidades do povo juazeirense.

Yonara, ainda em início de carreira, aceitou o convite pela identificação com o propósito:

“A minha maior motivação foi a proposta de fazer um jornalismo comunitário, com propósito e próximo dos problemas da comunidade.”

Na prática, a parceria foi imediata: “Como eu já tinha alguma experiência em outro portal, pude contribuir no formato e na periodicidade das publicações”, relembra.

A força do projeto, no entanto, não está apenas na figura de Sibelle, mas na construção coletiva com Yonara Santos e na atuação de jovens comunicadores que seguem se formando dentro da redação.

Jornalismo que incomoda — e transforma

“Fazer jornalismo independente tem um custo. E um dos custos são as pressões, as tentativas de silenciamento. A gente não foge disso. A gente sabe que incomoda, principalmente grupos políticos e econômicos. Mas seguimos, com ética e responsabilidade.”

Ao longo dos anos, o Preto no Branco se manteve crítico e independente, enfrentando dificuldades financeiras e a desconfiança de patrocinadores. “Os patrocínios não chegam com facilidade. E como mulheres, enfrentamos ainda mais resistência. Somos duas profissionais que lidam com jornada dupla, vida familiar, e mesmo assim não abrimos mão do nosso propósito.”

Um consultor do Sebrae, certa vez, usou uma metáfora que ficou: “Vocês colocaram um Fusquinha na garagem. Hoje dirigem uma BMW.” Para Sibelle, o que mudou foi o tamanho da estrutura mas não a essência. “Continuamos fazendo jornalismo de verdade. Que apura, que investiga, que transforma.”

Alcance e repercussão

O impacto do portal também se reflete em números. Somente no mês mais recente, o Preto no Branco alcançou 11 milhões de visualizações no Instagram, consolidando sua presença nas redes e ampliando o contato direto com a comunidade.

Com essa audiência crescente e engajada, o portal reafirma seu lugar como uma das principais vozes jornalísticas do interior baiano, rompendo barreiras digitais e levando denúncias, histórias e reflexões a um público cada vez mais atento.

Essa presença ativa, plural e corajosa desperta também o reconhecimento de leitores e agentes culturais da região. Para o escritor João Gilberto Guimarães:

“O portal Preto no Branco tem cumprido um papel crucial na comunicação do Vale do São Francisco, com um jornalismo instigante, corajoso e plural. Ao mesmo tempo que informa, também abre espaço para o debate e fortalece as muitas pautas sociais da nossa região.”

Nas ruas, esse sentimento se repete. Sueli dos Santos, dona de casa, vê o portal como um apoio direto para os moradores:

“Esse portal foi uma benção para nós, moradores de Juazeiro, pois sempre que procuramos para cobrar alguma demanda ao poder público ou denunciar alguma situação, somos ouvidos e temos espaço para nos expressar. As respostas também vêm rápido. É nossa defensoria, nossa ouvidoria.”

O reconhecimento também vem de outros profissionais da comunicação.

“Essa equipe é show! Sempre pronta para nos atender e buscar soluções para a cidade. Os profissionais investiram em um blog que representa os moradores de Juazeiro, principalmente aqueles que mais necessitam de voz”, considera o radialista Arielson Leal.

Esses retornos reforçam o que o portal construiu: credibilidade, afeto e confiança popular, não por estratégia de marketing, mas por serviço público.

Formação, juventude e legado

Além de ser um veículo de denúncia, o Preto no Branco tornou-se um espaço formador de novos comunicadores. Estudantes de Jornalismo atuam como estagiários, aprendendo na prática a apurar, ouvir, escrever e se posicionar. Atualmente, 3 discentes do curso de jornalismo da Uneb- Universidade do Estado da Bahia contribuem com o veículo: Rayza Rocha, Bruno Emanuel e Ally Viana.

