Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Estudantes da Rede Pública da Bahia já podem se inscrever no CNH na Escola e CNH da Gente; inscrições vão até 30 de junho

0

Estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica vinculados ao Programa Bolsa Presença de, inicialmente, 59 escolas da rede estadual de Salvador e municípios do interior baiano já poderão se inscrever no Programa CNH na Escola. As inscrições para esta iniciativa de incentivo à habilitação do Governo da Bahia, em parceria com o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran), serão realizadas de 16 a 30 de junho, de forma gratuita e exclusivamente por meio do site www.ba.gov.br.

Através do CNH na Escola, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) vai ofertar, nesta primeira etapa, duas mil vagas a estudantes que desejam ter aulas teóricas, enquanto atingem a maioridade para ter acesso ao CNH da Gente, que é outro programa do governo estadual, também em parceria com o Detran, para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B, com concessão de isenção de taxas e gratuidade.

“Estamos falando de uma agenda de inclusão dos estudantes. Por muito tempo, os nossos estudantes da rede não tinham condições de acessar uma carteira de habilitação e isso que o governo faz, junto à Secretaria de Educação e ao Detran, é uma entrega para a juventude”, destacou a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito.

CNH da Gente ofertará cinco mil vagas na primeira fase

O CNH da Gente, que também está com suas inscrições abertas a partir desta segunda, (16), igualmente gratuitas, vai ofertar cinco mil vagas destinadas a estudantes da rede estadual com mais de 18 anos e inscritos no Programa Bolsa Presença e CadÚnico.

Os editais que regulamentam os Programas CNH da Gente e CNH na Escola foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado no último dia 4 de junho.  As iniciativas do Governo do Estado de promover qualificação totalmente gratuita irão valer para Salvador e interior, beneficiando 12 mil pessoas e estudantes de baixa renda, nesta primeira fase.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, considerou “muito importantes essas iniciativas que visam formar condutores, qualificar mão de obra para atuar no trânsito profissionalmente, e ao mesmo tempo, garantir acesso a novas possibilidades de renda à população mais carente”.

Secom

Rodoviária de Juazeiro, foco de muriçocas: “Período junino e os juazeirenses passam vergonha quando recebem alguém”

0

 

A Rodoviária de Juazeiro, Norte da Bahia, porta de entrada de visitantes, é um dos maiores focos de muriçocas da cidade. Um problema antigo e classificado como insuportável para quem frequenta o espaço.

A situação afeta principalmente os comerciantes e outros trabalhadores, que são obrigados a conviver, diariamente, com a infestação descontrolada das muriçocas.

Nesta terça-feira (17), nossa redação recebeu mais uma reclamação sobre a situação. Em um vídeo, uma passageira registrou a quantidade de mosquitos.

“Se em toda cidade há um número excessivo de muriçocas, na rodoviária é bem pior. Um horror. Neste período junino, quando os juazeirenses recebem amigos, familiares, e a cidade recebe visitantes este é o triste ‘cartão de visitas’. Uma Vergonha para o povo de Juazeiro” protestou um cidadão.

Redação PNB

“Não é porque é público que deve ser assim”, pacientes e acompanhantes relatam falta de lençóis na UPA de Juazeiro; SESAU justifica

1

 

Pacientes e acompanhantes que têm procurado a Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro, há dias, estão relatando ao PNB a falta de lençóis nos leitos. Os usuários internados ou em observação passaram horas nos leitos sem a proteção, conforme os relatos.

“Estou com meu pai esta na Upa de Juazeiro e aqui não tem nem lençol pra colocar nos leitos. Meu pai, paciente oncológico, está desde as 10:00 na unidade e até agora a tarde também não recebeu nenhuma alimentação. Foi para o Regional e mandaram pra cá. Isso chega a ser absurdo! Da hora que chegou esta deitado num leito sem nenhum lençol”, relatou a filha do idoso.

“Meu irmão veio pra Upa hoje e não tem um lençol pra nenhum paciente. Os pacientes deitados no colchão sem lençol, no maior desconforto. Os pacientes não merecem isso não. Desumano”, classificou uma acompanhante.

“Não é porque é público que deve ser assim. Uma unidade de saúde sem lençol, é falta de  gestão na unidade. Tem tanta gente em cargos de chefia e não dão conta do básico?” questionou outra acompanhante.

Repassamos as reclamações para a Secretaria de Saúde de Juazeiro e o órgão justificou a situação.

