Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Projeto Vapor Escola do Velho Chico será lançado na quarta-feira (11) no Lago de Sobradinho; alunos da rede pública municipal participarão de aula flutuante

0

 

Na próxima quarta-feira (11), às 13h30, o Lago de Sobradinho será palco de um momento inédito na educação pública do município: o lançamento oficial do Projeto Vapor Escola do Velho Chico, uma iniciativa que leva conhecimento, cultura e pertencimento aos estudantes da rede municipal de ensino por meio de vivências educativas a bordo de um Barco escola.

Realizado pelo Ministério da Cultura e pelo IPED-Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento Social, com patrocínio do Banco do Nordeste, da Codevasf, do Grupo Kelldrin, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio da Prefeitura de Sobradinho, o projeto propõe uma abordagem inovadora, onde os alunos irão vivenciar uma verdadeira aula flutuante sobre a história, cultura, meio ambiente e identidade do território onde vivem.

Estamos oferecendo não só conhecimento, mas também pertencimento, identidade cultural e o encantamento de ver o próprio território como algo valioso e cheio de histórias a preservar. O Vapor Escola é uma sala de aula em movimento, onde o conhecimento se mistura com a paisagem com a identidade ribeirinha do povo de Sobradinho”, explica Márcia Sacchet, presidente do IPED.

Durante os passeios, os estudantes participam de atividades culturais valorizando a escuta, a vivência e a conexão emocional dos alunos com o seu território. Cada aluno vai receber um kit personalizado com materiais educativos e lanches. As atividades são acessíveis também para as pessoas com deficiência.

“Queremos que os alunos se reconheçam como parte da história do Velho Chico, que sintam orgulho do lugar onde vivem e desenvolvam um olhar mais consciente e afetivo sobre o meio ambiente, a cultura e a coletividade. É uma travessia educativa no sentido mais bonito da palavra”, reforça Márcia.

O evento de lançamento vai reunir autoridades locais, educadores e parceiros do projeto.

Serviço

O quê: Lançamento do Projeto Vapor Escola do Velho Chico

Quando: 11 de junho de 2025, às 13h30

Onde: Lago de Sobradinho – Sobradinho/BA

Ascom/PMS

Mãe de criança atípica relata dificuldade para acessar atendimento no CAPS Infantil, em Juazeiro: “Desde 2023 que estou tentando”; Sesau se manifesta

0

 

Uma mãe de uma criança atípica fez contato com nossa redação para relatar a dificuldade que vem encontrando para acessar atendimento para a filha no CAPS- Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para crianças e adolescentes, em Juazeiro. Segundo contou, havia uma consulta marcada com a psicopedagoga, mas foi cancelada sem nenhuma comunicação. A criança aguarda para iniciar seu tratamento desde o ano de 2023, relatou a mãe.

“Fui com minha filha nesta segunda-feira, 9, pois ela tinha horário marcado para passar pela psicopedagoga e chegando lá fui informada que não teria atendimento, pois a profissional não trabalha mais no CAPS. Gastei dinheiro com Uber e dei viagem perdida, pois sequer tiveram a consideração de avisar. Desde 2023 que estou tentando atendimento para ela, que já passou 2 vezes pelo acolhimento e agora que conseguimos, a profissional sai e ninguém avisa nada”, concluiu a mãe.

Enviamos a reclamação para a Secretaria de saúde. Em resposta o órgão esclareceu que “a profissional psicopedagoga que atuava em uma das unidades solicitou seu desligamento para assumir vaga conquistada por meio de Processo Seletivo Simplificado/ PSS na área da Educação. Diante dessa saída, a Sesau já está tomando as providências para a contratação de uma nova profissional, com o objetivo de garantir a continuidade dos atendimentos às crianças acompanhadas pelo serviço. A equipe da unidade está em contato com os responsáveis pelos pacientes para informar sobre os reagendamentos. A Secretaria reafirma seu compromisso com o cuidado e o acolhimento das crianças e de suas famílias na rede municipal”.

