Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Sobradinho realiza Ciclo Dois da Escuta Pública da Política Nacional de Cultura com participação recorde de artistas e fazedores de cultura

0

A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, realizou na última quarta-feira (11), no Centro Comunitário Antônio Conselheiro, a Escuta Pública ciclo dois da Política Nacional de Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc 2. O encontro contou com uma adesão histórica de artistas, produtores culturais e representantes de diversos segmentos, consolidando o município como um polo ativo no debate e na construção de políticas públicas voltadas à cultura.

O evento foi marcado por um clima de colaboração e escuta ativa, com contribuições valiosas vindas de todas as expressões artísticas locais — da música à literatura, das artes visuais ao teatro, da dança às manifestações populares. Um dos destaques desta edição foi a inclusão, pela primeira vez, de uma categoria exclusiva para os jovens artistas para contemplar suas demandas, visões e propostas. Essa ação reforça o compromisso da gestão em dar voz às novas gerações e ampliar o alcance das políticas culturais.

O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Patrick Carvalho, acompanhou cada etapa da escuta pública e celebrou a participação expressiva da comunidade artística.

“Foi um momento histórico. Tivemos uma grande mobilização e conseguimos construir, de forma coletiva, um panorama real da nossa cultura. Agradeço imensamente a todos que participaram e, em especial, ao Prefeito Cleivynho Sampaio, pelo apoio constante aos nossos artistas e pelo compromisso firme com o fomento cultural em nosso município”, destacou Patrick.

A gestão do prefeito Cleivynho tem se destacado pelo incentivo às artes e à cultura local. Através de investimentos, editais, formações e da valorização dos artistas da terra, a Prefeitura vem fortalecendo a identidade cultural de Sobradinho e promovendo oportunidades para que a arte seja uma ferramenta de transformação social, geração de renda e valorização da história e da memória do povo sobradinhense.

Com essa escuta pública, Sobradinho dá mais um passo importante na construção participativa do ciclo dois da Política Nacional de Cultura, reafirmando seu protagonismo na cena cultural regional e seu compromisso com uma política pública cultural democrática, inclusiva e viva.

Ascom/PMS

Prefeitura de Juazeiro reforça importância da doação de sangue durante o Junho Vermelho

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/ Sesau, reforça à população a importância da doação de sangue durante a campanha Junho Vermelho, que acontece entre os dias 2 e 30 de junho. interessados em colaborar com a iniciativa que salva vidas, deve procurar o Hemoba do município, localizado na rua Alto Cheiroso, s/n, bairro Santo Antônio.

O Junho Vermelho é uma campanha nacional de conscientização que destaca a importância da doação voluntária de sangue, especialmente durante o período mais frio do ano, quando os estoques costumam registrar queda significativa.

“A doação de sangue é um ato simples, rápido e que pode salvar até quatro vidas. Convidamos todos os juazeirenses que estejam em boas condições de saúde a se tornarem doadores e contribuírem com esse gesto solidário”, destacou o secretário de Saúde, Helder Coutinho.

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização dos responsáveis), estar alimentado e apresentar documento oficial com foto.

A unidade do Hemoba em Juazeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h às 16h.

Ascom PMJ/ Sesau

Vacinação contra influenza: Drive-thru e Tenda da Vacinação intensificam imunização durante final de semana, em Juazeiro; veja pontos

0
A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau informa à população sobre a programação especial de vacinação contra a Influenza durante o final de semana, sábado (14) e domingo (15). A ação visa ampliar a cobertura vacinal no município, facilitando o acesso da população à imunização.
No próximo sábado (14), das 8h da manhã às 12h30, será realizado mais um drive-thru de vacinação na Orla II, oferecendo mais comodidade à população. O espaço contará com a presença do Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de vacinação, trazendo alegria e conscientização para o público presente.
A Sesau reforça que a vacina contra a Influenza está liberada para toda a população acima de 6 meses de idade. Após o final de semana, a vacinação segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde/ UBSs da sede do município, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, e no interior, das 8h às 12h30.
A Farmácia Central, localizada ao lado do Camelódromo, na Praça Padre Pedro Pereira Primo, Centro, também continuará ofertando a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ascom PMJ/ Sesau

Sexta-feira (13) é o último dia do prazo para inscrição do Enem 2025

0
Estudantes de todo Brasil, fazem o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio

Termina, nesta sexta-feira (13), a prorrogação do período para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo vale, também, para quem precisa de atendimento especializado ou deseja ser tratado pelo nome social, conforme o Ministério da Educação (MEC). As inscrições são feitas, exclusivamente, na Página do Participante do Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o Ensino Superior no país.

Na Bahia, 96.752 mil estudantes já garantiram presença no Enem, o que representa 74% do público esperado no Estado. O coordenador de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ítalo Paim, destaca que em todas as unidades de ensino da rede estadual estão em curso ações para apoiar os concluintes. “Disponibilizamos diariamente a atualização das inscrições por NTE (Núcleo Territorial de Educação) e por unidade escolar para viabilizar uma melhor ação estratégica. Acreditamos que continuaremos registrando ótimos índices de inscrição no nosso Estado”, afirma.

