Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Professor Gilmar propõe Festival de Culturas Afro-Indígenas e criação de Memorial dos Povos de Terreiro em Petrolina

0

O vereador Professor Gilmar Santos (PT) apresentou, nesta quinta-feira (05), uma indicação à Prefeitura de Petrolina propondo a realização de um Festival de Culturas de Matrizes Afro-Indígenas, a criação de um Memorial dos Povos de Terreiro e o lançamento de editais públicos específicos para apoiar financeiramente iniciativas culturais dessas comunidades.

As propostas têm como base o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa de Petrolina (Lei Municipal nº 3.330/2020), de autoria do próprio parlamentar. Segundo Gilmar, as ações são essenciais para fortalecer a diversidade étnico-racial e religiosa do município, além de valorizar os saberes e tradições das comunidades tradicionais.

“O Festival será um espaço de visibilidade, celebração e fortalecimento das expressões culturais, da música, da culinária e dos saberes dos povos afro-indígenas e de terreiro”, afirmou o vereador. Já o Memorial dos Povos de Terreiro tem como objetivo se tornar um marco permanente da história e da resistência dessas comunidades em Petrolina, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade.

Outro ponto central da proposição é o incentivo a políticas afirmativas por meio de editais públicos voltados especificamente a essas comunidades. “Os editais garantem o acesso a recursos públicos e o fortalecimento institucional das organizações que promovem a igualdade racial e a liberdade religiosa”, reforçou Gilmar.

Aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, a indicação foi encaminhada à Secretaria de Combate à Fome e Desenvolvimento Social, à Gerência de Promoção da Igualdade Racial e à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Petrolina.

O Mandato Coletivo do Professor Gilmar Santos reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos das populações negras, indígenas e tradicionais, e com a construção de uma cidade mais justa, plural e democrática.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro divulga resultado preliminar do concurso de remoção de servidores efetivos da Seduc

0

A Prefeitura de Juazeiro divulgou no Diário Oficial desta quinta-feira (5) o resultado preliminar do concurso de remoção dos servidores públicos municipais efetivos lotados na Secretaria de Educação/Seduc. Os candidatos que discordarem do resultado podem apresentar o recurso devidamente fundamentado à Comissão de Avaliação no prazo de dois dias úteis, contados a partir da publicação do resultado.

A remoção refere-se à transferência de um servidor público de uma escola para outra, no âmbito da Secretaria de Educação de Juazeiro, sem alteração de vínculo com o cargo. O certame foi direcionado aos servidores com, no mínimo, três anos de efetivo exercício na unidade escolar de origem.

O resultado final do concurso está previsto para o dia 11 de junho.

Ascom/PMJ

Prefeitura de Juazeiro abre Processo Seletivo para cadastro reserva de novos servidores

5

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Juazeiro está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado para cadastro reserva de servidores em diversos órgãos municipais.

A seleção será realizada através de avaliação curricular de títulos e experiência profissional. As vagas são para 28 funções nos níveis fundamental completo ou incompleto; médio ou médio técnico e superior. Os salários chegam a R$7.684,16.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site https://pss.juazeiro.ba.gov.br até às 23h59 do dia 12 de junho. A contratação é válida por 2 anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

A secretária de Administração, Ana Angélica Santana, ressalta a importância desse processo seletivo com o objetivo de fortalecer os serviços públicos e reafirma o compromisso da gestão com a valorização das pessoas. “Essa seleção democratiza o acesso da população à administração pública e assim poder somar forças com a gestão em prol do desenvolvimento de Juazeiro. Esta gestão tem o compromisso de ampliar e melhorar os serviços públicos com um atendimento eficiente, humano e qualificado. E isso passa por valorizar o trabalho de quem deseja contribuir com a nossa cidade,” afirmou a secretária.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site https://pss.juazeiro.ba.gov.br. Os candidatos poderão se inscrever somente para uma única função.  Aos candidatos com deficiência, serão reservadas 5% das vagas que vierem a ser preenchidas.

