Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Preço da Hora Bahia indica o menor preço para o presente do Dia dos Namorados

0

Já sabe o que vai dar de presente no Dia dos Namorados? O aplicativo Preço da Hora Bahia, do Governo do Estado, pode ser um grande aliado na hora de escolher. Com o app, os casais podem encontrar as opções mais econômicas para presentear com praticidade e rapidez. Mantido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), o aplicativo realiza buscas em uma base online com mais de 500 mil produtos comercializados em todos os municípios baianos. Os preços são atualizados com base nas notas fiscais eletrônicas emitidas por estabelecimentos comerciais em toda a Bahia e armazenadas na própria Sefaz-Ba.

Disponível gratuitamente para celulares Android e iOS, o Preço da Hora Bahia permite ao usuário fazer suas próprias listas de compras e obter as melhores cotações para elas, definindo produtos favoritos para facilitar a pesquisa. Entre outras funcionalidades que ajudam a economizar, como as possibilidades de consultar históricos de preços, compartilhar boas ofertas com os amigos e escolher a melhor hora para ir ao estabelecimento selecionado, o app acaba de lançar mais uma novidade, o Alerta de Preços, que permite ao usuário estabelecer um preço alvo para o produto desejado.

Quando ocorrer uma venda daquele produto por um preço menor ou igual ao configurado, o usuário receberá uma notificação no celular. Além do aplicativo, é possível consultar ainda a página web precodahora.ba.gov.br

, que amplia as possibilidades de navegação a partir do computador.

Economia real

Para o Dia dos Namorados, uma busca por itens que estão entre os mais populares entre os casais mostra que vale a pena conferir no Preço da Hora Bahia antes de tomar a decisão de compra. Um perfume feminino importado da mesma marca e volume é encontrado, com o aplicativo, por preços que vão de R$ 382,42 a R$ 479,00 em estabelecimentos concorrentes num mesmo shopping. Uma variação de preço representativa, que chega a 25,3%.

O mesmo item na versão masculina também apresenta variação significativa de preços que vão de R$ 496,00 a R$ 581,91, também em estabelecimentos no mesmo centro comercial de Salvador. A variação, neste caso, é de 17,3%.
Uma opção muito pesquisada para o Dia dos Namoradas, a sandália de borracha de uma marca tradicional do mercado, em sua versão mais simples, custa entre R$ 34,20 e R$ 64,99 em lojas diferentes, ou seja, uma diferença de quase 100%. Outro presente muito usual é a bolsa em couro. O mesmo item pode custar entre R$ 47,99 e R$ 259,00, a depender do local de compra. Para os chocólatras, vale pesquisar por uma caixa de chocolate. Uma de marca bem conhecida tem preços entre R$ 13,49 e R$ 20,89, variando nada menos que 54,9%.

Como pesquisar

A pesquisa de preços por meio do aplicativo pode ser feita com base no nome do produto ou na leitura do código de barras, e considera os valores registrados nas últimas compras registradas pelo sistema de emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Diariamente, são mais de 3,2 milhões de notas fiscais processadas pela Sefaz-Ba, com picos superiores a 4,4 milhões. Só em Salvador, são emitidas mais de 1,2 milhão de notas fiscais eletrônicas todos os dias. O interior, por outro lado, responde por 68% do total de produtos comercializados no varejo.

Nos resultados da pesquisa, o usuário pode conferir ainda o dia e a hora em que ocorreu a venda daquele produto àquele preço, além do telefone e da rota para chegar ao estabelecimento onde ele está à venda. Por isso, antes de sair de casa, vale a pena consultar o Preço da Hora Bahia para saber quais estabelecimentos perto de casa estão com os melhores preços.

Sefaz-Ba

Pais relatam aumento de casos da doença “mão-pé-boca”, em Juazeiro; saiba mais sobre a infecção viral

0

 

Pais e responsáveis por alunos de escolas públicas e particulares de Juazeiro estão enfrentando mais um problema que afeta a saúde das crianças: o aumento de casos da infecção viral conhecida como mão-pé-boca.

