Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Secretaria de Saúde de Juazeiro informa suspensão temporária dos atendimentos na UBS de Capim de Raiz na próxima quarta-feira (18)

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ Sesau informa que a Unidade Básica de Saúde/ UBS do distrito de Capim de Raiz suspenderá os atendimentos na próxima quarta-feira (18), devido à realização de serviços de manutenção na rede elétrica da unidade.

A ação tem como objetivo a substituição da rede elétrica monofásica por trifásica, o que garantirá maior estabilidade e eficiência no fornecimento de energia para a unidade, melhorando as condições de trabalho para os profissionais e o atendimento prestado à população.

Os atendimentos serão retomados normalmente na segunda-feira (23), a partir do horário habitual de funcionamento, após o feriado deCorpus Christi (19 de junho) e conforme ponto facultativo estabelecido pelas portarias nº 138/2025 e nº 139/2025, que se estenderá também para os dias 20 e 24 de junho.

Ascom PMJ/ Sesau

Sertão pernambucano recebe as filmagens de DNA Origens: Sertão, longa que desvenda a ancestralidade do coração do Brasil

0

 

Comunidades rurais, vilas ribeirinhas e o centro histórico de Petrolina se transformaram em set de cinema para a gravação de DNA Origens: Sertão, primeiro longa-metragem nacional inteiramente dedicado a revelar, por meio de testes genéticos, a complexa mistura de povos que moldou o semiárido nordestino. O filme deverá percorrer mais de três mil quilômetros.

Dirigido por Fernando Pereira, Geisla Fernandes e Wllyssys Wolfgang – trio responsável pela série Natureza Forte, lançada em 2025 na Globoplay e no Canal Futura – o filme acompanha moradores de diferentes microrregiões da Caatinga enquanto descobrem, diante das câmeras, a própria história inscrita no DNA. Entre eles estão descendentes de povos indígenas, remanescentes quilombolas, famílias e trabalhadores urbanos de fenótipo diverso, todos ligados por um território marcado por migrações e resistência.

Para dar rigor científico à narrativa, a produção firmou parceria com o Laboratório Genera, maior referência em genômica pessoal da América Latina: kits Premium de ancestralidade foram destinados exclusivamente ao projeto, que também contará com análises prioritárias e um relatório inédito sobre o “mapa genético” do Sertão – material de interesse para pesquisadores de saúde pública e história social.

Além de entrevistas intimistas, DNA Origens: Sertão aposta em imagens aéreas em resolução 6K, timelapses do bioma único da Caatinga e infográficos animados que traduzem conceitos genéticos de forma acessível, mesmo para quem nunca ouviu falar em cromossomos. Para Geisla Fernandes, “é um filme que usa a ciência como ponto de partida para provocar reflexões sobre pertencimento”. Fernando Pereira acredita que “o Sertão reúne dinâmicas migratórias que refletem o Brasil inteiro; revelar seu mosaico genético é revelar quem somos como nação”.

Para Wllyssys Wolfgang, “a experiência de filmar essas descobertas é intensa e reveladora — cada história carrega uma verdade emocionante que conecta ciência e identidade”. O projeto é produzido pela Abajur Soluções Artísticas em parceria com a WW Filmes, com recursos da Lei Paulo Gustavo e do Funcultura Audiovisual de Pernambuco/FUNDARPE.

A equipe reúne profissionais do Sertão e de outras regiões: a assistente de direção Cecília Assy, o diretor de produção Cícero Rodrigues, a diretora de arte Clarissa Ribeiro, a produtora executiva Camila Rodrigues, o coordenador de produção e logística Wyvys Reis, a roteirista Amanda Martins, o pesquisador audiovisual Samuel Britto, a assistente de produção executiva Letícia Rodrigues, o assistente de produção Caio Zuffo, o diretor de fotografia Aluan Braga, o operador de câmera Jota Souza, o assistente de fotografia Wadson Bahia, o iluminador José Charger, o fotógrafo still e assistente de produção Wanderson Oliveira, o assistente de arte Gustavo Costa, o contrarregra André Sapo, o técnico de som Alex Guterres e a assistente de áudio Kell Alves, movimentando a economia criativa local e capacitando novos técnicos.

