Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Agrovale investe em capacitação profissional com doação de trator para o SENAI de Juazeiro

0

 

Os alunos dos cursos de aprendizagem e técnico nas áreas de mecânica e elétrica automotiva do SENAI de Juazeiro, tiveram uma grata surpresa na manhã desta terça-feira (10). A Agrovale, empresa parceira da escola desde a implantação no município, em 2013, entregou às turmas um trator agrícola para ajudar na formação prática dos futuros profissionais.

Durante a entrega do trator, o superintendente Geral da empresa, Paulo Ricardo, destacou a importância da doação em regime de comodato. “Além de contribuir para o aprimoramento dos nossos colaboradores, a parceria reafirma o compromisso da Agrovale com o desenvolvimento profissional da comunidade, como um todo, investindo em educação técnica de qualidade e nos futuros profissionais que serão os responsáveis pela manutenção e operação de máquinas agrícolas na região”, ressaltou. O superintendente acrescentou ainda que a Agrovale, hoje com 33% de mulheres no corpo de novos aprendizes, é a única empresa do Vale do São Francisco a fazer parte do programa federal, Seja Pro+ trabalho.

Segundo a gerente do SENAI no Norte da Bahia, Aline Dias, a doação do trator representa um avanço significativo em várias frentes. “Ao formar profissionais capacitados para operar e manter máquinas agrícolas, o SENAI contribui diretamente para o desenvolvimento da agricultura local e o uso de equipamentos modernos nas aulas garante que os alunos estejam atualizados com as tecnologias utilizadas no campo, o que é essencial para sua inserção no mercado de trabalho. Agradecemos a parceria com a Agrovale, que demonstra a confiança da indústria no SENAI como formador de mão de obra qualificada”, concluiu.

A unidade do SENAI de Juazeiro, atua nos municípios da região Norte do estado da Bahia, oferecendo os cursos de educação profissional de nível básico e técnico para a comunidade em geral e atendimento às demandas das indústrias e órgãos públicos. Em 2024 qualificou um público de mais de 5.700 alunos em cursos, a exemplo de técnicos em administração, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, segurança do trabalho e para cursos básicos nas áreas automotiva, alimentos, gestão, informática, elétrica, mecânica, logística, vestuário e refrigeração.

CLAS Comunicação & Marketing

Centenário: “Salve Clóvis Moura e a quilombagem!”

0

 

Hoje, 10 de junho, intelectuais, Partidos políticos e Movimentos Negros de Juazeiro homenageiam Clóvis Moura, na data de seu centenário, reconhecendo sua contribuição para a valorização da identidade negra para a luta pela igualdade racial e social em nossa região e em todo o Brasil.

Sociólogo, Clóvis Moura é um dos mais relevantes intelectuais negros, um dos pioneiros na inserção da questão Racial dentro da academia, é autor de vasta bibliografia na qual discute raça e classe como elementos fundantes da sociedade brasileira.

Sua obra visionária que trata o conceito de “quilombagem” – termo criado por ele para descrever a resistência e a luta dos quilombos – é um marco importante para a compreensão da história e da cultura negra no Brasil.

Sua contribuição para a visibilidade das lutas e da resistência negra em Juazeiro e região é inestimável, e sua memória será eternizada como um dos maiores pensadores e ativistas da história do Brasil.

A luta do povo negro ainda perdura e, Moura, hoje no Orum, como nosso ancestral, ocupa um lugar central em nossa luta e história de resistência nas ideias e nas ações.

Salve Clóvis Moura e a quilombagem!

Juazeiro, 10 de junho de 2025.

Coletivo de intelectuais, Partidos políticos e Movimentos Negros de Juazeiro

“Estamos tomando as devidas providências”: Prefeito de Sobradinho se manifesta sobre relatos de “caos” no serviço de transporte prestado pela Joafra

1

 

Após reclamações de usuários sobre a precariedade do serviço de transporte público prestado pela Joafra, em Sobradinho, o Prefeito Cleivynho Sampaio, procurado pelo PNB, garantiu que vai intervir junto à empresa e cobrar solução para o problema que tem afetado trabalhadores, estudantes e servidores públicos que moram na cidade e trabalham em Juazeiro e Petrolina.