“Meu filho estuda em uma escola particular e está afastado da sala de aula, por conta desta doença que ainda é pouco conhecida pelos pais. Outros coleguinhas dele estão com o mesmo problema e quero aqui fazer um alerta para que os pais redobrem os cuidados, pois esta doença maltrata muito as crianças”, relatou o pai de uma criança de 4 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca.

São sinais característicos da doença:

– febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
– aparecimento, na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
– erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital;
– mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia;
– por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação.

A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.

Tratamento:

Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas. Medicamentos antivirais ficam reservados para os casos mais graves. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta.

Recomendações:

– nem sempre a infecção pelo vírus Coxsackie provoca todos os sintomas clássicos da síndrome. Há casos em que surgem lesões parecidas com aftas na boca ou as erupções cutâneas; em outros, a febre e a dor de garganta são os sintomas predominantes;
– alimentos pastosos, como purês e mingaus, assim como gelatina e sorvete, são mais fáceis de engolir;
– bebidas geladas, como sucos naturais, chás e água são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo, uma vez que podem ser ingeridos em pequenos goles;
– lembre-se sempre de lavar as mãos antes e depois de lidar com a criança doente, ou levá-la ao banheiro. Se ela puder fazer isso sozinha, insista para que adquira e mantenha esse hábito de higiene mesmo depois de curada;
– evitar, na medida do possível, o contato muito próximo com o paciente (como abraçar e beijar);
– cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir;
– manter um nível adequado de higienização da casa, das creches e das escolas;
– não compartilhar mamadeiras, talheres ou copos;
– afastar as pessoas doentes da escola ou do trabalho até o desaparecimento dos sintomas (geralmente 5 a 7 dias após início dos sintomas);
– lavar superfícies, objetos e brinquedos que possam entrar em contato com secreções e fezes dos indivíduos doentes com água e sabão e, após, desinfetar com solução de água sanitária diluída em água pura (1 colher de sopa de água sanitária diluída em 4 copos de água limpa);
– descartar adequadamente as fraldas e os lenços de limpeza em latas de lixo fechadas.

Redação PNB

Sesau informa interrupção de atendimento na UBS do NH4 nesta quinta (12) e sexta-feira (13) de junho

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ Sesau informa que a Unidade Básica de Saúde/ UBS do NH4, em Itamotinga, não funcionará nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13).

A interrupção temporária dos atendimentos ocorre devido à realização de serviços de manutenção na estrutura da unidade. A equipe de manutenção estará no local executando intervenções necessárias para garantir a melhoria do atendimento e mais conforto para os usuários e profissionais de saúde.

As atividades na UBS serão retomadas normalmente na próxima segunda-feira (16).

Ascom PMJ/ Sesau

Trabalhadores da Qamp, empresa terceirizada que presta serviços à Prefeitura de Juazeiro, cobram pagamento de salários em atraso: “Receberam o repasse e não nos pagaram até hoje”

0

 

Dia 11 do mês de junho e trabalhadores da Qamp, empresa terceirizada que presta serviços à Prefeitura de Juazeiro, na região Norte da Bahia, ainda não receberam o salário do mês trabalhado.

Em contato com o PNB eles informaram que hoje amanheceram na porta na empresa para cobrar os pagamentos.

“Estamos aqui na porta da empresa, pois até a data de hoje não recebemos o pagamento de maio. Isso não e justo com trabalhador. Até quando, Prefeito Andrei, vamos passar por isso? A prefeitura diz que repassou o dinheiro para empresa e a empresa não repassa o dinheiro para a gente. Estamos cansados. Pedimos que a prefeitura faça alguma coisa por nós que trabalhamos duro na limpeza da cidade e precisamos pagar nossas contas”, cobrou um trabalhador.

Também em contato com o PNB, o presidente do Sindilimp, Jamay Damasceno, o informou que cerca de 50 funcionários terceirizados da empresa Qamp estão sem receber salários e que a empresa alega problemas nas contas bancárias dos trabalhadores.

