Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Tolerância zero com os sujões: Leitora flagra carroceiro descartando entulho na Vila Tiradentes, Juazeiro

0

 

Uma leitora do PNB enviou à nossa redação, mais um flagrante de descarte irregular de entulhos em via pública de Juazeiro.

Desta vez, o registro foi feito na Vila Tiradentes, ao lado da linha do trem, segundo informou a leitora.

“Ainda chamei a atenção do carroceiro que estava despejando entulho no local, mas ele disse que estava jogando onde já tinha lixo. Sendo que é habitual. A prefeitura limpa e logo aparecem um carroceiro ou morador para sujar”, observou.

Redação PNB

Websérie resgata memórias de cidades pernambucanas a partir de patrimônios históricos

0

 

Já está disponível no YouTube a websérie “Nosso Patrimônio, Nossa História”. O projeto faz uma viagem pelos patrimônios sertanejos, que são repletos de memórias e contam sobre a história do seu povo. Ao longo de seis episódios, é possível desbravar e conhecer 18 localidades pernambucanas. O acesso é gratuito no canal youtube.com/@portalculturama

.

A viagem da série segue pelos sertões do São Francisco, Moxotó, Itaparica, Central, do Araripe e do Pajeú. “Nós cruzamos muitas estradas do Sertão pernambucano e a cada encontro fomos registrando as memórias do povo ao redor dos nossos patrimônios históricos. Agora, convidamos a população a embarcar nessa aventura com a gente assistindo nossos episódios”, diz a diretora Ana Carla Nunes.

O primeiro episódio apresenta as memórias e o desenvolvimento de Petrolina, a comunidade do Caboclo que faz parte do território de Afrânio, e a fé do povo de Cabrobó, todas localizadas do Sertão do São Francisco. São casarios antigos, museus, igrejas históricas e diferentes espaços que guardam e representam as memórias de seu povo.

A websérie também cumpriu um calendário de seis exibições em escolas públicas da região, disponibilizando o conteúdo de forma pedagógica para os estudantes, que puderam participar de uma roda de conversa com os realizadores. Como estratégia de acessibilidade comunicacional da série, todos os episódios contam com tradução em Libras.

O projeto é uma realização do Culturama com a Pipa Produções e tem incentivo do Governo de Pernambuco através do Edital Funcultura Geral 2020/2021.

Virabólica

AMTT restabelece linha telefônica para melhor atender a população de Juazeiro

0

 

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT, reativou a linha telefônica que estava há quase nove meses inoperante. Restabelecendo esse importante canal de comunicação com a comunidade.

Para os serviços administrativos da AMTT o contato é (74) 3611.8836, já para as situações de emergência de trânsito o número é (74) 3025 9007. Em breve, também, estará disponível a Central 154, uma comunicação direta e gratuita com a população.

 “Ao assumirmos, identificamos esse problema e acionamos a empresa prestadora do serviço, além desses dois contato com a Autarquia, logo a comunidade terá o 154 facilitando ainda mais o contato com a Autarquia”. Explicou Mitonho Vargas diretor-presidente da AMTT.

 Ascom PMJ/AMTT

Prefeitura de Casa Nova realiza celebração em alusão ao Dia do Evangélico nos dias 13 e 14 de junho

0

A Prefeitura de Casa Nova, em parceria com as igrejas evangélicas do município, realiza nos dias 13 e 14 de junho, uma grande celebração em alusão ao Dia do Evangélico, considerada a maior da história da cidade. O evento acontece no Pátio de Eventos, a partir das 19h, reunindo fiéis de diversas denominações em momentos de fé, música e comunhão.

A programação especial contará com apresentações de grandes nomes da música gospel nacional. Na sexta-feira (13), o público será agraciado com o talento da jovem revelação Maria Marçal, e no sábado (14), sobe ao palco o consagrado cantor Gerson Rufino. Além deles, artistas locais também se apresentarão nos dois dias, fortalecendo os laços entre a comunidade e as igrejas evangélicas.

O prefeito Anisio Viana destacou a importância da celebração. “Estamos realizando a maior festa evangélica da nossa história, em reconhecimento ao papel fundamental que as igrejas e os fiéis exercem na vida da nossa cidade. Serão duas noites de louvor, paz e união, para glorificar o nome de Deus e fortalecer a fé do nosso povo”, afirmou o gestor.

Ascom/PMCN

Atendimento no Cadúnico em Juazeiro será suspenso nesta sexta-feira (13) para extração de dados do sistema nacional

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES, informa que o atendimento presencial do Cadastro Único/CadÚnico será suspenso excepcionalmente nesta sexta-feira (13). A interrupção temporária ocorre em virtude da necessidade de extração de dados junto ao sistema nacional, procedimento técnico que impossibilita o funcionamento normal dos serviços.

Durante esse período, não serão realizados atendimentos relacionados ao CadÚnico, como inscrições, atualizações cadastrais ou emissões de comprovantes. Os atendimentos serão retomados normalmente na segunda-feira, dia 16 de junho, no horário habitual de 8h às 16h.