O pagamento da taxa poderá ser feito até 18 de junho. Quem é da rede pública e está na 3ª série do Ensino Médio já aparece com inscrição pré-preenchida no sistema, bastando confirmar os dados. A aplicação das provas está mantida para os dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil, com exceção de três cidades do Pará.

Entre as novidades desta edição está a possibilidade de os candidatos maiores de 18 anos que atingirem a nota mínima exigida obterem a certificação do Ensino Médio. Além disso, estudantes do programa Pé-de-Meia terão direito a uma parcela extra de R$ 200 se comparecerem aos dois dias de prova.

Secretaria da Educação do Estado da Bahia
www.educacao.ba.gov.br

Secom

SESI-PE oferece 600 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos

0

 

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está ofertando 600 vagas gratuitas para a entrada 2025.3 da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo 200 para o Nível Fundamental e 400 para o Nível Médio. O curso tem duração de 12 meses e é voltado para quem não completou os anos da Educação Básica em idade apropriada por qualquer motivo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de julho (ou até as vagas serem preenchidas) pelo site pe.sesi.org.br ou em qualquer uma das 12 unidades do SESI Pernambuco. As aulas estão previstas para iniciar no dia 28 de julho e acontecerão de forma online ou no modo semipresencial.

As vagas oferecidas são destinadas para os interessados em cursar a EJA Ensino Fundamental Anos Finais, voltada para estudantes a partir de 15 anos e que tenham concluído no mínimo o 5º ano do Fundamental, ou a EJA Ensino Médio, para quem tem 18 anos e concluiu o 9º ano do Fundamental. As aulas podem ser realizadas de duas formas: online (100% EAD) ou semipresencial (80% EAD e 20% presencial), com encontros presenciais uma vez por semana. Para quem optar pelo semipresencial para cursar o Nível Fundamental, a modalidade será oferecida apenas na unidade do Vasco da Gama. Já as vagas para o semipresencial do Nível Médio serão divididas, sendo 200 para Caruaru e 200 para o Vasco da Gama.

“O SESI está celebrando 10 anos da Nova EJA este ano. Isso demonstra a força que essa modalidade de estudo tem. Um dos nossos diferenciais é começar pelo que o aluno já sabe, pois valoriza a experiência de vida dos nossos estudantes, além, claro, de ter uma aprendizagem flexível e personalizada”, pontua a diretora de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto.

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF; cópia do comprovante de residência; histórico escolar original (ou declaração de transferência provisória); e uma autodeclaração de baixa renda (o modelo está no link das inscrições). A via original do histórico escolar precisa ser entregue presencialmente, em qualquer unidade do SESI em Pernambuco ou enviado pelos correios para a Casa da Indústria. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo matriculaeja@sistemafiepe.org.br e pelo WhatsApp (81) 98814-5391.

CLAS

Sobradinho: estudantes da rede municipal participam de aula inaugural do projeto Vapor Escola Velho Chico

0

Na tarde desta quarta-feira (11), as águas do Lago de Sobradinho se tornaram sala de aula para estudantes da rede municipal de ensino que participaram do momento inaugural no Vapor Escola, projeto idealizado pelo Ministério da Cultura e pelo IPED (Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento Social), com apoio da prefeitura.

O Vapor Escola tem o objetivo de levar conhecimento, cultura e pertencimento, através de um passeio pelo lago, quando os estudantes vivenciam o que antes aprendem em sala de aula, aprofundando conhecimentos sobre a identidade histórico-cultural da região e meio ambiente.

Durante a aula inaugural, os estudantes dos 9ºs anos do ensino fundamental, acompanhados pelos professores, participaram de atividades culturais, valorizando a escuta, a vivência e a conexão emocional com o seu território. Cada aluno também recebeu um kit personalizado com materiais educativos, camiseta, boné e lanches.

“Foi tudo incrível! A experiência de vivenciar uma aula navegando pelo lago e aprendendo tudo sobre história e ciências foi maravilhosa. Por isso espero que mais colegas aproveitem essa oportunidade”, afirmou a estudante Emanuelle Tuane Ferreira, do 9º ano da Escola de Gestão Compartilhada.

Também participaram da experiência, o Prefeito Cleivynho Sampaio, o Vice-prefeito, Jarques Canturil, a Secretária de Educação, Ducilene Kestering, o Secretário de Esporte, Turismo e Cultura, Patrick de Lima, e representantes das prefeituras de Casa Nova, Curaçá e Sento Sé.

“Em Sobradinho temos orgulho da nossa história, do nosso meio ambiente, do nosso território. Por isso, em nossas escolas contamos com a disciplina Patrimônio Tatauí e o projeto Educação Ambiental Permanente que agregam agendas que buscam reforçar nossa identidade Tataui, e orientar nossos estudantes quanto a importância do senso de pertencimento a nossa cidade. Tendo isso em vista, nós, enquanto gestão, ficamos maravilhados com o projeto do Vapor Escola, e buscamos dar total apoio a essa iniciativa riquíssima que permitirá aos nossos jovens estudantes terem essa experiência de aprender na prática nossa história e conhecer de perto o nosso meio ambiente, navegando pelas águas do lago de Sobradinho”, finalizou o Prefeito, Cleivynho Sampaio.

