Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

São João em Senhor do Bonfim: Xand Avião leva público ao delírio até o amanhecer na 3ª noite; confira programação

0

 

“Eu amo essa festa! Todo ano venho com o coração cheio de alegria. O São João de Senhor do Bonfim está sendo lindo e continua mantendo suas raízes.” A declaração emocionada da aposentada Joana Rodrigues resume o sentimento de quem esteve neste sábado (21) curtindo mais um dia inesquecível do São João Minha Paixão 2025. Já o estudante Kenedy Ribeiro, que veio de Campo Formoso para aproveitar a festa pela primeira vez, foi direto. “Eu amei tudo, principalmente a receptividade e a energia do povo de Bonfim. Agora, não perco mais nenhum!”

O terceiro dia de festa começou cedo com a abertura da programação no Espaço Assis do Acordeon, na Praça Nova do Congresso, que se juntou ao tradicional Polo Gonzagão, no Parque da Cidade, consolidando ainda mais a fama de Senhor do Bonfim como a Capital Baiana do Forró. Com duas arenas lotadas, estrutura impecável e atrações para todos os gostos, a cidade celebrou com intensidade a maior festa popular do Nordeste.

No Espaço Assis do Acordeon, os shows de Mylla Christie, Sandrinho do Acordeon e Santana, lotaram a Praça Nova do Congresso do início ao fim e levaram emoção e forró raiz para o público. Santana, visivelmente tocado, destacou. “É uma emoção imensa estar de volta ao São João de Bonfim depois de mais de 20 anos. Que alegria ver essa festa viva!”

Encerrada a programação da praça, o público seguiu para o Parque da Cidade, onde o Polo Gonzagão, ficou completamente lotado até amanhecer o dia e recebeu a apresentação cultural do Ballet Cynthia Ramos e grandes nomes da música nordestina. Dhessica Menezes, grande vencedora do Festival de Música de Senhor do Bonfim, abriu a noite seguida por Seu Desejo, Ávine Vinny e o tão aguardado comandante Xand Avião, que amanheceu o dia com um show eletrizante, repleto de sucessos. “É uma emoção enorme estar de volta a Bonfim. Essa cidade tem uma energia única!”, afirmou Xand, ovacionado pelo público.

Para o prefeito Laércio Júnior, a noite deste sábado foi a prova viva da força da tradição e da cultura bonfinense. “Senhor do Bonfim é a Capital Baiana do Forró, é onde está a maior sanfona do mundo, e não podíamos deixar de fazer essa festa tão linda e tradicional. Até o dia 24, a gente vai da praça pro parque e do parque pra praça, com muita alegria, segurança e forró no coração.”

A festa em Senhor do Bonfim é realizada pela Prefeitura Minicipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Confira a programação dos próximos dias:

22/06 (Domingo)

Espaço Assis do Acordeon

13h – Banda de Pífano

13h30 – Samba de Lata

14h – Samuel Bernardo

15h – Guilherme Dantas

17h – Forró dos Plays

19h – Cicinho de Assis

Espaço Gonzagão

20h30 – Thyago Oliveira

22h – Calcinha Preta

00h – Jonas Esticado

02h – Mari Fernandez

23/06 (Segunda-feira)

Espaço Assis do Acordeon

13h – Banda de Pífano / Garotas da Melhor Idade

13h30 – Ballet Katiane Lima

14h – Dois Amores

15h – Dudu Negreiro

16h – Chambinho do Acordeon

18h – Flávio José

Espaço Gonzagão

20h30 – Adriano Lira

22h – Pablo

00h – Vitor Fernandes

02h – Fulô de Mandacaru

04h – Murilo Huff

24/06 (Terça-feira)

Espaço Assis do Acordeon

13h – Banda de Pífano / Garotas da Melhor Idade

13h30 – Grupo Urupês – Casamento Matuto

14h – Henrique Sanfoneiro

16h – Eline Martins

18h – Dorgival Dantas

20h – Guilherme Dantas

22h – Menina Forrozeira

Ascom/ PMSB

“Quando o palco silencia”, por Rivelino Liberalino

0

 

Hoje, ao ler a notícia da partida de Gisley Ribeiro, dos palcos de Juazeiro, algo me calou por dentro.