“O PNB é mais do que o cão de guarda da democracia. O Preto no Branco ecoa a voz da comunidade. Aqui, aprendi que o jornalismo não é para autopromoção, mas para provocar mudança social. É ética, verdade, inteligência e compromisso com o interesse público”, descreve a estagiária Rayza Rocha que há cerca de oito meses compõe a equipe.

Yonara, hoje com nove anos de experiência no portal, também atua na formação: “A chegada dos estagiários me traz novos aprendizados. Além disso, tem sido gratificante passar para eles um pouco da minha vivência como profissional.”

Desde a origem, o portal investe em novos formatos. Criou a TV Preto no Branco, com coberturas audiovisuais sobre cultura, política e economia da região, e lançou o programa Preto no Branco na rádio TransRio FM, ampliando o alcance do conteúdo em áudio. O antigo programa digital “Palavra de Mulher”, suspenso na pandemia, está nos planos para ser retomado nas plataformas digitais.

Resistir é verbo feminino

O portal é uma realização coletiva, mas também é, nas palavras de Sibelle, uma prova de que o empreendedorismo feminino pode vencer barreiras estruturais:

“Se é difícil para um homem manter um veículo alternativo, imagine para duas mulheres. A gente lida com críticas, sobrecarga, incompreensão. Mas resistimos com resiliência. E nos tornamos referência.”

Hoje, o Preto no Branco é procurado por veículos nacionais quando há fatos relevantes em Juazeiro. É citado, replicado, e sobretudo ouvido por quem mais importa: a população. “A mais importante reportagem é sempre a que gera resposta. E isso acontece com a gente todos os dias.”

Yonara reforça: “Com certeza faltaria um jornalismo próximo da comunidade, que escuta a população e cobra as autoridades sem medo.”

No fim das contas, como Sibelle resume, o portal é um corpo vivo, sensível e pulsante e é o coração que segue à frente, batendo por justiça, verdade e transformação.

Ally Viana, estudante de Jornalismo Multimeios/Uneb estagiário Portal Preto No Branco

Prefeitura de Juazeiro realiza ações de revitalização de sinalização de trânsito no bairro Quidé

0

A Prefeitura de Juazeiro, mediante ação da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro /AMTT, vem estendendo para os bairros da cidade ações de revitalização de sinalização das vias de trânsito. Na quinta-feira (5), a avenida Nossa Senhora de Nazaré, localizada no coração do bairro, foi totalmente revitalizada. A sinalização horizontal da via, lombadas e faixas de pedestre, que estavam apagadas, foram revitalizadas contribuindo para um trânsito mais seguro. “Essa ação vai além da tinta no asfalto, ela representa mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Além de mais fluidez no tráfego e mais organização nas vias”, externou o diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas.

São João da Gente

Nesta sexta (6) continuam os festejos juninos do ‘São João da Gente – Forró por todo canto. Uma realização da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – Seculte, em parceria com a TV São Francisco, com a seguinte programação:

Sexta-feira, 06 de junho

19h – Manuzinho do Acordeon e Banda Forró Mais Eu

19h30 – Toninho da Bahia e Forrozão No Balanço da Sanfona (Ex-Limão com Mel)

 21h – Pedro Evandro

22h30 – Matheus do Acordeon

O palco está localizado em um dos trechos da avenida Nossa Senhora de Nazaré e os condutores que seguirem no sentido Centro devem desviar pela Rua das Algarobas e acessar a avenida pela rua das Flores.

A AMTT destaca que o trecho interditado está sinalizado, porém os condutores devem ficar atentos. Os agentes de Trânsito e Transporte da autarquia estarão no local para fazer o ordenamento do tráfego.

Ascom PMJ/AMTT

Leitor questiona: “6 meses após empresa ganhar licitação para construção, em Juazeiro, dos primeiros 10,6 km do Canal do Sertão a obra não foi iniciada?”; CODEVASF se manifesta

8

 

Um leitor do PNB, em contato com nossa redação, nesta quinta-feira (5), questionou à 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro, Norte da Bahia, sobre a obra de construção do Canal do Sertão.