Redação PNB 

“O grande problema de Juazeiro é o juazeirense”, criticam leitores após flagrarem motorista e carroceiro jogando entulhos nas ruas

8

 

“O grande problema de Juazeiro é o juazeirense. Situação lamentável”, esse foi o comentário de um leitor do PNB que nos enviou um flagrante de descarte irregular de entulho em rua central de Juazeiro.

Ele evidencia o comportamento de algumas pessoas que não têm o menor zelo pela cidade. E isso independe de classe social. O motorista de um carro de luxo suja a cidade, a dona de casa joga lixo na rua, o carroceiro despeja entulho em qualquer esquina.

Na imagens enviadas pelo leitor, um motorista para o veículo e joga restos de material de construção no fundo do Colégio Hildete Lomanto, nas proximidades da rua Oscar Ribeiro.

“O local foi limpo recentemente”, observou.

Outro flagrante enviado à nossa redação mostra um carroceiro que teve o animal recolhido pela prefeitura por deixá-lo solto nas ruas, conduzindo a carroça e descartando entulho em um terreno baldio.

“A prefeitura recolheu o animal deste carroceiro, após notificá-lo algumas vezes, porque ele criava o cavalo solto. O animal espalhava o lixo das portas e tinha sinais de maus tratos. Ele, então, resolveu levar a carroça no braço, e continua jogando entulhos nos terrenos. O cara perdeu o animal e agora o animal é ele mesmo “, relatou outro leitor ao PNB.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos/Sesp, o programa Juazeiro Limpa, lançando no último mês de março, segue intensificando as “ações de zeladoria urbana em bairros da cidade, contemplando mutirões de limpeza, manutenção de calçamento, drenagem, pintura, podas de árvores, limpeza de canais e reformas em espaços públicos”.

Redação PNB

Juazeiro Limpa segue intensificando ações de limpeza e manutenção de equipamentos: “A ideia é manter a cidade limpa, segura e organizada”

1

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos/Sesp, realizou, durante o mês de maio, uma série de ações de zeladoria urbana em mais de 40 bairros do município. As ações fazem parte do Programa Juazeiro Limpa, que contempla mutirões de limpeza, manutenção de calçamento, drenagem, pintura, podas de árvores, limpeza de canais e reformas em espaços públicos.

Os serviços foram realizados diariamente, com foco em vias públicas, praças, feiras livres, avenidas, canais de escoamento e áreas de grande circulação. Bairros como Coreia, Maria Gorete, Carnaíba, Country Clube, João XXIII, Itaberaba, Jardim Flórida, além da manutenção da limpeza de canais estão entre os que receberam maior atenção visando diminuir o foco de muriçocas.

Também foram executadas 348 podas de árvores em diversas ruas da cidade, como também da limpeza de cemitérios localizados tanto na sede quanto no interior do município. As ações contaram com o uso de retroescavadeiras e caçambas, especialmente nas rodovias BA 210, BR 407 e na Rodovia Salitre.

“A ideia é manter a cidade limpa, segura e organizada. Nossas equipes atuam com planejamento, mas também atendem demandas emergenciais que surgem no dia a dia. Estamos avançando com um cronograma contínuo e organizado, sempre comprometidos com o bem-estar da população”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão.

Entre os destaques do mês, estão a recuperação de calçamento das ruas Paulo Bispo e Toufic Khoury, nos bairros Jardim Flórida e Santo Antônio. A praça Alfredo Nunes, no bairro Maringá, passou por revitalização, assim como a Orla I, que recebeu pintura no paredão e manutenção das calçadas. Também foi instalada uma torre de iluminação no bairro Castelo Branco.

As intervenções incluíram ainda áreas próximas a escolas, unidades de saúde e espaços de lazer, como o campo do Lomanto Júnior e a Praça do João Paulo II. A equipe de pedreiros foi responsável por pequenas reformas em passeios, galerias, sarjetas e na recuperação de tampas de bueiros e meios-fios.

Cata-Treco recebeu mais de 240 solicitações em maio

O serviço de Cata-Treco, também integrante do Programa Juazeiro Limpa, registrou 241 solicitações até o dia 30 de maio, das quais 195 já foram atendidas. Foram recolhidos 342 materiais inservíveis, como móveis e objetos descartados pela população, contribuindo para a limpeza urbana e o combate a focos do mosquito da dengue.