“A Sesau informa que a Unidade de Pronto Atendimento/ UPA realizou, na tarde desta segunda-feira (16), a distribuição de lençóis para os pacientes internados. Devido ao aumento do volume de atendimentos neste período, com uma média de cerca de 200 pacientes por dia apenas na área de observação, a rotatividade tem sido intensa, o que pode dificultar, momentaneamente, a manutenção da oferta integral de lençóis para todos os pacientes em observação. A UPA dispõe de lençóis que são distribuídos conforme a necessidade e prioridade clínica, sendo as trocas frequentes e os casos de internamento tratados com prioridade. A Sesau reforça seu compromisso com a qualidade do atendimento e o acolhimento aos pacientes da rede municipal de saúde”.

Redação PNB

Grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre (RS), chega a Petrolina nesta terça, 17, com oficina e apresentações gratuitas

0

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre (RS), chega a Petrolina nesta terça-feira, 17, com o circuito teatral Arena Feminista. O grupo irá realizar uma oficina, debate e duas apresentações teatrais gratuitas. O projeto recebe o incentivo do Ministério da Cultura e do Itaú Cultural.

No dia 17, será apresentado o espetáculo “Manifesto de Uma Mulher de Teatro”, às 20h, no Teatro Dona Amélia, Sesc de Petrolina. Já na quarta-feira, 18, haverá um debate com quatro atrizes da região, com o intuito de abordar questões de gênero no teatro brasileiro contemporâneo. O evento será na Casa Cores, às 19h.

Dando continuidade à programação, será realizada a oficina “Contadoras de Histórias: Jogos para criação de táticas e narrativas feministas de libertação”, das 19h às 22h, também na Casa Cores. As inscrições podem ser feitas neste link (formulário do google). Encerrando as atividades, o grupo apresentará o espetáculo “M.E.D.E.I.A”, às 20h, no Teatro Dona Amélia.

As encenações colocam a mulher como figura central, ao se debruçarem sobre as discussões de gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes. Nos dois dias, também haverá um bate-papo sobre o processo criativo das peças teatrais. A entrada é gratuita, porém é solicitada a doação de 1kg de alimento não perecível.

O projeto Arena Feminista, que também passa pelas cidades de Arcoverde (PE) e Crato (CE), apresenta o teatro investigativo do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, fundado na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral da atriz/ator, visando contribuir com a democratização da cultura e o livre acesso aos bens culturais.

A iniciativa prevê a adoção de medidas de acessibilidade comunicacional (apresentação e debate com intérprete de Libras para deficientes auditivos). Siga a tribo nas redes sociais: https://www.instagram.com/oinoisaquitraveiz/.

Bia Braga | Comunicação 

Sesau informa mudança nos atendimentos da UBS do NH4

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ Sesau informa que a Unidade Básica de Saúde/ UBS do NH4, distrito de Itamotinga segue em manutenção na estrutura da unidade até o final desta semana.

Neste período, os atendimentos acontecem na Escola Municipal Rural de Tempo Integral São José, no horário habitual de funcionamento. A partir da próxima segunda-feira (23), os serviços voltam a ser ofertados regularmente na unidade de saúde.

A mudança temporária dos atendimentos ocorre devido à realização de serviços de manutenção na estrutura da unidade. A equipe de manutenção estará no local executando intervenções necessárias para garantir a melhoria do atendimento e mais conforto para os usuários e profissionais de saúde.

Ascom PMJ/ Sesau

Tarefa de combater as muriçocas em Juazeiro ainda não mostrou força e os moradores seguem sofrendo com o tormento:” Insuportável!” 

0

 

As muriçocas voltaram a atormentar os moradores de Juazeiro, Norte da Bahia, e a situação beira ao insuportável. A partir do final das tardes, começa o incômodo que perdura noite e madrugada. O problema atinge todos os bairros, sendo ainda pior nos bairros que ficam próximos aos canais e, ao que parece, a situação está fora de controle.

Os mosquitos castigam os moradores da cidade que exigem uma medida urgente da  gestão municipal.

“Se estão fazendo algum trabalho de combate não tem dado resultado, pois a situação só piora. Está impossível fazer qualquer atividade a partir das 17 horas quando os mosquitos invadem os ambientes. Não se pode ver uma televisão, dormir muito menos e as madrugadas são de desespero. A gente acorda cansado, após uma noite muito mal dormida. Insuportável!”, descreveu um morador do bairro Centenário.