“Hoje 05/06/25 faz 6 meses que uma empresa ganhou a licitação para construir, em Juazeiro, os primeiros 10,6 km do Canal do Sertão Baiano. Vocês têm notícias por que não iniciaram a construção”?

O leitor nos enviou um trecho de uma entrevista com o ex-superintendente do órgão, Miled Cussa Filho, concedida ao jornalista Geraldo José, no dia 5 de dezembro do ano passado, quando foi anunciado o início da obra.

O ex-gestor informava que já havia sido realizada “a licitação da primeira etapa do Canal do Sertão Baiano para os primeiros 10 quilômetros que vão do reservatório 500 ao reservatório 600”. Ele anunciou ainda que a empresa Álya foi a ganhadora da licitação e que seria um montante 119 milhões de reais, com previsão de inicio da obra para o primeiro semestre de 2025.

Procurada pelo PNB, a Assessoria de Comunicação da Codevasf informou que “o cronograma contratual prevê que os primeiros seis meses do contrato são destinados à elaboração do projeto executivo. A ordem de serviço para início efetivo das obras será emitida pela Codevasf após análise e aprovação desse projeto.

Canal do Sertão Baiano

Maior obra de infraestrutura hídrica na Bahia, o Canal do Sertão Baiano, nascerá na área do Projeto Salitre em Juazeiro e atravessará o território de diversos municípios da região centro-norte do estado, em mais de 300 km de extensão, chegando até a Barragem de São José do Jacuípe no município de mesmo nome. São estimados R$ 6,9 bilhões em investimentos para atender mais de 1,4 milhão de baianos em 47 municípios. O primeiro trecho de 10,6 km já foi licitado, contratado e dada a ordem de serviço pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante agenda na Bahia, em fevereiro. As obras estão previstas para iniciar ainda neste primeiro semestre de 2025.

Redação PNB

Em carta aberta à Prefeitura de Juazeiro e ao MPBA, munícipe se expressa: “Juazeiro merece respeito! Juazeiro merece concurso público”!

0

 

Após o anúncio de Processo Seletivos para órgãos da administração municipal, um leitor do PNB enviou à nossa redação uma “Carta Aberta à Prefeitura de Juazeiro e ao Ministério Público da Bahia”.

No texto, o leitor reivindica a realização de concurso público e pede que “a Prefeitura de Juazeiro reveja sua postura e honre os compromissos assumidos com a população. E que o Ministério Público da Bahia, como fiscal da lei, não se omita diante dessa situação tão clara e injusta”.

Desde o início da atual gestão municipal de Juazeiro, na região Norte da Bahia, o Portal Preto no Branco vem sendo procurado por diversos candidatos inscritos nos concursos públicos suspensos pela justiça na gestão Suzana Ramos.

Nesta sexta-feira (06), a PMJ informou que o Processo Seletivo Simplificado será realizado “em razão das necessidades urgentes do município e em entendimento com Ministério Público, que aguarda finalização de acordo com a empresa responsável pelo concurso para deliberar sobre a situação do certame suspenso por força de medida judicial”.

Carta Aberta à Prefeitura de Juazeiro e ao Ministério Público da Bahia 

“É com serenidade, mas também com a responsabilidade de quem observa os fatos com atenção, que venho, por meio desta carta aberta, fazer um apelo à gestão municipal de Juazeiro e ao Ministério Público da Bahia.

O que está acontecendo com o processo seletivo da Prefeitura de Juazeiro é, no mínimo, preocupante — para não dizer um verdadeiro absurdo. Milhares de candidatos se inscreveram, pagaram caro — caríssimo, em muitos casos — acreditando na promessa de um concurso público sério e transparente. Muitos se prepararam durante meses, com dedicação, esforço e esperança, confiando que a Prefeitura honraria o compromisso de realizar o certame.