Como solicitar o Cata-Treco

O serviço é gratuito e pode ser agendado pelo WhatsApp (74) 97400-1194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento é realizado em até 10 dias úteis.

Ascom PMJ/Sesp

Petrolina: Policlínica Municipal amplia horário de atendimento pediátrico para crianças com sintomas respiratórios

0

 

A partir desta terça-feira (10) os atendimentos pediátricos voltados para crianças com sintomas respiratórios serão ampliados na Policlínica Municipal. Os pacientes vão passar por consultadas das 8h às 19h. A medida visa atender às demandas das famílias com crianças gripadas.

A ação integra o Plano Municipal de Contingenciamento das Doenças Respiratórias Sazonais e tem como objetivo oferecer um atendimento especializado para evitar a superlotação nas unidades hospitalares da cidade. Da última quarta-feira (04) até sexta-feira (06), cerca de 150 crianças com sintomas respiratórios foram atendidas pela equipe de pediatria da Policlínica Municipal de Petrolina.

“A partir de hoje, 10 de junho, terça-feira, a Policlínica Municipal terá o seu horário ampliado para atendimento pediátrico voltado para crianças com sintomas respiratórios. Antes, estávamos atendendo das 13h até às 19 horas. E a partir de hoje, os atendimentos acontecerão das 8 da manhã até às 19 horas. Se você tem filho, criança que está gripada,  apresentando sintomas respiratórios, coriza, você pode levá-lo até a UBS mais próxima. As nossas 57 unidades estão atendendo esse perfil de paciente ou até a policlínica para fazer uma avaliação pediátrica. Além disso, a vacinação está com ampla cobertura aberta para toda a população a partir de seis meses de idade”, informou Ana Carolina Cunha, Secretária Executiva de Atenção Especializada à Saúde.

Ascom/PMP

Viva João Gilberto: Sarau “A Tardinha Cai” homenageia o Papa da Bossa Nova nesta terça (10) em Juazeiro; confira programação completa

0

 

A tarde cai, e com ela se levanta a lembrança da batida inconfundível do violão de João Gilberto. É nesse tom “cheio de saudade” que Juazeiro (BA) celebra, nesta terça-feira (10), os 94 anos do filho ilustre da cidade. A homenagem acontece a partir das 17h, com o sarau “A Tardinha Cai”, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

O evento será realizado em frente à casa onde João Gilberto cresceu, na Praça da Bandeira, e contará com apresentações musicais, recital, exposição e um momento especial: a estreia musical de Sofia Gilberto, neta do homenageado. Com apenas 9 anos, a pequena “Garota de Ipanema” subirá ao palco para cantar músicas do seu álbum “Garota Bossa Nova” e lançar um audiolivro, acompanhada por uma banda formada por artistas locais.

A programação inclui ainda shows de nomes como Edésio Cezar, Silas França, Mauriçola, o tenor Carlos Luciano, além de um recital com o poeta Celso Abude. O repertório promete embalar o público com clássicos da Bossa Nova — gênero que João Gilberto eternizou com seus acordes suaves e frases sussurradas.

Durante todo o dia, a partir das 8h, será possível visitar um memorial em homenagem ao artista, com fotografias, objetos pessoais e registros históricos. O encerramento da programação será com um bate-papo cultural sobre a trajetória de João, que para muitos dividiu a história da música brasileira em “antes” e “depois”.

“Será uma oportunidade de reviver a música que nasceu em nossas terras e se espalhou pelo mundo. Vamos celebrar juntos a bossa nova e um dos maiores músicos brasileiros”, afirma Targino Gondim, secretário de Cultura de Juazeiro. Ainda segundo Targino, em novembro a Seculte irá promover o “Festival da Bossa Nova em Juazeiro”, com participação de grandes nomes do gênero no Brasil, em Juazeiro-BA.

Já João Leopoldo, superintendente de Cultura e coordenador do sarau, reforça a importância de manter vivo o nome de João Gilberto: “João é um artista que o mundo respeita, e Juazeiro precisa valorizá-lo cada vez mais. O sarau é um passo importante nesse caminho.”

