Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Sem manutenção, Camelódromo Dois de Julho, em Juazeiro, enfrenta condições precárias para comerciantes e consumidores: “Está abandonado”; AMA se manifesta

0

 

Inaugurado há mais de duas décadas, o Camelódromo Dois de Julho, em Juazeiro, Norte da Bahia, concentrava centenas de pequenos vendedores, atraía consumidores de toda a cidade e movimentava o centro. Hoje, o espaço enfrenta esvaziamento, estrutura comprometida e denúncias de abandono.

Os permissionários relatam uma série de problemas estruturais que afetam diretamente o funcionamento do local. Entre as principais queixas está o sistema de esgoto, que apresenta entupimentos frequentes. Segundo os comerciantes, quando transborda, o esgoto vaza pelo estacionamento e chega até a praça de alimentação, dificultando as vendas e comprometendo a higiene do ambiente.

Além disso, os banheiros permanecem interditados há meses, com relatos de portas arrancadas no setor feminino. Sem acesso aos sanitários, trabalhadores e frequentadores passaram a utilizar a entrada dos fundos para necessidades fisiológicas, segundo os relatos. Também há queixas sobre acúmulo de lixo, ratos e insetos, especialmente à noite, quando feirantes vizinhos armazenam mercadorias nos arredores do camelódromo.

Outros pontos apontados pelos permissionários incluem infiltrações, risco de curto-circuito devido à fiação exposta e deterioração do estacionamento. Boa parte dos boxes permanece fechada ou desocupada. A associação de comerciantes alega que muitos espaços foram concedidos a pessoas que não utilizam os boxes, enquanto trabalhadores ativos seguem aguardando por uma oportunidade.

Antônio Carlos, presidente da associação, afirma que vários ofícios foram encaminhados à Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), responsável pela gestão do espaço, e foi enviado também um relatório técnico apontando a necessidade de reformas na parte elétrica e hidráulica. Mas até o momento, segundo o representante do espaço, não houve uma resposta efetiva.

“Não temos temos segurança, não temos suporte nenhum, ou seja, o camelódromo está abandonado”, disse Antônio Carlos.

“Está precisando de manutenção. Foi feita uma maquiagem de reforma de esgoto e na instalação elétrica que já tem 25 anos. Aqui dentro ninguém vende nada”, reforçou uma permissionária.

Permissionários também relatam prejuízos com a concorrência de lojas instaladas na lateral do camelódromo, que vendem produtos semelhantes a preços mais baixos. A prática, segundo eles, contraria um acordo firmado com a gestão municipal, que previa a não duplicidade de mercadorias entre os setores.

Apesar das dificuldades, os comerciantes continuam. Alguns estão ali desde a fundação do camelódromo, há 25 anos. Todos os dias, abrem as portas, reorganizam as prateleiras e esperam por melhorias. Entre corredores vazios e fios pendurados, ainda há quem acredite no espaço comercial e resista.

Encaminhamos a situação para a Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA e, em nota, o órgão afirmou que “segue cuidando da estrutura do Camelódromo Municipal com manutenções frequentes para garantir mais conforto e segurança para todos”.

Nota:

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA informa que realiza a manutenção regular na estrutura do Camelódromo Municipal. A AMA tem realizado os devidos reparos com recente conserto em um vaso sanitário e uma porta, danificados por vandalismo. A autarquia ressalta ainda que o espaço apresenta demandas estruturais mais complexas, identificadas há cerca de quatro anos, e que exigem intervenções de maior porte. A instituição tem atuado para viabilizar essas melhorias junto aos órgãos competentes.

Além disso, a AMA destaca que está realizando obras na parte externa que integra o entreposto, com o fechamento de buracos e melhorias no entorno (conforme atestam as fotos em anexo). No que se refere ao calçamento do estacionamento, a Secretária de Serviços Públicos/SESP informa que realizará uma visita técnica ao local para monitoramento da demanda e, posteriormente, realização de serviço de manutenção na calçada do Camelódromo 2 de Julho. Além disso, o SAAE tem atuado junto à AMA realizando a manutenção da Praça de Alimentação e enviará equipe ao local para verificar as condições da área externa.

