Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

IFSertãoPE oferece 300 vagas em pós-graduação gratuita

0

 

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) anunciou a abertura das inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

São oferecidas 300 vagas gratuitas na modalidade a distância, com início das atividades previstas para agosto de 2025.

A especialização, que será coordenada pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPIP), é fruto de uma parceria entre os campi de Petrolina, Ouricuri e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Com uma carga horária de 360 horas, distribuídas ao longo de 18 meses, a pós-graduação visa qualificar os participantes para a utilização de ferramentas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem, além de preparar os egressos para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais e aplicação de modelos de design instrucional na EaD.

Ao término do curso, os alunos deverão ser capazes de integrar metodologias inovadoras como gamificação, simulações e inteligência artificial aos processos formativos da EPT, contribuindo com a gestão e expansão das políticas educacionais.

As 300 vagas estão distribuídas por diversos polos de apoio, localizados nas cidades de Dormentes, Cedro, Floresta, Garanhuns, São José do Egito, Petrolina e Salgueiro. Além disso, o edital reserva vagas para ações afirmativas, contemplando candidatos de grupos como negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Também há vagas destinadas a servidores efetivos do IFSertãoPE.

Os interessados devem se inscrever entre os dias 16 de junho e 1º de julho de 2025, exclusivamente pelo Portal de Seleções do IFSertãoPE. O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular, com base nos documentos comprobatórios anexados durante a inscrição.

A documentação obrigatória inclui: Documento de identidade e CPF, Comprovante de residência, Diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação, Documentos para cotas, caso se aplique, e Documentação para análise curricular.

As inscrições são totalmente gratuitas e os interessados podem acessar o edital completo, que traz detalhes sobre os critérios de seleção, cronograma e estrutura do curso, no portal oficial do IFSertãoPE. Para mais informações, os candidatos também podem entrar em contato com o e-mail ead@ifsertao-pe.edu.br.

G1

Especialista do HU-Univasf alerta sobre riscos de lesões nos olhos durante os festejos juninos

0
Época festiva mais esperada no Nordeste, o mês de junho é marcado por fogueiras acesas e fogos de artifício. As fogueiras reúnem as pessoas, enquanto os fogos celebram e anunciam o início das festividades. Embora sejam símbolos do São João, ambos podem representar riscos à saúde ocular, provocando desde irritações até queimaduras térmicas nos olhos.
O oftalmologista Francisco Ferraz, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh), ressalta que “os danos mais comuns causados pelos fogos de artifício incluem conjuntivite, ceratite, presença de corpos estranhos na superfície ocular, além de queimaduras decorrentes da explosão dos artefatos”.
Em casos mais graves, os estilhaços de pólvora ou fragmentos lançados com força pela explosão dos fogos podem comprometer estruturas importantes do olho. “Esses traumas podem causar lesões profundas e até irreversíveis no globo ocular”, destaca Ferraz.
A fumaça das fogueiras também merece atenção. A exposição direta pode provocar sintomas como vermelhidão, lacrimejamento, ardência, sensação de areia nos olhos, embaçamento da visão e dor. “É importante evitar o contato próximo e prolongado com a fumaça. Caso ocorram sintomas, recomenda-se lavar os olhos com água corrente em abundância e utilizar colírios lubrificantes, prescritos por um médico, para alívio”, orienta o especialista.
Outro ponto de atenção nas festas juninas são as brincadeiras com objetos pontiagudos, especialmente entre crianças. “Esses objetos podem causar traumas diretos nos olhos, levando a lesões leves ou graves, que afetam desde a pálpebra até a córnea e a esclera. Por isso, é essencial supervisionar as brincadeiras e evitar o uso de itens pontiagudos”, aconselha o oftalmologista.
Lesões oculares mais graves, como queimaduras ou traumas que afetam a integridade do globo ocular, podem causar perda visual imediata e dor intensa. Esses casos geralmente estão associados a acidentes com explosões ou impactos diretos.
O que fazer em caso de acidentes com fogos de artifício ou faíscas?
A primeira medida é lavar os olhos com água corrente limpa, de forma abundante. “Se os sintomas como dor, lacrimejamento, sensação de corpo estranho ou embaçamento visual persistirem após a lavagem, é essencial procurar atendimento médico de urgência”, reforça o profissional.
Ferraz também alerta para os perigos da automedicação. “Usar colírios ou outras substâncias sem orientação médica pode agravar o quadro. Além de não tratar o problema, isso pode mascarar os sintomas e atrasar a busca por atendimento especializado. O ideal é procurar um oftalmologista o quanto antes”, finaliza.
Ascom