Programação Completa – Sarau “A Tardinha Cai”

Manhã | Memorial João Gilberto – Casa na Praça da Bandeira

8h – Abertura para visitação ao Memorial João Gilberto
9h – Conversa com Hertz Félix e Aleí Vitorino
10h – Bate-papo: “A Bossa e João”, com Silas França e Mauriçola
11h30 – Entrada ao vivo de Sofia Gilberto, direto da Casa para a TV

Tarde e Noite | Sarau ao Vivo – Praça da Bandeira

17h – Abertura com a Banda Base
18h – Solo instrumental de Edésio Cezar (Bossa Nova)
18h30 – Bate-papo musical: Silas França convida Sofia Gilberto
19h – Recital poético com Celso Abude (com pequenas intervenções culturais)
19h30 – Jovem Guilherme: “A nova geração que canta Bossa”
19h50 – Show: Maurício Convida
20h – Performance do tenor Carlos Luciano (Bossa Nova)
20h10 – Encerramento especial com Sofia, Silas, Maurício, Edésio e Carlos Luciano

Ascom

MP da Bahia aciona empresas de apostas esportivas online; segundo apurações, consumidores não receberam valor do prêmio

0

Três empresas de apostas esportivas online foram acionadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia após a Instituição constatar que elas atuam sem autorização do Poder Público e estão lesando consumidores. Segundo a promotora de Justiça Joseane Suzart, consumidores que realizaram apostas na plataforma da Betpremium Apostas Esportivas e Jogos Online, que representa a Better Games Entertainment no Brasil, não receberam o valor do prêmio, que seria pago por meio da Latam Entertainment Limited. O MPBA também acionou Adalberto Argolo dos Santos, Rebeca de Sousa Argolo, José Bonfim Santana. Além deles, a União foi acionada por falta de fiscalização e punição às empresas irregulares, o que deveria ser feito pelo Ministério da Fazenda e pela Secretaria de Prêmios e Apostas.

Na ação, ajuizada na quinta-feira (5), Joseane Suzart solicita à Justiça concessão de medida liminar para determinar às três empresas que suspendam, imediatamente, a oferta, operação e comercialização de quaisquer serviços de apostas de quota fixa em todo o território nacional. Caso desejem continuar atuando no mercado brasileiro, que cumpram com o disposto na Portaria SPA/MF n.º 827/2024, requerendo a devida e imprescindível autorização perante a Secretaria de Prêmio e Apostas do Ministério da Fazenda, cumprindo diversas medidas, dentre elas o pagamento de R$ 30 milhões, considerado o limite de até três marcas comerciais a serem exploradas pela pessoa jurídica em seus canais eletrônicos por ato de autorização.

À União, que seja determinada, dentre outras medidas, a adoção imediata das providências cabíveis para suspender a oferta/publicidade, ações de comunicação, marketing, operação e comercialização, em todo o território nacional, de quaisquer serviços de apostas de quota fixa executados pela Betpremium Apostas Esportivas, Better Games e Latam Entertainment. Isso, explica Joseane Suzart, porque as empresas se encontram sem a prévia e necessária autorização do poder público federal. A promotora de Justiça solicita que as providências sejam adotadas também com relação a todos os agentes que não detenham a prévia e necessária autorização do poder público federal para atuação.