Cadastro de Reserva

O processo seletivo visa a formação de Cadastro de Reserva para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público da Administração  municipal. A divulgação da listagem de classificação definitiva dos candidatos inscritos está prevista para o dia 16 de julho.  Todas as informações referentes às inscrições  e ao processo seletivo podem ser acessadas no endereço eletrônico https://pss.juazeiro.ba.gov.br

Concurso Público suspenso

O presente edital da seleção pública SEAD/PMJ acontece em razão das necessidades urgentes do município e em entendimento com Ministério Público, que aguarda finalização de acordo com a empresa responsável pelo concurso para deliberar sobre a situação do certame suspenso por força de medida judicial.

Ascom PMJ

Mais saneamento e pavimentação para Casa Nova: Gestão Anisio Viana lança planos estratégicos no Dia Mundial do Meio Ambiente

0

  

A Prefeitura de Casa Nova lançou, nesta quinta-feira (5), importantes ações de saneamento e pavimentação, com destaque para a licitação do saneamento dos bairros Iraque e Irã, no distrito de Santana do Sobrado, e o bairro Gilson Viana, que após as obras de saneamento, vão receber também pavimentação e iluminação. O saneamento será realizado com recursos próprios da gestão, e a pavimentação por meio de emenda parlamentar do deputado federal Adolfo Viana. 

O anúncio foi feito pelo prefeito Anisio Viana durante o lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), em solenidade realizada na Câmara Municipal, como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. “É muito significativo, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, lançarmos esse plano e, ao mesmo tempo, anunciarmos ações estruturantes para melhorar a vida dos casanovenses”, afirmou o prefeito. 

A ação é uma iniciativa da gestão com financiamento da Caixa Econômica Federal, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS). O evento também contou com a presença do deputado estadual Euclides Fernandes, vereadores e secretários municipais, e marcou o início de um processo que contará com oficinas, audiências públicas e escuta popular, reforçando o compromisso com o planejamento participativo e o desenvolvimento sustentável. 

   

Ascom PMCN 

Prêmio Sebrae de Jornalismo: inscrições terminam nesta segunda (9)

0

 

As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo seguem abertas até esta segunda-feira (9). Voltado a profissionais da imprensa e estudantes, o prêmio se consolidou como uma vitrine para as produções que abordam o universo do empreendedorismo com foco nos pequenos negócios. Entre as categorias em destaque está Fotojornalismo, uma oportunidade para fotógrafos e fotojornalistas que registram em imagens o cotidiano e os desafios do universo empreendedor.

O PSJ conta com outras três categorias principais – Texto, Vídeo e Áudio -, além da categoria especial Jornalismo Universitário. As inscrições podem ser feitas pelo site: premiosebraejornalismo.com.br. Para participar do certame, os conteúdos jornalísticos devem ter sido veiculados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025. Ou seja, podem ser inscritos trabalhos que estão sendo realizados dentro do período de inscrições deste ano.

Em 2024, a Bahia foi a grande vencedora na etapa nacional nas categorias Fotojornalismo e Vídeo do PSJ.

Veja os subtemas sugeridos no regulamento: Bioeconomia; Pequenos Negócios e COP-30; Inovação e Startups, Produtividade e Competitividade; Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Territorial; Transformação Digital; Empreendedorismo Feminino; Políticas Públicas e Legislação, Acesso a Crédito e Gestão Financeira; e Empreendedorismo Social.

Serviço

O que: Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ)

Inscrições (gratuitas): https://premiosebraejornalismo.com.br/

Período: até 9 de junho de 2025

Atenção: Podem ser inscritos trabalhos veiculados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025

Ascom

Encontro realizado na UNEB reuniu alunos, professores, startups, autoridades e especialistas do setor de tecnologia e inovação

0

O auditório Tadeu Pires, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Norte da Bahia, foi palco nesta quarta-feira (04) da palestra ‘Otimização da Produção e Gestão Sustentável no Agronegócio’, que marcou a realização do Meet Up Summit 2025 no Vale do São Francisco.

Realizado pelo Sebrae e Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o encontro foi pensado para quem deseja compreender melhor como funcionam os ecossistemas de inovação, explorar oportunidades de atuação no setor e conhecer práticas para otimizar a produção, garantindo uma gestão mais sustentável no agronegócio.

