Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Leitor flagra animais soltos no bairro Centenário e observa: “Uma cena comum em Juazeiro, o que é lamentável, e diz tudo sobre os moradores que não tem o mínimo de respeito a cidade”

1

Moradores jogam lixo nas ruas e ateiam fogo, carroceiros descartam entulhos em terrenos que não são murados pelos seus donos, animais de grande porte são soltos nas vias públicas por seus proprietários. Estes são hábitos comuns em Juazeiro, Norte da Bahia.

Muitos moradores da cidade não colaboram com a limpeza e organização da cidade. Fato. O poder público, por sua vez, não tem conseguido frear esses comportamentos mesmo existindo um código de conduta de ordenamento urbano que prevê punições para quem comete infrações do tipo.

Neste domingo (15), um leitor do PNB nos enviou animais soltos na Rua das Algarobas, bairro Centenário, um risco significativo para segurança de motoristas e pedestres e bem-estar animal.

“Uma cena comum em Juazeiro, o que é lamentável e diz tudo sobre os moradores que não tem o mínimo de respeito a cidade. A presença desses animais em vias públicas pode causar acidentes de trânsito, danos à propriedade e maus-tratos aos próprios animais. As autoridades competentes devem endurecer as punições e aplicar a lei municipal contra os infratores”, observou o leitor.

Redação PNB 

AMTT alerta população sobre interdição na BR-407 para continuidade das obras da Travessia Urbana

0

De acordo com as informações divulgadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), um novo trecho da BR-407, em Juazeiro, será interditado para a continuidade das obras da Travessia Urbana. Diante disso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) alerta a população sobre as mudanças no tráfego e orienta os condutores quanto às rotas alternativas para acesso ao Centro da cidade.

O trecho interditado compreende o espaço entre Arnaldão Veículos e Abaré Radiadores, incluindo a rotatória que liga os bairros João XXIII e Alto do Cruzeiro. A interdição também afetará o cruzamento das ruas Largo Alegre e Santa Isabel, impactando diretamente o fluxo de veículos entre os bairros mencionados e dificultando o acesso direto ao Centro.

Durante o período de bloqueio, a AMTT reforça a necessidade de atenção redobrada por parte dos condutores, que devem observar a sinalização implantada, respeitar os desvios e seguir as orientações das equipes que atuam na organização do trânsito.

Rotas alternativas indicadas para acesso ao Centro de Juazeiro:

Para quem sai do João XXIII:
Rua Largo Alegre > Rua Dr. Loreto > Rua Democrata > BR-235.

Para quem sai do Alto do Cruzeiro:
Rua Santa Isabel > Travessa Dom José Rodrigues > Rua João Antônio da Silva > Rua Zero > Avenida Luiz Inácio Lula da Silva.

Ascom/PMJ

1º Encontro de Carros Antigos movimenta Juazeiro com cultura e história

0

 

O centro de Juazeiro foi transformado neste sábado (14) em uma verdadeira vitrine a céu aberto de carros raros e clássicos que marcaram gerações. O 1º Encontro de Carros Antigos reuniu moradores, colecionadores, turistas e comerciantes em uma celebração inédita que mesclou cultura, memória afetiva e fortalecimento do comércio local. A programação contou com exposição de veículos históricos, atrações culturais e muita interação com o público.

Memórias que emocionam

Além do impacto visual e histórico, o evento despertou memórias afetivas profundas no público. Para Vanderlei Andrade Duarte, visitante e admirador do antigomobilismo, a exposição foi um reencontro com o passado. “Sou admirador. A gente não pode esquecer o nosso passado, porque é baseado nisso que a gente constrói o nosso futuro. Eu admiro os carros e os acontecimentos anteriores à nossa época. É de suma importância para vermos o quanto evoluímos. Meu avô tinha um Dodge e eu, na minha infância, andei muito com ele nos finais de tarde, aos sábados… e agora, esse evento resgatou lembranças boas”, compartilhou emocionado.