A SEDES reforça o compromisso com a transparência e a melhoria contínua dos serviços prestados à população, destacando que mesmo sem sistema, a sede do CadÚnico seguirá funcionando no horário normal para solucionar dúvidas e prestar esclarecimentos à população.

Ascom PMJ

Juazeiro homenageia ex-presidentes da Câmara com Comenda do Mérito Legislativo

0

 

Na manhã desta quarta-feira, 11, a Câmara Municipal de Juazeiro promoveu uma Sessão Solene histórica para homenagear ex-presidentes do Legislativo local com a Comenda do Mérito Legislativo — uma das mais altas honrarias concedidas pelo Parlamento juazeirense.

A cerimônia ocorreu no Plenário da Casa Aprígio Duarte Filho e contou com a presença do prefeito Andrei Gonçalves, além de vereadores, autoridades municipais, servidores da Casa, familiares dos homenageados e representantes da sociedade civil.

O evento integrou as comemorações pelos 191 anos de fundação da Câmara Municipal de Juazeiro, marco que celebra quase dois séculos de história e contribuição para a vida política e social do município.

Foram agraciados com a comenda os ex-presidentes Damião de Almeida Medrado (biênio 2015/2016), Alex Tanuri (biênios 2017/2018 e 2019/2020) e Lindemberg Souza dos Santos (biênios 2021/2022 e 2023/2024), todos reconhecidos por suas significativas contribuições ao fortalecimento e modernização do Poder Legislativo de Juazeiro.

Em seu discurso, o atual presidente da Câmara, Emerson José da Silva, destacou a importância do reconhecimento público àqueles que contribuíram com a construção de um Parlamento mais atuante e próximo da população.

“Este é um momento de gratidão, de valorização da história e do legado de cada um dos homenageados. Suas gestões deixaram marcas importantes que ainda ecoam no funcionamento da nossa Casa. Parabenizo os homenageados e a população agradece o trabalho que cada um fez pelo povo da nossa cidade”, afirmou Emerson.

O prefeito Andrei Gonçalves também parabenizou os homenageados. “Hoje, celebramos homens públicos que se dedicaram ao bem coletivo e à construção de políticas que impactam positivamente em nossa cidade”, disse.

A Comenda do Mérito Legislativo é tradicionalmente concedida a personalidades que se destacam por sua atuação em prol da cidade e do serviço público. A entrega das honrarias foi acompanhada de momentos de emoção e aplausos, evidenciando o respeito e a admiração dos presentes pelos ex-presidentes.

A solenidade também reafirma o compromisso da Câmara Municipal de Juazeiro com a preservação da memória política e com a valorização daqueles que, com empenho e responsabilidade, contribuíram para o desenvolvimento institucional do Legislativo juazeirense — agora, ao longo de seus 191 anos de história.

“São João da Gente chega ao bairro Piranga e a Avenida Flaviano Guimarães, em Juazeiro; confira programação

0



Está chegando a reta final do São João da Gente, projeto que levou música, cultura e tradição junina a diversos bairros de Juazeiro este ano. Mas o clima de festa continua. A última rodada de festejos acontece entre os dias 12 e 15 de junho (quinta a domingo), com shows na Avenida Flaviano e no bairro Piranga. E para encerrar em grande estilo, no dia 19 de junho (quinta), a cidade recebe o Concurso de Quadrilhas Juninas, com programação na orla da cidade. Saiba mais:

Nesta quinta (12) e sexta (13), quem for à Avenida Flaviano vai aproveitar uma sequência de shows a partir das 19h. Na primeira noite, sobem ao palco Manuzinho do Acordeon, Flávio Baião, Trio Granah e Sérgio do Forró. Já na quinta, o forró continua com Zezão do Acordeon, Alba Suany, Silas França e Di Calli.

Já no sábado (14) e no domingo (15), a festa chega ao bairro Piranga, também com início às 19h. No primeiro dia, se apresentam Forrozão Maria Santos, Gervilson Duarte, Ricardinho & Gláucia e Banda Vôa Vôa. No sábado, é a vez de Trio Badozinho Sanfoneiro, Jaidete Varjão, Raimundinho do Acordeon e Cristian Marques.

Concurso de Quadrilhas Juninas

O encerramento do São João da Gente será no dia 19 de junho, com o Concurso de Quadrilhas Juninas, a partir das 18h, na orla de Juazeiro. Ao todo, dez quadrilhas de Juazeiro e cidades da região participam da disputa, entre elas grupos de Campo Formoso, Sobradinho, Senhor do Bonfim e Petrolina. Além de troféus, serão distribuídos R$ 27,5 mil em premiação. O evento também terá shows dos artistas Matheus do Acordeon, Thiaguinho Carvalho e Maciel Melo.

O evento é promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte e tem o objetivo de levar os festejos juninos a diferentes bairros da cidade. A programação teve início no dia 22 de maio e já passou pelos bairros João Paulo II, Lomanto JR. e Quidé. Para o secretário, Targino Gondim, o projeto cumpre seu papel de aproximar a festa popular da comunidade. “Levamos o forró, a sanfona e a alegria para perto do povo, da gente. É a tradição nordestina batendo forte no peito e nos quatro cantos de Juazeiro”, celebrou.