O Meet Up Summit 2025 teve apoio do Espaço Colaborar da UNEB Juazeiro, representado por sua coordenadora e professora-doutora Dinani Amorim; do AgroLABS, representado pelo coordenador professor-doutor Ricardo Amorim; da Fruit Tech, representada pelo coordenador professor-doutor Valdner Ramos; e pelo mestre Cecílio Bastos, vice coordenador do Espaço Colaborar UNEB Juazeiro.

Para o analista técnico do Sebrae e coordenador do evento, Edlan Amaral, o evento teve excelente resultado. “Sabemos a importância que a Academia tem como um eixo fundamental para se pensar inovação, então termos a oportunidade de despertar o olhar desses estudantes para este tema, só demonstra a assertividade do trabalho, focando cada vez mais no protagonismo deste público como agentes transformadores das suas respectivas realidades”, pontua Amaral.

Cerca de 50 estudantes universitários de diversos cursos e professores-doutores de universidades do Vale do São Francisco, profissionais da área de fruticultura e donos de startups lotaram o espaço atraídos pelo tema da palestra, ministrada pelo professor-doutor engenheiro Victor Itálico, pós-graduado em administração pela Universidade de Viçosa (MG), e consultor credenciado pelo Sebrae com especialização na área de inovação, gestão, empreendedorismo e ecossistemas.

Segundo Itálico, “o encontro prestigiado por representantes da Univasf, UNEB e Facape e alunos de cursos de Agronomia, Engenharia de Bio Processos e Bio Tecnologia, entre outros, superou a expectativa e facilitou a interatividade, o que me deixou muito satisfeito e gratificado com o resultado”, disse.

Estudante do primeiro período do curso de Engenharia Agronômica, Eliclecia de Jesus dos Santos classificou a experiência como um estímulo a pensar sobre o empreendedorismo no começo da graduação. “Considero muito importante que, já no primeiro semestre, o estudante desenvolva essa visão de futuro. A palestra ampliou a visão que eu já tinha, tornando o meu pensamento mais dinâmico sobre as possibilidades profissionais. Também funcionou como um verdadeiro guia ao ajudar os estudantes a se situarem, refletir e planejar sua trajetória acadêmica e profissional”.

O evento também trouxe novas ideias e pespectivas profissionais para a estudante de Engenharia de Bio Processos e Bio Tecnologia, Camila Alves. “Faço parte da empresa Júnior do meu curso e participar desse tipo de iniciativa é fundamental para ampliar meus conhecimentos e a visão sobre o mercado. O evento me motivou a buscar soluções mais criativas e reforçou também a importância do networking e da colaboração. Também me trouxe novas referências e, com toda certeza, saio daqui mais preparada e ainda mais motivada investir no meu conhecimento pessoal e também profissional”, afirmou.

Já a aluna do mesmo curso, Ellen Emanuela aprovou a proposta da palestra e falou das ideais, assim como dos novos caminhos a seguir na profissão. “Foi possível identificar diversas formas de atuação para o engenheiro de processos e de bio tecnologia, favorecendo a criação de soluções transformadoras, reforçando o protagonismo da nossa profissão em processos de pesquisa e desenvolvimento. Eventos desse porte nos mostram que temos espaço crescente no ecossistema de inovação, especialmente quando se trata de conectar ciências aplicadas em demandas reais da sociedade”.

Prefeitura de Sento Sé promove 4ª Formação do LEEI com foco em leitura na família e práticas pedagógicas na Educação Infantil

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nos dias 3 e 4 de junho, no Salão do Júri do Fórum, a 4ª Formação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), com o tema “Diálogos com as famílias: a leitura dentro e fora da escola e as práticas de mediação dos livros na contação das histórias infantis”.

“Com iniciativas como o LEEI, a SME reafirma o compromisso de valorizar a formação continuada dos profissionais da educação e de fortalecer a relação entre escola e família como base do desenvolvimento integral das crianças de Sento Sé”, pontuou o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro.

A formação teve como objetivo apresentar estratégias de leitura que envolvam diretamente as famílias no processo educativo, estimulando a escolha consciente de obras do universo literário infantil e promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e colaborativo.