Outro visitante, Humberto Miranda, também expressou sua admiração pela iniciativa. “Sou muito apreciador de carros antigos. Não posso ver um que fico parado observando. Gostei bastante do evento. Sempre que tem esse tipo de encontro eu gosto de participar para ver os carros. Foi muito bom, inclusive trouxe até meu filho para conferir”, disse, reforçando o caráter intergeracional da experiência.

História e tradição no centro da cidade

A idealização do evento partiu dos próprios comerciantes da Rua da 28, que sentiram a necessidade de revitalizar o espaço e torná-lo mais atrativo para a população. “A Rua da 28 é muito mais do que um corredor comercial; ela carrega história, tradição e identidade. Queríamos que as pessoas voltassem a circular aqui com prazer, não apenas para comprar, mas para vivenciar o lugar. E como já participamos de outros eventos de antigomobilismo, surgiu a ideia: por que não trazer os carros antigos para cá?”, explicou Cíntia Priscila Santos, uma das organizadoras do evento. “Foi uma forma de unir o comércio com a cultura e de mostrar para os visitantes e moradores o quanto essa rua ainda pulsa, cheia de lojas, serviços e memórias. Os colecionadores também amam conhecer novos espaços, e a Rua da 28 merece esse olhar”, completou.

Potencial cultural e turístico

Irineu Nobre, também organizador e entusiasta do antigomobilismo, destacou o entusiasmo do público e o potencial cultural e turístico da iniciativa. “O pessoal abraçou a causa. Todo mundo ficou encantado, tirando fotos, aplaudindo. Temos aqui modelos que você só vê em filmes — como um Cadillac 1959, carro preferido de Elvis Presley. Tem carros que apareceram em clássicos como Bullitt e Ford vs Ferrari. É uma emoção ver esses carros tão bem preservados aqui em Juazeiro”, disse.

Para ele, o evento marca um novo momento para a cidade. “Juazeiro já tem uma tradição no antigomobilismo, assim como Petrolina, e quando as duas cidades se unem, o movimento ganha força. Nosso desejo é que esse seja o pontapé inicial para que encontros como esse se tornem frequentes. A população merece”, finalizou.

Irineu também agradeceu à prefeitura de Juazeiro pelo apoio, especialmente à equipe de trânsito, aos comerciantes locais que colaboraram com lanches e cafés para os participantes, e à imprensa pela cobertura. “Quanto mais divulgação, melhor para que o evento cresça e aconteça mais vezes. É um evento de baixo custo, mas que tem um valor cultural e visual enorme”, destacou.

Por fim, explicou que os carros expostos pertencem a vários clubes da região. “Tem clubes só de Fusca, outros só de Opala. O meu clube é aberto a qualquer modelo antigo. Todas essas agremiações se unem para promover encontros como esse, que resgatam memórias e encantam gerações.”

Realização

A realização do evento foi possível graças à parceria entre os lojistas e o Sebrae, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), e da Autarquia Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (AMTT). Comerciantes da rua também contribuíram com estrutura para os expositores, mostrando o envolvimento coletivo com a proposta.

Ascom/PMJ

Mega-Sena: Sem ganhador, prêmio vai a R$ 110 milhões

0

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.876 da Mega-Sena, realizado neste sábado (14) e o prêmio acumulou e em R$ 110 milhões.Os números sorteados foram: 09 – 31 – 32 – 40 – 45 – 55

A quina teve 61 apostas acertadoras e irão receber R$ 102.600,96 cada.

5.747 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.555,75 cada.

As apostas para o próximo concurso, terça-feira (17), podem ser feitas até as 19h em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.

Redação PNB

Prefeito Andrei Gonçalves participa de assinatura de convênios que ampliam projetos de inclusão digital e robótica educativa em Juazeiro

0

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou, nesta sexta-feira (13), da cerimônia de assinatura dos aditivos dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) dos projetos CRC Univasf e Robótica Educativa. O evento, realizado no auditório do Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco marcou um novo passo no fortalecimento da inclusão digital na região, com investimentos superiores a R$ 3 milhões por parte do Ministério das Comunicações.