A AMA também informa que a partir do dia 3 de julho terá início o processo de convocação dos permissionários para abertura e regularização dos boxes. O cronograma seguirá até o mês de agosto. Permissionários que não atenderem à convocação, poderão ter suas licenças revogadas, permitindo que a vaga seja destinada a novos interessados.

Redação PNB, por Ally Viana 

Prefeitura de Juazeiro participa da apresentação da Nova Hidrovia do São Francisco com 1.371 km navegáveis

0

Numa iniciativa estratégica de impulsionar o transporte hidroviário e a economia de toda a região do Vale do São Francisco, o Governo Federal, apresentou nesta sexta-feira (13), a Nova Hidrovia do São Francisco, com 1.371 quilômetros de extensão navegável – de Pirapora/MG a Juazeiro/BA e Petrolina/PE

A Hidrovia criará uma rota de transporte mais eficiente, econômica e ambientalmente sustentável, facilitando o escoamento de materiais como insumos agrícolas, grãos e bebidas. Tudo isso, beneficiando mais de 500 municípios e 11,4 milhões de pessoas que têm o rio como principal fonte de abastecimento.

O Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, que participou da apresentação, resume bem o que significa a Nova Hidrovia do São Francisco para o município. “É uma oportunidade única de reposicionarmos nossa cidade como referência em desenvolvimento sustentável, aproveitando toda a potência da nossa região como vetor de crescimento econômico”, concluiu.

A iniciativa trará desenvolvimento na economia e na infraestrutura de transporte aos estados e municípios participantes, interligando-os pelas malhas hidroviária, ferroviária e rodoviária. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, mais de R$ 1,2 bilhões são os recursos já garantidos pelo Governo Federal para as fases iniciais da obra, que ainda no primeiro ano de retomada da navegação comercial poderá movimentar cerca de 5 milhões de toneladas de cargas.

O projeto será executado em três etapas para o melhor andamento logístico e tem como objetivo modernizar e expandir a navegação fluvial, facilitando o acesso dos produtores a novos mercados. O impacto positivo para Juazeiro já tem início na primeira etapa.

Etapas do Projeto

1 – Na primeira etapa serão 604km navegáveis de Juazeiro/BAe Petrolina/PE a Ibotirama/BA, passando por Sobradinho/BA. Ao fim, as cargas serão escoadas por rodovia até o porto de Aratu, em Candeias/BA.
2 – Na segunda etapa serão 172 km navegáveis, indo de Ibotirama/BA, a Bom Jesus da Lapa/BA e Cariacá/BA, com conexão ferroviária até os portos de Ilhéus/BA e de Aratu, em Candeias/BA.
3– Já na terceira etapa, serão 607 km navegáveis, ligando Bom Jesus da Lapa, Cariacá e Pirapora/MG.

Mais informações acesse ao site do Governo Federal, na aba do Ministério de Portos e Aeroportos ou clique aqui e seja direcionado a matéria.

Ascom PMJ

Comércio de Juazeiro funcionará normalmente no feriado de Corpus Christi

0

 

 

As principais entidades representativas do comércio de Juazeiro — a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj) informam que, na próxima quinta-feira, 19 de junho de 2025, feriado de Corpus Christi, o comércio local funcionará em horário normal.

A decisão, tomada em consonância com os interesses do setor varejista e em respeito à legislação vigente e aos acordos coletivos, visa garantir o atendimento às demandas dos consumidores e manter o bom ritmo das atividades comerciais da cidade.

Apesar do funcionamento regular, as entidades destacam a importância de os empresários e gestores agirem com sensibilidade ao organizar as escalas de trabalho, considerando o caráter religioso da data. “Reconhecemos que o Corpus Christi é uma celebração significativa para muitas pessoas. Por isso, recomendamos que sejam respeitadas a fé e as tradições dos colaboradores”, diz a nota conjunta das instituições.

As entidades reforçam ainda o compromisso com a harmonia nas relações de trabalho e com a valorização do comércio local. “Contamos com a colaboração de todos para que o dia transcorra com normalidade, respeito mútuo e atenção às normas vigentes”, conclui o comunicado.