Não foi apenas o fim de um show. Foi o fim de uma presença.

Vi o vídeo — ele cantava com a alma. Havia vida no olhar, havia alegria no gesto. E, de repente… o silêncio. Um silêncio que não vem só dos lábios que cessam, mas da ausência que fica.

Como é pesado ser artista…

Como deve ser árdua a missão de sorrir quando o coração grita.

Como é cruel um mundo que exige espetáculo, mas ignora o humano por trás da voz, da dança, do riso.

Não somos nada. Somos passagem.

E ser artista, muitas vezes, é morrer um pouco a cada apresentação — e ainda assim, ofertar vida.

É vestir o brilho por fora mesmo quando, por dentro, tudo ruge.

É transbordar alegria com o peito em frangalhos.

É segurar o próprio caos com uma mão… enquanto, com a outra, distribui paz.

Dizem que por trás de todo palhaço existe um triste.

Eu não ouvi isso por acaso. Eu vivi isso.

Houve um tempo em que, sobre os palcos da minha vida e profissão, eu fazia questão de fazer os outros rirem — intensamente, espalhafatosamente.

Por fora, era luz. Por dentro, era sombra.

E quanto mais alto era o meu riso, mais fundo era o buraco no meu peito.

Ria para não gritar.

Sorria para não ruir.

Porque, naquela época, sentir era quase crime.

Chorar em público era fraqueza.

E num mundo de aparências, de vitrines digitais, ser humano de verdade virou afronta.

Mas graças a Deus, eu sobrevivi.

Atravessei a noite escura.

Ultrapassei os dias em que o peito doía sem saber por quê.

E hoje, se você me vê sorrindo …saiba: esse sorriso já foi choro.

Hoje, ele é testemunho.

Ser humano é isso: Cair. Sangrar. Levantar. E partilhar.

E por isso, hoje, inclino meu coração em respeito profundo.

A você, artista.

A você, palhaço da vida.

A você, que transforma dor em riso, lágrima em luz.

A você, que sobe ao palco mesmo quando a alma só quer um colo.

Minha reverência vai, sim, aos grandes nomes.

Mas vai ainda mais forte aos anônimos —

aos que cantam nos bares,

aos que animam festas simples,

aos que, com violão, sanfona ou voz,

alegram a noite de quem muitas vezes nem sabe seu nome.

Vai a Gisley Ribeiro — esse nome que hoje ecoa em silêncio.

E vai a todos os que, como ele, entregam tudo… e recebem pouco.

Que o céu te receba como plateia de aplausos infinitos.

E que nós, aqui embaixo, aprendamos — por fim —

que sentir não é fraqueza. É humanidade.

E que quem brilha, também sangra.

Mas ainda assim… brilha.

Rivelino Liberalino, advogado

MPBA denuncia construtora e empresário por crimes ambientais nas “Dunas do Velho Chico”, Casa Nova

0

 

Ilegalidades identificadas no processo de licenciamento ambiental do “Loteamento Residencial Enseada das Dunas” levaram o Ministério Público do Estado da Bahia a denunciar à Justiça a construtora Terra Santa Ltda, seu representante legal Carlos Leal Pires Britto Júnior, e o ex-superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Casa Nova, Isael Amaral Assis Batista. Segundo as apurações, o empreendimento foi instalado irregularmente na região denominada “Dunas do Velho Chico”, às margens do Lago de Sobradinho, na zona rural de Casa Nova.