No entanto, até o presente momento, nada foi feito. A gestão municipal, sob o comando do prefeito Andrei Gonçalves, segue sem mover uma palha para dar andamento ao concurso, mantendo toda uma população de candidatos em completo suspense e insegurança.

Enquanto isso, a Prefeitura opta por realizar processos seletivos simplificados, que abrem caminho para contratações temporárias — uma prática antiga, recorrente em gestões passadas, e que já foi amplamente criticada por ferir o princípio do acesso ao serviço público por meio do concurso. Infelizmente, a atual administração não tem demonstrado ser diferente nesse aspecto. Ao contrário, repete os mesmos padrões, priorizando contratos em detrimento de um concurso legítimo, transparente e democrático.

Cabe lembrar que o concurso público não é apenas uma exigência legal. Ele é também um instrumento de justiça social, de igualdade de oportunidades e de valorização do mérito. Ignorá-lo é desrespeitar não apenas os candidatos que investiram tempo e dinheiro, mas também toda a sociedade juazeirense, que espera por servidores capacitados e selecionados de forma justa.

Diante disso, peço — em nome de muitos cidadãos — que a Prefeitura de Juazeiro reveja sua postura e honre os compromissos assumidos com a população. E que o Ministério Público da Bahia, como fiscal da lei, não se omita diante dessa situação tão clara e injusta.

A população espera, com paciência e respeito, mas também com firmeza, que as instituições públicas cumpram seus deveres e atuem com transparência, responsabilidade e compromisso com o bem comum.

Juazeiro merece respeito! Juazeiro merece concurso público”!

Bloqueio dos recursos

Em março deste ano, a justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 1,4 milhão referente às taxas, atendendo a um pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

Segundo a decisão, a medida visa garantir, de forma preventiva, a possibilidade de devolução dos valores pagos pelos candidatos, caso a anulação do certame seja confirmada ao final do processo judicial. Enquanto isso, os candidatos seguem cobrando agilidade e clareza sobre o futuro dos certames.

O montante bloqueado já havia sido transferido ao Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), empresa responsável pela organização do concurso. Além disso, a decisão judicial também suspendeu o repasse de qualquer valor restante do Município à entidade enquanto o processo estiver em andamento.

“O Ministério Público atua como interveniente em ação popular que levou à suspensão da aplicação das provas, diante de indícios de irregularidades no contrato firmado para a realização do concurso, especialmente no que diz respeito à ausência de licitação. O MPBA ressalta, no entanto, que a empresa responsável tem colaborado com o processo e mantido diálogo institucional com os órgãos competentes. O processo segue em tramitação na 1ª Vara da Fazenda Pública de Juazeiro, e o Ministério Público continuará acompanhando o caso de forma ativa, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a moralidade administrativa e o interesse público”, destacou o MPBA em março deste ano.

Redação PNB

SAAE abre inscrição para preenchimento de vagas através do Processo Seletivo Simplificado

0

Já estão abertas no site do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro as inscrições para preenchimento de vagas através do Processo Seletivo Simplificado/PSS para atender e manter os serviços essenciais da autarquia.  O Edital com a ficha de inscrição e mais informações está disponível no endereço eletrônico: https://pss.saaejuazeiro.com.br/

e o prazo para se inscrever é até 12 de junho de 2025.

As vagas existentes para contrato temporário de dois anos, podendo ser renovado por igual período são para os cargos: Operador Hidráulico; Instalador hidrossanitário; Ajudante Geral; Agente de Segurança Patrimonial; Marceneiro; Auxiliar de Almoxarife; Motorista Veicular de Limpeza  de Rede Pública e Efluentes; Mecânico de Veículos Leves; Auxiliar de Mecânico de Veículos Leves; Mecânico de Veículos Pesados; Auxiliar de Mecânico de Veículos Pesados; Agente de leitura de Coleta de Dados; Atendente Comercial; Recepcionista; Almoxarife: Biólogo; Eletrotécnico, e Soldador.