Ascom

Entusiasmo, animação e muito forró marcaram os festejos do São da Gente, no bairro Piranga

0

“Tô amando, é uma oportunidade que a gente está tendo pra se divertir nesse mês de junho. Esse bairro aqui, eu moro há muitos anos e temos mesmo é que nos divertir”, é o que afirma Edneusa, moradora do bairro, dançando ao som de muito forró.

O evento, que é promovido pela Prefeitura de Juazeiro (BA), leva a tradição da música nordestina por todo canto da cidade e já está deixando um gostinho de quero mais.

O Trio Mário Santos abriu a noite com o autêntico forró e o sanfoneiro Gervilson Duarte deu continuidade com muito arrasta-pé.  O músico destacou a iniciativa da prefeitura, que além de descentralizar a festa junina valoriza os artistas da região. “Uma satisfação enorme em participar do São João da Gente. Agradecer e parabenizar a todos os envolvidos por estar valorizando os artistas regionais nessa festa tão bonita”, afirmou.

Logo após, a dupla Ricardinho e Gláucia apresentaram o forró romântico fazendo o público “dançar agarradinho”, seguidos da Banda Voa Voa, que esquentou a noite com um repertório diversificado e alegre.

Encerrando a noite, João Sereno, filho ilustre do bairro, levou uma mistura de forró e poesia ao palco do São João da Gente. ” Pra mim é um grande prazer mostrar nosso trabalho no lugar onde a gente nasceu. Apresentar o que a gente faz por aí afora, e as pessoas conhecerem melhor nossa música”, encerrou João.

A festa continuou no domingo com Trio Badozinho Sanfoneiro, Jaidete Varjão, o Sanfoneiro Raimundinho do Acordeon e Cristian Marques.

Organização, segurança e solidariedade

O público pôde prestigiar a primeira noite da festa em total segurança. A equipe de Trânsito e Transporte da AMTT – Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, interditaram um trecho da rua São Gerônimo/praça Santa Terezinha, possibilitando conforto aos forrozeiros.

A Guarda Civil Municipal e Polícia Militar da Bahia garantiram a ordem, tranquilidade e bem-estar, que refletiram nos participantes do evento. “Estou gostando da festa, vim com minha mãe e minha irmã e estou achando tudo muito bom e tranquilo”, enfatizou Alice Maria, que foi junto com a família prestigiar o São João da Gente.

Em todos os bairros que receberam o São João da Gente, o público vem colaborando com o projeto Juazeiro Sem Fome, doando 1 kg de alimento, na Piranga não foi diferente, as doações continuaram consolidando a campanha, que nestes festejos contempla as pessoas em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica.

Ascom/PMJ

Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho

0

 

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de junho do Bolsa Família a 20,5 milhões de famílias. Recebem nesta segunda-feira (16) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1.Os beneficiários de alguns municípios de seis estados recebem o pagamento nesta segunda, independentemente do NIS. O pagamento ocorre em cidades em situação de emergência ou em calamidade pública nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O valor mínimo corresponde a R$ 600. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Além do benefício integral, cerca de 2,5 milhões de famílias estão na regra de proteção em junho. Em vigor desde junho de 2023, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago nesta segunda-feira às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 1.

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia cerca de 5,3 milhões de famílias. Neste mês, o benefício corresponde a R$ 108. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no fim de 2022, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Junho Verde: Entenda o papel essencial da energia eólica para um futuro mais sustentável

0

A forma como produzimos e consumimos energia impacta diretamente no meio ambiente. No Brasil, a energia eólica é a segunda maior da matriz elétrica brasileira, representando 16,1% de toda a capacidade instalada do país, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Com o cenário de mudanças e desastres climáticos, investir em fontes sustentáveis tornou-se uma prioridade para a preservação global.

A energia eólica torna-se uma peça fundamenta para o combate à crise climática. Em entrevista ao BNews Junho Verde, Juliana Lucena, titular do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, autora de livros e artigos na área de energia eólica e coordenadora do projeto Mulheres na Eólica que promove diversidade e inclusão de gênero no setor, explicou o que é essa forma de produção e consumo de energia.

“A energia eólica é a energia obtida a partir da força dos ventos. E para obtermos essa energia precisamos de máquinas chamadas aerogeradores ou turbinas eólicas. Essa energia é considerada sustentável porque além de ser limpa (as turbinas não emitem CO2 durante o seu funcionamento) é também uma energia renovável porque o vento é considerado um recurso infinito disponível em todo o globo terrestre”, explicou a profissional.