O MPBA apurou que a construtora e seu representante legal cometeram crimes ambientais, elaborando e apresentando estudos e relatórios ambientais falsos para conseguirem as licenças. Os documentos tinham a assinatura da engenheira Daiane Sampaio Almeida, que negou ao Ministério Público a autoria. A construtora inclusive promoveu parcelamento irregular do solo e afirmou falsamente que o empreendimento estava situado fora de Área de Proteção Ambiental (APA), registram os promotores de Justiça autores da denúncia Patrícia Camilo Silva, Heline Alves, Luciana Khoury, Adriano Nunes, Alan Cedraz, Gabriela Ferreira, Samory Pereira e Thomas Bryann Nascimento.

Ainda segundo os membros do MP, o empreendimento está localizado sobre depósitos eólicos, que são o substrato das dunas, sendo que a Constituição Estadual da Bahia caracteriza área de duna como Área de Preservação Ambiental Permanente (APP). Já a conduta ilegal do ex-superintendente da Amma, Isael Batista, estaria relacionada à concessão de licença ambiental unificada ao empreendimento, caracterizando-o como de micro porte, em desconsideração à sua real dimensão. Com isso, assinala a denúncia, o ex-superintendente negou a incidência de decreto estadual que exige aos empreendimentos de médio porte, licença trifásica – e não unificada –, precedida de estudo de impacto. Ao conceder a licença, Isael Batista infringiu ainda outros dispositivos legais.

 Cecom/MPBA

Escola de Formação Técnica de Juazeiro se manifesta sobre acusações de aluna do curso de enfermagem

0
(Imagem: reprodução internet)

 

A Escola de Formação Técnica de Saúde Drª Valquíria Saturnino, em Juazeiro, se manifestou sobre os relatos de uma aluna do 3º semestre do curso de Enfermagem que acusa a instituição de supostas negligência acadêmica e irregularidades.

Segundo Rosineide Gomes, a escola não estaria lançando as notas das disciplinas já concluídas no portal acadêmico. Além da falta de transparência nas avaliações, a aluna questionou a carga horária de aulas ministradas por um dos professores da instituição e relatou também o alto número de recuperações em uma das disciplinas ministradas por esse professor (matéria completa abaixo).

Confira nota na íntegra:

A Escola de Formação Técnica de Saúde Drª Valquíria Saturnino fazendo atributo da Lei nº
13.188/2015 vem a público exercer o seu direito de resposta diante da acusação feita pela Sra Rosineide a reportagem divulgada no dia 20/06/2025 pelo portal Preto no Branco informar que:

A instituição é pioneira em cursos técnicos na área da saúde há 22 anos e preza pelo respeito, ética e o dever de tratar todos de forma humanizada. Tal acusação é absolutamente infundada, desrespeitosa e injusta, não apenas porque contraria os fatos, mas também porque ignora todo o nosso histórico de dedicação, responsabilidade e compromisso com a educação e com os princípios éticos que regem nossa atuação.

O Boletim Publicado é totalmente desatualizado e não condiz com os dados atuais, a aluna
mencionada jamais cursou as matérias Educação e saúde e Estudos Regionais, pois as mesmas foram retiradas da grade curricular desde Julho de 2023 após renovação de credenciamento do curso, tornando inválida a afirmação da mesma que alega ter cursado as disciplinas o que mostra que a intenção real é apenas denegrir a imagem da nossa instituição, isso porque a aluna tentou causar um alvoroço em sala de aula no dia 16/06/2025 questionando um possível atraso de início de aula de um professor o que foi negado de forma unânime pela turma que ainda reforçou a coordenação que a aluna há dias tem tentado causar alvoroço em sala de aula.

Sobre as matérias de Português, Oncologia e Noções de Farmacologia foram lançadas no
boletim da mesma desde o dia 16/06/2025 atendendo à solicitação verbal da mesma referente a esta atualização.