“Foi divulgado que a prefeitura estaria limpando os canais como uma forma de amenizar a terrível proliferação de muriçocas na cidade. No entanto, o canal que corta o bairro Jardim Flórida em direção ao Piranga II está sem o serviço de limpeza há muitos meses. A cada dia, a situação se torna mais caótica. Cadê as ações prometidas?”, questionou um morador do bairro.

Depoimentos com este se repetem e também a cobrança por alguma solução que, pelo menos, amenize a infestação dos mosquitos.

Há mais de 15 dias, a gestão municipal anunciou que iniciou uma força-tarefa com o objetivo de manter a limpeza e combater a proliferação dos mosquitos. Segundo a Prefeitura, a ação envolve as Secretarias de Serviços Públicos e de Saúde e as equipes já  estariam intensificando “a limpeza e desobstrução dos canais da cidade, começando pelo Canal do Riacho Macarrão, alcançando mais de 2 quilômetros de extensão e atendendo bairros como Novo Encontro, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, Lomanto Júnior, Monte Castelo, Barranqueiros e Sol Levante”.

Na semana passada, após ser questionada pelo PNB, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informou que estava “executando um cronograma contínuo de limpeza dos canais em diversos bairros da cidade, com o objetivo de minimizar a proliferação de insetos e melhorar a qualidade de vida da população”.

O fato é que a tarefa de combater os mosquitos ainda não mostrou força e os moradores, desconfiados do empenho do poder público para enfrentar o problema, seguem sofrendo com o tormento.

Redação PNB

Casa Nova promove ação educativa pelo Junho Violeta e reforça compromisso com a proteção da pessoa idosa 

0

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste 15 de junho, a Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na manhã desta segunda-feira (16) uma mobilização especial voltada à valorização e ao respeito à população idosa do município. 

O encontro aconteceu na Sede I do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nas imediações da nova lotérica, e contou com uma palestra informativa, voltada à sensibilização da comunidade sobre os direitos da pessoa idosa e os diversos tipos de violência que ainda persistem, como agressões físicas, abusos psicológicos, negligência e abandono. A ação integra a campanha “Junho Violeta”, que busca ampliar o debate e o engajamento social em torno da causa. 

Durante a ação, o secretário de Desenvolvimento Social, Alex de Santana, destacou a importância de iniciativas como essa para despertar uma consciência coletiva em torno do cuidado com os idosos. “Esse momento é mais do que simbólico, é um convite à reflexão e à ação. É dever de todos nós garantir dignidade e proteção às pessoas idosas da nossa cidade”, afirmou. 

 

Ascom/PMCN 

Monitores e motoristas do transporte escolar de Juazeiro participam de formação sobre saúde mental e primeiros socorros

0

 

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria de Saúde (Sesau), deu início nesta segunda-feira (16) à formação “Saúde Mental e Lei Lucas de Primeiros Socorros”, voltada para os monitores e motoristas do transporte escolar da rede municipal. A capacitação segue até a próxima quarta-feira (18), com aulas no auditório do SAMU e da Seduc.

A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais para agir em situações de urgência até a chegada do socorro especializado, seguindo a Lei Lucas (Lei Federal 13.722/2018), que obriga escolas e seus funcionários a terem noções básicas de primeiros socorros. A legislação também é reforçada pela Lei Municipal Karla Nayse, sancionada em 2023.

“Essa capacitação dará aos nossos monitores e motoristas a capacidade de atender as crianças em situações de urgência, como engasgo ou até parada cardiorrespiratória. É uma forma de garantir mais proteção até que o SAMU chegue ao local”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Patrícia Cândida, que também é uma das palestrantes da formação.

Além das noções práticas, como manobras de desengasgo e reanimação, a formação também inclui um momento de acolhimento emocional. A psicóloga Tatiana Bernardo conduziu um diálogo sobre ansiedade, destacando como o cuidado com a própria saúde mental impacta diretamente a qualidade do atendimento às crianças.

Motorista escolar há quatro anos, Ontoniel Martins elogiou a iniciativa. “Superou minhas expectativas. Esse treinamento melhora muito nossas práticas, tanto na parte emocional quanto nas ações que precisamos tomar com as crianças. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou. Ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificado reconhecido pelo SAMU.

