Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Prefeitura de Juazeiro entrega material pedagógico do projeto MPT na Escola 2025

0

Ao longo de toda a semana, a Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc recebeu gestores escolares e coordenadores pedagógicos para entregar o material pedagógico do projeto “MPT na Escola” 2025. A ação é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho e visa prevenir e combater o trabalho infantil, envolvendo a comunidade escolar e levando a temática para as salas de aula.

O projeto consiste em um concurso nacional que premia as produções artístico-culturais de estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, nas categorias desenho, música, poesia e conto. A seleção conta com três etapas: a etapa local, com a seleção dos trabalhos na escola; a estadual, em que há uma seleção das produções pela Secretaria Estadual de Educação; e, por fim, a fase nacional, quando são escolhidos os trabalhos vencedores.

A coordenadora de projetos e programas da Seduc, Andrea Nascimento, explica que o material pedagógico distribuído para as escolas visa orientar a produção dos estudantes. “Cada unidade escolar recebeu uma cartilha e um manual de orientação pedagógica, voltados para o combate ao trabalho infantil. A finalidade desse material é orientar os professores e os alunos na construção de atividades e debates que possam embasar os trabalhos artísticos”.

O “MPT na Escola” é um projeto que potencializa a transformação social e viabiliza o empoderamento das crianças e adolescentes.

Ascom/PMJ

Enem 2025: Para garantir a inscrição, os candidatos não isentos precisam pagar a taxa até a próxima quarta-feira (11)

0
Estudantes de todo Brasil, fazem o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio

 

O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se encerra às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (6). Candidatos devem se inscrever exclusivamente na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por todas as etapas das provas.

Em sua rede social, o Inep publicou um vídeo com o tutorial de como fazer a inscrição.

Inscrições-Os participantes que tiveram os pedidos de isenção da taxa de inscrição e as justificativas de ausência em 2024 aprovados pelo Inep precisam se inscrever no exame.

Os estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública, mesmo com a inscrição pré-preenchida automaticamente, precisam atualizar os dados solicitados e confirmar a inscrição para garantir a participação nesta edição. Esses candidatos não pagarão a taxa de inscrição. A medida pretende estimular a participação desse público no Enem e facilitar o processo de inscrição.

Em 2025, o Enem tem outra novidade: voltará a ser opção para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. Para essa finalidade podem se inscrever:

·         – candidatos com mais de 18 anos que não terminaram essa etapa dos estudos;

·         – os que alcançaram, em cada área do conhecimento da prova, a pontuação mínima (igual ou maior que 450 pontos);

·         – quem tirou pelo menos 500 pontos na prova de redação.

O exame ainda representa oportunidade para o participante “treineiro” testar seus conhecimentos. O Inep define como “treineiro” aquele que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2025;  que não está cursando ou não concluiu o ensino médio e quer se autoavaliar.

O prazo para solicitação de atendimento especializado e tratamento por nome social também termina hoje. As duas situações devem ser assinaladas no processo de inscrição no Enem.

Acessibilidade-As pessoas interessadas em solicitar atendimento especializado no Enem 2025 devem enviar, por meio da Página do Participante, a documentação que comprove a condição que motiva esse tipo de atendimento.

O Ministério da Educação (MEC) explica que o participante que teve a documentação desse tipo aprovada pelo Inep nas edições do Enem de 2021 a 2024 não precisará anexar nova documentação.

Pessoas com deficiência auditiva ou surdez também podem consultar o edital do Enem 2025 na Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todas as regras e prazos do processo seletivo.

O vídeo com o conteúdo completo do edital está disponível no canal do Inep no YouTube.

Inclusão-Sobre o nome social, esse tratamento é exclusivo de participantes travestis, transexuais ou transgêneros que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente conforme a identidade de gênero.

O nome social deve ser o mesmo cadastrado na Receita Federal e será apresentado em todos os documentos e materiais administrativos do Enem, como no cartão de confirmação de inscrição e nas provas.

Taxa de inscrição-Para garantir a inscrição, os candidatos não isentos precisam pagar a taxa até a próxima quarta-feira (11).