Com previsão de lançamento para 2026/2027, o longa coloca em pauta um Brasil ainda pouco retratado pelas lentes da genealogia moderna e reacende o debate sobre o apagamento histórico de populações do interior nordestino – um passo essencial para ampliar o conhecimento sobre identidade e ancestralidade no país.

Bia Braga/ Comunicação 

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil 

0

O Sebrae conquistou a posição de quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, segundo levantamento realizado pelo Instituto Ipsos. De acordo com a pesquisa, o valor da marca atingiu R$ 33,9 bilhões neste ano.

O estudo, intitulado Valor de Marca Sebrae 2025, ouviu seis mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) em todas as regiões do país, entre janeiro e fevereiro. A metodologia envolveu quatro etapas: diagnóstico inicial, pesquisa com clientes, análise financeira e relatório final. Os entrevistados avaliaram aspectos relacionados ao impacto do Sebrae no desempenho de seus negócios, especialmente em termos de faturamento e lucratividade.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou o reconhecimento nacional da marca. “Esse resultado reflete a confiança que os empreendedores depositam no Sebrae. Aqui na Bahia, temos atuado fortemente para apoiar os pequenos negócios com orientação, capacitação, estímulo à inovação e melhoria do ambiente de negócios, o que se traduz em mais competitividade e geração de renda”, afirmou.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, atribui o resultado ao crescimento dos pequenos negócios no país, à ampliação da base de clientes da instituição e à sua atuação estratégica junto ao segmento. “É indiscutível o papel do Sebrae na geração de lucros dos MEI e MPE. Esse resultado reforça o relacionamento próximo e sólido que construímos com os empreendedores, visando a entrega de valor e o sucesso dos pequenos negócios.”, ressaltou

Desde 2009, a pesquisa sobre o valor da marca Sebrae é aplicada com o objetivo de mensurar sua relevância no ecossistema de pequenos negócios e o impacto direto nas empresas atendidas.

Ascom

Exclusivo: Ministério Público ajuíza ação civil pública contra o Município de Juazeiro e a Joafra pedindo a regularização do serviço de transporte; ação foi acatada pela Justiça

0

 

O Ministério Público do Estado da Bahia, em resposta ao Portal Preto No Branco, informou que já “ajuizou uma ação civil pública contra o Município de Juazeiro e a empresa Joafra Transportes, que foi acatada pela Justiça, pedindo a regularização do serviço de transporte intermunicipal”.
O MPBA informou ainda que “no momento, está adotando as medidas necessárias para que a sentença seja cumprida, com a revisão das linhas de ônibus e percursos, garantia de acessibilidade aos usuários do serviço e melhoria das condições da frota”.
O órgão ressaltou ainda “que a sentença está pendente de reapreciação pelo segundo grau”.

ta sexta-feira(13), também ouvida pelo PNB, a Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT, informou que “vem dialogando com a empresa cobrando melhorias na prestação do serviço do transporte público no município.
Todos questionamentos e reclamações da população, são apresentados para que a empresa tenha conhecimento e solucione o mais breve possível”.

Redação PNB

Após inúmeras reclamações contra a Joafra, AMTT/Juazeiro diz que “vem dialogando com a empresa cobrando melhorias na prestação do serviço do transporte público”

1

 

Procurada pelo Portal Preto No Branco, a Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT, se manifestou sobre as frequentes denúncias de usuários da empresa Joafra Transportes que relatam superlotação, sucateamento e redução da frota, veículos sem acessibilidade, linhas que são retiradas dos bairros, problemas que afetam diretamente a rotina de quem depende do serviço na sede e interior do município.