A coordenadora da Educação Infantil e formadora do LEEI em Sento Sé, Lindiane Ribeiro, destacou a importância do programa.

“O LEEI tem possibilitado aos professores das turmas de 4 e 5 anos exercitar a práxis pedagógica, unindo teoria e prática. As formações se tornaram espaços de partilha de saberes, fortalecendo a unidade curricular da Educação Infantil e alinhando-a ao currículo da rede municipal.”

Durante a formação, os educadores também compartilharam experiências do dia a dia em sala de aula. A coordenadora pedagógica Ana Paula de Carvalho Ferreira avaliou a formação como essencial para o fortalecimento das práticas. “Foi uma formação de grande importância para o nosso fazer pedagógico. O curso tem promovido reflexões profundas e contribuído para o aprimoramento das estratégias já aplicadas, a partir de uma visão mais inclusiva e sensível às diferentes realidades das nossas turmas.”

Ascom PMSSE

Justiça condena dois homens pelo assassinato de Suzane Moura da Silva; crime ocorreu em Setembro de 2022, no bairro Sol Levante, Juazeiro

0

Em sessão do Tribunal do Júri realizada nesta quinta-feira (5), no Fórum Conselheiro Luiz Viana Filho, em Juazeiro, sob a presidência do Juiz de Direito Cláudio Santos Pantoja Sobrinho, foram julgados e condenados Luiz Eduardo Leite dos Santos Bomfim, conhecido como “Dudu” e Paulo Sérgio Alves da Silva, o “Jhon”, pelo homicídio qualificado contra Suzane Moura da Silva.

Luiz Eduardo foi condenado a 29 anos e 22 dias de reclusão e Paulo Sérgio, a 24 anos e 6 meses de prisão.

O homicídio ocorreu em setembro de 2022, no Bairro Sol Levante, Juazeiro. Segundo a Justiça, os réus armaram uma emboscada contra a vítima.

“Paulo Sérgio (“Jhon”) contatou Suzane fingindo interesse na compra de drogas para um “primo”. Luiz Eduardo (“Dudu”), se passando pelo referido primo, marcou encontro com a vítima. Ao chegar ao local combinado, Suzane foi imediatamente alvejada por diversos disparos de arma de fogo, vindo a óbito”.

Foram reconhecidas como qualificadoras, o motivo torpe, relacionado ao tráfico de drogas, e emboscada, recurso que dificultou a defesa da vítima.

Redação PNB, com informações Comarca de Juazeiro

Começou! Compre no comércio de Juazeiro e concorra a um caminhão de prêmios e um carro zero km

0

 

Começou nesta quinta-feira, dia 5 de junho, a Campanha Junina do Comércio de Juazeiro, que vai a premiar clientes com um caminhão de prêmios e um Renault C3 0KM.

A campanha promovida pela CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Cielo e apoio da Prefeitura de Juazeiro, promete movimentar o comércio local e premiar os consumidores durante o período de São João.

Lojista que queiram participar da campanha podem contactar a CDL através dos telefones: 74 3611-9449 ou no 87 98871-1200 e buscar maiores informações, lembrando que os lojistas participantes concorrem ao prêmio de melhor decoração junina, no valor de R$ 10 mil em publicidade na TV São Francisco, parceira da campanha.

A promoção vai até o dia 30 de junho, e a cada R$ 50 em compras nas lojas participantes, o consumidor tem direito a 1 cupom para concorrer aos prêmios. E tem mais: quem realizar o pagamento na maquininha Cielo recebe 3 cupons a cada R$ 50 em compras, triplicando suas chances de ganhar.

Entre os prêmios, o grande destaque é um Renault C3 0km, além de um caminhão recheado de prêmios, que será sorteado ao final da campanha.

A ação tem como objetivo fortalecer o comércio local durante o mês junino, uma das épocas mais tradicionais e festivas do calendário nordestino. A CDL destaca que a iniciativa é também uma forma de valorizar os consumidores que escolhem comprar em Juazeiro.

Participe! Compre nas lojas credenciadas, exija seu cupom e boa sorte!

Ascom