O projeto Vapor Escola tem como parceiros o Banco do Nordeste, Codevasf e o Grupo Kelldrin, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e seguirá sendo desenvolvido no Lago de Sobradinho, onde em outros momentos, os demais alunos da rede municipal de ensino sobradinhense também terão a oportunidade de conhecer e vivenciar uma aula prática.

Ascom/PMS

AMTT informa interdição no início da Avenida Raul Alves na intersecção com a Orla II

0

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro/AMTT, informa que a intersecção entre a Orla II e o início da Avenida Raul Alves, no bairro Santo Antônio, encontra-se interditada. A medida é preventiva e visa dar maior mobilidade ao fluxo de veículos que acessar a cidade através da Ponte Presidente Dutra.

Os condutores de veículos leves que estiverem no Centro e quiserem ir para os bairros Santo Antônio, Maringá, Country Club, Quidé e Avenida Salitre sentido município de Sobradinho, poderão seguir pela Orla II. Ao chegar na Vila Bossa Nova, devem virar à esquerda e seguir a rota normal pela Rua José Petitinga, bairro Santo Antônio.

Os agentes de Trânsito e Transporte da Autarquia estarão ordenando o tráfego no local. A AMTT solicita aos condutores cuidado e atenção, sobretudo nos trechos das obras da Travessia Urbana que estão em constantes mudanças na sinalização de trânsito.

Ascom PMJ/AMTT

Mais uma vez cobrando pagamento do retroativo do piso, profissionais do Hospital Regional de Juazeiro/OSID criticam: “O SindSaúde não faz nada pelos técnicos de enfermagem”

0

 

Profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro, em contato com o PNB, voltaram a reclamar de atraso no pagamento do retroativo do piso salarial, situação que se repete todos os meses. Eles criticam a empresa gestora da instituição, a OSID, e também o Sindsaúde- Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia, que consideram omisso com o problema enfrentado pela categoria.

“Como não é novidade para ninguém, venho aqui, mais uma vez, relatar os atrasos do retroativo. O repasse do estado foi feito para as instituições no dia 02/06, e como sempre eles só pagam aos funcionários quando bem querem. Várias outras empresas já repassaram para os funcionários menos a OSID que só repassa depois do dia 20. O RH sempre com a mesma resposta de que “não houve repasse”. Mês passado o Coren de Salvador esteve presente na instituição passando nos setores e ouvindo os funcionários e foi citado sobre isso. Ficamos na esperança que tudo iria se normalizar, mas, infelizmente, essa gestão não tem compromisso em realizar o pagamento devido para os funcionários. O Coren passou para gente que, infelizmente, quem deve resolver e entrar com uma ação sobre o assunto de pagamento é o nosso sindicato, o Sindsaúde, porém não fazem nada pelos técnicos de enfermagem que atuam nessa instituição”, relatou uma profissional ao PNB.

Ela acrescentou ainda: “Outra pauta que ficou bem clara é que não existe isso de dias úteis para o recurso ser repassado para os funcionários. A empresa costuma alegar que, após o repasse do estado, é necessário um prazo de 5 dias úteis para entrar na conta da empresa, e mais 5 dias úteis para ser repassado aos funcionários. Sendo que o pessoal do Coren afirmou que não existe isso, pois o repasse é feito por transferência que entra de imediato. Então, para os funcionários tem que ser da mesma forma, ou seja, no máximo 24 horas para ser repassado. A única coisa que recebemos de imediato é cobrança e sobrecarga de trabalho. Estamos cansados de tanta enganação e queremos o que é nosso por direito. É um dinheiro pouco, porque a empresa já faz descontos desnecessários e sem explicações, mas é nosso por direito. Temos direito a 1.500,00 e recebemos 980,00 e as vezes 860,00 porque para eles não tem valor fixo”, concluiu.

Repassamos a reclamação para o Sindsaúde, mas não obtivemos resposta. Encaminhamos também para o HRJ.

Redação PNB 

Aumenta a indignação de usuários com o serviço da Joafra Transportes: “Afronta a população juazeirense e a prefeitura assiste de camarote”

1

 

Indignados, passageiros da Joafra, empresa que faz o transporte público, em Juazeiro, registraram superlotação no ônibus que faz a linha do povoado do Rodeadouro, no distrito do Salitre.

“Ônibus lotado. Um descaso! E agora estão deixando os alunos no sol quente e passando direto nos pontos. Idosos e crianças em pé, sem nenhuma segurança”, comentou.

Ônibus para o Rodeadouro lotado e o motorista se recusando a sair daqui no ponto do INSS”, contou outra usuária.

“A Joafra já passou de todos os limites. Afronta a população juazeirense e a prefeitura assiste de camarote,” protestou um usuário.

Encaminhamos, mais uma vez, as reclamações para a AMTT, órgão municipal responsável pelo transporte público.

Redação PNB