Reforçamos que o boletim apresentado ainda traz insegurança ao ser por ela datado a próprio punho, pois consta no mesmo a emissão feita pela mesma no dia 10/06/2025, uma vez que a punho, pois consta no mesmo a emissão feita pela mesma no dia 10/06/2025, uma vez que a denúncia veio a público em 20/06/2025 desde que anteriormente o boletim foi atualizado.

No dia da emissão do boletim a aluna foi informada pelo setor administrativo que o aplicativo irá passar por atualizações até o dia 13 de Julho para implementação de novos recursos, e no mesmo instante foi exposto a mesma que a escola detém como segurança de dados de notas os seguintes recursos: Diário de notas físico, diário digital, ata de notas e ata de finalização por disciplina, recursos estes que impossibilita o risco de perda de notas de nossos alunos.

Dessa forma reiteramos o compromisso com a ética, transparência e responsabilidade, pois
atendemos todos de maneira isonômica e jamais permitimos nenhum tipo de acusação infundada que venha tentar denegrir a nossa instituição, nosso setor jurídico está tratando com celeridade para combater falsas acusações, o uso indevido da nossa imagem e a tentativa de propagação dos falsos relatos.

Juazeiro, Bahia, 21 de Junho de 2025

“Se alguma empresa pedir informação vão passar que já causamos ‘problemas’ para nos prejudicar no mercado de trabalho”: diz estudante sobre suposta ameaça sofrida em escola técnica em Juazeiro

Redação PNB

Morre aos 43 anos, o cantor Gisley Ribeiro; artista se apresentava em um bar de Juazeiro quando passou mal

0

 

Morreu na noite deste sábado (21), o cantor Gisley Ribeiro, 43 anos. O artista se apresentava em um bar na Vila Bossa Nova, em Juazeiro, quando se sentiu mal. Ele chegou a ser encaminhado a um hospital da cidade, mas não resistiu a um infarto, segundo informações obtidas pelo PNB.

O velório do cantor está acontecendo no SAF de Juazeiro.

O PNB se solidariza com familiares e amigos do músico.

Redação PNB   

São João em Senhor do Bonfim: Falhas de segurança são sanadas e melhorias realizadas após inspeções do MPBA

0

A atuação do MPBA, em parceria com o Corpo de Bombeiros e outras instituições parceiras, resultou em correções de falhas de segurança e em melhorias nos espaços e equipamentos dos festejos juninos do município de Senhor do Bonfim.  No principal palco da festa, o Espaço Gonzagão, foram realizados os ajustes solicitados e, após revisão técnica, as condições de segurança foram totalmente aprovadas pelo CB. O local foi novamente inspecionado pela equipe técnica do MPBA neste sábado, 21. O mesmo aconteceu no parque de diversões Líder Park, que obteve o auto de vistoria dos Bombeiros, o AVCB, depois de nova inspeção da corporação.
Após inspeções das equipes do MPBA, com expedição de recomendação à Prefeitura, também foram implementadas medidas para melhorar o isolamento térmico dos dormitórios do Serviço de Apoio aos filhos dos trabalhadores dos eventos juninos. Promotores e servidores realizaram ainda inspeções técnicas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Município, no 1º Centro de Médico de Senhor do Bonfim, que não registrou ocorrências graves.
Desde o início do plantão especial da Instituição nos festejos, que chegou ao seu terceiro dia, já foram expedidas oito recomendações relacionadas à segurança do evento, melhorias de condições de trabalho e cumprimento de normas de direito do consumidor, das crianças e dos adolescentes, de proteção de pessoas com deficiência e de direito ambiental.
Monitoramento
Promotores de Justiça e servidores monitoram o andamento do festejo junto às demais instituições de segurança e do poder público municipal envolvidas com a festa. Na manhã de hoje, os promotores de Justiça Felipe da Mota Pazzola, Gabriela Gomes Cerqueira, Geraldo Zimar de Sá Junior, Heline Esteves Alves, Isabela Santana dos Santos e Ítala Suzana da Silva Carvalho Luz participaram da reunião diária de acompanhamento das ocorrências da festa, com a presença de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Centro Integrado de Comunicação Crítica (Cicom), Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Crea, entidades comerciais e dos barraqueiros e trabalhadores da cultura.
Cecom/MPBA