Os candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa de inscrição reprovada pelo Inep ou que a justificativa de ausência nas provas de 2024 não foi aceita pela autarquia também precisam pagar o valor de R$ 85, por meio da Guia de Recolhimento da união (GRU Cobrança) para assegurar a participação no exame.

Após finalizar o processo de inscrição, o boleto ficará disponível na tela inicial da Página do Participante. O pagamento poderá ser feito por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.

O sistema não gera boleto para duas situações, mesmo que o candidato ainda não tenha solicitado isenção da taxa de inscrição:

1. o estudante concluinte do ensino médio, em 2025, matriculado em qualquer modalidade de ensino (regular ou EJA), em escola da rede pública;

2.  quem informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para tentar conseguir o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Provas-As provas do Enem 2025 serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 9 e 16 de novembro.

As exceções são os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde os candidatos farão provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), na capital paraense, no período.

O Enem 2025 mantém o formato de quatro provas objetivas (com 45 questões cada) e uma redação.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de redação, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e o Enem terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, com provas com 5 horas de duração, o exame nacional avaliará os conhecimentos de química, física e biologia e matemática.

O exame-O Enem é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Agencia Brasil 

Prefeitura de Casa Nova lança programa “Regularize Casa Nova” com até 100% de desconto em juros e multas de débitos com o município  

0

  

A Prefeitura de Casa Nova lançou, nesta sexta-feira (30), o programa “Regularize Casa Nova”, uma iniciativa do prefeito Anisio Viana voltada à regularização de débitos com a Fazenda Pública Municipal. O objetivo é beneficiar contribuintes inadimplentes com condições especiais de pagamento, promovendo a inclusão fiscal e estimulando o aumento da arrecadação municipal.  

O programa contempla créditos tributários ou não, inclusive os inscritos em dívida ativa ou em fase judicial, com descontos que variam de 50% a 100% sobre juros e multas, conforme o número de parcelas escolhido pelo contribuinte. As opções vão desde o pagamento à vista, com 100% de desconto, até o parcelamento em até três vezes, com abatimentos proporcionais.  

Os interessados em aderir ao programa devem procurar o setor de Tributos do município até o dia 31 de agosto de 2025. A adesão requer o pagamento imediato da primeira parcela ou da cota única e permite regularizar débitos relacionados ao IPTU, Alvarás e outras obrigações municipais.  

Ascom PMCN 

Eleição para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA está com inscrições abertas em Juazeiro

0

 

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através do Conselho Municipal da Criança e Adolescente/ CMDCA abriu o processo de inscrição para instituições da sociedade civil e de ensino superior que desejam compor o Conselho. O edital convoca instituições com atuação comprovada na promoção,  defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes a participarem da eleição que definirá os representantes no biênio 2025-2027.

Podem se inscrever instituições legalmente constituídas e em funcionamento há pelo menos dois anos, com histórico de atuação na área da infância e adolescência. O prazo para envio da documentação e inscrição das instituições segue até o dia 20 de junho de 2025. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente por meio eletrônico, através do link: https://forms.gle/nCtwqM3BB6jkvvag9

A eleição para composição do CMDCA é uma etapa essencial para garantir a participação popular e democrática na formulação de políticas públicas voltadas ao público infantojuvenil no município. Os conselheiros da sociedade civil e das instituições de ensino superior eleitos terão a missão de deliberar, fiscalizar e acompanhar ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
 

Ascom/PMJ

Orçada em mais de R$ 1,8 milhão, Prefeitura de Casa Nova anuncia construção de UBS no Loteamento São Francisco I e II 

0

 

A Prefeitura de Casa Nova anunciou a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Loteamento São Francisco I e II, ampliando o acesso à saúde para os moradores da comunidade. A obra está orçada em mais de R$ 1,8 milhão e os recursos já estão garantidos.    

A nova UBS vai garantir uma estrutura moderna e funcional, com foco na atenção primária, prevenção e atendimento humanizado, beneficiando centenas de famílias da região com serviços de saúde mais próximos e acessíveis.  

O prefeito Anisio Viana destacou a importância do investimento para o fortalecimento da rede municipal de saúde. “Nosso compromisso sempre foi levar saúde com dignidade para cada canto de Casa Nova. Com essa nova unidade, os moradores do São Francisco I e II contarão com um posto completo, bem equipado e acessível. O recurso já está garantido, e agora é iniciar mais essa obra que vai fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.  