“Estou ciente das inúmeras reclamações que temos recebido sobre os serviços prestados pela empresa Joafra e entendo a frustração e o transtorno que a falta de ônibus, os veículos quebrados e a suspensão de linhas sem aviso prévio têm causado aos nossos trabalhadores, estudantes e servidores públicos que dependem desse transporte para ir a Juazeiro e Petrolina. Quero assegurar a todos que estamos tomando as devidas providências. Já estamos em contato direto com a direção da Joafra para exigir melhorias imediatas e o cumprimento dos horários estabelecidos. Caso a empresa não apresente soluções eficazes em curto prazo, não hesitaremos em buscar alternativas, inclusive a possibilidade de outras empresas assumirem o serviço. A prioridade da nossa gestão é garantir um transporte público de qualidade e eficiente para todos os cidadãos de Sobradinho. Contem com o nosso empenho para resolver essa situação o mais rápido possível,” garantiu o gestor.

Reclamações

Nesta terça-feira (10), a redação do Portal Preto No Branco recebeu dezenas de reclamações de usuários da empresa Joafra relatando diversos problemas com as linhas que fazem o transporte Sobradinho/Juazeiro e Petrolina. São trabalhadoras, trabalhadores, estudantes e servidores públicos que necessitam do transporte coletivo e estão sendo afetados com a precariedade do serviço e até com a falta de ônibus nos horários em que precisam se deslocar para as cidades vizinhas e voltar para casa.

Eles classificam a situação como um “caos” e pedem uma solução para o problema.

Confira alguns dos relatos:  

“Venho manifestar meu repúdio, um grito de socorro, um pedido de ajuda aos poderes públicos, sobretudo de Juazeiro, Petrolina e Sobradinho, pois sou mais uma das muitas usuárias do transporte público que sofre com a péssima gestão da Joafra. Esta empresa tem nos deixado a ver navios no fornecimento do transporte coletivo. Somos trabalhadores, pai e mães de famílias que acordamos nas primeiras horas do dia para sair em busca do nosso sustento e não somos respeitados. O descaso se tornou frequente com a falta de transporte, tanto na saída para o trabalho, como no retorno para a nossa cidade Sobradinho. Clamamos por melhorias. Se esta empresa tão tem condição de atender a população que passe para outra”.

“Os cidadãos trabalhadores e estudantes que moram em Sobradinho vem sofrendo descaso e desrespeito por parte da empresa Joafra que faz o que bem entende sem o mínimo de respeito aos usuários. Hoje sofremos com a redução de frota, a má qualidade dos ônibus, sujeira, desconforto e ônibus quebrados. Para quem utiliza a linha via barragem, o descaso ainda é maior. Tínhamos os horários do meio-dia e o mesmo foi retirado, o horário das 17:00 podemos considerar que também foi retirado, pois roda de vez em quando.
Recentemente, os ônibus das 5h40 estão quebrando constantemente. Os passageiros utilizam o ônibus das 5h30 horas que já rodava superlotado e agora piorou. Então, contamos com um único ônibus que está viajando com a lotação de dois. Pedimos ajuda! Vivemos um caos no transporte público de Sobradinho. Só queremos ter o direito de trabalhar e estudar cumprindo o nosso horário sem atrasos. Nós estamos sofrendo por causa de uma empresa que não cumpre seu contrato e seus deveres”.

“Sou usuária do transporte publico da empresa Joafra e preciso me deslocar de Sobradinho para Juazeiro para trabalhar. O serviço, que já não estava sendo prestado de forma satisfatória, piorou nos últimos meses. Constantemente os ônibus estão quebrados e assim deixam de circular. A linha que vai via barragem está praticamente sem existir.
Queremos respostas e, mais que isso, queremos um serviço que realmente supra nossas necessidades”.

“Utilizo a linha Sobradinho/via Barragem e venho por meio deste fazer o meu protesto diante do descaso desta empresa com todos os usuários. A Joafra está deixando de prestar o serviço que é um direito nosso. Trabalhamos em Petrolina e é feito o desconto em folha referente ao serviço do transporte, mas a Joafra não cumpre com o acordo estabelecido. Estamos tirando dinheiro do nosso bolso para pagar condução, pois a empresa tem nos deixado na mão sempre. Exigimos uma posição da Joafra”.

“Quero denunciar o tratamento que nós, moradores de Sobradinho, estamos recebendo da Joafra. Fazemos uso do ônibus via barragem que teria que sair de lá às 5:50 e não está acontecendo. Falta coletivo rotineiramente, sem falar dos demais horários que não são cumpridos pela empresa”.