Ascom PMJ

Júri condena homem a mais de 24 anos por assassinato com “meio cruel” em Juazeiro

0

 

O Tribunal do Júri da Comarca de Juazeiro condenou na última terça-feira (11) Joalisson Santos da Silva a 24 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado, além de 4 meses e 15 dias de detenção, pelos crimes de homicídio qualificado e lesão corporal. O segundo réu, Josué dos Santos Silva, foi absolvido pelo Conselho de Sentença.

Os réus foram pronunciados pelos crimes praticados contra Antônio Francinaldo França Farias, vítima de homicídio e pela tentativa contra Claécio França Farias.

Durante o julgamento, a acusação pediu a condenação dos réus, enquanto a defesa pleiteou a absolvição ou, alternativamente, a desclassificação para lesão corporal e o reconhecimento do privilégio da violenta emoção.

O julgamento foi presidido pelo juiz Cláudio Santos Pantoja Sobrinho, com a participação do Ministério Público e da defesa dos réus. A sentença foi publicada em plenário na presença de todos os envolvidos no processo.

Joalisson Santos da Silva: Condenado por homicídio qualificado contra Antônio Francinaldo França Farias. Foi afastada a qualificadora do motivo fútil e mantidas as qualificadoras de meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Foi desclassificado o crime contra Claécio França Farias para lesão corporal e o réu foi absolvido da acusação de ameaça

Josué dos Santos Silva foi absolvido de todos os crimes imputados.

O juiz Cláudio Santos Pantoja Sobrinho, ao fixar a pena de Joalisson, considerou diversos fatores agravantes: Culpabilidade elevada, destacando que o réu agiu “com elevado grau de dolo” e demonstrou “alto grau de violência e desprezo pela vida”

Ele já tinha antecedentes, pois existem outras ações penais em tramitação contra o réu. Além disso, o magistrado considerou a conduta social negativa e registros de envolvimento com atividades criminosas na região.

Penas Aplicadas

Homicídio qualificado: 24 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado Lesão corporal: 4 meses e 15 dias de detenção em regime aberto. As penas foram somadas devido ao concurso material de crimes, totalizando 24 anos e 6 meses de reclusão mais 4 meses e 15 dias de detenção.

Prisão Imediata

O juiz decretou a prisão preventiva e determinou a execução imediata das penas, baseando-se no entendimento do Supremo Tribunal Federal de que “a soberania das decisões do júri popular justifica a execução imediata da pena imposta” (RE 1235340 – Tema 1068).

Redação PNB, com informações Vara Crime/Juazeiro 

“Se tem dinheiro para comprar um terreno, tem que ter para zelar por ele”, morador denuncia abandono de terrenos no bairro Argemiro, Juazeiro, que estão cheios de lixo

2

“Juazeiro não pode ser a cidade dos terrenos baldios”, morador do bairro Argemiro denuncia descarte irregular de lixo e omissão dos proprietários

O professor Josinaldo Diaz, morador do bairro Argemiro, em Juazeiro, no Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar terrenos baldios que estão sendo usados para o descarte irregular de lixo na Rua Alecrim. Ele chama a atenção para a omissão dos proprietários dos terrenos que não muram suas propriedades e da gestão que não faz cumprir o código de postura do município.

“Um terreno em frente à minha casa está se tornando um ponto de descarte de lixo. Esse terreno foi especulado por uma construtora, mas o dono não quis vender. Ou seja, o cidadão não vende, não mura, não faz nada, não realiza nenhum tipo de beneficiamento na própria propriedade. Agora, convivemos com um local cheio de lixo. É um absurdo as pessoas saírem das suas casas para jogar lixo em propriedade alheia”, relatou o morador.

Ele afirma que outros terrenos no bairro também estão sendo utilizados como depósitos irregulares de resíduos e que alguns deles pertencem a empresas.

“As grandes empresas, que são proprietárias de terrenos, também têm que ser autuadas. Aqui na Avenida Girassol, por exemplo, há um terreno de uma construtora que está na mesma situação. A lei tem que valer para todos: empresas, pessoas físicas, particulares, seja quem for. As pessoas precisam murar seus terrenos. Juazeiro precisa deixar de ser a cidade dos terrenos baldios. Se o proprietário tem dinheiro para comprar um terreno, tem que ter também para zelar por ele”, afirmou ele.

O morador também defende que tanto os donos dos terrenos quanto os responsáveis pelo descarte irregular devem ser responsabilizados.

“Não tem outro caminho, essas pessoas têm que ser autuadas mesmo. Se existe essa cultura de sujar, o ente administrativo municipal, que representa o Estado, precisa implantar uma contracultura de fiscalizar e punir. Só assim o cidadão vai parar de agir dessa forma. As pessoas precisam parar de sujar os terrenos alheios e as ruas, e os proprietários devem cuidar dos seus bens”, concluiu ele.

Estamos encaminhando a situação para a Secretaria de Ordenamento Público e Habitação.

Redação PNB