“Diante disso, a direção do sindicato tomou conhecimento da situação e foi até a sede da empresa buscar esclarecimentos sobre o ocorrido. Segundo informações repassadas pela empresa, o problema teria ocorrido na conta bancária: os TEDs realizados estavam sendo estornados. No entanto, recebi agora pela manhã a informação, diretamente do proprietário da empresa, de que ele já conversou com o gerente da conta e foi informado de que o repasse será realizado ainda hoje, com o crédito sendo efetuado na conta dos trabalhadores”, declarou.

Jamay acrescenta ainda que, caso o pagamento não seja feito até o final do dia de hoje, a direção do sindicato organizará uma grande mobilização nesta quinta-feira (12).

“Este ato que poderá ocorrer em frente à prefeitura ou à secretaria responsável, a fim de cobrar providências dos responsáveis. É importante ressaltar que, enquanto a empresa tem a responsabilidade de efetuar os pagamentos e gerir o contrato de trabalho na cidade, a prefeitura é responsável pelo repasse dos recursos e pela fiscalização desse contrato. Por isso, precisamos acompanhar de perto essa situação e adotar as medidas necessárias para garantir os direitos desses trabalhadores”, concluiu.

Relembre

Na segunda-feira (9), o PNB publicou matéria sobre o atraso e, procurada por nossa redação, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos/Sesp, informou “que os repasses financeiros às empresas que prestam serviços à pasta estão sendo realizados regularmente, conforme previsto em contrato. Destacamos que o cumprimento das obrigações trabalhistas, como o pagamento de salários, é de responsabilidade exclusiva das empresas contratadas. A Prefeitura reitera seu compromisso com a transparência, o respeito ao trabalhador e a correta aplicação dos recursos públicos”.

Reclamações

“Nós, trabalhamos na empresa Qamp, até hoje estamos sem receber o pagamento do mês passado. Todo mês é essa mesma coisa. Trabalhamos o mês todo e não recebemos nosso salário”, relatou outro trabalhador.

“A empresa Qamp até hoje não pagou os salários do mês de maio. Todo mês é essa mesma coisa e quando vamos cobrar ao preposto da empresa, ele nos trata com ignorância. Quer dizer que temos que trabalhar de graça? Em casa faltando as coisas, contas atrasadas. Estamos cansados. Aí o prefeito fala que a empresa já era da gestão passada e porque  continua na gestão atual? Por qual motivo não muda essa empresa”? questionou uma trabalhadora.

 

Redação PNB

Especialistas em Educação Midiática da Finlândia e Alemanha participam de encontro promovido pela SEC

0

Delegações de especialistas em Educação Midiática da Finlândia e Alemanha integraram a grade de palestrantes do primeiro dia da formação “Educação digital e midiática: como montar uma agência de notícias na escola?”, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O evento, que teve início na manhã desta terça-feira (10), reúne cerca de 600 educadores da rede estadual, até quarta-feira (11), com foco em agência de notícias – novo componente curricular que orienta a atuação crítica e ética no ambiente digital.

A secretária de Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, participou do primeiro dia do evento e destacou a importância do encontro. “Esta formação representa um avanço estratégico. É uma alegria estar nesta agenda. O trabalho com agências de notícias e educação midiática só faz sentido com a adesão dos professores da rede. A presença do governo federal e das delegações internacionais fortalece nosso trabalho e mostra que estamos no caminho certo. É uma pauta que empodera nossos estudantes e qualifica o uso da tecnologia nas escolas”, afirmou.

A vinda das delegações da Finlândia e da Alemanha, países reconhecidos pela excelência em educação midiática, está relacionada à Série de Eventos Taiex (Assistência Técnica e Intercâmbio de Informações) sobre mídia, promovida em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que visa ampliar o debate sobre letramento digital, integridade da informação e democracia.