“Os ônibus pararam de funcionar no horário regular. Já estava ruim e agora só piorou. Usamos a linha que vem de Sobradinho para Petrolina e tínhamos coletivo em 3 horários. Reduziram para 2 horários, depois passou a funcionar apenas em um horário pela manhã. O que a gente saía para trabalhar, o de 5h50 saindo de Sobradinho, de repente, nem mais esse estamos tendo, ou seja, somos funcionários que precisamos sair de casa cedo pra vir trabalhar em Juazeiro e Petrolina e não estamos mais tendo esse ônibus. Chegamos no ponto todos os dias, mas nos últimos dias ficamos esperando, sem justificativa nenhuma, e o ônibus não passa. Não há uma justificativa por parte dos donos dessa empresa. Pedimos que as autoridades competentes interfiram neste problema causado pela Joafra e que está afetando trabalhadores e estudantes de Sobradinho. Pagamos Vale Transporte e precisamos ser atendidos. Quando a gente liga para perguntar, para reclamar, ninguém atende. Os telefones já não funcionam. Estamos a mercê”, concluiu mais um usuário.

Estamos tentando contato com a Joafra.

Redação PNB /Imagem de arquivo 

Secretaria de Saúde de Juazeiro responde a usuário que relatou falta de médico e problemas na estrutura da UBS do bairro João XXIII

0

 

Procurada pelo PNB, a Secretaria de Saúde de Juazeiro se manifestou sobre a reclamação de um usuário da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro João XXIII, que, em contato com a redação do PNB relatou que a comunidade atendida pela unidade está sem acesso a atendimento médico. Ele disse ainda que o bebedouro do posto de saúde está danificado e há problemas de infraestrutura e limpeza no local.

A Sesau informou que “os serviços de capina e as melhorias na infraestrutura da unidade citada já estão incluídos no cronograma da equipe de manutenção. A demanda foi devidamente registrada e está sendo acompanhada, conforme a programação de intervenções da pasta. Quanto à ausência médica, a Sesau esclarece que o profissional anteriormente lotado na unidade solicitou transferência, e a Secretaria já iniciou os trâmites para a designação de um novo médico, assegurando a continuidade dos atendimentos à população. A gestão segue comprometida com a qualificação dos serviços e com o cuidado às comunidades atendidas pela rede municipal de saúde”.

Reclamação

“Mais uma vez, o postinho está sem médico. A população do João XXIII segue desassistida. Isso é uma calamidade pública. Como é que pode? É uma covardia muito grande com a população”, afirmou o morador.

Ainda de acordo com ele, a unidade apresenta problemas de infraestrutura e limpeza.

“Faz mais de cinco anos que esse postinho foi reformado, e as paredes já estão com sal. Sem contar o matagal, tem muito mato por toda parte dentro do muro da unidade, chega a ser uma vergonha. Para completar, o bebedouro não funciona. Não temos água gelada porque não há nem uma tomada para ligar o equipamento. É um abandono total”, completou ele.

 

Redação PNB

“Este é um grito de socorro”: Moradores de Sobradinho denunciam “caos” no transporte ofertado pela Joafra e pedem providências urgentes

2

 

Nesta terça-feira (10), a redação do Portal Preto No Branco recebeu dezenas de reclamações de usuários da empresa Joafra relatando diversos problemas com as linhas que fazem o transporte Sobradinho/Juazeiro e Petrolina. São trabalhadoras, trabalhadores, estudantes e servidores públicos que necessitam do transporte coletivo e estão sendo afetados com a precariedade do serviço e até com a falta de ônibus nos horários em que precisam se deslocar para as cidades vizinhas e voltar para casa.

Eles classificam a situação como um “caos” e pedem uma solução para o problema.

Confira alguns dos relatos:  

“Venho manifestar meu repúdio, um grito de socorro, um pedido de ajuda aos poderes públicos, sobretudo de Juazeiro, Petrolina e Sobradinho, pois sou mais uma das muitas usuárias do transporte público que sofre com a péssima gestão da Joafra. Esta empresa tem nos deixado a ver navios no fornecimento do transporte coletivo. Somos trabalhadores, pai e mães de famílias que acordamos nas primeiras horas do dia para sair em busca do nosso sustento e não somos respeitados. O descaso se tornou frequente com a falta de transporte, tanto na saída para o trabalho, como no retorno para a nossa cidade Sobradinho. Clamamos por melhorias. Se esta empresa tão tem condição de atender a população que passe para outra”.