São João de Bonfim: Explosão de emoção e alegria marcam 4ª noite da festa que segue até amanhã (24)  

0

 

  

Neste domingo (22), Senhor do Bonfim viveu mais uma noite inesquecível do maior e melhor São João da Bahia. A energia contagiante tomou conta do Parque da Cidade no quarto dia de festa, que teve no palco principal as apresentações marcantes de Thiago Oliveira, grande vencedor do Festival de Música Bonfinense 2025, da consagrada banda Calcinha Preta, que emocionou o público, do forró estilizado de Jonas Esticado e do talento arrebatador de Mari Fernandez. 

Foi uma noite de emoção, espetáculo e forró de verdade, como só a Capital Baiana do Forró sabe fazer. A multidão lotou o Espaço Gonzagão e cantou junto em cada música, num clima de alegria, pertencimento e celebração às tradições nordestinas. Durante a tarde, o ritmo também tomou conta do Circuito Assis do Acordeon, na Praça Nova do Congresso, onde a programação teve início com a Banda de Pífano, seguida por Samba de Lata, Samuel Bernardo, Forró dos Plays e Cicinho de Assis. A diversidade e qualidade das apresentações encantaram quem chegou cedo para aproveitar cada momento da festa. 

O prefeito Laércio Júnior, que tem acompanhado de perto cada detalhe da programação, celebrou a força e a grandiosidade do São João bonfinense. “Senhor do Bonfim alcançou o nível de grandes eventos nacionais, mostrando a força e o desenvolvimento da nossa terra e promovendo o orgulho de ser bonfinense!”, afirmou. 

Entre os milhares de visitantes, a turista Beatriz Silva, que veio de Salvador pela primeira vez, resumiu a experiência. “Minha primeira vez… que São João maravilhoso! Fácil é vir, difícil é querer ir embora dessa cidade!”, disse emocionada. 

O São João 2025 segue até o dia 24 de junho, com grandes atrações e uma estrutura pensada para receber bem cada bonfinense e visitante. Confira a programação:  

23/06 (Segunda-feira) 

Espaço Assis do Acordeon 

13h – Banda de Pífano / Garotas da Melhor Idade 

13h30 – Ballet Katiane Lima 

14h – Dois Amores 

15h – Dudu Negreiro 

16h – Chambinho do Acordeon 

18h – Flávio José   

Espaço Gonzagão 

20h30 – Adriano Lira 

22h – Pablo 

00h – Vitor Fernandes 

02h – Fulô de Mandacaru 

04h – Murilo Huff   

24/06 (Terça-feira) 

Espaço Assis do Acordeon 

13h – Banda de Pífano / Garotas da Melhor Idade 

13h30 – Grupo Urupês – Casamento Matuto 

14h – Henrique Sanfoneiro 

16h – Eline Martins 

18h – Dorgival Dantas 

20h – Guilherme Dantas 

22h – Menina Forrozeira 

  

Ascom/PMSB 

Fundo de direitos fundamentais do MPBA avança em seleção de projetos que receberão recursos

0

O Conselho Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Fundamentais do Ministério Público do Estado da Bahia (FDDF) realizou nesta quarta-feira, 18, sua 1ª sessão ordinária do ano. Foram apresentados os 20 projetos que já estão em análise pelo fundo. As propostas contemplam diversas áreas de atuação do Ministério Público, como educação, saúde, meio ambiente, infância e juventude, e segurança pública.