Para o diretor de Transportes da Seduc, Cleiton Antônio, a ação é estratégica para garantir mais segurança e qualidade ao serviço. “Estamos certificando cerca de 250 profissionais e também entregaremos kits de primeiros socorros para os veículos. É um investimento importante no cuidado com os alunos e na valorização dos nossos servidores”, destacou.

Ascom/PMJ

Estudantes do IFSertãoPE representarão o Brasil em intercâmbio na Suíça

0

 

O sonho de participar de um intercâmbio acadêmico em um programa internacional será realizado, em breve, por seis estudantes do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE. Nathaly de Castro, Iasmim Vieira, Maria Tainara Rezende, Viviane Quintas, Taires Evangelista e Sabrina Brito foram aprovadas em seleção interna e serão as representantes brasileiras no Summer University 2025, organizado pela Escola Superior de Viticultura e Enologia de Changins, na Suíça.

Apesar de terem histórias bem diferentes, as estudantes carregarão na bagagem propósitos em comum: a realização de representar o Instituto Federal do Sertão Pernambucano em outro país, a oportunidade de conhecer tecnologias diferentes das trabalhadas no Sertão na área de viticultura e enologia e também de compartilhar suas experiências e aprendizados, a vivência com pessoas de diferentes culturas.

No último dia 4 de junho, há um mês do embarque para a Europa, as estudantes se reuniram com representantes da gestão do IFSertãoPE, onde puderam contar suas histórias e compartilhar as expectativas em relação à viagem. Participaram deste momento o reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, o diretor executivo do Gabinete da Reitoria, Fábio Porto, a coordenadora de Relações Internacionais, Sarah Rachel Lino, o diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, o diretor de Administração e Planejamento do campus, Alberto Bruno Alves.

Além da delegação brasileira, o programa receberá comitivas de instituições da Austrália, Estados Unidos, África do Sul e Argentina. Nathaly, Iasmim, Tainara, Viviane, Taires e Sabrina destacaram a importância do aprendizado da Língua Inglesa, através das aulas regulares de Inglês Instrumental, obrigatórias nos cursos superiores do campus Petrolina Zona Rural, do curso de Formação Inicial e Continuada em Língua Inglesa, ofertado gratuitamente pelo Centro de Línguas, e do Clube Poliglota, projeto que incentiva a conversação de idiomas.

As estudantes serão acompanhadas na viagem pela coordenadora de Internacionalização do IFSertãoPE, Sarah Rachel Lino, que participará de reuniões com pesquisadores e gestores para apresentar o portfólio de oportunidades do IFSertãoPE, envolvendo a área agrícola, que é o foco da instituição suíça. “A nossa intenção é que essa parceria se mantenha e até ganhe outras perspectivas, como a execução de projetos, novas oportunidades de intercâmbio”, pontuou.

De acordo com o diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, a ideia é que, pelo menos uma vez por ano, uma delegação de estudantes participe deste intercâmbio. “Estou realizando um sonho vendo vocês participando desse tipo de atividade. É uma mudança de vida, mesmo sendo um período curto. A gente se sente muito bem representado por vocês”, disse.

O reitor Jean Carlos Alencar destacou o esforço e dedicação de todos os setores e servidores envolvidos para que a parceria entre o IFSertãoPE e a Escola Superior de Viticultura e Enologia de Changins tivesse sucesso. “A gente se sente muito feliz em acompanhar esse processo, esse momento de vocês e temos certeza de que a instituição será muito bem representada. Assim como achamos importante vocês terem a oportunidade de sair do país, achamos importante que aquilo que vocês vivenciaram fora seja compartilhado com os colegas que ficaram, que vocês sejam agente de transformação. A instituição, sem dúvidas, vai ganhar muito com essa experiência”.

Sobre o programa

Desenvolvido em parceria com diferentes instituições nacionais e estrangeiras, o programa Summer University da Changins Université, que acontece entre os dias 6 e 22 de julho, permitirá que os estudantes selecionados desenvolvam suas habilidades profissionais e culturais, por meio da vivência com as realidades da viticultura ao redor do mundo. A Changins Université é um centro de formação e pesquisa localizado na Suíça, que tem como foco a formação superior e especializada nas áreas de viticultura, enologia e fruticultura. Em junho de 2024, uma comitiva formada por estudantes e professores da instituição suíça realizou uma visita técnica ao campus Petrolina Zona Rural, celebrando o início de uma parceria e colaboração mútua com o IFSertãoPE.

Ascom