A delegação alemã foi representada por Hanna Ramezani, da Agência Federal para Educação Cívica. A comitiva finlandesa contou com Leo Pekkala, diretor do Departamento de Educação Midiática e Audiovisual do Instituto Nacional de Audiovisual (KAVI), Johanna Kivimäki, conselheira para Educação Superior e Ciência do Consulado Geral da Finlândia, e Päivi Leppänen, representante da Agência Nacional de Educação da Finlândia (EDUFI).

“Na Finlândia valorizamos a aprendizagem em pares, aprendemos uns com os outros, e estar aqui com tantos educadores cria o melhor fórum de aprendizagem possível”, afirmou Päivi Leppänen sobre o evento promovido pelo IAT.

Temas abordados e alinhamento nacional

A formação inclui palestras, oficinas práticas e rodas de conversa que exploram o uso responsável da informação, os riscos da desinformação e fake news, além do impacto da inteligência artificial na educação. Os participantes também trabalham com linguagens como audiovisual, fotografia, podcast e verificação de fatos.

Entre os presentes estavam o assessor especial da SEC, Manoel Calazans; David Almansa, diretor de Direitos Digitais e Educação em Mídia do Secretariado para Políticas Digitais da Presidência da República; e Mariana Filizola, coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. “Estar aqui com especialistas internacionais amplia ainda mais essa troca. A gente valoriza esse projeto justamente por isso, pelo potencial transformador. É uma oportunidade de mostrar o que a Bahia e o Brasil têm de melhor”, disse Mariana.

Na prática: protagonismo estudantil

O professor Rubens de Souza, responsável pela Agência de Notícias Atleta News no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arleo Barbosa, em Ilhéus, ressaltou a relevância da formação para o protagonismo dos estudantes. “Participar desse encontro internacional é transformador. Levo daqui novas ideias para ampliar o protagonismo dos nossos estudantes na Atleta News, que já está na sua segunda equipe. Queremos fortalecer ainda mais os vínculos com a comunidade. A agência é um espaço vivo de aprendizagem, escuta e ação”, afirmou.

Secretaria da Educação do Estado da Bahia
www.educacao.ba.gov.br

Secretaria de Educação de Juazeiro finaliza ciclo de formações do programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil

0

A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc finalizou, nesta terça-feira (10), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o ciclo de formações do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil/LEEI, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/CNCA. A ação teve como público-alvo os professores das turmas do Infantil IV e V, da sede e do interior do município.

A formação continuada dos professores integra um dos eixos de atividades do CNCA/LEEI. “Nós tivemos uma jornada intensa de formação com os professores, foram quatro semanas de muito aprendizado. A Seduc não mediu esforços para garantir o cumprimento do eixo de formação e, para encerrar esse momento, trabalhamos com o tema ‘Leitura, Oralidade e Escrita: brincando a gente aprende’, que é a temática anual definida pela nossa Diretoria de Políticas para Infância”, contou a diretora de Ensino, Carla Cunha.

A diretora de Políticas para a Infância da Seduc, Josiane Vaz, lembrou a importância do brincar na primeira infância. “Estamos encerrando esse momento com uma bagagem muito grande para juntar o brincar com a leitura e a escrita, e fazer algo bem interessante e lúdico para que as crianças possam aprender com mais prazer”.

Para Andrea Souza, que é professora do Infantil VI, na Escola Municipal de Educação Infantil/EMEI Nélia de Souza Costa, as formações foram muito úteis para reforçar o trabalho em sala de aula. “Esses momentos formativos nos ajudam a desenvolver ainda mais as nossas propostas pedagógicas com as crianças, a trazer inovações para a sala de aula e a deixar o nosso trabalho mais dinâmico”.

O evento contou com a participação da superintendente Pedagógica, Nilmara Mércia, da superintendente de Gestão em Rede, Miranery Amorim, e da professora da Universidade do Estado da Bahia, Cláudia Maísa Antunes Lins.

Ascom/Seduc

Casa Nova realiza entre os dias 9 e 11 de julho a EXPO CASA INOVA 2025 com R$ 40 mil em prêmios 

0

  

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza nos dias 9, 10 e 11 de julho a EXPO CASA INOVA 2025, no antigo DERBA. O evento promete movimentar a economia local, fortalecer os pequenos produtores e destacar o potencial da agropecuária do município e região. 