Os projetos, que já passaram por triagem preliminar da equipe técnica, foram distribuídos, por sorteio realizado pela ferramenta Origem, entre os conselheiros-relatores, dando início à etapa de habilitação. Entre os integrantes do FDDF estão as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e a Sabta Casa de Misericórdia. Confira os projetos submetidos ao edital do FDDF em https://fddf.mpba.mp.br/projetos-em-analise/. A próxima etapa do processo será a análise individualizada dos projetos pelos conselheiros-relatores, que deverão emitir parecer sobre a adequação das propostas aos critérios do edital e aos objetivos institucionais do FDDF. Os projetos considerados aptos seguirão para a fase de deliberação sobre o financiamento.

A sessão foi conduzida pela presidente do FDDF, promotora de Justiça Andrea Scaff, e contou com a participação das conselheiras Patrícia Kathy, Soraia Palmeira Ferreira e Fagna Freitas Santana Calomeni; dos suplentes, promotores de Jusitça Hugo Casciano de Sant’Anna e André Luis Lavigne Mota; do chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor Fabrício Patury; e da equipe da Secretaria Executiva do Fundo. A equipe discutiu os procedimentos técnicos e os critérios que deverão nortear a análise dos projetos pelos relatores designados.

Durante a reunião, a analista técnica contábil Bonnie Torres Almeida apresentou o quadro atualizado de receitas do FDDF, detalhando a arrecadação e os valores disponíveis para o financiamento dos projetos. Também participaram da sessão os servidores Elizabete de Araujo Souza, Milena Góes de Cerqueira, Lucas Araújo da Silva e Pablo Michel da Silva Pereira, responsáveis pelo suporte técnico e operacional do Fundo.

Sobre o fundo

Criado para financiar ações voltadas à proteção, promoção e reparação de direitos fundamentais, o FDDF atende ao comando do artigo 13 da Lei nº 7.347/1985, que determina a participação do Ministério Público no conselho gestor de fundos destinados à recomposição de bens lesados. Com esse modelo, o MPBA se alinha a 14 Ministérios Públicos estaduais que já possuem estruturas semelhantes para garantir maior controle, transparência e impacto social na destinação de recursos provenientes de acordos firmados pelos Promotores e Procuradores de Justiça.

Cecom/MPBA

Guerra é contra programa nuclear iraniano, diz vice-presidente dos EUA

0

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, disse neste domingo (22) que o país não está em guerra contra o Irã, mas sim contra o programa nuclear iraniano. “Acho que o presidente {Donald Trump} tomou medidas decisivas para destruir esse programa ontem à noite”, afirmou Vance em entrevista à emissora de TV americana, ABC. Trump detalhou na noite deste sábado (21) os ataques contra três instalações nucleares iranianas. Em pronunciamento à nação, ele afirmou que o objetivo era destruir a capacidade de enriquecimento nuclear do Irã e deter a suposta ameaça nuclear.

“Sabemos que atrasamos substancialmente o programa nuclear iraniano ontem à noite. Sejam anos ou mais, sabemos que levará muito tempo até que o Irã consiga construir uma arma nuclear, se quiser. Mas, na verdade, acho que isso levanta a questão mais importante, sobre a qual o presidente falou ontem à noite. Queremos que o Irã desista de seu programa de armas nucleares pacificamente, mas não há como os Estados Unidos permitirem que o Irã tenha uma arma nuclear”, disse o vice-presidente.

Ainda de acordo com Vance, o Irã terá que escolher se vai seguir o caminho da guerra contínua, do financiamento do terrorismo, da busca por uma arma nuclear, ou se vai trabalhar com os Estados Unidos para abandonar as armas nucleares permanentemente.

Segundo Vance, uma das poucas questões em que Rússia, China e Estados Unidos concordam amplamente é que não querem ver uma corrida armamentista nuclear no Oriente Médio. “Deixarei o presidente {russo, Vladimir} Putin falar sobre a posição oficial russa sobre isso. Mas estou muito confiante de que, tanto para a Rússia quanto para a China e, mais importante, é claro, para nós, não queremos que o Irã tenha uma arma nuclear. E acredito que esse objetivo continuará a animar a política americana pelos próximos anos.”