“Os cidadãos trabalhadores e estudantes que moram em Sobradinho vem sofrendo descaso e desrespeito por parte da empresa Joafra que faz o que bem entende sem o mínimo de respeito aos usuários. Hoje sofremos com a redução de frota, a má qualidade dos ônibus, sujeira, desconforto e ônibus quebrados. Para quem utiliza a linha via barragem, o descaso ainda é maior. Tínhamos os horários do meio-dia e o mesmo foi retirado, o horário das 17:00 podemos considerar que também foi retirado, pois roda de vez em quando.
Recentemente, os ônibus das 5h40 estão quebrando constantemente. Os passageiros utilizam o ônibus das 5h30 horas que já rodava superlotado e agora piorou. Então, contamos com um único ônibus que está viajando com a lotação de dois. Pedimos ajuda! Vivemos um caos no transporte público de Sobradinho. Só queremos ter o direito de trabalhar e estudar cumprindo o nosso horário sem atrasos. Nós estamos sofrendo por causa de uma empresa que não cumpre seu contrato e seus deveres”.

“Sou usuária do transporte publico da empresa Joafra e preciso me deslocar de Sobradinho para Juazeiro para trabalhar. O serviço, que já não estava sendo prestado de forma satisfatória, piorou nos últimos meses. Constantemente os ônibus estão quebrados e assim deixam de circular. A linha que vai via barragem está praticamente sem existir.
Queremos respostas e, mais que isso, queremos um serviço que realmente supra nossas necessidades”.

“Utilizo a linha Sobradinho/via Barragem e venho por meio deste fazer o meu protesto diante do descaso desta empresa com todos os usuários. A Joafra está deixando de prestar o serviço que é um direito nosso. Trabalhamos em Petrolina e é feito o desconto em folha referente ao serviço do transporte, mas a Joafra não cumpre com o acordo estabelecido. Estamos tirando dinheiro do nosso bolso para pagar condução, pois a empresa tem nos deixado na mão sempre. Exigimos uma posição da Joafra”.

“Quero denunciar o tratamento que nós, moradores de Sobradinho, estamos recebendo da Joafra. Fazemos uso do ônibus via barragem que teria que sair de lá às 5:50 e não está acontecendo. Falta coletivo rotineiramente, sem falar dos demais horários que não são cumpridos pela empresa”.

“Os ônibus pararam de funcionar no horário regular. Já estava ruim e agora só piorou. Usamos a linha que vem de Sobradinho para Petrolina e tínhamos coletivo em 3 horários. Reduziram para 2 horários, depois passou a funcionar apenas em um horário pela manhã. O que a gente saía para trabalhar, o de 5h50 saindo de Sobradinho, de repente, nem mais esse estamos tendo, ou seja, somos funcionários que precisamos sair de casa cedo pra vir trabalhar em Juazeiro e Petrolina e não estamos mais tendo esse ônibus. Chegamos no ponto todos os dias, mas nos últimos dias ficamos esperando, sem justificativa nenhuma, e o ônibus não passa. Não há uma justificativa por parte dos donos dessa empresa. Pedimos que as autoridades competentes interfiram neste problema causado pela Joafra e que está afetando trabalhadores e estudantes de Sobradinho. Pagamos Vale Transporte e precisamos ser atendidos. Quando a gente liga para perguntar, para reclamar, ninguém atende. Os telefones já não funcionam. Estamos a mercê”, concluiu mais um usuário.

Estamos tentando contato com a Joafra.

Redação PNB  

Sento Sé recebe a Caravana Bahia Sem Fogo com ações de prevenção e conscientização ambiental

0

Nesta segunda-feira (9), o município de Sento Sé recebeu a Caravana Bahia Sem Fogo, uma importante ação do Governo do Estado da Bahia realizada por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). A programação envolve palestras, reuniões e visitas técnicas voltadas à prevenção e combate aos incêndios florestais.

A prefeita Giselda Carvalho participou da ação e destacou a importância para o município. “É uma honra para Sento Sé receber a Caravana Bahia Sem Fogo. Nosso território abriga áreas de proteção ambiental e unidades de conservação, por isso é essencial envolvermos todos, poder público, brigadistas, escolas e comunidades, na missão de prevenir queimadas e preservar nosso patrimônio natural.”

A programação

Iniciou com reunião na Câmara de Vereadores com representantes da Defesa Civil, secretarias municipais e brigada local. Em seguida, houve entrevista ao blog do comunicador Leonardo Rodrigues e uma palestra no Colégio Municipal Dep. Jayro Sento Sé, que segue o modelo de gestão compartilhada CPM. À tarde, a equipe visitou a comunidade de Piri, atingida por incêndios recentes, com participação da Associação de Pescadores e Agricultores locais.

A programação da caravana segue nesta terça-feira (10) com visita à comunidade de Brejo da Brásida.