Com uma programação diversificada, a feira contará com rodada de negócios, torneio leiteiro, curso de casqueamento e outras capacitações técnicas, além de provas de animais sem registro (PSR). Um dos grandes atrativos da EXPO será a distribuição de mais de R$ 40 mil em prêmios, incentivando a participação de criadores e agricultores de todo o território. 

O prefeito Anisio Viana destaca que a EXPO CASA INOVA é muito mais que uma exposição. “Casa Nova tem um potencial enorme na produção rural, e a EXPO CASA INOVA é a vitrine desse trabalho. Estamos investindo em conhecimento, geração de renda e desenvolvimento. É mais que uma exposição, é um encontro do nosso povo com o futuro que estamos construindo juntos”, afirmou. 

A feira é uma vitrine do que Casa Nova tem de melhor na caprinovinocultura, agricultura familiar e produção artesanal, aliando tradição e inovação em um espaço que também promove conhecimento, cultura e oportunidades de negócio. As reservas de baias já estão abertas, e os interessados podem entrar em contato com Rivelton, pelo número (87) 99992-6101 (WhatsApp). 

  

Ascom/PMCN 

Réu é condenado a 21 anos de prisão pelo assassinato de jovem, em Juazeiro; ele estava foragido há mais de vinte anos

0

 

O Tribunal do Júri da Comarca de Juazeiro, na Bahia, condenou nesta terça-feira (10), a 21 anos de reclusão em regime fechado, Sandro José Barbosa, autor do assassinato de Maria dos Santos, à época com 19 anos. O crime ocorreu em 2003.

O Conselho de Sentença reconheceu que Sandro José Barbosa praticou homicídio duplamente qualificado. Sandro estava foragido desde o ano de 2005 e foi preso durante abordagem policial em São Paulo.

O magistrado considerou diversas circunstâncias desfavoráveis ao réu como, conduta social negativa, evidenciada pela prática de outro crime contra a vida; personalidade desvirtuada, com agressividade e desprezo pela vida humana, entre outras.

O Juiz determinou a execução imediata da pena e manteve a prisão preventiva do condenado.

Crime

Maria dos Santos, mãe de uma criança de meses, foi morta quando se preparava para deixar o local onde havia ido buscar seu filho. O crime foi cometido na presença de outras pessoas, incluindo familiares da vítima.

Reincidente

Durante o período em que esteve foragido, o condenado cometeu outro homicídio no estado de Pernambuco, em 2011. Este fato foi considerado pelo juiz Cláudio Santos Pantoja Sobrinho como agravante para a fixação da pena, demonstrando “desrespeito às normas de convivência social” e “sinais de desajuste social”.

Ele ficou cerca de 20 anos foragindo, mesmo tendo contra si dois mandados de prisão em aberto nos estados de Pernambuco e Bahia.

Redação PNB, com informações Vara Crime/Juazeiro

Secretaria de Saúde de Juazeiro informa suspensão temporária de serviços nas UBSs nesta quarta-feira (11)

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ Sesau informa que, excepcionalmente nesta quarta-feira (11), todos os recepcionistas e assistentes das Unidades Básicas de Saúde/UBSs, estarão em treinamento interno das 7h30 às 12h. No mesmo horário da manhã, e das 14h às 17h, os técnicos de enfermagem, também estarão em capacitação. Durante este período haverá a redução temporária desses serviços, contudo, os demais profissionais das equipes estarão nas unidades garantindo a assistência necessária à população.

A programação será realizada no auditório da UniFTC, localizado na Rua Canadá, 309, bairro Santa Maria Gorete. Para os técnicos de enfermagem, a capacitação terá como foco a diluição e preparo de medicamentos, com o objetivo de promover a atualização técnica dos profissionais, a melhoria na qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes. Já para os recepcionistas e assistentes das UBSs, a formação será voltada para o acolhimento e humanização no atendimento e fluxos da Central de Marcação.

Ascom PMJ/ Sesau