A pesquisadora destacou o papel da energia eólica como uma matriz energética mais sustentável. “O país precisa, por questões de segurança energética, ter uma matriz diversificada; e a eólica é uma fonte limpa e renovável que, juntamente com a hidrelétrica e a solar, fazem com que mais da metade da nossa matriz seja limpa e renovável. E é interessante observar que nos períodos de baixo nível dos reservatórios nas nossas hidrelétricas coincide com o período dos melhores ventos no Brasil, ao mesmo tempo em que à noite, quando não temos incidência dos raios solares, costumamos ter os melhores ventos para a geração eólica; então essas fontes podem coexistir e se complementar, tornando a nossa matriz elétrica mais segura e diversificada”, detalha.

Em entrevista ao BNews, Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica, detalhou como a energia eólica é gerada. “Os aerogeradores, também conhecidos como turbinas eólicas, consistem em hélices (ou pás) conectadas a um eixo. Quando o vento sopra, a força do vento faz com que as hélices girem. Essa rotação das hélices aciona um gerador elétrico conectado ao eixo das turbinas, que converte a energia mecânica em energia elétrica. Em seguida, essa energia é transmitida até uma subestação, onde se inicia a transmissão ao sistema interligado, que faz a distribuição através da rede elétrica. A maioria da eletricidade gerada alimenta a rede elétrica pelo Sistema”, detalhou.

Energia eólica e redução dos impactos ambientais

Juliana explicou que a energia eólica ajuda a reduzir os impactos ambientais causados por fontes não renováveis de energia por não emitir CO2 durante a sua operação. “Mas quando somamos todas as emissões de CO2 da cadeia produtiva da indústria eólica, ainda assim ela é uma das fontes mais limpas, inclusive mais limpa que a energia solar fotovoltaica”, revela.

“O impacto ambiental causado na construção e operação de um parque eólico também é considerado pequeno; envolve a supressão da mata onde esse parque está sendo construído, mas precisa ser feito um bom estudo de impacto ambiental que preveja medidas mitigadoras e compensatórias e qualquer possível dano ambiental e social que um parque eólico possa causar”, explica Juliana.

Elbia Gannoum reforça com dados como a energia eólica é “uma das fontes mais eficazes para a descarbonização da matriz elétrica”. “De 2016 a 2024, o setor eólico brasileiro evitou emissões de gases do efeito estufa valoradas entre R$ 60 e R$70 bilhões. Apenas em 2024, foram 40,21 milhões de toneladas de CO2 evitadas, o equivalente à emissão de cerca de 27,6 milhões de automóveis de passeio. Para se ter uma ideia, a energia eólica é classificada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) como “energia de baixo potencial poluidor e com papel imprescindível na contribuição para uma matriz energética mais limpa”

Os parques eólicos afetam as comunidades locais?

Elbia Gannoum informou que “qualquer grande projeto de infraestrutura, a implantação de parques eólicos demanda análises, estudos técnicos e diálogo com as comunidades envolvidas” ara que aja o mínimo de danos possíveis. “Quando conduzida com responsabilidade, a energia eólica gera efeitos positivos para as comunidades: como a criação de empregos diretos e indiretos; geração de renda com o arrendamento de terrenos, investimento social privado e criação de programas de capacitação de mão de obra local”, explicou.

“Cabe ressaltar, contudo, que, como em qualquer atividade humana, também na geração eólica ocorrem impactos negativos, a exemplo da supressão de vegetação, produção de particulados e ruídos. Tais impactos devem ser gerenciados, de acordo com a legislação vigente, cabendo ao empreendedor atuar na sua mitigação e compensação, sempre que não for possível evitá-los”, destaca.

A empresária explica que há um acompanhamento da legislação para que não ocorram esses impactos severos. “Quanto ao meio ambiente, a instalação ocupa um espaço reduzido dos terrenos onde parques são implantados, mantendo as áreas produtivas e consumindo apenas cerca de 6% do terreno arrendado. A legislação ambiental vigente, nos âmbitos federal e estaduais, é rigorosamente seguida, com avaliações criteriosas que consideram possíveis impactos sobre o meio ambiente. Esses processos buscam garantir a proteção da fauna, da flora e o desenvolvimento social das regiões onde os parques eólicos são implantados”, informou.