Contexto

Acusando o Irã de estar próximo de desenvolver uma arma nuclear, Israel lançou um ataque surpresa contra o país no último dia 13, expandindo a guerra no Oriente Médio.

O Irã afirma que seu programa nuclear é apenas para fins pacíficos e que estava no meio de uma negociação com os Estados Unidos para estabelecer acordos que garantissem o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, do qual Irã é signatário.

No entanto, a AIEA vinha acusando o Irã de não cumprir todas suas obrigações, apesar de reconhecer que não tem provas de que o país estaria construindo uma bomba atômica. O Irã acusa a agência de agir “politicamente motivada” e dirigida pelas potências ocidentais, como EUA, França e Grã-Bretanha, que têm apoiado Israel na guerra contra Teerã.

Em março, o setor de Inteligência dos Estados Unidos afirmou que o Irã não estava construindo armas nucleares, informação que agora é questionada pelo próprio presidente Donald Trump.

Apesar de Israel não aceitar que o Irã tenha armas nucleares, diversas fontes ao longo da história indicaram que o país mantém um amplo programa nuclear secreto desde a década de 1950. Tal projeto teria desenvolvido pelo menos 90 ogivas atômicas.

Agência Brasil

Secretaria de Segurança Cidadã faz balanço positivo da atuação da GCM de Juazeiro no São João da Gente

0

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – em parceria com as demais Secratarias, realizou de 22 de maio a 19 de junho o São João da Gente, levando a tradição da festa junina por todo canto da cidade. E a Secretaria de Segurança Cidadã avaliou de forma positiva a atuação da Guarda Civil Municipal durante os festejos desse evento que alegrou as noites em vários bairros e finalizando na Orla II. Com presença constante, a GCM garantiu apoio à organização, ordenamento do espaço público, proteção aos munícipes e atuação preventiva em situações de risco.

Foram diversas noites de festa em clima de tranquilidade, com reforço no patrulhamento, rondas nos arredores e atuação integrada com outros órgãos de segurança. Além disso, a presença da Guarda contribuiu para aproximar ainda mais a instituição da comunidade, demonstrando seu compromisso com o cuidado, a proteção e o bem-estar da população.

“Nossa presença foi fundamental para contribuir com a ordem e segurança durante os festejos. Atuamos de forma preventiva, conseguimos evitar sinistros e colaboramos para manter o clima de paz. A Guarda esteve onde o povo estava cumprindo sua missão com responsabilidade e respeito, reafirmando seu papel essencial na segurança pública em Juazeiro. Agradecemos a confiança da população em cada bairro visitado”, destacou a Inspetora-Chefe GCM Hermínia Dias.

Ascom PMJ/SSC

Distribuidoras de energia alertam sobre riscos de fogueiras e balões

0

Com a chegada das festas juninas e julinas em todo o país, as distribuidoras de energia fazem um alerta à população: soltar balões é perigoso e ilegal, podendo provocar curto-circuitos, incêndios e até apagões, além de colocar vidas em risco. A prática é considerada crime ambiental, com pena de detenção e multa, e é uma ameaça real à segurança das pessoas e da rede elétrica.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que representa 42 concessionárias responsáveis pelo atendimento a mais de 90 milhões de domicílios brasileiros, reforça que a prevenção começa com ações simples e conscientes da população.

Além dos balões, as fogueiras acesas próximas à rede elétrica também podem danificar os cabos e causar acidentes sérios, com risco de choques, incêndios e interrupções no fornecimento.

O local onde se instala as típicas bandeirinhas ou enfeites também dever ser escolhido com cautela. Postes ou fios de energia não podem ser usados para este fim.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, major Fábio Contreiras, destaca que os balões são responsáveis por inúmeros incêndios nos centros urbanos e nas florestas, causando perdas materiais, destruindo a vegetação.

“Os balões também representam um grande perigo para a aviação. O risco de colisão ou de sucção pelas turbinas das aeronaves é real. Nessa situação, a chance de um acidente aéreo é muito alta”, disse Contreiras.