Apesar do clamor dos usuários para que a gestão municipal substitua a empresa que há décadas presta o serviço ao município, a AMTT informou que “vem dialogando com a empresa cobrando melhorias na prestação do serviço do transporte público no município.
Todos questionamentos e reclamações da população, são apresentados para que a empresa tenha conhecimento e solucione o mais breve possível”.

Os usuários também cobram uma ação do Ministério Público: “O MPBA precisar fazer cumprir o direito dos cidadãos de acessarem o transporte público com dignidade. É inadmissível o que a Joafra faz em Juazeiro. A cada dia que passa o serviço só piora e nem a prefeitura ou nenhum outro órgão responsável toma uma providência”, cobrou um usuário.

O PNB enviou as reclamações para o MPBA e aguarda respostas.

Reclamações

“Hoje, o ônibus da linha Sobradinho no horário das 6h10 da manhã não passou, prejudicando dezenas de trabalhadores que se deslocam diariamente entre os municípios de Juazeiro e Sobradinho para atuar em órgãos do município, do estado, nos Correios e unidades de saúde. Há mais de 50 anos esse serviço de mobilidade é ofertado pela Joafra e, a cada ano que passa, fica mais e mais precário. A frota foi reduzida e isso compromete os horários essenciais para quem depende do transporte para chegar ao trabalho”, denunciou uma usuária.

Outro morador, da comunidade de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro, também demonstrou sua indignação com a situação.

“O que a Joafra faz com os usuários é um descaso. Essa empresa é um desserviço para Juazeiro. Nós saímos de casa para trabalhar e, na hora de voltar, o ônibus quebra no meio do caminho. Pagamos pelo serviço e ainda temos que voltar andando. Isso não existe, não. Meu prefeito, vamos acordar! Juazeiro precisa avançar, e tirar essa empresa”, desabafou.

Ontem (12), indignados, passageiros registraram superlotação no ônibus que faz a linha do povoado do Rodeadouro, no distrito do Salitre.

“Ônibus lotado. Um descaso! E agora estão deixando os alunos no sol quente e passando direto nos pontos. Idosos e crianças em pé, sem nenhuma segurança”, comentou.

Ônibus para o Rodeadouro lotado e o motorista se recusando a sair daqui no ponto do INSS”, contou outra usuária.

“A Joafra já passou de todos os limites. Afronta a população juazeirense e a prefeitura assiste de camarote,” protestou um usuário.

 

Redação PNB 

Veículos com placas de finais 7 e 8 têm desconto de 8% no IPVA

0
São Paulo - Pátio de montadora em São Bernardo do Campo

Os proprietários de veículos com placas de finais 7 e 8 têm até os dias 27 e 30 de junho, respectivamente, para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 com 8% de desconto, à vista. Os que optarem por dividir em cinco vezes, sem desconto, devem realizar o pagamento da primeira cota nas mesmas datas. O contribuinte deve acompanhar o calendário de pagamento disponível no site www.sefaz.ba.gov.br.

Caso escolha pagar em cota única com o desconto de 8%, é possível quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Caso a escolha seja pelo pagamento parcelado, a quitação deve ser feita nas instituições parceiras: Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2500 ou 2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Outros prazos de junho

Vencem ainda, em junho, as cotas mensais para os donos de veículos com placas de finais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 que dividiram o tributo em cinco vezes. Quem possui veículo com placa de final 5 ou 6 e parcelou o IPVA precisa quitar a segunda cota. Vence também neste mês a terceira cota para os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4, e a quarta para automóveis de placas 1 e 2. As datas são 27, para placas de finais 1, 3 e 5, e 30 de junho, para placas 2, 4 e 6.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Sefaz-Ba

Ministro dos Portos e Aeroportos anuncia retomada dos voos de Petrolina- Salvador- Petrolina 

0

 

O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a retomada dos voos de Petrolina- Salvador- Petrolina.

“Em setembro estamos iniciando as operações”, disse o ministro.

