Procurada pelo Portal Preto No Branco, a Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT, se manifestou sobre as frequentes denúncias de usuários da empresa Joafra Transportes que relatam superlotação, sucateamento e redução da frota, veículos sem acessibilidade, linhas que são retiradas dos bairros, problemas que afetam diretamente a rotina de quem depende do serviço na sede e interior do município.
Apesar do clamor dos usuários para que a gestão municipal substitua a empresa que há décadas presta o serviço ao município, a AMTT informou que “vem dialogando com a empresa cobrando melhorias na prestação do serviço do transporte público no município.
Todos questionamentos e reclamações da população, são apresentados para que a empresa tenha conhecimento e solucione o mais breve possível”.
Os usuários também cobram uma ação do Ministério Público: “O MPBA precisar fazer cumprir o direito dos cidadãos de acessarem o transporte público com dignidade. É inadmissível o que a Joafra faz em Juazeiro. A cada dia que passa o serviço só piora e nem a prefeitura ou nenhum outro órgão responsável toma uma providência”, cobrou um usuário.
O PNB enviou as reclamações para o MPBA e aguarda respostas.
Reclamações
“Hoje, o ônibus da linha Sobradinho no horário das 6h10 da manhã não passou, prejudicando dezenas de trabalhadores que se deslocam diariamente entre os municípios de Juazeiro e Sobradinho para atuar em órgãos do município, do estado, nos Correios e unidades de saúde. Há mais de 50 anos esse serviço de mobilidade é ofertado pela Joafra e, a cada ano que passa, fica mais e mais precário. A frota foi reduzida e isso compromete os horários essenciais para quem depende do transporte para chegar ao trabalho”, denunciou uma usuária.
Outro morador, da comunidade de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro, também demonstrou sua indignação com a situação.
“O que a Joafra faz com os usuários é um descaso. Essa empresa é um desserviço para Juazeiro. Nós saímos de casa para trabalhar e, na hora de voltar, o ônibus quebra no meio do caminho. Pagamos pelo serviço e ainda temos que voltar andando. Isso não existe, não. Meu prefeito, vamos acordar! Juazeiro precisa avançar, e tirar essa empresa”, desabafou.
Ontem (12), indignados, passageiros registraram superlotação no ônibus que faz a linha do povoado do Rodeadouro, no distrito do Salitre.
“Ônibus lotado. Um descaso! E agora estão deixando os alunos no sol quente e passando direto nos pontos. Idosos e crianças em pé, sem nenhuma segurança”, comentou.
Ônibus para o Rodeadouro lotado e o motorista se recusando a sair daqui no ponto do INSS”, contou outra usuária.
“A Joafra já passou de todos os limites. Afronta a população juazeirense e a prefeitura assiste de camarote,” protestou um usuário.
Redação PNB