Vacine-se: Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios

0
O governador do Estado de São Paulo, Márcio França, participa da abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com presença do ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Local: São Paulo/SP Data: 23/04/2018 Foto: Governo do Estado de São Paulo

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) registrados nas primeiras 24 semanas epidemiológicas de 2025 foram 30% superiores aos notificados no mesmo período do ano passado. Isso aumenta o alerta para o inverno, que começou oficialmente nesta sexta-feira (20), já que muitos vírus respiratórios circulam mais nesse período, aumentando a quantidade de infecções e de casos graves..

Dois fatores que também contribuem para este quadro são a irritação das vias respiratórias, por causa do frio e do tempo seco, que assim ficam mais vulneráveis à infecções, e uma característica do vírus Influenza, causador da gripe, que o torna mais transmissível e mais replicável no organismo humano em baixas temperaturas.

Dados do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vêm mostrando o aumento de infecções por influenza. Considerando todos os mais de 103 mil casos graves de síndrome respiratória já contabilizados este ano pelo boletim, quase 53 mil tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus. Desses, cerca de 27% foram causados por algum tipo de influenza A ou B. Mas de meados de maio a meados de junho, a incidência de influenza subiu para mais de 40%.

Entre os dados de mortalidade, a influenza se destaca nas duas análises. Metade das quase 3 mil mortes causadas por SRAG, após infecção por algum vírus, ocorreu após uma infecção por gripe. Essa proporção sobe para 74,6% quando são consideradas apenas os óbitos com diagnóstico positivo para vírus respiratório registrados nas últimas quadro semanas.

Para a infectologista Silvia Fonseca, a percepção de que a gripe é uma doença leve ainda compromete a principal forma de prevenção dessas mortes. “O vírus influenza pode evoluir rapidamente para quadros de insuficiência respiratória, infecções pulmonares e internações prolongadas, especialmente em idosos e pacientes com doenças crônicas. A vacinação anual é a forma mais eficaz de reduzir esse risco”, afirma a professora de medicina.

Vacinação

De acordo com o painel da vacinação do Ministério da Saúde, até esta sexta-feira (20), menos de 40% do público-alvo tinha se vacinado contra a influenza este ano. A campanha começou na maior parte do país em abril, justamente para imunizar as pessoas mais vulneráveis antes do período de maior circulação da doença. O imunizante protege contra os subtipos A H1N1 e A H3N2 e B e tem grande eficácia contra casos graves e óbitos.

Outra infecção mortal que pode ser prevenida com vacina é a da covid-19. Apesar da incidência entre os óbitos causados por vírus ter caído, ela ainda foi de 30,9% nas 24 semanas epidemiológicas contabilizadas este ano. E nas últimas quatro semanas, enquanto os testes positivos para covid-19 foram apenas 1,6% de todos os casos graves causados por vírus, a proporção entre as mortes ficou em 4,2%, o que comprova a letalidade do coronavírus, especialmente em idosos.

Entre as crianças, permanece a preocupação com o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, uma inflamação que atinge as estruturas mais finas dos pulmões e que pode causar a morte, especialmente entre menores de 2 anos. Há vacina contra o VSR para idosos e grávidas – que transmitem anticorpos para o recém-nascido – mas apenas em clínicas particulares. O Ministério da Saúde já anunciou a incorporação da vacina para as gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do segundo semestre.

O período de maior circulação do VSR começa no outono e já dá sinais de queda, conforme o boletim Infogripe, mas os casos ainda são numerosos. Considerando todo o ano de 2025, ele foi o patógeno mais prevalente, diagnosticado em 45,3% dos casos graves causados por vírus. O VSR também foi responsável por 13% das mortes com diagnostico positivo registradas nas últimas quatro semanas.