Segundo o presidente da Abradee, Marcos Madureira, esse período marcado por celebrações tradicionais também é momento de atenção e reflexão sobre algumas práticas que colocam em risco pessoas e a rede elétrica.

“Comportamentos de risco, como soltar balões ou montar fogueiras perto dos postes, podem trazer consequências graves e até irreversíveis”, destaca Madureira.

A população pode acessar mais dicas e informações sobre como se proteger e evitar acidentes com a rede elétrica em site da Abradee.

 

Agencia Brasil

Inchaço nas pernas pode ser lipedema: veja outros sintomas

0

 

Como muitas pessoas, a professora Kallyne Cafuri Alves acabou ganhando alguns quilos durante o isolamento social da pandemia de covid-19. Ela voltou a se alimentar melhor e a fazer exercícios depois que as medidas sanitárias afrouxaram, mas o peso extra não ia embora, especialmente nas pernas.“Elas ficavam sempre muito inchadas, com um aspecto feio, e eu sentia muita dor. É como se eu estivesse vestindo uma calça jeans grossa, bem molhada”, lembra Kallyne, que mora em Vitória, no Espírito Santo.

Um dia, a professora pegou carona com uma aluna que, casualmente, comentou que precisava ser muito cuidadosa com os exercícios e a alimentação, porque tinha lipedema, uma doença que causa excesso de gordura nas pernas, dor, inchaço e outros sintomas. “Ela falou tudo que eu sentia!”, recorda Kallyne. Foi quando sua ficha caiu.

Depois de receber o diagnóstico de um especialista, ela reavaliou sua vida, e percebeu que sempre sentiu dores estranhas nas pernas. Além disso, finalmente entendeu porque elas passaram a ter um aspecto diferente, “como uma casca de laranja”, conforme Kallyne crescia. A professora também se deu conta de que não estava sozinha.

De acordo com o médico especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular, Vitor Gornati, o lipedema foi descrito pela primeira vez na década de 1940, mas só passou a receber mais atenção de pesquisadores e especialistas há cerca de 10 anos. Estima-se que de 10% a 12% das mulheres brasileiras tenham a doença em algum nível, complementa Gornati, que também é membro da  Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

“Em 99% das vezes, o lipedema acomete mulheres, porque é uma doença que está, de certa forma, relacionada ao estrogênio, que é um hormônio feminino. Então, ela acomete lugares onde a pessoa tem mais esse receptor específico de estrogênio, o que faz a gordura crescer. E é uma doença de origem genética. Na grande maioria das vezes, a gente identifica que alguém na família também tem ou tinha lipedema”, explica Gornati.

O especialista também confirma a percepção de Kallyne e diz que o lipedema costuma dar alguns sinais já na adolescência, mas eles, geralmente, passam despercebidos.

“O lipedema é uma doença inflamatória crônica e progressiva. Então, às vezes, na adolescência, a pessoa já percebe que tem a perna uma pouco mais grossinha, com um aspecto um pouco diferente. Ao longo da da vida, passa uma gestação, tem um ciclo de ganho de peso ou de perda de peso, e a doença aparece. Geralmente, é como se você tivesse um corpo em cima e outro corpo embaixo. E, quando você emagrece, perde gordura no rosto, na cintura… mas as pernas, coxa, glúteo e, muitas vezes, a parte superior no braço não emagrecem na mesma proporção”

Gornati acrescenta que a pessoa com lipedema também têm mais facilidade de sofrer lesões vasculares, ou seja, desenvolver hematomas à menor pressão. Uma pesquisa recente conduzida pelo Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, com mais de 900 pessoas, mostrou que as mulheres com lipedema têm 11 vezes mais prevalência de varizes.

“É uma doença que acomete tudo o que a gente chama de tecido conjuntivo frouxo. Isso inclui a gordura, mas também os vasos e as articulações. E a pessoa com lipedema tem 30% mais dificuldade de ganhar massa muscular, que é o que ajuda a proteger essas articulações. Então, ela também tende a ter hipermobilidade, frouxidão ligamental, e, quando ganha peso, acaba sobrecarregando o joelho, o quadril. Com o tempo, pode desenvolver artrose “, complementa o médico.