A renovação das parcerias foi firmada pelo reitor da Univasf, Télio Nobre Leite, e pelo secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius. Para o prefeito Andrei Gonçalves, a iniciativa representa um avanço importante na democratização do acesso à tecnologia. “Queremos agradecer ao Governo Federal, ao secretário Hermano, ao reitor Télio por esses projetos que levam transformação digital para a região e o curso de robótica para os alunos da educação básica. Também foi inaugurado um novo Ponto de Inclusão Digital (PID) na Associação Beneficente Casa Dom José Rodrigues, em Juazeiro, levando tecnologia, capacitação e oportunidades para nossas crianças e jovens”, destacou o prefeito.

Durante a cerimônia, foi anunciado que os recursos serão aplicados na criação de 160 laboratórios de informática, três laboratórios de robótica (sendo dois na Bahia e um no Piauí), capacitação de 4 mil pessoas em cursos de informática e robótica, recondicionamento de 1.600 computadores para doação a escolas públicas e instituições sociais, além da aquisição de kits de robótica para uso educacional.

O secretário Hermano reforçou o impacto estratégico do projeto para o futuro do país. “Robótica é uma área de tecnologia do futuro. Além de estarmos celebrando hoje a certificação de mil alunos, estamos ampliando a parceria com a Univasf, assinando dois termos aditivos que totalizam mais de R$ 3 milhões. O que queremos com esse projeto é mais do que apenas treinar e capacitar os alunos: é despertar o interesse pela tecnologia no país. O Brasil precisa de profissionais qualificados na área de tecnologia, e é isso que buscamos com esse investimento”, afirmou.

O reitor Telio Nobre celebrou a confiança do Ministério das Comunicações no trabalho da universidade, destacando o papel da iniciativa na promoção da dignidade social. “O investimento do Ministério das Comunicações demonstra a confiança no trabalho que a Univasf vem realizando para a promoção da inclusão digital. Com isso, conseguimos integrar bem a educação básica e superior, estimulando a juventude a pensar no desenvolvimento da área de tecnologia no nosso país”, afirmou.

Durante o evento, também foram entregues certificados aos alunos do Colégio CAIC, da rede municipal de Juazeiro, que concluíram as atividades do projeto Robótica Educativa, além da apresentação da nova plataforma digital do CRC Univasf.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix; a secretária municipal de Educação, Maéve Melo; a vice-reitora da Univasf, Lúcia Marisy de Oliveira; a coordenadora do CRC Univasf, Márcia Bento; o coordenador do projeto Robótica Educativa, Jadsonlee da Silva Sá, além de professores, estudantes e colaboradores dos projetos.

Manu Lustosa
Ascom/PMJ

Fotos: Ana Vitória

Prefeitura de Sobradinho decreta pontos facultativos nos dias 20 e 23 de junho, pós-feriado de Corpus Christi e pré-feriado de São João

0

 

A Prefeitura de Sobradinho publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (12), o Decreto nº 075/2025 que estabelece a transferência de ponto facultativo e decreta ponto facultativo  para os servidores da Administração Pública direta e indireta do Município, nos dias 20 e 23 de junho, pós-feriado de Corpus Christi (19) e pré-feriado de São João (24).

A decisão pelo ponto facultativo considera a importância da festividade de Corpus Christi como manifestação religiosa tradicional da comunidade, bem como a relevância dos festejos, especialmente o São João, como manifestação cultural popular que integra o calendário de tradições do município, sendo marcado por celebrações familiares e comunitárias.

Portanto, fica transferido o ponto facultativo relativo ao dia 19 de junho, quinta-feira, para o dia 20, sexta-feira; será ponto facultativo também o dia 23 de junho, segunda-feira. Já o dia 24 de junho, terça-feira, será considerado feriado municipal

Ainda segundo a publicação, o ponto não se aplicará às unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não podem ser paralisados ou interrompidos.

Ascom/PMS

Prefeito de Juazeiro participa da apresentação da Nova Hidrovia do São Francisco e reforça importância da retomada da ferrovia para o desenvolvimento regional

0

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou nesta sexta-feira (13), em Petrolina, da apresentação oficial da Nova Hidrovia do São Francisco, realizada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A iniciativa representa um dos maiores projetos de reestruturação logística do país, com impacto direto na economia do Vale do São Francisco.