Além disso, Andréia reforça que repouso, alimentação equilibrada, e bastante hidratação, podem ajudar o organismo a se recuperar mais facilmente.

Agência Brasil

Chega ao país voo com brasileiros repatriados dos EUA

0

Um novo voo com brasileiros repatriados dos Estados Unidos pousou no início da tarde deste sábado (21) no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o voo trouxe 120 repatriados. Este foi o décimo voo de repatriação de brasileiros dos EUA.Até agora, o Brasil recebeu 892 repatriados entre os meses de fevereiro e junho deste ano, em razão da política contra a imigração adotada pelo governo estadunidense.

A previsão era que o voo chegasse em terras brasileiras as 08h, mas houve atraso, e a aeronave pousou no aeroporto às 12h46. O ministério informou que foi montada uma estrutura para a recepção dos brasileiros. Equipes de diversos órgãos do governo farão um acolhimento humanizado que inclui alimentação, distribuição de kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de acolhimento.

De Fortaleza, os brasileiros seguirão para os locais de origem em ônibus, conforme o novo modelo de acolhimento de repatriados, que não terá mais apoio da Força Aérea Brasileira.

Além disso, o ministério informou que também realiza encaminhamentos para outros órgãos, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS), e a rede do sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Em casos de acolhimento especializado, como pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e pessoas idosas, os atendimentos são direcionados dentro do próprio MDHC.

No dia de junho, foram recebidos 109 brasileiros que estavam em situação de vulnerabilidade nos Estados Unidos. Do total de pessoas, 76 seguiram viagem para o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Agência Brasil

iFood anuncia mudanças, mas representantes de entregadores criticam

0

 

No celular, o aviso sonoro anuncia o pedido de uma nova entrega de refeição. Aquele som praticamente se funde ao barulho do motor da motocicleta, das buzinas e do vento que atravessa o corredor interminável de carros nas avenidas do Recife (PE). Enquanto se equilibra em duas rodas e na vida, o entregador do iFood Rodrigo Lopes Correia vive mais de 10 horas por dia sentindo o cheiro da comida que entrega, para sustentar os dois filhos adolescentes, à espera de que a vida melhore. Aos 35 anos, ele já contabiliza seis acidentes com sua moto.

Bônus

Rodrigo é um dos mais de 400 mil trabalhadores cadastrados no iFood, que lidam com mais de 120 milhões de pedidos mensais dos clientes da plataforma.

Na semana passada, a empresa anunciou um pacote de ações voltadas aos entregadores, o que inclui bônus para a frequência de entregas, funcionalidade com escolha de destino e antecipação de pagamentos pelos serviços. Segundo a plataforma, trata-se de um benefício exclusivo para “profissionais mais frequentes no aplicativo”.

De acordo com o diretor de impacto social do iFood, Johnny Borges, o programa “Super Entregadores” pretende premiar profissionais “que se destacam na operação”, com ganhos estimados em até 30% acima da média da base. Os bônus anuais podem chegar a R$ 3 mil, segundo o diretor. Ele explica que o ganho bruto médio por hora trabalhada na plataforma em 2024 foi de R$ 28.

“Hoje, o entregador recebe semanalmente, toda quarta-feira. Agora, ele vai decidir o momento que ele quer receber o pagamento (…) Ele ganhou hoje e pode receber hoje”, afirmou o diretor. A respeito do programa de bônus, “o objetivo é valorizar os entregadores mais engajados na plataforma”.

Ele afirma que 90% dos entregadores trabalham em torno de 20 horas semanais. “Mas existe um grupo que é dedicado e que está exclusivamente na plataforma”. O diretor salienta que o entregador de moto ou carro recebe, no mínimo, R$ 7,50 pelo serviço. Quem está de bicicleta, R$ 7.