Cecom/MPBA

HU-Univasf promove campanha para incentivar doação de sangue

0
Este mês é dedicado à doação de sangue, culminando no Dia Mundial do Doador de Sangue em 14 de junho, uma data instituída há 20 anos pela Assembleia Mundial da Saúde. O objetivo é estimular novos doadores e, principalmente, agradecer a todos que apoiam essa causa, que precisa ser permanente. Por isso, profissionais de hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) reforçam a campanha do Junho Vermelho com ações durante todo o mês.
No Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) não podia ser diferente: serão realizadas campanha e ações informativas, com apoio da VIII Geres (Gerência Regional de Saúde) de Pernambuco e do Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) em Petrolina. A iniciativa visa envolver acompanhantes e familiares de pacientes, além de colaboradores do hospital, incentivando a doação e a fidelização dos doadores.
O Comitê Transfusional do HU está sensibilizando cirurgiões e residentes para incentivo à doação por parte de familiares de pacientes internados, como também Colegiado Executivo do HU tem mobilizado as equipes para reforçaram o estoque do hemocentro local, uma vez que as bolsas de sangue são essenciais para diversos procedimentos hospitalares.
A importância da doação regular
A falta de conscientização e a desinformação são os maiores entraves para incentivar a doação de sangue. Segundo profissionais da rede Ebserh, ainda há muitos mitos envolvendo o processo de doação e, por isso, recorrer à informação de qualidade e mostrar o impacto positivo da doação são fundamentais para manter os estoques dos bancos de sangue.
Hematologistas e demais profissionais envolvidos nessas atividades explicam que o sangue não pode ser fabricado ou comprado como um medicamento na farmácia, não tem substituto e, além disso, possui prazo de validade. Por isso, a doação deve ser contínua, mantendo o material à disposição dos pacientes.
O sangue doado é fracionado e transformado em quatro hemocomponentes: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. Esses hemocomponentes são distribuídos para as agências transfusionais dos hospitais, onde são utilizados em pacientes internados em tratamentos ou em situações de urgência, como acidentes.
Seja um doador de sangue
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita até os 60 anos; ter mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde, sem sintomas de gripe, febre ou infecções recentes. No processo de doação, sempre há uma triagem cuidadosa antes da doação para garantir segurança ao doador e ao receptor. São feitos exames para detectar doenças transmissíveis, como HIV, hepatites B e C, sífilis, doença de Chagas, HTLV, entre outras.
Assim que o doador chega ao Hemocentro, ele recebe orientações sobre o processo de doação, passa por uma triagem clínica e, estando apto, é encaminhado para a coleta. O sangue coletado é, então, submetido a diversas análises e testes laboratoriais para garantir sua segurança e qualidade. Tudo isso visa assegurar que tanto doadores quanto receptores se sintam seguros neste processo, que deve ser permanente.
Dessa maneira, a campanha do Junho Vermelho tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue. Muitos pacientes dependem das transfusões de sangue para viver, e a única forma de obtê-lo é por meio da doação voluntária de alguém. Além disso, a campanha é uma forma de reconhecimento aos doadores de sangue, que realizam esse ato altruísta em prol dos pacientes.
Ascom

Transforma Petrolina abre inscrições para voluntários que desejam atuar no Forró do Vovô e da Vovó

0

 

O Transforma Petrolina está com vagas abertas para quem deseja ser voluntário no Forró do Vovô e da Vovó, que acontecerá no dia 16 de junho, a partir das 18h, na Cidade Cenográfica, dentro do Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Neste dia não haverá show no palco principal, a festa será exclusivamente na Cidade Cenográfica, com muito forró e um ambiente acolhedor, reunindo idosos de instituições de acolhimento e o público em geral.

Ao todo, estão disponíveis 15 vagas para novos voluntários, que terão a missão de receber e acolher os idosos, interagir com eles, oferecer apoio durante o evento e, caso necessário, ajudá-los na locomoção. Os interessados em se tornar voluntários podem se inscrever pelo WhatsApp (87) 9 9633-0902 e preencher o formulário de inscrição.

Para garantir uma experiência positiva tanto para os voluntários quanto para os idosos, o Transforma Petrolina estabelece alguns critérios: os candidatos devem ter pelo menos 18 anos, estar disponíveis para participar do evento e do treinamento prévio, além de demonstrar empatia, respeito e interesse genuíno em trabalhar com idosos. Também é fundamental que possuam capacidade de trabalhar em equipe, estejam aptos fisicamente para as atividades propostas e apresentem comportamento adequado, respeitando as orientações da organização e todos os participantes.

Os interessados têm até o dia 11 de junho para se inscrever e fazer parte desta 3ª edição do Forró do Vovô e da Vovó, dentro da programação do São João Solidário. A coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, destaca a importância deste trabalho. “É um diferencial os nossos idosos chegarem à festa e serem de fato acolhidos pelos voluntários. Por isso, ao final da atividade, todos os participantes receberão um certificado de reconhecimento pelo tempo dedicado e pelo carinho. Temos certeza de que será mais uma edição extraordinária”, afirma.

Ascom