Durante o evento, Andrei destacou a relevância do projeto para Juazeiro, e aproveitou para reforçar a importância da retomada da malha ferroviária na região, que também está sendo discutida pelo Governo Federal. “Essa é uma agenda histórica. Aqui não é só a hidrovia do São Francisco que estar sendo debatida, mas a ferrovia, que volta também a ser um motivo de debate. Espero que em breve o nosso presidente Lula possa fazer esse anúncio que vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Juazeiro e todo o Vale do São Francisco”, afirmou o prefeito.

Com 1.371 quilômetros de extensão navegável – de Pirapora (MG) a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) – a Nova Hidrovia é vista como peça fundamental para o escoamento da produção agrícola e para o fortalecimento da economia nordestina. A proposta prevê a modernização e ampliação da navegação pelo rio, conectando produtores a novos mercados de forma mais econômica, eficiente e sustentável.

Segundo projeções do Ministério de Portos e Aeroportos, já no primeiro ano de retomada da navegação comercial, a hidrovia poderá movimentar cerca de 5 milhões de toneladas de cargas. O projeto também inclui integração com outros modais logísticos, como ferrovias e rodovias. “Essa é uma agenda que vai além da hidrovia. Estamos falando da integração com a FIOL, a Ferrovia Centro-Atlântica e outros ramais que vão ampliar ainda mais a nossa capacidade logística e fortalecer os portos da Bahia. Em junho vamos assinar na Bahia, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro Rui Costa a delegação à Companhia das Docas do Estado da Bahia, para iniciar os estudos técnicos ao lado da Infra SA”, explicou o ministro, Silvio Costa Filho.

A iniciativa está dividida em três etapas. A primeira prevê intervenções em 604 quilômetros navegáveis entre Juazeiro, Petrolina, Sobradinho e Ibotirama, com o transporte de cargas via rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos. A segunda fase contempla 172 quilômetros, entre Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Cariacá, com conexão ferroviária aos portos de Ilhéus e Aratu-Candeias. Já a terceira etapa estenderá a hidrovia em mais 670 quilômetros até Pirapora (MG), conectando o Centro-Sul ao Nordeste do país.

Durante o evento, o ministro também ressaltou o interesse da iniciativa privada no projeto. “Grandes grupos nacionais e internacionais já manifestaram interesse em operar nessa nova hidrovia. Isso demonstra o potencial logístico do São Francisco e o impacto positivo que esse projeto trará para a economia da região”, disse Costa Filho.

Os investimentos iniciais na obra estão estimados em mais de R$ 1,2 bilhão, com recursos já garantidos pelo Governo Federal. A expectativa é que o plano impulsione a geração de emprego, renda e desenvolvimento para os municípios do Vale do São Francisco.
Para Andrei Gonçalves, a integração entre hidrovia e ferrovia coloca Juazeiro e o Vale do São Francisco em posição de protagonismo no novo mapa logístico do Brasil. “É uma oportunidade única de reposicionarmos nossa cidade como referência em desenvolvimento sustentável, aproveitando toda a potência da nossa região como vetor de crescimento econômico”, concluiu.

Além dos prefeitos de Juazeiro e Petrolina, Simão Durando, participaram da solenidade o prefeito do Recife, João Campos; o ex-prefeito de Petrolina e presidente da Fundação Nilo Coelho, Miguel Coelho; os deputados federais Fernando Filho, Lucas Ramos e Tabata Amaral; além de vários prefeitos dos municípios do Vale do São Francisco.

Ascom/PMJ

Curso de Formação dos novos GCMs de Juazeiro entra na reta final com disciplina de tiro

2

O Curso de Formação dos novos Guardas Civis Municipais de Juazeiro segue em ritmo intenso desde a retomada no último dia 9, com aulas teóricas e práticas da disciplina de Armamento, Munição e Tiro. A formação, promovida pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGESP), cumpre exigências da Instrução Normativa nº 201/21 da Polícia Federal, e representa a etapa final do processo de habilitação dos 22 agentes.