A professora reflete sobre a importância do Nordeste nesse cenário. “A Região Nordeste do Brasil abriga mais de 90% dos nossos parques eólicos por ser a região com as melhores condições de vento, que são ventos constantes, que não mudam de direção com frequência, são ventos intensos. E com a implantação nos últimos anos de turbinas eólicas mais modernas, e mais altas e com pás maiores, conseguimos aproveitar ventos de maior altitude”, declarou.

Gannoum reforçou o comprometimento da empresa com ações de compromisso direto com o meio ambiente. “A ABEEólica atua diretamente no incentivo às boas práticas socioambientais do setor, por meio da área de ESG (Environmental, Social and Governance), promovendo a inclusão produtiva, a escuta ativa de comunidades e a sustentabilidade como princípios fundamentais da expansão eólica no Brasil. As recomendações da ABEEólica para ações com olhar de responsabilidade social, ambiental e fundiárias estão reunidas no Guia de Boas Práticas Socioambientai para o Setor Eólico”, relatou.

 

BNews

Drive-thru da Prefeitura de Juazeiro imuniza mais de 500 pessoas; vacinação segue nas UBSs

0

 

Na manhã deste sábado (14), a professora aposentada Ilka Duarte de Carvalho fez questão de comparecer à Orla II para garantir sua imunização contra a gripe. “É de suma importância a vacinação para toda a população. Que as pessoas venham, se imunizem, protejam sua família e toda a comunidade. Vacina é vida e nos protege de todos os tipos de doenças”, afirmou emocionada.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), e vacinou mais de 500 pessoas em sistema drive-thru. O evento também contou com a presença do personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação, que animou o público e reforçou a mensagem de prevenção.

Entre os vacinados estava Heidson Amarante, que aproveitou o momento enquanto caminhava pela Orla. “A vacinação é muito importante, até porque nesse período de junho tem muita gente gripada, e se não estiver protegido, as consequências podem ser piores”, disse. Carlos Eduardo também não perdeu a oportunidade. “Tem que se vacinar, e logo agora que é época de São João, com muitas festas e aglomerações.”

O secretário de Saúde, Helder Coutinho, acompanhou a ação e reforçou a necessidade de manter a população protegida. “É de fundamental importância que a população tome sua vacina. Não podemos baixar a guarda. Precisamos continuar intensificando a vacinação. Levem as crianças, idosos, gestantes e toda a população para podermos combater e vencer a gripe em nosso município.”

A superintendente de Vigilância em Saúde, Bruna Matos, celebrou o sucesso do drive-thru e alertou para os riscos atuais. “A Influenza é um dos vírus que está causando síndromes respiratórias graves, hospitalizações e até óbitos no nosso município. Por isso, é extremamente importante que a população se vacine para evitar que esse quadro se agrave em Juazeiro. A partir desta segunda-feira, a vacina continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, tanto na zona urbana quanto na rural, além da Farmácia Central. Também teremos vacinação no Paço Municipal, às segundas e sextas-feiras.”

A ação na Orla II encerrou mais uma semana de mobilização intensa promovida pela Sesau, que incluiu atividades como o Corujão da Vacinação, atendimento no Paço Municipal, participação no “São João da Gente” e em instituições diversas. A vacinação contra a Influenza está liberada para toda a população acima de 6 meses de idade.

Vacinação

Após o fim de semana, a imunização segue disponível nas UBSs da sede, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, e no interior, das 8h às 12h30. A Sesau reforça a importância de todos se protegerem contra a gripe, principalmente neste período de maior circulação do vírus.

 

Ascom/PMJ

Estudantes da Rede Pública podem se inscrever no Programa CNH da Gente a partir de segunda-feira (16)

0

Estudantes da rede estadual maiores de 18 anos ligados ao Programa Bolsa Presença de 51 municípios baianos já podem se inscrever no Programa de Incentivo à Habilitação – o CNH da Gente. O anúncio foi publicado neste sábado (14), no Diário Oficial do Estado. As inscrições serão realizadas de 16 a 30 de junho, exclusivamente por meio do site oficial do Governo do Estado (www.ba.gov.br).