Segundo Manoela Bezerra, engenheira agrônoma e coordenadora da Unidade Regional Sertão do São Francisco do Inema, “estamos com a Caravana Bahia Sem Fogo aqui em Sento Sé com o objetivo de promover ações preventivas, conscientizando gestores, professores e estudantes sobre os riscos das queimadas e a importância da preservação. Como o município abriga APAs e unidades de conservação, também convidamos o ICMBio para somar nessa força-tarefa”.

A ação

É realizada com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAS), INEMA, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar da Bahia, Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) e Defesa Civil.

Ascom PMSSE

Prefeitura de Juazeiro divulga resultado final do Aprova Juazeiro; candidatos devem comparecer na SMJ a partir desta terça (10)

0
A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ, divulgou o resultado final das inscrições para o processo seletivo do Programa Aprova Juazeiro, que oferece bolsas integrais em cursos Pré-Vestibular e Pré-Enem para estudantes da rede pública.

Os selecionados devem comparecer à SMJ, a partir desta terça-feira (10), para assinar o termo de responsabilidade. Para a assinatura, é necessário apresentar documento de identificação com foto, como RG ou CNH. Os candidatos menores de idade devem estar acompanhados do responsável.
A sede da SMJ fica localizada no antigo Paço Municipal e o atendimento é realizado das 8h às 18h. Após a assinatura do termo de responsabilidade, os candidatos serão encaminhados ao cursinho credenciado pelo programa.
O edital completo do Aprova Juazeiro está disponível no Diário Oficial do Município (clique aqui). Os candidatos que estiverem na lista de espera deverão aguardar futuras convocações, conforme a disponibilidade de vagas. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: aprova@juazeiro.ba.gov.br.
Ascom PMJ

“Garota Bossa Nova”: Sofia Gilberto lança audiolivro nesta terça-feira (10), em Juazeiro

0

 

Nesta terça-feira (10), Juazeiro está comemorando os 94 anos de seu filho ilustre, João Gilverto. Em alusão à data, acontece a partir das 17h o sarau “A Tardinha Cai”, promovido pela Prefeitura mediante ação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte. O evento será realizado em frente à casa onde o mestre da Bossa Nova cresceu, na Praça da Bandeira.

Entre violões e histórias, a atividade trará apresentações musicais, recital e exposição. Um dos momentos mais esperados é a estreia de Sofia Gilberto, neta de João, no meio musical. Aos 9 anos, a pequena “Garota de Ipanema” sobe ao palco da terra natal do genial avô para interpretar músicas do seu álbum “Garota Bossa Nova” e lançar um audiolivro. Ela será acompanhada por uma banda formada por artistas locais para interpretar canções memoráveis do seu avô.

A programação terá ainda apresentações do violonista Edésio Cesar, recital com Celso Abude e shows de Silas França, Mauriçola e o jovem Guilherme Alves, além de performance do tenor Carlos Lima. No repertório, os músicos trarão clássicos da Bossa Nova, entre seus acordes suaves e frases sussurradas.

“Será uma oportunidade de reviver a música que nasceu em nossas terras e se espalhou pelo mundo. Vamos celebrar juntos a bossa nova e um dos maiores músicos brasileiros”, afirma Targino Gondim, secretário de Cultura de Juazeiro.

Ascom PMJ/Seculte

Câmara de Juazeiro homenageia ex-presidentes com Comenda do Mérito Legislativo na quarta-feira (11)

0

 

 

A Câmara Municipal de Juazeiro, no Estado da Bahia, realizará nesta quarta-feira, dia 11 de junho de 2025, uma Sessão Solene marcada pela entrega da Comenda do Mérito Legislativo. A cerimônia ocorrerá às 8h, no Plenário da Casa Aprígio Duarte Filho, e será dedicada a homenagear ex-presidentes do Legislativo municipal por suas contribuições ao longo dos últimos mandatos.

Serão agraciados com a honraria os ex-presidentes Damião de Almeida Medrado (biênio 2015/2016), Alex Tanuri (biênios 2017/2018 e 2019/2020) e Lindemberg Souza dos Santos (biênios 2021/2022 e 2023/2024).

De acordo com o presidente da Casa, Emerson José da Silva, a solenidade representa um momento de reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados ao Parlamento juazeirense. A expectativa é de que autoridades locais, familiares, servidores e a população participem da cerimônia.

A Comenda do Mérito Legislativo é uma das mais altas honrarias concedidas pela Câmara de Juazeiro e reconhece personalidades que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento do Poder Legislativo municipal.

Ascom