De acordo com o coordenador do curso, Paulo Lima, esse curso é imprescindível para a formação técnica dos novos Guardas Civis. “Tem critérios e estrutura definidos pela Polícia Federal. A cerimônia de conclusão está prevista para o dia 15 de julho e vai representar um ganho real para a segurança pública do município”, destacou.

Para o GCM Santos a experiência tem sido intensa e enriquecedora. “A gente está aqui desde o dia 9, de manhã, de tarde e à noite. É uma verdadeira imersão, a gente vai sair daqui preparado para proteger a população. Graças à retomada do curso, ao empenho da gestão municipal, estamos encerrando esse ciclo com muita gratidão”, afirmou Santos.

Além das práticas de tiro, o curso inclui conteúdos sobre segurança no manuseio de armas de fogo. “Qualquer deslize pode ser fatal, tanto para a gente quanto para outras pessoas. Essa qualificação é essencial para o nosso trabalho e, principalmente, para garantir a segurança da população”, completou o GCM Santos.

Com o curso concluído, os novos agentes estarão aptos a exercer suas funções com o porte institucional de arma de fogo, ampliando a atuação da GCM e contribuindo para uma Juazeiro mais segura.

Ascom/PMJ

Bahia alcança liderança nacional em taxa de escolarização entre adolescentes

0

A pesquisa anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) escolaridade, alfabetização e frequência escolar da população brasileira aponta que a Bahia é o estado com a maior proporção de adolescentes de 15 a 17 anos frequentando escola. A pesquisa aponta que 95,9% estavam na escola, o que representava 662 mil estudantes nessa faixa etária. Com isso, passou a ter a maior taxa de escolarização (proporção de pessoas que frequentam creche, escola ou universidade) de adolescentes do país.

“Os números do IBGE provam que as políticas públicas de permanência dos jovens na escola, aplicadas pelo Governo do Estado, têm apresentado resultado. Os investimentos em infraestrutura, em alimentação escolar, nos programas de permanência, como o Bolsa Presença, e na ampliação das Escola por Tempo Integral têm este objetivo. Graças a todos esses esforços, hoje comemoramos essa liderança da Bahia entre todos os estados do Brasil”, destacou a secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito

O número demonstra um crescimento de 6,6% em relação a 2023, o que significa mais 41 mil estudantes em um ano. Foi o maior avanço absoluto entre os estados e o quinto aumento em termos percentuais. Com isso, a Bahia, que tinha em 2023 a sexta maior taxa de escolarização na faixa de 15 a 17 anos (92,9%), subiu cinco posições no ranking, superando Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro e chegando à liderança nacional.

Em 2024, o número de analfabetos (1,2 milhão de pessoas de 15 anos ou mais de idade) e a taxa de analfabetismo (9,7%) seguiram em queda na Bahia, sendo que seis em cada dez pessoas que não sabem ler nem escrever são idosas. No ano passado, a média de anos de estudo subiu para 8,9 na Bahia, chegando próxima ao Ensino Fundamental completo. Estas e outras informações constam do Módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) e são investigadas sempre nos segundos trimestres de cada ano.

Dados Nacionais

No Brasil, 93,4% das pessoas de 15 a 17 anos de idade frequentavam escola, em 2024. A taxa também avançou em relação a 2023, que foi de 91,9%. A evolução na taxa de escolarização dos adolescentes de 15 a 17 anos fez da Bahia o Estado a chegar mais perto da meta de universalização do atendimento escolar a essa população, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Instituído em 2014, pela lei nº 13.005, o PNE fixou 20 metas quantitativas e qualitativas para a política educacional brasileira, as quais deveriam ter sido cumpridas, em princípio, até 2024.

Mas não foi só entre os adolescentes que a frequência à escola aumentou na Bahia. Entre 2023 e 2024, a taxa de escolarização avançou ou ficou estável para quase todos os grupos de idade. Passou de 34,7% para 35,7% entre as crianças de 0 a 3 anos, manteve-se em 99,5% na faixa de 6 a 14 anos e subiu de 29,9% para 32,4% entre jovens de 18 a 24 anos. Apenas no grupo de 4 a 5 anos houve uma oscilação para baixo, de 95,2% para 94,8%, no período.

Secom