Remuneração

Rodrigo, que é morador de Olinda, esperava que a remuneração fosse “mais justa”. Além de entregador, ele é presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativo do Estado de Pernambuco (Seambape), entidade com 3 mil profissionais cadastrados.

Antes, ganhou a vida como gari, mas quis encontrar outros “corres” que fizessem sobrar “um qualquer” no final do mês. “Consegui tirar minha habilitação, comprei minha moto e comecei a trabalhar com entregas de alimentos por aplicativo. É o que tem”. Rodrigo acredita que as melhorias anunciadas pelo iFood se devem à mobilização dos trabalhadores que atuam para a empresa.

Armadilha

Pensa assim também o presidente da Associação dos Motofretistas Autônomos e Entregadores do Distrito Federal, Alessandro Sorriso, de 32 anos, e que atua na atividade desde 2016. Mas ele avalia que o pacote do iFood ficou aquém do que a categoria esperava. Para o dirigente sindical, os benefícios buscam “prender” o trabalhador em uma única plataforma.

Para o profissional, o programa de bônus vai fazer com que os trabalhadores não possam recusar entregas, e será necessário trabalhar aos finais de semana e feriados para cumprir as metas, o que pode representar uma “armadilha”.

“Estão prometendo 30% a mais nos ganhos, mas vão ter que trabalhar longos períodos”.

Efeito da greve

A respeito da antecipação dos pagamentos, ele diz que essa era, de fato, uma demanda de uma boa parte da categoria, visto que entregadores iniciavam a semana sem dinheiro para colocar gasolina na moto.

Alessandro Sorriso avalia que o atendimento das reivindicações tem relação com o movimento grevista realizado nos dias 31 de março e 1º de abril deste ano.

“O iFood foi o único que noticiou que iria reajustar os valores. Mas, na prática, a gente não sentiu esse reajuste”. No DF, há pelo menos 400 motoboys associados.

Não é empreendedorismo

O professor de direito Antônio Sérgio Escrivão Filho, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), considera fundamental observar que a atividade de entregador de aplicativo deve ser compreendida na relação trabalhista entre empregado e empresa, em jornadas extensas, e não como empreendedorismo.

“Os entregadores, por exemplo, ou qualquer outro trabalhador digital, têm a oferecer a sua mão de obra. O discurso vem tentando incutir essa aparência, como se o entregador fosse um empreendedor”.

O pesquisador da UnB ressalta que, na verdade, as relações mostram jornadas extensivas, sem a possibilidade de interferir nas regras do contrato, de definir o valor da sua remuneração ou de discutir eventuais sanções contratuais que são impostas unilateralmente.

O professor de direito trabalhista reitera que são trabalhadores sem férias remuneradas e que, em geral, não contribuem para a previdência social, para um dia se aposentarem. Além disso, são submetidos aos riscos do elevado índice de acidentes de motocicletas. “A figura é de um profissional precarizado que trabalha de uma maneira subordinada, porque só responde a demandas”, aponta.

Em relação aos riscos nas ruas, o diretor do iFood, Johnny Borges, defende que a empresa  tem um programa para prevenir acidentes com conscientização e monitoramento da velocidade dos profissionais.

“A gente trabalha para que todo acidente seja evitável”. Outra ponderação do executivo é que a empresa tem o “melhor seguro para a categoria”, tanto para incapacitação para o serviço como morte. “Nesse caso, a família irá receber R$ 120 mil. É o maior seguro que se tem na categoria”, garante.

A família de Vanderson Amorim, de 32 anos, que trabalha de bicicleta motorizada no Distrito Federal, fica “muito preocupada” com a rotina dele nas ruas. Mas ele diz que hoje a situação é melhor do que antes, quando era funcionário formal de uma padaria, da qual foi demitido. 

“Eu vi que é possível ganhar R$ 800 em uma semana. Antes, eu ganhava um salário mínimo, e sem direito a comer nada das vitrines”, recorda.

Agência Brasil