Por enquanto, não há medicamento para o lipedema, e o tratamento costuma envolver dieta, exercícios físicos, massagens de drenagem linfática e liberação miofacial. Em casos extremos, é possível lipoaspiração das partes mais afetadas. Kallyne destaca a diferença que essas mudanças podem fazer.

Após a melhora proporcionada pelo tratamento, Kallyne deseja fazer uma cirurgia plástica para retirar a pele excessiva que ficou após a perda de peso e a desinflamação do tecido adiposo. Ela torce para que novas pesquisas encontrem alternativas medicamentosas para tratar a doença.

“Eu acho que o desinteresse em pesquisas sobre a doença nas décadas passadas tem a ver com o machismo e a gordofobia. Inclusive, até hoje, muitas pessoas não procuram ajuda, porque ainda existe essa ideia na sociedade de que a pessoa está assim porque não se esforça o suficiente, não faz dieta, não faz exercício… Ainda mais sendo uma doença de mulheres”.

O médico Vitor Gornati, concorda: “Eu tenho inúmeras pacientes que falam: ‘Nossa, eu sofro com essa perna há 20 anos e ninguém nunca me disse que isso tinha um nome’. Tem paciente que chega a chorar no consultório, de alívio, porque, antes, elas realmente achavam que estavam daquele jeito por culpa delas, por estarem fazendo alguma coisa de errado. Ainda mais sendo uma condição relacionada à gordura, que tem todo um estigma”.

Agência Brasil

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

0

O governo brasileiro vê com grave preocupação a escalada militar no Oriente Médio e condena “com veemência” ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, “em violação da soberania do Irã e do direito internacional”, informou, em nota, o Ministério das Relações Exteriores na tarde deste domingo (22).

Ainda segundo a nota, o governo brasileiro reitera sua posição histórica em favor do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos e rejeita “com firmeza” qualquer forma de proliferação nuclear, especialmente em regiões marcadas por instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio.

O Itamaraty acrescenta que o Brasil também repudia ataques recíprocos contra áreas densamente povoadas, que têm provocado crescente número de vítimas e danos a infraestrutura civis, incluindo instalações hospitalares, que são especialmente protegidas pelo direito internacional humanitário.

“Ao reiterar sua exortação ao exercício de máxima contenção por todas as partes envolvidas no conflito, o Brasil ressalta a urgente necessidade de solução diplomática que interrompa esse ciclo de violência e abra uma oportunidade para negociações de paz. As consequências negativas da atual escalada militar podem gerar danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo e para o regime de não proliferação e desarmamento nuclear”, completa o MRE.

Conflito

Acusando o Irã de estar próximo de desenvolver uma arma nuclear, Israel lançou um ataque surpresa contra o país no último dia 13, expandindo a guerra no Oriente Médio.

Neste sábado (21), os Estados Unidos atacaram três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan.

O Irã afirma que seu programa nuclear é apenas para fins pacíficos e que estava no meio de uma negociação com os Estados Unidos para estabelecer acordos que garantissem o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, do qual é signatário.

No entanto, a AIEA vinha acusando o Irã de não cumprir todas suas obrigações, apesar de reconhecer que não tem provas de que o país estaria construindo uma bomba atômica. O Irã acusa a agência de agir “politicamente motivada” e dirigida pelas potências ocidentais, como EUA, França e Grã-Bretanha, que têm apoiado Israel na guerra contra Teerã.

Em março, o setor de Inteligência dos Estados Unidos afirmou que o Irã não estava construindo armas nucleares, informação que agora é questionada pelo próprio presidente Donald Trump.

Apesar de Israel não aceitar que Teerã tenha armas nucleares, diversas fontes ao longo da história indicaram que o país mantém um amplo programa nuclear secreto desde a década de 1950. Tal projeto teria desenvolvido pelo menos 90 ogivas atômicas.

Agência Brasil