Ascom

IPJ divulga dados da Avaliação Atuarial 2024 que revelam déficit superior a R$ 1 bilhão por ausência de repasses das contribuições previdenciárias

0

O Instituto de Previdência de Juazeiro/IPJ divulgou nesta semana os resultados da Avaliação Atuarial referente ao exercício de 2024. O relatório, com data-base de dezembro, aponta um déficit atuarial que ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão, revelando uma situação financeira crítica para o instituto.

De acordo com o documento, o déficit vem crescendo ano a ano: em 2022, era de R$ 770,2 milhões; em 2023, subiu para R$ 909,6 milhões; e em 2024, chegou a R$ 1,008 bilhão — um aumento de 10,87% em relação ao ano anterior.

O atraso ou a ausência de repasses das contribuições previdenciárias, além do rendimento das aplicações e investimentos do instituto abaixo da meta atuarial mínima, estão entre os principais fatores apontados para o desequilíbrio financeiro. Apenas a dívida deixada pela gestão anterior, referente à falta de repasse da alíquota suplementar — obrigação do município —, soma mais de R$ 83 milhões.

A Avaliação Atuarial é um instrumento técnico que projeta, com base em premissas e parâmetros reconhecidos internacionalmente, os custos e as provisões necessárias para manter o equilíbrio do plano previdenciário. O estudo segue as diretrizes da Portaria MTP nº 1.467/2022, que estabelece os parâmetros para esse tipo de análise.

O diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone, informou quais caminhos estão sendo tomados diante desse quadro. “Uma audiência pública será realizada nos próximos dias para apresentar os dados detalhadamente e discutir as medidas já em andamento para conter o déficit. Uma dessas medidas é a regularização dos repasses pela atual gestão, além do parcelamento da dívida herdada, a renegociação de contratos e ações voltadas à melhoria da arrecadação”, explicou.

Além da audiência pública que será divulgada em breve, também está prevista para 2025 a realização de um novo Censo Previdenciário, que atualizará a base de dados do município e contribuirá para um planejamento mais eficiente.O diretor-presidente do IPJ destacou também a recente doação de um terreno pelo município, que será incorporado ao patrimônio do IPJ e servirá para a construção da sede própria do instituto.

Ascom PMJ

Governador Jerônimo e o prefeito Andrei vão anunciar pacote de obras estruturantes para Juazeiro

0

Em mais uma importante agenda em Salvador, o prefeito Andrei Gonçalves esteve nesta quinta-feira (5), com o secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN), Adolpho Loyola, e com o chefe de gabinete do senador Jaques Wagner, Lucas Reis, para alinhar a visita do governador Jerônimo Rodrigues a Juazeiro. O deputado estadual Roberto Carlos também participou do encontro, reforçando o compromisso com os avanços do município.

A vinda do governador a Juazeiro está confirmada e deve acontecer em breve. A expectativa é de que, durante a visita, o governador Jerônimo e o prefeito, anunciem um conjunto de obras estruturantes que vão transformar a infraestrutura urbana da cidade, com impacto direto na mobilidade, na educação e na qualidade de vida da população.

Durante a reunião, o prefeito Andrei destacou a importância da presença do governo estadual em Juazeiro e o alinhamento institucional necessário para garantir celeridade e eficácia na execução dos projetos. “Estamos construindo uma nova fase para o nosso município, com o apoio do Governo da Bahia, do Governo Federal e de lideranças comprometidas com o desenvolvimento regional. A presença do governador simboliza o compromisso do Estado com Juazeiro e marca o início de uma série de intervenções que vão mudar para melhor o dia a dia da população”, afirmou.

A articulação, que contou com o apoio do deputado Roberto Carlos e a mediação de lideranças políticas com atuação em nível estadual e federal, representa mais um passo na consolidação de Juazeiro como polo regional de desenvolvimento, e evidencia seu protagonismo no cenário político e econômico do interior baiano.

 

Ascom