“Uma grande conquista para o nosso Vale do São Francisco! Um pleito nosso em parceria com a Prefeitura de Petrolina e atendido com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro Rui Costa. Essa conexão vai fortalecer a integração da Bahia com o Vale, facilitando o acesso a Juazeiro e impulsionando o turismo, os negócios e o desenvolvimento da nossa região”, agradeceu o Prefeito Andrei Gonçalves.

Redação PNB

Cata Treco: Serviço da Prefeitura de Juazeiro está recebendo demandas temporariamente apenas por ligação telefônica

0

 

A Central de Atendimento do Cata Treco está recebendo solicitações temporariamente apenas por ligação telefônica, devido a ajustes operacionais, segundo informou a Secretaria de Serviços Públicos/Sesp.

A população pode entrar em contato pelo número (74) 97400-1194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento via WhatsApp será retomado em breve.

Além do telefone, o serviço também pode ser solicitado por meio da Ouvidoria Municipal, acessando o site oficial da Prefeitura (www.juazeiro.ba.gov.br), onde o canal está disponível na página principal. Os pedidos também podem ser enviados para o e-mail ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br ou pelo telefone (74) 98846-0016.

Cata Treco

O Cata Treco integra o programa Juazeiro Limpa e oferece à população a coleta gratuita e agendada de móveis, eletrodomésticos e objetos fora de uso que não podem ser descartados com o lixo comum. O objetivo é evitar o descarte irregular e manter a cidade limpa e saudável.

A coleta ocorre em até 10 dias úteis após o agendamento. Os itens devem estar em local acessível e com alguém presente no imóvel no momento da retirada. Entre os materiais aceitos estão sofás, camas, colchões, armários, geladeiras, pneus, portas e fogões. O serviço não contempla restos de alimentos, animais mortos ou entulho de construção.

 

Ascom PMJ/Sesp

São João da Gente leva tradição, música e alegria para a Avenida Flaviano Guimarães

0

A Avenida Flaviano Guimarães se transformou em um grande arraiá nesta quinta-feira (12), com o “São João da Gente – Forró por Todo Canto” e o forró animado de Manuzinho do Acordeon e Banda Forró Mais EU, Flávio Baião, Trio Granah e Sérgio do Forró. Desde 22 de maio, a iniciativa da Prefeitura de Juazeiro está levando música, alegria, solidariedade e saúde para as ruas de Juazeiro.

A festa já garantiu a sua marca como o São João da valorização da música regional e da identidade juazeirense. “Nós estamos muito felizes com essa valorização. A Prefeitura pensou em todos artistas locais para fazerem as festas espalhadas pela cidade e nós tivemos a alegria de subir no palco da Flaviano num clima maravilhoso, com um show dançante e, ao mesmo tempo, romântico”, relatou Rafa do Trio Granah.

O arraiá descentralizado é, também, democrático. O forró movimentou crianças, adultos e idosos, como Seu Altides Ferreira Dias, de 77 anos, que aproveitou a festa pertinho de casa. “O forró foi bom demais! Uma festa tranquila, animada e cheia de gente alegre. Eu moro no Tabuleiro, bem pertinho daqui e estava com saudade desse São João da Flaviano”, disse Seu Altides.

A sanfona também embalou a noite dos casais, que aproveitaram a noite para comemorar o Dia dos Namorados do jeito que o nordestino gosta, dançando agarradinho. “A gente gosta é de dançar assim, agarradinho, e no Dia dos Namorados não poderia ser diferente. A Prefeitura de Juazeiro está de parabéns. A festa está linda”, frisou a vendedora Ana Rosa dos Santos.

Solidariedade e Saúde

E no São João da Gente tem espaço para tudo, inclusive para a solidariedade e para cuidar da saúde. Entre um forró e outro, o público aproveitou para garantir a sua imunização e o preservativo para curtir o Dia dos Namorados, além de dar a sua contribuição para a campanha “Juazeiro Sem Fome”.

Ascom