    

  Ascom PMCN 

Empresárias de Sobradinho participam de evento sobre o fortalecimento do empreendedorismo feminino

0

Cerca de 40 mulheres empreendedoras rurais e urbanas do município de Sobradinho, no Norte da Bahia, participaram dia 31 de maio do evento promovido pelo programa Sebrae Delas (Desenvolvendo empresárias líderes apaixonadas pelo sucesso), que visa incentivar, valorizar e acelerar a jornada de mulheres que empreendem, entre outros objetivos.

No citado evento, o Sebrae realizou a palestra com o tema “Empreendedorismo Feminino Como Instrumento de Transformação e Empoderamento”, conduzida pela consultora Qlianne Martins, realizada na praça Daniela Caetano na cidade de Sobradinho, batizada de a Terra da Barragem, no Norte da Bahia.

Para o gestor do Sebrae Delas em Juazeiro, Edlan Amaral, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com o empreendedorismo feminino. “Falar sobre o empoderamento da mulher para ser uma agente de transformação da sua própria jornada, bem como inspiração para outras empreendedoras, nos deixa extremamente satisfeitos. Sabemos da força e potencialidade que as mulheres possuem, nos cabe, portanto, criar condições para que este caminho seja exitoso, este é o nosso compromisso”, realça Amaral.

Joseane Araújo, vice-presidente da Associação Movimenta Mulheres de Sobradinho-BA (AMAS), parabenizou o Sebrae pela iniciativa. “Em nome de todas as mulheres que integram a associação AMAS, quero agradecer ao Sebrae por nos brindar com um evento tão marcante que engaja a todos nós ao programa Sebrae Delas, além dos conhecimentos trazidos pela palestra que reforçam a cultura empreendedora”, disse.

A apicultora Bernadete Vasconcelos, proprietária do Empreendimento Vale da Serra Abelhas, foi uma das vozes que aplaudiu o encontro. “Como mulher, me sinto prestigiada por participar de um evento tão enriquecedor de conhecimentos”.

Ascom

SAAE inicia recuperação de elevatória e emissário na área da Travessia Urbana

0

A diretora presidenta do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, Fabiana de Possídio Egashira Guimarães, esteve nesta sexta-feira (6) em companhia da equipe de engenharia visitando o trecho da Travessia Urbana, onde foram danificados a Estação Elevatória 13 e a tubulação do emissário, responsável pela coleta de esgoto até a estação de tratamento.  A visita técnica faz parte da sondagem para inicio da obra, previsto para a próxima segunda-feira (9).

De acordo com o engenheiro sanitarista Luiz Humberto Valente, responsável pelo setor de projetos e obras do SAAE, a obra demorou para ser iniciada pela falta de material existente no comercio local. Segundo o engenheiro, serão reconstruídos cinco Poços de Visita (PVs) feito a relocação da rede coletora de esgoto entre os Bairros João XXIII e Lomanto Junior e reconstrução da Estação Elevatória.

“A conclusão deste serviço, previsto para 45 dias, vai possibilitar a liberação desse trecho da travessia urbana e consequentemente melhor trafegabilidade para os comerciantes da área e transeuntes. Das 13 elevatórias que estavam paralisadas já recuperamos 9 e estamos intensificando as manutenções nas demais”, informa Luiz.

Fabiana de Possídio lamentou os transtornos causados durante o período e assegurou que logo a obra será concluída e os problemas minimizados. “Estamos aqui acompanhando de perto essa sondagem, na certeza de que venceremos mais essa etapa do esgotamento sanitário. As peças já chegaram e, em breve este trecho será liberado para melhor comodidade dos empresários e de todos que circulam por essa área”, garantiu a gestora.

Ascom PMJ/SAAE

Deputado Roberto Carlos promove evento em homenagem aos 20 anos do IODDEB e destaca importância do fortalecimento do esporte baiano

0

Na manhã desta quinta-feira (05), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi palco de um evento especial em comemoração aos 20 anos do Instituto dos Operadores do Direito Desportivo do Estado da Bahia (IODDEB), promovido pelo deputado estadual Roberto Carlos (PV).