Serão ofertadas cinco mil vagas para a obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B para alunos da rede pública. Além de promover a inclusão social, o programa pretende gerar novas oportunidades de emprego e renda através da mobilidade. O edital completo, com todas as informações, etapas, cronograma e critérios de seleção, está disponível no site do governo estadual.

“Estamos falando de uma agenda de inclusão dos estudantes. Por muito tempo, os nossos estudantes da rede não tinham condições de acessar uma carteira de habilitação e isso que o governo faz, junto à Secretaria de Educação e ao Detran, é uma entrega para a juventude. São 12 mil vagas do Programa CNH da Gente, sendo que cinco mil, para estudantes da rede estadual maiores de 18 anos que estejam no Bolsa Presença”, destacou a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito.

Programas de inclusão

O CNH da Gente é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), e realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA), voltada à concessão de isenção de taxas e gratuidade no processo de primeira habilitação para estudantes da rede estadual, bem como população em geral, desde que seja maior de idade e inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).

O Governo da Bahia implantou, ainda, o CNH na Escola, que é direcionado a alunos menores 17 anos matriculados nos colégios da rede estadual, para que possam assistir às aulas teóricas até poderem ter acesso ao CNH da Gente.

Secom

Estudantes da rede municipal de Juazeiro se destacam na etapa territorial dos Jogos Escolares da Bahia

0

 

A etapa territorial dos Jogos Escolares da Bahia (JEB) chegou ao fim neste sábado (14), no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. A competição reuniu estudantes de 12 a 17 anos das redes pública municipal, estadual e privada, nas categorias mirim e infantil, nas modalidades masculina e feminina.

Mais de 50 alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro participaram da competição, disputando provas de atletismo, basquete, futsal e badminton. Entre os destaques da delegação municipal, a estudante Stella Afonso Rodrigues, da Escola Municipal José de Amorim, conquistou o primeiro lugar em duas provas de atletismo: 80 metros rasos e 2.000 metros, na categoria de 12 a 14 anos.

“Estou muito feliz. Minha experiência foi incrível, não tenho palavras. No ano passado eu não consegui, mas este ano deu certo e chorei muito de emoção”, contou Stella.

Outro destaque foi Maria Gabrielle Silva Lopes, da Escola de Tempo Integral Bom Jesus, no Projeto Curaçá, que venceu a prova de salto em distância. “Foi uma surpresa ganhar esta prova. Estou muito feliz e agora espero conquistar a próxima etapa”, afirmou.

Desempenho dos estudantes da rede municipal

80m rasos – Stella Afonso Rodrigues (Escola Municipal José de Amorim)

150m rasos – Kauany Milena de Souza Batista (Escola Municipal José de Amorim)

800m rasos – Mirelly Alves dos Santos (Escola Municipal Pontal)

2.000m rasos – Stella Afonso Rodrigues (Escola Municipal José de Amorim)

Salto em distância – Maria Gabrielle Silva Lopes (Escola Municipal Bom Jesus)

As atletas vencedoras representarão Juazeiro na etapa interterritorial do JEB, que será classificatória para a fase estadual, prevista para o mês de julho, em Salvador.

O diretor de Esportes da Secretaria de Educação de Juazeiro, Wagner Rocha, comemorou o desempenho das escolas da rede municipal. “A gente fica feliz em ver as escolas do município representando Juazeiro nos Jogos da etapa territorial. Vale destacar que o interior tem uma participação importante, com algumas atletas se destacando principalmente no atletismo. Acreditamos que o trabalho tem sido feito da forma como planejamos, claro que precisamos melhorar e, com o tempo, vamos implantando novas ações”, afirmou.

Wagner ainda ressaltou a expectativa para a próxima fase. “A gente aguarda agora o interterritorial, que envolve cerca de 700 atletas. São cidades circunvizinhas que representam uma extensão da região norte da Bahia. Quem sabe possamos selar de vez a presença desses atletas na etapa estadual, representando nossa cidade e nossa região, e fazendo um bom trabalho, com um grande número de atletas de Juazeiro”, completou.

Ascom PMJ