A solenidade reuniu importantes nomes ligados ao esporte e ao direito desportivo, consolidando-se como um momento de reconhecimento à trajetória do Instituto e também como espaço de debate e contribuição para o fortalecimento do esporte baiano.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente do IODDEB, Odilon Góes; o vereador de Salvador, Randerson Leal; o vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol, Manfredo Lessa; o representante do Instituto dos Advogados da Bahia, Dr. Antônio Menezes; o Venerável Mestre da Maçonaria Loja Templo de Ísis, Jorge Ribas; o representante da Secretaria de Segurança Pública, delegado Almir Góes; o comentarista esportivo Edésio Góes; e o produtor cultural e escritor, Clarindo Silva.

O deputado Roberto Carlos destacou a relevância do evento e a importância do Instituto: “Este momento é mais do que uma justa homenagem ao IODDEB, que há duas décadas atua de forma incansável e sem fins lucrativos em prol do direito desportivo. É também um espaço de construção, onde reunimos importantes desportistas e especialistas que trouxeram ideias riquíssimas para fortalecer ainda mais o esporte na Bahia”, afirmou.

O parlamentar ressaltou ainda o papel transformador do esporte na sociedade. “Seguimos firmes com o compromisso de incentivar e promover o desenvolvimento do esporte, que é uma ferramenta fundamental de transformação social”, completou Roberto Carlos.

O Instituto dos Operadores do Direito Desportivo do Estado da Bahia foi criado com a missão de promover o estudo, a aplicação e o aperfeiçoamento das normas que regem o esporte, tendo se consolidado como referência no Estado ao longo dessas duas décadas.

O evento foi considerado um grande sucesso pelos participantes e reforçou a importância de iniciativas que estimulem o diálogo e a valorização do esporte e do direito desportivo na Bahia.

Vereador Professor Gilmar propõe criação de Comitê Popular das Políticas de Inclusão e fundo emergencial para famílias de pessoas com síndromes raras

0

Durante a histórica Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (04), no auditório da Codevasf, o vereador Professor Gilmar Santos (PT) propôs a criação de um Comitê Popular de Monitoramento das Políticas de Inclusão e Acessibilidade em Petrolina. A iniciativa surge como resposta às constantes denúncias de abandono e invisibilidade enfrentadas por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndromes raras, altas habilidades/superdotação e deficiências.

O Comitê terá a missão de acompanhar, fiscalizar, monitorar, propor e pressionar por avanços reais nas políticas públicas, fortalecendo a participação social e dando visibilidade às demandas das famílias que hoje enfrentam o abandono institucional.

Em seu pronunciamento, o parlamentar também defendeu a implementação de um fundo emergencial de assistência para mães e famílias de pessoas com síndromes raras, destacando a realidade de centenas de mulheres que enfrentam dificuldades para custear suplementos alimentares, tratamentos e itens básicos de cuidado.

“É urgente que o governo faça um estudo sobre o orçamento e encontre caminhos para garantir esse suporte. Muitas mães vivem aflitas, sem recursos para comprar suplementos, fazendo rifas e pedindo ajuda para sobreviver. Não se trata de uma população de mil pessoas; é um grupo pequeno, que poderia ser mapeado com um censo”, afirmou Gilmar.

Além de cobrar ação imediata do poder público, o vereador reforçou que é necessário transformar a solidariedade em políticas concretas e estruturadas. “Nós queremos mais que abraços e solidariedade. Queremos que a solidariedade se transforme em ação concreta, em luta concreta, e em celebração por conquistas”, concluiu.

A Audiência Pública foi a primeira no município a reunir familiares, especialistas, representantes de movimentos sociais e órgãos públicos para debater as falhas na rede de atendimento e propor soluções efetivas. Um dos encaminhamentos centrais do evento foi justamente a criação desse Comitê, que terá como missão acompanhar, fiscalizar e propor melhorias nas políticas públicas de inclusão.

A proposta integra o conjunto de ações do Mandato Coletivo do Professor Gilmar, que desde o início do mandato tem pautado a garantia de direitos para as populações mais vulnerabilizadas, especialmente no campo da saúde, da educação e da assistência social.

Ascom